domingo, 31 de janeiro de 2021

Vasco x Bahia: decisão pros dois

Vascão e Bahia fazem um jogo importantíssimo na parte de baixo da tabela. Com um ponto a mais que o próprio Bahia, que Sport, e que Fortaleza, o Gigante precisa vencer o time baiano, e com isso se afastar 4 pts da Z4. Um empate garante o Time fora do problema maior, mas qualquer deslize nos próximos jogos, que serão contra adversários difíceis, pode levar os Vascaínos de volta a uma situação muito complicada.

Já o Bahia precisa da vitória para garantir que também se afasta do Z4, mas ainda teria o risco de ser ultrapassado pelo Fortaleza nesta rodada, e acabar de novo se complicando. Por isso a partida é importantíssima para os dois, mas mais pro Vasco, porque além de ser o mandante, ainda pegará dois adversários dificílimos na sequência, enquanto os baianos pegarão adversários mais tranquilos, e ambos em casa.

Para isso o time de Salvador vem com três desfalques considerados importantes, mas terá entre os titulares os atacantes Gilberto e Rossi. Ambos passaram pelo Vasco, e enquanto o primeiro não deixou nenhuma saudade nos torcedores, já que teve uma passagem pífia na Colina, perdendo um caminhão de gols no Brasileirão de 2015, o segundo deixou saudades em alguns torcedores, muito mais por sua entrega e participação durante as partidas, do que propriamente por ser um atleta fora de série. E além desses dois atletas, temos que lembrar que o Bahia é uma equipe bastante enjoada, e que nos venceu de forma acachapante no primeiro tuno, impondo facilmente um 3x0 no primeiro tempo, e deixando o tempo passar no segundo.

Já os comandados de Luxemburgo tiveram alguns dias em Atibaia, após o empate com o Palmeiras. Nesse período de treinamentos mais intensos, a comissão técnica Vascaína buscou aprimorar parte tática, técnica, e dar uma polida na parte física, algo que o elenco Vascaíno vinha deixando muito a desejar nesse Brasileirão. Além disso os Cruzmaltinos buscam uma estabilidade positiva na competição, com apresentações consistentes e repetidas, e não a gangorra que tivemos ao longo da temporada, quando toda vez que a Torcia pensava "agora vai", a coisa retrocedia já na partida seguinte. Como eu já disse, o Time precisa ter a pegada que mostrou contra Atlét. MG e Palmeiras, o resto acredito que se resolva em campo, até porque temos todos os atletas importantes do elenco à disposição. Acredito que Marcelo seja mantido na zaga, e Castan retorne normalmente à Equipe.

E é isso, hoje, às 16h00, no São Januário, com TV aberta e pay-per-view, os dois times têm partida importantíssima para suas pretensões nesse Brasileirão. Não digo que chegue a ser uma final de mundial, como muitos dizem, mas é uma final de Brasileirão, como serão os outros 5 jogos que faltarão para o término da Competição.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Vitória do Bahia foi ruim pro Vascão

Ontem o Corínthians peredeu por 2x1 para o Bahia, o que foi muito ruim para o Vascão, porque o time baiano também subiu a 35 pts, o que deixou o Vascão a apenas 1 pt da Z4. Isso coloca ainda mais pressão na Equipe para a partida de domingo, porque a vitória se tornou ainda mais importante para o Vascão, já que a gordura que tinha sido criada derreteu.

Mas se a atitude for a dos últimos dois jogos do Vascão, teremos grande possibilidade de sair de campo com os 3 pts, e com um bom placar.

Hoje vence o prazo

O presidente do Vasco, Jorge Salgado, em seu primeiro dia efetivo de trabalho correu São Januário, se encontrou com os funcionários, e prometeu o pagamento de uma folha salarial até a próxima sexta-feira.

Hoje é essa sexta-feira. Tá na hora de o dim-dim pingar.

Henrique pode assinar pré-contrato

Henrique está a poucos dias de poder assinar um pré-contrato com outro clube. Existem especulações de que o Cruzeiro tem interesse na contratação do Cria da Colina.

E aí, você é a favor da saída de Henrique, ou acha que o atleta ainda tem espaço na Colina?

Teve churrasco em Atibaia

O Elenco Vascaíno participou de um churrasco no hotel em que está concentrado e treinando. Imediatamente foi lembrada a pizza que Luxemburgo pagou, e que foi sucedida por duas derrotas, e para duas equipes que eram concorrentes diretas nossas. Imediatamente vieram à tona as críticas e reclamações de que não é hora para isso, que não se pode fazer confraternização nesse momento.

Não vejo assim. O churrasco é legal, acaba criando um clima um pouco mais relaxado, mas longe de se criar um clima de muita descontração, e excessivo relaxamento, ainda mais quando é feito alguns dias antes do compromisso. Se fosse na véspera era outra história.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

"Você chega em São Januário profissionalmente, e sai um Torcedor"

Essas palavras foram proferidas por Carlos Alberto, meia que teve algumas passagens pelo Vasco entre início e meados da 2ª década do Século. Mas ele não é o único, porque temos vários outros exemplos disso, como Leandro Amaral, Rodrigo Zagueiro, e se duvidar, até Vanderlei Luxemburgo.

R$ 14 mil na conta?

É o que pode acontecer, e isso seria o valor mínimo, só aquele pago pela TV, já que o SBT apresentou uma proposta com esses valores, e abriu a possibilidade de exibição das marcas dos clubes em outras plataformas também. Ou seja, o Vasco pode ganhar bem mais do que apenas o valor pago pela rede de TV paulista.

Agora é uma questão de trabalhar bem o Carioca 2021, e ajudar a colocar mais alguma grana nos cofres do Club.

Premiação da Sulamericana aumenta

A premiação na Copa Sulamericana aumenta para este ano, ao menos foi o que informou a Commebol. Além de ser um título continental, a participação, de preferência com um bom desempenho na competição, pode ajudar muito a rechear os combalidos cofres de São Januário.

Vasco em Atibaia

Após a partida contra o Palmeiras, o Vascão rumou para Atibaia, cidade a cerca de 1h30 de São Paulo. A ideia é melhorar um pouco mais o condicionamento físico da Equipe, fazer com que os atletas evitem abusos, e melhorar alguns aspectos técnicos e táticos.

Apesar do curto período, pode dar alguma ajuda nessa reta final de competição.

Nem tudo são flores

Como no reino de São Januário nem tudo é boa notícia, o Goiás cobra do Vasco 5 meses de salário do goleiro Sidão, que teve uma polêmica passagem pelo Cruzmaltino no segundo semestre de 2019. A dívida gira em torno de R$ 345 k,

Vamos ser sinceros, Sidão é um goleiro que a Torcida não queria que viesse, um goleiro que falha demais, mas nada disso justifica o fato de o Vasco não ter pago o rapaz. Nem mesmo a questão das combalidas finanças Cruzmaltinas são uma desculpa, porque quem trabalha precisa receber.

Bola muito fora da gestão Campello, e ainda aumenta a atual dívida Vascaína. Isso precisa acabar no Club.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Palmeiras 1 x 1 Vasco: empate com gosto de quero mais

O Vasco empatou com o Palmeiras ontem em São Paulo. Os paulistas entraram com um time alternativo, e a partida acabou tendo um nível técnico apenas razoável, mas foi bastante movimentada, com os dois times se dedicando em campo, fechando espaços, e buscando jogar nos erros do adversário. O empate não foi um resultado ruim para o Vasco, mas foi nítido que, se o Time tivesse se esforçado um pouco mais no final do jogo, até poderia ter saído com a vitória.

O primeiro tempo mostrou um Vasco bastante ligado, elétrico, buscando o ataque, mas com muitos erros de passes. Aos 5 min Matos abriu o placar de cabeça, mas o gol foi bem anulado por impedimento. Fora isso o Palmeiras se fechava bem, e tinha melhores oportunidades, porque saía em contra-ataques rápidos. Num desses a bola foi roubada no meio, e uma ligação direta pegou a defesa Vascaína aberta. O 1x0 fazia justiça. O Palmeiras se fechou mais, e o Vasco não se entregou. Aos 35 min Benítez empatou num golaço de falta, e deu números finais ao jogo.

No segundo tempo a toada foi a mesma, e se o Palmeiras criou as melhores chances no início dessa etapa, o Vasco o fez mais para o final do jogo, e criou mais, e melhores oportunidades que o time paulista. Mas pareceu que o Time estava com medo de perder, e se preservava com medo de um contra-ataque.

Como eu disse no título, o empate deixou um gosto de quero mais. O resultado não foi ruim, porque nos posicionamos a 4 pts da Z4, e ainda consolidamos a 14ª posição na tabela, mas até pela situação da Equipe na competição, a segurança de garantir um ponto contra um adversário considerado muito difícil, e fora de casa, pesou mais do que a possibilidade de conquistar os 3 pontos, correndo o risco de perder o ponto que parecia quase ganho.

A reclamar apenas da entrada de Vinícius. Ele é voluntarioso, se apresenta para o jogo, até tenta, mas é muito fraco, erra tudo o que tenta, perde bolas simples, perde para qualquer um na corrida, e acaba sendo um a menos em campo. Ele precisa voltar para a base, e para ontem.

Agora o Vasco fica até sábado em Atibaia, onde deve dar uma aprimorada na parte física, concentrar, e melhorar a parte tática. Contra o Bahia é no mínimo a mesma pegada apresentada hoje, porque temos mais time que os baianos, e temos totais condições de ganhar esses 3 pts. Com eles o Vasco dará um passo gigante para se livrar da Z4 de uma vez por todas. 

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Palmeiras x Vasco

O Vascão já está em São Paulo para enfrentar o Palmeiras. um jogo que é muito mais importante para os cariocas que para os paulistanos. Sim, porque o time paulista tem 3 chances de chegar à fase de grupos da Libertadores, já que além de bem posicionado no Brasileirão, ainda está nas finais da Copa do Brasi, e da Libertadores (a decisão é no sábado contra o Santos). Já o Vascão ainda luta para se afastar da Z4, e com a oscilação da Equipe, que faz com que o Time perca do Coritiba, seja goleado pelo Bragantino, mas vença o Atlét. MG apresentando um bom futebol.

E como o Palmeiras tem duas finais importantes ainda esse ano, que além de garantir vaga para a Libertadores podem lhe garantir boas premiações, além de títulos importantes, a maioria espera que os paulistas mandem a campo um time reserva, possivelmente recheado de sub-20. Por outro lado há os que pensam que os titulares estariam há muito tempo sem jogar, o que pode atrapalhar o ritmo, e por isso Abel poderia mandar ao menos alguns dos titulares a campo. Seja como for as atenções do elenco palmeirense devem estar muito mais voltadas para a decisão da Libertadores, e da própria Copa do Brasil, do que para o jogo contra o Vasco. Isso poderá ser um trunfo para os Vascaínos, que podem enfrentar um adversário que busque se poupar de correrias e divididas mais duras, no intuito de evitar lesões e desgaste excessivo que atrapalhem a participação nas finais que terão pela frente. Com atletas Sub-20 escalados isso não aconteceria, mas poderia pesar a falta de experiência dos atletas.

Já o Vasco não tem muitas opções, e Luxemburgo deve repetir a escalação que fez a boa apresentação contra o Atlét. MG. Mas mais do que a escalação, o Vasco precisa repetir a pegada, a postura da Equipe em campo, quando preencheu bem os espaços, chegava sempre junto na marcação, e impediu o time mineiro de impor seu ritmo veloz e intenso de futebol. Para obter um bom resultado hoje, os Vascaínos precisam repetir esse espírito, essa pegada, essa disposição, e aí terá chances reais de um bom resultado, seja qual for o time que o adversário mande a campo. Como já disse, tecnicamente o Time Vascaíno não é tão ruim, mas nitidamente é um Time que perde no comportamento dentro de campo, e hoje isso é fundamental no futebol, já que espaços cada vez escasseiam mais, e a técnica é muito importante, mas o físico pode equilibrar as coisas.

Como não sabemos que Vasco irá a campo, torceremos muito para ver aquele time que, entre os 15 min do primeiro tempo, e os 20 min do segundo tempo contra os mineiros, não viu bola perdida, acreditou nos lances, esteve muito atento, e fez por merecer um bom placar. 

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

JOHN REIS - GERMÁN CANO MÁQUINA DE GOLS | LANÇAMENTO VASCÃO 2021 | FLAVINHO BEHRINGER

Prometi a Flavinho Behringer que, até o final do Brasileirão, e se o Vasco vencer com gol do Cano, eu posto o vídeo com a música dele. O Vascão venceu no sábado, e teve dois gols do Cano.

Torce aí galera.

Vasco termina a rodada em 15º

A vitória do Sport sobre o Bahia ontem, tirou o Vasco da 14ª posição, devido ao número de vitórias. Mas o Time Vascaíno tem uma semana que tem tudo para somar seis pontos, e conseguir fugir de vez do fantasma do rebaixamento, e ainda abrir boas perspectivas de uma classificação para a Sulamericana. Enfrentaremos o Palmeiras, que terá apenas 48 horas entre dois jogos, e deve vir com um time recheado de atletas de base, e o Bahia, que está pelas tabelas.

Mas se a semana nos trás boas perspectivas, ela precisa ser acompanhada de muita atenção, de muita disposição, e de uma excelente leitura dos jogos que teremos. Se os Vascaínos entrarem em campo com a atitude que tiveram na última partida, a chance dos seis pontos é grande, mas se entrarem em marcha lenta, distraídos, achando que resolverão o jogo a qualquer momento, então é possível até que percamos esses jogos.

Lembremos que o campeonato é muito equilibrado, e o que mais tem feito diferença nas partidas é a atitude dos atletas em campo. Temos um Time que é melhor que muitos tecnicamente, mas que tem demonstrado muita falta de comprometimento com os resultados. Isso tem que mudar, e esse comprometimento precisa aparecer em todas as partidas.

Folga cancelada?

Após a vitória sobre o Atlético MG o Vasco treinou no domingo, e a Equipe seguirá para Atibaia após o jogo contra o Palmeiras na terça-feira.

Não está havendo falta de empenho da diretoria e da comissão técnica, mas os atletas precisam corresponder dentro de campo.

Pikachu tem melhorado

Muito bom ver Pikachu recuperando seu futebol. Nunca foi um jogador brilhante (fora alguns momentos), mas sempre apresentou um bom e regular futebol. O ano de 2020 foi absolutamente atípico em sua passagem pelo Vasco. Espero que ele realmente reencontre seu caminho, e possa ser útil ao Club e aos companheiros com a constância que conhecíamos.

Vasco ja negocia com Germán Cano

O Vasco já iniciou conversas para a renovação do contrato de Germán Cano, como informa o canal Atenção Vascaínos. O artilheiro Vascaíno precisa permanecer na Colina, e também precisa ter um Time melhor para jogar com ele. Alguns setores ainda são claramente deficientes, mas se a diretoria que assume cumprir a promessa, essas carências serão supridas, e o Vasco entrará para brigar por postos mais altos nas competições.

E Cano Neles!

Saudações Vascaínas!

domingo, 24 de janeiro de 2021

Vasco 3 x 2 Atlético MG

O Vasco conquistou importantíssima vitória ontem. Ela não recupera as derrotas para Coritiba e Bragantino, basta ver que tivéssemos vencido, hoje teríamos 41 pts, e eram confrontos diretos. Mas se não recupera as derrotas de confronto direto, ao menos voltou a nos tirar da Z4, e devido aos confrontos da rodada não há como voltarmos para essa situação, ao menos nessa rodada. Mas apesar de estarmos todos aliviados, de estarmos todos felizes de termos batido um dos mais competitivos times do campeonato, não dá para aliviar, porque ainda nos restam 7 jogos a disputar, e absolutamente nada está resolvido quanto a rebaixamento.

O primeiro tempo começou ameaçador, com o Vasco lento, e um jogo sem muitas opções ofensivas. Alguns arremates de fora da área, mas sem perigo. Aos 14 min o Atlét. MG perdeu pênalti, que com ou sem VAR foi discutível. Hyoran cobrou na trave e pegou o rebote. Dois toques e o Vasco se safou de sair perdendo. Na sequência a fraca zaga mineira entregou o ouro. Lançamento errado e sem muita convicção de Alves, o lateral adversário se enrolou, Matos se antecipou e tocou de cabeça para Cano, que sozinho e sem goleiro abriu o placar. Aos 21 min, após grande jogada pelo meio, os mineiros carimbaram a trave de Fernando Miguel. Aos 31 min Matos cruzou para Pikachu bater na trave, e o próprio pegou o rebote para ampliar. O 2x0 foi o placar do primeiro tempo.

No segundo, aos 6 min o árbitro deu outro pênalti para os mineiros, mas acertadamente anulou ao ver o VAR. Aos 13 min o grande lance do jogo. A bola saiu de Fernando Miguel, 8 jogadores do Vasco participaram, foram 14 toques na bola, Benítez esteve em várias partes do campo, lançou no peito de Cano, que matou já ajeitando, e bateu de primeira, de canhota, e fez, talvez, o gol mais bonito do Campeonato. 3x0 e a partida parecia estar liquidada. Só que o Vasco cansou, foram feitas substituições, e a defesa Vascaína falhou. Aos 21 min Hyoran diminuiu, em bola bem batida da entrada da área. Aos 48 min Sasha deu números finais ao jogo, em escanteio da esquerda, que ninguém do Vasco conseguiu cortar.

O Vasco foi muito bem, mas não o jogo todo. Após o pênalti perdido pelos atleticanos, e foi superior ao adversário, tanto que abriu 3x0. Isso não significa que tenha ficado com a bola, que tenha massacrado, mas dessa vez o Vasco dominou o adversário sem bola (25% de posse do Vasco, contra 75% do Atlético), porque o Vasco chegou com condições de marcar, enquanto eles não. Além disso o Vasco converteu suas oportunidades, e o Atlético não. Como sempre, a grande diferença é a eficiência em converter as oportunidades, e o Vasco foi mais eficiente, e criou mais, embora tenha sido um jogo relativamente pobre nesse sentido.

No final a vitória dá novo ânimo, dá nova confiança aos Vascaínos, e mostra que temos Time para sairmos dessa situação difícil, e até para buscarmos algo um pouco melhor na competição. Mas os atletas precisam mostrar a disposição que mostraram nesse jogo, a entrega, a ocupação dos espaços, a intensidade. Principalmente no 3º gol, o Vasco foi mais intenso. Vejam que nesse gol houve movimentação, toques rápidos, precisos, pouco se carregou a bola, muito se tocou, houve movimentação para possibilitar tabelas, ultrapassagens, se apresentaram para o jogo. Se fizerem isso em todos os jogos, então o Vasco pode buscar coisas melhores, mas se voltarem a se esconder, se omitir, a caminhar, então esqueçam.

Agora é descansar e enfrentar o Palmeiras na terça-feira, em que o time paulista deve entrar com um mistão bem descaracterizado, porque eles têm decisão de Libertadores. Então deveríamos tirar forças do fundo das reservas, para buscarmos esses 3 pts também, porque eles podem nos fazer uma enorme diferença no final da competição.

Saudações Vascaínas!

sábado, 23 de janeiro de 2021

Vasco x Atlético-MG

O Vascão recebe o Atlét. MG hoje no São Januário, e a verdade é que só a vitória nos interessa. Empate é mau resultado e derrota é mais um passo para o desastre. Tecnicamente nosso Time é melhor que muitos, mas hoje, mais do que nunca, futebol precisa ter técnica, mas também precisa ter entrega, disposição ( repito, na colocação e na postura em campo), e coragem.

O futebol se joga com a bola nos pés, isso todos sabemos, mas também mais do que nunca, ele se joga sem a bola nos pés, tanto na defesa quanto no ataque. Na defesa é diminuindo os espaços, compactando a equipe, empurrando o adversário para trás, forçando seu erro, recompondo com velocidade, com força, e com agilidade e inteligência. No ataque é na movimentação constante, confundindo o sistema defensivo do adversário, com transições rápidas, bem feitas e bem articuladas entre a defesa e o ataque, forçando a quebra das linhas defensivas do adversário, e os erros coletivos e individuais.

Esse futebol se joga com muita entrega, com muita vontade, com muita correria (mas com inteligência), e com preparo físico.

Abaixo a fala de Luxemburgo com o elenco. Linda a fala, mas cabe ao elenco entregar o que eu coloquei acima, porque se ficarem marcando com os olhos, cercando de longe, entrincheirados dentro da área, e se escondendo no ataque, esperando que os outros resolvam sozinhos, bom, então o único lugar que esse Time vai é a Série B.

Dá tempo, mas vocês precisam mudar a atitude, porque se não temos o time mais técnico do Campeonato, ele ao menos é suficientemente técnico para sair dessa situação.

O jogo é às 21h00, e hoje eu assisto.


Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Após derrota ficou muito mais difícil

Ficou muito mais difícil ficar na Série A, mas mais do que isso ficou muito mais difícil falar do Vasco. Entendam, posso aceitar que o Time não vá bem tecnicamente, posso aceitar que não vá bem taticamente, mas não posso aceitar jogadores Vascaínos se escondendo num jogo, sem raça, sem disposição, preocupados em postar fotos "vivendo" no Instagram, de comida, e sendo presas fáceis a times de nível técnico igual, ou até inferior.

Já deu no saco dizer que a disposição em campo tem a ver com o posicionamento do atleta no gramado, mas também com a vontade, com a entrega, com a busca do resultado. Aí as coisas mudam por alguns minutos em duas partidas, e volta tudo à estaca zero.

O primeiro tempo do Vasco contra o Bragantino foi ridículo, mas os gols do adversário só saíram no segundo tempo.

O placar não foi elástico, o placar apenas saiu num tempo, enquanto o Bragantino foi amplamente superior no outro.

Novo CD assume hoje

Hoje o Vasco deve empossar 150 novos conselheiros, novo Conselho Fiscal, novo presidente da Assembleia Geral, enquanto a posse do novo presidente da Diretoria Administrativa deverá ficar para segunda-feira.

Ou não, porque no Vasco em que esses pseudo-Vascaínos transformaram numa zona, ninguém sabe o que pode acontecer.

E a zona do Club é igualzinha àquela onde colocaram o Time, porque em ambas o Vasco cai.

Saudações Vascaínas!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Bragantino x Vasco

O time do interior paulista deu uma pequena escapada da Z4, mas o Vasco perdeu sua oportunidade, com isso o Cruzmaltino entrará muito mais pressionado na partida que o adversário. Além disso o Time ainda segue com sua oscilação, e depois de duas apresentações razoáveis contra Atlét. GO e Botafogo, voltamos a apresentar um futebol sofrível, sem criatividade, sem velocidade, sem emoção. E esses são os dois grandes desafios de Luxemburgo: fazer com que esse Time finalmente apresente um bom futebol, e fazer com que haja constância nesse bom futebol.

Como o Bragantino não tem nada com isso, eles vêm de uma boa vitória por 2x1 contra o Ceará lá em Fortaleza. Além disso, conquistaram vitória contra o São Paulo, e empate com o Atlét. MG. Uma sequência interessante, porque inclui dois times que brigam na parte de cima da tabela, incluindo o líder da Competição. Mas apesar da boa sequência, apesar de estarem com 6 pts a mais que o Vasco, não acho que o time paulista seja isso tudo, e podemos conseguir uma vitória.

Para essa vitória Luxemburgo tem 2 desfalques, mas talvez essas não sejam as únicas alterações na Equipe. Bruno Gomes e Henrique não jogam, e devem ser substituídos por Andrey e Borges. Além disso há a possibilidade de Talles e Juninho serem barrados para as entradas de Benítez e Caio Lopes. Pode dar certo, mas como sempre o Time precisará ter concentração e foco total na partida, algo que nitidamente não aconteceu na maior parte da Competição, e essa é uma das principais razões para a atual situação do Vasco. Também há necessidade de apertarmos a marcação, imprimirmos um maior ritmo na partida, e intensidade nas ações.

Um grande desafio para Luxemburgo e o elenco. Mas não é impossível.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Juninho e Talles Magno na reserva?

É o que informou o canal Atenção Vascaínos. A princípio ambos os jogadores podem perder a vaga de titulares para o confronto contra o Bragantino. Juninho perderia a vaga para Caio Lopes, e Magno perderia para Benítez.

Pode dar certo. Lopes deu mais dinâmica ao meio campo, e Benítez pode dar certo jogando mais adiantado, e próximo a Cano. Nesse caso o meio-campo seria formado por Andrey, Gil, Lopes e Pikachu. 

Não verei Bragantino x Vasco

Para mim o jogo começará à 00h30 da madruga, e terei que acordar muito cedo na quinta. mas no dia seguinte verei todos os comentários melhores momentos, etc. Por que não colocaram o jogo para 19h15? 

Só confusão na política

Após a negativa da Justiça, com aplicação de multa aos 40 sócios que ingressaram com pedido para impedir a posse de Salgado, agora é o presidente do CD, Roberto Monteiro quem marcou a posse para o dia 25/01, e tanto a Diretoria Administrativa, quanto o presidente da Assembléia Geral emitiram ofícios ao presidente e vicepresidente do CD solicitando que a mesma seja marcada para 22/01, alegando os artigos 55 e 76 do Estatuto.

Muito complicada essa política Vascaína. Eles conseguem arrumar problemas sem a menor necessidade. E como sempre quem paga o pato são o Club, e a Torcida.

Vasco viaja ainda hoje para São Paulo

O jogo contra o Bragantino é amanhã, mas o Vascão viaja ainda hoje para São Paulo. O dia antes faz parte da programação de Luxemburgo, que gosta de chegar sempre um dia antes nos locais dos confrontos fora de casa.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Perdemos oportunidade

A derrota do último sábado nos fez perder uma excelente oportunidade. Com os resultados do final de semana, teríamos nos afastado da Z4, e de quebra nos aproximado dos que estão nas fases de classificação da Sulamericana. Bela ajuda até agora dos adversários.

Mas infelizmente o Vasco segue não se ajudando.

Chances pioram

As chances de título, ou classificação à Libertadores ou Sulamericana do Vascão pioraram bastante. Óbvio, com o Time não se ajudando, e perdendo pontos contra adversários diretos, e que deveriam ser obrigatoriamente derrotados, não tem como isso não acontecer.

Título 0% para 0%

Libertadores 0,063% para 0,004%

Sulamericana 23,9% para 12,5%

Rebaixamento 14,5% para 23,9%

A fonte é a futebol/UFMG

Torcida próxima de voltar aos estádios

Com a liberação da Coronavac e da Astrazeneca, ficou mais próximo de as torcidas voltarem aos estádios. Estou com saudades de ver São Januário lotado, e a galera fazendo o Caldeirão ferver.

Parabéns aos cientistas, técnicos da Anvisa e do SUS, que estão propiciando a todos nós uma vida próxima do normal, e já não mais tão distante.

Henrique e Bruno Gomes suspensos

O lateral-esquerdo Henrique, e o volante Bruno Gomes receberam cartões ontem, e estão suspensos para o confronto contra o Bragantino. A suspensão do volante era esperada, porque ele recebe muitos amarelos, e a maior parte desnecessários, mas a de Henrique é de se estranhar, porque não lembro dele ter sido violento, e o cartão vermelho direto foi algo estranho à sua carreira. Só para lembrar, ele ainda será julgado pela expulsão, mas esperamos que seja absolvido pelo seu histórico.

Mas que mancada, né Henrique? Não dá para dizer que foi responsável direto pela derrota, mas dá para dizer que foi responsável direto por ter deixado tudo muito mais difícil dentro de campo. Isso depois de ter deixado o campo duas vezes seguidas como "herói". Mas a vida, e o futebol, são assim.

Saudações Vascaínas!

domingo, 17 de janeiro de 2021

Vasco 0 x 1 Coritiba

A derrota para o Coritiba ontem ligou novamente os sinais de alerta, e se eles ainda não estão piscando e gritando no vermelho, o amarelo já pisca novamente, e com vontade. Não conseguir nenhum ponto, contra o até então lanterna da competição, foi demais, até para os baixíssimos padrões Vascaínos dos últimos anos. Mesmo assim o resultado não foi a única coisa horrorosa, porque o jogo também foi ruim demais, com um Coritiba fraquíssimo, sem nenhum poder para romper as linhas Vascaínas, e um Vasco que apresentou muita dificuldade nisso. O resultado foi um jogo modorrento, chato, sem criatividade, e de pouqíssimas chances de gol.

No primeiro tempo os curitibanos começaram tentando surpreender com uma marcação alta, que dificultou muito a saída de bola do Vasco, e a primeira tentativa de gol foi justamente deles, num cabeçada de longe que saiu fraca e à direita de Fernando Miguel. Um pouco depois o Vasco respondeu pela direita, em lance de perigo duplo, quando o zagueiro cortou no limite de a bola chegar em Talles Magno, e na sequência a bola sobrou, e Cano chegou um pouco depois do zagueiro. O Vasco ainda chegou outras duas vezes com algum perigo, enquanto o Coritiba tentava chutes de longe. Aos 29 min o Vasco perdeu Henrique expulso, com justiça para uns, com excessivo rigor para outros. Isso desestruturou o Vasco, que se retraiu, mas o Coritiba seguia sem entrar na área, e buscava chutes de fora. Aos 43 min um entrou, e definiu o jogo.

No segundo tempo o Vasco voltou com Caio Lopes no lugar de Juninho, e com Benítez no de Talles. As alterações não surtiram muito efeito, e o domínio do Vasco me pareceu mais uma retração do adversário, do que melhora efetiva do Vasco. Depois entraram Pec no lugar de Leo Gil, Borges no de Pikachu, e um pouco depois Tenório no de Leo Matos. Com essas outras 3 alterações o Time até aumentou um pouco o ritmo, mas seguiu com muitas dificuldades de furar a retranca do Coritiba, mesmo assim conseguiu duas boas oportunidades com Cano, que acabaram em duas grandes defesas. Mas a verdade é que o Vasco não exigiu o goleiro adversário, e não foram tentados chutes de fora, ou uma mudança de tática com a entrada de alguém alto na área. Isso facilitou para o Coxa, que passou o segundo tempo entrincheirado, e nem contra-ataques conseguiu puxar.

O Vasco não fez um grande jogo, mas também não chegou a ser um desastre de apresentação, ainda que o resultado tenha sido um desastre. De qualquer forma, como eu disse, o Vasco tem que ligar os sinais de alerta novamente. O Time estava completo, o adversário jogava suas últimas fichas na Competição, era o lanterna, vinha de uma longa sequência sem vitória, e o Vasco conseguiu recolocar esperanças no time paranaense. A atuação Vascaína esteve longe de ser horrorosa, mas também esteve ainda mais longe ainda de ser boa. O Vasco apresentou alguns dos problemas do ano, que foram a enorme dificuldade de penetrar as linhas adversárias, lentidão, mas apresentou uma defesa sólida (talvez por deficiências do adversário), e alguns atletas estavam em noite apagadíssima. Em compensação mostrou mais organização, e mostrou melhor posicionamento tático.

Apesar de o Vasco ter melhorado, ainda precisamos muito de mais intensidade de jogo. Essa deficiência pode ser devido ao péssimo preparo físico de alguns, pode ser por características de outros, ou até mesmo por falta de interesse e atenção de outra parte do grupo. Mas uma coisa é certa, hoje, para se jogar futebol, o atleta precisa ter técnica, precisa ter preparo físico, precisa ter atenção o jogo inteiro, e precisa ter interesse de conquistar tudo isso. Sem isso tudo um time não se torna competitivo. O Vasco tem apresentado falhas em pelo menos uma dessas obrigações básicas na maioria dos atletas, e isso faz o Time ser oscilante, e não conseguir a sequência que todos buscamos e queremos.

Corrigir isso é o maior desafio de Luxemburgo, do Vasco, e do elenco.

Saudações Vascaínas!

sábado, 16 de janeiro de 2021

Vasco x Coritiba - vitória pode abrir outros horizontes

O Vasco vai receber o Coritiba hoje, e precisa da vitória a todo o custo. Mesmo já tendo saído da Z4, tendo deixado 1 time entre nós e a 17ª posição, tendo mostrado algo muito mais parecido com futebol do que vinha fazendo, e estando numa espiral positiva tanto técnico-tática, quanto de astral. Mas isso tudo tem que ser confirmado com mais uma vitória hoje, porque ela pode confirmar esse bom momento que começa e nos habilitar a conseguir um melhor final. Nosso adversário, em compensação, apresenta um quadro bastante distinto do nosso.

E como sempre começamos falando do adversário, hoje também. Técnico e comissão técnica novos, alterações na equipe, afundado na Z4 desde o início do Brasileirão, e hoje na lanterna da competição, não apenas acendem o sinal de alerta, mas levam o Coritiba ao desespero na Competição. Esse desespero tem números, e são os 10 pts que o separam da primeira posição fora da Z4. Isso faz com que o time paranaense tenha se tornado um "franco-atirador" na competição, em que ele não tem nada a perder, mas muito a ganhar. E isso torna o Coritiba um time extemamente perigoso a qualquer adversário.

Mas se o Coritiba não tem mais o que perder, e tudo o que ganhar, o Vasco está no limbo, e tem muito a ganhar, e tudo a perder, a depender dos resultados que obtenha daqui para a frente. Recém saído da Z4, com apenas 3 pts a separarnos da 17ª posição, qualquer tropeço, pior ainda se em casa, pode nos colocar novamente no desespero de brigarmos para não cair. Ao contrário, uma vitória já pode nos deixar na alça de mira de melhores posições, e de conquistarmos uma classificação para as Copas Continentais.

Com esse espírito Luxemburgo irá com o Time completo, tendo a volta de Leo Matos aos titulares, e  de Benítez no banco. O bom desempenho da Equipe, principalmente nos primeiros tempos, e metade dos segundos tempos das duas últimas partidas nos anima a algo melhor. Se pensarmos que o Profexô teve mais uma semana completa para trabalhar e preparar a Equipe, aí mesmo é que podemos cobrar e esperar algo a mais. Se uma derrota nos liga novamente todos os sinais de alerta, um empate nos mantém no limbo, com possibilidades de leve piora, mas uma vitória, além de melhorar ainda mais o astral, o ambiente, e nos abre muito melhores perspectivas para disputarmos algo a mais nessa competição, ainda mais porque o campeão da Libertadores será brasileiro, e a zona de classificação para as Copas Continentais se extenderá até a 14ª posição na tabela - o Vasco atualmente é o 15º. 

Por isso tudo, além de todos os bons predicados que passam por São Januário nesse momento, de todo o bom momento, nossos atletas também precisarão colocar mais disposição do que o normal em campo, aumentar a intensidade de jogo, corrermos além dos limites, estarem ligados e atentos em todos os momentos da partida, e fazerem esse resultado em casa. O campeonato de 12 partidas de Luxemburgo começou bem, mas precisa manter a constância, e precisa melhorar ainda mais.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Vitória no sábado é importante demais

O Vasco enfrentará o Coritiba no próximo sábado, às 21h00 no São Januário. A vitória é muito importante, não apenas porque tem potencial de nos distanciar ainda mais da Z4, mas ainda fazer com que o Vasco ganhe mais duas posições, e nos colocar na alça de mira de uma vaguinha para a Sulamericana 2021. Isso porque nossos adversários nessa parte da tabela têm jogos muito complicados, e não será nenhuma surpresa que todos percam suas partidas.

Que o Time entre extremamente focado e com disposição para buscar esses 3 pts.

Alguém realmente duvida que o Vasco é diferente?

Veja as palavras de Benítez, e responda depois.

"- Estou muito feliz porque o Vasco te gera algo que você está dentro do Vasco. O Vasco te faz sentir algo que o torna um torcedor a mais do clube". Estava com muita vontade de voltar. O treinador me chamou, e estou muito agradecido a ele."

Falando em Benítez...

O meia-atacante já está novamente no BID da CBF, e liberado para enfrentar o Coritiba no sábado. Acredito que ele ainda não entre como titular, mas certamente entrará no decorrer da partida. Que sua volta não apenas melhore o astral do Club, mas como seja efetivamente positiva, com boas atuações, passes e gols, que ajudem o Gigante a subir na tabela.

Saudações Vascaínas!



segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Vasco 3 x 0 Botafogo

O Vasco abriu 4 pts para o primeiro colocado da Z4, e ainda ganhou uma posição e colocou o Fortaleza entre nós. Verdade que a rodada ajudou, mas o Time também, mesmo sem ser brilhante. E não dá para esperar mesmo que seja brilhante, primeiro porque não temos esse Time todo, e segundo porque Luxemburgo só está no comando da Equipe há 2 jogos, e mesmo assim já vimos um bom avanço.

No primeiro tempo o Vasco foi bem superior ao Botafogo, e além de algumas boas oportunidades, abriu o placar com Talles de cabeça. Nessa etapa não chegou a haver domínio, mas houve efetividade, enquanto o Botafogo não chegou a incomodar o goleiro Fernando Miguel. O 1x0 ficou até barato nessa etapa.

Na segunda parte do jogo o Botafogo adiantou um pouco suas linhas, trocou algumas peças e passou a incomodar, mas pecou no posicionamento e nas finalizações. Já pelo lado do Vasco os contra-ataques eram perigosos, e segundo gol saiu com Andrey. Nos acréscimos Pikachu fechou o placar de pênalti.

Gostei do que vi. O Time se posicionou melhor, transitou melhor a bola entre defesa e ataque, se defendeu melhor, atacou melhor, melhorou a produção dos laterais, e já mostrou evolução na condição física. Mesmo levando-se em conta a fragilidade do adversário, o Time Vascaíno mostrou evolução, e isso nos dá esperanças de um final de Brasileirão mais tranquilo. Agora é o Time melhorar um pouco mais o preparo físico, ajustar alguns detalhes, e quando estivermos ainda mais tranquilos nesse campeonato, já começarmos a preparar o próximo ano.

Saudações Vascaínas!


domingo, 10 de janeiro de 2021

Vasco x Botafogo - 10/01/2021

O Vascão recebe o Botafogo hoje às 20h30 no São Januário, em partida que marca a volta do Brasileirão 2020, e é decisiva para ambas as equipes, e pelo mesmo motivo: a permanência na Série A da competição. Nesse sentido ela é até mais importante para o Vasco do que para o rival, porque em caso de vitória a tendência é que o Vasco se afaste da Z4, enquanto o Botafogo precisaria de, no mínimo, 3 rodadas para isso, devido aos critérios de desempate. O jogo é de confronto direto, na mesma parte da tabela, e pode definir o futuro dos dois.

Mesmo em situação muito complicada na tabela, praticamente rebaixado, o Botafogo ainda tem esperanças, e aposta todas as fichas no confronto de hoje. Uma vitória ainda deixa o alvinegro da Zona Sul em grandes dificuldades, longe de sair da Z4, mas ao menos aproxima um pouco mais o time dessa saída. Além disso pode dar algum ânimo aos atletas, pelo fato de vencerem um clássico, e de mostrarem algum poder de recuperação.

O Vasco também está em situação complicada, mas nem tanto. O empate contra o Atlét. GO tirou o Time da Z4, e a boa apresentação por boa parte da partida deu ânimo. A presença de Luxemburgo, e uma nítida mudança de ares também parecem estar fazendo bem aos atletas e ao próprio Club. E mesmo sendo um confronto direto na classificação e na briga para não cair, uma vitória para o Vasco tende a afastar o Club ainda mais da Z4, e deixar o Time ainda mais próximo de resolver sua vida com certa antecedência, e até tranquilidade. Por isso a vitória é importantíssima para o Vasco, e pode surtir muito mais efeito para os Cruzmaltinos do que para os adversários. Por toda a questão de ser clássico, etc, também vale para nós. 

Saudações Vascaínas!

sábado, 9 de janeiro de 2021

Atlético GO 0 x 0 Vasco

O Vascão empatou na quinta-feira a noite com o Atlét. GO fora de casa. Infelizmente não pude assistir à partida, mas algumas análises que li e vi disseram que o Time se comportou bem melhor, com o setor direito subindo bastante de rendimento, Castan voltando a mostrar um futebol aceitável, assim como Talles Magno, que foi bem superior ao adversário no primeiro tempo, e até Pikachu, que voltou a apresentar um futebol de bom nível. Isso foi até por volta dos 20 min do segundo, quando o Time abriu o bico, e o rendimento caiu sensivelmente. O maior problema é que, quem entrou em substituição, parece não ter correspondido com o mesmo desempenho dos titulares.

De qualquer forma em meu pré-jogo havia dito que um empate melhorava as coisas, e melhoraram, logicamente. O resultado tirou a Equipe da Z4, o desempenho deu novo ânimo, e podemos esperar, se não um grande Time, ao menos algo que nos leve ao próximo Brasileirão sem essa agonia de disputar contra descenso até a última rodada.

Como eu disse, podemos esperar, o que não significa que irá ocorrer. Dependerá da vontade dos atletas, do entendimento que esses tenham da necessidade de doação em campo, e de como as coisas serão tratadas a partir de 20/01/2021, porque...

Benítez de volta

Porque a nova diretoria já começa a trabalhar, mesmo antes de assumir oficialmente, e como um dos primeiros atos trouxe Benítez de volta. Como já disse, não acho o atleta tão fundamental assim, mas talvez isso ocorresse por mau posicionamento tático da própria Equipe. Quem sabe Luxemburgo não consegue extrair mais do argentino do que seus predecessores estavam fazendo? Técnica ele tem, vontade ele tem, mas parecia preso em esquemas táticos e posicionamentos equivocados. Vamos ver se Luxemburgo consegue fazer um esquema em que Cano, Benítez, e Talles sejam melhor acionados. Pode dar muito certo.

Sobre o processo de negociação, as informações são de que o atleta estará no Vasco até junho/2021, que o Vasco pagará USD 250.000, e que permanece a fixação do preço de 60% do passe em USD 4 milhões.

A propósito, o atleta já está no Rio, e as chances de estar a disposição contra o Coritiba são muito grandes.

Libertadores 2020

Rapaziada, já tivemos até duas finais brasileiras na Libertadores, entre Athlét. PR x São Paulo e entre Inter-RS x São Paulo, mas com dois times da mesma federação seria um fato inédito. Mas isso está próximo de acontecer, porque Santos empatou sem abertura de placar com o Boca Jrs. em Buenos Aires, e o Palmeiros aplicou um sonoro 3x0 no River Plate, também na Capital Argentina. As chances de termos uma final entre os dois paulistas é grande.

Jogo de amanhã é emblemático

Amanhã o Vasco enfrenta o Botafogo no São Januário, e a partida poderá ser emblemática. Uma vitória sobre o tradicional rival pode catapultar o Time no sentido de deixar essa fase adversa para trás de uma vez por todas, um empate ou derrota pode nos colocar de novo na Z4, e reabrir feridas que mal começaram a cicatrizar.

Como a partida é contra um grande local, um clássico carioca, isso pode potencializar uma ou outra vertente. Toda a atenção, vontade e disciplina serão necessárias amanhã.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Atlético GO x Vasco: em busca da recuperação

O Vascão está em Goiás desde ontem, e enfrenta o Atlético em busca de uma vitória, e de deixar a Z4. Os resultados de ontem não foram tão benéficos ao Vascão quanto os da última semana, mesmo assim, um empate tira o Cruzmaltino da situação desesperadora, e deixa o Bahía nessa situação. Mas se um empate melhora as coisas, a verdade é que o Vasco precisa mesmo é de uma vitória, para não apenas sair da Z4, mas para seguir em busca de algo um pouco melhor na atual competição.

Com 34 pts o time goiano não é diretamente ameaçado pelo Vaco, ao menos nessa rodada. Hoje, esses 34 pts, deixam os goianos a confortáveis 6 pts do problema, mas longe de estar com as coisas resolvidas. Muito bom para um time que, lá por meados do primeiro turno, foi dado como virtual rebaixado. Mas até pelo fato de que ainda temos 11 rodadas pela frente, nada está decidido, e não podemos esperar um Atlético GO tranquilo. Um time que tem dado bastante trabalho a todos que o enfrentam, deverá dar todo esse trabalho ao Vasco também. Ouso dizer que, se fosse o Vasco de Sá Pinto, dificilmente venceríamos.

Mas o Vasco que vai a campo não é mais o de Sá Pinto. Só que também não é o Vasco de Luxemburgo. Vamos com calma. Claro que os ares já mudaram, que Luxemburgo já busca um posicionamento tático diferente, que o Time que ele está mandando a campo, praticamente todo, já conhece a forma com que o treinador trabalha, e o que ele quer de cada um, mas isso não significa que eles consigam colocar tudo em prática, ainda mais depois de passado mais de um ano desde que eles atuaram a última vez com esses conceitos. Claro que poderemos ver algum avanço, como poderemos ver, no mínimo, mais interesse e disposição dos atletas. 

Só que isso não significa que já vejamos um Vasco voando em campo (torcemos muito para vermos isso já agora), porque há um lapso grande de tempo, há um exíguo tempo do atual trabalho de Luxemburgo, e há toda a pressão psicológica que tem recaído sobre o Elenco. Mas isso não significa que não possamos cobrar avanços, tanto táticos, quanto da postura dos atletas, tanto em campo, quando no âmbito individual.

E podemos começar a cobrar pelo resultado, já que não temos mais tempo sobrando para que isso aconteça. O Vasco precisa começar sua reação já hoje, até porque estamos enfrentando um adversário direto na nossa posição de tabela, e precisamos ganhar deles todos, porque é a única forma de não cairmos. 

Ainda temos 7 jogos contra os adversários dessa parte da disputa. Temos que encarar essas 7 partidas como 7 finalíssimas. São 21 pts, que sozinhos, já nos tiram do problema, e ainda nos deixam margem para sonhar com algo um pouco maior. Mas tem que começar já, hoje.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Vascão já está em Goiania

O Vascão retomou a prática de chegar um dia antes para os confrontos fora de casa, e com isso embarcou hoje a tarde para Goiania. Chegar um dia antes nos locais dos confrontos foi um dos pedidos de Luxemburgo.

Não sei a vantagem, mas o técnico deve ver alguma.

Time deverá ter 6 mudanças

Em relação à equipe que perdeu para o Athlét. PR, o Vascão deve ir a campo com 6 mudanças, mas a principal deverá ser um melhor preenchimento do meio-campo. Maracarei com um "M" ao lado dos que devem ganhar vaga.

Fernando Miguel, Leo Matos, Graça (M), Castan, e Henrique (M), Bruno Gomes (M), Leo Gil (M), Juninho, Pikachu (M), e Thales (M), Cano.

Não considero Gil uma mudança, já que ele não atuou por estar suspenso, mas de resto parece claro que Luxemburgo está reforçando o meio-campo, e dará um pouco mais de liberdade a Talles para se aproximar de Cano.

Acredito que o Time já apresente alguma melhora. O problema de Sá Pinto, além do esquema tático, era a escalação. A insistência em determinados atletas, que nitidamente não rendiam, era nítida.

Gustavo Torres deve ser punido

Torres foi passar o Ano Novo na Colômbia, e diz ter tido dificuldades para conseguir fazer o teste de Covid-19 para poder retornar ao Brasil.

Até acredito na história do atacante, mas a verdade é que, se ele queria passar o Ano Novo na Colômbia, deveria ter ido com toda a logística da viagem organizada. Mas não custa lembrar que isso não aconteceu, e que ele já tem histórico de irresponsabilidade. Basta dizer que demorou a estrear no Vasco porque não trouxe a pasta com os documentos para sua transferência.

Benítez vem mesmo?

Bem, parece que sim. E da forma como eu disse que deveria ocorrer, ou seja, com a interferência direta do atleta. Se ele queria ficar, não basta dizer e chorar, tem que agir com determinação, e ele parece ter feito isso.

No Vasco já se fala na compra, após o final da prorrogação do empréstimo, caso o Vasco fique na Série A.

E também se fala no valor que deverá ser pago ao Independiente para a concretização do negócio.

Espero que o negócio realmente se concretize, e que ele se apresente logo a Luxemburgo.

Outros que chegam e voltam

O paraguaio Matías Galarza se junta ao Elenco Principal do Vascão, e deverá ter chance com Luxemburgo. Outros dois que retornam são Pec e Riquelme, que inclusive foram relacionados para o jogo contra o Atlét. GO.

Boa sorte a todos eles, e que  possam ter e nos dar muitas alegrias.

A propósito, Pec já encorpou um pouco, mas precisa de mais, e Riquelme tem que encorpar muito. Ok estarem com o Elenco Principal, mas apesar do bom futebol, acredito que ainda não estão prontos. Vejamos como vai se comportar Galarza.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Benitez pode voltar

Antes irredutível, o Independiente agora já aceita prorrogar o empréstimo de Benítez até o final do Campeonato Brasileiro, e um acordo está dependendo apenas de um acerto financeiro entre os dois clubes. A diferença é de USD 85 k, e a tendência é que um acordo seja alcançado nos próximos dias. Seria ótimo que ocorresse.

Volto a repetir, pelo que fez não acho que Benítez seja imprescindível, mas acho que ele ajuda, e é melhor contar com ele num momento desses, do que não contar, até porque o elenco do Vasco é curto, muito curto.

Vasco extende patrocínio da Havan

O Vasco acertou a extensão do patrócínio da Havan até o final do Brasileirão, e já negocia a renovação do acordo. 

Esperamos que venha com um acréscimo de valores, o que valoriza o próprio Club.

Comemoração segue

O título da Copa do Brasil Sub-20 segue repercutindo em São Januário, entre os atletas, e na torcida. Muito merecido, porque é um título importante da base, que credenciou o Vasco a disputar uma vaga na Libertadores da categoria, na supercopa que será decidida contra o campeão do Brasileirão.

Mas mais importante que o título é que o Vasco realmente tenha revelado jogadores. Não faltam potenciais na Equipe Sub-20, mas eles agora precisam se transformarem em realidade. O tempo, e se isso ocorrerá, dependerá de cada um, mas também dependerá de como isso será trabalhado, e Luxemburgo sabe trabalhar essa transição como poucos.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

É CAMPEÃÃÃÃÃOOOO!

A garotada do Sub-20 coroou a excelente campanha na Copa do Brasil da categoria com o título da competição na temporada. O jogo foi típico da categoria, e típico de uma final muito bem disputada, ou seja, com duas equipes buscando o ataque, e cheio de emoções. Também não faltou apelação em determinados momentos, cera, e um pouco mais de energia da árbitra, mas no final deu tudo certo e o Vascão ficou com o Caneco.

O jogo foi disputado como são normalmente disputados os jogos das categorias de base, com equipes que tentam o gol, e que não têm essa de fazer um gol e se entrincheirar. Também foi característico porque pudemos observar vários erros individuais, o que ajudou a criar emoções, e por último vimos duas equipes que correram demais o jogo todo.

Ao mesmo tempo vimos jogadores já relativamente escolados, parando jogadas com faltas, fazendo a velha cera, entrando com muita disposição nas jogadas, e às vezes até mesmo de forma mais ríspida e violenta. E aqui vai o único senão à árbitra da partida, que economizou um pouco nos cartões, principalmente pelo anti-jogo cometido pelo time baiano, e às vezes também por entradas um pouco mais violentas. 

E é por isso que foi um jogo absolutamente típico de decisão, e vamos combinar, um 3x3 dificilmente é um jogo ruim.

Luxemburgo e Pássaro apresentados

As duas novas contratações do Vasco, uma de beira de campo, e outra de bastidores, foram apresentados hoje a tarde, e disseram aquilo que se esperava deles. 

Luxemburgo foi claro e mostrou falou da tensão que envolve o grupo no momento, que utilizará a base de acordo com as necessidades, e que irá trabalhar para tirar o Time da atual situação. Também falou dos avanços observados, como o CT, e sobre seu contrato sem salário.

Já Pássaro falou sobre Benítez, a grandeza do Club que o atraiu, as dificuldades financeiras, etc.

Dizem que o próximo a chegar será Raí, que deve deixar o São Paulo após o final do Brasileirão, e reeditará a dupla que comandou o futebol do time paulista nos últimos anos. Pode dar certo.

Mudanças no Dep. Médico

Foram 3 novos médicos contratados: Fred Manhãs, Gustavo Caldeira, e Flávio Cruz. Que eles tenham muito sucesso no Vasco, e que mantenham a saúde dos atletas em dia.

Sub-20 que devem subir

Gabriel Pec, Riquelme, Caio Lopes, João Pedro e Laranjeira. Os três devem ser integrados ao elenco principal e ficarem a disposição de Luxemburgo. Pec é o mais experiente dessa turma, porque esteve com o Time Principal por quase todo o ano de 2019, e já atuou em várias oportunidades. Mas precisa ganhar mais corpo, porque futebol já mostrou que tem.

Os outros 4 são mais verdes, mas também já mostraram bom futebol.

Boa sorte a todos eles.

Saudações Vascaínas!

domingo, 3 de janeiro de 2021

Hoje não tem Vasco, mas hoje tem Vascão!

É isso aí mesmo que você leu; "hoje não tem Vasco, mas hoje tem Vascão". Sim, isso porque o Time Principal do Gigante não entra em campo, e segue com os treinos para tentar uma arrancada no Brasileirão, que o afaste de vez das últimas posições e, quem sabe, até abiscoitemos uma vaguinha na Sulamericana do próximo ano. A volta de Luxemburgo é uma esperança, mas ele terá que encontrar um esquema que permita tirar o melhor de cada atleta, e ainda blindar as fragilidades de cada um deles. Nesse ponto temos até algumas qualidades, mas também temos muito defeitos. Para buscar essa situação ideal, Luxemburgo até já avisou que vai aumentar os treinamentos, e todos esperam, povoe melhor esse problemático meio-campo Vascaíno.

E se o Time Principal segue treinando, e buscando novos ares e uma ascendente nesse Brasileirão, o Time Sub-20, este sim, entra em campo hoje para enfrentar o Bahía, na finalíssima da Copa do Brasil da categoria. Na partida de ida o Cruzmaltino venceu por 2x1, de virada, e conquistou a vantagem do empate para levar o Caneco.

A partida será às 19h00 em São Januário, e terá a transmissão em vídeo de várias plataformas. A TV Bandeirantes, o SporTV2, My Cujoo, e Web Esporte TV, todos transmitindo ao vivo. Por áudio temos opções também, incluíndo a VascoTV.

Vamos torcer, porque o Vascão tem grande chance de voltar a levantar um Caneco no Caldeirão, e se depender de nós esse Caneco será nosso.

Salários serão pagos

Segundo o Twitter do presidente eleito, Jorge Salgado, ele participou da apresentação de Vanderlei Luxemburgo, e informou aos atletas que está sendo providenciada verba para o pagamento de um salário e dois acordos do atrasado. Além disso serão pagos salários dos funcionários.

Está longe do ideal, mas é um começo, até porque oficialmente ainda não começou. Quem trabalha precisa receber em dia, e isso não está em discussão, sejam eles atletas, funcionários, ou outros trabalhadores.

Que Salgado não apenas passe a pagar em dia quando assumir efetivamente, mas também cumpra a projeção de gastos no futebol, e contrate melhor, montando um Time mais competitivo, e capaz de disputar melhores posições na tabela, e classificações mais de acordo com as tradições e grandiosidade do Club.

Projeções para o Time

Luxemburgo iniciou seu trabalho, mas ainda não deu nenhuma indicação do Time que mandará a campo. De minha parte vou fazer um trabalho de adivinhação, e tentar escalar o Time de Luxemburgo, e dizer quem perde e quem ganha com a chegada do Profexô.

Fernando Miguel, Leo Matos, Jadson (Marcelo Alves), Castan, e Henrique; Bruno Gomes, Andrey,  Leo Gil, Juninho, e Tales Magno; German Cano.

Acho que esse será o Time base, tendo como principais opções Carlinhos, Graça, Catatau, Marcos Jr, Pikachu, e Reis. Também deveremos ter uns dois ou três da base subindo, e claro, outros atletas poderão ser aproveitados dependendo de cartões e lesões.

Esse é meu palpite de ultilização do grupo. E com um esquema bem montado e treinado, pode nos tirar dessa situação complicada.

Saudações Vascaínas!

sábado, 2 de janeiro de 2021

Feliz Níver Germán Cano! Muitos gols para comemorar!

Hoje é aniversário de Germán Cano, o artilheiro do Vascão, o cara que fez mais da metade dos gols do Vascão este ano. Se ele não merece nossos votos de Feliz Aniversário, de muitas felicidades, e muitos gols para comemorar, quem merece então?

Valeu Cano, e esperamos contar com você por muitos anos mais.

Benítez volta?

O presidente eleito (e quase em exercício), Jorge Salgado, diz que não desistiu do meia Benítez, e que irá tentar a prorrogação do empréstimo do atleta, com posterior compra.

ALÔ SALGADO! Não adianta ficar apenas falando. Se você quer realmente, peque um avião e vá a Argentina negociar com os caras. Vai que você arruma até uma condição melhor de pagamento, com prazo mais longo, ou um desconto?

A propósito, os argentinos voltaram a repetir que não há prorrogação do empréstimo, e vale muito um contato direto com um atleta. Se ele quer tanto jogar no Vasco, que se manifeste de forma decisiva.

A volta do Profexô bombou

Se tem uma coisa que está bombando nesse final e início de ano, isso é o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao Vascão. Além de quase unanimidade da Torcida, no próprio Club, e entre os atletas, é um dos assuntos mais comentados no futebol no momento.

Agora é ele fazer aquilo que sabe, montar um Time taticamente competitivo, e nos levar para fora da Z4.

Os sinais estão sendo ótimos.

Falando em Profexô

Hoje Luxemburgo faz seu primeiro treino à frente do Elenco Vascaíno nessa sua volta ao Vascão. Apesar de a base ser a mesma que o treinador deixou no final de 2019, hove algumas mudanças, e o treinador precisará conhecer algumas dessas caras novas. Claro que Cano é hors concors, e será mantido no comando do ataque. Mas temos algumas peças que devem ser observadas com certo carinho, porque foram bem na maioria das oportunidades que tiveram.

Sócio-torcedor

Alô Vascaínos(as)!

O Vasco não é um candidato, não é um presidente, não é uma administração. O Vasco transcende tudo isso, e permanecerá após a ida de todos eles, e de todos nós. Associar-se ao Vasco não é apoiar candidato "X" ou "Y", mas apoiar o próprio Club.

Então, se você pode, associe-se ao Vasco. O Club segue precisando de sua Torcida!

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

O Profexô voltou!

Ontem o Vasco e o próprio Vanderlei Luxemburgo anunciaram a volta do experiente técnico ao comando do Time Vascaíno. Em sua primeira passagem no ano passado, o técnico não apenas livrou a Equipe de uma queda para a Segundona, como ainda classificou o Time para a Sulamericana, e deixou uma base interessante para que o Club armasse uma Equipe mais competitiva este ano, e até buscasse voos mais altos. Mas isso não foi feito.

Qual o maior problema que resultou nessa situação? Técnico e erro de montagem de elenco por parte da diretotia e do departamento de futebol.

Sim, apesar da boa base deixada por Luxemburgo, não só não houve o investimento necessário à montagem de um Time ainda mais competitivo, como ainda erraram bisonhamente nas escolhas dos técnicos. Vejamos:

Abel Braga - O blogueiro aqui ressaltou todos os pífios trabalhos que Abel realizou nos últimos anos, mas até aceitou a contratação, já que tinha um mundial e muitos títulos no cúrriculo. Se não gosto dos times armados por Abel, é incontestável que alcançou êxito em vários trabalhos, mas também é nítido que nos últimos anos tem realizado trabalhos horríveis. Mas tinha algum crédito, embora fosse uma aposta arriscada pelo custo.

Ramon - Ídolo da torcida, campeão pelo Club como jogador, alguns trabalhos interessantes em clubes menores, mas nada o credenciava como grande técnico. Uma aposta que tinha um custo baixo, e um benefício totalmente incerto. Ele começou bem, mas se perdeu ao não entender sua posição, a pensar mais em egos que em resultados, e ao insistir no que claramente estava muito errado.

Sá Pinto - O português chegou com status de estrangeiro, de ter feito "faculdade" de futebol, de um bom trabalho no Brago-PT, e fama de esquentadinho. Vimos um turista de bermuda, cuja faculdade só ensinou o futebol até os anos 50, que estava mais interessado em ser aceito pelo grupo do que liderar o grupo. O resultado nós sabemos qual foi.

Agora volta Luxemburgo. E essa volta é surpreendente pela forma como o Profexô deixou o Club no ano passado, e eu cheguei a duvidar que ela pudesse ocorrer. mas ela tem muito para dar certo, e dois poréns.

Além de termos muitos atletas remanescentes da Equipe do ano passado, e que já conhecem o técnico e sua forma de trabalhar, também temos um cara que manja de futebol, que quando quer é bom de vestiário, e que pega uma Equipe com melhores peças que a do ano passado, mas que tem seu emocional totalmente fragilizado, que algumas dessas peças mostram certo descompromisso com situação do Time e do Club, e não há nenhum padrão tático aceitável.

O trabalho de Luxemburgo, em apenas 12 jogos, será hercúleo. Além de dar padrão tático a essa Equipe, ainda precisará fazer com que alguns entendam a responsabilidade do que fazem e aonde estão, e recuperar a confiança de outros. E vejam, o contrato dele parece ser por produtividade, já que ele receberá de acordo com os objetivos conquistados, e não terá salário mensal.

Mas se ele conseguir temos que dar a Luxemburgo, não apenas um novo contrato (talvez também por produtividade), como também melhores condições (melhores peças) para montar um Time mais competitivo, e levar o Vasco a disputar novamente o que ele deve disputar: as primeiras posições de uma tabela, com um projeto e um trabalho de longo prazo pensado e bem estudado, com ele no comando.

Se ele não conseguir ainda acho que vale a pena manter Luxemburgo (o difícil será ele querer), e o que poderia fazê-lo se interessar em ficar seria o projeto. 

Outra coisa que pode sensibilizar Luxemburgo é a possibilidade do status de ídolo que poderia adquirir, caso fique no Club, e lidere o Vasco num projeto de reconstrução e reestruturação vitorioso e robusto.

Luxemburgo não é o melhor técnico do mundo, mas quando quer está entre eles. Aos 68 anos ainda sabe motivar uma equipe, sabe armar um time, sabe treinar jogadas e posicionar atletas.

Entendi os motivos que motivaram Luxemburgo a deixar o Vasco no final do ano passado, embora ache que tenha faltado um pouco de jogo de cintura aos dois lados para se chegar a um acordo. O Vasco poderia ter oferecido um pouco mais de "pé-de-obra" ao técnico, e ele aceitado buscado um projeto um pouco mais longo.

O dois senões ao retorno do técnico é que ele acaba de receber alta da Covid-19, numa doença que o atingiu fortemente, que levou o veterano técnico a ficar vários dias internado. E essa é a ressalva que temos no momento: qual será a condição física e mental de Luxemburgo após essa doença, já qual algo já sabido, é que ela costuma deixar sequelas, e não apenas nos pulmões. Torcemos que ele chegue com totais condições para trabalhar.

O outro senão é o exíguo tempo para recuperação. Mas acredito que possa ser difícil de chegarmos às posições mais altas da tabela, mas não de escaparmos da Z4.

Por isso seja bem-vindo de volta Profexô, que sua doença tenha sido apenas um susto, que você consiga seu objetivo incial, que tenhamos um longo e frutuoso relacionamento, e que com sua liderança o Vasco volte ao lugar de que nunca deveria ter saído.

Que esse dia primeiro de janeiro seja o início de um Feliz 2021 pra todos nós.

Saudações Vascaínas!