Vascão e Bahia fazem um jogo importantíssimo na parte de baixo da tabela. Com um ponto a mais que o próprio Bahia, que Sport, e que Fortaleza, o Gigante precisa vencer o time baiano, e com isso se afastar 4 pts da Z4. Um empate garante o Time fora do problema maior, mas qualquer deslize nos próximos jogos, que serão contra adversários difíceis, pode levar os Vascaínos de volta a uma situação muito complicada.
Já o Bahia precisa da vitória para garantir que também se afasta do Z4, mas ainda teria o risco de ser ultrapassado pelo Fortaleza nesta rodada, e acabar de novo se complicando. Por isso a partida é importantíssima para os dois, mas mais pro Vasco, porque além de ser o mandante, ainda pegará dois adversários dificílimos na sequência, enquanto os baianos pegarão adversários mais tranquilos, e ambos em casa.
Para isso o time de Salvador vem com três desfalques considerados importantes, mas terá entre os titulares os atacantes Gilberto e Rossi. Ambos passaram pelo Vasco, e enquanto o primeiro não deixou nenhuma saudade nos torcedores, já que teve uma passagem pífia na Colina, perdendo um caminhão de gols no Brasileirão de 2015, o segundo deixou saudades em alguns torcedores, muito mais por sua entrega e participação durante as partidas, do que propriamente por ser um atleta fora de série. E além desses dois atletas, temos que lembrar que o Bahia é uma equipe bastante enjoada, e que nos venceu de forma acachapante no primeiro tuno, impondo facilmente um 3x0 no primeiro tempo, e deixando o tempo passar no segundo.
Já os comandados de Luxemburgo tiveram alguns dias em Atibaia, após o empate com o Palmeiras. Nesse período de treinamentos mais intensos, a comissão técnica Vascaína buscou aprimorar parte tática, técnica, e dar uma polida na parte física, algo que o elenco Vascaíno vinha deixando muito a desejar nesse Brasileirão. Além disso os Cruzmaltinos buscam uma estabilidade positiva na competição, com apresentações consistentes e repetidas, e não a gangorra que tivemos ao longo da temporada, quando toda vez que a Torcia pensava "agora vai", a coisa retrocedia já na partida seguinte. Como eu já disse, o Time precisa ter a pegada que mostrou contra Atlét. MG e Palmeiras, o resto acredito que se resolva em campo, até porque temos todos os atletas importantes do elenco à disposição. Acredito que Marcelo seja mantido na zaga, e Castan retorne normalmente à Equipe.
E é isso, hoje, às 16h00, no São Januário, com TV aberta e pay-per-view, os dois times têm partida importantíssima para suas pretensões nesse Brasileirão. Não digo que chegue a ser uma final de mundial, como muitos dizem, mas é uma final de Brasileirão, como serão os outros 5 jogos que faltarão para o término da Competição.
Saudações Vascaínas!