terça-feira, 30 de abril de 2019

Reunião no CD do Vascão

Ontem a noite teve reunião do CD, onde o Conselho Fiscal apresentou denúncia contra a Diretoria Administrativa, e com isso tentava criar clima para o afastamento, ou até impeachment do Presidente Campello.

O Presidente do Vasco tem vários problemas, principalmente no futebol, onde gasta os "poucos recursos" de forma temerária e incompetente. Mas financeiramente a atual diretoria é muito competente, porque com uma série de entraves (inclusive internos no Club), dificuldades, desconfiança de parte significativa da Torcida, ainda vem conseguindo sanear as contas do Vascão. Agora precisa tomar a liderança dos clubes, se unir aos "exilados da Globo" paulistas, mineiros, gaúchos e paranaenses, pressionar pela melhora das cotas de TV, acabar com esse absurdo abismo entre os dois "queridinhos", e sanear o futebol brasileiro como um todo.

Quanto ao CD, qualquer tentativa de afastamento está momentaneamente afastada, mas Canpello precisará fazer algumas correções no rumo dessa Nau. A primeira é a apresentação da documentação solicitada pelo Conselho Fiscal. A segunda é o afastamento de Alexandre Faria, e a contratação de alguém mais afinado às necessidades do Vascão. Nada contra o Diretor pessoalmente, mas devido a uma série de erros ele perdeu ambiente e apoio da Torcida, de Sócios, e de vários Grupos Políticos do Club. A terceira é a necessidade urgente de indicar um Vicepresidente de Futebol, porque Campello já mostrou que está muito enrolado nessa parte.

As três são imprescindíveis para algum tempo de tranquilidade no Club.

Justiça Bloqueia transferências de atletas do Vasco

A Justiça do Rio de Janeiro ordenou o bloqueio na FFERJ e na CBF das transferências de atletas do Vascão para outras equipes. Todas essas transferências deverão ter 5% de seus valores retidos, até que se somem os mais de R$ 3,5 mil de dívida com a empresa Biosanear Serviços Eirelle.

Mais um baque nas contas correntes do Club.

Marcos Júnior e Valdivia apresentados

Os dois meio-campistas foram apresentados hoje, mas apenas Marcos Júnior poderá ter condições de jogo, já que Valdivia estava parado e precisa antes recuperar a forma física. Ambos estão liberados no BID. Outro que já poderia estrear é o atacante Jairinho, que também já está no BID.

E Sidão foi contratado

Apesar do antagonismo da Torcida e de parte significativa de Conselheiros e Sócios do Vascão, o goleiro Sidão foi contratado, e já tem gente querendo sua estreia contra o Atlet. MG amanhã. 

Sidão é um goleiro fraco, talvez pior do que nosso atual terceiro reserva. A contratação do atleta não teve nenhum critério sério para avalizar, porque se tivesse tido ele não vinha.

Explica isso Campello?

Saudações Vascaínas!

domingo, 28 de abril de 2019

Blog do Vascão Eterno e AVV. ATLÉTICO PR 4 X 1 VASCO E ENTREVISTA VICE PRESIDENTE DA VASCOMED DR...

Uma derrota vexatória, um time desarticulado, mal postado em campo e sem recursos táticos. Para mim voltou a ser time do Valentim, e para você e a bancada como foi? Também teremos a entrevista com o vice-presidente da Vascomed.


Atlético. PR 4 x 1 Vasco: vitória da tática e treinamento

O Vasco foi presa fácil para o melhor time do Paraná, e caiu de 4 na Arena da Baixada. O Time voltou a apresentar erros da época de Valentim, e foi facilmente batido pelo adversário. Claro que a atuação foi prejudicada pelo gol com menos de dois minutos de jogo, em falha de marcação Vascaína, mas isso é apenas um detalhe menor, num jogo em que parecia que um time tinha 10 jogadores em campo, e o outro parecia ter 14 ou 15, tal a superioridade tática dos paranaenses.

Se você acha que a culpa é do técnico, pare de achar. O Vasco é um time em formaçao, porque podemos jogar fora praticamente tudo o que foi feito nos primeiros 4 meses do ano. A insistência com Valentim, que deu mostras de que se perdia a frente do elenco, ao insistir num esquema tático mais do que superado no mundo todo, apenas oferece seu reflexo agora. Uma pena que o aparentemente competente Marcos Valadares tenha que enfrentar essa transição, e tenha tido como primeiro desafio uma equipe bem estruturada e treinada como essa.

Quanto ao jogo o que houve foi o seguinte, o Atlético. PR tinha um time compacto, que jogava em 20-25 m de campo. Com isso seus jogadores pareciam se multiplicar, tendo sempre 1 ou mais atletas do que o Vasco aonde a bola estava. Além disso a intensidade de jogo imposta pelos paranaenses foi muito maior, e os Vascaínos tinham dificuldades de dominar a bola, e mais ainda de executar passes e jogadas. Quando o Vascaíno se livrava de um marcador, já havia outro pronto a dar o combate, aproveitando de um jogador já desequilibrado. Os gols foram apenas uma questão de consequência, e poderiam ter sido mais, enquanto o Vasco perdeu as poucas oportunidades que criou.

O Vasco, ao contrário, voltou a ser um time espaçado, ocupando 40-45 m de campo. Isso dava aos atleticanos o espaço que seu compacto time tinha para exercer a superioridade numérica no setor da bola, e construir suas jogadas contra uma exposta zaga Vascaína.

Sim, porque mesmo quando o Vasco tentava uma pressão, sempre tinha um atleticano a mais, e o time recuava preenchendo is espaços do campo, enquanto o Vasco tinha avançado seu meio e seu ataque, e a zaga tinha recuado, criando um enorme buraco no meio Vascaíno. Esse buraco era preenchido pelos atleticanos, que tinham tempo de dominar e partir em velocidade contra uma zaga exposta, e ainda recebendo o apoio de seu meio campo e laterais, que vinham de trás em velocidade.

Tudo isso foi piorado pela intensidade de jogo imposta pelas duas equipes. Enquanto o Atlét. PR parecia uma equipe europeia de ponta disputando uma "champions", o Vasco parecia uma equipe dos anos 90 disputando um amistoso.

De destaque no Vasco a atuação solitária de Marrony, eleito o melhor da partida, e a entrada de Bruno César, que articulou melhor o meio de campo. Na zaga Werley foi simplesmente medonho, e Miranda sentiu a estréia, mas ainda assim foi melhor que o companheiro. Graça não comprometeu, e os laterais voltaram a ser duas avenidas. No meio Pikachu apático, Ramon enrolado, e Lucas perdido sem ajuda. No ataque Marrony tentava sozinho por não ter com quem jogar, Maxi de lampejos apagados, Ribamar e Sasse entraram nos lugares de Maxi e Pikachu, e fizeram o de sempre, o primeiro nada, o segundo lampejos mal executados.

Marcos Valadares vai ter muito trabalho para acertar esse Time, que precisa melhorar taticamente, mas precisa mudar de postura em campo. Contra o Santos, na maior parte do tempo, o time foi mais compacto e jogou bem, com a atitude de quem quer vencer, hoje isso aconteceu poucas vezes, e foi o desastre que vimos. Um time não muda a forma de jogar da noite para o dia, e ainda levaremos alguns jogos até realmente começarmos a ver progressos. Isso se houver real interesse dos atletas.

Saudações Vascaínas!

Atlético PR x Vasco - Estreia no Brasileirão 2019

O Vascão estreia no Brasileirão hoje, contra o Atlét. PR, às 16h00, na Arena da Baixada. A partida será transmitida pela Globo, e será a segunda oportunidade de Marcos Valadares mostrar serviço à frente da Equipe Cruzmaltina. A primeira vez foi positiva, mas somente uma sequência poderá dar ideia real se o treinador tem ou não condições de permanecer à frente do Elenco.

Os atleticanos têm sido um time bastante ranhoso nos últimos anos, e particularmente esse ano têm tido um desempenho bastante importante, tendo vencido inclusive o Boca Juniors, na própria Arena da Baixada. O elástico placar de 3x0 foi imponente, e deixa qualquer equipe ressabiada em enfrentar os paranaenses em sua casa. Mas há possibilidade de o time entrar desfalcado de ao menos 4 titulares importantes, já que a Libertadores tem a preferência, ainda mais que estão indo bem na competição continental.

Já o Vascão não tem muita opção. Três desfalques confirmados, Fernando Miguel, Castan e Rossi. Também existe a possibilidade de alteração na Equipe, que pode ter a ausência de Cáceres, e a estreia do jovem zagueiro Miranda. Outra alteração certa é a saída de Lucas Santos da Equipe, já que nem relacionado para a partida foi. Em seu lugar deve entrar Bruno César, e o jovem Dudu fica na reserva para mudar o rumo da partida, caso ela não nos esteja favorável. O esquema não deverá mudar muito, e se tivermos a mesma motivação, temos chances de trazermos um bom resultado de Curitiba.

E já que estamos iniciando o Brasileirão, o blogueiro aqui vai dar sua opinião sobre as perspectivas que tem sobre o desempenho do Time na mais importante competição nacional. Antes de tudo temos que ter em mente que o Brasileirão é uma competição longa, que não costuma dar chances a recuperações, e que costuma apresentar surpresas também.

Com esse quadro o Vasco está longe de figurar entre os piores elencos, mas também não figura entre os melhores. Isso no momento, porque temos uma série de jovens promessas, que podem se firmar e elevar, tanto o padrão do elenco, quanto as perspectivas quanto a competição. Dessa forma o Vascão entra para brigar por uma Sulamericana em alta colocação, ou até por uma "pré-Libertadores", caso essa garotada comece a se firmar. Título é mais difícil, até porque seria necessário que o Time alcançasse alto desempenho já nas primeiras 5 rodadas, e conseguisse manter o nível até o final, o que é bastante difícil de acontecer. 

Com todo esse quadro, não vejo o Vasco brigando contra rebaixamento, não vejo o Vasco brigando na parte baixa da tabela, porque não acho o elenco do Vasco tão aquém dos melhores do país, e quando podemos escalar os 11 principais, o time chega muito próximo dos melhores. Esquema tático e aplicação dos atletas podem fazer essa diferença ser superada em muitos momentos.

Que Nike nos sorria hoje!

Saudações Vascaínas!

sábado, 27 de abril de 2019

Marcelo Mattos fora do Vascão

Após mais de ano com Marcelo Mattos em seu departamento médico, finalmente o volante se recuperou e está deixando São Januário. Nada contra a pessoa, mas imenso o prejuízo financeiro que o Club teve com o atleta.

Boa sorte Marcelo Mattos, e apesar de você lamentar deixar a Colina, tenha consciência que sua saída atende aos desejos de parte considerável da Torcida, e também que você não é o único.

Atltét. PR x Vasco ao vivo

A estréia do Vascão no Brasileirão contra o Atlét. PR terá transmissão ao vivo da Globo, e será transmitida para o Rio e mais 10 estados, mas não terá pay-per-view. Momento mais que propício ao Club para cobrar a exposição na mídia, e questionar a alegada diferença financeira, que segundo a emissora viria justamente do pagamento desse forma de assistir aos jogos. Claro, se não há transmissão, tampouco há interesse do consumidor em adquirir o produto.

A propósito, a não transmissão deve-se ao Atlét. PR não ter assinado com o Platinada, mas o Vascão não tem nada com isso.

Vascão utilizou até agora 35 atletas

Número expressivo, e maior que muitos elencos pelo país, mas não seria um problema se as experiências tivessem sido bem aproveitadas. O problema é que justamente isso não aconteceu, como ficou patente nos últimos 6 ou 7 jogos sob o comando de Valentim. O time não tinha padrão, não tinha esquema, eram inúmeras as falhas, tanto individuais, quanto coletivas e táticas.

Marcos Valadares apresentou muita evolução em ao menos um jogo, e esperamos sinceramente que consiga prosseguir e aprofundar o trabalho. O elenco que o Vasco tem é para briga ao menos entre os 10 primeiros do Brasileirão.

3 desfalques

Ainda sobre a estréia de amanhã do Vascão, o Time de Marcos Valadares terá 3 desfalques, e todos por lesão. O capitão Castan, o bom goleiro Fernando Miguel, e o rápido Rossi. Seria bom que tivéssemos todo o elenco a disposição, e com certeza são atletas que fazem falta, mas acredito que o Vascão poderá superar os desfalques e conseguir um bom resultado, porque os reservas se portaram bem no último jogo.

Thiago Galhardo no Ceará

O meia conseguiu a rescisão do contrato com o Vascão na Justiça e já acertou com a equipe nordestina para o Brasileirão. Acridito que será um bom reforço para o clube de Fortaleza, mas fará muito pouca falta ao Vascão. Se o atleta jogasse metade do que acredita jogar, seria titular absoluto da seleção brasileira, como não jogo nem 5%, não passava de um reserva insatisfeito com a posição que podia 

Euriquinho Candidato a presidência do Vasco?

Foi o que disse Mauro Cesar Pereira, e que foi ironizado pelo suposto candidato. Será que Euriquinho conseguiria angariar apoios suficientes para viabilizar uma chapa? Será que ele conquistaria votos suficientes para ser eleito? 

Espero sinceramente que não. E não só para ele.

Campello, ACORDA!

A propósito, quando Campello irá indicar um vice de futebol para cuidar direito daquilo que ele não consegue, e que é o mais importante do Club?

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Muita coisa errada

Vejam bem, o comentário abaixo não vai contra Rildo, nem contra a nota emitida pelo mesmo. A questão toda é que, de fato, ele não trabalhou. Ficou no departamento médico uma eternidade, e se fosse um trabalhador, como alegam ser os jogadores de futebol, teria sido mandado para o INSS para receber R$ 5 k por mês, durante todo seu longo período de recuperação. Mas sua lesão foi durante o exercício da profissão. Sim, um trabalhador também estaria sujeito ao INSS. Por sinal, a tal Reforma da Previdência, tenta limitar o auxílio apenas a lesões ocorridas no trabalho.

Pois bem, Rildo, como todos os atletas que se lesionam, não vão para o INSS, tampouco se sujeitam a esse valor de auxílio, e quando saem cobram dos clubes todos os meses que estiveram afastados do exercício da profissão.

É direito de Rildo cobrar esses meses, é necessidade dos clubes fazerem contratos mais inteligentes, e se protegerem dessas sangrias de dinheiro por atletas parados. Sem clubes não há atletas.

Abaixo a nota de Rildo. A propósito, trabalhar simplesmente não significa ser trabalhador.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Apenas um esclarecimento

Na minha última postagem, quando disse que se quiserem apostar que mantenham o Marcos Valadares, deve ser entendido como se segue:

Um técnico do quilate de Jorge Jesus tem muitas vantagens. Ele é experiente, ele é muito competente, tem currículo, tem muito conhecimento prático e teórico, mas teria que se adaptar ao Club, atletas, futebol brasileiro. Mas ele também é caro, e mesmo que aceite ganhar bem menos que na Europa, ainda será caro, e é uma grande incógnita se aceitaria os atrasos de salários e as confusões políticas que chegam ao vestiário.

Marcos Valadares tem muito o que provar, mas é muito mais barato, já conhece tudo que Jorge Jesus teria que aprender, e seria muito mais barato.

Com essas premissas, e levando em conta que todo investimento no futebol é uma aposta, Jorge Jesus é uma aposta menos arriscada, mas por isso mesmo é mais cara e exige mais condições. Por outro lado, Valadares pode dar tanto retorno quanto Jesus, só que bem mais arriscado e barato. A decisão é tomada em quanto o Vasco pode e está disposto a abrir o cofre.

Saudações Vascaínas!


Vasco 2 x 1 Santos: vitória com sabor de superação e derrota

Ontem o Vasco venceu o Santos, superou o mau futebol que apresentou nas últimas semanas, mas mesmo assim foi eliminado da Copa do Brasil. Esportivamente o time deixou mostras de que poderia ter ido mais longe, de que poderia ter vencido o Flamengo e que poderíamos estar vivendo momento muito melhor. Mas nossa realidade é  que financeiramente é bastante ruim, porque com a derrota do último domingo, e a desclassificação de ontem, deixamos de arrecadar quase R$ 4 mil, e em menos de uma semana. Num clube de finanças combatidas isso faz muita diferença. Esportivamente perdemos um título.

O jogo foi muito interessante, porque mesmo precisando da vitória, o Vascão não chegou nem na intermediária do Santos nos primeiros 10 min. Se o Vascão não passava do meio campo, o Santos não criava, mesmo assim meteu uma bola na trave, em lance fortuito, em que o chute desviou na zaga e saiu do alcance de Fernando Miguel. E aos 10 min o Vasco também perdeu Castan, que sentiu a coxa.

Dois minutos depois o Vascão fez o primeiro. Saída de bola errada do adversário, Lucas Mineiro meteu para Maxi no comando, que ajeitou de calcanhar para Raul, este bateu no cantinho abrindo o placar. A partir daí o Vasco cresceu e passou a ser melhor que o Santos, mas as chances não eram claras. Aos 22 min o Vascão perdeu Fernando Miguel, e a torcida tremeu com Alexander. O Garoto também estava nitidamente nervoso, mas não comprometeu. Enquanto isso o Vascão era melhor, sem ser fatal, até que em cobrança de escanteio Ricardo Graça, livre, fez o segundo de cabeça.

Perdendo por 2 o Santos teve que se abrir mais e veio pra cima, e o segundo tempo foi muito mais animado, porque os santistas diminuíram em falha de marcação do Vascão, e o Vascão perdeu ao menos outros 3 ou 4 gols, daqueles imperdíveis, e ainda teve um gol anulado.

O 2x1 não foi suficiente para classificar, para levar aos pênaltis, e Vascão saiu de campo derrotado na vitória. Como havia dito após o primeiro jogo da final, era hora de trocar o técnico, porque tinha muita coisa em jogo, nas mãos de alguém que não sabia como resolve-las.

Como eu digo as duas disposições dos atletas são fundamentais numa equipe, tanto a de postura físico-psíquica, quanto a distribuição em campo. O Vasco de Marcos Valadares foi completamente diferente do de Valentim, mesmo com escalação parecida. Num 3-5-2 em que a linha de cinco tinha a alternância de Lucas Santos e Marrony, que também se alteravam no ataque ao lado de Maxi, e não guardavam posição, tanto de lado de campo, como também não ficavam abertos como pontas. Na defesa Cáceres foi mais centralizado, mas não foi impedido de subir ao ataque.

As mudanças preencheram o meio de campo Vascaíno, que deixou de ser local amistoso ao adversário, congestionou a entrada da área, não enfraqueceu a marcação nas laterais, abriu espaço para a subida dos laterais, e permitiu ao Vasco voltar a ter contra ataques, além de ter compactado mais o Time.

Duas coisas são importantes de serem ditas. A primeira a postura dos atletas que honraram o manto de tantas glórias. E isso é importante, mas na segunda partida contra o Flamengo houve empenho, mas os erros táticos eram muito nítidos e atrapalharam qualquer reação.

A segunda coisa importante é que esse time tem espaço para evoluir, porque foi a primeira partida de Valadares, e praticamente sem treinar.

Seguimos sem ter um elenco para sermos campeões, mas dá sim para termos um Brasileirão pensando em uma copa Conti e tal, e não apenas em não cair.

Se a diretoria quer apostar em alguém, aposte em Valadares.

A propósito, o time saiu aplaudido pela torcida, num reconhecimento de que houve empenho e desejo, mas não deu.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Vasco e Jorge Jesus

O Vasco estaria negociando com o técnico português Jorge Jesus, que tem alguns títulos da Liga de Portugal e do Campeonato Português, além de conquistas menores e de prêmios individuais. O cúrriculo é bom e o técnico é conceituado não só em Portugal, mas na Europa como um todo, e está em negociações com equipes européias para a próxima temporada.

Com tudo isso não é impossível que o português desembarque em São Januário, mas é muito difícil. O Club teria que desembolsar uma soma considerável, e ainda teríamos um tempo bastante exíguo para que suas filosofia de jogo e treinamento fossem implantadas. Facilitaria a presença de atletas como Maxi López e Castan, que já conhecem os métodos europeus, mas o restante do elenco poderia ter algumas dificuldades de adaptação. Além disso o Vasco não me parece em condições de investir uma grana dessas em salários de um técnico.

E pensar que perdemos 4 meses com o ofensivo Valentim, que se inspira no futebol italiano, um dos mais retranqueiros do mundo.

Saudações Vascaínas!

Vasco x Santos

O Vasco precisa vencer por ao menos dois gols de diferença para levar para os pênaltis, mais que isso classifica direto, menos fica pelo caminho. O Vasco, a princípio, não tem time para ser campeão, mas o Santos também não. Só que isso não significa que eles não possam ser campeões, o que é uma situação que só o futebol permite, então podemos acreditar, mesmo com todas as confusões que Campello fez no futebol do Club, talvez a única área em que atue diretamente.

O Santos não é esse bicho-papão que tentaram passar. O Flamengo também não é. Mas para enfrentar essas equipes o Vasco precisa não apenas vontade, precisa também de esquema tático, disposição correta dos atletas em campo, atenção, e treinamento para aplicação dessas premissas, ou seja, tudo que nitidamente faltou nesses primeiros 4 meses.

Mas não dá para cobrar isso em 2 dias.

Mesmo assim não significa que o Vasco esteja derrotado de antemão, porque essa é uma situação que somente o futebol possibilita.

Então vamos acreditar, vamos para o jogo, e vamos buscar. Vencer ou perder faz parte, mas perder antes de tentar não.

A partida é às 19h15 em São Januário, e o Vascão conta com nossa torcida.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 23 de abril de 2019

Vasco, novo técnico e interino

Até agora o Vascão não anunciou o novo técnico, mas os nomes ventilados são de dar medo. Nada contra as pessoas, nem os conheço, mas qual o trabalho deles que fizeram e que podemos indicar como vitorioso nos últimos anos?

Enquanto isso nosso interino, Marcos Valadares, escala a equipe, e tenho visto vários Vascaínos elogiando a escalação.

Vejam bem, escalação é algo importante, mas muito mais importante que isso é a distribuição dos atletas em campo, como se comportarão as linhas, como se comportarão os jogadores em termos táticos. Não cobro jogada ensaiada porque com 3 dias de trabalho não há como. Com Valentim era uma enorme bagunça.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Ressaca da derrota

Após a segunda derrota seguida para o Flamengo, que resultou na perda do Título Estadual para o rival, mais uma vez vemos movimentações nos bastidores Vascaíno para o afastamento do presidente Campello. Antes de tudo gostaria de lembrar que isso não é motivo para afastar ninguém, e que outras das acusações que tentam imputar ao mandatário carecem de provas. Mas esse é o problema quando se assume através de um golpe, que atende interesses de momento: você fica refém de um CD rachado e onde você não tem maioria.

Mas essa é a movimentação política, porque no futebol algumas coisas precisam ser apontadas. A primeira situação é que Valentim teve culpa na bagunça dentro de campo, mas o diretor de futebol também, então deveria ser para ontem a demissão de Alexandre Faria.

E Alexandre Faria não deveria nem ter participado da corretiva pós-jogo, porque essa deveria ter sido conduzida pelo vice de futebol, e esse é Alexandre Campello, já que inexplicavelmente acumula o cargo, num ambiente conturbado e complicado.

Outro ponto é atacar o problema do elenco, que nitidamente apresenta dificuldades além do treinamento deficiente, ou de carências técnicas pontuais. Que o treinador tinha perdido o elenco era nítido, mas também é nítido que não se resume a isso, já que parece haver racha dentro do próprio elenco.

Também precisamos ver a questão de contratações. Trouxeram dois atletas do Bangu, que torço para que acertem no Vasco, mas o goleiro ficou lá, e todos sabemos que precisamos de um reserva confiável, e ele me parecia ser esse atleta. Resumindo, contratações mal feitas.

Por último precisamos de um técnico que consiga conciliar tática com controle do elenco. Luxemburgo não é esse técnico. Por incrível que pareça, Valdir Bigode pode ser esse nome. Mas existem alguns outros nomes no mercado. E como já disse, o Diretor de futebol também deveria ser trocado, porque já demonstrou que sua influência sobre o grupo é muito discutível.

Por último nem tudo foi perdido, mais pela base, que revelou vários bons valores, e menos pelo principal, que não sabe usá-los.

Saudações Vascaínas!

domingo, 21 de abril de 2019

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Segundo jogo final Estadual 2019. FLAMENGO X VASCO.

Mais uma final entre os dois grandes rivais. Na primeira partida 2x0 pra eles, e na segunda o placar repetiu. Muitas falhas e o time regrediu. Quem é o culpado? É isso que deve concentrar as discussões hoje.

Flamengo 2 x 0 Vasco: derrota e perda do título mostram problemas

O Vascão foi derrotado novamente pelo Flamengo por 2x0. A postura da equipe em campo foi outra, mas o Time voltou a ser mal escalado, e voltou a mostrar imensa dificuldade, principalmente no primeiro tempo. Também voltou a mostrar falhas na defesa, e uma queda geral de rendimento, sendo um time que regrediu desde o início do Campeonato, enquanto todos os outros evoluíram. E isso tem dedo do treinador.

No primeiro jogo o Vasco ainda fez um primeiro tempo bom defensivamente, mas ruim no segundo tempo. Na parte ofensiva foi muito ruim o jogo todo, tendo criado praticamente nada. Hoje a coisa mudou de figura, com o Vasco mais agressivo, com mais vontade, mas embolado e com praticamente um homem a menos em campo, já que Lucas Santos perdia praticamente tudo que tentava, enquanto Pikachu tinha dificuldades de armar o jogo pela falta de um homem a mais no ataque. Outro que estava muito mal foi Yan Sasse, que também errou quase tudo que tentou.

Mas mesmo com a melhor postura do Vasco, o Flamengo teve mais posse de bola, e fez um gol em cobrança de falta, num lance que começou com um impedimento claríssimo, não marcado pela arbitragem. O Vasco se limitou a chutes de fora da área, e as duas melhores oportunidades que criou foram para fora, e outra o zagueiro flamenguista salvou, depois que a bola já havia passado pelo goleiro, e tinha endereço certo.

No segundo tempo as entradas de Maxi López e Bruno César melhoraram o poder ofensivo da equipe, o Vasco meteu uma bola no travessão, o goleiro deles fez grande defesa em desvio de López, mas a bola não entrou. Em compensação eles saíram em rápido contra-ataque e fizeram o segundo. O título estava decidido, e de bom ficou apenas a luta da equipe, que não foi suficiente após o dedo do treinador ter desacertado até o que estava certo.

No momento que eu escrevia Campello e Faria estavam reunidos no vestiário do Vascão, e agora já não é mais técnico do Vasco, não tendo nem ido para a entrevista, como previ em grupo do Whatzap. Não havia outra opção. O time não é genial, mas tem potencial para render muito mais do que rendeu no segundo turno e nas finais, e o técnico é responsável direto pela queda de rendimento.

Uma rápida análise dos atletas para vermos com quem podemos contar no Brasileirão.

Fernando Miguel - Foi bem e salvou a equipe várias vezes esse ano. Uma ou duas falhas menores, que não comprometem o desempennho.

Cáceres - Apareceu bem e parecia ter resolvido o problema da lateral direita. Inexplicavelmente caiu muito de rendimento nas últimas partidas. Temos que ver como irá se comportar no restante da temporada.

Werley - Deu conta do recado, mesmo não sendo um primor de zagueiro. Breno, se voltar bem, deverá tomar conta da posição, mas temos um reserva que não assusta.

Castan - O nome da zaga até agora. Além de muita disposição, porte físico e raça, ainda tem liderança. Fundamental na equipe.

Barcelos - Alterna bons e maus momentos. Melhor que o reserva Henrique, mas não muito. A maior vantagem é que sabe cobrar faltas, e isso é importantíssimo num time.

Raúl - Já vi fazer bons jogos. Esse ano ainda não acertou, e erra passes simples e fáceis. Mesmo assim é o melhor que temos para a posição no momento. Mas seria bom que viesse alguém para fazer o papel de primeiro volante.

Lucas Mineiro - De longe o dono do meio-campo. Tem alguma dificuldade na marcação, mas sabe sair jogando e apoia com relativa desenvoltura. Também foi o mais regular e acionado da equipe. É dono da posição e estamos bem servidos.

Bruno César - Precisa melhorar mais a forma física, mas é o melhor que temos para armar as jogadas. No jogo de hoje as melhores oportunidades saíram de seus pés. A verdade é que a maior contratação da temporada ainda não disse a que veio.

Lucas Santos - Ainda está muito verde. Nos jogos contra Flamengo e Santos era desarmado como um garoto de categoria de base que ainda é. Mas tem potencial e futuro. Deve permanecer para pegar mais experiência. Lembrando que transição entre base e principal não é fácil como se imagina.

Pikachu - Aonde perdeu seu futebol? Certo que fez uns golzinhos, mas muito aquém da temporada do ano passado. Precisa melhorar muito para voltar a ser realmente eficiente e merecer a vaga de titular. A história de que não sabe jogar centralizado não convence, porque seus erros foram os mesmos de quando jogou aberto, e são principalmente de passes e decisões de jogadas.

Rossi - Parecia que seria titular fácil. Tem muita raça e velocidade, mas não é bom finalizador e também erra muitos passes. Mas no momento acho mais útil que Pikachu.

Sasse- Terceiro reserva. Na verdade serve para compor elenco. Não merece o destaque que tinha no Coritiba, nem com o qual chegou ao Vasco. Tirando o belo gol contra o Bangu, suas participações foram quase todas muito ruins.

Thiago Reis - Artilheiro. Tem algum problema com a bola nos pés, mas na frente do gol sabe o que fazer com ela. Tal qual Lucas Santos também está um pouco verde, mas tem tudo para crescer durante a temporada.

Ribamar - Tem porte de atacante de área, velocidade de atacante de ponta, sabe fazer pivô, mas não sabe chutar a gol. Perdeu muitos gols nas muitas oportunidades que teve. Pode ser útil para as pontas, ou pare estar na área no desespero. Mas é mais para compor elenco que para jogar.

Marrony - Velocidade, altura, técnica. Começou a temporada a todo o vapor, fez vários gols e parecia que brigaria inclusive pela artilharia do Carioca, mas de repente parou. A pontaria já não era mais a mesma, começou a se enrolar com a bola, e tomar decisões erradas. Normal num atleta que faz sua transição, mas também foi prejudicado pelo esquema confuso do treinador.

Andrey - Não dá para entender o não uso do volante cria da base, em prol de Bruno Silva e William Maranhão. Mesmo mal é melhor que esses dois.

Ricardo Graça e Luís Gustavo. O primeiro foi bem em todas as suas participações esse ano, e pode ser útil num campeonato longo como o Brasileiro. O segundo poderá ser útil pela versatilidade, já que quebra o galho em 3 posições, mas do úteis é o mais fraco tecnicamente.

Maxi López - Tecnicamente é disparado o melhor atacante do elenco. Também o líder, tanto pela experiência, quanto pelo carisma, ainda que seja uma liderança diferente daquela exercida do Castan. Mas precisa mostrar mais compromisso. A forma física vergonhosa com que se apresentou ao Club, e a demora em recuperar a forma ideal são retrato de um certo descompromisso do atleta com o Vasco. É verdade que ele fez bastante no ano passado, mas precisa continuar fazendo, porque não dá para receber salário só pelo que se fez. A propósito, ele disse que não ia ter pena, mas parece ter esquecido.

O Vasco já teve grupos muito piores que esse, principalmente sob o comando de Eurico Miranda, mas isso não significa que seja um elenco para brigar por títulos. No máximo podemos esperar uma Sulamericana, e caso tenhamos sorte contra o Santos, uma colocação honrosa na Copa do Brasil.

O triste é saber que, mesmo que façam tudo certo administrativamente, ainda levaremos ao menos mais uns dois ou três anos até podermos montar uma equipe realmente competitiva.

Saudações Vascaínas!

Flamengo x Vasco - segundo jogo final - 2019

A partida que definirá o Carioca 2019 será hoje às 16h00 no Maracanã, e finalmente deveremos ter casa cheia, uma vez que ontem já havia sido vendidos mais de 42.000 ingressos, o que significa que finalmente teremos uma partida com ares de verdadeira decisão. E esperamos que finalmente o time Vascaíno incorpore o espírito de decisão, que oi exatamente o que faltou em seus últimos jogos, mas que pode ser observado em vários momentos ao longo desses primeiros meses de competições.

O Flamengo não tem nada com isso, e mesmo longe de apresentar um bom futebol, mostrou exatamente a vontade que faltou ao Vasco, e foi isso que fez a diferença na  primeira partida. Se repetir a dose terá grande chance de confirmar a vantagem e se sagrar o Campeão Estadual.

E o Vascão? Bem, o Vascão precisa antes de tudo mudar radicalmente sua postura em campo. Porque só assim poderá tentar mostrar o futebol que algumas poucas vezes colocou em campo esse ano, e assim ter alguma chance de reverter o placar adverso que permitiu na primeira partida. A atenção precisa ser 100% nos 90 min, a dedicação precisa ser 100% nos 90 min, e a eficiência precisa mostrar melhora considerável, já que ela também foi um dos problemas Cruzmaltinos até o momento.

Isso é possível? É sim, mas é muito difícil, e por dois motivos. O primeiro é que até o momento não fez isso na temporada, a não ser em momentos esporádicos.

O segundo é seu próprio técnico, que não dá padrão de jogo à equipe, que improvisa jogadores seguidamente, mesmo sem a menor necessidade, que não dá cara à equipe, insistindo em um esquema tático que já se mostrou inadequado e mal treinado, e que acima de tudo não consegue a confiança do grupo, menos por sua pouca experiência, e muito mais pelos problemas que cria com experiências. Até o setor defensivo, que parecia finalmente resolvido, voltou a apresentar problemas nos últimos jogos.

Mas é com essa cara que o Vascão vai para campo hoje, com esses problemas e dificuldades. Não bastasse o adversário, ainda criamos os nossos. Eu já teria ido buscar Valdir Bigode, e teria desejado boa sorte a Valentim, mas não foi o que Campello fez. Com isso podemos apenas torcer que dê certo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 20 de abril de 2019

Será que vai ser isso?

O time titular do último treino foi esse aí abaixo. Pode dar certo, desde que Pikachu esteja a fim e pare de errar passes fáceis, que Sasse pare de achar que vai fazer golaço todo jogo, que todos eles acertem os chutes a gol, que tenham atitude de time que quer ser campeão, e principalmente, que entendam que o Flamengo é bom, mas não é o bicho-papão que pintam. Claro, e que não cometam os ridículos erros de marcação que cometeram nos últimos jogos, porque se não vai ficar impossível.

Maxi López e Bruno César poderiam jogar?

Claro que sim, mas não nesse esquema.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 18 de abril de 2019

Vasco se enrola e perde outra

O Vasco até melhorou um pouco a postura em campo, principalmente no primeiro tempo, mas isso foi completamente insuficiente para ter um resultado minimamente aceitável, até porque o no segundo tempo as falhas, a falta de atenção, as substituições erradas, e a nítida falta de condições de alguns atletas ficaram mais uma vez claras a quem assistiu a partida.

Como eu disse no primeiro tempo o Vasco melhorou a postura, e apesar de não ter tido tanto tempo de bola quanto a equipe paulista, o Vascão conseguiu criar e fazer um jogo até equilibrado, se levarmos em conta critérios mais efetivos, como o número de finalizações e oportunidades criadas. O problema nessa etapa é que o empate sem gols foi resultado da ineficiência e inoperância das duas equipes, e não por grandes atuações dos goleiros, que não foram absolutamente nada exigidos. A propósito, a grande oportunidade desta etapa foi Vascaína, quando Ricardo Graça perdeu na cara do goleiro, após o que pareceu uma jogada ensaiada.

No segundo tempo a volta a um tétrico passado recente, inclusive no resultado. 2x0 para o Santos em uma falha recorrente de marcação. No primeiro gol o atacante entrou livre, por trás da zaga, enquanto aquele que devia marca-lo acompanhava a bola, e não o atleta. No segundo um drible o marcador Vascaíno tomou um drible ridículo, e Félix me pareceu ter tido uma reação lenta. Essa lentidão do goleiro Vascaíno apareceu em outros momentos do jogo também. Além dos gols o Santos ainda perdeu outras oportunidades, enquanto o Vasco se limitou a chutes de longa distância.

No resumo do jogo, o Vascão voltou a mostrar desatenção na defesa, quando teve que atacar voltou a se expor e a mostrar falta de criatividade, mostrou a ser lento na transição defesa-ataque, e nos poucos momentos em que conseguiu chegar próximo a área adversária em condições de criar algo, voltou a errar passes simples e a tomar decisões erradas.

Não é Valentim quem irá resolver isso, nem isso é resultado de atraso de salário. Claramente algo errado ocorre nos bastidores da Colina, porque esse time não é tão ruim, e porque salta aos olhos a falta de treinamentos específicos e os erros a beira do campo do treinador.

Ou a diretoria age agora, ou vai complicar pro Brasileirão.

Sim, porque os resultados podem ser revertidos, mas para isso precisa de time, de postura, e de técnico. No momento não temos nenhum dos três.

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 17 de abril de 2019

Santos x Vasco fazem primeiro confronto na Copa do Brasil

O Vascão enfrenta o Santos hoje na Vila Belmiro, pela partida de ida da Copa do Brasil na quarta fase. A partida é fundamental para as pretensões Cruzmaltinas na temporada, e também para dar gás à torcida para o segundo jogo da final do Estadual contra o Flamengo. Com esse quadro o Vasco não pode pensar em um mau resultado, primeiro porque afetaria sobremaneira as receitas, segundo porque iria deixar o Club com apenas uma competição a ser disputada muito precocemente.

O Santos, mesmo tendo sido desclassificado pelo Corinthians na semifinal do Estadual paulista, tem sido a sensação da temporada, com um time muito ofensivo e que tem criado e marcado muitos gols, a equipe santista deve ir para cima do Vasco, e tentar decidir a vaga já no primeiro confronto, quando atua em seus domínios. 

Já o Vascão buscará se recuperar da péssima apresentação contra o Flamengo no primeiro jogo da final, quando muito mais do que técnica, faltou brio aos atletas. Para isso o Vascão não contará com Fernando Miguel e Leandro Castan, e possivelmente Maxi López terá sua última oportunidade no comando de ataque. Jogadores como Bruno César e Pikachu também estão ameaçados, e isso não parece ser devido apenas a um problema de treinador, mas muito pelo baixo rendimento que têm apresentado.

Que o Vascão possa ter tudo aquilo que nos falou nos últimos jogos, e que um bom resultado possa ser conquistado hoje.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 16 de abril de 2019

Parece que eu estava certo

Até agora 100% dos analistas que vi disseram que faltou vontade ao Vasco. A única divergência é quanto as matérias espalhafatosas dos jornais, que diziam que houve massacre no Engenhão. Nada mais falso clubista e parcial. O que houve foi um time cheio de gás e vontade, contra um que nitidamente não apresentava essas características.

A propósito, tirando a vontade, não vi nada de mais no adversário.

Santos x Vasco ao vivo

A ida da Copa do Brasil terá transmissão ao vivo pelo SporTV. A partida será às 19h15, e vale muito para o restante da temporada. E já adianto logo, se tiver a mesma postura que teve no primeiro tempo contra o Avaí, ou a de todo o jogo contra o flamengo, vai tomar um sacode feio, capaz de definir a vaga já no primeiro confronto.

Troca dos refletores durante a Copa América

Até a Copa América o Vascão poderá jogar com os atuais refletores de São Januário, mas depois terá que trocar, e isso deve ser feito durante a parada do evento esportivo continental.

Os novos refletores devem oferecer mais luz e economia. Bom esportivamente é economicamente para o Club.

Reforços para o Brasileirão

Valeu via, Marcos Júnior e Maurinho, o primeiro vindo do Internacional, e os outros dois vindos da Bangu. Vamos ver no que da, porque o futebol brasileiro anda tão fraco, que pode até dar certo.

Muito mi mi  mi com Maxi López

A questão toda é a seguinte, o atacante argentino nunca foi um grande jogador, sempre foi um reserva útil, mas ainda assim reserva, nas equipes por onde passou. Mas com o nível horroroso do futebol brasileiro do momento, ele se destaca tecnicamente, só que para isso precisa estar em ótima forma física, o que nitidamente não é o caso. Três coisas colaboram para isso, sendo que a terceira é a principal. 1) Idade; 2) Biotipo e genética; 3) Interesse real.

O último, e mais importante, só começou a ser resolvido agora, o que mostrou ao menos descaso com Club e torcida. Mas ele pode se recuperar para o Brasileirão, basta realmente querer. O que não pode é numa corrida de 20 m ele sair 3 na frente do zagueiro e chegar atrás. E isso foi o que aconteceu até agora, em todos os jogos. Nessas condições ele não é nem um reserva útil, quanto mais titular.

Saudações Vascaínas!


domingo, 14 de abril de 2019

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno. Primeiro jogo da final do Estadual 2019. VASCO 0 X 2 FLAMENGO.

Vascão perdeu, com postura apática e acovardada. A bancada do A Voz do Vascaíno concorda comigo? Saiba a partir das 22h00 de hoje.


Saudações Vascaínas!

Vasco 0 x 2 Flamengo - Vascão saiu atrás

O Vasco perdeu o primeiro jogo da final de forma vergonhosa. Não é que o adversário tenha sido muito superior, que tenha jogado um futebol irresistível, ou que tenha tido sorte. Ao contrário, o Vasco voltou a ser um time apático, com medo de errar, que se sujeitou à marcação do rival, e que preferiu atrasar o jogo a tentar o gol. Enquanto isso o flamengo teve postura de campeão, mesmo sem ser brilhante buscava o jogo, tentava a vitória. Ao contrário, o Vasco teve postura de time pequeno, e parecia torcer para o jogo acabar, e tentar a sorte dos pênaltis daqui duas semanas.

O jogo em si foi ruim, de baixo nível técnico, e digno do Estadual conturbado, das decisões atrapalhadas e dos desmandos de dirigentes, políticos profissionais, e até magistrados. Como eu previ o adversário tentou abafar, mas o Vasco se segurou bem, e aos poucos parecia que iria equilibrar o jogo. Só parecia, porque durante todo o primeiro tempo os caras tomaram a iniciativa, e os Vascaínos não tinham reação nem para sair em contra-ataques. Tirando dois ou três momentos, foi um jogo de ataque contra defesa, e mesmo que a defesa Vascaína se comportasse bem, dificilmente um time suporta um jogo inteiro nessas condições. Nessa etapa, chance mesmo, só uma do adversário, já no final.

No segundo tempo o rival aumentou a pressão, e o Vasco aumentou a apatia no ataque, e embora a defesa ainda se comportasse bem, parecia questão de tempo que uma bola vadia complicasse a vida Vascaína, e ela veio. Num escanteio, Danilo tirou completamente equivocado, e o atacante adversário fez quase sem ângulo. Com o gol o Vasco parecia que iria se soltar, adiantou suas linhas, mas não criava nada. Mas o adversário fez o segundo, que foi anulado com a ajuda do VAR, em lance puramente interpretativo. Bom pra nós, mas mais uma vez não foi aproveitado, o Vascão sentiu o baque, e se limitava a algumas bolas levantadas na área, enquanto os lances adversário eram mais perigosos, mas não muito. Isso até Cáceres se enrolar todo na direita, o adversário entrar sozinho na área, rolou para trás, Fernando Miguel cortou pro meio, e no rebote saiu o segundo, dessa vez sem apelação. O adversário ainda tentou algo, enquanto o Vasco juntou apatia e medo, e se limitou ao chuveirinho.

O Vasco voltou a ser apático. O Vasco voltou a mostrar medo. O Vasco voltou a se portar de forma amedrontada e covarde. Isso não é Vasco.

Futebol é imprevisível, a vantagem criada pelo adversário é boa mas não é intransponível, dá para reverter. O problema é que pra reverter o Time Vascaíno precisa mudar sua postura em campo, precisa mudar sua atitude. Até porque se as duas coisas não mudarem, as próximas duas semanas poderão ser desastrosas ao Club.

Perder faz parte do esporte, mas perder mostrando apatia e medo de um adversário que está longe de ser um bicho-papão é inaceitável.

Saudações Vascaínas!

Vasco x flamengo fazem primeira final no Engenhao

O Vascão volta a enfrentar o flamengo esse ano. É a terceira partida entre as equipes, só que agora vale o título estadual, e lembrando que os dois primeiros confrontos terminaram empatados em 1x1. Mas a partida vale mais, a partida vale a imensa rivalidade que envolve as duas equipes, a partida vale desentendimentos antigos, e também recentes, potencializado pela sessão brasileiríssima do Maraca ao time da elite. Isso já fica nítido na transferência da partida para o Engenhão, por iniciativa Vascaína, e em represália a doação do Maracanã ao rival. Toda essa rivalidade foi acentuada pela patética e irresponsável tentativa do rival de fazer o jogo com portões fechados, o que daria imenso prejuízo financeiro e à imagem do próprio campeonato. Isso apenas mostra o grau de irresponsabilidade dos dois irmãozinhos da elite carioca. Lembrando aqui as confusões causadas pelo também irresponsável fluminense no primeiro turno.

Mas votando nossa análise agora ao campo, o flamengo, já sabemos, tem provavelmente o melhor elenco do futebol do Rio, mas como o elenco não entra todo de uma vez em campo, na minha visão as duas equipes se equivalem, sendo que o Vascão tem uma equipe levemente superior defensivamente, enquanto o Flamengo se sobressai mais ofensivamente. Dito isso, acredito que o Flamengo tomará mais a iniciativa, em compensação irá oferecer o contra-ataque aos Vascaínos. O problema para nós é que temos tido um aproveitamento ridículo nesse quesito.

Mas para tentar superar essa deficiência o Vascão deverá ter a volta de Maxi, Castan,  e acredito Pikachu e Bruno César. Ou seja, o Vascão deverá mandar a campo a equipe considerada titular por quase todos os Vascaínos no início da temporada. Não será fácil, mas se estiverem realmente interessados, e também inspirados, as chances de partirmos na frente, e abrirmos até uma boa vantagem nessa final em dois jogos é grande. 

Sem dúvidas a partida deverá ser dificílima, e o Vascão precisará mais uma vez de sua imensa e apaixonada torcida. Mas os atletas precisarão fazer aquilo que ainda não fizeram esse ano, que é ter atenção durante todo o jogo.

É clássico, qualquer favoritismo se reduz, ainda mais que a equipe que o Vascão mandará a campo não é iferior aos adversários como os jornalistas andam dizendo. Por isso acredito no Vascão.

Saudações Vascaínas!

sábado, 13 de abril de 2019

Vascão deve ter retornos amanhã

Maxi López e Castan devem retornar ao Time Vascaíno amanhã. A conquista do título estadual passa pelo bom desempenho dos dois, e a experiência deles conta muito.

Vai ter VAR

Foi autorizado o uso do VAR no clássico de amanhã, que começará a definir o campeão estadual de 2019. Que se faça bom e correto uso do recurso.

E o Maracanã?

O estádio, templo do futebol mundial, foi suspeita e inexplicavelmente entregue a administração do Flamengo, que de forma também irregular irá dividi-la com o fluminense. O Vascão e vários torcedores ingressaram ou ingressarão na Justiça contra a medida.

O Club e os torcedores estão corretos. Não há justificativa plausível para a entrega de um patrimônio público como o Maraca para apenas um clube, quando todos utilizam e participaram dos custos de sua construção e reformas, já que foram feitas com dinheiro público.

Isso gerou rusgas entre Campello e o governador do estado, e Campello corretamente não se intimidou. De quebra talvez isso ajude a unir um pouco a conturbada política Vascaína.

O Vascão é sua Torcida, e essa é Show

Mais uma vez a Torcida Vascaína da show, e por isso mesmo foi destaque no perfil oficial da Copa do Brasil.

São os Vascaínos e Vascaínas mostrando que o Vascão é arrebata corações aonde vai.

E o Vascão enfrentará o Santos

Vi uma galera com medo de enfrentar a equipe do litoral paulista.

Receio, atenção, sim, mas medo, de forma alguma. A equipe santista será o adversário mais difícil com que cruzamos até agora na Copa do Brasil, mas não é nenhum bicho-papão. O Vascão tem totais condições de avançar na competição. E a partida em São Paulo será fundamental para isso.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Avaí 0 x 1 Vasco

Após um primeiro tempo fraco, Vascão melhora e vence o Avaí, se classificando para a próxima fase da Copa do Brasil. A partida foi tecnicamente fraca, principalmente no primeiro tempo, mas as substituições de Valentim deram certo, e o Vascão melhorou a ponto de ter deixado de construir um placar maior por preciosismos.

Como disse o primeiro tempo foi muito ruim. Um Vasco apático não conseguia vencer a marcação catarinense, e um Avaí tecnicamente muito deficiente não conseguia ultrapassar a defesa Vascaína, mas como necessitava do resultado tomava mais a iniciativa. A busca do gol criou a única boa oportunidade do primeiro tempo, mas Fernando Miguel fez grande defesa e evitou o gol.

Para o segundo tempo o Vascão voltou com outra postura, e passou a dominar a partida, mas foi após as entradas de Maxi e Sasse, nos lugares de Thiago Reis e Lucas Santos, que o Vascão realmente cresceu na partida, e chegou a seu gol com Pikachu. Depois disso o Vasco perdeu alguns contra-ataques, e apenas no final da partida é que chegou a sofrer uma pressão mais séria, mas Fernando Miguel voltou a aparecer bem e salvou a noite ao menos mais duas vezes.

Depois da classificação ainda não sabemos qual será o próximo adversário, mas enquanto isso temos uma final para ganharmos do maior rival.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Avaí x Vasco vale classificação

O Vascão enfrenta o Avaí às 21h30 de hoje, com transmissão direta pela Globo e pelo SporTv 3. Após a vitória por 3x2 na primeira partida, o Vascão garantiu a vantagem do empate, uma derrota por 1x0 leva para os pênaltis, e qualquer derrota por mais de 1 gol de diferença a vaga fica para os catarinenses. Como vemos, temos vantagem, mas não podemos dizer que ela seja confortável.

O Avaí já mostrou, no primeiro jogo, que não é uma equipe a ser menosprezada. O time sabe se defender, e sai em contra-ataques muito rápidos, e normalmente muito perigosos. Isso em seus domínios pode ser ainda mais problemático para os adversários. A outra hipótese é uma pressão na saída de bola do adversário.

Já o Vascão entra com vantagem no duelo, e não pode se expor de forma a permitir essas armas do adversário, nem da pressão, o que exige qualidade e atenção na saída de bola, nem permitindo contra-ataques, o que exige subidas seguras e bem articuladas ao ataque. Como teremos os desfalques de Castan e Rossi, e Ricardo Graça deve ser o substituto do Xerifão, eu entraria com Pikachu, na busca de reforço na marcação, e de velocidade no último terço do campo. A dúvida é se Pikachu vai estar a fim de jogo, ou se vai se apresentar mal como nas oportunidades que teve esse ano.

Confio no Time do Vasco.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 9 de abril de 2019

Thiago Galhardo

Vejam bem, absolutamente nada contra a pessoa de Thiago Galhardo, mas o profissional deixou muito a desejar em sua passagem pela Colina. Verdade que chegou a ser útil no final do ano passado, mas muito menos do que deveria, e ainda menos do que poderia. Seu futebol oscilante e inconsequente nos criou mais dificuldades do que nos proporcionou soluções, e isso indubitavelmente precisa ser levado em conta.

Dito isso, não sei se ele vazou ou não informações, tampouco posso afirmar que liderou a "quase greve de concentração", que antecederam o último jogo contra o Bangu. Mas é inegável que desde o ano passado cria problemas no Club devido a condição de reserva, e outras mais.

Como mostrei acima, é um jogador abaixo da média, e cria problemas de outros tipos por se achar muito mais do que é. Mas talvez tenha faltado um pouco de tato à diretoria, que podia tê-lo usado como moeda de troca, e trazido alguém que poderia ser mais útil ao elenco para esse Brasileirão.

Só que a questão da disciplina também é importante, e talvez tenham usado a situação para passar um claro recado para alguns, já que Galhardo não era o único a criar problemas, e a oferecer menos soluções que dificuldades. Histórico, é claro, conta, mas presente conta mais.

Tudo ficará mais nítido daqui umas duas ou três semanas, mas ou ganham o Estadual e a coisa volta aos eixos, ou teremos mais cabeças rolando em pouco tempo. Porque normalmente, quando uma situação como essas acontece, é sinal de que muita coisa anda errada nos bastidores. 

Começaremos a  ver os resultados da atitude da diretoria amanhã. Classificação contra o Avaí se tornou mais que necessidade e obrigações esportivo-financeira, se tornou necessidade de um mínimo de paz.

Saudações Vascaínas !

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Vasco venceu o Bangu e está na final

O Vascão bateu o Bangu por 2x1, e se classificou para a final do Estadual para enfrentar o Flamengo. O primeiro tempo Vascaíno foi pífio, e os melhores momentos deixam isso muito claro. No segundo tempo o time melhorou muito e fez por merecer o placar, mas os alertas estão todos ligados, porque um único tempo horroroso pode definir o título.

Que a Equipe esteja mais ligada do que nos dois últimos jogos do Campeonato.

Saudações Vascaínas!

domingo, 7 de abril de 2019

Blog do Vascao Eterno e A Voz do Vascaíno.Semifinal Vasco x Bangu 2019. VASCO 2 X 1 BANGU

Vascão venceu o Bangu por 2x1 e se classificou pra final com o Flamengo. Thiago Galhardo afastado do elenco, não faz mais parte dos planos do Club. Muito assunto hoje.

Vasco x Bangu fazem semifinal do Carioca

O Vascão joga neste domingo contra o Bangu, fazendo a segunda semifinal do Carioca 2019. O Gigante tem a vantagem do empate, mas não pode se garantir nisso. São dois os motivos. O primeiro é que já perdemos para o Bangu esse ano, porque se o time da Zona Oeste não é um timaço, está certinho, bem entrosado, e é muito eficaz naquilo que se propõe, que é se fechar bem atrás, e explorar com muita velocidade os espaços deixados pelo adversário.

O segundo motivo é o mais óbvio de todos, e foi o carrasco do Vascão na final do Estadual do ano passado, e da Taça Rio desse ano: uma bola vadia nos momentos finais. Isso pode resultar em gol, e não há tempo para recuperação. Então é imprescindível que o Vascão ataque, mas com equilíbrio, e sem se expor. Abrir o placar pode fazer toda a diferença na partida.

Para o confronto o Vascão terá a ausência do Xerifão Castan, que se recupera de lesão na coxa. Em seu lugar jogará Ricardo Graça, atleta que a Torcida tem apresentado muita desconfiança nos últimos tempos, mesmo quando ele se apresenta bem. E o Vascão tem uma dúvida, que é entre Raul e Bruno Silva na posição de primeiro volante. Sou a favor da entrada de Raul. Não que eu ache Bruno Silva esse horror todo, mas Raul me parece ter mais eficiência e técnica para chegar ao ataque, e não deixa a desejar na proteção a zaga. 

De mais é ter em mente que o jogo não será fácil, e que a Inês não está morta, portanto, se quiserem enfrentar o Flamengo na final, o Vascão terá primeiro que fazer por onde, e passar pelo Bangu. Se passar bem, com propriedade, é mais um fator a pôr pressão em qualquer adversário que possa enfrentar na final.

Confio no Time, mesmo não tendo concentrado, porque já mostraram profissionalismo várias vezes, e em diversas partes.

Quanto ao Blogueiro, infelizmente não verei o jogo, porque estarei em viagem no horário. Mas indo pra final, espero estar presente.

Saudações Vascaínas!

sábado, 6 de abril de 2019

Vascaínos não se concentram para a semifinal

O motivo é um protesto contra os salários atrasados. O Club deve o 13º, fevereiro, e março vence no próximo dia 20 de abril, devido a acordo para pagamento de salários entre o Vasco e os funcionários do Club.

Desagradável, vai ter um monte de gente dizendo que isso não é profissional, e blah, blah, blah.

A verdade é que os atletas não estão errados, e a desculpa de que se tivessem vencido a Taça Rio, ou qualquer outra também não cola, porque o planejamento de qualquer instituição precisa ser feito com o que é palpável, e jamais com algo que não é certo.

A situação no Vasco é agravada pela ação da oposição, que ao invés de fazer a oposição de forma sadia, busca prejudicar o Club para criar espaço para si.

E cá entre nós, a maioria também não desempenharia suas funções a contento caso seu salário estivesse atrasado.

Maracanã ficou com a dupla fla-flu

E não é que o irresponsável governo do Rio de Janeiro entregou o Maracanã de mão beijada para a dupla acima. Irresponsável, e criminoso, porque o processo de entrega é cheio de vícios e dá ensejo para uma ação muito séria por improbidade.

Por sinal algumas já estão sendo 

São Januário

Muito se fala sobre a reforma e modernização de São Januário. O problema seria o entorno, que deveria ser adequado pela Prefeitura do Rio. 

Por que o Vasco não busca uma parceria com o poder público para essa empreitada. É caro, mas os custos poderiam ser diluídos, caso um bom acordo fosse feito. E não estaríamos tão dependentes da boa vontade e do caixa dos governantes da hora.

Werley e Ricardo Graça atuarão juntos

A semifinal, e provavelmente o jogo da volta contra o Avaí terão a zaga formada pela dupla acima. Segundo o NetVasco os dois já atuaram juntos 5 vezes, e tomaram apenas 3 gols. Podem melhorar a marca, porque ambos sabem o que fazer.

O problema é que defesa não é uma questão apenas de zaga, mas de sistema defensivo, e se esse último não funcionar, dificilmente uma zaga dá conta do recado sozinha. É uma ação coletiva.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Cessão do Maracanã

Se o governo do estado ceder o Maracanã para a dupla fla-flu, o Vasco deve se recusar a jogar no Estádio a partir já deste final de semana.

Quem disse isso foi Euriquinho.

E nisso eu estou de pleno acordo com ele.

E eu ainda acrescento que, se o governo do estado começar a subsidiar o estádio para os dois, Vasco, Botafogo, e que mais tenha interesse devem entrar com ação contra o governo e o governador, por prevaricação e malversação de fundos públicos.

Saudações Vascaínas!

Campello encurralado

O que tem mantido Campello no poder e com condições mínimas de administração, além do apoio e participação de grupos menores, também o apoio de parte do Casaca. Pois bem, em nota o grupo Casaca o encurralou de vez. É o que acontece quando o mandatário não tem representatividade própria no poder "legislativo". São necessárias negociações, e a cessão de parte do poder.

Não lembro se cheguei a dizer isso aqui no Blog do Vascão Eterno, mas com certeza disse no whatsapp, que eu era a favor de novas eleições. Isso daria ao eleito a maioria do CD, e daria governabilidade ao Club. Se o mandatário soubesse agir, poderia pacificar o Vasco, e grandes conquistas estariam ao alcance em 1 ou 2 anos.

Agora Campello depende da boa vontade da Sempre Vasco, ou de um acordo com o Casaca. Mas sozinho e com seu pouco apoio direto, ele cai.

Castan fora

O Xerifão da zaga Vascaína está fora da semifinal contra o Bangu, e provavelmente contra a decisão da vaga contra o Avaí. Em seu lugar joga Ricardo Graça. Não tenho receio do desempenho de Ricardo, principalmente contra Bangu e Avaí, mas contra o grande que vier numa provável final, seria ótimo ter Castan de volta. Isso é muito mais pelo respeito que o nome e o jeitão impõem, do que por uma deficiência técnica de Ricardo. Basta ver que o garoto foi bem contra o Flamengo.

Vascão pede contribuições para sua História

O Vascão pede contribuição de itens históricos relacionados ao Club. Quem tiver e não quiser doar, o Club aceita empréstimo. O item será digitalizado e devolvido ao dono.

Quem tiver e puder, contribua. A História do Vascão é a mais linda e rica do futebol, vamos faze-la ainda melhor.

Raul

Bruno Silva voltou aos treinos. O volante Raul está barrado, mas é quase unanimidade da Torcida que deveria ser o titular. Esse Blogueiro apoia.

Raul Titular: "Tamo Juntos!"

Maxi López deve seguir na reserva

O atacante Vascaíno deve seguir na reserva para a semifinal contra o Bangu. Entendo que Thiago Reis está voando baixo, com uma média alta de gols, mas a experiência de López poderá ser fundamental numa provavel final de Estadua, que ao se confirmar será contra um grande. É bom que ele entre em campo, tanto contra o Bangu, como contra o Avaí, porque ele também precisa de ritmo de jogo.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Polêmica sem sentido

Jornalista do SporTv diz que o Vascão não é mais um clube grande. Ora, entendo perfeitamente que ele tem seus critérios para dizer algo assim, e por isso essa classificação idiota que ele criou é válida - ao menos na sua cabeça doente.

Mas eu também tenho uma classificação própria, e é para classificar os animais. Na minha classificação o ser que disse tal asneira não passa de uma bactéria intestinal.

Vasco pode ter bom reforço de caixa

O reforço viria de transferências de atletas criados na base Vascaína, já que nomes importantes como Alan e Coutinho podem trocar de clube na janela de meio de ano. A grana cairia muito bem nos cofres Vascaínos.

Sub-20 bem na Copa do Brasil

O time sub-20 do Vascão segue bem, e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil da categoria, ao vencer o Tubarão ontem em São Januário. Parece que esse time pode nos brindar com mais boas revelações, talvez ainda este ano.

Situação política, como sempre, ferve

Tivemos uma reunião entre o Conselho Fiscal e representantes de grupos de oposição, com a ausência do Casaca. Nela, mais uma vez, foram feitas acusações contra a atual gestão, agora de um empréstimo de um sócio, que teria sido quitado em apenas uma semana. A ideia ficou bastante clara quando o líder do Identidade Vasco, ex-grupo político de Campello, pediu sua cabeça no final do ano passado, e é afasta-lo da presidência.

Se o grupo de Julio Brant embarcar nessa canoa furada é bom desistir da política, porque provará de vez que não entende nada sobre o assunto.

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 3 de abril de 2019

terça-feira, 2 de abril de 2019

Maxi López começa transição para o campo

Após a lombalgia que o tirou das duas últimas partidas, Maxi López iniciou os treinos com bola, e a transição para o campo. Esperemos que ele esteja pronto para enfrentar o Flamengo na final, e que não tenha pena.

Claro, desde que primeiro passemos pelo Bangu.

Vascão apresenta proposta pelo Maraca

A proposta do Vascão é a mais lógica de todas, e seria para que os 4 grandes fizessem um consórcio e administrassem juntos o Maraca.

A proposta me pareceu muito interessante. Veja mais detalhes aqui.

Vascão deixou de garantir uma grana

O gol tomado aos 48 min do segundo tempo, e os pênaltis medonhamente desperdiçados, fizeram com que o Vascão perdesse o R$ 850 k de prêmio de campeão da Taça Rio, e deixou de garantir ao menos mais R$ 1,5 mil de prêmio de vicecampeão do Estadual.

Para quem anda com tanto problema financeiro, deixar de garantir uma premiação dessas é um baque que pode fazer diferença.

Leandro Castan é dúvida

Como foi constatada lesão leve na coxa de Leandro Castan, ele se tornou dúvida para a partida do próximo domingo, e Ricardo Graça pode substituir o Capitão da Equipe diante do Bangu.

Não achei que Ricardo tenha comprometido no último jogo. A falha do gol do Flamengo foi coletiva. 

Bruno Silva também não deve enfrentar o Bangu, mas esse a torcida agradece. Só não gostei da forma como saiu, bastava voltar para a reserva.

Falando em reserva, o que há com Andrey?

Edmundo completou 48 anos

Edmundo não é meu ídolo, mas é inegável que fez muito pelo Club, e é ídolo de muitos Vascaínos e Vascaínas.

Parabéns a Edmundo, e que muitos anos venham mais pela frente.


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Rápida resposta

Vejam bem, tem várias empresas jornalísticas especializadas em esportes veiculando a bobagem de que o Vasco não ganha do Flamengo em final de turno há muitos anos.

Jornalista torcer escancaradamente e dizer que é imparcial é feio, mas mentir sobre a própria História do futebol é muito pior. E se procurar mais, achamos vários outros.



Ainda Taça Rio

O Vasco não tem perdido pontos e jogos na defesa, tem perdido no ataque. São vários jogos esse ano em que o índice de aproveitamento das oportunidades criadas, ou de aproveitamento de contra-ataques - muitos deles com superioridade numérica - está muito baixo. Apesar de cobrarmos, não tem como uma defesa se manter atenta e não falhar 100% do jogo, ainda mais contra adversários mais qualificados. Mas isso tem que ser resolvido no ataque, porque é inaceitável um time como o Vasco perder tantas oportunidades.

Ontem as oportunidades criadas não foram tantas, mas de contra-ataques foram ao menos 4 ou 5 que foram desperdiçados. Se tivéssemos concluído ao menos um com êxito, e tínhamos matado o jogo.

Não se pode perder pênalti assim

Outro problema foram as cobranças de pênalti. É sério mesmo que os caras perderam 3 pênaltis seguidos, dois deles de forma bisonha, isolando a bola?

E querem ganhar título desse jeito?

Não dá.

Semifinal do Vascão vai ser domingo

Domingo às 16h00 no Maraca, o Vascão voltará a enfrentar o Bangu, dessa vez pela semifinal do Estadual. O Time precisará da torcida.

Estatísticas da Final de ontem