O Vascão foi a Recife ontem enfrentar o Sport, e voltou com um resultado importantíssimo. O 2x0 foi importante, a vitória não foi injusta, mas talvez tenha sido um pouco exagerada. Mas como eu sempre digo aqui, futebol não é o esporte de criar oportunidades, ou de se apresentar de forma mais bonita do que o adversário, mas de fazer mais gols, e o Vascão fez dois, enquanto o Sport não fez nenhum. Mas vamos analisar o jogo.
O Vasco voltou a entrar no esquema 3-5-2, e partida a partida o esquema vem sendo melhor entendido pelos atletas, e o rendimento da Equipe vem melhorando. Claro, o preparo físico também vem melhorando, e isso ajuda muito. Não há como jogar hoje em dia sem estar com a condição física no máximo, e isso parece ter tido evolução também.
Diferente do que se esperava, o Vasco iniciou o jogo indo para cima do Sport. Marcação alta (a velha pressão), bem feita, com ocupação correta dos espaços, e o Sport foi passar do meio campo já com uns 15 min de jogo. Nesse período o Time criou duas oportunidades, sendo uma ótima com Léo Matos, que chutou por cima da trave. Depois desses 15 min, aos poucos, o Sport foi melhorando, e o jogo terminou o primeiro tempo menos desequilibrado, com o Sport com muito mais posse de bola, e tendo criado ao menos 2 boas oportunidades. Mas apesar de o Vasco ter tido menos posse de bola, fato é que Fernando Miguel não foi tão exigido, o Sport tinha enorme dificuldade de ultrapassar a marcação Vascaína e, além das 4 boas oportunidades criadas, Cano ainda abriu o placar aos 24 min. O primeiro tempo não foi perfeito, mas o Vasco foi melhor.
O segundo tempo começou como se esperava, com o Sport em cima, tentando empatar a partida. Mas isso durou muito pouco, porque aos 5 min o Vasco voltou a adiantar a marcação, voltou a dominar o meio campo, e aos 9 min Cano deu números finais à partida. Muita demora na análise do VAR, mas dessa vez foi a nosso favor. O problema disso é que não dá nem muita vontade de comemorar. O lance pareceu um repeteco do primeiro gol, em que uma bola cruzada da esquerda, encontrou um Cano livre, que entrou pelas costas do zagueiro.
Depois do segundo gol o Sport ficou meio anestesiado, e o Vasco tratou de garantir o resultado. Com isso tivemos uns 15 min de jogo menos intenso. Por volta dos 25 min o Sport recuperou a vontade de correr atrás do resultado, e voltou a ir para cima. O time adiantou bastante suas linhas, e o Vasco alterou o esquema. Talles, Benítez, e Cano deram lugar a Vinícius, Torres, e Tiago, enquanto Leo Matos deu lugar a Pikachu, e Werley saiu machucado, dando oportunidade de estreia para Jadson. O Vasco se fechou, mas a marcação não estava tão intensa, e o Sport perdeu ao menos 3 boas oportunidades. Por outro lado o Vasco perdeu ao menos umas 4 ou 5 oportunidades de matar o jogo nos contra-ataques, que acabaram por não chegarem ao gol adversário.
No final o jogo do Vasco apresentou muita evolução, mas também voltou a apresentar problemas. Um deles é essa insistência com Vinícius, que segue jogando absolutamente nada. Já disse e vou repetir; - ele tem que voltar para a base, porque não está nem remotamente pronto para estar nos profissionais. Talles não precisa voltar para a base, mas é necessário ser feito um trabalho específico com ele, porque é outro que apresenta muitas carências em fundamentos.
Agora é vencermos o Fortaleza, porque o jogo é em São Januário, o Vasco precisa dessa vitória, e essa é uma das tão faladas partidas atrasadas, e se o Vasco não pontuar nelas, então a posição Vascaína não era tão enganosa assim.
Sobre eleições Vascaínas falarei amanhã.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário