sábado, 30 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno não assistiu

É, hoje estive sem internet, sem TV e sem nenhuma possibilidade de buscar um boteco para assistir ao jogo do Vascão. Por isso mesmo só fiquei sabendo do resultado mais de uma hora depois do jogo acabado.

É nessas horas que vejo que Papai do Céu olha por mim. Não me deixou ver a grande vergonha passada em São Januário.

Por sinal, não sei se alguém percebeu, mas hoje não colocamos vídeo relativo ao jogo nessa postagem, e isso tem um motivo: É PARA ESQUECER, TEM QUE DAR AMNÉSIA NOS VASCAÍNOS, E NINGUÉM JAMAIS LEMBRAR QUE ESSE DESASTRE ACONTECEU.

Mas ao menos uma coisa boa: Adilson Batista entregou o cargo.

Como nós dissemos ainda durante a semana, somente um desastre o tiraria do comando técnico do Time antes do final da Série B. Alguém quer um desastre maior que esse?

E mesmo não gostando de ver ninguém perdendo emprego, mesmo que seja por vontade própria, Adilson não teria mais o menor clima de permanecer à frente do Vascão. E ele é branco viu Cristóvão Borges?

Um resumo da triste trajetória de Adilson à frente do Time Cruzmaltino, tivemos um rebaixamento, que não dá para por a culpa nele, e um ano de 2014 muito oscilante. A verdade é que, mesmo com um elenco que tecnicamente é bem acima dos outros times da Série B, ou que disputaram o campeonato promovido pela Fferj, Adilson acumulou uma enorme quantidade de empates e vitórias apertadas contra adversários bem inferiores tecnicamente, jamais conseguiu dar padrão ou equilíbrio à Equipe, e não foram apenas problemas de escalação e substituíção, mas principalmente de postura tática.

Blog do Vascão Eterno e a luta para acabar bem o primeiro turno



O Vascão joga sua última partida no primeiro turno da Série B do Brasileirão hoje, em São Januário, na busca por mais uma vitória e pela manutenção entre os 4 primeiros da Série B. Também luta pela liderança, mas para isso precisa vencer e de tropeços de américa-MG e ceará. Caso o Vascão empate, os outros 2 teriam que perder seus jogos, além de Joinville, que poderia ultrapassar o Vascão na tabela com uma vitória. O avaí ficará atrás, caso o Vascão vença ou empate, pois é nosso adversário de amanhã.

Com apenas 1 ponto a menos na tabela o avaí não é adversário fácil, mas da mesma forma que o ceará não é adversário imbatível, ainda mais com o Vascão jogando em casa. Mas para isso se tornar realidade Adilson tem que acertar a defesa Vascaína, ponto forte da Equipe até 4 rodadas atrás, mas que nesses últimos 4 jogos tem dado excessivos espaços, batido cabeça com frequência, e apenas Guiñazu e Martín Silva têm se salvado nesse setor. E olha que não é falta dos meias, e até mesmo dos atacantes ajudarem na marcação, mas má colocação e falta de organização mesmo dos defensores, além de recorrentes falhas individuais.

Para tentar voltar a vencer, após os dois decepcionantes resultados contra icasa e vila nova, o Vascão vem a campo novamente modificado. E isso não é culpa de Adilson Batista, pois são muitas contusões e suspensões. Por sinal a quantidade de cartões amarelos distribuídos aos Vascaínos nesse campeonato está muito alta, e não é culpa da arbitragem como alguns atletas tentaram alegar. Jogadas violentas, reclamações excessivas e desmesuradas, além de faltas e jogadas infantis (como colocar a mão na bola e retardar o jogo) são sim motivo para amarelo.

Então, para esse jogo, o Vascão deverá vir de Martín Silva, Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas Silva, Lorran; Aranda, Fabrício, Douglas, Dakson, Guilherme Biteco e Thales (Kleber). Kleber teve sorte e foi punido com apenas 3 jogos, mas o Vascão entrou com o pedido de um efeito suspensivo, e o atacante talvez tenha condições de jogo no domingo. Montoya, que vinha fazendo boas partidas, Marlon e Guiñazu estão suspensos com o terceiro amarelo.

Por último vamos relembrar que o Vascão estará atuando em casa e terá que tomar a iniciativa das ações, pois o avaí com certeza irá considerar o empate um bom resultado. Mas isso não significa que devemos atacar atabalhoadamente, mandando os dois laterais desesperadamente para o ataque, e deixando nossas já conhecidas avenidas em direção ao nosso gol. Mais do que desespero, precisamos ser inteligentes, explorar os espaços e subir na boa, evitando dar o contra-ataque ao adversário, porque é isso que irão buscar.

Claro se nossos meia-atacantes entrarem um pouco mais na área também ajudará.


Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno se solidariza com o goleiro Aranha

Ontem tivemos mais uma cena lamentável de racismo. Desafortunadamente ela veio mais uma vez da torcida gremista.

O Blog do Vascão Eterno gostaria de se solidarizar com o goleiro Aranha, do Santos, e dize a você, Aranha, que você é maior do que tudo isso e, se o Vascão não tivesse Martin Silva no gol, você era um dos profissionais que gostaria de ver defendendo nossa meta.

Entendo também sua posição e seus sentimentos, e até por isso me solidarizo com sua dor.

Mas gostaria de lembrar a todos, incluindo Aranha, de que estádios de futebol são locais onde a permissividade vem de longa data, e as normas sociais vêm historicamente sendo deixadas de lado. A grande diferença é que agora isso não é mais regra social, mas crime, e como tal deve ser tratado.

Como disse entendo realmente sua posição e sentimentos, mas esses mesmos torcedores que te chamaram de macaco ontem, iriam avidamente te pedir autógrafos se amanhã você viesse a defender suas cores. Porque criou-se, nos estádios, a cultura de que ali é o lugar para que os sentimentos mais sombrios dos torcedores sejam aflorados, de que ali tudo pode, e tudo é perdoado.

Abaixo separei alguns artigos e seu incisos, tanto da Constituição Federal, quanto da Lei do Racismo, e vejam se todos os que estão envolvidos diretamente com o espetáculo de futebol não têm direito de reclamar indenizações e punições, pois árbitros e assistentes são constantemente chamados de viados, piranhas, filhos da puta, outros atletas de outras etnias também recebem suas cotas de xingamento, assim como treinadores, dirigentes e até outros profissionais, como repórteres.

Não estou com isso justificando as agressões verbais que Aranha recebeu, também não estou pedindo que as aceite passivamente. Na verdade estou pedindo que estendamos nossa indignação e apliquemos a lei para aqueles que xingam árbitros e outros profissionais que atuam no esporte, porque o mesmo direito que os negros têm os outros também têm: está na Lei.

E Aranha, como já disse, você é maior que isso tudo. Não se aborreça pela atitude daqueles que não merecem sequer sua atenção, e aproveite sua desagradável experiência pessoal para juntar-se à luta contra a discriminação e os xingamentos nos estádios.


Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes


VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;


X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;


Lei 7.716 de 05 de janeiro de 1989. (Lei do racismo)


 Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Blog do Vascão Eterno comenta a atual situação político-jurídica do Vascão



O blogueiro aqui não é advogado, mas sabe ler, interpretar e tomar suas próprias posições, então por isso vai dar seu pitaco nessa situação esdrúxula em que se encontra o Club de Regatas Vasco da Gama. Mais precisamente vamos falar da prorrogação do mandato de Carlos Roberto via Justiça, e da junta “interventora” nomeada pelo Conselho Deliberativo do Club, em votação bastante tumultuada.

Embora tenha muita gente que defenda a junta alegando que bahia, atlético, e outros clubes a tiveram, gostaria que lembrar que não estamos falando de outros clubes, mas do Club de Regatas Vasco da Gama, cujo estatuto, que já foi ridiculamente desrespeitado, pois as eleições já deveriam ter acontecido e, caso haja suspeita de fraude (como há da parte de alguns), então que fossem para a Justiça, não o contrário.

Pois bem, falando desse Vasco da Gama, em seu estatuto, não existe nenhuma previsão de junta, conselho, ou seja lá que nome inventem para administrar o Club, então, qualquer coisa nesse sentido é pura invenção, e o CD não pode inventar. Quando o Juiz fala que o CD deveria dizer como as coisas se resolveriam, era prorrogar mandatos ou eleger presidentes interinos para os poderes do Club. E quando falo prorrogar mandatos é o de todos. Não existe isso de prorrogo de uns e não prorrogo de outros.

E por que dizemos isso? Porque o Juiz diz que o CD deveria, e o verbo é conjugado no condicional porque não está na parte obrigatória da sentença, então existe uma sugestão do julgador, não uma ordem expressa. Da mesma forma, também no próprio estatuto do Vascão não existe a figura expressa da prorrogação de mandatos como solução para um problema desse tipo, mas existe no estatuto a prorrogação de mandatos, pois quando o estatuto atual entrou em vigor, os próprios “legisladores” do Vasco da Gama” utilizaram a prorrogação de mandato, como forma de suprir a carência e o vácuo que existiriam entre o final dos mandatos, a realização de eleições, e a posse dos novos eleitos para os diversos cargos do Club.

Então, na opinião deste blogueiro, a junta administrativa não encontra respaldo estatutário nenhum, e mesmo a alegação de que foi democraticamente eleita não se sustenta, pois eleição não dá o direito de ninguém agir fora das regras.

Tendo tudo isso em vista, seria realmente lamentável se o Juiz decidisse nomear um interventor para o Club, caso não haja uma solução acordada na guerrinha de egos das partes, que muitos dizem ser por motivos ainda menos nobres.

Diferente do que o grupo Casaca insinua, e em alguns momentos afirma com todas as letras, não há boa ou má intenção em se buscar a Justiça para que se garanta um direito que alguém entende esteja sendo cerceado, esse é um recurso aberto e de acesso a todos os cidadãos brasileiros. Caberá à Justiça decidir se/e quais argumentos das partes são válidos, quais são mais relevantes, e proferir uma sentença que ajuste a situação, de acordo com as evidências e fatos levados a seu conhecimento.

E por enquanto o Juiz vem agindo de forma bastante coerente. Faltam pouco mais de 2 meses para as eleições (esperamos que elas realmente ocorram), o Juiz não pode julgar sem ouvir todas as partes, e é verdade quando o Casaca diz que existe coincidência de interesses na ação por parte da atual presidência do Club e dos autores da ação. Como também há coincidência de interesses das chapas e grupos opositores a tal situação.

Sendo assim, se eu julgasse esse caso, e tivesse as evidências que coloquei acima, empurraria isso com a barriga, e deixaria que as urnas decidissem o futuro do Club no dia 11/11, sem mais interferências na vida cotidiana do Vascão.


Porque para isso já bastam as ações que levam esse nome, outrora tão respeitado, a chafurdar na lama das decisões de gente que não faz ideia do que significa ser Vascaíno!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno vê incongruência em Júlio Brant


Aos poucos vê aparecendo alguns vídeos que foram filmados em uma palestra de Júlio Brant (acho até que é Leo Gonçalves quem aparece no fundo do vídeo). Não estive na palestra, não vi o vídeo inteiro filmado, e tampouco participei em nenhuma reunião para a elaboração desse projeto, ou para a campanha de Júlio Brant. Mas já trabalhei muito com projetos e sei das dificuldades de suas execuções. Então vamos comentar alguns pontos do discurso de Júlio Brant.

A primeira coisa que acho importante comentar é o aumento de 80% na arrecadação do Vascão. Acho factível, mas é uma meta bastante difícil. O corínthians conseguiu, mas existem diferenças grandes entre os dois clubes. Primeiro o corínthians é o queridinho da Globo em São Paulo, o que lhe valeu um contrato de TV bem maior do que o atual do Vascão, mesmo o Time da Colina dando mais retorno televisivo no país afora, mas em SP o corínthians é imbatível. Segundo, por estar em SP, e ter a maior torcida do estado, há maior interesses das empresas em patrocinar o clube paulista, pois o retorno tende a ser maior. Terceiro, mesmo havendo sérias divergências internas dentro do corínthians, essas divergências são amenizadas e não passam para o grande público, o que ajuda a não denegrir a imagem da marca.

O Vascão tem enorme torcida espalhada pelo país, mas é menor que a do corínthians e está localizada em locais onde o poder de consumo é menor. Então temos mais dificuldades em atrair patrocinadores. Isso influencia  também nas negociações com a TV, embora possamos melhorar muito nossos ganhos que venham dessa fonte. Terceiro, a política do Vasco é extremamente conturbada, e na última década já foi parar umas 3 ou 4 vezes na Justiça, e agora até na política. EMPRESAS NÃO QUEREM TER SEUS NOMES ASSOCIADOS A ESSE TIPO DE SITUAÇÃO!

Então acho factível os 80% de aumento nas receitas em 3 anos, que Julio Brant projeta, mas é difícil, bem difícil.

Outro ponto é a questão de termos um Time para disputarmos com "Barcelonas" da vida, e não contra nossos rivais nacionais e eventualmente contra. Isso é ótimo, realmente lindo, mas é ainda mais difícil do que aumentar a receita, porque aqui temos outras incógnitas que atingem os campos, e que podem por um trabalho maravilhoso por terra. São os imponderáveis do futebol, além dos desejos e interesses pessoais de dezenas ou centenas de pessoas que possam estar ligados aos resultados alcançados por um time de futebol.

São eles interesses políticos, econômicos, e de ordem pessoais de todo tipo. Um exemplo é que a grande maioria (imensa mesma) dos atletas que retornam ao país, o fazem quando perdem mercado na Europa ou seja lá onde estiverem jogando. E essa perda de mercado se dá por vários motivos, como falta de adaptação, queda de rendimento por idade, contusão, etc. O próprio Edmundo, com toda a bola que jogava, não se adaptou ao futebol europeu. Basta lembrar que a maioria dos atletas opta por jogar em ligas secundárias da Europa, do que permanecer no futebol brasileiro, e muitas vezes não é só por dinheiro não, mas pelo "status" de estar atuando no exterior.

Por fim, para termos uma equipe em condições de realmente disputarmos com os "Barcelonas" da vida, precisamos de muito mais dinheiro do que os 80% de aumento de receita projetado. Precisamos de uns 500% de aumento de receita, pois precisaríamos de ao menos uns 6 ou 7 atletas cujos salários estariam entre R$ 500 mil e 1 Mil. Fora outros recursos, como centro de treinamento de primeira, acesso a intercâmbio com equipes europeias frequente, etc.

O corínthians ganhou! É verdade, mas houve muita coisa que conspirou para isso, como um momento iluminado do time, do treinador, pegou um Chelsea em transição (e menos forte que o normal), e mesmo assim o melhor em campo foi Cássio, o goleiro corinthiano.

Como se vê, suas ideias não são ruins, menos ainda o são as intensões, mas precisamos de muito mais do que isso para estarmos no nível das melhores equipes europeias. E uma das coisas que precisamos é de um soerguimento geral do futebol brasileiro.




quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e a “revolução dos clubes”

Clubes peitarão a Globo?

Enquanto os clubes se digladiam, o futebol brasileiro afunda - imgem da internet

Não é segredo que os clubes brasileiros vêm se reunindo com a Rede Globo de TV para discutirem mudanças no futebol brasileiro. O que a Globo tem a ver com isso? Muita coisa, pois enquanto água não virar vinho, é ela quem banca a maior parte da conta. Mas existem sérias divergências entre as partes. A Globo, por um lado, quer a volta do mata-mata e se recusa a rediscutir a divisão dos recursos vindos dos direitos de televisionamento dos jogos, uma melhora na qualidade dos jogos, e ainda por cima ameaça acabar com a TV aberta para os jogos (alguém acredita que ela vai detonar seu melhor produto?), os clubes (nem todos), por outro lado, estão lutando por revisar a distribuição dos recursos oriundos da Globo, por reduzir o horário dos jogos de meio de semana, e alterar a data de início do calendário do futebol nacional, para coincidir com o europeu.

Dessa guerra de foice no escuro deverá sair alguma mudança no futebol brasileiro. Esperamos sinceramente que não seja no formato do campeonato brasileiro. Isso não apenas seria um enorme retrocesso, como iria atuar decisivamente para a quebra dos clubes, pois boa parte iria ficar sem atividade por longos períodos, e ainda seria um enorme retrocesso. Além disso, já temos a Copa do Brasil, que é um torneiro mata-mata e reúne todos os clubes das 4 divisões do futebol brasileiro.

A redução do horário também é algo que devemos começar a pensar seriamente, pois é um dos empecilhos até mesmo para acompanhar o jogo pela TV, quanto mais para o torcedor ir ao estádio.

Sobre distribuição de direitos de televisionamento, me parece que o modelo adotado pela Premier League é muito bom. Eles negociam um valor total, e 50% desse valor é distribuído irmãmente por todos os participantes de determinada divisão, 25% distribuído de acordo com a colocação no campeonato anterior (o primeiro recebe 20x o valor do último colocado do ano anterior), e 25% distribuídos de acordo com audiência e nº de jogos televisionados, sendo um mínimo de 10 jogos para cada equipe. Essa fórmula permite a diminuição dos abismos financeiros entre os clubes, mas não deixa de premiar desempenho e diferenciar tamanho. Poderíamos criar, por exemplo, um dispositivo que não afetasse tanto um clube grande que fosse rebaixado, já que esses têm encargos bem superiores aos outros, mesmo que montem times mais fracos para disputar a divisão inferior.

Mas para tudo isso seria importante a presença do Clube dos 13. Sua implosão, apoiada por alguns clubes de pouca visão, foi um dos maiores erros já cometidos pelos clubes brasileiros, e deixou o lado mais forte dessa balança ainda mais fortalecido, enquanto que os clubes, agora mais famintos que nunca, se digladiam por farelos, sem se dar conta de que uma tropa robusta é mais importante e eficaz que um ou dois heróis.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno comenta jogo contra o abc


Começou a primeira das oitavas de final da Copa do Brasil. 2 min de jogo, o abc abriu o placar. Jogada bem trabalhada pela direita do Vascão, para variar a defesa marcava zona e errado, bola no contrapé de Martín Silva, que não teve culpa no gol.

O Vascão sentiu o golpe, mas a partir dos 8 min de jogo se reencontrou e começou a pressionar. Mas isso no ataque, onde perdeu umas 3 boas oportunidades antes de Kleber empatar com belo chute cruzado, em bola despretensiosa que Guiñazu jogou na área e Douglas Silva ajeitou de cabeça. Pouco antes Guiñazu tinha carimbado a trave.

O Vascão empatou, e já tinha perdido algumas oportunidades, mas o abc também. Na verdade o jogo era bastante equilibrado, e o empate fez apenas justiça no placar, pelo que as duas equipes produziam em campo.

No segundo tempo o Vascão parecia que ia partir para cima, mas só deu a impressão. Com as substituições
equivocadas, que tiraram os jogadores mais criativos da equipe e deixou o pior do jogo em campo, o Vascão ficou preso na retranca do abc e não conseguiu fazer o placar em casa. Ao menos o abc meio que desistiu do jogo, e a partida acabou empatada mesmo, porque nossa defesa bateu cabeça até o final do jogo.

A arbitragem foi boa no geral, e não interferiu no resultado. Não há porque reclamar.

Notas:

Martín Silva – Não teve culpa no gol e no resto do jogo parecia mais um líbero (e bom), do que um goleiro. Ainda fez ao menos duas boas defesas. Nota 7,0.

Carlos Cesar – Melhorou em relação às últimas partidas, mas ainda assim não foi grande coisa. Nota 5,5. Saiu cansado para a entrada de Aranda, que foi bem na marcação, mas deixou a desejar com a bola nos pés. Nota 5,0.

Rodrigo – Voltou a bater cabeça com Douglas Silva, mais um amarelo desnecessário e uma partida apagada. Nota 5,0.

Douglas Silva – Tão mal quanto seu companheiro de zaga. Nota 5,0. 

Marlon – Na defesa foi o melhor. Apoiou um pouco mais no primeiro tempo, e se segurou mais na defesa no segundo. Na defesa fez um bom papel nessa parte o jogo todo. Nota 6,0.

Guiñazu – Muito bem na marcação e hoje até apareceu como centroavante. A melhor partida que vi dele com a camisa do Vascão. Nota 7,0.

Fabrício – Fazia partida melhor do que nas últimas 3 oportunidades em que esteve em campo. Foi expulso estupidamente no final do jogo, e isso complicou toda sua atuação. Nota 4,0.

Maxi Rodrigues – Enquanto teve pernas fez boa partida, com dribles, passes e criando. Saiu no segundo tempo por cansaço. Nota 6,0. Em seu lugar entrou Edmilson, que mais uma vez não foi bem. Não criou, não chutou, não nada. Passa por péssima fase. Nota 4,0.

Douglas – Sua camisa estava em campo, ele não. A camisa ainda levou um amarelo idiota ao tentar simular um pênalti quando podia fazer o gol. Como não sei onde ele estava, vou dar Nota 1,0 para a camisa, e o atleta fica sem nota porque não o vi em campo.

Montoya – Ia muito bem. O melhor do meio campo do Vascão. Infernizou a defesa do abc, driblou, chegou na área, mas ainda precisa aprender a ir para o gol em vez de cavar pênaltis. Nota 7,0. Saiu para a entrada de Thales, que não estava nos seus dias mais inspirados, mesmo assim foi para cima e deu algum trabalho à defesa adversária. Fez sei feijão com arroz de sempre. Nota 5,5.

Kleber – O nome do jogo. Um golaço, belas jogadas, bons passes, perigoso e criativo durante todo o jogo. Mas tomou um cartão amarelo idiota. Nota 7,5.

Adilson Batista – Discordo de Mário Sérgio, comentarista do Fox Sport. E o próprio jogo comprova isso. O Vascão criou alguma coisa e foi perigoso enquanto o Time que entrou esteve em campo. Força realmente é importante, mas futebol é um esporte onde a técnica costuma se sobrepor à força. Então em minha opinião o Time foi bem escalado de entrada. Mas Adilson não tem errado na escalação, mas nas substituições. Eu assistia ao jogo pela TV, e entendo que Carlos Cesar e Maxi Rodrigues cansaram. Entendo as entradas de Aranda, Edmilson e Thales, mas porque tirar Montoya, que era, junto com Kleber, o jogador mais perigoso do Vascão, e porque adaptar o canhoto Fabrício pela direita, quando Aranda já demonstrou se sentir relativamente à vontade nessa posição? Por último não dá para entender o porquê de tiram Montoya e manter o inútil Douglas em campo. Talvez esses erros não tenham sido decisivos, mas com certeza dificultaram muito a tarefa de buscar o gol da vitória, que acabou por não vir mesmo. Talvez ele seja um bom técnico no dia-a-dia, como disse Rodrigo Caetano, mas na beira do campo ele é simplesmente horroroso, e seguidamente complica situações simples e não enxerga o jogo. Nota 3,5.

Blog do Vascão Eterno comenta sobre Kleber e Rodrigo Caetano

Kleber tá sempre pisando na  bola

Eu realmente não entendo o que se passa nas cabeças de alguns atletas profissionais. Mais uma vez Kleber mostra seu lado intempestivo e cria problema sério devido a suas atitudes impensadas dentro ou fora de campo, dessa vez dentro. O cara deu um tapa num atleta do paraná clube, e já foi condenado a 2 jogos de suspensão por um desses anacrônicos tribunais desportivos do país, e estava atuando devido a um efeito suspensivo conseguido pelo jurídico do Club, enquanto esperava pela decisão de revisão da pena. Não é que ele vai e dá outro tapa, dessa vez em atleta do icasa?

Em que isso ajudou ao Vascão ou ao Kleber? Nada! O Vascão não venceu o jogo, ao contrário, vencia e terminou empatado, o Kleber não fez gol, e ainda por cima vai levar um gancho muito maior, e dessa vez não vai ter efeito suspensivo não. A pena máxima seria de 12 jogos.

Por isso o Blog do Vascão Eterno era contra a vinda de Kleber para o Club. Como fica a situação agora? Vamos ficar pagando R$ 150 mil para um jogador que ficará vários jogos afastados por uma atitude irresponsável e impensada?

Rodrigo Caetano - foto da internet

Rodrigo Caetano falou à Rádio Tupi

Em entrevista à emissora de rádio, Rodrigo Caetano afirmou ter sido sua melhor decisão a vinda para o futebol do Rio de Janeiro, disse que sua segunda passagem pelo Vascão tem características parecidas com a primeira, já que a Equipe encontra-se disputando a Série B, mas em compensação tem sua atuação facilitada por já conhecer o Club e suas nuances, também elogiou o trabalho de Adilson Batista (o que indica que o técnico permanece), e por último diz que a situação política interfere sim na Equipe de futebol, e defendeu a presença de profissionais de gestão em clubes e federações, principalmente para amenizar as influências negativas que os períodos políticos podem trazer às instituições.


Rodrigo tem feito um trabalho excelente no Vascão, e qualquer que seja a chapa que venha a ganhar as eleições Cruzmaltinas, tomaria uma excelente decisão em mantê-lo a frente do futebol do Club, mesmo que (e provavelmente isso ocorrerá) nomeie um dirigente amador para estar acima de Rodrigo e fiscalizar suas ações. Chego a acreditar que estaríamos em situação bem mais complicada, não fosse a presença dele.

Blog do Vascão diz o que espera da primeira das oitavas



Começa hoje, às 19:30 hs, a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014. O jogo será em São Januário, e o Vascão tem a obrigação de vencer bem, de preferência por um placar de 3 ou mais gols de diferença, e não levar gol em casa, pois assim levará uma confortável vantagem para Natal, no jogo de volta.

O abc vem fazendo uma Série B mediana, onde ocupa a 11ª posição na tabela, e se classificou para essa fase da CB após a decisão do STJD, pois no campo perdeu para o novo Hamburgo RS. O time é claro que não assusta, mas como sempre dizemos aqui, todo cuidado é pouco, pois qualquer cochilo pode ser fatal.

O Time Vascaíno mais uma vez será modificado por Adilson Batista e, além da volta de Douglas à titularidade, teremos a promoção de Montoya e Maxi Rodrigues, lembrando que ambos foram muito bem no empate contra o icasa.

Mas gostaríamos de lembrar que não foi exatamente do meio para a frente que a Equipe se comportou mal no último jogo, e sim na sua defesa, setor que até 3 jogos até 3 jogos atrás vinha sendo um dos pontos fortes do Vascão.

Liberar volantes e laterais para apoiarem irrestritamente o ataque, deixará a defesa exposta e vulnerável, o que poderá deixar o jogo à feição para o abc. Então é bom que Adilson Batista pense em reorganizar esse setor defensivo, não de forma a deixar o Time amarrado e covarde, mas de forma a se recompor rapidamente, e a não dar demasiados espaços ao contra-ataque do adversário, pois seguramente essa será a arma deles.

Foco o tempo todo dos atletas e muito empenho são necessários em todos os jogos, mais ainda quando o torneiro é de mata-mata, e a chance de recuperação é pequena. Por isso outra coisa que nos preocupa é a parte física, pois o Vascão vem sofrendo com um preparo físico deficiente não é de hoje.

Dito isso é ir pro jogo, encurralar o abc, e não perder tantas chances de gol quanto no último jogo. Temos tudo para passar até com certa facilidade nessa fase, mas atenção e seriedade será fundamentais para isso.


Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno traz notas sobre o Vascão

Casaca não se decide

O grupo político Vascaíno Casaca, liderado por Eurico Miranda, precisa se decidir, ou ele é contra ou ele apoia o recadastramento. Dizemos isso porque em um intervalo de apenas 2 dias, o Casaca divulgou duas notas, uma criticando fortemente o recadastramento, e outra apoiando o mesmo, e inclusive fazendo acusações a Carlos Roberto de haver promovido, ele também, adesões suspeitas de sócios.

O Blog do Vascão Eterno mais uma vez esclarece sua posição quanto a esse assunto: somos a favor de um recadastramento amplo, mas ele não pode ser uma caça às bruxas. Tal recadastramento deverá simplesmente acertar a lista de sócios do Vascão, cobrar os inadimplentes e retirar provisoriamente os direitos de sócios daqueles que estiverem em dívida com o Club, seja financeira seja documental, e tudo de acordo com os Estatuto e regras estabelecidas. Se os chamados sócios “mensaleiros” estiverem regulares, não podem ser impedidos de votar ou ser alijados do quadro social.

Contrato com a Umbro é bom

O contrato assinado com a fornecedora de material esportivo Umbro é bom, ao menos em relação aos que tivemos nos últimos anos, incluindo o da Pênalty, que havia sido um avanço considerável aos anteriores. Dizemos isso porque não conhecemos contratos de outros clubes, e podemos fazer comparações apenas com aquilo que o próprio Vascão já teve. R$ 60 Mil em 3,5 anos não é um valor insignificante, e representam um avanço considerável para o Club, até porque umas séries de fatores políticos ainda vêm prejudicando interesses e negociações com investidores com o Vascão.

Falha de Martín Silva não afeta bom rendimento

Isso é mais ou menos, né? Afinal, falha sempre é falha. Mesmo assim Martín completou 6 meses sem ser derrotado pelo Vascão, e permanece em alta com a torcida, até porque ele falhou, mas não era um lance dos mais fáceis. Além do mais todos falham, e Martín não é diferente de ninguém nesse aspecto. O que não dá é para falhar seguidamente, e isso, temos certeza que não irá ocorrer. O Paredão Vascaíno permanece em alta e prestigiado dentro do Club e com a Nação.

Vascão impõe teto salarial para base também

E é um teto relativamente baixo. Digo isso porque não acho que um garoto de 17 anos que recebe R$ 10 mil por mês esteja ganhando pouco. Mas acontece que os novos tempos do futebol mundial nos impõem essa situação estranha. Quando comecei a entender alguma coisa de futebol, essa garotada ganhava ajuda de custo, e tinha uma série de regras para se transferir de um clube a outro, hoje querem ganhar altos salários, como se profissionais fossem em troca de, talvez um dia, darem algum retorno financeiro para o clube. Como dizemos sempre, essas coisas precisam ser revistas em nosso futebol.

Sobre o teto do Vascão eu sou obrigado a concordar. Afinal de contas, melhor vender por pouco do que sair de graça, como vem ocorrendo com frequência no Club.

Departamento de divulgação celebra êxito

Desmembrado da Vice-presidência de Marketing em fevereiro desse ano, o DD do Vascão aumentou quantitativa e qualitativamente as matérias e ações que visam divulgar o Club e suas atividades. Pode parecer pouco, mas é assim que se constroem as bases para a adesão de novos associados e torcedores, além de melhorar as condições de negociação com fornecedores, patrocinadores e parceiros comerciais: divulgando a marca.

Interessante que quando a administração Carlos Roberto começa a apresentar algum trabalho bom em termos de gestão e administração, ela irá sair. Mas isso é a vida.

Cabe a quem assumir o Club que mantenha os acertos dos últimos 2 anos, e os aprimore ainda mais, e que melhore os setores do Club que ainda apresentam administração altamente deficiente.

Club europeu sondou proposta por Thales

Não se engane Nação Vascaína, Thales não irá continuar muito tempo na Colina Histórica. O Vascão precisa de dinheiro, e o jovem atacante Cruzmaltino é a forma mais rápida de se conseguir dinheiro para pagar dívidas antigas, obrigações atuais e manter o Club funcionando.

Mas uma proposta de € 5 Mil é simplesmente irrisória. Cerca de R$ 15 milhões de reais por um atleta que é cotado até para assumir uma vaga de titular para as próximas Copas na seleção brasileira. Assim me parece que menos de € 10 Mil não seria aceitável para atleta com esse potencial.

Outra coisa que Thales deve ficar atento é o mercado para o qual se daria essa transferência. Nada de Leste Europeu. Ele ainda não está pronto, mas deveria se transferir para uma das grandes ligas do futebol do Velho Continente, ou no mínimo para Portugal, onde poderá se aprimorar ainda mais e desenvolver todo seu potencial.

Mas fica a pergunta, quando o Vascão poderá voltar a segurar suas promessas até que elas ao menos estejam um pouco mais maduras e valorizadas? Thales é exemplo claro, pois em mais 3 ou 4 anos ele sairia daqui por pelo menos uns € 18 ou € 20 Mil.

Sites especializados dão chances de acesso do Vascão entre 53% e 62,7%


Mostra que de futebol entendem pouco. Tendo 4 vagas para acesso e sem nenhum outro clube grande disputando o campeonato da Série B, o Vascão tem pelo menos uns 99% de chances de se classificar entre os 4, e com o atual futebol teria uns 75% de chances de ser campeão. Mesmo com Adilson Batista no comando técnico da Equipe.

domingo, 24 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e a presença de Adilson Batista à frente do Vascão



Após os dois péssimos resultados conquistados pelo Vascão contra duas equipes que ocupam a parte de baixo da tabela da Série B, já recomeçaram os pedidos de saída de Adilson Batista. Parte desses pedidos está coberto de razão, parte não.

Explico: Adilson é relativamente retranqueiro. Ele até inicia muitos jogos com o Time escalado para ataca -em muitas oportunidades iniciamos com 3 atacantes - mas após conquistar uma vantagem mínima, recua a Equipe para jogar num contra-ataque que não temos, principalmente com Douglas em campo, que é um jogador excessivamente lento e burocrático. Também não é culpa do treinador a queda de rendimento individual. Fabríco, Carlos Cersar, Rodrigo, Douglas Silva, Marlon, todos têm se apresentado aquém de suas possibilidades. Adilson também não é responsável por cartões amarelos infantis que vários atletas têm levado, nem por lesões que têm afastados alguns atletas importantes do elenco por períodos relativamente longos, ou mesmo por convocações para defenderem seleções nacionais. Pedro Ken, Douglas, Dakson, Diego Renan, Guiñazu, Edmilson, Thales, Martín Silva, são todos atletas importantes e que têm desfalcado a Equipe devido os problemas de cartões e lesões.

Mas se nosso "Professor" não pode ser culpado da maioria das situações acima, ele pode sim, ser acusado de uma série de outras coisas. Uma já foi citada acima, e é recuar a Equipe após 1x0. Já dissemos várias vezes, que isso para ele é goleada. Ficou muito claro contra o icasa, quando o Vascão dominava completamente o jogo, e ele mudou completamente o esquema tático, recuando mais a Equipe. Também podemos dizer que ele já entrou várias vezes com escalações equivocadas, com atletas que nitidamente não seriam os melhores para iniciar determinadas partidas, ou mesmo mudando desnecessariamente o esquema tático que vinha dando certo. Isso já aconteceu várias vezes, e quase sempre por tentar evitar de escalar determinados atletas. De Bernardo não falo nada, pois o atleta já foi para o Palmeiras e permanece preterido, pois atravessa fase física e técnica horrorosa há tempos. Mas o mais notório é Montoya, cujo futebol evoluiu sensivelmente, mas ainda assim permanece como última opção de Adilson.

Outro ponto importante que Adilson parece não atentar é a má condição física da Equipe. Não temos atletas em final de carreira, a ponto de não aguentarem mais correr, e temos vários que deveriam correr um jogo inteiro e ainda mais um pouco. Nada justifica que Montoya saia com câimbras, por exemplo. A preparação física não é responsabilidade direta de Adilson, mas ele tem que cobrar melhores resultados nesse quesito. Já tivemos duas "pré-temporadas", e o Time continua pregando no segundo tempo. Nada justifica isso.

Por último Adilson demonstra claramente não conhecer o elenco que tem nas mãos, ou se sujeita a pressões para escalar A ou B, porque não existe explicação lógica para a insana insistência com Diogo Silva (que já provou não servir para o Vascão), ou para substituir determinados atletas tão equivocadamente. A outra alternativa para essas substituições horrorosas, é que Adilson não consegue entender o jogo estando ao lado do campo, e com isso faz uma leitura errada das necessidades e carências momentâneas da Equipe.

Acho que Adilson não serve para ser treinador do Vascão. Ele é muito limitado na função, mesmo que faça uma série de cursos e atualizações, pois a função de técnico de futebol exige muito mais do que simplesmente estudos e atualizações, pois é necessário bom poder de observação e um certo sexto sentido. Mas isso não significa que ele seja de todo ruim, tem também suas qualidades. O problema é que elas se perdem nos resultados ruins e causados pelas falhas, que são constantes.

E atentem para o fato que pararemos de falar de Adilson Batista, porque o Vascão voltará à elite do futebol brasileiro apesar dele. Além disso, ficarmos falando mal de Adilson não mudará o fato de que ele não será demitido. Com a prorrogação do mandato de Carlos Roberto, e o fato de todas as outras forças políticas importantes terem apoiado a permanência de Rodrigo Caetano, Adilson está garantido até o final do ano. Mas com certeza quem vier a assumir o Vascão deverá trocar o treinador, pois o próprio Rodrigo Caetano já percebeu que ele não serve, mas a decisão de mantê-lo é racional e financeira. Tirá-lo agora irá gerar mais uma dívida para o Club, e não nos dá certeza de que o próximo técnico irá fazer um trabalho melhor. O contrato de Adilson se encerra no final do ano, aí é só não renová-lo, e temos alguns técnicos capazes no mercado, e a preço acessível, como Gilson Kleina. É só esperarmos e resolveremos as coisas sem gastar muito.


A VOZ DO VASCAÍNO- Icasa X VASCO. 24/08/2014



Você quer conhecer o Vascão através de quem vive o dia a dia do Club, então é só assistir A Voz do Vascaíno, um programa feito por Vascaínos que frequentam São Januário e convivem com os diversos grupos políticos.

Com esses dois resultados medíocres contra equipes que estão na zona de rebaixamento da Série B, vai ter gente querendo o fígado de Adilson Batista, quando comentarem os jogos, e eles estarão 90% certos.

Hoje às 22:00 hs.

sábado, 23 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e a falta de ambição do Vascão



Isso vem acontecendo desde o ano passado, o Time consegue uma vantagem mínima e se encolhe, fica apenas tocando bola, já que está aplicando uma sonora goleada de 1x0 no adversário. Está bem, concordo que ontem isso ocorreu a partir dos 15 ou 20 min da 2ª etapa, quando o Time cansou. Mas isso não precisava ter acontecido. Adilson tinha dois bons atacantes no banco, e os dois sabem voltar para recompor o meio de campo. Bastava tirar Montoya, que pregou, e colocar Edmilson ou Rafael Silva (para essa função até prefiro Rafael), e trocar Fabrício pro Aranda. Luan para entrar seria bem no final do jogo, e no lugar de Carlos Cesar, que fez mais uma partida fraca.

Outra coisa que tem assustado bastante é que o Vascão vem marcando zona em escanteios e faltas. Temos sido uma negação na bola aérea defensiva. Ontem o icasa perdeu algumas oportunidades dessa forma, assim como já havia acontecido contra o vila nova.

Mas vamos ao jogo. O primeiro tempo o Vasco foi muitíssimo bem ofensivamente. Montoya e Maxi Rodrigues faziam excelente partida, distribuíam bem o jogo e apareciam sempre com perigo no ataque. Kleber não era brilhante, mas fazia bom jogo, se posicionando bem e dando opções. Jhon Cley surpreendentemente ocupou a vaga de Edmilson, e também fazia bom jogo, sendo apenas um pouco precipitado nas conclusões, quando poderia buscar companheiros mais bem colocados. Ele ainda precisa amadurecer um pouco mais essa parte.

Mas se do meio para frente nós íamos bem, na defesa estávamos batendo cabeça. Adilson soltou os laterais para que apoiem, e essa é uma boa medida, mas a primeira tarefa de um lateral é a defesa. Lateral vira “ala” quando o esquema é o 3-5-2, mas quando jogamos no 4-5-1 ou 4-4-2, eles são laterais mesmo, e os esquemas que o Vascão tem adotado não permite a “escalação de alas”. Os laterais podem subir, podem apoiar o ataque, mas com inteligência, aparecendo nos espaços vazios e tendo sempre em mente a recomposição defensiva. Mais uma vez não fizemos, e o resultado foram duas enormes avenidas em direção ao gol de Martín Silva.

Isso já havia ocorrido contra o vila nova, e isso é culpa de Adilson Batista, que ainda não entendeu que atletas têm características distintas e não irão todos exercer a mesma função da mesma maneira. A mesma deficiência de sempre em nosso fraco técnico “gente boa”.

E vamos ao segundo tempo, quando o Vascão partiu para cima, mas já dava sinais de cansaço. Nos primeiros 15 min o Vascão dominava completamente o jogo, e perdeu ao menos 5 boas chances de ampliar o placar, mas já dava alguns sinais de cansaço. Depois disso parece até ter sido combinado, mas o Time inteiro pregou, Adilson substituiu muito mal, e o Vascão não chegava a levar sufoco, mas o icasa vinha para cima tentando o empate. Isso ocorreu aos 40 min do segundo tempo, em bola muito mal afastada pela zaga e uma falha bisonha de Martín Silva. Depois o Vascão tentou desesperadamente o 2º gol, mas ainda que tivéssemos pouco tempo, o icasa é quem esteve mais perto dele.

Resultado de tudo isso aí em cima é que, em dois jogos contra ocupantes da Z-4, somamos apenas 1 pt. e estivemos próximos de não somar nada. Principalmente por erros táticos de nosso treinador. Claro tivemos erros individuais e queda de rendimento de alguns atletas, mas mesmo com isso não podemos esconder o maior dos erros, que foi de posicionamento dos atletas em campo, e isso é responsabilidade do treinador.

Não costumo fazer isso no dia seguinte ao jogo, mas hoje vou dar NOTAS:

Martín Silva – Ontem não esteve bem. Foi batido duas vezes em bolas defensáveis. Na primeira deu sorte e a bola explodiu no travessão, mas na segunda tomou um frango e ainda está com as penas nas mãos. Entretanto fez duas boas defesas. Nota 5,0.

Carlos Cesar – Foi mal contra o vila nova e foi muito pior ontem. Ruim na defesa, onde deixou muitos espaços, principalmente no primeiro tempo e em boa parte do segundo. No ataque me lembrou o velho Perivaldo, o Peri da Pituba (que jogava no botafogo), ia até a linha de fundo e cruzava por trás do gol. Nota 4,0.

Rodrigo – Melhorou em relação a sua última partida, mas ainda bate cabeça com Douglas Silva. Além disso, parece que necessita de adaptação para a posição de zagueiro central. Falhou várias vezes na cobertura de Carlos Cesar. Nota 5,0.

Douglas Silva – Exatamente no nível de Rodrigo, mas teve a sorte de contar com a ajuda de nosso Pit Bull, que escondeu um pouco seus erros de posicionamento e cobertura. Nota 5,0.

Marlon – Um pouco melhor que Carlos Cesar na defesa, e bem melhor no ataque, mas longe de ser bom em qualquer das funções. Tomou um amarelo infantil e estúpido, e ainda escapou de ser expulso, ao reclamar acintosamente com o bandeira, e está suspenso.  Nota 5,0.

Guiñazu – Mais uma vez fundamental na proteção à zaga. Sem ele tenho dúvidas se teríamos conseguido empatar. Pena que também tomou o terceiro amarelo no início do jogo e está suspenso. Nota 6,5.

Fabrício – Após uma sequência de 4 ou 5 jogos em que foi muito bem, a maioria após a Copa, caiu de absurdamente de rendimento. Ontem esteve mal no apoio e muito mal na cobertura à zaga e aos avanços de Carlos Cesar. Nota 5,0. Saiu para a entrada de Aranda, que manteve o nível no ataque, mas ao menos fechou melhor o lado esquerdo. Nota 5,5.

Montoya – Surpresa sua presença no lugar de Douglas. Enquanto esteve em campo foi muito bem, deu velocidade ao Time e está aprendendo a jogar pela direita, tendo inclusive feito cruzamentos com a perna direita (já havia feito isso contra o vila nova). Bons passes, dribles e atazanou a defesa do icasa. Precisa apenas soltar um pouco mais a bola. Ainda ajudou a marcação no meio. Nota 7,5. Saiu aos 15 min do segundo tempo com câimbras, e em seu lugar entrou Guilherme Biteco, que correu, lutou, mas não estava inspirado. Ajudou a marcação pela esquerda mas não fez nada de produtivo no ataque. Nota 4,5.

Maxi Rodrigues – Uma estreia de primeira. Deu bons passes, dribles, criou oportunidade, chutou a gol, levou os zagueiros adversários à loucura, mas faltou o gol. Também cansou a partir dos 20 min do segundo tempo, mas mostrou que poderá ser muito útil ao Vascão.  8,0.

Jhon Cley – Um primeiro tempo bom. Ajudou na armação de jogada e a fechar o meio de campo. Foi apenas afobado nas finalizações, na ânsia de fazer seu gol, quando tinha companheiros mais bem posicionados. Precisa melhorar isso, mas evoluiu muito do ano passado para cá. Tem muita técnica, e como já dissemos, se “aprender” a jogar futebol, será um jogador muito bom. Nota 6,0. Foi substituído por Luan, e isso é invenção de Adilson Batista, colocar Luan como volante. Ele pode até vir a fazer essa função, e bem, pois tem bom passe, porte físico e técnica, mas precisaria de muito treino para adaptação. Resultado é que bateu cabeça com Rodrigo e Douglas Silva e não fechou os espaços pela direita como se esperava, nem conseguiu apoiar, mas ao menos melhorou um pouco a marcação no jogo aéreo. Nota 4,5.

Kleber – Nos últimos 3 jogos vem mantendo o nível das apresentações. Ontem se movimentou bem, deu opções no ataque, mas está longe de ser brilhante. Na verdade não o acho esse craque que todos vêm nele, mas apenas um bom jogador. Nota 6,0.

Adilson Batista – O nome do jogo. Surpreendeu positivamente ao escalar Montoya e Jhon Cley, mas armou mal a defesa, dando liberdade excessiva aos laterais. Ofensividade é importante e deve ser praticada sempre, mas não se pode deixar tantos espaços atrás. É certo que a queda de produção de Fabrício tem contribuído, mas nos últimos dois jogos tem dado demasiada liberdade para os laterais atacarem, sem a devida cobertura. Perdemos para o vila nova assim, e ontem o icasa criou dificuldades da mesma forma. Não precisamos passar por isso. A essa altura do ano, com a maior parte do elenco em suas mãos desde o ano passado ou início desse, já deveria ter corrigido esses problemas e estar conhecendo melhor seus comandados. Substituiu mal, mantendo um apagadíssimo Carlos Cesar em campo, e tirando Jhon Cley. Além disso, se acovardou, quando deveria ter colocado Rafael Silva para incomodar os adversários, colocou mais um zagueiro que bateu cabeça lá atrás. Acho que Adilson seria um bom técnico para a base, mas lhe falta inteligência tática para voos mais altos. Nota 3,5.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e o jogo contra o icasa

              x

Após falhar bisonhamente, e perder uma oportunidade de ouro na última rodada, o Vascão vai para nova tentativa de alcançar a ponta da tabela hoje, outra vez fora de casa, mas dessa vez lá no NE, contra o icasa – CE. Tropeços, mesmo na Série B podem ser esperados, mas contra o lanterna da competição deixa a coisa mais complicada, e se tinha obrigação de ter vencido a última partida, essa obrigação agora aumenta, justamente pelo resultado totalmente inesperado, e pela absurda queda de produção após a boa apresentação contra o ceará.

Continuamos com o desfalque de Dakson, contundido, e ainda acrescentamos o desfalque de Douglas, suspenso pelo 3º amarelo. Em compensação teremos a estreia de Maxi Rodrigues, que poderá dar aquele toque de genialidade que falta à Equipe, e o retorno de Diogo Silva ao gol, o que deve dar muito mais segurança à zaga, e de Rodrigo. Ambos cumpriram suspensão automática.

Assim o Vascão deverá ir a campo com Martín Silva, Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Guilherme Biteco e Maxi Rodrigues; Edmilson e Kleber. Alguns estão com a mania de colocar Edmilson escalado no meio campo, para manter o 4-5-1, mas ele não tem o menor jeito para jogador de meio campo, ainda que se esforce e retorne para auxiliar na marcação.

Icasa é outro time que vai mal, é o primeiro fora da zona de rebaixamento e perdeu para o paraná na última rodada. Não pode assustar o Vascão, mas voltamos a repetir o mesmo aviso da última rodada: NÃO DÁ PARA ENTRAR EM CAMPO ACHANDO QUE A INÊS É MORTA; TEM QUE TER ATENÇÃO O TEMPO TODO, FICAR LIGADO,  PORQUE TODO MUNDO VAI QUERER TIRAR UMA CASQUINHA DO VASCÃO.

Dito isso, bom jogo, e que vença o melhor; ou seja, o Vascão.


SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno: tudo a ver!

Não percam a homenagem aos 116 anos do Gigante da Colina no programa A Voz do Vascaíno no próximo domingo.

Blog do Vascão Eterno - Música Camisas Negras - Vasco da Gama Racismo não!

Não precisa dizer mais nada!

Blog do Vascão Eterno parabeniza o Vascão da Gama e Bira

Parabéns Vascão! Você merece!

Hoje, 21/08/2014, o Vascão completa 116 aninhos de existência. Esses 116 anos, não são longos, se pensarmos que ele deverá se perpetuar por muitos séculos ainda, e passaram muito rápidos, tantos foram os afazeres e as glórias conquistadas nas águas, nas quadras, pistas e campos pelo mundo afora.

Mas certamente as glórias mais importantes conquistadas, e que ficam de legados para as atuais e futuras gerações, foram as lutas contra o preconceito e por uma sociedade mais justa. O Club mesmo anda um pouco afastado dessas glórias, mas sua torcida não, pelo menos aqueles que realmente compreendem o que significa ser Vascaíno. Assim surgem campanhas como o Vasco Dívida Zero, o Todo Vascaíno é Sangue Bom, e a Enquanto Houver um Coração Vascaíno.Que elas apenas se fortaleçam e que outras apareçam.

Hoje também esse Club glorioso está sendo aviltado por ações nos bastidores que depõem contra seu passado de glórias e seu espírito livre e contestador. Os atos quem mancham sua história chegaram a um ponto tal, que apenas um acordo geral seria capaz de evitar que eles continuem, ao menos até as próximas eleições. Ao menos que quem vença as eleições tome o caminho de recuperar o Club e torná-lo mais uma vez forte em todos os sentidos.

Um presente de grego para quem nos deu tanto.

Mas hoje também é aniversário do Bira, meu Amigão, que teve a sorte de nascer anos depois de nosso Vascão, mas no mesmo dia que ele. Um cara que é Vascaíno de data, alma e coração.

Parabéns Bira, que Deus ainda lhe dê muitos anos de vida, e o Vascão muitas alegrias.

E PARABÉNS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA! Sabemos que não está fácil, mas acreditamos e lutamos para que você possa voltar às suas lutas no esporte, e na vida.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e nosso Time sub-17


O Vascão tem o melhor elenco da Série B. Acho isso indiscutível. Mas ontem, contra o vila nova perdemos por 2x1. Isso jogando contra o lanterna da competição, a equipe que o programa É Gol do SporTV chegou a fazer uma brincadeira; uma campanha para que fizesse um golzinho apenas, pois passou as primeiras 7 ou 8 rodadas sem marcar, e o primeiro gol a seu favor foi contra.

Pois bem, diferente do que disseram vários, entre eles o comentarista do SporTV que transmitiu a partida e atletas, não acho que o Time tenha entrado devagar no primeiro tempo, acho sim, que ele entrou nervoso, preocupado, a bola queimava nos pés da maioria dos jogadores. A atuação no primeiro tempo não foi apática, mas nervosa.

E não dá para colocar a culpa na inexperiência. Em campo tínhamos a grande maioria de jogadores na faixa dos 30 anos, e de garotos mesmo apenas Luan e Guilherme Biteco. Biteco, por sinal, teve uma atuação horrível. Ruim na armação de jogadas, péssimo na recomposição. O gol que Carlos Cesar fez, foi um bico que deu pro meio da área e a bola desviou no zagueiro. Ele também esteve abaixo da crítica, assim como jogaram mal kleber, Edmilson, Douglas Silva, Fabrício, e Marlon (na defesa).

Nesse mar de más atuações se salvaram Luan, que não foi tão mal quanto seu parceiro, Guiñazu, Douglas, e por incrível que pareça Diogo Silva. Guiñazu mostrou a garra de sempre na proteção à zaga e até tentou apoiar o ataque, Douglas, que ontem não errou tantos passes (apenas cruzamentos) e Diogo Silva não teve culpa nos gols. No primeiro falaram de sua defesa. Foi uma boa defesa levando-se em conta a velocidade e distância de onde a bola veio. Mas se esquecem de falar que o vila nova chutou 3 vezes de dentro da área (2 da pequena área) e não apareceu ninguém para ao menos atrapalhar os adversários. No segundo só foi preciso 1 chute, mas ele acertou longe do alcance de Diogo.

No segundo tempo, com as entradas de Aranda e Montoya o Time melhorou muito, mesmo assim a defesa continuou mal. Fabrício continuou perdido em campo, mas ao menos acertamos o lado direito. Montoya não dá para jogar deslocado pela direita, ele não tem o cacoete de girar e cruzar com a perna esquerda, e manda mal com a direita. O que mais víamos era ele entrar em facão em direção à ponta esquerda, e lá tentava criar as jogadas. Por sinal de seus pés saíram as melhores jogadas no segundo tempo.

Resumindo o Time foi péssimo, estava nervoso como uma equipe sub-17 em uma decisão, estava mal escalado (por que esse infeliz do Adilson mudou o esquema que estava dando certo?), e ainda por cima contou com péssimas atuações da maioria dos atletas. Fazia tempo que não jogava tão mal.

Com isso deixamos escapara uma chance de ouro de assumirmos a ponta e deslancharmos de vez nessa competição.

Dakson fez uma falta enorme. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e a chance da liderança


Hoje tem Vascão x vila nova, lá no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Não sei como foi feita a divisão do estádio, já que o jogo é do vila, e ele provavelmente vendeu o jogo para os administradores do estádio em troca de uma boa grana. Nessas condições acredito que o Vascão terá direito à maior parte do estádio, na tentativa de encher as modernas arquibancadas de Vascaínos ávidos em ver uma vitória Cruzmaltina na Capital Federal.

E a probabilidade de uma vitória do Vascão hoje é enorme. Não bastasse a já batida diferença entre equipes, que sempre ressalto, o vila é simplesmente o lanterna da Série B, provavelmente irá jogar a Série C ano que vem, tem apenas 8 pts e 9 gols marcados, apresentando um saldo de -19 gols. Daí a gente vê bem a diferença entre equipes.

Mas como futebol é o jogo onde o impossível costuma acontecer, todo cuidado amanhã é pouco, o Time tem que entrar ligadíssimo, e de preferência matar o jogo logo no primeiro tempo, para evitar surpresas desagradáveis. Será inaceitável perder pts para o vila nova. Prova de que respeitamos o adversário é que pedimos um Vascão ligadíssimo amanhã, mas não dá para desconsiderar o momento péssimo por que passam os goianos.

E o Vascão tem mais alguns problemas para o jogo de amanhã. Até por isso deveremos ter a estreia de Maxi Rodrigues. Outro ponto que corrobora para sua estreia é que, embora não estivesse jogando no grêmio, estava treinando normalmente, e deve estar em boa forma física, dependendo apenas de readquirir ritmo de jogo, mas isso só jogando mesmo, então quanto antes melhor.

Com esses problemas o Time deverá entrar com Diogo Silva, Carlos Cesar, Luan, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Douglas, Jhon Cley e Guilherme Biteco; Edmilson.

Temos a volta de Fabrício, mas desfalques de Martín Silva e Rodrigo suspensos, Dakson lesionado e Kleber suspenso – 2  jogos por dar um tapa no adversário no jogo contra o Paraná. Maxi Rodrigues chegou em ótima hora.

Em tese nosso jogo na rodada é mais fácil que o do Ceará. Mas quem tem que tropeçar são eles, não nós.

Ligadão; Vamos Pra Cima Deles Vascão!


P.S. Na Copa do Brasil nosso adversário segue indefinido. Embora o abc de Natal tenha participado do sorteio e sido apontado como nosso rival nas oitavas, o jogo que o classificou segue sob júdice e vai ao pleno do STJD. Acho difícil, mas as coisas podem mudar e virmos a enfrentar o novo Hamburgo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno faz algumas considerações sobre o Time, a contratação de Max Rodrigues, e o próximo ano

Antes de tudo uma constatação: Rodrigo Caetano é o grande nome do Vascão hoje em dia. Com o Club vendendo o almoço para pagar a janta, ele conseguiu montar um elenco que estaria entre os melhores da Série A, e eu não ficaria admirado se estivesse disputando a liderança do campeonato e G4.

Essa competência se confirma dia a dia, conseguindo trazer bons valores para integrar nosso elenco, de tal forma que hoje temos um elenco bastante equilibrado, pois mesmo com ausências de atletas que vão servir a seleção, por suspensões, ou lesões, a Equipe tem mantido o nível.

Agora trazemos também Max Rodrigues, que teve uma participação muito boa no grêmio ano passado, fazendo excelentes partidas. O atleta chega ao Vascão com salário compatível com o teto estabelecido pelo Club, e a nosso ver será mais um reforço importantíssimo para nós, porque o atleta é muito técnico e tem muito potencial.

E dizemos isso porque o Vascão já tem uma defesa bem acertada. Tanto Carlos Cesar quanto Marlon não são os laterais dos meus sonhos, nem da maioria dos Vascaínos, mas estão aparecendo muito bem. Em minha opinião estão se firmando jogo a jogo, e se não são geniais no apoio, gostaria de lembrar que suas funções são prioritariamente defensivas, mas mesmo assim têm subido com eficiência e se aproveitando de espaços na defesa adversária.

Ainda sobre nossa defesa, ela vem se comportando bastante bem quando postada, e vem apresentando um poder de recomposição muito bom. Isso se dá pela presença de Guiñazu em campo, e na sua ausência de Aranda, que como o Blog já havia dito é o substituto natural de nosso Cão de Guarda. Precisa apenas melhorar um pouco no jogo aéreo.

O meio campo também tem apresentado uma melhora interessante, com passes mais precisos, mais criativos, e chegando para compor o ataque e concluir a gol, algo que não ocorria antes. É o setor que ainda precisa evoluir um pouco mais, mas a chegada de Max Rodrigues pode dar essa melhorada nesse setor. Quem tem apresentado uma melhora sensível é Douglas. Ainda erra muitos passes, mas ao menos vem fazendo diferença quando acerta bons lançamentos, passes difíceis e fazendo gols importantes, principalmente de bola parada.

Ataque? No momento esse setor hoje está reduzido a kleber, que depois de um início titubeante, vem agora fazendo boas partidas, abrindo espaços para os atletas de meio campo que se aproximam e chegam na área, acertando bons passes e fazendo alguns gols importantes. Mas 1 atacante só é pouco? Não, tanto é que o Vascão vem jogando melhor, e fazendo gols. Algumas equipes jogaram assim na Copa do Mundo, inclusive a tão aclamada campeã Alemanha, que chegou a jogar sem nenhum atacante, e ainda assim não deixou de ser ofensiva e fazer seus gols.

O campeonato é longo, é difícil, e a qualidade superior do elenco Cruzmaltino, bem como a boa quantidade de peças de reposição que temos à disposição começa a fazer diferença, e a tendência é que essa diferença só venha a se ampliar.

Tais melhoras podem “surpreender”, e dar ao Vascão um até certo ponto inesperado título da Copa do Brasil.

O Blog do Vascão Eterno realmente acha muito difícil que não ganhemos essa Série B, quanto mais que não nos classifiquemos. Mas gostaríamos de lembrar a todos que ano que vem deveremos disputar novamente a Série A, e na verdade não temos Time. A maioria dos atletas que vêm fazendo essa diferença na Série B está com vínculo de empréstimo até o final do ano, e deverão se reapresentar a seus clubes de origem no início do ano que vem. Também são atletas caros, e não temos dinheiro. Precisamos nos reorganizar urgentemente, começar a fazer já o planejamento para o próximo ano e preparar a Equipe para as disputas difíceis que teremos.

Toda essa palhaçada que vem ocorrendo no Vascão só atrapalha um clube que, mais do que nunca, deveria estar unido para sair da situação difícil em que se meteu.


domingo, 17 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno vê suas previsões se realizando

Já dissemos aqui no Blog do Vascão Eterno, como previsão, e agora vê seus prognósticos se realizando e as decisões do Conselho Deliberativo do Vascão e suas decisões começam a serem revistas através da Justiça. E isso porque, ainda que tenham tido uma aparência democrática, elas não foram.

Mas o problema não é simplesmente uma reunião do CD com algumas decisões passiveis de discussões judiciais. O problema é muito mais profundo, ele chega ao ponto de mostrar fraqueza e falta de respeito a leis e normas por parte do Club, e isso cria dificuldades com patrocinadores, Federação, CBF, parceiros comerciais, etc.

Traduzindo o Club perde valor de mercado, perde credibilidade, perde poder de negociação, e com isso tudo acaba tendo maiores dificuldade de conseguir bons patrocínios e repasses de parceiros comerciais. Ele acaba sofrendo mais, fica desvalorizado e quem sofre é a Nação.

Pior, legalmente não se podem tirar os chamados “mensaleiros”, salvo se eles estiverem em inadimplência, ou não cobrirem os requisitos pedidos pelo Club à época em que se associaram ao Vascão.

O Blog do Vascão Eterno até agora não entendeu o porquê do adiamento das eleições. Essa jogada política foi infeliz e mal pensada. Impugnações na lista e recadastramento não justificam tal decisão.

Além disso, houve tempo mais do que suficiente de se fazer recadastramento e tomar todas essas ações para termos uma lista enxuta e limpa para as eleições. Não foi feito, aí decidem fazer dias antes das eleições? Brincadeira!


O que estão fazendo com o Vascão é covarde, é desrespeitoso e não melhora o Club em nada, ao contrário, como mostramos acima, apenas piora e dificulta a recuperação financeira, esportiva e patrimonial do Vascão.

Blog do Vascão Eterno sugere A Voz do Vascaíno





Hoje é domingo, e embora o Vascão não vá a campo, continua sendo dia de Vascão. E nada melhor que assistir A Voz do Vascaíno, o melhor programa sobre o Vascão que já encontrei na net.

E falando sobre o programa, ontem falei no post sobre a Cruzada Vascaína, que tinha um amigo no programa e que nos apoiávamos mutuamente em nossos esforços por ajudar o Vascão. Pois bem, fui contatado por ele, que me informou que nenhum dos irmãos Vascaínos que participam do programa está na Cruzada. Todos saíram. Sei apenas que José Pedro Motta está com Eurico Miranda, dos outros não faço ideia, mas aí basta assistir ao programa e vamos saber a quem eles apoiam.

Então não percam o programa A Voz do Vascaíno, hoje, às 22:00 hs.


sábado, 16 de agosto de 2014

Blog do Vascão Eterno e a ponta alcançada







Bem, não somos ainda líderes, mas já estamos ali, do lado do ceará, e qualquer vacilo deles a gente fica isolado na ponta da tabela. E isso foi graças à boa vitória de hoje contra o adversário. O Time não fez um jogo maravilhoso, mas foi o melhor que vi do Vascão nos últimos meses.  Desde o início partiu para cima, e mesmo que nos primeiros 8 ou 10 min o ceará tenha equilibrado o jogo, depois o Vascão dominou completamente o jogo, e o 1x0 foi até pouco pelo que produziu o Vascão.

Bem no início do segundo tempo, o ceará pareceu que iria partir para cima, mas o Vascão novamente se impôs. Aos 10 min acabou o ímpeto do ceará, com o 2x0. O Vasco aí recuou um pouco, mas em nenhum momento perdeu o controle do jogo, e foi sempre mais perigoso que o adversário.

Os lances mais importantes do jogo foram 3. Um pênalti duvidoso, mas pelas novas normas da FIFA deve ser marcado, pois o braço estava aumentando o volume do corpo. Douglas perdeu. Depois Douglas lançou Marlon, que se projetou muito bem no espaço livre pela esquerda e cruzou, o goleiro deu rebote e Kleber abriu o placar num voleio meio esquisito. Esses foram no primeiro tempo. No segundo, em falta sofrida por
Carlos Cesar na entrada da área, pela direita do ataque, Douglas cobrou como se fosse com a mão e fez o 2x0.

O juiz foi um pouco confuso, mas não comprometeu o resultado do jogo. O outro lance polêmico foi uma bola no braço do zagueiro Vascaíno, mas com a diferença que o braço estava colado ao corpo. A distribuição de cartões também foi falha, embora tenha havido muitos, mas faltaram alguns para o ceará, e ao menos 1 para o Vascão.

Duro mesmo é assistir o jogo narrado pela RedeTV. Podem dizer o que quiserem, mas eles vão para a transmissão sem estarem informados corretamente sobre o campeonatos, sobre os clubes que estão em campo, sobre as regras e determinações da FIFA, e ainda ficam escancaradamente torcendo contra um clube. Ridículo!

Próximo jogo no Mané Garrincha, em Brasília, contra o Vila Nova. Deveremos ter bom público no estádio, ainda mais depois de 4 vitórias seguidas.

Notas:

Martín Silva – Apenas uma defesa de média dificuldade e algumas saídas de gol. Não foi exigido e por isso fica Sem Nota.

Carlos Cesar – Um amarelo, que a meu ver não foi nem falta, mas hoje não só marcou bem, como apareceu bem melhor no apoio, sempre sem deixar as costas descobertas, e ainda aproveitando espaços vazios. Nota 7,0.

Rodrigo – Não rende a mesma coisa quando joga pelo lado direito, mas não comprometeu e hoje foi seguro e bem posicionado. Um amarelo desnecessário, pois o jogo já estava parado.  Nota 6,5.

Douglas Silva – Foi tão bem quanto Rodrigo, e se não levou amarelo, no início do segundo tempo se confundiu um pouco na marcação pelo lado esquerdo com Marlon. Nota 6,5.

Marlon – Muito bem no primeiro tempo, sem deixar espaços na defesa e apoiando com segurança sendo sempre boa opção pela esquerda. No segundo também foi muito bem, e teria nota mais alta, não fosse o problema de marcação no início da segunda etapa. Nota 7,5.

Guiñazu – O leão de sempre na defesa, e hoje ainda melhorou a saída de bola, além de nitidamente organizar o Time em campo. Bela partida do argentino. Nota 7,5.

Fabrício – Outro que foi bem. Colaborou na boa saída de bola, ajudou muito bem na proteção da defesa e ainda apareceu eventualmente para ajudar no ataque. Nota 7,0.

Douglas – Uma incógnita. Alterna grandes momentos no jogo, com outros dignos de comédia pastelão. Fez um golaço de falta, mas tinha perdido um pênalti antes; faz belos passes, mas erra uma enormidade deles; costura entre adversários, mas mata uma bola simples na canela, que lhe rende um amarelo para evitar o contra-ataque. Nota 6,5. Foi substituído por Montoya, que arrumou dois amarelos pros adversários, mas não teve tempo de produzir realmente. Sem nota.

Dakson – Mais uma vez fazia boa partida, fechando bem o meio e apoiando muito bem o ataque. Pareceu cansar, já que o Vascão correu muito hoje, e com isso relaxou na marcação. Nota 6,5. Foi substituído por Jhon Cley, que hoje entrou muito bem e passou a fazer o trabalho que Dakson fazia no primeiro. Nota 6,0.

Guilherme Biteco – Bela partida de Biteco. Não descuidou da marcação, e esteve sempre presente no ataque, criando boas oportunidades e dando trabalho aos adversários, no primeiro tempo pela direita e no segundo pela esquerda. Também sofreu várias faltas, algumas duras. Nota 7,0. Foi substituído por Edmilson, que tem características bem diferentes, mas mesmo assim tentou executar as mesmas funções pela direita. Mas falta-lhe velocidade. Nota 5,5.

Kleber – Um belo gol de oportunismo, quando aproveitou o rebote do goleiro. De mais lutou muito, conseguiu algumas boas jogadas, amarelo para o adversário, mas lhe o que lhe sobra em disposição lhe falta em técnica. Mesmo assim sempre incomoda e preocupa os adversários, e por isso foi boa aquisição, principalmente por ser Série B, onde muitas vezes a disposição fala mais alto que a técnica. Nota 6,5.

Adilson Batista – Graças a Deus vem mantendo o esquema. Tudo bem que alterações são necessárias, um atleta machuca, o outro está suspenso, mas a maneira de jogar vem se mantendo. Não é a toa que o Vascão está subindo na tabela, a Equipe finalmente está adquirindo padrão de jogo e com aquilo que muitos pediam: um meio de campo forte. Hoje também alterou bem. Não sei se ele leu bem  o jogo, ou se deu sorte de sua
programação se encaixar com o necessário em campo. Digo isso porque ele às vezes me parece alguém que faz um planejamento, e depois não consegue enxergar o que acontece pra alterar alguma coisa de última hora. Se observarem entraram os mesmos atletas, e as substituições foram praticamente as mesmas do último jogo, apenas hoje saiu Douglas, e contra o náutico havia saído Kleber. Como não posso confirmar o que passa pela cabeça dele, e como hoje deu certo, além de ter mantido o bom esquema, que combina boa defesa com time criativo, vai levar uma Nota 7,5.