O Vasco foi derrotado ontem pelo Fortaleza, em mais um confronto direto em que o Time de São Januário foi completamente incapaz de opor uma resistência minimamente séria ao adversário. Muito mais do que a parte técnica, o problema do Vasco segue sendo o de postura, tanto do posicionamento dos atletas dentro de campo, quanto da vontade de vencer, a gana, a indignação de estar sendo derrotado e não ter força alguma para reagir.
E foi isso que vimos ontem, um Time espaçado dentro de campo, que marca de longe, acovardado, sem nenhum poder de reação, tudo isso porque é composto de frouxos. O que foi dito após o jogo (de que muitos jogadores estariam abalados com as críticas que recebem) no Atenção Vascaínos preocupa. Como é isso? Os caras têm aquela atitude jogo após jogo, e não querem ser criticados?
Tecnicamente eu já disse e insisto, que o Vasco está entre os 10 do Brasil. Acontece que técnica somente não ganha mais jogos. Hoje em dia tem que correr, ocupar espaços o tempo todo, buscar o resultado do primeiro ao último minuto, num futebol onde os juízes são influenciados pela atitude de todos, tem que catimbar, tem que influenciar, pressionar. O único time que não faz isso é o Vasco, e como ele não faz, o peso será sempre diferente para o Vasco, sempre contra o Vasco.
Eu não espero mais melhora desse Time, até porque não existe mais tempo para isso. Paga-se pelos inúmeros erros cometidos pela gestão Campello no futebol, mas paga-se também pela eterna briga política no Club, paga-se pela insistência em não se modernizar, paga-se pelos erros de 20 anos de desmandos e de sabotagens internas numa busca insana por poder, e paga-se pelo desrespeito que se tem à história do Club, e a sua Torcida.
Matematicamente a queda ainda não está decidida, mas dificilmente ela não virá, porque, como eu disse, é um Time de frouxos. Um Time de jogadores que se escondem em campo, um Time que olha o adversário jogar, que não reclama, que não pressiona, que não se impõe em nenhum aspecto. Enfim, é um Time que já entra derrotado.
E se tem frouxo abaladinho com as críticas que recebe, imaginem os Torcedores que têm que ver o papelão que eles fazem jogo após jogo.
Mais uma vez eu vou dizer: ganhar, empatar, perder, ser campeão, rebaixado, tudo isso faz parte do jogo, é parte do esporte, do futebol, mas a covardia, a falta de entrega, essas coisas não, elas não tem lugar, nem no esporte, nem em nenhuma outra atividade da vida.
Esse é um Time que merece ser chamado de timinho.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário