O Vasco conquistou importantíssima vitória ontem. Ela não recupera as derrotas para Coritiba e Bragantino, basta ver que tivéssemos vencido, hoje teríamos 41 pts, e eram confrontos diretos. Mas se não recupera as derrotas de confronto direto, ao menos voltou a nos tirar da Z4, e devido aos confrontos da rodada não há como voltarmos para essa situação, ao menos nessa rodada. Mas apesar de estarmos todos aliviados, de estarmos todos felizes de termos batido um dos mais competitivos times do campeonato, não dá para aliviar, porque ainda nos restam 7 jogos a disputar, e absolutamente nada está resolvido quanto a rebaixamento.
O primeiro tempo começou ameaçador, com o Vasco lento, e um jogo sem muitas opções ofensivas. Alguns arremates de fora da área, mas sem perigo. Aos 14 min o Atlét. MG perdeu pênalti, que com ou sem VAR foi discutível. Hyoran cobrou na trave e pegou o rebote. Dois toques e o Vasco se safou de sair perdendo. Na sequência a fraca zaga mineira entregou o ouro. Lançamento errado e sem muita convicção de Alves, o lateral adversário se enrolou, Matos se antecipou e tocou de cabeça para Cano, que sozinho e sem goleiro abriu o placar. Aos 21 min, após grande jogada pelo meio, os mineiros carimbaram a trave de Fernando Miguel. Aos 31 min Matos cruzou para Pikachu bater na trave, e o próprio pegou o rebote para ampliar. O 2x0 foi o placar do primeiro tempo.
No segundo, aos 6 min o árbitro deu outro pênalti para os mineiros, mas acertadamente anulou ao ver o VAR. Aos 13 min o grande lance do jogo. A bola saiu de Fernando Miguel, 8 jogadores do Vasco participaram, foram 14 toques na bola, Benítez esteve em várias partes do campo, lançou no peito de Cano, que matou já ajeitando, e bateu de primeira, de canhota, e fez, talvez, o gol mais bonito do Campeonato. 3x0 e a partida parecia estar liquidada. Só que o Vasco cansou, foram feitas substituições, e a defesa Vascaína falhou. Aos 21 min Hyoran diminuiu, em bola bem batida da entrada da área. Aos 48 min Sasha deu números finais ao jogo, em escanteio da esquerda, que ninguém do Vasco conseguiu cortar.
O Vasco foi muito bem, mas não o jogo todo. Após o pênalti perdido pelos atleticanos, e foi superior ao adversário, tanto que abriu 3x0. Isso não significa que tenha ficado com a bola, que tenha massacrado, mas dessa vez o Vasco dominou o adversário sem bola (25% de posse do Vasco, contra 75% do Atlético), porque o Vasco chegou com condições de marcar, enquanto eles não. Além disso o Vasco converteu suas oportunidades, e o Atlético não. Como sempre, a grande diferença é a eficiência em converter as oportunidades, e o Vasco foi mais eficiente, e criou mais, embora tenha sido um jogo relativamente pobre nesse sentido.
No final a vitória dá novo ânimo, dá nova confiança aos Vascaínos, e mostra que temos Time para sairmos dessa situação difícil, e até para buscarmos algo um pouco melhor na competição. Mas os atletas precisam mostrar a disposição que mostraram nesse jogo, a entrega, a ocupação dos espaços, a intensidade. Principalmente no 3º gol, o Vasco foi mais intenso. Vejam que nesse gol houve movimentação, toques rápidos, precisos, pouco se carregou a bola, muito se tocou, houve movimentação para possibilitar tabelas, ultrapassagens, se apresentaram para o jogo. Se fizerem isso em todos os jogos, então o Vasco pode buscar coisas melhores, mas se voltarem a se esconder, se omitir, a caminhar, então esqueçam.
Agora é descansar e enfrentar o Palmeiras na terça-feira, em que o time paulista deve entrar com um mistão bem descaracterizado, porque eles têm decisão de Libertadores. Então deveríamos tirar forças do fundo das reservas, para buscarmos esses 3 pts também, porque eles podem nos fazer uma enorme diferença no final da competição.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário