quarta-feira, 4 de julho de 2018

Oitavas estão na História

E as oitavas-de-final da Copa Rússia ficaram para os anais da História. Alguns jogos muito bons, outros nem tanto, alguns jogos com alto nível técnico, outros nem tanto mas, de modo geral, não faltaram emoções. E já que virou História, façamos um resumo.

Uruguai 2 x 1 Portugal

No primeiro jogo das oitavas muito equilíbrio, 3 belos gols, principalmente os dois gols uruguaios, muita luta, muita disputa, e o Uruguai saiu com a vaga após uma noite iluminada de Cavani.

França 4 x 3 Argentina

Um jogaço. A técnica mais refinada da maioria da seleção francesa, contra Messi, di Maria e a tradicional garra artentina. Saiu faísca, e em alguns momentos parecia que ia pegar fogo, mas a coisa acabou sem maiores consequências. Um jogo que tem virada e revirada? Precisa dizer algo mais.

França e Uruguai se pegarão nas quartas em jogo com leve favoritismo francês, porque quem tem Luís Suarez e Cavani não pode ser menosprezado.

Espanha 1 (3) x 1 (4) Rússia

A primeira partida a ir para a prorrogação e pênaltis nessa Copa. Durante a partida a melhor qualidade técnica dos espanhóis, e o que restou do famoso tic-taca não conseguiram suplantar a garra, disposição e o goleiro russos. Nos pênaltis os russos carimbaram a vaga para as quartas, e os espanhóis o passaporte para Madrid.

Croácia 1 (3) x (2) 1 Dinamarca

A Croácia levou, mas decepcionou. Além de ter sido incapaz de vencer o esforçado, mas limitado time dinamarquês, foi para as cobranças de pênaltis e ainda conseguiu se complicar. Tem aquela história de que pênalti é loteria, e tal, mas esperava mais da Croácia.

Rússia x Croácia fazem um duelo  equilibrado nas quartas, com leve favoritismo russo pelo momento iluminado e pela força da torcida.

Brasil 2 x 0 México

O México foi mais uma vez para sua tática suicida. Uma correria desenfreada no começo do jogo, que dura até os 20-25 min do primeiro tempo, mas ninguém aguenta manter aquele ritmo durante todo o jogo. Quando o México consegue o gol, beleza. Complica para os adversários, porque os mexicanos se fecham bem na defesa, mas quando não fazem, complica para eles, porque não há mais pernas, e ainda precisa vencer o jogo.

Foi o que aconteceu contra o Brasil. Depois o Tite ainda deu um nó tático no Osório, mudando a disposição tática dos atletas, sem mudar as peças, e a vitória mexicana foi inevitável, numa tarde-noite inspirada de Neymar

Osório, futebol é para homem, e homem não fica choramingando nem arrumando desculpa esfarrapada para o fracasso.

Brasil passou e fez bom jogo.

Bélgica 3 x 2 Japão

Após um tempo e meio em que o time belga não entrou em campo, os japoneses venciam por 2x0, mas quando os belgas chegaram, a virada foi conquistada na força e na surpresa. Os japoneses foram valentes, mas ainda são muito inocentes nesse negócio de futebol. Erraram em muitos aspectos, e foi isso, mais do que a qualidade dos belgas, que permitiu a virada.

Brasil x Bélgica se enfrentam, com favoritismo do Brasil. E se a Bélgica jogar a bolinha que apresentou contra a Inglaterra e o Japão, o Brasil passa com certa facilidade. Mas os belgas têm mais bola que isso.

Suécia 1 x 0 Suíça

Mais uma partida equilibrada. E como toda partida equilibrada, gol solitário e ainda por cima conseguido na "sorte", ainda que tudo indicasse que o jogo seguiria para prorrogação, e tavez, pênaltis. Apesar de um pouco mais técnico, o time suíço não foi eficaz o suficiente para vencer o bom padrão tático e o jogo coletivo dos suecos.

Suécia passou, mas poderia ter sido a Suíça.

Inglaterra 1 (4) x 1 (3) Colômbia

Mais um confronto muito equilibrado. Cada time dominou mais ou menos a metade do jogo, chutes a gol, intervenções dos goleiros, etc, tudo muito semelhante, ainda que o goleiro inglês tenha sido mais importante, ao fazer ao menos duas ótimas defesas.

No final final a vitória inglesa nos pênaltis levou os ingleses para as quartas, mas poderia ter sido os colombianos (e estiveram perto disso).

Suécia x Inglaterra se enfrentam num jogo do coletivo e força contra o coletivo e técnica. Deverá ser um jogo nervoso, sem favorito claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário