O empate em 1x1 com o botafogo hoje, no Maraca, garantiu o bicampeonato estadual para o Vascão, e de forma invicta. Com isso o Cruzmaltino passa a acumular 24 títulos estaduais, e se isola na condição de clube com mais títulos estaduais invictos.
O jogo foi digno de uma final. Começou a todo vapor, com o Vascão perdendo ótima chance com Riascos, e o botafogo respondendo no lance seguinte. daí para frente foi um jogo truncado, com muita falta, catimba, reclamação de ambas as partes, e um juiz que parecia nervoso em campo, distribuindo cartões aos montes. O Vasco segurava bem o ímpeto adversário, e tentava definir as coisas num contra-ataque. Por sua vez os botafoguenses não encontravam buracos na sólida defesa Cruzmaltina. De positivo no primeiro tempo tivemos um chute de longe do botafogo, para ótima defesa de Martin Silva, e uma cabeçada de Jorge Henrique para fora.
Mas da mesma forma que no primeiro jogo, neste as coisas voltaram a mudar totalmente de figura no segundo tempo. A saída de Luan para a entrada de Rafael Vaz enfraqueceu o sistema defensivo Vascaíno, e logo no início o botafogo abriu o placar de cabeça, em falha de marcação da defesa Vascaína. Com isso o Vascão teve que partir para o ataque, e foi a vez de o botafogo se encolher e tentar definir o jogo num contra-ataque. O empate veio uns 15 min depois, de uma falta marota marcada pelo árbitro da partida na direita do ataque. Nenê cruzou e Rafael Vaz subiu bem para empatar, se redimindo da falha de marcação.
Depois do empate o jogo voltou ao ritmo do primeiro tempo, com o Vascão se fechando, e o botafogo tentando penetrar a já não tão sólida defesa Vascaína. O Vascão criou pouco, mas o botafogo também. No final o campeonato ficou em boas mãos. O Vascão fez a melhor campanha, está invicto há mais de 6 meses, e soube segurar o ímpeto do bem treinado e jovem botafogo.
A arbitragem deixou a desejar, parecia mais nervosa do que os times e, como quase sempre acontece, inverteu algumas faltas, não deu outras e errou em alguns momentos. Não significa que houve roubo, afinal, os erros prejudicaram e ajudaram ambas as equipes.
Depois de muito tempo daremos;
Notas:
Martin Silva - Uma grande defesa e pelo menos mais 3 boas defesas. Não teve culpa no gol. Nota 9,5 pelo campeonato que fez.
Madson - Voltou a se enrolar com a bola nos pés. Mesmo assim é um dos melhores da posição no Brasil. Nota 7,0.
Luan - Alterna ótimos momentos, com alguns vacilos infantis. Ainda assim é um dos melhores zagueiros do país. Nota 7,5.
Rodrigo - No nível de Luan. Tem mais experiência, que às vezes parece ter deixado em casa, como no cartão bobo que levou hoje. Nota 7,5.
Julio Cesar - Não compromete. Se não tem grande velocidade, tem técnica bastante razoável, e se coloca bem. Nota 7,0.
Marcelo Mattos - Um leão na marcação, mas tem enorme dificuldade de sair jogando. Nota 6,0.
Julio dos Santos - Hoje surpreendeu. Estava muito bem, e nem tão lento quanto o normal. Fez um campeonato com altos e baixos. Nota 6,5.
Andrezinho - O nome do meio campo. Ajuda muitíssimo na marcação, sai jogando com muita desenvoltura, e ainda aparece na frente para armar e ajudar o ataque. Jogando muto bem. Nota 9,0
Nenê - O craque do time. Realmente sobra tecnicamente no atual futebol brasileiro, no carioca nem se fala. Mas não chegou a reeditar as atuações do ano passado. Mesmo assim é fundamental no municiamento do ataque, e na chegada como um terceiro atacante. Nota 8,5.
Jorge Henrique - Consegue marcar tão bem, e em alguns momentos melhor que o Lateral Esquerdo, sendo fundamental na recomposição defensiva e, portanto, taticamente. Mas na frente erra demasiados passes, alguns simples. Se acertasse um pouquinho mais na frente seria ótimo jogador. Nota 7,0.
Riascos - Alterna jogadas de gênio, com algumas de jegue. Impressionante como oscila dentro da partida, e também como se dedica. Não vale nem perto dos R$ 8 M pedidos pelo cruzeiro, mas também não é tão ruim quanto pareceu ano passado. Nota 7,0.
Jorginho - Consegue ter o grupo nas mãos, é muitíssimo bem assessorado por sua comissão técnica, e conseguiu um esquema que faz um time limitado jogar de forma objetiva e eficiente. Ainda peca em algumas substituições. Nota 8,5
Esses foram os principais. Mas o elenco do Vasco tem bons valores na reserva, como Rafael Vaz, Jordi, Jomar, Pikachu, Bruno Gallo, Diguinho, Henrique, Thales, Evander, Caio Monteiro, Mateus Vital. Está longe de ser um timaço, mas sobra na Série B, e com uns dois ou três reforços pontuais é time para brigar com força na Copa do Brasil. Realmente não vejo nada muito superior por aí. E não digo isso por ter vencido o Estadual, mas analisando elencos.
Atenção vascaínos!
[uhaaaaa, uhaaaa]
Ao vasco nada?
[tudo!]
Então como é que é que é que é?
" Casaca
Casaca
Casa, casa casaca
A turma
É boa
É mesmo da fuzarca!
Vasco, vasco, vasco!"
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário