Hoje, pela terceira vez em sua centenária vida, o Vascão volta a campo para iniciar uma viagem pela Série B do Brasileirão. O Blog do Vascão Eterno já desfilou inúmeras vezes, e inúmeros motivos que levaram o Gigante a esta situação tão fora de sua curva de vitórias e conquistas, dentro e fora dos campos e quadras.
Mas não é sobre os motivos que nos levaram a isso, mas sim sobre a jornada que devemos iniciar hoje, e que esperamos nos leve novamente ao lugar que tão duramente foi conquistados por ilustres Vascaínos, e que nos é de direito. Numa coisa Eurico tem razão, o Vascão não é time de segunda, ele é de primeira, de primeiríssima. Mas nos últimos 16 anos tem estado de segunda. Vamos sair dessa.
Para isso é bom começarmos com o pé direito. Uma vitória cairia muitíssimo bem, mesmo que seja daquelas apertadas, que esse time tem conquistado aos montes. Para isso contamos com dois tabus. O primeiro é a invencibilidade da equipe, que já conta com 26 jogos; e o segundo é o fato de o Vascão ter balançado as redes adversárias em todos os jogos do ano.
A defesa sólida, bem protegida por Marcelo Matos, estará desfalcada de Luan, mas Jomar fez boa partida contra o crb, e temos confiança de que irá corresponder a altura. No gol teremos Martin Silva, que fará sua última partida antes da Copa América. Da mesma forma que Jomar, Jordi também fez grande partida contra o crb, e está cada vez mais preparado para assumir a titularidade do gol Vascaíno, o que deverá acontecer nos próximos anos (o uruguaio já conta com seus 33 anos). A Jordi ainda falta um pouco de experiência, e menos afobação em alguns lances.
O meio campo, que há anos era o calcanhar de aquiles do time, parece ter se encontrado com as presenças de Andrezinho e Nenê. O primeiro é um motorzinho, auxilia muito na recomposição defensiva, sai com a bola e ainda chega frequentemente ao ataque para finalizar e armar jogadas. Nenê é o ponto fora da curva em técnica. Passes precisos, alta média de gols para a posição, dribles que desestabilizam a organização defensiva adversária, e frequentemente também ajuda a defesa.
Nosso ataque é que segue com problemas. Nenhum dos laterais é grande apoiador, Jorge Henrique faz um papel tático excelente, mas erra demais com a bola nos pés, e tanto Riascos quanto Thales seguem sob suspeitas. Embora ambos tenham melhorado muito esse ano, ainda alternam ótimas jogadas e/ou partidas, com situações e atuações bisonhas, abaixo da crítica mesmo.
Eurico prometeu reforços pontuais para a sequência da temporada. O Blog do Vascão Eterno havia comentado, e depois Jorginho confirmou. Os alvos são um atacante, um meia-armador, e um volante. Que ele os traga de bom nível.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário