O Vasco conquistou 1 ponto ontem contra o Fluminense, um time que na melhor das hipóteses tem um elenco igual ao do Vasco, mas eu acho que é pior.
"Então por que o Fluminense está em sétimo e o Vasco em décimo sétimo lugar?"
Resposta simples: o Fluminense é um time treinado, arrumado, cujos jogadores sabem o que fazer e o que não fazer em campo. Ao contrário, o Vasco segue um bando em campo, com o Time mal postado, mal treinado, e muito mal escalado. Eu já disse que Vinícius tem que voltar para a base. Faltam a ele todos os fundamentos de um jogador de futebol, e também uma técnica mais apurada. Mesmo assim ele não foi o pior em campo, tanto que eu teria tirado o Torres no intervalo, porque esse, além dos fundamentos, ele é horroroso, e nem mesmo um mínimo brilhareco técnico ele apresenta.
E como eu mostrei acima, o Vasco entrou praticamente com dois a menos em campo, porque juntando Vinícius e Torres não dá um jogador. E no nove contra onze o Fluminense foi senhor do primeiro tempo. O gol tricolor saiu no início do jogo, e não saíram outros pelas deficiências do próprio time, e porque Fernando Miguel salvou o Vasco em pelo menos outras duas ou três oportunidades. Parece que saber de uma sombra fez bem ao titular do gol Vascaíno. De resto foram os mesmo defeitos de sempre, um Time espaçado, mal posicionado, sem combatividade, sem iniciativa, e sem nenhuma opção de ataque, com pelo menos dois atletas se escondendo da bola (e Vinícius não foi um deles). Enquanto isso o Fluminense pressionava, e não deixava o Vasco jogar. O adversário podia ter resolvido o jogo nessa etapa, mas como já disse Fernando Miguel salvou, e o próprio Fluminense é um time limitado, tendo perdido a oportunidade de acabar logo com o jogo.
No segundo tempo o Fluminense resolveu garantir os pontos que o levariam ao quarto lugar da tabela, ou seja, recuou, e tentou sair no contra-ataque. Conseguiu apenas um, que foi salvo por Fenando Miguel. E o Vasco aproveitou o recuo para melhorar, se não o futebol em si, ao menos a postura em campo, a vontade de chegar a um resultado. Mas mesmo tendo mudado essa postura em campo, o Vasco segui com dois a menos, e o futebol só melhorou mesmo após as saídas de Vinícius e Torres. A entrada de Talles no lugar de Torres ao menos fez com que o Time ganhasse um atleta em campo, mesmo sem Talles estar brilhante. Quando Ribamar entrou no lugar de Vinícius, aí ao menos o Vasco começou realmente a pressionar a saída de bola, e aí o Vasco já não merecia mais perder o jogo. E o gol saiu nos acréscimos, quando Cano interceptou um chute (ou foi cruzamento?) de Gil, e ficou sozinho, com o gol escancarado (o goleiro tinha caído para o outro lado para defender o chute), aí ele não perdoa mesmo. O 1x1 fez justiça, não exatamente ao que o Vasco fez em campo, mas ao que o Fluminense deixou de fazer, quando jogava com 9 contra 11.
O empate esteve longe de ser bom para o Vasco, mas ao menos o Time quebrou a sequência de resultados ridículos, e abre espaço para buscarmos sair dessa posição muito incômoda.
Mas muito disso se deve ao senhor Ricardo Sá Pinto. O Time foi muito mal escalado, e naquilo que nós falamos há algum tempo. Vinícius é carente em todos os fundamentos, e está longe de ser habilidoso como Talles. Precisa voltar para a base para aprender a jogar futebol. Torres é pior do que Riasco, porque Riasco era atabalhoado, fazia aqueles dribles estranhos, mas ao menos chegava, fazia um gol ou outro, e realmente ajudava algo na defesa. Torres só atrapalha. Jadson pode até ser bom, mas ele vem de longa inatividade, chegou aqui e já pegou Covid, e agora já entra de titular, tendo alguns atletas que atuaram bem nos últimos jogos? Não faz sentido.
Fora isso não dá para aceitar a falta de atitude durante o jogo. Torres foi ridículo no primeiro tempo. Claro futebol é momento, mas qual a probabilidade de termos uma reviravolta da atuação desse atleta no mesmo jogo? Como segue insistindo nos mesmos atletas? Nas mesmas atitudes? No mesmos esquema serrados? Para jogar em com 3 atacantes eu tenho que ter 3 grandes atacantes. O VASCO SÓ TEM UM! Esquema para o Vasco é algo que congestione o meio-campo, que nos propicie a ocupação do espaço pela superioridade numérica no setor mais vital do campo, que é o meio-campo.
Mas o senhor Ricardo Sá Pinto não consegue enxergar nada disso, porque ele claramente não enxerga o jogo, não consegue enxergar os jogadores, não consegue pensar o futebol. Ele parece ter feito os cursinhos da UEFA, da "faculdade de futebol do Porto". É no Porto, não o clube, a cidade, tem uma faculdade de futebol. Ele deixa a nítida impressão de que foi lá, decorou tudo, acertou a pergunta da prova, mas não sabe o que fazer com o que decorou, porque não consegue enxergar coisas nítidas, que todos enxergam.
De bom de sua passagem foi ter se livrado de alguns atletas que não podem estar no elenco do Vasco, não por serem más pessoas, mas por não terem nenhuma qualidade para vestirem nossa histórica e pesada camisa.
FORA SÁ PINTO!
Quem vai vir? Não sei, não me interessa, mas com ele o Vasco dificilmente escapará do quarto rebaixamento.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário