domingo, 28 de fevereiro de 2021

A coletiva de sexta-feira

Assisti ao misto de declaração com entrevista coletiva dada pela atual diretoria Vascaína, e não vi nada de novo. Foram declarações que já foram dadas por Roberto Dinamite, por Eurico Miranda, por Alexandre Campello, e agora por Jorge Salgado. As frases feitas de sempre - "Vasco é Gigante"; "Voltar ao lugar de onde nunca devia ter saído"; "tem que cortar na carne"; "temos que apertar cinto"; temos que enxugar os custos; etc - mas nada de novo.

E o que eu queria de novo?

Eu queria o detalhamento do plano. O que foi apresentado é um plano de metas, com um pálido esboço de como chegar aos objetivos apresentados, mas no fundo não há nada de concreto. "Tem que demitir funcionários": quantos, onde, como? "Tem que equilibrar o elenco em termos de idade": quem fica, quem sai, quem está em observação, quem será emprestado, vendido, quem terá o contrato encerrado? Aonde está o aporte? Aonde estão as parcerias?

O melhor de tudo é que já disseram que o mais adiantado de tudo é o projeto de captação de recursos com títulos financeiros do Vasco, ou algo do gênero. Isso acabou de ser feito com as criptomoedas. E vamos ser sinceros, apesar de entendermos que futebol é uma brincadeira cara, e que o Vasco só chegou aonde chegou devido a sua enorme e apaixonada torcida, isso não passa de mais uma maneira de a Torcida pagar a conta diretamente.

Entendam, os caras disseram que tinham projeto, que tinham tudo preparado. Certo, entendo perfeitamente que estávamos no meio de uma tempestade, que tínhamos que voltar todos os esforços para tentar nos tirar do abismo. Mas agora é hora de mexer com a Torcida, de dar esperanças ao Verdadeiro Vasco, que é o sujeito que vai para a arquibancada, que acompanha o Time, que quer saber como está seu Club, o que ele pode fazer para ajudar?

Nesse sentido é que pergunto onde está a reforma do estatuto? Já era para estar sendo enviado um projeto para o CD. Onde estão as ações concretas? O Club vai focar no Time Principal e na base, mas com que grana? E a reforma do São Januário? 

Isso é o que interessa ao Torcedor, que é quem paga a conta, não dizer que o Club está deficitário, que deve a todo o mundo, que a Série B vai causar um enorme prejuízo financeiro. Isso, o cara que paga a conta está cansado de saber, o que ele quer saber agora é o que vai ser feito efetivamente para reverter essa situação?

Seja bem-vindo Marcelo Cabo

O Vasco anunciou a contratação de Marcelo Cabo, que levou o Atlét. GO a uma boa campanha no Brasileirão 2020, e que acabou de se sagrar campeão goiano. Mas uma coisa é dirigir o Atlét. GO, outra é o Vasco. Que ele tenha todo o respaldo e as melhores condições para realizar seu trabalho, e que diga a que veio.

Boa sorte!


Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Vasco 3 x 2 Goiás: mas o que interessa é o porquê caiu

O Vasco venceu o Goiás ontem em São Januário, numa despedida melancólica - ainda que digna, do Brasileirão 2020. Digna porque, embora eu não tenha visto o jogo, todas as análises que vi, disseram que, finalmente, o Time correu o jogo todo. Talvez por isso tenha conseguido sua primeira e única virada nesse Brasileirão. 

Mas não é sobre o jogo de ontem que vou falar, porque o que interessa é falar sobre a campanha do Vasco, e o motivo de esse Time ter sido rebaixado. Para isso vou analisar apenas os 11 últimos colocados do campeonato, e vocês entenderão o motivo de nossa queda. Do 10º ao 20º. Considero o primeiro mando de campo do Vasco sempre.

Vasco x Bragantino - 1x1 - 4x1
Vasco x Ceará - 3x0 - 0x4
Vasco x Corínthians - 1x2 - 0x0
Vasco x Atlét. GO - 1x2 - 0x0
Vasco x Bahia - 0x3 - 0x0
Vasco x Sport - 2x0 - 0x2
Vasco x Fortaleza - 0x0 - 3x0
Vasco x Goiás - 1x1 1 - 2x3
Vasco x Coritiba - 0x1 - 1x0
Vasco x Botafogo - 3x0 - 0x3

Volto a repetir, considerei sempre o primeiro mando de campo sendo do Vasco.

Nesse campeonato de 11 equipes, o Vasco só foi superior (superavitário) a 3 times, e em todos os outros o Vasco conseguiu a proeza de ser inferior (deficitário). Pouco numa briga para não cair, mas se o Vasco tivesse ao menos sido equilibrado com os outros 7 times, teríamos ao menos 8 pts a mais, e estaríamos na 12ª posição.

Rebaixamento se resolve nos confrontos diretos entre os time que disputam essa parte da tabela, O Vasco conseguiu a proeza de ser rebaixado, porque não teve a capacidade de, ao menos, empatar com equipes fracas, que fizeram campanhas até piores que a do próprio Vasco, como o Coritiba, por exemplo, contra o qual perdemos os 2 jogos. Essas equipes são vencidas na vontade, na raça, na alma, algo que faltou a esse elenco durante todo o Campeonato, e apareceu em apenas alguns poucos momentos. Esse mesmo espírito, somado à técnica mais apurada, e teremos um time que dispute lá em cima.

A técnica do Time Vascaíno não era das melhores, mas acho que era, no mínimo, igual a de equipes que terminaram ali pelo meio da tabela. E não venham com essa balela de que tinha salário atrasado, porque tem um monte de times com salários atrasados, e com os todos os outros problemas que o Vasco também teve, mas eles correram, buscaram ao máximo reverter suas situações difíceis, e não se entregaram nunca. O Vasco foi um Time que entrou desinteressado, desatento, como se não fosse responsabilidade deles em quase todas as partidas, e durante a quase totalidade dos jogos que disputou na temporada. Quando isso não aconteceu, não tínhamos aqueles que poderiam resolver para nós, como na eliminação da Sulamericana, onde o "sensacional Ribamar" perdeu uns 6 gols feitos, e foi o maior responsável por não apenas termos deixado de aplicar uma goleada, mas também por termos perdido uma boa premiação, além de termos deixado a competição (e agora põe o Vasco na Justiça).

Raça, vontade, disposição, alma não garantem nada, mas sem essas coisas, nada se conquista. E tudo isso faltou a esse Time do Vasco.

Saudações Vascaínas!




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Vasco x Goiás: vale pouco ou vale muito

O Vasco enfrenta o Goiás hoje a noite, e não haverá nenhuma oportunidade de o Vasco perder pontos nessa partida. Qualquer tropeço deixa o time numa condição ainda mais complicada, porque houve erro, decisão "equivocada" no jogo contra o Inter-RS, e essa é a oportunidade de o Vasco ter alguma chance de escapar da Série B, ou seja, com a anulação dessa partida.

Seja o que for, o Vasco não depende apenas de si, mas também de muitos outros fatores e resultados envolvidos. Em primeiro lugar o Flamengo precisa ser campeão, para que o jogo deixe de ter tanta importância para os gaúchos. Em segundo lugar o STJD tem que julgar favorável ao Vasco.

Mas o mais importante é: já combinaram com o Fluminense e o Fortaleza, para que os cariocas ganhem o jogo? Sim, porque com um simples empate e time cearense se torna inalcançável nos critérios de desempate, e se eles ganham o jogo, se torna inalcançável em praticamente qualquer circunstância.

Então, que o Vasco entre em campo, faça sua parte e ganhe o jogo (algo que faltou durante todo o campeonato, e falarei sobre isso amanhã), torça para resultados que o beneficiem, e no final ainda conte com a boa vontade de o STJD fazer o certo. Se tudo isso acontecer, ainda dependerá do resultado contra o Inter-RS.

Saudações Vascaínas!

A saída de Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo não continuará à frente da Equipe Vascaína no processo de reconstrução que a atual diretoria diz que fará. Não conheço os bastidores da decisão, mas analisando apenas as notícias que temos conhecimento, parece ter sido o primeiro erro da atual diretoria. Luxemburgo tem conhecimento, experiência, e o fundamental, interesse em deixar a carreira após fazer um trabalho de primeiríssima linha. Qual trabalho poderia ser mais impactante do que tirar o Vasco da Série B, e levá-lo a disputar uma Libertadores, com grande participação na competição? Ou seja, ele tem as qualidades técnicas, e tem todo o interesse do mundo em realizar um grande trabalho. Por isso acho que foi um erro, porque já temos um técnico de nome, que já criou laços com o Club e a Torcida, e que estava muito interessado em realizar um grande trabalho.

Mas isso não significa que a situação tenha sido perdida. O Vasco pode conseguir outro bom treinador. No caso a diretoria pensa em um treinador especificamente para a Série B. Alguns nomes já vêm sendo discutidos, entre eles Fernando Dinis e Zé Ricardo.

Mas uma coisa é certa, o Time precisa ser melhorado. Claro que dificilmente faremos contratações de altíssimo nível para a Série B, ainda mais com a restrição orçamentária que teremos, mas precisaremos de um elenco mais equilibrado. Eu manteria Henrique para esta temporada, porque é um bom atleta para disputar esse campeonato, e buscaria pelo menos uns dois bons meias da própria Série B, porque não temos nenhum, já que Benítez não ficará, e não temos ninguém com essa característica subindo do Sub-20. Também não podemos ter uma Equipe exageradamente jovem, e a base não poderá ser a solução para tudo, mas deverá ser bastante utilizada.

Esse equilíbrio, ainda mais em tempos de vacas magérrimas, é o grande desafio para essa temporada 2021. Como eu disse, acho que Luxemburgo e sua comissão técnica facilitariam isso, mas sua saída não significa que esse objetivo não seja alcançado. Mas sempre temos que ter em mente os bastidores, o que foi discutido a portas fechadas, e isso pode ter atrapalhado, e ao menos por enquanto, não iremos saber o que aconteceu lá.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Mais um na Justiça

E esse foi rápido em acionar o Vasco. Ribamar, aquele que de jogador de futebol só tem o fato de assistir os jogos dentro de campo, cobra cerca de R$ 1,5 milhões do Vasco, em salários atrasados, verbas rescisórias, etc. 

Além do 4º rebaixamento, Alexandre Campello também deixa outras heranças malditas para o Club. Apesar de ter feito uma gestão relativamente melhor que seus antecessores, Campello também foi bem mal, e por culpa dele, pela forma irresponsável e desrespeitosa com que chegou à presidência, e pelo não cumprimento dos acordos feitos para chegar a esse posto.

Queda para Série B provoca queda de R$ 100 mil nas receitas

É o que vocês leram. R$ 100 milhões a menos nas receitas Vascaínas projetadas para este ano. Isso é o que se estimou na reunião de diretoria que ocorreu ontem. Isso é o que dá priorizar a planilha, e esquecer a qualidade do seu produto.

O elenco não era dos piores, mas tinha algumas nítidas carências, que precisavam ser sanadas. Elas foram negligenciadas em nome de um "contingenciamento" que não existiu, e o resultado foi esse. 

Sei que, quando se falta dinheiro, é muito difícil fazer esse equilíbrio entre investimento e economia, porque a economia não pode ser tanta que provoque a queda brusca de receitas. Essa é a equação que a atual diretoria terá que alcançar.

Futuro de Luxemburgo segue indefinido

O Profexô se colocou à disposição para a Série B, e para um trabalho de longo prazo no Vasco, com planejamento, metas, etc. Ele e sua comissão técnica têm mais do que condições de realizar esse trabalho, e mostraram interesse nisso.

Eu manteria Luxemburgo, porque qualquer reconstrução passará pela contratação de um técnico de primeira linha, e nós já o temos, disposto a conhecer elenco e potencialidades num prazo mais longo, e a realizar este trabalho. Ele também conhece o mercado e o futebol como poucos. É um nome talhado para essa tarefa.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Vasco já se prepara para jogar a Série B

Na verdade esta edição do Brasileirão foi a que definiu os 4 rebaixados com maior antecedência. Uma rodada antes do fim, e já sabemos que Vasco, Goiás, Coritiba, e Botafogo jogarão a Série B na próxima temporada. O Vasco ainda tem o jogo contra o Inter-RS no STJD, mas dificilmente a partida será anulada, mesmo com todo o direito dizendo que o Vasco tem razão em suas demandas.

Com vistas a essa situação, que de cara já causa um prejuízo gigantesco ao Club, a diretoria Vascaína se reúne para começar a projetar as ações que tragam o Vasco de volta à elite do futebol, e que dessa vez seja mais embasada, e que o Time se mantenha no lugar que deve ficar, a Série A.

Algumas situações serão discutidas, como a manutenção da comissão técnica - eu manteria, até porque há vontade dessa comissão em levar o Vaco de volta ao topo, e eles têm condições para isso -, permanência ou não de Cano e Benítez, a barca - que deve ser grande - e contratações com capacidade técnica e física para disputar essa competição, que tem jogos muito intensos, ainda que com qualidade técnica bem aquém das partidas disputadas na Série A. Também serão disutidos os nomes do Sub-20 que serão aproveitados ou não, e acredito que sejam bastante testados no Estadual.

Que eles acertem nas decisões, e que o Vasco consiga retornar mais forte.

Saudações Vascaínas!

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Corínthians 0 x 0 Vasco: interessa agora preparar a próxima temporada

O Vasco caiu. A matemática é quase impossível de acontecer. Então temos que aceitar o quarto rebaixamento, e começar a preparar a próxima temporada de forma séria. Para a partida contra o Goiás, que também caiu, temos que colocar apenas atletas que podem ser aproveitados na próxima temporada. Jogadores como Carlinhos, Borges, e Torres (esses sem conversa), Fernando Miguel, Castan e Cano (a não ser que queiram jogar a Série B) e alguns outros que não serão aproveitados, não têm nem que ir para o jogo. Usem a base, comecem a ver com quem se pode e com quem não se pode contar. Plano de 15 dias acabou, parem de gastar dinheiro a toa, e vamos preparar a próxima temporada.

Para isso Salgado precisa assumir realmente o Club, remodelar o departamento de futebol, contratar atletas que saibam jogar a guerra que é a Série B, e ser campeão, porque essa história de que ganhar Série B mancha o currículo é palhaçada, o que mancha o currículo é cair com a camisa do Vasco.

A culpa da queda não é de Salgado, é totalmente de Campello, mas a responsabilidade de recolocar essa nau no rumo certo é de Salgado, e ele precisa ser cobrado sobre isso com a intensidade que o Vasco merece. Todos sabemos que o Vasco está em condições financeiras terríveis, que temos muitas dificuldades políticas, que o elenco atual tem carências nítidas, mas Salgado também sabia disso tudo, e assumiu a responsabilidade de resolver toda essa situação, chegando a brigar por isso na Justiça, então que agora entregue, e que seja cobrado de acordo com todo o esforço que fez para assumir essa situação.

Vasco Sempre, mas chega de incompetências.

Saudações Vascaínas!


Corínthians x Vasco: Só a vitória interessa

Vamos lá, porque a análise serve para os dois times que vão a campo hoje, às 16h00 no Itaquerão. A derrota do Corínthians para o Santos na quarta, e a goleada do Bahia para cima do Fortaleza ontem deixaram a situação igual para os dois, sendo apenas a possível premiação diferente.

É isso aí, ambas as equipes não dependem apenas de suas forças para atingir seus objetivos, ambas têm apresentado um futebol oscilante, e que deixam suas torcidas com suspeitas, e ambas têm muito a ganhar e a perder, caso não alcancem seus objetivos, sendo que o Vasco perde muito mais.

Para o Corínthians a derrota o afasta definitivamente de qualquer chance de disputar uma Libertadores na próxima temporada, então podemos esperar que venham para cima do Vasco, e busquem a vitória de todas as formas.

Mas o Vasco perde mais, porque uma derrota o rebaixa com uma rodada de antecedência, configurando a pior campanha do Vasco de todos os tempos. Se em 2015 fizemos um primeiro turno ridículo, tivemos a reação de brigar até a última rodada pela permanência na Série A. Esse ano isso pode não acontecer, e o Time confirmaria a pior campanha do Vasco em todos os tempos dos pontos corridos.

Ganhar ou ganhar, o resto não nos interessa.

Saudações Vascaínas!

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Vascão já está em São Paulo

O Vasco viajou ontem, e já está em São Paulo para a partida contra o Corínthians, que acontece amanhã às 16h. Apesar de o plano de 15 dias contra o rebaixamento estar em prática, três coisas precisam se ditas, e compreendidas por todos. A primeira é que, se cair, a culpa é toda da administração Campello, que não enxergou com correção as necessidades da Equipe, e não reforçou as posições necessárias.

A segunda é que o plano pode dar resultado, mas é uma medida emergencial, e muitas dessas ações precisam virar rotina no Club, como uma maior presença dos atletas, com atividades e criação do interesse e comprometimento dos mesmos com o Vasco.

A terceira é que somente os atletas podem mudar a atual situação. De nada adianta concentrar, fazer palestras, manter os atletas o dia inteiro nas dependências do Club, se eles não derem algo a mais dentro de campo, se eles não entenderem que eles têm condições de reverter essa situação.

A anulação da partida contra o Inter-RS

O Vasco segue em sua luta para anular a partida contra o Inter-RS, realizada no último domingo no São Januário. Embora eu siga cético com relação a uma vitória Vascaína nesse sentido, ao menos o Club vem conseguindo algumas vitórias pontuais no processo. Uma dessas foi a decisão do Presidente do STJD, que ordenou à CBF entregar os áudios e vídeos completos do VAR e suas conversas durante a partida. Parte deles já mostra que a coisa não estava bem, e que as imagens indicavam o impedimento do atleta adversário, mesmo sem a linha.

Tudo bem que a decisão final é do árbitro, mas porque ele nem foi olhar as imagens?

Vasco com mais decisões do VAR contra e menos a favor

Esses números são ruins, mas seriam aceitáveis se todos os lances tivessem sido analisados com os mesmos critérios, e as visitas à tela do VAR tivessem sido feitas sempre que algum lance duvidoso estivesse em pauta. Mas não foi isso que aconteceu.

Várias vezes o Vasco foi prejudicado com decisões distintas para lances semelhantes, e alguns lances claros que beneficiariam o Vasco nem ao menos foram revisados, enquanto outros foram revisados, e embora não devessem mudar as decisões de campo, o fizeram.

Isso mostra apenas que há a tendência de prejudicar o Vasco, já os motivos dessa tendência é que a atual diretoria precisa detectar, e atacar o problema.

Time para enfrentar o Corínthians?

Segue totalmente indefinido. São muitos os comentários, de que Castan e Fernando Miguel perderiam a vaga, de que Catatau e Andrey ganhariam, depois isso é desmentido. Enfim só saberemos mesmo no próximo domingo, quando Luxemburgo anunciará oficialmente a Equipe que entrará em campo.

O que torcemos é para que, quem entrar em campo, tenha uma atuação condizente com as necessidades e grandeza do Club, e que não faltem atenção, vontade, e boas decisões em campo.

Parabéns FJV - 51 anos!

A Força Jovem do Vasco completou 51 anos. Inegável todo o serviço que a maior Torcida Organizada do Vasco prestou ao Club durante esse período. 

Parabéns à FJV, e que ela apoie sempre o Vasco, e não a políticos. Esses têm que ser aplaudidos quando acertam, e cobrados quando erram.

Já o Vasco tem que ser aplaudido sempre.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Inaceitáveis

O presidente do Vasco, Jorge Salgado, considerou inaceitáveis as desculpas (mais do que esfarrapadas) dadas pela CBF e pela empresa que opera o VAR no Brasileirão. O presidente Vascaíno está certo, e eu já havia dito isso também, mas volto a dizer, dificilmente a decisão de campo será anulada na esfera desportiva.

Mais lamentável do que os absurdos que observamos nos campos do planeta com uma frequência bem maior que o aceitável, é a recusa das esferas de Justiça Desportiva em fazer a correção das mesmas.

Castan e Fernando Miguel fora do Time?

A notícia foi divulgada pelo canal Atenção Vascaínos, mas tenham calma Vascaínos(as), porque os dois não estão deixando o Vasco, mas apenas têm suas posições de titularidade ameaçadas, seja porque não estão rendendo o esperado, seja porque não estão passando aos jovens a segurança e experiência que se esperava.

E os erros são reais, já se eles perderão ou não a condição de titulares, isso saberemos no próximo confronto. Eu já teria tirado Fernando Miguel, e talvez até mesmo Castan. Apesar de jovens, seus reservas precisam mostrar capacidade de assumir as responsabilidades e apresentar o futebol que se espera de atletas profissionais de alto nível, e infelizmente os dois titulares têm cometido erros seguidos.

O Vasco precisa fazer a sua parte

Tanto Vasco quanto Bahia e Fortaleza têm partidas dificílimas pela frente. Bahia e Fortaleza se enfrentam nesta rodada, e em caso de vitória do Fortaleza ele se livra matematicamente e o Bahia disputa com o Vasco. Com um empate nada é decidido para nenhum deles, e em caso de vitória do Bahia também. 

Mas para isso acontecer, é preciso que o Vasco vença o Corínthians. Se o Vasco empatar, na última partida teremos que torcer por uma derrota do Bahia, e teremos que golear o Goiás, que também pode chegar vivo nessa rodada. No caso de vitória Vascaína, ele poderá necessitar de outra vitória contra o Goiás, mas poderá ser uma vitória simples, mas terá que torcer por um tropeço de algum dos adversários em caso de Bahia. Qualquer outro resultado do jogo, e o Vasco vota a depender só dele.

Vamos torcer.

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Vasco pede impugnação da partida contra o Inter-RS

O Vasco pediu a impugnação da partida contra o Internacional, ocorrida no último domingo. A alegação principal é que o VAR já estaria apresentando problemas antes do início da partida, o que teria gerado a solicitação de retirada da câmara da VascoTV, e contesta nota da empresa responsável pelo sistema, que diz que o equipamento funcionava normalmente antes da partida.

Vamos ao que importa: o equipamento não funcionava bem antes da partida, tanto que pediram para retirar a câmera do Vasco; o reajuste não levou poucos minutos, porque o equipamento só se tornou operacional  quase no meio do segundo tempo; as equipes deveriam ter sido formalmente avisadas que o VAR apresentava defeito. E nada disso foi feito, então o Vasco está pleno em seu direito.

Dito isso, acho muito difícil que o Vasco reverta a validade da partida, não apenas por falta de datas, mas também porque a CBF dificilmente assumirá seu erro, tanto que já vieram com uma nota muito fajuta para tentar se isentar da responsabilidade.

Caberá ao Vasco recorrer de seus prejuízos financeiros na Justiça Comum.

E seria muito bom que a Justiça Brasileira desse ganho de causa ao Vasco, não por ser o Vasco em si, mas porque começaria a dar mostras de que as coisas são realmente sérias, e não se pode prejudicar os outros impunemente.

Mas da Justiça Desportiva não espero nada.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Coisa tumultuada na Colina

Após mais uma derrota, e mais uma atuação altamente criticável de alguns atletas - todos foram mal, mas a alguns faltou a alma também - a torcida pede a cabeça dos que demonstraram falta de fibra, de garra, de determinação. Verdade que a arbitragem atrapalhou, mas isso não é desculpa para desistirem da partida.

E a Torcida está certa, e esse é um problema que temos observado nesse elenco em vários momentos da temporada. Não é de agora que isso vem sendo mostrado e apontado aqui no Blog do Vascão Eterno, e por outros meios também. O problema é que os que substituem os que mostram essa falta de comprometimento, também acabam por atuar de forma parecida, ou são muito fracos tecnicamente.

O Vasco tem duas finais nessa reta final de competição. Entendo que, qualquer perda de pontos nesses jogos pode decretar a quarta queda da Equipe, o que seria um desastre com potencial para decretar definitivamente a queda do Club de patamar. De gigante do futebol brasileiro, viraria apenas um coadjuvante com passado, que no fundo é o que tem sido nos últimos 20 anos.

Serão duas finalíssimas. Com as vitórias, o Vasco praticamente se garante na Série A, devido ao confronto entre Fortaleza x Bahia. O Vasco fazendo 6 pts, e o Bahia não vencendo, o Vasco passará os baianos, e se manterá na elite, mas se tropeçar, aí dependerá de outras combinações de resultados.

Que esses atletas entendam isso, porque acabaram-se as chances de erros. Agora é tudo, ou nada.

Mas foram as péssimas apresentações, os erros repetidos de posicionamento, a falta de vontade que transpareceu em vários jogos, e a incapacidade desse elenco em se impor durante os jogos que trouxeram o Time a essa situação. Claro que também tivemos inúmeros erros grosseiros de arbitragem, mas isso não exime os atletas de suas responsabilidades.

Eles precisam ser cobrados, e já, porque está mais que demonstrado que não têm a menor condição de estarem vestindo a camisa Vascaína.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vasco 0 x 2 Inter-RS

Vou resumir o jogo. O Vasco levou um gol irregular, e o Time que já não atuava bem, se perdeu de vez. Benítez sofreu um pênalti claríssimo na cara do juiz, e ainda teve toque de mão dentro da área, e a arbitragem não deu porque não quis. E esse foi o primeiro tempo. 

No segundo tempo o Vasco até melhorou, mas tinha dificuldades de chegar ao gol do Inter, que se fechaveae defendia como podia. Mais um penalti a favor do Vasco, e German Cano chutou para fora. Apesar do erro, o argentino segue com crédito. No final o Vasco ia no desespero, e o Inter ainda teve tempo de fazer um gol de treino, onde dois zagueiros se desdobravam para tentar marcar o ataque do Inter, e outros 4 ou 5 Vascaínos apenas assistiam a troca de passes até a conclusão para o gol.

O Vasco jogou mal, mas tem sido roubado escandalosamente durante todo o campeonato, a ponto de existirem dois pesos e duas medidas do mesmo árbitro, para o mesmo jogo, como foi o caso de Fortaleza x Vasco, e Vasco x Bahia, e sempre o prejudicado é o Cruzmaltino. Mas tivemos vários outros.

Verdade que o Time deixa a desejar, mas a má fase também é acompanhada de "erros" grosseiros da arbitragem, e isso acaba abalando o Time, que é muito jovem, tornando ainda mais difícil uma reação. 

Aí o futebol perde seguidores, e os caras choram, reclamam. A culpa é deles, porque ninguém gosta de ser garfado escandalosamente dessa forma. 

Saudações Vascaínas!


domingo, 14 de fevereiro de 2021

Vasco x Inter-RS

O Vasco enfrenta o Internacional-RS hoje no São Januário. O jogo se tornou mais que decisivo para o Gigante, após os resultados de ontem, em que o Bahia empatou e abriu 1 pt do Vascão, e o Goiás venceu, e passou a estar apenas 1 pt abaixo do Vascão. Com esses resultados apenas a vitória tira o Time da Z4, e o adversário é apenas o líder do Brasileirão, numa luta ponto a ponto com o Flamengo para ver quem se sagra campeão.

Até por essa situação de disputar o título Brasileiro, o Inter-RS deve vir com tudo para cima do Vasco, porque joga no mesmo horário do adversário, e o único resultado que o mantém na ponta será a vitória. E o time gaúcho tem alguns problemas, sendo o principal a ausência de Patrick. Zé Gabriel, Uendel, e Leandro Fernández também estão suspensos, o que pode dificultar um pouco para os gaúchos, em compensação é um elenco mais bem montado que o Vascaíno e passam por um bom momento, então, se têm ausências, seguem com um time extremamente competitivo.

Já o Vasco não terá o zagueiro Marcelo Alves, suspenso pelo injusto 3º amarelo que recebeu, e o lateral esquerdo Henrique é dúvida, depois de um fortíssimo pisão de Paulão, que nada resulto de punição ao jogador do Fortaleza, enquanto foi uma jogada praticamente idêntica à de Alves. Com essa ausência, e a dúvida, Luxemburgo deve armar o Time com Ricardo Graça, e Neto Borges, tendo a volta de Leo Matos na lateral direita, e o provável retorno de Pikachu a sua posição de falso ponta. No ataque Cano é presença certa, e acredito que Catatau faça dupla com o argentino, já que não estava mal na última partida. Talles e Pec ficam para o segundo tempo.

Dá para vencer o Inter-RS?

Dá sim, mas o Time tem que corrigir todos aqueles defeitos que citamos aqui exaustivamente, como maior compactação, uma marcação mais próxima do adversário, de forma a impedir que haja tempo de dominar e pensar o que fazer com a bola, e não perder as oportunidades criadas. Claro, a atenção o jogo todo também é fundamental para evitar os erros bobos que vimos acontecer jogo após jogo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Quinze Dias para Três Anos

A diretoria e a comissão técnica formularam um plano de guerra de 15 dias, que busca manter o Vasco na Série A do Brasileirão. Os principais pontos são o final da folga para os atletas, a concentração dia sim dia não, aumento da carga de trabalho, e a oferta de um bônus financeiro em caso de aumentar a participação do Club na Série A do Brasileirão. Essa última parte foi recusada pelos atletas, que pediram que este dinheiro fosse dividido entre funcionários e pessoal da base.

A questão será saber se esses atletas terão condições de atingir esses objetivos. Mais do que problemas técnicos, esse elenco tem demonstrado muita falta de entendimento tático, e isso hoje em dia é fundamental.

Record transmitirá Carioca 2021

O arbitral da FFERJ aprovou a proposta da Record para a transmissão do Carioca que se inicia em 6 de março. Cada clube grande receberá R$ 2,5 milhões, mas os direitos sobre internet e pay-per-view serão dos clubes, e é onde eles esperam aumentar consideravelmente essa receita. O pay-per-view será comercializado pela Claro, Vivo e Sky, e tem preço de 49,90, ou de 129,90 no pacote completo. A transmissão por mídias digitais estará a cargo dos clubes.

Pode até dar certo. Vamos ver o que acontece.

Entenda porque a dívida Vascaína cresceu

O volante Wendel, que passou e foi rebaixado pelo Vasco em 2012 e 2013, ainda na gestão Carlor Roberto, ganhou causa na Justiça do Trabalho, e receberá cerca de R$ 15 milhões do Vasco. É bom lembrar que, há uns 7 anos atrás, a dívida começou em R$ 1,5 milhões.

Uma valorização de 1000% (10x) em sete anos. Tá bom para você?

Mas Wendel não foi o único que ganhou ações contra o Vasco. Outros jogadores, atletas, e até agentes e procuradores de atletas também ganham ações.

Como a dívida só é considerada a consolidada, ou seja, aquela que não tem como fugir do pagamento, cada ação dessas que o Vasco perde, a dívida aumenta.

Virou um poço sem fundo.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Fortaleza 3 x 0 Vasco: Time patético

O Vasco foi derrotado ontem pelo Fortaleza, em mais um confronto direto em que o Time de São Januário foi completamente incapaz de opor uma resistência minimamente séria ao adversário. Muito mais do que a parte técnica, o problema do Vasco segue sendo o de postura, tanto do posicionamento dos atletas dentro de campo, quanto da vontade de vencer, a gana, a indignação de estar sendo derrotado e não ter força alguma para reagir.

E foi isso que vimos ontem, um Time espaçado dentro de campo, que marca de longe, acovardado, sem nenhum poder de reação, tudo isso porque é composto de frouxos. O que foi dito após o jogo (de que muitos jogadores estariam abalados com as críticas que recebem) no Atenção Vascaínos preocupa. Como é isso? Os caras têm aquela atitude jogo após jogo, e não querem ser criticados? 

Tecnicamente eu já disse e insisto, que o Vasco está entre os 10 do Brasil. Acontece que técnica somente não ganha mais jogos. Hoje em dia tem que correr, ocupar espaços o tempo todo, buscar o resultado do primeiro ao último minuto, num futebol onde os juízes são influenciados pela atitude de todos, tem que catimbar, tem que influenciar, pressionar. O único time que não faz isso é o Vasco, e como ele não faz, o peso será sempre diferente para o Vasco, sempre contra o Vasco.

Eu não espero mais melhora desse Time, até porque não existe mais tempo para isso. Paga-se pelos inúmeros erros cometidos pela gestão Campello no futebol, mas paga-se também pela eterna briga política no Club, paga-se pela insistência em não se modernizar, paga-se pelos erros de 20 anos de desmandos e de sabotagens internas numa busca insana por poder, e paga-se pelo desrespeito que se tem à história do Club, e a sua Torcida.

Matematicamente a queda ainda não está decidida, mas dificilmente ela não virá, porque, como eu disse, é um Time de frouxos. Um Time de jogadores que se escondem em campo, um Time que olha o adversário jogar, que não reclama, que não pressiona, que não se impõe em nenhum aspecto. Enfim, é um Time que já entra derrotado.

E se tem frouxo abaladinho com as críticas que recebe, imaginem os Torcedores que têm que ver o papelão que eles fazem jogo após jogo.

Mais uma vez eu vou dizer: ganhar, empatar, perder, ser campeão, rebaixado, tudo isso faz parte do jogo, é parte do esporte, do futebol, mas a covardia, a falta de entrega, essas coisas não, elas não tem lugar, nem no esporte, nem em nenhuma outra atividade da vida.

Esse é um Time que merece ser chamado de timinho.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Fortaleza x Vasco: as fichas estão acabando

O Vascão enfrenta o Fortaleza hoje, na capital de mesmo nome, em partida onde algumas de suas últimas fichas estarão sendo jogadas. Mais uma vez na Z4 - verdade que um empate o tira dela -, mas isso pode não ser suficiente. Verdade também que o Time precisa apenas de si mesmo para se resolver e manter na Série A, e verdade que já passou da hora de mostrar que é capaz de conquistar seus objetivos, mesmo que esses objetivos sejam mínimos, como apenas se manter na elite do futebol brasileiro.

E esse talvez tenha sido o grande problema, já que o Vasco fracassou na grande maioria das vezes em que precisou mostrar a capacidade de atingir seus objetivos.

No início dissemos que o empate não é de todo ruim, mas a verdade é que esse resultado talvez seja melhor para o Fortaleza, já que enfrentará um Palmeiras desestimulado e voltado às finais da Copa do Brasil, o Bahia desesperado, e fecha contra o Fluminense, que possivelmente também já estará resolvido na última rodada. O Vasco enfrentará o Inter que disputa o título, o Corínthians brigando por Libertadores, e o Goiás, este talvez já rebaixado. Então o empate pode não ser um desastre, mas a vitória praticamente vai nos garantir na Série A.

E é com esse espírito que o Time precisa entrar hoje. Ou seja, temos que buscar a vitória o jogo inteiro, mas não podemos nos abrir à derrota. Equação difícil, para um Time que teve muita dificuldade de alcançar este equilíbrio durante toda a competição.

Que isso ocorra hoje, e que as mudanças de Luxemburgo surtam o efeito desejado.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Ótima entrevista ontem no Atenção Vascaínos

O canal de youtube, Atenção Vascaínos, fez excelente entrevista ontem com o Presidente do Vasco, Jorge Salgado. Apesar de a entrevista ter sido triste, e de alguns dados terem sido muito estranhos, ela foi ótima, apesar de as respostas do mandatário não terem sido as esperadas pelos(as) Vascaínos(as).

Alguns pontos não batem, e há que se verificar a veracidade de algumas informações. Por exemplo, há coisa de uns 4 meses, o Vasco divulgou que tinha sido o único clube que não aumentou sua dívida durante a pandemia, o que demonstraria excelente gestão financeira, mesmo em período tão complicado quanto o vivido em 2020. Salgado informou que essa dívida teria aumentado em cerca de R$ 120 milhões. Talvez essa seja a mais séria. Mas também temos a questão dos investimentos no futebol, ou o aporte ao Club prometido durante a campanha. Questões a serem melhor explicadas pelo mandatário.

Apesar de triste, pela situação exposta, vale muito a pena assistir à entrevista.


Amanhã as chances diminuem

Entendam, o título dessa nota não se referem às chances que o Vasco tem de vencer amanhã, mas simplesmente porque amanhã é uma das últimas chances que o Vasco tem de se resolver nesse campeonato, ou seja, ele precisa pontuar, de preferência com os três pts. Verdade que um empate já nos tira provisoriamente da Z4, mas depois teremos apenas 3 jogos, sendo um contra o líder da competição, outro contra o Corinthians (brigando por Libertadores) em São Paulo, e apenas o Goiás em casa (teoricamente o mais fraco). Ou seja, ou saímos com um bom resultado amanhã, ou a coisa vai complicar demais.

Vasco já está em Fortaleza

O Vascão já dormiu em Fortaleza ontem, e se prepara para a partida decisiva de amanhã na capital cearense. Esperamos que essa tática dê certo, e que o Time possa estar concentrado, focado, e pronto para enfrentar esse desafio, que é difícil e importantíssimo para o futuro do Club.

E podemos ter desfalque importante

Geman Cano, o artilheiro do Vascão, apresentou indisposição intestinal, e não treinou domingo e segunda, mesmo assim viajou com a delegação para Fortaleza. Esperamos que o atleta já esteja melhor, mas se ainda não estiver, que que ele tome uma "overdose de medicamentos" para o problema, mas que esteja pronto a enfrentar os cearenses amanhã.

Apesar do gracejo, Cano é importantíssimo para esse Time, e é preciso que se faça todo o possível e impossível para que ele esteja em campo amanhã, e bem.

Saudações Vascaínas!



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Mesmo na Z4, Vasco tem grandes chances de recuperação

A tabela que nos interessa nesse momento

Time     pts  jgs   vit   sg      Próximos jogos
Sport     38   34   11  -17      Inter f - Braga c- Athl. PR f 
Fortal    38   34    9    -4       Vasco c - Palme f - Bahia c - Flum f
Bahia    37   35   10  -17      Atle. M f - Forta f - Santos c
Vasco    37   34   9    -15      Fortal f - Inter c - Corin f - Goias c
Goiás    33   35   8    -23      Bota c - Braga c - Vasco f

A tabela acima mostra a situação atual. O Vasco tem uma tabela equilibrada, com dois confrontos diretos, enquanto as outras equipes têm confrontos dificílimo. 

O Goiás precisa ganhar os três jogos, ou ao menos os dois confrontos diretos, e conseguir um empate contra o Bragantino. 

O Bahia precisa vencer o Fortaleza, e no mínimo dois empates contra Atlét. MG e Santos.

O Fortaleza se salva vencendo os dois confrontos diretos.

O Sport Precisa de ao menos uma vitória e um empate, mas tem os adversários mais difíceis.

O Vasco se salva com duas vitórias nos confrontos diretos.

Estou considerando uma linha de corte de 41 pts.

Como vemos o Vasco depende apenas de si mesmo, e aí reside o problema, porque todas as vezes que precisou de si mesmo, e todas as vezes que pensamos que o Vasco iria deslanchar por enfrentarmos adversários mais fracos, tropeçamos, às vezes de forma feia. Basta ver que temos um aproveitamento de apenas 44% contra nossos adversários diretos. Difícil fazer uma boa temporada, se temos um aproveitamento tão baixo contra adversários mais fracos.

Vasco veta árbitros

O Vasco vetou o árbitro Rodrigo Guarizo Ferreira de atuar em seus jogos, após ter feito a reclamação formal contra a arbitragem do jogo Vasco 0 x 0 Bahia, quando o árbitro e o VAR usaram dois pesos e duas medidas em três lances semelhantes na mesma partida. No caso de Rodrigo Guarizo esses erros contra o Vasco ainda se desdobram em lances em outros jogos em que atuou, anulando gols legítimos dos Vascaínos, o que colabora sensivelmente para estarmos na atual situação.

O Vasco está certo, e se voltar a ocorrer, que se vete mais árbitros.

Para os que não entendem isso, o Vasco deve ter perdido ao menos uns 12 pts nesses erros, o que nos colocaria com 49 pts, fora de qualquer risco de rebaixamento, e brigando por uma pré-Libertadores. Não bastassem erros individuais, ainda brigar contra a arbitragem fica realmente difícil.

Saudações Vascaínas!

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Botafogo rebaixado, ruim pro Vasco

O Botafogo foi rebaixado ontem, após derrota por 1x0 para o Sport-PE, em jogo que não assisti, mas quem viu disse que houve, mais uma vez, interferência indevida do VAR, e uma arbitragem pra lá de ruim, já que interferiu diretamente no resultado.

E lamentamos a queda do Botafogo, e não apenas pela queda, mas também porque isso significou que o Vasco perdeu uma posição, ao ser ultrapassado pelos pernambucanos na tabela. Mais que nunca o jogo contra o Fortaleza virou decisão, e o Vasco está obrigado a vencê-lo. Não apenas ultrapassamos o próprio time cearense na tabela, como impedimos que eles desgarrem.

Leo Gil deve perder a vaga

O volante argentino vem apresentando um rendimento bastante aquém do esperado nas últimas partidas, e isso deve levar a que ele perca a vaga no meio-campo. Até mesmo no quesito marcação eu acho que ele vem apresentando deficiências, já que tem dado espaço e tempo para os adversários dominarem e decidirem o que fazer com a bola, além de estar apresentando deficiências na recomposição. No apoio tem sido peça nula, ao perder a bola com facilidade, e mostrar dificuldades até mesmo para domínios simples da redonda.

Juninho, Andrey e Carlinhos disputam essa vaga.

Eu iria com um dos dois crias, porque Carlinhos é outro que parece que vai, mas nunca chega a lugar nenhum. Jogador muito mais fraco que os concorrentes.

Entrevista de Luxemburgo

O técnico explicou a declaração sobre "outro patamar" dada após a derrota para o Flamengo. Além disso se eximiu de comentar sobre o que levou o Vasco à situação de estar há anos disputando para não ser rebaixado, mas falou que quer ficar ao menos mais dois anos no Club, e ainda disse que pretende levar o Vasco de volta ao protagonismo que sempre lhe foi característico.

Também foi falado sobre as chances de o Vasco permanecer na Série A, campeonato a parte, parte psicológica do atletas, enfim, foi uma entrevista bem interessante.

Mas talvez o mais interessante é que Luxemburgo disse que já acerta com o Vasco de a entrevista pós-jogo passar a ser no dia seguinte à partida. A ideia é para evitar respostas com sangue quente, e polêmicas desnecessárias, só não sei  se a CBF aceitaria isso.

Sem folga e viagem na segunda

O Vasco não terá folga neste final de semana, e teve a viagem para Fortaleza antecipada para segunda-feira. A ideia certamente é manter o Time concentrado para o jogo, que mais do que nunca assumiu o caráter de uma decisão para o Gigante. 

A propósito, o jogo contra o Goiás também assumiu características totais de decisão.

Mas deve ter folga

O Vascão não joga esse final de semana, mesmo assim o blogueiro aqui vai acompanhar o noticiário do Club, e se vermos que temos algo importante a comentar, então apareceremos amanhã, caso contrário, folga.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Flamengo 2 x 0 Vasco

Mais uma derrota para o tradicional rival, e agora já somamos 17 jogos sem vencer o Flamengo. Mas devido a derrota do Bahia para o Fluminense, o Vasco não está amaçado de retornar à Z4 neste momento. E no próximo jogo, o Vasco enfrenta adversário muito direto na briga contra o descenso, e aqui temos nosso grande problema, porque muitos ajudam o Vasco, mas o Vasco insiste em não se ajudar. Basta ver nosso retrospecto contra adversários diretos na tabela, onde temos um desempenho sofrível contra a maior parte deles. E é por isso que estamos tão mal posicionados nessa tabela.

O jogo de ontem apenas refletiu a pequenez que o Time do Vasco alcançou após duas décadas de irresponsáveis e tenebrosas administrações. A administração Campello foi horrorosa, mas foi a melhor dos últimos 20 anos, porque se não deixou títulos, ao menos deixou uma base com a qual começar a trabalhar. E agora é hora de a diretoria recém empossada iniciar esse trabalho. Mas o desastre no futebol de Campello atrapalha nisso, porque não há como começar a investir no Time, se não se sabe o que o Vasco vai disputar no próximo ano. Para isso já estar decidido precisávamos apenas de 3 vitórias, que não tivemos por absoluta incompetência nossa. Seriam duas contra o Coritiba, e uma contra o Bragantino em casa. 8 pts a mais na tabela, que já teria decidido nossa vida, e que possibilitaria que se iniciasse um trabalho de reformulação profunda e séria nesse elenco.

Mas não tivemos esses pontos.

Agora é juntar os cacos, esperar que esses caras se superem contra o Fortaleza, cheguem aos 40 pts, e conquistem ao menos mais uma vitória, para garantir o Time na Série A, e termos condições de cobrar essa diretoria que tomem uma atitude séria quanto ao futuro do Club. Essa atitude inclui montar um elenco mais forte, com pelo menos mais dois jogadores de peso, e alguns em condições de entrarem e fazerem alguma coisa.

Chega de jogadores que não acrescentam absolutamente nada à Equipe.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Flamengo x Vasco

Hoje o Maraca recebe o Clássico dos Milhões, e jocosamente, não teremos espectadores no estádio. O clássico que movia multidões, que por anos mobilizou toda a cidade, todo o estado, hoje estará, mais uma vez, com as arquibancadas, cadeiras e camarotes vazios. Mais uma vez porque no primeiro turno também foi assim, só que agora isso ocorre em seu palco principal.

E teremos um jogo com dois times distintos, que buscam objetivos também distintos. Enquanto o Flamengo busca uma vitória para tentar se aproximar do Inter-RS, e ganhar seu segundo Brasileirão seguido, o Vasco busca, também mais uma vez, fugir às últimas posições na tabela de classificação.

Mas os times também são distintos porque o Flamengo tem um time mais qualificado, mais encorpado, mais pronto. O Vasco, ao contrário, tem um time que poderia ter dado mais do que deu, mas é bem inferior ao adversário no quesito técnico, é um Time jovem, que oscila muito, mas que tem totais condições de surpreender hoje, justamente por sua juventude, e pelo potencial que a Equipe tem e que ainda não foi atingido.

Por último o Flamengo deverá ter 2 ou 3 desfalques, sendo ao menos 1 importante, enquanto o Vasco entra em campo sem seu Capitão, e em seu lugar entra o promissor Ricardo Graça. Jogo que vale muito para ambos, e que também tem cara de decisão. Esperemos apenas que hoje o futebol entre em campo, junto com muita vontade, disposição e garra do Gigante. Essa é a receita para vencer o tradicional rival.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Vasco cobra CBF sobre arbitragem

O Vasco entrou oficialmente com cobranças sobre a arbitragem de sua última partida, contra o Bahia, junto a comissão de arbitragem da CBF. Os motivos da cobrança são conhecidos de todos(as) os/as Vascaínos(as) que acompanham o Club, e se referem às duas entradas criminosas que Benítez e Matos sofreram, mas que nem amarelo renderam, e à expulsão de Castan, em lance absolutamente semelhante.

A diretoria está certíssima em cobrar a CBF. Claro que esse pessoal assumiu há pouco mais de uma semana, mas o Vasco até demorou demais em se manifestar.

Elenco já é avaliado para a próxima temporada

A temporada 2020 ainda não acabou, a verdade é que o Vasco segue se enrolando e não conseguindo definir sua situação com antecedência, mas o elenco já é avaliado para a sequência do ano. Segundo a NetVasco seis atletas já entram na lista, sendo eles: Vinícius, Lucas Santos, Tiago Reis, Catatau, Ulisses e Neto Borges.

Eu daria chances a Catatau e Ulisses. O primeiro porque já mostrou que pode ser útil, mesmo não sendo craque, mas é uma boa peça para compor elenco, e sabe jogar nas três posições de ataque.

O segundo porque não teve chances, então eu colocaria o atleta para disputar o Carioca, e ver o que se pode esperar dele.

Vinícius volta para a base. Ele está muito longe de ter condições de estar no Time Principal do Vasco. Precisa amadurecer muito, principalmente fundamentos e compreensão tática do jogo. 

Tiago Reis e Lucas Santos eu emprestaria. Eles precisam de rodagem e chance de atuarem. Se renderem algo nesse período, poderiam até ter outra chance futuramente, do contrário não renovaria os contratos, e vida que segue.

Neto Borges pode voltara para a Bélgica. Acho que ele até tem vontade, mas é fraco demais.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Vasco 0 x 0 Bahia

O Vasco empatou com o Bahia ontem, sem abertura de placar, e praticamente sem jogo de futebol, porque o que vimos em campo não foi futebol. Em compensação o confronto teve muitas polêmicas, como a entrada covarde e desleal do jogador do Bahia sobre Benítez, a entrada do goleiro do Bahia, os cartões amarelos para os baianos que o juiz pareceu ter esquecido em casa, e o excessivo rigor nos amarelos mostrados aos atletas Vascaínos, o que acabou por causar a expulsão de Castan, em lance que o goleiro se abaixou na altura do joelho do zagueiro do Vasco.

"Mas a arbitragem não foi responsável pelo placar".

Verdade, o responsável pelo placar foi o futebol, que ambas as equipes esqueceram em casa, e que por isso mesmo se tornaram incapazes de chegarem ao gol adversário, ao menos em jogadas trabalhadas, e o que todos esperávamos era um lance fortuito, como o que resultou no gol anulado do Vasco, em que o goleiro Bahiano foi acertado na sequência, porque antes ele rebateu a bola para frente. Como também já tinha feito em bola chutada por Catatau, e que no rebote passou próxima a Cano. Ou nas falhas da zaga que possibilitaram as duas chances baianas.

"Então por que está falando de arbitragem?"

Simples, porque antes da expulsão de Castan, dois baianos deveriam ter sido expulsos, mas o juiz tinha esquecido os cartões pros baianos. E a desculpa de que a bola tinha saído no lance entre o goleiro e Matos não cola, porque não se marca o pênalti, mas se expulsa pela entrada com excessivo força, e por ter acertado o adversário dessa forma.

Quanto ao jogo não há como analisar, porque simplesmente não tivemos futebol. O Vasco completamente incapaz de romper a defesa baiana, e os baianos completamente incapazes de chegar a incomodar Fernando Miguel.

Saudações Vascaínas!