sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Filho de Campello é Diretor Jurídico do Vasco?

Essa é a notícia que vem sendo veiculada pela mídia, e que precisa ser realmente muito bem verificada e explicada. Eurico colocou seus filhos em diretorias estratégicas do Club, e como tal lidavam com muito dinheiro. Isso não é diferente na diretoria financeira.

Por isso que há a necessidade de se apurar e explicar muito bem a participação do filho de Campello nessa diretoria, porque uma coisa é ajuda, outra é atuação profissional remunerada. Seria uma situação inaceitável.

Com a palavra, Campello.

Saudações Vascaínas!

E a dívida só aumenta

Anderson Sales e Rafael Silva conseguiram na Justiça do Trabalho, respectivamente, que o Vasco lhes pague cerca de R$ 447.000,00 e R$ 235.000,00. Os valores são referentes a salários e direitos atrasados.

Como administrar um Club em que a dívida não para de crescer, por absoluta irresponsabilidade de quem passou por ele anteriormente? Ou o Vasco resolve essa equação agora, ou vai entrar na mesma espiral que mandou Portuguesa, América, etc, para fora do mapa futebolístico.

Disputar títulos sérios? Esquece.

A diretoria do Vasco tá de sacanagem?

Foi contratado o brilhante e genial zagueiro Lukas Kal o atleta vem do São Paulo, mas segundo as informações, antes foi para a do Guaran ireserva por deficiência técnica, que disputa a segunda divisão. Para que trazer um atleta que nem em campo vai entrar? Promove outro júnior, porque é muito mais negócio.

Só pode ser piada. E para mim tem dedo de Eurico nessa história. Ele que gosta dessas sacanagens.

Santos tem 2 desfalques para enfrentar o Vasco

Legal! Mas o Vasco tem pelo menos 6 desfalques, sem contar Rildo e Marcelo Mattos, que já virou mobiliário do Departamento Médico.

Nesse item ganhamos mole.

Pikachu diz que vitória contra o Santos é fundamental

O atleta disse que o adversário de sábado é adversário direto do Vascão, e por isso mesmo é fundamental que o Gigante vença a partida, até porque ela é em casa e por isso mesmo fundamental.

Só não concordo muito com a história de que disse ser uma chance de iniciar uma arrancada no Brasileirão. Essa chance começou no jogo Vasco x Atlét. MG, mas o time vem patinando nos gols perdidos e nas falhas de posicionamento da defesa desde então.

Mas tomara que ele esteja certo. Porque nesse ponto, antes tarde do que mais tarde

16.000 ingressos vendidos

O jogo contra o Santos no Maraca é sábado, e já foram vendidos 16.000 ingressos. Vai dar casa cheia, se duvidar lotada. A torcida segue respondendo, agora falta o time corresponder.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Vasco no curto prazo

O Vasco tem 5 confrontos nas três próximas semanas, que são fundamentais para um final de ano minimamente tranquilo. Nesses jogos o Vasco precisa conquistar no mínimo 11 pts, mas para isso é preciso fazer gols, e parar de tomar gols em falhas grotescas de marcação coletiva e individual. Para quem não lembra, rebaixamento de 2013 foi com esses ingredientes.

- Vasco x Santos no Maracanã - vitória é o resultado que importa.
- América MG x Vasco - empate é aceitável, mas dá para ganhar de um time que tem Paulão na zaga.
- Vitória x Vasco - o Vitória vem brigando na Z4 desde o início. Empate é aceitável, mas o ideal é
                           vencer um time nitidamente mais fraco, mesmo na casa do adversário.
- Vasco x Flamengo em Brasília - quem não quer ganhar do Flamengo? Mas aqui um empate não é 
                                                      mau resultado.
- Vasco x Bahia em São Januário - Só a vitória é bom resultado.

Com a eliminação do Santos da Libertadores, o jogo atrasado que temos contra eles pode ser marcado no meio dessa sequência. Mas não levo muita fé em resultado positivo, já que o Vasco vem sendo um visitante muito educado, que parece ter medo de incomodar os anfitriões.

E nos 11 pts considero vitórias contra o Santos no Maraca, o Vitória em Salvador, o Bahia em São Januário, e empates contra Flamengo e América MG. Qualquer coisa pior que isso embola muito o meio-campo, porque a sequência depois é bem mais complicada.

Saudações Vascaínas!

Vasco perde fora outra vez

O Vascão voltou a jogar fora, voltou a perder gols, e a perder os jogos. Isso, por si só, já resume o que foi o jogo por parte do Vasco, mas isso não resume o que foi o jogo por parte do Atlét. PR. Não que os paranaenses tenham feito um grande jogo, ao contrário, sua partida foi de muita intensidade, mas não foi de nível técnico alto, tal qual o Vasco. 

Assistindo ao jogo a impressão que eu tinha era de estar assistindo a uma partida do campeonato francês, disputado por duas equipes da parte de baixo da tabela, onde se corria muito, mas pouco se produzia, onde as oportunidades eram muito mais fruto de falhas individuais dos defensores, e os gols perdidos eram fruto das falhas individuais dos atacantes. Assim foi o gol mais perdido do jogo, por Vinícius Araújo, em falha de saída de bola, ou furada do defensor Vascaíno, que deixou o atacante paranaense livre. Esses foram lances muito característicos, mas tirando o gol, praticamente todas as oportunidade criadas foram nesse tom. Mesmo o gol atleticano se deu numa falha de marcação Vascaína, que deixou o atacante livre para cabecear.

Com esse quadro não admira que o gol tenha saído de uma falha, e não admira que o Vasco não tenha marcado. A dificuldade do ataque Vascaíno em converter as oportunidades criadas em gols não é de hoje, e é reflexo direto da qualidade dos atletas que vestem a Sagrada e Vitoriosa Camisa Vascaína. E essa dificuldade tem se refletido na queda de rendimento de Pikachu, que já tem uns 4 jogos que não balança as redes. Tem a ver também com o excesso de lesões, tem a ver com o fato de o time estar jogando com uma zaga que é a terceira opção, tem a ver com a falta de atletas no meio com maior capacidade de articulação, e principalmente tem a ver com o fato de o ataque Vascaíno ser fraco, com apenas Maxi López como real referência. e com Pikachu ter seu tido seu rendimento diminuído nas últimas partidas.

Mesmo com essas dificuldades o time até se apresenta razoavelmente bem, mas caiu pateticamente na sua produção ofensiva ao não conseguir marcar os gols que convertem boas apresentações em resultados.

O Time Titular do Vascão treinado adequadamente bate de frente com qualquer equipe do futebol brasileiro, talvez do continente, mas o elenco ainda sofre carências, ainda mostra dificuldades, e as ausências dos considerados titulares, ainda mais quando em grande quantidade como agora, deixam o time muito mais vulnerável. Isso tudo explica as oscilações da equipe, e isso explica também a 15ª colocação na tabela de classificação, só que agora com apenas uma partida a menos que os líderes. 

Mas se isso tudo é verdade, também o é que há 3 anos o time estaria com 13 pts e como último disparado na tabela. Com mais essa derrota a Libertadores se torna sonho distância, mesmo que ainda possível, mas a realidade nos dá muito mais condições de buscar uma Sulamericana, do que qualquer outra coisa.

E se ainda não entramos na Z4, temos que melhorar logo para acabar com esse fantasma. E isso enquanto lamentamos que podíamos estar muito mais bem colocados.

Claro, desde que consigamos os resultados em casa, e o primeiro é contra o Santos no Maraca. A torcida é imprescindível nisso, porque difícil com ela, muito mais sem.

E nessa toada o outro jogo adiado, que é contra o próprio Santos, vai ser jogado na lata do lixo também. 

Realmente uma pena.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Atlético PR x Vasco

O Vascão volta a camo hoje para jogar a primeira partida em atraso. Difícil dizer se o Vasco foi beneficiado ou não com o adiamento da partida, porque deixou de enfrentar uma equipe que se arrastava e se debatia na Z4, para enfrentar uma equipe que está em franca ascensão, enquanto o Gigante segue brigando com as lesões e consequentes ausências. Os paranaenses brigam para se afastar da Z4, tal qual o Vascão, sendo que eles são os primeiros fora da dessa situação, e o Vascão está a apenas 3 pts acima na tabela. 

O time paranaense não é um timaço, mas joga em casa e vem de uma boa sequência no Brasileirão, conquistando pontos inclusive dentro de casa, e tendo batido Flamengo e Grêmio recentemente, dois dos considerados "bichos-papões" do Campeonato. Além disso tem o fato de jogar em casa, algo que os atleticanos costumam saber usar muito bem, sendo extremamente difícil bate-los na Arena da Baixada.

Já o Vascão volta a sofrer com as várias ausências. Seguem fora do time atletas importantes, como Breno, Castán, Ramon, Giovanni Augusto, e agora se unem Maxi López e provavelmente Desabato. A defesa é quase toda a reserva da reserva, o meio-campo sofre com a dificuldade da criação, e o ataque, que parecia estar se firmando com López, sofre um revez com sua ausência pontual. Não é o fim do mundo, mas consistentemente se traduz numa maior dificuldade de chegar ao gol adversário, como vimos durante várias oportunidade esse ano, inclusive foi o motivo das eliminações precoces em todas as competições eliminatórias que disputou. Salta aos olhos ainda a dificuldade nas bolas altas, já que são muitos gols em bolas aéreas que o Time tomou esse ano.

Mas o Vascão tem um incentivo a mais, que é a estreia do técnico Alberto Valentim, o que sempre dá um gás e uma atenção a mais aos atletas que entram em campo. Esperemos que isso seja suficiente para bater o enjoado Atlet. PR em seus domínios.

Com todo esse quadro a tarefa do Vasco em ultrapassar mais esse obstáculo não é fácil, mas é possível. Para isso não pode se lançar desabaladamente ao ataque, nem tampouco pode se limitar a defender abrindo mão de agredir o adversário. A dosagem equilibrada entre as duas situações de jogo é fundamental para um bom resultado, assim como a melhora nas finalizações, porque numa partida difícil dessas, não se pode perder a quantidade de gols que o Vascão perdeu nas últimas partidas. A eficácia nas finalizações é imprescindível para que qualquer equipe alcance posições mais altas na tabela, e o Vascão vem falhando muito nesse quesito ao longo do ano. Além das falhas na defesa, essa foi o maior dos motivos da campanha irregular nesse ano.

A partida é às 19h30 e terá transmissão para todo o Brasil pelo SporTV.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Alberto Valentim no Vascão

O técnico Alberto Valentim é o novo técnico do Vascão, e já deve "assumir" o Club no jogo de quarta-feira contra o Atlét. PR. A escolha vem cerca de 2 semanas depois da demissão de Jorginho e  de Valdir Bigode ter assumido como interino e ter conseguido ao menos impedir o time de seguir caindo. 

Só que Valdir Bigode estava no comando interino da equipe, sendo "testado" em resultados e desempenho. Não passou em nenhum deles, apesar da vitória sobre a Chapecoense no último domingo. Mas o desempenho contra o Ceará foi lamentável, e contra o Atlét. MG aceitável, assim como o desempennho contra a Chapecoense. Vejam bem, o fato de Valdir seguir invicto nas oportunidades em que esteve a frente da equipe não significa que tenhamos tido boas apresentações. Mesmo na elogiada apresentação contra o Atlét. MG, os mineiros tiveram mais e mais claras oportunidades de gol, por isso aceitável.

Nesse contexto apareceu Alberto Valentim. Técnico jovem, campeão Estadual pelo Botafogo, foi rapidamente contratado para trabalhar no exterior, e também rapidamente demitido por ter batido de frente com seus empregadores. Curriculum pequeno, mas não se pode esperar um curriculum longo de quem acabou de chegar na profissão.

Pessoalmente não tenho impressão boa ou ruim do técnico. Fez um trabalho vitorioso no Botafogo, ganhando do próprio Vasco na final, mas é muito pouco para se analisar um técnico. Podemos estar  contratando o embrião de um novo campeão mundial, ou de mais um fracasso dentro desse competitivo e restrito mercado de trabalho. O tempo dirá. De nossa parte é seguir dando apoio e torcendo para que possa ter o elenco realmente a disposição, porque com o time completo e bem treinado, o atual Vasco não deixa muito a desejar a nenhum dos grandes times do Brasil, embora o elenco ainda mostre algumas deficiências.

E Valentim já estará no comando do time amanhã, mas com certeza ouvirá, e muito, o seu auxiliar Valdir.

A propósito, a melhor dica que vi a beira do campo até agora veio de um contestado zagueiro. Paulão sugeriu a Jorginho que colocasse o time para a frente, quando o técnico queria segurar o resultado. Seguir a dica fez o Vascão vencer o jogo.

Saudações Vascaínas!

Mauro Galvão fala da estagnação do Vascão

O ex-zagueiro e um dos líderes do Vascão nas conquistas do Centenário, Mauro Galvão diz que o Club está estagnado no Séc. XX. O motivo seria a falta de renovação na política e nos métodos. A entrevista dada a Rádio Globo vale ser ouvida, porque também trata de treinador, elenco, etc.

Mas a coisa parece estar mudando.


Parceria com o Maraca?

O Vascão negociou com o Maraca e deverá a mandar grandes jogos no estádio. O primeiro será o jogo contra o Santos, já no próximo domingo, e de quebra os Vascaínos(as) ganharam de volta o lado direito das arquibancadas. Faltam algumas informações sobre o acordo, mas na conversa se conseguiu o que as bravatas passaram longe do alvo.

Pessoalmente gosto do estádio, embora já tenha gostado mais.

Mais uma boa atitude da atual diretoria. Não é genial, mas fazendo o feijão com arroz está avançando.

Euriquinho fala de paz e união

Um dos maiores propagadores de ódio dos últimos anos vem agora falar de paz política e união entre os grupos que atuam politicamente no Vascão.

Ora, é óbvio e nítido que todas as vezes que o Club conseguiu uniões mínimas ele avançou de forma rápida, segura e incontestável. A questão no momento é se os grupos estão dispostos a abrir mão de seus projetos individuais de poder em prol da criação do maior clube do hemisfério sul?

E é isso que a Torcida mais anseia, porque vindo a união dos grupos, a recuperação do Club se dá em curto prazo, enquanto do jeito que está, vai ser a médio/longo prazo.

Paulo Vítor e Evander emprestados para a Europa

Não acho má ideia. Ambos têm muito potencial, mas parece que precisam de um choque de realidade profissional para colocarem os pés no chão. Talvez resolva, e venham a ser os ótimos jogadores que prometiam na base, caso contrário, não irão muito além dos vaga-lumes que são hoje.

Dia do funcionário

O Vascão comemorou o dia do funcionário Vascaíno com churrasco, pagode e Eurico. O velho caudilho Vascaíno parece estar se despedindo daquilo que foi parte importante e fundamental durante a maior parte de sua vida. Pela obra que deixou como Diretor e depois como VP de Futebol, Eurico merece todas as homenagens do mundo. Fez o Vascão crescer em representatividade e importância na Fferj e na CBF, além de títulos como o tri-Carioca, 3 Brasileiros, Libertadores, vários outros títulos Cariocas.

Mas sua obra como presidente foi a pior já deixada por um dirigente no Vascão. Iniciou o processo de apequenamento do Gigante, criou a crise financeira e a aprofundou, durante suas gestões acabou com todas as chances de o Club ter boas relações com o mercado e parte substancial da própria torcida, elemento fundamental para a grandeza de qualquer clube, seja nas arquibancadas, seja no financiamento com associação e aquisição de produtos licenciados.

Como sou sempre favorável a enaltecer o bom, sem esquecer o ruim, Eurico merece as homenagens, espero que se recupere de mais essa provação pela qual passa, mas que deixe a política do Club. O mal dos que alcançam o sucesso na política é tentarem se perpetuar, sendo que em política há necessidade da mudança.

Alexandre Campello no Aqui com Benja

O Presidente Vascaíno, Alexandre Campello, volta ao programa Aqui com Benja, celebra os 120 anos do Club, e fala da situação atual financeira, política e do futebol Vascaíno



Seja sócio do Vascão. Escolha seu plano.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Vitória de 3x1 sobre a Chape alivia o clima

A coisa não estava boa na Colina. Nos últimos 5 jogos tínhamos acumulado 3 derrotas e 2 empates, sendo 1 contra o fraco Ceará, e após os resultados desse final de semana, o Vascão figurava em 16º lugar, ainda fora da Z4, mas com a mesma pontuação do primeiro da Z4. A vitória hoje era fundamental, deu um gás, um pouco de tranquilidade e salvou um pouco a semana de comemorações, já que na terça-feira o Vascão comemorou 120 anos, e ontem comemorava 20 anos da conquista da Libertadores no ano de seu centenário.

E se o dia era de festa, o jogo não começou assim tão festivo. Certo é que o Vasco dominou os primeiros 45 minutos, mas esteve muito longe de transformar esse domínio em oportunidades, e principalmente em gols. Foram algumas oportunidades bastante opacas e, parece que antevendo o que faria no segundo tempo, uma cabeçada perigosa de Maxi López, que passou muito perto da trave. Mas muito pouco para uma equipe que pretende algo maior num campeonato difícil como o Brasileirão.

Mas as equipes inverteram os lados do campo, e o que era um domínio sem objetividade do Vascão, se tornou uma belíssima apresentação de Maxi López, bem coadjuvado por Vágner, Pikachu e depois Thiago Gallardo, e uma defesa relativamente sólida e bem postada. E o show foi mesmo de Maxi López, e ele foi bem coadjuvado, porque o Vasco coletivamente foi muito ineficiente no ataque, tendo criado muito pouco de forma coletiva, envolvendo o adversário, etc. Os gols foram, ou de passes muito precisos de López, ou de sua própria técnica. E assim saiu o primeiro gol, num lançamento perfeito do argentino, uma dominada e um chute geniais de Vágner. O segundo, em que López chamou a marcação para dançar e depois bateu cruzado no cantinho, sem chances para o goleiro. E o terceiro, em que o centro-avante lançou Thiago Gallardo na corrida, ele se desvencilhou de dois adversários e deu um toque sutil na saída do goleiro. Pelo lado do Vasco o segundo tempo se resumiu a isso, e a uma defesa que quase não errou. Em compensação, pelo lado de Maxi López a atuação foi digna da esperança que provocou na torcida.

Já a defesa foi dita que se comportou relativamente de forma bem postada e segura, porque deu alguns espaços, e mais uma vez se colocou mal e ficou apenas a olhar a ação de um atacante adversário. Alguns espaços foram deixados, principalmente na entrada da área, e o gol da Chapecoense surgiu de uma falha ridícula de marcação. A própósito, já perdi a conta de quantas vezes a defesa Vascaína falhou em bolas altas e paradas. E não parece ser problema individual dos atletas escalados, porque já se testaram várias formações, tanto de meio campo, quanto de zagueiros, e as falhas são sempre as mesmas.

Menos mal que a vitória, se não foi brilhante, tampouco foi ao acaso. O Vasco foi melhor que seu oponente, mesmo com um time cheio de desfalques importantes, aproveitou as oportunidades que criou, e aproveitou a oportunidade para se afastar da zona do rebaixamento. A vitória não resolve nada, mas alivia o clima.

Com dois jogos a menos a vitória deixou o Vascão está em 13º lugar na tabela, e com possibilidades de chegar aos 30 pts e entrar na luta direta pelo G6. Se não tivéssemos perdido 7 pts bobos (3 em casa para o Vitória, 2 em casa para o Ceará, e 2 fora contra a própria Chapecoense,) e já estaríamos com mais de 30 e, em caso de vitória nas duas partidas adiadas, em luta direta pelo título.

Por isso não se pode perder pontos para equipes muito inferiores, se você quer disputar algo a mais num campeonato difícil como o Brasileirão.

Mas se o Vascão ainda não está correspondendo em campo da forma que a torcida espera, ao menos parece a mim que não corre grandes riscos de queda, mesmo estando muito próximo ao Z4 nas última rodadas. Claro, isso desde que confirme em campo o elenco melhor que tem em relação aos times que brigam na parte de baixo da tabela.

E Maxi López está num excelente caminho para se tornar ídolo dessa torcida, que tanto anseia por voltar aos grandes dias que fizeram sua brilhante, emocionante e vencedora história. Só precisa se adaptar aos métodos brazilis de distribuir cartões, porque não dá para tormar 3 cartões em 3 jogos, ainda mais sendo atacante.

Mas o Vascão tem muito ainda a melhorar, e vai melhorar. A torcida precisa incentivar, participar, se associar. O Club precisa de nós, e nós não vamos faltar.

Quanto a Valdir Bigode, parabéns por sua primeira vitória no comando da Equipe, parabéns por estar invicto comandando a Equipe, mas você ainda não está pronto. Uma coisa é entrar com os 3 volantes contra o Atlét. MG em Minas, outra é fazer o mesmo contra a Chapecoense no São Januário. Valdir um dia será um grande técnico, dos melhores, mas ainda não está pronto.

Saudações Vascaínas!



domingo, 26 de agosto de 2018

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Vasco x Chapecoense. 26/08/2018. #120 ANOS

Além de Vasco x Chapecoense, ainda teremos os comentários de Atlét. MG x Vasco e outros temas de interesse dos Vascaínos(as).

Hoje, a partir das 22h00.

Vasco: 20 anos do Bi

Ontem começamos a comemorar, mas o dia da festa é hoje. 20 anos que o Vascão conquistou o pódio mais alto das Américas pela segunda vez, 20 anos que o Vascão fez história, 20 anos que marcam o único clube que foi campeão em seu centenário.

Para quem não viu tá aí para ver, para quem viu tá aí para rever.

Saudações Vascaínas!

Vasco x Chapecoense

O Vascão vai a campo hoje a noite em São Januário para enfrentar a Chapecoense. A partida será às 19h00 e terá transmissão ao vivo pelo SporTV para todo o Brasil, menos para o Rio de Janeiro. Quem puder ir ao Caldeirão, o Vascão precisa de você, porque a vitória nessa partida é importantíssima, fundamental mesmo para o futuro do Vascão nessa competição.

A Chapecoense teve problemas para embarcar, o que atrasou em cerca de 24h sua chegada ao Rio de Janeiro. Que isso seja sintoma de que a viagem não lhe será agradável, e que o Vascão irá vencer com sobras o confronto. Mas não pensem que será fácil. O time catarinense é enjoado, vira-e-mexe tira pontos de times mais fortes, inclusive jogando fora de casa. Nesta edição do Brasileirão já venceu Flamengo, Corínthians e Cruzeiro, já tirou pontos de Palmeiras e Atlét. MG fora, então não dá para vacilar com eles.

Pelo lado do Vascão o técnico segue enfrentando a sina de lesões que tanto já prejudicou a equipe esse ano. Para esse confronto são 8 os atletas afastados por lesão, sendo que a maioria são atletas importantes, entre eles Castán, Breno, Giovanni Augusto, Thago Gallardo, Ramon, etc. Com isso Valdir deve repetir a escalação que jogou contra o Atlético MG, e há possibilidade de o Vascão entrar em campo com 3 volantes. E isso não significa que o Time fique lento ou pouco criativo, porque tanto Andrey, quanto Raul têm boa chegada ao ataque, e já demonstraram que têm bom passe e podem ser importantes no apoio e na organização ofensiva, e ao mesmo tempo mantêm uma pegada forte no meio campo. Resta saber se irão ser eficientes contra um time fechado, que é como a Chapecoense deverá se portar em campo.

E como já disse, o Vascão irá precisar de sua Torcida. Que São Januário esteja cheio amanhã, que Galera dê seu recado, mostre o porquê do "Caldeirão", empurre o Vascão e acoe os catarinenses, ajudando o Cruzmaltino a conquistar esses 3 pts.

Saudações Vascaínas!

sábado, 25 de agosto de 2018

Recordar é Viver! 20 anos da Conquista da Libertadores da América

O Vasco está comemorando 20 anos da conquista da Taça Libertadores da América, em 1998, ano de seu Centenário. Vamos recordar dois momentos, um resumo do jogo, e a reportagem sobre a volta. 




Empate com Atlético MG

Galera, não consegui ver o jogo. Mas já soube que o Vascão foi bem, e que um tal de Luiz Gustavo botou Ricardo Oliveira no bolso. Apesar de uma pressão e de ter rondado muito mais a área do Vascão, em termos de chances reais de gol a coisa foi equilibrada, e as duas grandes defesas do jogo mesmo foram do Victor, em chutes de Pikachu e Andrey. Sendo assim o empate não foi um resultado injusto para ninguém.

Mas se não foi injusto para o Vasco não foi bom. É verdade que ganhou uma posição na tabela, e que somou mais um ponto, mas a verdade é que segue seriamente ameaçado, e que qualquer tropeço pode se transformar num drama. Com isso a vitória contra a Chapecoense no domingo se torna imprescindível para acalmar os ânimos e diminuir os riscos imediatos de frequentar a Z4.

A própósito, Valdir Bigode corrigiu o erro cometido contra o Ceará, e reequilibrou o meio-campo e o time, escalando Andrey e Raúl na equipe que iniciou o jogo.

Vascão volta ao Maraca e ao Mané

Dia 01 de setembro o Vascão enfrenta o Santos no Maraca, voltando a mandar um jogo no estádio que também é sua casa. O jogo será pelo segundo turno do Brasileirão. E no dia 15 de setembro o adversário será o Flamengo no Mané Garrincha, também pelo segundo turno. Os dois jogos prometem casas cheias e muitas emoções. Que o Vascão saia vencedor dos duelos.

8 desfalques por lesão?

Esse é o número que o Vascão poderá ter de desfalques contra a Chapecoense no domingo. Breno, Werley, Leandro Castán, Henriquez, Ramon e Rildo já estão certos de não enfrentarem os catarinenses, e Thiago Gallardo e Giovanni Augusto são dúvidas.

Que bruxa solta, heim?

Valdir tem mais uma chance

O Vasco parece estar negociando com Alberto Valentin para comandar a equipe, mas seja o que for que ocorra dificilmente o novo técnico estará a disposição para comandar a equipe contra a Chapecoense, e Valdir deverá emplacar sua terceira partida no comando técnico do futebol Vascaíno.

Vai que ele se firma?

Mais R$ 2,3 milhões

A venda do volante Souza, que foi vendido pelo Fenerbahce para o futebol árabe, deve render a quantia aí acima. Um bom reforço para os cofres Vascaínos em momentos tão delicado financeiramente.

Nova reunião do Conselho

O Presidente Alexandre Campello protocolou pedido por nova reunião do CD para autorizar o empréstimo necessário ao Vascão para que possa fechar seu ano com as contas em dia. Na mesma requisição foi solicitado que a jóia para tornar-se Sócio Geral seja reduzida de R$ 2.000 para R$ 700, o que pode ajudar a aumentar o número de sócios estatutários nessa categoria.

Lembrando que a anistia Vascaína segue ativa, e todos que quiserem e puderem voltar a colaborar e a participar da vida social e política do Vascão podem voltar a faze-lo a um custo baixo.

O Vascão agradece.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Brant sobre investimento no Sporting

Vamos ao que interessa. Brant não tem essa grana. Não é dono dos investidores, não é presidente do Vasco, tampouco do Sporting. Aí o Brant arruma para o tal "investimento" ser feito no Sporting, mas coloca como "condição", que o Vasco esteja no projeto. Ora, a quem ele quer enganar? Quem é ele para impor condições, se não tem nenhum controle sobre os clubes envolvidos, e muito menos sobre o dinheiro.

A propósito, em que condição esse dinheiro chega? Quem são os "investidores"? O que levam os "investidores"?

Isso para mim está cheirando muito mal.

Ninguém dá uma grana dessa para os outros.

E as moedas, heim?

Muito lindas as moedas em homenagem aos 120 anos do Vasco, que foram emitidas pela Casa da Moeda. As de prata dourada já acabaram. Olha a força da Torcida.


Vasco Dívida Zero

Mais uma dívida quitada pelo movimento da Torcida, e que garante que a grana será revertida ao bem do Vascão. É a 15ª dívida quitada. Que o movimento continue a ajudar o Gigante, e a mostrar a força dos Vascaínos(as).

Falando em Vascaínos(as)!

Apesar da crise a Galera Vascaína vem respondendo e se associado ao Club. Mas ainda é pouco, precisamos de muito mais sócios. E tenham noção de que não é algo que irá resolver os problemas do Club da noite pro dia. Ainda levará algum tempo até que o Vasco recupere seu poder de investimento para realmente entrar nas competições com equipes para buscar títulos.

Triste, mas verdade.

Saudações Vascaínas!


Atlético MG x Vasco

O Vascão fecha a primeira rodada jogando contra o Atlét. MG no Horto. O jogo é muito importante para o Cruzmaltino, poque um resultado que não seja a vitória pode deixar o Vascão em situação muito complicada, dentro da Z4, e com a situação toda embolada. Isso porque o Vitória e o Atlét. PR podem ultrapassar o Gigante em caso de vitória deles, e de outro resultado negativo dos Cruzmaltinos. Para completar a situação complicada do Vascão, ainda temos um time com a defesa reserva e improvisada novamente.

O problema é que o Atlético MG não é o Ceará. Se já foi sofrido contra o time nordestino, que amarga presença na Z4 desde o início do Campeonato, imaginem contra os mineiros, muito mais técnicos e qualificados a buscar melhores posições nesse campeonato, tanto que estão no G6.

Isso não significa que o jogo está antecipadamente perdido. Vamos voltar a velha máxima de que quem morre de véspera é peru, mas que a coisa está muito complicada, está. Menos mal que Andrey volta ao time, e que Lenon deve começar jogando (ele não foi mal contra o Ceará), mas a zaga relativamente baixa e com Bruno Silva improvisado preocupa.

E quando disse que é bom que Andrey retorne ao time, é simplesmente porque ele dá equilíbrio a equipe. O garoto tem bom passe, boa saída de bola, e chega bem no ataque, tanto que já tem gols e assistências em maior número que a maioria dos meias. Para completar isso, ainda tem boa pegada na marcação, sendo o líder de tomadas de bola no time. Como barrar um atleta desses?

E que agora Valdir tenha uma estrela um pouco mais brilhante, e conquiste sua vitória a frente do elenco. Porque a desestruturada que deu no time contra o Ceará foi tenebrosa, e os dois pontos perdidos podem fazer muita falta no final do campeonato, assim como os 3 pontos perdidos contra ao Vitória em São Januário. Esses são aqueles jogos, nos quais quem quer ter um final melhor não pode perder pontos.

Porque depois tem que recuperá-los nos jogos difíceis, como o de hoje.

Mas difícil não é impossível. Já passou da hora de esse time mostrar algo a mais.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Só não vi dois

Dos dez jogos inesquecíveis que o NewsColina listou, só não vi dois. O primeiro, quando não era comum transmitirem jogos pela TV, em 1974, que levou o Vascão ao seu primeiro título Brasileiro. Além de não transmitirem, eu era pequeno.

O segundo jogo também foi uma final de Brasileirão, a de 1989, quando o Vascão venceu o São Paulo por 1x0 no Morumbi e evitou até o jogo da volta. Nessa eu estava ouvindo pelo rádio, porque estava embarcado, navegando pela costa do Nordeste.

Em todos os outros, ou vi pela TV ou estava no estádio, como no Vasco 4 x 1 Flamengo, na semifinal do Brasileirão de 1997. A propósito, a matéria do site está equivocada, porque o jogo foi em 97, não em 87.

O gol de Cocada em 1988, inesquecível.

Saudações Vascaínas!


FUTEBOL

#Vasco120Anos: Relembre 10 jogos inesquecíveis na história do Gigante


No dia em que o Gigante da Colina celebra seus 120 anos, LANCE! prepara galeria especial relembrando partidas que jamais sairão da memória do torcedor vascaíno
Foto: Divulgação
Publicado há
 
em
 
O Vasco da Gama completa 120 anos nesta terça-feira. Para comemorar a data, o LANCE! preparou uma galeria especial relembrando dez jogos épicos da história cruz-maltina. Na lista, estão a final da Libertadores de 1998, a virada histórica sobre o Palmeiras na Mercosul de 2000 e muito mais. Confira:

1: Vasco 4×3 Palmeiras – Final da Copa Mercosul de 2000

O Vasco protagonizou a ‘virada do século’ na decisão da Copa Mercosul de 2000. O Gigante da Colina terminou o primeiro tempo sendo derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras, no antigo Palestra Itália. No entanto, na segunda etapa tudo mudou e o Cruz-Maltino conseguiu a virada, com um show do baixinho Romário, autor de três gols.

2: Vasco 1 x 1 River Plate – Semifinal da Libertadores de 1998

Quem nunca ouviu a torcida vascaína cantar “Gol do Juninho, Monumental…”? Na semifinal da Libertadores de 98, o Reizinho saiu do banco para marcar um gol histórico de falta e levar o Vasco para a decisão do torneio continental, o que inspirou a criação do canto.

3: Vasco 2 x 1 Barcelona de Guyaquil – Final da Libertadores de 1998

No ano de seu centenário, o Vasco conquistou o título mais importante de sua gloriosa história. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, em São Januário, a equipe de Antonio Lopes foi a Guyaquil encarar o Barcelona e conseguiu mais uma vitória, desta vez por 2 a 1, resultado que lhe assegurou a taça.

4: Vasco 4 x 1 Flamengo – Semifinal do Brasileiro de 1997

Na semifinal do Brasileiro de 1987, o Vasco conseguiu uma de suas vitórias mais marcantes sobre o Flamengo, seu maior rival. Com um show de Edmundo, o Gigante da Colina goleou o clube da Gávea e garantiu vaga na decisão do torneio.

5: Vasco 1 x 0 Flamengo – Final do Carioca de 1988

A final do Carioca de 1988 teve um herói improvável. Cocada saiu do banco aos 41 minutos da segunda etapa e precisou de apenas três minutos em campo para marcar o gol do título vascaíno, contra o Flamengo.

6: Vasco 2 x 1 Fluminense – Final do Carioca de 2003

Na decisão do estadual de 2003, o Vasco venceu o Fluminense no Maracanã lotado e ficou com o título. Além da conquista, a partida ficou marcada por conta do famoso cruzamento de letra de Léo Lima.

7: Vasco 2 x 1 Cruzeiro – Final do Brasileiro de 1974

Em 1974, Vasco e Cruzeiro terminaram o quadrangular final do Brasileirão empatados na liderança. Por este motivo, um jogo extra foi realizado no Maracanã e o Gigante da Colina levou a melhor sobre o clube mineiro.

8: Vasco 3 x 1 São Caetano – Final da Copa João Havelange

Vasco e São Caetano decidiram a Copa João Havelange, em 2000. No jogo de volta, realizado no Maracanã, o Cruz-Maltino levantou a taça ao vencer o clube paulista por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário.

9: Vasco 2 x 3 Coritiba – Final da Copa do Brasil de 2011

O Vasco conquistou sua primeira e única Copa do Brasil em 2011, sobre o Coritiba. O clube cruz-maltino perdeu a partida por 3 a 2, em Curitiba, mas, como havia vencido no jogo de ida em São Januário por 1 a 0, levantou o caneco por conta do gol qualificado.

10: Vasco 1 x 0 São Paulo – Final do Brasileiro de 1989

Em 1989, o Vasco, campeão do Grupo B, decidiu o Brasileiro contra o São Paulo, campeão do Grupo A. O clube carioca venceu a partida no Morumbi por 1 a 0, gol de Sorato. Como a equipe de Nelsinho Rosa tinha a melhor campanha, não foi necessário a realização do segundo jogo.

120 anos

O Vasco da Gama completa hoje 120 anos de existência. O início no remo, o grande esporte do final do Séc. XIX, a abertura para os treinos a pobres, num esporte que era para as elites; as primeiras vitórias nas regatas,; o início vitorioso no futebol, quando foi atacado pelos tradicionais e elitistas clubes, quando o futebol também era um esporte de elite, e o Vasco ousou acolher negros e proletários em seu time; o erguimento do então maior e mais moderno estádio da América do Sul, pelas mãos de seus torcedores, pelo esforço de seus fãs, oriundos da colônia portuguesa e das periferias pobres da cidades; os desfiles de escolas de samba, quando o samba era visto como uma manifestação de sub-cultura, a importância no Estado Novo, quando São Januário foi palco de discursos e festas de Getúlio Vargas, o Pai dos Pobres, que iniciou a implantação do Brasil moderno; a participação na Segunda Grande Guerra, quando São Januário serviu de campo de treinamento a soldados, e o próprio Vasco da Gama chegou a doar aviões a incipiente FAB; as ações sociais com atletas e funcionários, que se simbolizam no Colégio Vasco da Gama; as inúmeras glórias esportivas nos campos, quadras, piscinas, areia, onde se destacam  um Rivadávia Correia e um Torneios de Paris (considerados Mundiais na época), duas Libertadores, uma Mercosul, quatro Brasileiros, uma Copa do Brasil, vinte e quatro Estaduais, três torneios Rio-São Paulo. Só no futebol profissional são 113 títulos, o Sulamericano de Basquete, a Libertadores e o Mundial de Futebol de Praia, sem contar as categorias de base, os títulos de Remo, Volei, Basquete, Atletismo, Futsal, Handball, Volei de Praia, Natação, Saltos Ornamentais, Futebol de Mesa, Futebol de Sete, Futebol de Praia, Artes Marciais, e  de outros torneios e estaduais em diversas modalidades mais.

Quem tem essa história é Gigante. Quem tem essa história precisa comemorar. Quem tem essa história tem 120 anos. Quem tem essa história é o Club de Regatas Vasco da Gama, que foi fundado para alguns praticarem remo, mas que se tornou um dos maiores do mundo, e se tornou a maior referência na relação esporte-social no Brasil, quiçá do mundo.

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama! Parabéns Vascaínos e Vascaínas! Nós temos mais que 120  anos, nós temos história, e história que faz diferença.

Saudações Vascaínas!

Empate com sabor de desespero

O Vasco empatou com o Ceará ontem em São Januário por 1x1. O jogo foi tecnicamente sofrível, assim como o resultado, que foi sofrível principalmente para o Vasco. Com um time modificado por Valdir Bigode, o Vasco acabou por se enrolar e não conseguir se impor, mesmo jogando em casa e com ótimo público, que incentivou, aplaudiu, e jogou junto com o time o quanto pode. No final o empate foi justo, pelo que os dois times fizeram em campo.

No jogo o Vasco começou dando a impressão de que iria encurralar o Ceará, e partiria para definir o jogo ainda no primeiro tempo, mas isso foi uma impressão absolutamente enganosa. Além de não ter criado nada nos seus 15 min de pressão, logo o Ceará equilibrou o jogo, e aos poucos passou a ser muito mais perigoso que o Vasco, que a rigor criou apenas uma oportunidade, quando Maxi López escorou cruzamento fortíssimo para fora. De resto foram chutes de longe e o tradicional chuveirinho. Ao contrário, o Ceará chegou ao menos 3 vezes em condições de marcar.

Por incrível que pareça, no segundo tempo o time melhorou um pouco, e chegou à área cearense. Pikachu (incrível), Maxi López e Giovanni Augusto (incrível) perderam gols, e Wagner fez em lance onde não houve nenhum impedimento. Já vimos isso inúmeras vezes, inclusive em final de Estadual e de Taça Guanabara, e nunca um árbitro veio dizer que eram impedimentos, mas claro, foram lances contra o Vasco. Tanto não foi nada, que o goleiro cearense só esboçou uma reclamação. Com o gol o Ceará se abriu e o Vasco perdeu ao menos duas chances, antes de em cobrança de escanteio o adversário empatar. 

Mais uma vez o Vasco toma gol de bola aérea, mais uma vez o Vasco conseguiu deixar escapar uma vitória que não deveria ser complicada, e mais uma vez o Vasco se complica quando deveria se aliviar.

Acredito que a real possibilidade de efetivação e a possibilidade de mostrar algo diferente complicaram Valdir, que conseguiu piorar, e muito, algo que era preocupante. Com Jorginho é certo que o time estava perdendo muitos gols, mas apresentava organização tática e se postava muito bem em campo. É certo que cometia erros, mas não os erros que cometeu ontem, contra o adversário mais fraco dos últimos 5 enfrentados. Com Valdir, que resolveu tirar o equilíbrio do meio-campo Vascaíno, Andrey, o time se enrolou, perdeu criatividade no ataque, perdeu a ligação (isso com 3 meias em campo) entre defesa e ataque, perdeu velocidade de saída de bola, e perdeu no poder de marcação. Para completar Maxi López até estava bem, mas ainda mais isolado que Rios, o que fazia com que a bola chegasse nele e a jogada morresse.

Mas também conseguiu comprovar duas coisas importantes. A primeira é que, toda vez que Wagner e Giovanni Augusto são escalados juntos, Giovanni desaparece em campo. A segunda é que o próprio Valdir não está pronto para assumir nada. Ao contrário, está muito cru.

E se o Vasco não entrou na Z4 hoje, arrisca muito entrar na próxima rodada, quando enfrenta o Atlet. MG no Horto, e porque segue apresentando um futebol sofrível. De quebra perdeu Leandro Castan, porque com o ombro deslocado, ele deve ficar alguns jogos fora.

E a Torcida sofre. Logo hoje, que deveríamos estar em festa, estão todos preocupados.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Medalha Tiradentes

Como já tínhamos comentado aqui no Blog do Vascão Eterno, o Vascão receberá a Medalha Tiradentes na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro amanhã. A cerimônia será às 10h00 e faz parte das comemorações de 120 anos do Vascão, o Verdadeiro Time do Povo.

Jair Ventura no Vascão?

Segundo Marcelo Barreto o Vasco estaria negociando com Jair Ventura para assumir a Equipe. A pergunta é: ele vai saber o que fazer com o elenco, ou vai querer que atletas façam coisas que não são suas características?

E por que não esperam ver o que vem de Valdir Bigode? Vai que o time joga bem hoje, aí vão fazer o que?

A diretoria negou, mas será?

Campello vai protocolar pedido por nova reunião no CD

A Diretoria Administrativa do Vascão deve protocolar ainda hoje o pedido por nova reunião para a aprovação do empréstimo. As taxas são atrativas e, segundo a Diretoria, o Vasco não tem dinheiro para fechar o ano.

É bom que o Presidente se mexa politicamente e se prepare para a nova reunião, porque arrisca novamente ter suas intenções frustradas. E não é batendo boca e fazendo acusações a alguns que irá conseguir isso.

Mas se não quiserem conversar, bota no ventilador.

Vascaínas contra o assédio

O grupo está bastante ativo, e tem recebido muito apoio, mas também muitos ataques. O trabalho delas é importante, e pode ajudar o Vasco a se levantar, além de estar totalmente de acordo com as tradições de posições sociais do Club.

Parabéns às moças, e toda força no trabalho.

Saudações Vascaínas!


Vasco x Ceará

O Vascão entra em campo hoje às 20h00 para enfrentar o Ceará em São Januário, e a vitória é fundamental para o Cruzmaltino, caso queira reagir no Campeonato, e para o Ceará pelo mesmo motivo. Isso porque o Ceará está na Z4, mas o Cruzmaltino é o primeiro time fora da Z4. Com uma vitória o Ceará empataria no número de pontos com o Vitória e o próprio Vasco, mas permanece na Z4 devido aos critérios de desempate. Já o Vasco, em caso de vitória, salta para a 10ª posição, se afastando da Z4, e ainda com 2 jogos a menos que as outras equipes. Por isso a situação Vascaína ainda não é desesperadora, mas para isso é preciso recomeçar a vencer, e entrar numa sequência de vitórias, que consolide uma recuperação, e o credencie a disputar posições mais altas, e mais condizentes com o elenco que tem.

O Ceará entra em campo como franco atirador. O fato de ser uma equipe subida da Série B, e de estar já a caminho de voltar a essa mesma Série B, faz com que o time do Nordeste não tenha muito a perder. Mesmo assim não irá se abrir, porque tendo ainda um turno a ser disputado, os cearenses deverão jogar fechados e tentando o contra-ataque, tendo em mente a máxima de que um empate é ótimo, e se conseguirem uma vitória numa bola vadia, aí é fora de série.

Já o Vascão tem muito a perder. Com um elenco que tem alguns jogadores caros, como Wagner, Giovanni Augusto, Castán, Maxi López, Martin Silva e Breno, o Vasco tem elenco e time para estar muito acima de sua atual posição na tabela, mas uma série de contusões e equívocos vindos do banco atrapalharam nitidamente o desempenho da equipe. Então é hora de o time mostrar a que veio e recomeçar a acumular pontos, abrir definitivamente espaço da Z4, e se aproximar do G6, porque o Vasco tem elenco para brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. 

Além desses objetivos, o Vasco também voltará a ter Valdir Bigode a beira do campo e a comandar a Equipe. Isso gera um incentivo novo aos atletas que entram em campo, e que fecharam apoio pela efetivação do veterano boleiro. O Time também terá algumas alterações em relação ao que vinha sendo usado por Jorginho, sendo a mais importante a possível entrada de Bruno no lugar de Ricardo na zaga, e a saída de Andrey no meio, para a entrada de Wagner. 

Vamos ver se dará certo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de agosto de 2018

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno 19/08/2018. entrevista com membro do conselho fiscal Otto Junior

Além da entrevista com o atual membro e ex-presidente do Conselho Fiscal e Grande Benemérito Otto Junior, que deve discorrer sobre empréstimo e prestação de contas, o programa também traz as espectativas para Vasco x Ceará e tudo o que ocorreu durante a semana do Vascão.

Vitória do Atlét. PR põe pressão

O Atlét. PR venceu o Flamengo hoje por 3x0 e se aproximou perigosamente do Vascão. Como a coisa ficou ainda mais feia para os lados do Vascão, mais que nunca amanhã é vencer ou vencer.

Valdir pode ficar um tempo como interino

Como forma de diminuir a pressão e a responsabilidade sobre Valdir Bigode, a Diretoria do Vascão pensa em deixar o ex-atacante como interino por algumas rodadas, de forma que não recaia sobre ele uma pressão muito grande, e também para que se adapte à nova função. Isso também ajudaria a diminuir a pressão sobre a folha salarial.

Pode dar certo. Nas poucas vezes em que assumiu até hoje, o Bigode deu conta do recado.

Grupos políticos publicam notas

Já foram várias as notas publicadas pelos grupos políticos do Vasco da Gama com o intuito de justificarem suas posições.  A atual diretoria ainda deve maior transparência sobre as contas de sua administração - que foi promessa de campanha - e a falta disso é motivo suficiente para que se peçam maiores esclarecimentos sobre a necessidade do empréstimo. A forma de pagamento e a relação com o Profut não se sustentam, porque se os recursos forem usados com sabedoria se revertem em renegociação de dívida, diminuindo os valores devidos e aumentando prazos, o que está dentro do espírito do programa governamental e das melhores práticas administrativas. A exigência de um comité para gerir os fundos advindos do empréstimo são uma forma de interferência indevida na diretoria administrativa, o que não se sustenta por si só. O resto não passa de politicagem barata, como todas as notas emitidas pelos grupos políticos.

Cabe a Campello oferecer melhores explicações, e aos grupos agirem de acordo com os interesses do Vasco, inclusive cobrando explicações sobre o destino dos recursos, não só dessa, mas também da diretoria passada.

Mas isso ninguém faz.

Vasco iniciará Tour em São Januário

Em linha com modernas práticas do futebol internacional, o Vascão iniciará tours de 50 min em São Januário. Isso tem o poder de funcionar de algumas forma importantes para o Club, sendo as principais a captação de novos e aproximação do Club com Torcedores e Sócios, o aumento da visibilidade do Club, e um leve aumento de arrecadação com a cobrança de ingressos e movimentação da loja. Pode parecer pouco, mas é uma forma importante de interagir se inserir na sociedade

Maiores informações aqui.

Gigantes do Aro iniciam Estadual

O Time de Basquete do Vascão inicia sua caminhada na busca do título Estadual em jogo contra o Niterói. A partida é daqui a pouquinho na casa do adversário.

Boa sorte aos Vascaínos!

Níver chegando

Dia 21/08/2018 o Vascão comemora 120 anos de existência, e uma série de eventos e atividades foram programadas para comemorar a data. Algumas coisas já aconteceram, mas ainda tem muita comemoração pela frente.

Confira aqui tudo o que ainda irá acontecer.

Campelo postou isso aí embaixo

A postagem foi feita a 2 min, e as respostas já estão chegando e são ferozes. O Presidente precisa controlar o dedo, ou ter certeza do que fala e contra quem fala. Para quem dizia que queria unir o Club, isso foi bola pra fora do estádio.


Ao menos ficou claro na votação de sexta qual o lado de cada um. O grupo que diz precisar de mais informações é o mesmo que não quis se reunir pessoalmente para que pudéssemos prestar todos os esclarecimentos, preferindo fazer um “evento social".

Saudações Vascaínas!