sábado, 30 de junho de 2018

França 4 x 3 Argentina

QUE JOGÃO! Depois do 3x3 entre Espanha e Portugal , finalmente a Copa do Mundo disse a que veio. 

E o jogo não teve apenas 7 gols, mas foi um jogo bem disputado, um jogo em que finalmente vimos boa técnica em campo, e em que quase todos os protagonistas fizeram aquilo que se espera deles, e se destacaram durante a partida. Messi foi quem não esteve em seus melhores dias, mas assim mesmo deu trabalho à defesa francesa, e participou de 2 dos gols argentinos. O jogo teve bola na trave, pênalti, dois golaços, contra-ataques rápidos e perigosos, sufoco da Argentina no final, início de desepero argentino, que parecia que descambaria para a violência. Enfim, tudo de um grande jogo, tudo de um jogo decisivo.

Messi volta para casa. Uma pena, mas a Argentina não deveria nem ter se classificado, tão mal foi na primeira fase. Na verdade a surpresa foi a resistência que ofereceu à França, que não matou totalmente o jogo com antecipação porque errou passes fáceis em contra-ataques.

A França segue na Copa e enfrentará o Uruguai (que venceu Portugal) nas quartas de final na próxima sexta-feira.

E a Copa promete mais.

O NetVasco relembrou de 78

Nesse ano a Copa do Mundo foi na Argentina, e o time brasileiro foi liderado por dois Vascaínos: Roberto Dinamite e Dirceu. Ambos fizeram 3 gols cada, e Roberto foi o grande herói da classificação na fase de grupos, ao fazer um golaço contra a sensação da Copa Áustria, que deu a vitória ao Brasil e acalmou a seleção de Cláudio Coutinho, que até então estava sofrendo severas críticas, e conquistando resultados pífios. A propósito, foi o primeiro jogo de Roberto como titular, já que Reinaldo havia chegado na Argentina com esse status, e esteve em campo nos dois primeiros jogos. O time brasileiro acabou ficando fora da decisão da Copa após a vergonhosa venda do jogo Argentina x Peru.

Gol de Coutinho o mais bonito da primeira fase

O primeiro gol do Brasil, marcado contra a Suíça, foi considerado o mais bonito da Copa na primeira fase. Foi um golaço mesmo. Eu coloco como segundo lugar o gol da Bélgica sobre a Inglaterra.

Vasco se une a Fla, Flu e Bota por mais dinheiro

A MP 841, editada pelo governo Termer, retirou parte considerável da verba das Loterias, e que era destinada aos clubes. Em manifesto conjunto os 4 grandes do Rio se uniram para lutar contra a medida, que afeta diretamente os chamados "esportes amadores". Basquete, Remo, Atletismo, Futsal, etc, ficariam bastante prejudicados se a MP for aprovada na Câmara e Senado. 

Corta dos privilégios, Temer.

Rios não se apresentará

O atacante, que não é lá essas coisas, quer mais dinheiro do Vasco. Vejam bem, na minha modesta opinião, ele já recebe acima do que oferece. Para ter o atleta não vale um esforço a mais por parte do Club. Se não está satisfeito, ok, obrigado. e boa sorte (menos contra o Vasco).

O Club precisa começar a se valorizar mais.

Roberto Dinamite e seu Vasco de todos os tempos


Saudações Vascaínas!

E as confusões no Vasco continuam

Campello voltou da Rússia e já disparou contra um monte de gente da oposição. Grades foram colocadas no acesso a sala da presidência. Depois de tudo Roberto Monteiro disse que sua sala foi arrombada e documentos retirados. Deu queixa na delegacia.

Tá na hora de a juíza anular a eleição Vascaína, o sócio eleger a chapa de Brant ou Fernando Horta. A que não for primeira colocada pode ficar em segundo. Aí a gente vai voltar a ter um mínimo de paz.

E se o time não cair de novo esse ano, não é obra de Eurico não, é milagre.

Porque enquanto os dirigentes e grupos políticos se engalfinham pela massa falida Vascaína, o time segue a deriva, sem uma contratação decente, sem apoio, e sem perspectiva de melhoras.

Saudações Vascaínas!

Hoje começam as Oitavas de Final

O primeiro jogo deve ser um jogão. Vítor Bahia, CR7 e Quaresma de um lado, Luís Soares e Cavani e Arrascaeta de outro. Vale vaga nas quartas e as seleções são equilibradas, e ambas têm atletas que podem decidir uma partida. 

Torço para Portugal.

O segundo jogo já não acho que será tão equilibrado. A Argentina tem Messi, mas a França tem um time mais homogêneo e conta com pelo Mbappé e Pogba, ambos com capacidade acima da média. A questão de não achar tão equilibrado, é por que o resto do elenco francês me parece melhor que o argentino, além de que a França me parece um time mais pronto, mas sólido que o selecionado platino. 

Acho que a França passa, mas lamentarei que Messi fique fora da Copa. Quem gosta de futebol gosta de ver Messi jogar. 

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 29 de junho de 2018

A cena mais hilária da primeira fase da copa

Tem como não ser?


Adeus!


Copinha chata, essa

O abismo técnico entre o que se viu no Brasil e o que se viu na Rússia até o momento é de entristecer. Talvez 2014 não tenha sido a mais organizada das Copas, mas certamente ofereceu espetáculos muito mais interessantes que os oferecidos até o momento em 2018, que está se notabilizando por jogos chatos, e times burocráticos.

Isso inclui os bichos-papões Brasil, Argentina, França, etc. Alemanha nem se fala, já voltou para casa.

Obrigado VAR, porque sem você teríamos inclusive muito menos gols, já que boa parte dos gols assinalados só o foram após a consulta ao vídeo.

Saudações Vascaínas!

Bélgica 1 x 0 Inglaterra

O último jogo da fase de grupos da Copa também foi um dos piores. O gol solitário de Januzaj aos 5 min do segundo tempo não foi suficiente para amenizar o marasmo de emoções em que se transformou a partida. E olha que era bem possível de termos uma partida mais interessante, já que ambas as equipe têm bons valores individuais.

No primeiro tempo a Inglaterra deu a impressão de que entrou em campo para ganhar o jogo. Uma acachapante tempo de posse de bola corroborava com isso, mas no fundo não levava nenhum perigo ao gol belga. Quem conseguia levar algum perigo era justamente quem não tinha a posse de bola. Os belgas chegaram algumas poucas vezes, mas em apenas uma o perigo foi realmente grande aos ingleses, num bate-rebate dentro da pequena área.

No segundo tempo um golaço dos belgas, logo aos 5min definiu o jogo. Depois disso nada de muito importante aconteceu. Os ingleses com seus tradicionais cruzamentos sobre a área foram absolutamente inócuos. Os belgas em contra-ataque ainda chegaram a oferecer mais perigo, mas nada que transformasse a monotonia do jogo mais chato que vi nessa Copa.

No outro jogo do grupo o Panamá perdeu para a Tunísia por 2x1, e a Tunísia fez os 3 gols.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Japão 0 x 1 Polônia

O Japão perdeu, mas ganhou. A Polônia ganhou e ao menos não saiu zerada da Copa. O jogo não foi dos melhores, mas não foi o pior da competição. Os japoneses tentaram muito, correram muito e, apesar de suas limitações técnicas, fizeram uma partida bem razoável. Já os polacos eram franco atiradores. Eliminados antecipadamente, só buscavam uma vitória para não passarem a vergonha extrema de saírem da competição sem marcar um ponto, depois de chegarem como cabeças de chave e "virtuais" classificados às oitavas de final.

Mas o jogo também viu o tamanho e a força se sobreporem à técnica e a velocidade. A maior força e estatura do time polaco levou nítida vantagem sobre a zaga japonesa, e o goleiro nipônico foi obrigado a fazer várias intervenções importantes durante a partida. Já o contrário não é verdadeiro. Embora os japoneses tenham tentado muito, tenham se esforçado e corrido, o goleiro polonês pouco trabalhou, e a bola rondou sua meta, mas não chegou a oferecer grandes perigos.

No final o Japão se classificava com a vitória da Colômbia sobre o Senegal, e seus atletas passaram a tocar a bola esperando o apito final. A torcida presente ao estádio não gostou da atitude dos japoneses, mas há que se entender que o resultado classificava a equipe, feito que não conseguiam há já algumas Copas, e isso vale mais do que correr riscos por um empate desnecessário.

No futebol há duas estratégias sempre em vigor. A primeira é a do jogo, que tem por objetivo obter o melhor resultado possível na partida. A segunda é a do torneio, e seu objetivo é a de obter a melhor colocação possível ao longo da competição. Tomar mais um gol poderia significar dar adeus a Copa para os japoneses, eles optaram pela segurança da classificação, mesmo perdendo um jogo, que já não tinha mais grande importância.

Saudações Vascaínas!

Último dia dos grupos

Hoje termina a fase de grupos. Se no grupo G as coisas estão praticamente definidas, no H 3 equipes disputam duas vagas, e há um confronto direto. 

Grupo G

Inglaterra e Bélgica se enfrentam daqui a pouco num confronto que vale a primeira ou segunda colocação do grupo. A Inglaterra lidera pelos critérios de desempate do fair play, por isso o jogo ganha status de decisão, e os súditos da rainha não podem vacilar. E será um jogo muito interessante, porque a maioria dos atletas belgas jogam na Inglaterra, então será uma espécie de Inglaterra x Inglaterra.

No outro jogo do grupo o estreante Panamá se despede de sua primeira Copa enfrentando a Tunísia. O Panamá já fez seu primeiro gol em Copas, e agora vai buscar seu primeiro ponto. Deve dar o máximo para fazer mais essa história. E cá entre nós, a Tunísia não é nada demais.

Grupo H

Nesse grupo a coisa muda drasticamente de figura. O Japão lidera com 4 pts, seguido pelo Senegal com os mesmos 4 pts e pela Colômbia com 3 pts. A cabeça de chave Polônia volta para casa, após ter sido uma decepção monumental. Só não foi mais decepcionante que a toda poderosa Alemanha.

Colômbia x Senegal e Japão x Polônia. A Colômbia precisa vencer para passar à próxima fase sem necessitar do outro resultado. Nesse caso Senegal dependerá do resultado de Japão x Polônia e o primeiro lugar do grupo também. Com o empate Senegal fica com uma vaga, e a outra dependerá do resultado do outro jogo, não só pela vaga, mas pela liderança do grupo. Se Senegal vencer a Colômbia está fora, e o primeiro lugar do grupo dependerá do resultado do outro jogo.

Como podermos ver, muita coisa em aberto e muitas emoções a caminho, para quem gosta de futebol.

Saudações Vascaínas!

Wagner gostou do recesso

Wagner gostou do recesso da Copa, e gostaria que o período acontecesse todos os anos. Mas a entrevista não se resumiu a isso, e o atleta, que deve ter seu contrato renovado nos próximos dias, também disse que Jorginho está treinando para corrigir deficiências do time, e reforçar pontos que já vinham se desempenhando bem. Segundo ele o Vasco voltará mais forte.

O problema é que outros times também voltarão mais fortes, e até agora o Vasco não anunciou nenhuma contratação, nada que possa reforçar setores nitidamente carentes da equipe, como zaga e ataque.

Basquete

O Vasco vem fazendo uma série de contratações para o elenco de basquete. Temos Estadual e outro NBB pela frente, e é importante termos um elenco a altura para fazermos um ótimo papel nessas competições.

Tenho inúmeras críticas a Eurico como presidente do Vasco, mas uma coisa ele fez certo, recuperar o basquete do Club. Campello vem mantendo e é isso que precisamos. Por sinal, o basquete já inicia o processo para caminhar com as próprias pernas. Ótimo!

E meu amigo virtual, Jorge Veríssimo, parece estar se mexendo bem como VP de Quadra e Salão. Não poderíamos esperar nada diferente vindo dele.

Phillipe Coutinho vem voando baixo na Copa

Até agora é o cara do time. Mesmo que ele, muito humildemente, diga que o coletivo é que é importante, Coutinho, além de ser um dos pontos fortes do coletivo, ocupando bem os espaços, oferecendo opção no ataque, e sendo eficiente na marcação, também vem se destacando individualmente, seja com gols importantes, seja com passes muito bons para companheiros melhor colocados. 

Ontem o gol não saiu, mas que bola para Paulinho abrir o placar.

Identidade Vasco e Casaca juntinhos

Os dois grupos políticos Vascaínos têm andado tão próximos, mas tão próximos, que já tem gente se confundindo e chamando os caras de Identidade Casaca e Casaca Identidade. 

Alemanha 0 x 2 Coreia do Sul

E David derrubou Golias. A Coreia do Sul se defendeu com valentia, mas não se resumiu a isso, e sempre que teve a posse de bola buscou agredir os campeões mundiais. Os alemães, ao contrário do que precisavam, jogaram como se fosse uma partida normal. O resultado acabou demorando mas aconteceu no final da partida, e foi justo.

Na primeira etapa a Alemanha começou tomando uma blitz da Coreia, que pressionou e chegou a criar duas boas oportunidade, mas não conseguiram marcar. Após esse início atropelante, os alemães equilibraram o jogo, e a Coreia seguiu buscando seu gol nos contra-ataques. Mas apesar de as duas equipes terem criado, o placar não se mexeu.

O segundo tempo a toada foi a mesma, até que aos 48 min foi batido escanteio da esquerda, a defesa alemã cortou muito mal a bola e o atacante coreano ficou livre, na cara do gol para fazer o primeiro. A arbitragem anulou erradamente o gol, mas após consultar o VAR o gol foi validado. Com o resultado que a desclassificava a equipe alemã foi toda ao ataque, incluindo o goleiro Manuel Nouer, e num contra-ataque rapidíssimo, o atacante coreano chegou só sem marcação, sem goleiro, e rolou para o gol vazio, fazendo o 2x0.

Os campeões do mundo tentaram muito pelo alto, aproveitando a maior estatura de seu time, exatamente como previ, mas erraram todas as jogadas, ou pararam nas boas defesas do goleiro coreano, algumas sensacionais. Os coreanos, já eliminados, mostraram que talvez pudessem ter ido um pouco mais longe, só que demoraram a isso.

Suécia, que meteu 3x0 nos mexicanos foi a primeira do grupo, e os próprios mexicanos foram os segundos. Acredite você ou não, a poderosa Alemanha ficou na lanterninha do grupo F.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Brasil 2 x 0 Sérvia

Finalmente o Brasil fez uma boa partida nesta Copa do Mundo. O resultado foi o mesmo que contra a Costa Rica, mas foi conseguido com mais consistência. Talvez o fato de a Sérvia precisar ganhar o jogo tenha contribuído para isso.

A partida começou com a Sérvia tentando colocar pressão sobre os brasileiros, mas não durou 5 min e o time Canarinho equilibrou as ações. Com isso o jogo ficou morno, o Brasil tentava mas não chegava, e a Sérvia por sua vez também não incomodava. Isso até os 35 min, quando Phillipe Coutinho deu um passe magistral para Paulinho encobrir o goleiro sérvio com um leve toque e abrir o placar. Belo gol brasileiro. A Sérvia se entristeceu em campo, pois via as chances de prosseguir na Copa irem por água abaixo.

Na segunda etapa a Sérvia voltou como começou o jogo, com muita vontade de reverter o placar, e dessa vez pressionou o Brasil com mais força e eficiência, mas não o suficiente para vencer o arqueiro brasileiro. Aos poucos o Brasil equilibrou o jogo e voltou a mandar na partida, dessa vez com mais qualidade, e as chances apareceram, principalmente com Neymar e Coutinho pela esquerda. E foi por lá que Neymar cobrou escanteio aos 22 min, Thiago Silva subiu livre e marcou o segundo do Brasil. Após aumentar o placar o time brasileiro tocou a bola, pouco foi ameaçado pelos sérvios, e em pelo menos 3 oportunidades, mas o placar não voltou a se mexer.

O time brasileiro melhorou porque não se desesperou, tocou a bola com inteligência e foi mais senhor da situação durante quase todo o confronto. Coutinho voltou a ser o nome do Brasil, distribuindo a bola com velocidade e eficiência, e dando passes precisos e perigosos, como no lance do gol de Paulinho. Mas Coutinho dessa vez não esteve sozinho. Neymar finalmente deu o ar da graça. Tocou quando foi preciso, driblou quando podia, foi rápido e presente no ataque como até agora não havia sido. Não fez gol, mas ajudou Coutinho e incomodou bastante a defesa sérvia. Se continuar com esse nível de atuação, Neymar finalmente poderá fazer a diferença que se espera dele, e junto com Coutinho levarem o Brasil a mais um caneco.

A nota triste foi a lesão de Marcelo. O excelente lateral esquerdo saiu contundido ainda no primeiro tempo, e possivelmente não jogará mais essa Copa.

No outro jogo do grupo o time da Costa Rica empatou com a Suíça em 2x2, e os europeus ficaram com a segunda vaga.

Depois dos resultados de hoje teremos os seguintes jogos: Brasil x México na segunda-feira, e Suíça x Suécia na terça-feira. Ambos os jogos serão às 11h00 de Brasília.

Hoje são os grupos E e F

As decisões nos grupos prosseguem hoje, e dois pesos pesadíssimos do futebol mundial precisam de resultados para se garantirem nas oitavas da Copa do Mundo, e ainda correm sério risco de se enfrentarem na próxima fase.

Grupo E

Brasil x Sérvia e Suíça x Costa Rica. A Costa Rica já está eliminada, mas vai querer complicar para a Suíça, porque é a única maneira de não sair zerada da Copa, e assim fazer uma figuração menos fraca. A Suíça é franca favorita, e acredito que vença, mas não há garantias disso, não é um confronto entre um monstro do futebol e um ilustre desconhecido, ainda que a Suíça seja mais time.

Já o Brasil é o favorito contra a Sérvia, que fez até um bom jogo contra a Suíça, mas perdeu no preparo físico. Nitidamente os sérvios estavam mais cansados no final da partida. De qualquer forma a Sérvia pode surpreender, o que coloca muita pressão no Brasil. O cruzamento da próxima fase também pressiona, porque não é nada agradável ter que encarar os campeões mundiais, aqueles do 7x1 já na próxima fase.

Brasil - Vitória, empate ou derrota. Qualquer resultado pode classificar o Brasil, e a questão da colocação no grupo dependerá de seu resultado e do resultado do outro jogo da chave.

Suíça - Situação idêntica a do Brasil.

Sérvia - Apenas vitória ou empate lhe interessam. No caso do empate dependerá do resultado de Suíça x Costa Rica.

Costa Rica - Apesar de eliminada pode ser o fiel da balança no grupo, e seu resultado pode influir diretamente na classificação.

Os jogos serão às 15h00 do Brasil.

Grupo F

Apesar de ser o grupo posteriror ao do Brasil, os jogos desse grupo ocorrerão mais cedo. Mas isso é mero detalhamento de tabela por motivos comerciais. Fato é que Alemanha x Coréia do Sul e México x Suécia se enfrentam às 11h00, e também temos 3 postulantes a duas vagas.

Alemanha é franca favorita contra os esforçados, mas eliminados sul-coreanos. Apesar disso a seleção asiática costuma criar dificuldades e produzir algumas zebras em suas apresentações. Nesse confronto, além da capacidade técnica, também pesará em favor da Alemanha a estatura e força de seus atletas, nitidamente maiores que os asiáticos.

O México também é favorito frente aos suecos, mas nesse caso o favoritismo não é exagerado. Mesmo que tenham vencido os dois primeiros jogos, os mexicanos não têm tanta tradição, e seu time também não me parece ter toda a superioridade que deram a entender até agora. A Suécia perdeu para a Alemanha porque abriu mão de jogar, tentando garantir o empate.

México - O empate lhe garante o primeiro lugar do grupo, mas não está classificado. Pode ainda ser primeiro com uma derrota, mas uma derrota também pode despacha-lo para casa, dependendo dos critérios de desempate e do resultado alemão.

Alemanha - Está em segundo pelo critério de desempate, mas está longe de estar garantida. Mesmo com vitória pode voltar para casa mais cedo, dependendo do resultado da Suécia. Tem a seu favor o fato de enfrentar a já eliminada Coreia do Sul, e considerada o mais fraco do grupo. Tal qual o México, dependendo da combinação de resultados pode ser 1ª, 2ª, ou voltar para casa.

Suécia - Mesmíssima situação da Alemanha.

Coreia do Sul - Eliminada, mas tal qual a Costa Rica poderá ser o fiel da classificação do grupo, e poderá até mesmo mandar para casa a toda poderosa Alemanha, fato que não seria nada desprezível para o time asiático.

Difícil fazer prognósticos, mas acredito que passem Brasil e Suíça no grupo F, e México e Alemanha no E. As posições, não faço ideia.

Saudações Vascaínas!

Mais problemas políticos no Vasco

O Presidente do Vasco, Alexandre Campello, viajou para a Rússia a convite da CBF a fim de acompanhar a Copa do Mundo. A Copa é a festa mundial do futebol, e quem conhece os bastidores de uma festa desse tipo sabe que a coisa não se resume a comentar os jogos que assistiram, e muita coisa se negocia e se concretiza nesses bastidores, inclusive transferências de atletas, patrocínios, etc. Se Alexandre Campello usará sua presença na Copa sabiamente eu não faço ideia, mas que há essa possibilidade, com certeza há.

Só que isso gerou um problema. Com sua ausência o presidente do CD resolveu decretar licença do presidente administrativo e empossar o VP Geral em seu lugar. Acontece que Campello havia nomeado o VP de Finanças como seu representante durante sua ausência, e alega que não há licença ou vacância na Presidência, porque a viagem é oficial do cargo. Diferente da licença pedida por Eurico em seu último mandato, quando se ausentou para tratamento de saúde.

Ontem tivemos cenas que, no mínimo, podemos chamar de lamentáveis, com o VP Geral e ex-VP's tentando invadir a sala da Presidência, com a presença de polícia, funcionários saindo mais cedo do Club com medo de outros problemas e violência.

Essa sanha em tentar tirar o presidente do Club a qualquer preço e com qualquer motivo insignificante denigre a imagem do Club, tanto quanto o fato de que um dirigente gastou R$ 5,5 Mil de gastos em seu último ano de gestão, antecipou as verbas futuras inviabilizando outras gestões, etc, mas que conselheiros e o presidente do CD o acoberta, evitando até mesmo de prestar explicações sobre o destino desse dinheiro.

E as pessoas que fazem isso dizem que querem o bem do Club. Fala sério!

De qualquer forma Campello resolveu se ausentar do Club em um péssimo momento.

Saudações Vascaínas!

Grupos C e D

França 0 x 0 Dinamarca


O empate em 0x0 deixou a França como primeira colocada do grupo e a Dinamarca como segunda. Como a Austrália perdeu para o Perú por 2x0, o resultado acabou não sendo tão importante para a classificação da Dinamarca, mas foi exatamente o que ela precisaria em caso de vitória australiana.

Com os resultados a França acabou em primeiro, a Dinamarca em segundo, o Peru em terceiro e a Austrália em quarto. A classificação do grupo era mais ou menos esperada, não só devido a tradição de cada uma das seleções, mas também ao momento que cada uma passa.

Argentina 2 x 1 Nigéria

A vitória da Argentina aconteceu, mas no fundo era uma incógnita. O jogo não foi lá grande coisa, e a arbitragem do turco Cuneyt Cakir foi a pior que vi até agora. Confuso, condescendente e ignorou solenemente algumas regras e recomendações da FIFA. Um exemplo foi Mascherano ter ficado em campo por muito tempo sangrando, e o árbitro não fez nada. A Argentina não merecia ganhar, mas a Nigéria merecia perder. E foi exatamente isso que aconteceu. E o resultado classificou uma claudicante Argentina.

Com a vitória da Croácia por 2x1 sobre a Islândia a classificação final do grupo ficou assim: Croácia primeiro, Argentina segundo, Nigéria terceiro, Islândia quarto.

Cruzamentos nas oitavas

França x Argentina - O bicho vai pegar nesse jogo.

Croácia x Dinamarca - Poderá ser um bom jogo.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 26 de junho de 2018

Decisões prosseguem

As decisões de vagas prosseguem hoje nos grupos, e as "armações" podem ocorrer com facilidade, mesmo que os jogos sejam concomitantes.

Grupo C

Esse grupo tem França x Dinamarca e Austrália x Peru. Aqui a primeira armação pode aparecer. Um empate classifica Dinamarca em segundo e França em primeiro. A Austrália corre por fora, e precisa vencer o Peru e torcer para a França vencer a Dinamarca. O Peru só tem o fato de não deixar a Copa zerado para incentivar, porque já comprou as passagens para Lima.

Grupo D

Esse tem Nigéria x Argentina e Islândia x Croácia. Esse também é mais complicado. A Argentina está zerada, mas por incrível que pareça ainda tem chances, mesmo que remotas. 

A Croácia está classificada, e um empate garante o primeiro lugar do grupo. A Croácia pode até perder, e o primeiro lugar só seria perdido caso a Nigéria goleie a Argentina.

A Nigéria se garante vencendo a Argentina, ou empatando e torcendo para que a Islândia não vença os croatas por mais de 2 gols de diferença. Para perder a vaga para a Argentina, a Nigéria precisa ser goleada.

A Islândia precisa vencer a Croácia por pelo menos 2 gols de diferença e torcer por derrota ou empate da Nigéria. 

A Argentina precisa golear a Nigéria e torcer para a Islândia não vencer os croatas. É a situação mais delicada.

É um dos grupos mais enrolados.

Primeiras decisões

Uruguai 3 x 0 Rússia (grupo A)


Após assistir os dois primeiros jogos do grupo, eu disse que se o Uruguai ficasse atrás da Rússia ele deveria voltar para casa. Pois bem, o placar de 3x0 foi construído ao longo do jogo, e hoje os russos não chegaram nem perto do incrível aproveitamento que estavam tendo nos arremates a gol. A construção do marcador foi facilitada ainda no primeiro tempo, porque um pouco depois de anotar o segundo gol, o lateral direito russo foi expulso, e com um a menos ficou mais difícil para os donos da casa.

No segundo tempo os russos ainda tentaram, e mesmo com dez incomodaram a zaga uruguaia e perderam algumas oportunidades, que foram construídas mais na força e na vontade do que na técnica. Por parte do Uruguai, mesmo diminuindo um pouco o ritmo, também perderam algumas oportunidades, e quando o jogo parecia decidido Cavani fez o terceiro.

No outro jogo do grupo a Arábia Saudita ficou com o terceiro lugar ao bater o Egito por 2x1.

Portugal 1 x 1 Irã (grupo B)

Bom jogo de futebol.

Os portugueses começaram a partida pressionando, mas pouco chegaram ao gol do Irã, que estava bem armado na defesa e tentava contra-ataques rápidos, e quase chegou ao gol assim. Mas quem marcou foram os portugueses, e um golaço de Quaresma, que do bico direito da grande área meteu uma trivela indefensável para o goleiro.

No segundo tempo os portugueses é que passaram a tentar os contra-ataques, e os iranianos adiantaram suas linhas e pressionaram. Em sua única boa jogada Cristiano Ronaldo sofreu pênalti, que foi apontado após consulta do VAR, mas na cobrança CR7 desperdiçou para grande defesa do goleiro. Depois disso os portugueses passaram a administrar, e o Irã a pressionar, criando e desperdiçando, mas em lance no final do jogo o árbitro paraguaio apontou pênalti para os iranianos (eu não marcaria), e o jogo empatou. Na sequência o Irã quase virou, mas a bola foi para fora. 

O 1x1 deixou Portugal em 2º e eliminou o Irã, que fez boa campanha. Nas oitavas Portugal enfrentará o Uruguai.

Espanha 2 x 2 Marrocos

Outro bom jogo. O bom time do Marrocos segurou os espanhóis e por pouco não vencem o confronto. Chances espanholas no toque de bola, e ótimas chances marroquinas em contra-ataques bem articulados. Num deles os marroquinos marcaram. A Espanha empatou no final do primeiro tempo.

Depois da virada de campo o jogo melhorou ainda mais. Os marroquinos perderam ao menos 3 oportunidades, e ainda fizeram um gol em cobrança de escanteio. E os espanhóis também perderam oportunidades, e fizeram em cruzamento da direita. O gol só foi validado depois de consultado o VAR.

O resultado deixou a Espanha em primeiro, e premiou a boa equipe do Marrocos, que deu trabalho e não saiu da Copa zerada. Nas oitavas a Espanha enfrentará a Rússia.


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Última rodada da fase de grupos

Hoje começa a última rodada da fase de grupos, com dois jogos concomitantes de cada grupo, para tentar evitar o que se chamou de marmelada, que foi o empate entre Alemanha e Áustria, e que classificou as duas no grupo. Isso foi na Copa de 82. Eu acho que é do jogo, e ser concomitante evita alguns arranjos, mas não todos. 

Enfim, começaremos hoje com o grupo A. Uruguai x Rússia duelam por primeiro e segundo lugares, e só a vitória interessa aos sulamericanos. Para evitarem uma Copa zerada duelam Arábia Saudita x Egito no outro jogo do grupo, estando os dois já eliminados.

Nesse grupo levo fé no Uruguai. Acho que tem mais time que a Rússia, mas essa joga em casa e o apoio da torcida deverá ser importante fator da partida.

No grupo B Irã x Portugal e Espanha x Marrocos. A Espanha, a princípio, tem o jogo mais fácil. Marrocos está eliminado, e só lhe restaria tentar sair da Copa sem ser com 3 derrotas. Já no outro jogo o Irã tem que vencer Portugal para passar de fase, e a coisa deve ser mais interessante. Portugal e Espanha lideram o grupo com 4 pts cada, com o Irã em terceiro com 3 pts.

Torço por Portugal em primeiro, mas a tarefa é dura. Ao mesmo tempo o time espanhol é muito superior ao marroquino. Vamos ver se minha torcida contará.


Onde está o Vasco?

Copa do Mundo é legal e tal, mas onde estão as notícias do Vasco? Não gosto de ficar comentando férias de jogador, isso realmente não me interessa. 

Como também não quero que essa postagem passe totalmente em branco, apenas um comentário sobre os vários desfalques que o time tem tido. Mesmo com a parada da Copa, o Vasco retornará aos treinos com alguns desfalques certos e dois possíveis. Os certos são Rildo, Werley e Marcelo Mattos. Esse último deve estar fazendo residência médica no Club, porque não volta nunca. Já são dois anos afastado.

Os possíveis são Breno e Andrés Rios. O primeiro será julgado pela expulsão contra o Flamengo, e o segundo não deverá renovar seu contrato, devendo deixar o Club ao final do vínculo.

Como o Vascão se reapresenta hoje, Jorginho já terá que começar a trabalhar pensando em cobrir as possíveis perdas, temporárias ou definitivas, desse elenco já carente.

E nada de contratações.

Saudações Vascaínas!

Polônia 0 x 3 Colômbia

E a Colômbia disse a que veio nessa Copa, justamente mandando a Polônia de volta para casa. E num bom jogo.

Nenhum dos times podia perder, porque era a eliminação. E nesse espírito a Polônia começou o jogo a todo vapor, encurralando os colombianos e tentando chegar ao gol, mas sem muito sucesso. Essa pressão também não demorou muito, e logo a Colômbia equilibrou o jogo, para pouco tempo depois passar a dominar amplamente a partida, situação que não se alterou até o apito final. Com essa condição o primeiro gol era questão de tempo, e ele veio numa bola cruzada com mestria por James Rodriguez, e que Mina marcou de cabeça, em saída errada do goleiro polaco. No segundo tempo vieram mais dois, marcados por Falcão e Cuadrado, com a Colômbia mantendo amplo domínio da partida.

O amplo domínio dos sulamericanos se deu, principalmente, pela diferença técnica entre as duas equipes. O poloneses lutaram, correram, tentaram, mas não tinham futebol para enfrentar o time da Colômbia. A derrota colombiana para o Japão na estreia da Copa foi muito em função da expulsão de Sanchez, logo no início da partida, e que ainda resultou em gol. Mas mesmo naquele momento, a Colômbia mostrava que sobrava tecnicamente sobre os adversários. Hoje isso se concretizou em gols e vitória.

Apesar de o resultado ter eliminado a Polônia, ele não significa que tenha resolvido as coisas para a Colômbia. Para a classificação ser garantida, o time sulamericano precisa vencer o Senegal na última rodada, ou no mínimo empatar, torcendo por uma vitória polaca sobre o Japão. Mas o grupo está embolado e a Colômbia viva.

domingo, 24 de junho de 2018

Japão 2 x 2 Senegal

Bom jogo de futebol. É certo que em um ou outro momento faltou técnica, principalmente pelo lado do selecionado nipônico, mas não faltaram aplicação tática e disposição às duas equipes. Com isso o jogo foi bastante movimentado, e ainda que não tenhamos tido um monte de chances de gol, tivemos boas jogadas e uma bola sempre arisca perto dos gols.

Na primeira etapa o Senegal foi melhor até uns 20 min do primeiro tempo, quando aproveitou e abriu o placar numa falha do goleiro japonês. Nesta fase Senegal perdeu mais umas duas ou três oportunidades, mas não soube aproveitá-las. A partir dos 20 min o jogo ficou equilibrado, e aos 34 min o Japão empatou num belo gol. A partir daí praticamente só deu Japão, que criou umas duas oportunidades, mas também não conseguiu marcar.

O segundo tempo começou na mesma toada em que terminou o primeiro, e o Japão chegou a meter uma bola no travessão, além de umas duas oportunidades, enquanto Senegal tinha muitas dificuldades para se articular no ataque. Mas os deuses do futebol são estranhos, e foram justamente os africanos que voltaram a ficar na frente do placar, após uma bola que cruzou a área inteira e foi muito bem concluída a gol por um garoto de 19 anos: Moussa Wagé. O Japão sentiu o golpe, mas por pouco tempo, pois logo voltou à carga e acabou por empatar com o veterano Honda. A partir daí foi o Japão buscando a virada, e Senegal buscando um contra-ataque, ou uma bola alta para tentar vencer o jogo, mas o placar não se alterou mais.

O resultado foi um bom jogo de futebol, movimentado e bem disputado. Apesar de ter sido um bom jogo, louros a arbitragem italiana. Até o momento foi a melhor que vi na Copa, distribuindo os cartões com critério, preciso e com o pulso certo para evitar que entradas mais ríspidas pudessem descambar o jogo para a violência.

Daqui a pouco jogam Colômbia x Polônia, na última chance de os dois se manterem vivos. Um empate não elimina nenhuma das equipes, mas complica bastante as chances de ambas. A derrota elimina qualquer delas, e a vitória apenas melhora as possibilidades.

Saudações Vascaínas!

Inglaterra 6 x 1 Panamá

Que massacre!

O placar reflete exatamente o que foi o jogo. A Inglaterra dominou amplamente as ações, e não se limitou a fazer os 6 gols, ainda perdeu outro tanto. O Panamá, muito frágil na defesa, incomodou um pouco, mas a fragilidade do ataque também é bem nítida, quando concluíram de forma equivocada boas trocas de bola, ou simplesmente deram tempo de a defesa inglesa se recompor ou abafar as jogadas.

O 6x1 foi um dos placares mais justos dessa Copa, tanto pelo que produziram as equipes, quanto pelo que as equipes aproveitaram das oportunidades criadas.

O resultado mandou o Panamá para casa, mas marcou também seu primeiro gol em Copas do Mundo, nessa que foi sua primeira participação. E foi interessante ver a quantidade de panamenhos nas arquibancadas. Muita gente mesmo. Parabéns ao pequeno país centroamericano, que deu show comemorando seu solitário gol.

Ainda é difícil de analisar as chances inglesas nessa Copa, muito mais pela fragilidade dos adversários enfrentados até o momento do que pelo que joga ou resultados conquistados. Na sua próxima partida, contra a Bélgica, finalmente teremos uma melhor ideia do que esperar das duas seleções.

Saudações Vascaínas!

Neymar

Estava vendo o debate pós-jogo contra a Suiça do SporTV, e o tema rondou em torno de Neymar. Me impressionou a desfaçatez do programa. Enquanto Casagrande tentava falar do jogo e da péssima atuação de Neymar, Rizeck apenas lembrava o tempo todo do ridículo cabelo de Neymar, dizendo que não queria falar disso.

Mas não foi apenas o SporTV, o cabelo e a péssima atuação foram tema de vários canais, mesas redondas e muita zoação na internet, notadamente Facebook e Instagram. Claro, reverberou por outras mídias sociais também.

Não entendo todo esse rebuliço em torno de Neymar. O atleta vem de cirurgia, uma inatividade relativamente longa, e a propaganda e badalação de sempre em torno do nome do atleta. 

Acho Neymar muito bom jogador, mas muito longe de outros que já vestiram a amarelinha do Brasil. Mesmo no futebol de hoje, não acho Neymar o melhor da seleção brasileira. Coutinho é melhor que ele, ainda que não tenha toda a badalação e propaganda em torno de seu nome, que Neymar tem de sobra. É mais útil e mais eficiente, e não é de hoje.

E Neymar é isso não é de hoje. Na verdade sempre foi assim. Suas atuações nessa Copa do Mundo vêm sendo prejudicadas por uma certa complacência da arbitragem. É certo que nem todas as quedas são frutos de falta, e isso também não é de hoje com Neymar, mas também é certo que sofreu faltas inaceitáveis, como agarrões e puxões de camisa, e os dois árbitros até agora foram absolutamente coniventes com o anti-jogo, quando deveriam amarelar os atletas, não pela violência das faltas, mas justamente pelo anti-jogo.

O problema é que nada disso desfaz a imagem de presepeiro e de fanfarrão que Neymar fez questão de cultivar, justamente pelas simulações e exageros que o atleta promove. Europa e Copa do Mundo não são o Santos, e a imprensa estrangeira não é a brasileira, que constantemente passa a mão na cabeça, e até incentiva esse tipo de comportamento. O mesmo se pode dizer da maioria dos clubes europeus.

Com isso chego a seguinte conclusão: Neymar não tem ambição profissional. Vejam bem, ambição profissional é muito diferente de ambição financeira. A segunda ele tem de sobra, basta ver como se deram as transferências do atleta para outros clubes, sempre de forma turbulenta e pouco profissional, tendo em vista quase que exclusivamente os valores envolvidos.

Já a parte profissional é aquela que diz o quanto você pode ser grande e considerado dentro de sua profissão. Neymar não cresce nesse sentido. Continua sendo o mesmo jogador que despontou no Santos. Presepeiro, que pode até decidir um jogo, mas não um campeonato. Por isso ele não é e não será o melhor do mundo.

Mas há quem goste. Direito deles, e imaginem que chatice, se todos só gostassem da mesma coisa.

Saudações Vascaínas!

Bélgica 5 x 2 Tunísia

O placar diz tudo. A Bélgica é muito superior à Tunísia, que pelo menos não abriu mão de jogar e de buscar o resultado. Só que o placar não mostra exatamente o que foi o jogo. É verdade que o Bélgica teve mais volume de jogo, que criou mais, e que dominou as ações, mas a Tunísia também chegou, também incomodou, também perdeu alguns golzinhos.

Mas o resultado não foi nada além do esperado, ou seja uma goleada belga. A questão é que não foi uma goleada tranquilíssima como se esperava.

Isso para mim mostra duas coisas. A primeira é que esse time belga não é isso tudo que a imprensa fala e propaga. A segunda é que não tem nenhum bicho-papão nessa Copa, pelo menos até agora. Nenhuma equipe fez uma apresentação de encher os olhos, nenhuma se destacou apresentando algo inesperado, ou um futebol muito acima das outras. Isso resulta em jogos, no máximo, mornos.

Que saudades de 2014.

Saudações Vascaínas!

Suécia 1 x 2 Alemanha

E a Suécia fez de tudo para, e acabou conseguindo perder o jogo. Depois de um começo muito forte da Alemanha, quando criaram 3 boas chances, os suecos equilibraram o jogo, e logo depois passaram a ser mais perigosos nos contra-ataques. Tiveram uma falta na entrada da área e um pênalti não marcados pelo árbitro (que ignorou solenemente o vídeo), e fizeram seu gol, além de obrigar Nouer a 3 grandes defesas, enquanto os alemães não ameaçaram mais. Com isso foram para o intervalo com o 1 x 0.

A segunda etapa começou quase igual começou a primeira. Os alemães foram para cima, criaram, só que dessa vez fizeram seu gol - e que golaço de fora da área. Seguiram pressionando, e os suecos, ao invés de reagirem, aceitaram a pressão, faziam de tudo para tentar deixar o tempo passar, jogavam para trás, ao invés de tentarem o segundo gol nos contra-ataques perigosos, que já não existiam mais. Melhora da Alemanha? Não, os suecos é que abriram mão de jogar, satisfeitos que estavam com o empate, que praticamente lhes garantia a classificação. Pois bem, aos 35 min do segundo tempo a Alemanha ficou com 10 em campo, e incrivelmente os suecos recuaram ainda mais. Aos 49 min fizeram falta ao lado da área, que foi batida magistralmente, e os alemães viraram o jogo. Não houve mais tempo para nada.

Castigo merecido a quem optou por não jogar bola. Difícil analisar a Alemanha, já que não achei que a Suécia tenha se defendido bem (os alemães criaram e perderam várias oportunidades), e ainda abriu mão de jogar. Ao mesmo tempo não achei que os alemães tenham jogado essa bola toda. Me pareceu que foi muito mais medo dos alemães do que real diferença entre as equipes.

De modo geral nessa Copa os Deuses têm punido os covardes. Com exceção do grupo da Argentina, que aí punem os incompetentes.

Saudações Vascaínas!

sábado, 23 de junho de 2018

Demais jogos de ontem

Nigéria 2 x 0 Islândia

Nossos amigos islandeses perderam para os nigerianos. Isso embolou completamente o grupo D, com a Croácia classificada, Nigéria e Islândia com chances parecidas, e Argentina correndo por fora. Na última rodada a Nigéria enfrenta uma desesperada Argentina, que além de vencer, precisa fazer ao menos 2 gols. A Islândia enfrenta uma classificada Croácia, que com um empate garante o primeiro lugar do grupo, mas o empate não serve aos islandeses.

Sobre o jogo, o primeiro tempo foi da Islândia, que obrigou o goleiro nigeriano a umas boas defesas, mas não conseguiu vence-lo, nem conseguiu arrematar várias bolas bem cruzadas na área. Ao contrário, o segundo tempo foi da Nigéria, que obrigou o goleiro-cineasta a algumas boas defesas, e fez dois gols de contra-ataque. A Islândia perdeu um pênalti nessa etapa, que pode fazer toda a diferença na última rodada.

Sérvia x Suíça

A Sérvia saiu na frente, com belo gol de cabeça e perdeu algumas ótimas oportunidades no primeiro tempo. Mas a Suíça também criou e incomodou, mostrando que não estava morta no jogo. Já no segundo tempo a Sérvia reiniciou como terminou o primeiro, ou seja, melhor em campo, mas me pareceu que faltaram pernas aos sérvios, e a Suíça tomou completamente conta do jogo. Fez um golaço logo no início do segundo tempo, e virou no final, em contra-ataque perfeito, quando a Sérvia tentava pressionar em busca da vitória que lhe garantiria a classificação antecipada.

No mesmo grupo do Brasil a situação é a seguinte. O Brasil lidera com 4 pts e 2 gols de saldo. a Suíça também tem 4 pts e 1 gol, a Sérvia 3 pts e 0 gol, e a Costa Rica eliminada. Na última rodada Brasil x Sérvia, com o Brasil precisando de um empate para se classificar, a Sérvia pode se classificar com esse empate, mas dependeria do resultado de Suíça x Costa Rica, portanto precisa vencer para se garantir. A Suíça pode até perder, desde que o Brasil vença a Sérvia. Como não há classificados antecipados, e os dois jogos valem classificação, acredito em jogos estudados e muito dramáticos.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Brasil 2 x 0 Costa Rica

E o Brasil venceu. Mas a mim não convenceu. A vitória encaminhou a classificação, mas não garante, independentemente do resultado de Suiça x Sérvia, porque com 1 pt, a Suíça pode alcançar o Brasil, independentemente do resultado de hoje, e Sérvia necessita da vitória para garantir a classificação antecipada.

Na partida do Brasil o resumo é um ataque contra defesa, principalmente a partir dos 15 min do primeiro tempo, quando a Costa Rica praticamente não passou mais do meio de campo. Alisson foi um observador privilegiado do jogo, e se limitou a algumas saídas de gol e bolas atrasadas.

Mas foi no ataque que o Brasil não me convenceu. Apesar da acachapante diferença de posse de bola, o Brasil teve enorme dificuldade em furar a defesa costarriquenha, e as poucas vezes que o fez  de forma clara concluiu mal a gol. Isso se deu durante toda a partida. No segundo tempo, com as entradas de Firmino e Douglas Costa nos lugares de um sumido Paulinho e um inútil William deram outra cara ao Brasil, que realmente pressionou, só que ainda faltava a conclusão correta. Mas o Brasil tem Phillipe Coutinho, e ele, no apagar das luzes, fez o primeiro gol do Brasil, em bola que sobrou após Gabriel Jesus ter deixado a bola escapar. Coutinho entrou de trás, rápido e meteu entre as pernas do goleiro. Por sinal o Brasil tinha dois lúcidos em campo; Coutinho e Renato, Douglas Costa veio apenas se juntar a eles, e isso foi fundamental. O gol de Neymar, no último minuto, apenas concluiu o que já era uma certeza, o Brasil venceria, já que precisando do gol, a Costa Rica se abriu deixando os espaços para o Brasil jogar, e sem ter forças para ameaçar a defesa brasileira.

Como já acontece em outros grupos, em caso de vitória da Sérvia, o empate na última partida classifica Brasil em segundo e Sérvia em primeiro. Mas independentemente de posição, o Brasil precisa melhorar muito se quiser o hexa, e olha que essa Copa está muito aquém da de 2014.

Saudações Vascaínas!

Hoje temos Brasil

Para a maioria dos brasileiros às 09h00, para mim e alguns milhares às 13h00. O Brasil vai enfrentar a Costa Rica. Fagner deve entrar no lugar do vetado Danilo, e espero que o futebol também entre em campo, porque a primeira exibição foi sofrível.

Criou chances? Sim, e poderia ter vencido o jogo, mas a esmagadora maioria foi em bolas paradas. O futebol brasileiro passou longe da seleção na estreia.

Saudações Vascaínas!

Jogos de ontem, 21/06/2018

Não pude ver os jogos, então comentarei os resultados e levarei em conta o que vi na primeira rodada.

Dinamarca 1 x 1 Austrália

Depois de algum tempo a sensação de 1986 voltou à Copa do Mundo. A chamada dinamáquina não ganhou a Copa, mas na época tinha a melhor equipe, com jogadores fantásticos. Hoje não tem tantos craques, mas já está praticamente classificada para a próxima fase do mundial, e decidirá o primeiro lugar do grupo com a toda poderosa França.

Já a Austrália merecia melhor sorte em 2014, e nesse ano também. Na última Copa foi responsável por alguns momentos memoráveis, e nessa já endureceu o jogo contra a França (decidido pelo árbitro de vídeo) e conquistou o pontinho contra a Dinamarca.

Na última rodada temos França x Dinamarca e Austrália x Peru. O empate deixa França em 1º e Dinamarca em 2º. Com isso acredito que o outro jogo seja apenas um amistoso, e os classificados são os atuais líderes do grupo.

França 1 x 0 Peru

A França tem muito mais time que o Peru, mas esse foi mais um jogo em que decidiu na sorte. A bola foi desviada pelo zagueiro, e caprichosamente encobriu o bom goleiro peruano, sobrando pra a conclusão de Mbape. Com isso a França está classificada para as oitavas, e o bravo e limitado time peruano volta para casa.

Argentina 0 x 3 Croácia

?Que pasa hermanos? Vejam, não vou zoar, mas a pergunta já diz tudo. Acho Messi um grande craque, mas o time argentino para por aí. Já deviam ter perdido para a Islândia, que não venceu o jogo porque teve receio, e agora tomaram um placar que não deixa dúvidas. Não acho que o time argentino seja isso tudo, e a dificuldade para se classificar já tinha mostrado isso.

No grupo temos a Croácia classificada e teremos Islândia x Nigéria hoje. Vitória da Islândia e a Argentina praticamente dá adeus à Copa.

Na última rodada Islândia x Croácia em que o empate leva as duas à próxima fase. O time semiprofissional avançaria na Copa do Mundo e os badalados argentinos cairiam na primeira fase. Situação interessante.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Espanha 1 x 0 Irã

Os iranianos ofereceram resistência, defenderam o que puderam, incomodaram e tiveram chances de marcar, mas foram castigados em mais um gol de acaso nessa Copa do Mundo. O zagueiro tentou tirar e a bola bateu no atacante espanhol para vencer o bom goleiro do Irã.

Como era esperado a Espanha partiu para cima, mas o que não era esperado foi a resistência que o time comandado por um técnico português ofereceu aos ibéricos. Seja por boas defesas de seu goleiro, seja pelas más conclusões dos espanhóis, ou mesmo pela eficiência da defesa do Irã, a verdade é que a Espanha teve muita dificuldade para conseguir seu gol, que como já disse, foi mais de acaso que por méritos.

A Espanha faz seu último jogo contra o já eliminado Marrocos, que pelo que mostrou até agora pode oferecer resistência, e até atrapalhar os sonhos espanhóis de tentarem um bicampeonato mundial.

Saudações Vascaínas!

Portugal 1 x 0 Marrocos

Olha, o jogo de hoje realmente me surpreendeu, e positivamente. Pensava que os marroquinos seriam presa fácil para CR7 e Cia, ainda mais após o próprio craque português abrir o placar antes de completados 4 min de jogo, mas me enganei. Os marroquinos tentaram durante todo o jogo chegar ao empate, mas pararam nas péssimas finalizações e em pelo menos 3 grandes defesas de Rui Patrício. Já Portugal teve ao menos 4 ótimas oportunidades para aumentar o placar, mas concluíram as jogadas de forma tosca. 

No final os deuses do futebol não queriam que Marrocos passasse para a próxima fase, e a seleção do norte da África foi eliminada da competição. De qualquer forma deixou boa impressão, tanto no jogo contra o Irã, quando dominou as ações, mas foi castigada por um gol contra, quanto pelo jogo com Portugal, quando novamente dominou as ações e chegou a acuar o time português durante quase todo o segundo tempo.

Portugal luta por uma vaga com Espanha e Irã, sendo que seu último jogo será contra o Irã.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Daqui a pouco tem Portugal em campo

A seleção lusa volta a campo daqui a pouco para seu segundo compromisso, dessa vez contra Marrocos. Os portugueses são franco favoritos no confronto, e possivelmente carimbam o passe para a segunda fase hoje, ficando a última rodada para decidir com a Espanha o primeiro colocado do grupo, provavelmente no saldo de gols.

Tal qual como aí, o país para na hora do jogo. A Praça do Comércio (antigo Terreiro do Paço, em Lisboa) recebe milhares de patrícios para acompanharem o jogo no telão lá instalado. Mas não só lá, porque os telões se multiplicam em praças e cidades do país. Só não tem brigas ou confusões.

O Brasil precisa recuperar isso. Não exatamente a ligação com sua seleção, mas a capacidade de trabalhar e aproveitar a vida, com alegria e respeito, podendo as pessoas conviverem harmoniosamente num espaço público, independente de matizes políticas, ideológicas, de raça, credo, etc.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 19 de junho de 2018

Enfim voltamos a falar de Vasco

Com o recesso da Copa deixamos o Vasco um pouco de lado, até porque não tenho nenhum interesse em ficar falando de férias de jogador. Mas essa semana algumas coisas valem a pena um comentário.

Alan Belaciano pede anulação da eleição do Vasco

Vejam bem, o pedido pode até conter isso, mas não é. No fundo o pedido é que a Justiça intervenha no Vasco, retirando Eurico e seu grupo de apoio do pleito, empossando a chapa de Fernando Horta como segunda colocada. Depois disso teria que ser chamada nova eleição em 60 dias. De quebra, também se pede que as decisões do Conselho Deliberativo sejam todas anuladas.

Mas isso é furado. Você tem 3 opções. A primeira, e na minha opinião melhor, você fica quieto e espera a próxima eleição. Mantenha um apoio moderado a Campello, ele parece estar acertando várias coisas no Club, e isso abrirá portas a uma eleição de Brant em 2019, sem necessidade de acordos nefastos.

A segunda é anular a eleição. Isso anula todas as indicações ao CD, inclusive a dos grupos Identidade Vasco e Sempre Vasco. Não dá para anular uma parte apenas da eleição, seria uma aberração.

A terceira é pedir uma intervenção no Club, e o interventor, indicado pela Justiça, sanear quadro de sócios, etc. Os poderes do Club estariam suspensos durante a intervenção.

O que Belaciano pede pode até ser concedido, mas é uma aberração.

Campello tenta manter Rios

Após ter praticamente deixado o Vasco, Andrés Rios recebeu outra proposta do Club. Não acho que o atacante seja o ideal, mas temos que ter em mente que há coisa pior por aí, inclusive Gilberto, que acabou por fechar com o Baía. Se for por um valor razoável, sou a favor de sua renovação.

Vasco contratou o Lateral Direito Lenon

Lenon estava no Guarani, não conheço, e sua história no futebol não ajuda. Esperemos que dê certo, mas acho difícil.

Saudações Vascaínas!

Rússia 3 x 1 Egito

Tenho que ser sincero, esperava muito mais da seleção egípcia. Atual vicecampeão africano de futebol, o time do nordeste da África prometia um futebol que não exibe, e agora está praticamente fora da Copa. Sua permanência na competição dependerá do jogo Uruguai x Arábia Saudita, que ocorrerá amanhã. Com qualquer ponto somado pelo Uruguai e os africanos estarão fora.

De qualquer forma foi mais um jogo pobre em futebol. A Rússia abriu o placar em mais um gol contra nessa Copa (acho que já é o terceiro), e depois fez mais dois gols, nas duas únicas oportunidade que criou no jogo (o terceiro gol, por sinal, um golaço). O Egito criou apenas uma oportunidade, mas seu gol saiu num pênalti em que eu realmente não sei se foi dentro ou fora da área.

Com o resultado a Rússia se tornou a primeira classificada, e tem disparado o ataque mais positivo da competição. Tanto a classificação quanto a artilharia se dão por uma incrível capacidade de converter as oportunidades criadas, que se aproxima de 100%. Pode até acontecer, mas acho difícil que os russos mantenham esse índice de aproveitamento.

Dificilmente o Uruguai não ficará com a segunda vaga do grupo.

Saudações Vascaínas!

Polônia 1 x 2 Senegal

Jogo animado, movimentado, mas sem grandes oportunidades, e até agora o mais violento da Copa. Um jogo bastante parelho também, onde a Senegal fez dois gols em que um foi na sorte de um desvio na zaga que matou qualquer chance de defesa do goleiro, e o segundo em uma bobeira e desatenção  da zaga polaca inaceitáveis a um time cabeça de chave de Copa do Mundo. O gol da Polônia foi de cabeça, naquela que era sua única arma realmente eficiente, já que não conseguia ultrapassar a marcação senegalesa.

Nesse grupo, apesar da derrota para o Japão, a Colômbia deve conseguir uma das vagas, e a outra está em aberto.

Saudações Vascaínas!


Colômbia 1 x 2 Japão

A zebrinha finalmente deu as caras na Copa do Mundo. A vitória do fraquíssimo Japão sobre o bom time da Colômbia foi totalmente inesperada até os 3 min do primeiro tempo, quando o zagueiro Carlos Sánchez cortou uma bola que ia para o gol com o braço, fez pênalti e foi justamente expulso. O gol resultante deu a vantagem no placar ao Japão, mas a Colômbia não parecia que jogava com 1 a menos, e o Japão até criou chances, mas as desperdiçou de forma bisonha. Dessa forma a Colômbia acabou chegando ao empate em falta invertida pelo árbitro, bem batida por Quintero, mas que o goleirão aceitou.

No segundo tempo teve dedo do técnico japonês, o time nipônico adiantou a marcação e acabou por tomar conta do jogo, auxiliado por uma Colômbia que estava satisfeitíssima com o empate, já que jogava com um a menos. Mas o time do Japão é ruim, e foram várias as oportunidades desperdiçadas também na segunda etapa, até que o gol da vitória veio de cabeça, após escanteio cobrado da esquerda. O técnico colombiano tentou, colocou um irreconhecível James Rodríguez em campo, mas o placar não foi alterado. Nessa altura a falta de 1 homem fazia nítida diferença entre as duas equipes.

Difícil analisar a Colômbia com um homem a menos durante todo o jogo, mas o Japão apresentou muitas falhas técnicas e táticas. A falta de qualidade de praticamente todo o time do extremo oriente é gritante, e taticamente se posicionam como uma equipe de futebol de 15 ou 20 anos atrás, com linhas muito espaçadas tanto na defesa quanto no ataque, os atletas se posicionando longe uns dos outros na armação, com um enorme quantidade de passes errados. Ainda que se classifique, o que a inesperada vitória de hoje tornou possível, dificilmente irá além da próxima fase, se é que se classificará.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Jogos de hoje - 18/06/2018

Suécia 1 x 0 Coreia do Sul

A Suécia não é brilhante, mas tem um time muito superior ao da Coreia do Sul. Mesmo assim a Coreia deu trabalho e mais um jogo foi decidido na vantagem mínima. Tendo ainda Alemanha e México no grupo, acredito que a Coreia pode fazer as malas, e também pode ser o fator que eliminará uma das outras seleções, seja pelo saldo de gols, seja por arrancar um empatezinho nos jogos que lhe faltam.

Inglaterra x Tunisia

O time inglês não é apenas superior, ele é muito superior ao tunisiano. E quem ofereceu resistência foi o goleiro da Tunísia, que não merece o time que joga com ele. Ao menos 4 milagres foram operados, além dos gols em que não teve nenhuma culpa. Na verdade o que se estranha foi o gol marcado pela seleção da Tunísia. O lance foi pênalti, mas fora do lance de bola, e ao menos dois lances semelhantes aconteceram em favor da Inglaterra, e a arbitragem ignorou solenemente os agarrões. O 2x1 não mostra o que foi o jogo, mas mostra a boa atuação do goleiro da Tunísia.

Bélgica x Panamá

A tão afamada qualidade do time belga mais uma vez não entrou em campo. Sim, o placar foi 3x0, mas as chances criadas contra o fraquíssimo Panamá foram apenas 4, ou seja, praticamente o que foi ao gol entrou. No grupo, que ainda tem Tunísia e Inglaterra, parece que os centro-americanos e os asiáticos voltarão para casa.

Os jogos hoje ao menos nos reservaram mais gols e emoções, principalmente Inglaterra x Tunísia. De qualquer forma ainda acho que essa Copa está apresentando um nível técnico bastante aquém da última, quando tivemos muitos jogos excelentes, e quando várias equipes consideradas "zebras" deram um enorme trabalho aos favoritos.

Saudações Vascaínas!

Sérvia 1 x 0 Costa Rica

Sensação na última Copa a Costa Rica parece que não repetirá o feito esse ano. Completamente dominada por uma Sérvia que também não apresentou nada de excepcional, a seleção do país centroamericano foi derrotada sem apresentar muita resistência, e os sérvios ainda se deram ao luxo de perderem três gols daqueles imperdíveis.

Ponto positivo do time costa-riquenho foi seu goleiro, que fez algumas grandes defesas, mas que nada pode fazer no golaço sérvio, de falta.

Pelo que apresentaram em campo, me parece que a Costa Rica pode começar a preparar as malas para voltar para casa, e a Sérvia deverá disputar uma vaga com Brasil e Suiça.

E o Brasil que não abra o olho não, porque arrisca ficar de fora.

Saudações Vascaínas!

domingo, 17 de junho de 2018

Brasil 1 x 1 Suiça

E o Brasil estreou na Copa de 2018 de forma tão melancólica e lamentável como se despediu da Copa 2014. O empate em 1x1 com a Suiça voltou a mostrar a desorganização, a falta de opções, e que a maioria dos atletas, que são considerados craques, na verdade são bem medianos. William, Thiago Silva, Paulinho.

Mais uma vez, taticamente nada de inesperado. O time de Tite se defendeu relativamente bem, e as poucas falhas foram causadas por Thiago Silva, incluindo o gol. Entendo um atacante errar posicionamento em escanteio, zagueiro que se diz craque não dá para aceitar.

Apesar disso, o time também foi muito mal no ataque. A maioria das oportunidade teve participação decisiva de Philippe Coutinho. Não lembro de lances realmente agudos em que a bola não tenha passado por seus pés, seja servindo, seja concluindo. Ainda fez um golaço. Neymar absolutamente apagado na partida. Com apenas um atleta ligado no jogo, o Brasil só foi perigoso mesmo em bolas paradas, e foi assim que quase conseguiu a vitória.

A Suiça fez o que se esperava dela, se fechou com oito, às vezes nove jogadores, e tentava contra-ataques. Quando se lançou ao ataque em busca do empate acabou com a equipe de Tite, que foi acuada e não teve capacidade de equilibrar a partida.

Diferente dos comentaristas do SporTV, para mim a seleção de Tite não jogou nada, com excessão de uns 15 min, que foi entre o gol perdido por Paulinho e o golaço de Coutinho. De resto foi um time embolado, e sem condições de ultrapassar uma boa defesa.

Num grupo que tem ainda Sérvia e Costa Rica, dificilmente Tite e sua seleção não passam à segunda fase, mas vam ter que apresentar futebol de gente grande se quiserem ir longe. Esse futebol mequetefre do Tite funciona contra equipes fracas, porque contra boas equipes a gente viu o que acontece.

Não gostei da arbitragem. Permitiu o anti-jogo da Suiça e foi conivente com as seguidas faltas em Neymar. Os puxões de camisa eram claros, e nenhum foi punido com amarelo. Houve falta em Miranda e pênalti em Gabriel Jesus. Ok, o juiz errou, prejudicou, mas não dá para colocar em sua conta a falta de criatividade e de capacidade de concluir corretamente a gol dos brasileiros.




AVV 17/06/2018. INTERNACIONAL 3 X 1 VASCO, NOTÍCIAS DA SEMANA E BRASIL 1...

Hoje tem a Voz do Vascaíno comentando a derrota para o Inter e a última semana do Vascão, além de notícias do interesse dos Cruzmaltinos. Hoje, a partir das 22h00.

Alemanha 0 x 1 México

E os mexicanos derrubaram os campeões mundiais logo na primeira rodada da Copa 2018. Num jogo de dois tempos distintos, o 1x0 premiou quem jogou com mais inteligência, estratégia e eficiência. Isso abre espaço para que os "hermanos" mais ao norte do planeta terminem essa primeira fase na liderança do grupo E.

Entrincheirados na defesa, que começou num 4-3-2-1, o México saia em contra-ataques rápidos e não dava chances claras aos alemães, que chegaram a ter posse de bola comparável com a Espanha, mas com eficácia muito longe da dos espanhóis. E a tática deu certo, porque o México criou ao menos outras 5 ótimas oportunidades no primeiro tempo, mas pecou nos arremates ou no último passe. Manuel Nouer mesmo não praticou defesas muito difíceis. A Alemanha, por sua vez, atuava num 4-4-2, mas com o preenchimento mais efetivo dos espaços. Difícil observar, já que o México esteve muito mais contra-atacando do que empurrando os alemães para seu campo. O gol mexicano ocorreu num dos muitos contra-ataques, e já para o final do primeiro tempo.

No segundo tempo a mudança foi a postura mexicana, e da própria Alemanha. Os mexicanos, não sei se por cansaço ou opção, quase que abriram mão dos contra-ataques rápidos, e passaram a tentar valorizar mais a posse de bola. Os alemães também se posicionaram diferentemente, adiantando suas linhas e pressionando a saída de bola mexicana. De qualquer forma a Alemanha dominou quase que completamente o segundo tempo, meteu bola na trave, o goleiro mexicano fez duas boas defesas, mas não foi suficiente para chegar ao empate. O México teve 3 ótimos contra-ataques com superioridade numérica, e poderia ter matado o jogo, mas mais uma vez errou na conclusão das jogadas.

No final o México foi melhor que a Alemanha, que perdeu o jogo por ser aquilo que ela raramente é; incompetente


Outros jogos até a noite de sábado

Irã 1 x 0 Marrocos

Jogo de nível técnico sofrível. Interessante que foi o jogo de um time contra uma defesa. O Marrocos tentou de todas as formas, mas foi incompetente para fazer seu gol no Irã, então foi lá e fez contra, só que com isso também perdeu o jogo.

Peru 0 x 1 Dinamarca

O Peru deu a impressão que dominaria completamente o jogo, mas aos poucos a Dinamarca equilibrou o jogo, e também deu algum trabalho à defesa peruana. No mais o Peru criou as melhores chances, incluindo um pênalti que existiu, mas que o árbitro só deu pelo auxílio de vídeo, só que os peruanos perderam. Na melhor chance dinamarquesa não houve perdão, e a bola foi parar nas redes. Além do pênalti o Peru perdeu ao menos mais 2 chances cara a cara.

Croácia 2 x 0 Nigéria

Mais técnico o time croata fez prevalecer sua maior categoria, criou as melhores chances e fez os gols que precisava. O time nigeriano é muita vontade, mas não é tão técnico, e cercou muito a área croata, mas a rigor só criou uma boa chance.

Táticas

Taticamente a Copa não mostrou nada de novo até o momento. São aplicações de 4-3-3, 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-5-1. Claro que dinamicamente o jogo nem sempre apresenta essa configuração, e na mesma partida as equipes mudam conscientemente seu posicionamento tático, mas até agora não vimos nada muito diferente disso.

Mesmo a Espanha, que revolucionou o mundo com seu famoso tic-taca há 8 anos, o que faz hoje é seguir aplicando a mesma filosofia de jogo, mas com pequenas variações de velocidade, já que o time, ou está envelhecido, ou já não apresenta a mesma capacidade técnica do time campeão mundial.

Saudações Vascaínas!

sábado, 16 de junho de 2018

França 2 x 1 Austrália

Não pude ver o jogo, mas pelos melhores momentos e a resenha do jogo, parece que foi um joguinho bem fraquinho. Por sinal, mais um jogo de gato e rato, mas dessa vez o gato venceu.

A Austrália parece quase ter sido feliz em alcançar seu intento de não perder. A França parece ter sido incompetente em seu intento de vencer o jogo, mas a sorte às vezes sorte bate à porta de quem tenta. E foi isso que aconteceu durante o jogo. Chance mesmo a França criou 2. A Austrália, por sua vez, também. De qualquer forma, nenhuma das duas equipes chegou ao gol pelas chances criadas, e os gols vieram de dois pênaltis indiscutíveis, um para cada lado, e uma bola que desviou na defesa e matou qualquer chance de defesa do goleiro australiano, sendo que ainda bateu caprichosamente no travessão, e entrou apenas o suficiente para que o gol fosse apontado pelo árbitro com a ajuda do vídeo. Por sinal, os dois lances que resultaram em gols franceses foram com a ajuda do vídeo. Podemos dizer que a zebra andou rondando o jogo, mas a tecnologia não deixou.

Saudações Vascaínas!

Argentina 1 x 1 Islandia

No jogo do gato e do rato, o gato se mostrou gordo e o rato não precisou se esforçar muito. Por sinal, quando quis, o rato mordeu o rabo do gato. 

O rato Islândia se defendeu quase o tempo todo com duas linhas de 4 e uma de 2, já que normalmente ficavam todos os seus atletas atrás da linha da bola. Além disso as linhas eram bastante compactas, o que quase impossibilitava as tabelas, e dificultava demais jogadas individuais. A recomposição também era muito rápida, o que evitou os contra-ataques argentinos. Em compensação, o fato de estarem todos atrás da linha da bola dificultou muito que a Islândia saísse em contra-ataques. E durante quase todo o jogo a Islândia abriu mão de atacar. Quando o fez mordeu o rabo do gato Argentina, porque a defesa "hernana" é muito ruim. Como nem tudo é perfeito, a Argentina conseguiu criar alguma coisa, até porque cercou a área islandesa o tempo todo.

Já o gato Argentina se mostrou gordo, lento, sem capacidade de caçar o rato. Com suas duas principais garras bem marcadas e sem criatividade, foi incapaz de caçar o rato. Di Maria esteve muito mal, e Messi mal, ainda que quando ele esteja mal é melhor que a maioria dos jogadores em campo, mas não o suficiente para ganhar a partida. O pênalti perdido por Messi mostra o nível de sua dificuldade no jogo de hoje. A Argentina também mostrou extrema dependência de seu craque, muito maior do que Portugal de CR7. Defensivamente a o gato Argentina é patético, e o rato criou dificuldades todas as vezes que pensou em atacar o gato. 

No final, o 1x1 ficou de excelente tamanho nesse jogo que foi muito tático e pouco técnico, e onde a vontade de não perder não precisou de muito esforço para se sobrepor à vontade de vencer.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

CR7 3 x 3 Espanha

QUE JOGO!

Um excelente jogo de futebol, No clássico Ibérico que terminou empatado. Cristiano Ronaldo só não fez chover em Sochi. Uma exibição de gala para aquele que vem sendo considerado o melhor do mundo ano após ano. De outro lado um time que ainda mostra muito talento, e que esse ano não parece ter vindo para apenas participar.

A Espanha entrou bem armada, com linhas bem compactas e alternando uma marcação bem próxima a sua área com a chamada marcação alta, nossa antiga marcação-pressão. Ciente de sua menor qualidade técnica, Portugal se armou com as duas linhas de quatro, com o homem flutuando no meio e tentando saídas rápidas com CR7 e Bruno Fernandes. E essa ideia teve tudo a ver, porque aos 3 min CR7 sofreu pênalti e ele mesmo converteu. Daí para a frente a Espanha botou a bola no chão e trocou passes, como vem sendo sua característica ano após ano, até que empatou num golaço de Diego Costa, mas cuja jogada começou com falta do próprio. Antes do empate Portugal poderia ter ampliado, mas perdeu ao menos 3 excelente contra-ataques. Depois do empate a Espanha seguiu tocando, mas foi CR7 quem colocou Portugal em vantagem 44 min, num frangaço de De Gea.

No segundo tempo foi a vez de a Espanha marcar no início, aos 10 min, de novo com Diego Costa, agora em jogada ensaiada. Três minutos depois Nacho fez belo gol numa pancada cruzada, em bola que sobrou pela direita do ataque. 

Com a vantagem a Espanha diminuiu o ritmo e só ia na boa, enquanto Portugal teve que se abrir, mas sem a qualidade técnica dos rivais tinha muitas dificuldades de chegar com clareza ao gol de De Gea. Agora a Espanha é que poderia ter ampliado, mas foi CR7, que aos 42 min do segundo tempo sofreu falta na entrada da área e bateu com uma precisão impressionante. De Gea olhou, torceu, mas não teve jeito, porque o empate foi definido. A partir daí as equipes apenas trocaram passes, sem grandes riscos. O empate agradou a ambas. Devem ser as classificadas do grupo, e brigarão pelo primeiro lugar

Esse foi o primeiro grande jogo dessa Copa, e muito mais coisa boa pode vir por aí. Se CR7 está com fome de bola, naquela que deve ser sua última chance, Messi também deve estar, e Neymar idem. A Copa promete grandes duelos.

Saudações Vascaínas!

Uruguai 1 x 0 Egito

Finalmente a Copa do Mundo começou. Não pude assistir a vitória do Irã por 1x0 sobre o Marrocos, mas o jogo do Uruguai mostrou que a Rússia vai ter dificuldades para passar à próxima fase, mesmo depois da goleada sobre a Arábia Saudita. O grupo deverá ter Uruguai como 1º colocado e Egito como segundo, com a Rússia correndo por fora.

No jogo do Uruguai vimos um time mais bem treinado, muito mais técnico, e com muito mais confiança. Esse time foi justamente nosso vizinho do Sul, que apresentou um futebol bem melhor que o do Egito. A vitória inclusive poderia ter sido mais fácil, não tivesse Luisito Soares perdido 2 gols cara a cara.

O time egípcio se defendia e inventava contusões. Seus ataques eram descoordenados e foram quase sempre facilmente anulados pela defesa uruguaia. Na defesa os egípcios fizeram uma marcação que privilegiava saídas rápidas, mas a tática foi ineficaz.

Já o Uruguai se armou no 4-4-2, variando com 4-3-1-2. A qualidade técnica do time celeste era nitidamente superior, e a vitória merecida.

Saudações Vascaínas!

Pikachu renova com o Vascão

O artilheiro e candidato a ídolo Yago Pikachu renova seu vínculo com o Vascão. As bases do novo contrato não foram divulgadas, mas sabe-se que o Elétrico recebeu bom aumento e teve suas multas rescisórias aumentadas substancialmente. O novo vínculo é válido a partir do início de julho.

Precisando ou não de grana, eu não gostaria que ele saísse do Vasco. Qualquer clube precisa de ao menos um ou dois atletas que se identifiquem e que o representem, os ídolos. Pikachu está nesse caminho. Não é um grande craque, mas é muito bom jogador e tem sido a válvula de escape da torcida nesse momento.

Campello fala sobre temas importantes

Centro de Treinamento, balanço, mudanças de gestão, entorno e modernização de São Januário, saída de Zé Ricardo, reforços e renovações. Todos foram temas tratados pelo Presidente Alexandre Campello no programa Os Donos da Bola.

É o seguinte, ninguém muda um clube do tamanho do Vasco em 6 meses de trabalho, ninguém resolve fluxo de caixa e endividamento profundo como ocorre agora em 6 meses de trabalho. No caso do Vasco isso fica muito mais difícil, se levarmos em conta toda a oposição que se faz ao atual mandatário. Então vamos deixar Campello trabalhar.

Vasco estaria interessado em Digão

Lembro dele jogando no Fluminense. 

Para trazer um atleta desse nível, melhor apostar na base. O garoto Miranda não comprometeu contra o Inter, e Ricardo Graça tem feito bons jogos. 

61 anos do primeiro Torneio de Paris

O Vasco comemorou ontem os 61 anos da vitória por 4x3 sobre o Real Madrid de Di Stéfano, sagrando-se campeão do Torneio de Paris. Esse foi considerado um torneio de nível mundial. Seria o primeiro de 2. O Torneiro Internacional de Paris de 1957 é considerado o segundo título mundial do Vasco. O primeiro foi a Copa Rio de 1953, vencido em cima do São Paulo.

A FIFA pode até não reconhecer, mas sem dúvidas são feitos memoráveis, e que os Vascaínos devem sim resgatar e comemorar.

Otto de Carvalho move ações na Justiça

O Grande Benemérito Otto de Carvalho vem movendo ações na Justiça contra desmandos cometidos pelos presidentes de alguns poderes do Vasco. Nas ações ele busca anular decisões e sessões que, segundo ele, descumpriram o Estatuto do Club, ou Leis, ou Decisões Judiciais.

O Vasco segue com dono?

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita

Apesar do placar elástico, a diferença entre as duas equipes não é tão gritante. Descontando-se o nervosismo da estreia, e ainda em jogo inaugural da Copa, essa foi uma das piores partidas de Mundial que já assisti, se não a pior. A Arábia Saudita tem apenas 1 jogador que se salva, a Rússia 3. O resultado disso foi um jogo truncado, com uma incrível quantidade de passes bisonhamente errados, de bolas mal dominadas, de posicionamento, etc. Pela qualidade do futebol em campo o resultado deveria ter sido 0,5 x 0 para a Rússia, que no fundo aproveitou as 3 chances que a Arábia Saudita lhes permitiu ter, e teve mais dois chutes precisos e de difícil execução, um na falta do 5º gol, e outro na bola do lado esquerdo da área, em que Cheryschev meteu uma belíssima trivela na bola.

A propósito, a Rússia se defende com as 2 já tradicionais linhas de 4, com um homem sempre flutuando entre elas para evitar o espaço vazio. Ofensivamente mostrou ótima pontaria, o que pode ter sido acaso do dia. A Arábia Saudita mostrou que não deveria ter ido a Copa, mas também pode ser acaso do dia. De qualquer forma o Rei Saudita não estava gostando do que via ao lado de Putin.

Quanto ao grupo, se o Uruguai não ficar na frente da Rússia, tem mais é que voltar para casa.

Um abismo técnico em relação aos jogos de 2014 no Brasil, e em 2014 assisti todos os jogos. Se a Copa for toda assim só valerá pelos gols. Mas ainda temos pesos pesados para estrear, acredito que melhore sensivelmente.

Saudações Vascaínas!