O Vascão venceu o Ceará ontem pelo placar de 0x3. A boa vitória vem comprovar a boa fase da equipe, e nítidas evoluções táticas implementadas por Ramon. A consolidação da defesa, a participação efetiva do meio de campo, e o aumento da eficiência do setor ofensivo são nítidos, e tudo isso graças a utilização de peças que estavam relegadas a um segundo plano, e a disposição das mesmas em campo. Como eu digo sempre, a função do treinador é encontrar o esquema tático que se adapte aos atletas que tem a disposição, minimizando as deficiências - que todos temos -, e maximizando as qualidades - que todos temos também.
E Ramon Menezes tem conseguido isso.
Mas apesar do placar, o jogo não foi essas coisas toda, nem a atuação do Vasco foi um colírio. Vejam, não é crítica para desdenhar ou desmerecer a vitória, ou o trabalho de Ramon, mas apenas uma constatação. O Vascão foi eficiente na defesa e no ataque, controlou o jogo, mesmo se a bola e, apesar de o adversário ter tido mais posse, foi o Vascão quem teve mais e melhores chances reais de gol. Foram 4 chances claras do Vasco, em que aproveitou 3, enquanto o Ceará teve duas, e não aproveitou nenhuma. A vitória foi muito mais tática do que técnica, e isso não a desmerece em nada, apenas indica que o Time foi eficiente, mas não foi um futebol de encher os olhos, aquele futebol maravilhoso. E o Vasco de Ramon tem sido assim.
Vamos a análise: Neto Borges me pareceu um pouco fora de lugar ao ser lançado de meia esquerda. Talles ficou mais solto para oscilar entre lados direito e esquerdo, mas precisa parar de tentar driblar na saída de bola, ontem a perdeu umas 3 vezes. Qualquer hora o Vasco toma um gol por isso, e o garoto vai de gênio a jegue. Andrey tomou outro amarelo desnecessário. Precisa rever algumas atitude em campo, mas tá comendo a bola. Benitez mais uma vez com ótima atuação. Felipe Bastos, que gol foi aquele? Mas precisa apertar mais a marcação. Cláudio Winck não foi mal, mas em algumas oportunidades mostrou falta de ritmo, o que é absolutamente normal para alguém que não jogava há tanto tempo. O ataque foi eficiente, e a defesa eficaz e bem postada. Tudo isso se juntou com harmonia, mas não com o brilhantismo do show, mas da eficiência. Essa é a tônica desse início de Brasileirão.
Agora temos um confronto muito difícil contra o Grêmio no domingo. É toda a atenção para essa partida.
O elenco que Ramon usou até agora é praticamente o mesmo que Abel Braga teve em mãos. Qual a diferença?
O post comemorativo dos 122 anos de Club de Regatas Vasco da Gama só vai sair amanhã. Por hoje vamos ficar apenas comemorando essa liderança, e dizendo:
PARABÉNS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA! MAIS QUE UM CLUBE, UMA HISTÓRIA DE AMOR, SUPERAÇÃO, E EMOÇÕES!
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário