O Vasco sofreu uma derrota histórica ontem em São Januário, que foi marcada por mais uma atuação ridícula da Equipe, e serviu para mostrar que, ou se muda a atitude desses caras, ou o Vasco fecha as portas no próximo ano, porque o Club não aguenta mais um rebaixamento, ainda mais nas condições que o próximo se dará, com redução drástica nas cotas de TV, única fonte realmente importante de recursos do Club.
A apresentação, principalmente no primeiro tempo, foi ridícula. Três zagueiros que batiam cabeça, um meio campo inexistente, porque não era convenientemente ocupado, um ataque inexpressivo, porque foi erroneamente escalado. Por sinal, a escalação foi errada logo de início. O que Boges e Carlinhos faziam no Time inicial. Já não deram várias mostras de serem figuras que não têm a menor condição de vestirem a camisa do Vasco? Mas não são só eles. O que faziam os 3 zagueiros em campo ontem, além de baterem cabeças? O que faziam em campo penas 2 jogadores de meio-campo, que têm que marcar, e ainda impedir contra-ataques. Com 2 no meio apenas? Sério isso?
"Mas ainda temos 5 atletas em campo".
Não, só tínhamos 3 atletas em campo, porque Borges e Carlinhos eram figuras absolutamente nulas em campo, que não defendiam, não criavam, e não atacavam. E no ataque tínhamos dois atletas com absurdas debilidades técnicas, e um lateral, Matos, que se esforçava para botar bolas na área.
Time com esquema tático mal elaborado, mal treinado, com enormes buracos entre suas linhas, com enorme espaçamento entre os atletas, com alguns se escondendo do jogo, e sem técnico a beira do campo, porque segundo o próprio Grasselli, ele não passava de um auto falante repetindo ordens vindas de um quarto de hotel.
E as substituíções? O que já estava ruim ficou pior. Com 3 zagueiros éramos uma peneira, tiramos um e colocamos um atacante, que tem a mesma características dos que já estavam em campo. Não apenas não resolveu o problema do ataque, como também não resolveu o problema de meio campo, e ainda piorou a defesa.
Mas a princípio pareceu dar certo, só que era apenas ilusão, já que o Ceará recuou, e passou a dar campo ao Vasco. No twitter eu disse que se os cearenses apertassem, levaríamos uma goleada histórica. Pois bem, eles passaram a fazer isso após o gol do Vasco, e todas as deficiências acima voltaram fortalecidas. A ineficiência do ataque, o buraco no meio, e a incompetência na defesa.
Claro, tudo isso temperado pela falta de empenho, de atenção, de interesse de alguns jogadores.
Para culminar Benítez e Juninho só entraram com o jogo em sua fase final. Benítez um pouco antes, mas para compor como volante, e Juninho aos 40 min. Uma piada de mal gosto. Catatau, que longe de ser um craque, ainda tem algum lampejo de jogador de futebol, só aos 48. Mas a coisa já estava resolvida, porque depois de o Vasco fazer seu gol, o Ceará voltou a jogar, e o 4x1 já tinha sido concluído.
Não sem um comentário, fico com a declaração de Andrey:
"Jogo para esquecer, acho que a gente tem que tomar vergonha na cara. Vasco é muito grande, Perder de 4 a 1 em casa... Tem que sangrar. Quem veste a camisa tem que dar a alma, correr e dar o coração. Temos que botar a cabeça no travesseiro e saber que não tá certo perder de 4 a 1. Agora é perder. Foi um resultado pífio. Agora é pensar na Sul-Americana. É dormir hoje sofrendo por essa derrota feia em casa."
Verdade Andrey, vocês têm que tomar vergonha na cara, entender que têm que dar a alma, têm que sair de campo de maca, exaustos. Apesar da falta de esquema tático, apesar da nítida falta de treinamento, apesar da falta de comando, tudo isso é exponenciado pela falta de comprometimento de alguns, pela covardia de outros, e pela irresponsabilidade de vários.
Apesar das apresentações ridículas, da posição terrível na tabela, o elenco do Vasco não deixa nada a dever a pelo menos outros 11 clubes do campeonato. Se pensarmos em termos de time principal, vejo apenas uns 4 que são realmente superiores ao nosso. Mas falta a esse elenco vontade, falta interesse, falta entender o que é Vasco, o que é jogar para 20 milhões de torcedores.
A verdade é que, apesar de alguns lampejos bem esporádicos, apenas dois ou três atletas desse elenco entenderam isso, e é muito pouco para se fazer um time.
E talvez minha despedida habitual esteja chegando ao fim, porque se o Vasco cair esse ano, ele acaba, já que não resistirá a receber apenas R$ 6 mil de cota de TV anual. Então, em vez de estarem brigando pela presidência do Club, deveriam estar se juntando para tirar o Time dessa situação, porque talvez não reste clube para ser presidido ano que vem. Ainda dá tempo, mas ele urge.
O placar foi muito ruim, mas a vergonha é ver um time apático, sem vontade, sem brio, sem alma, e virem com declarações imbecis de que é honra jogar no Vasco, de que o Vasco é grande, e um monte de blah, blah, blah inútil e sem sentido. Pedir desculpas. Eu não desculpo, e a torcida do Vasco também não deve desculpar, porque não se empenhar é inaceitável. Isso é por parte dos jogadores, e também por parte desses políticos de bosta que estão no Club.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário