segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vasco x Ceará: e não temos Cano

Mais uma vez o Vasco volta suas forças para o Brasileirão, em partida que encerra a 22ª rodada do Brasileirão, e o adversário da vez é o Ceará, que no primeiro turno foi batido por 3x0 lá em Fortaleza, mas que mesmo com a partida de hoje sendo no São Januário, tem um clima e uma condição totalmente diferente do confronto do primeiro turno.

Sim, isso começa com um Ceará que, no momento, tem 2 pts a mais do que o Vasco, e tem tido um time mais inteiro que o Vascaíno. Isso é muito mais por um trabalho razoável de sua diretoria e comissão técnica, do que por elenco em si, ou por desfalques provocados por Covid-19. Isso porque comparando elenco por elenco, acho o do Vasco melhor, e desfalques e problemas todos os times estão enfrentando. A diferença é o trabalho feito, que no Ceará vem sendo mais bem feito do que no Vasco.

Isso mesmo, no Ceará vem sendo muito mais bem feito do que no Vasco. Isso se traduz pela série péssima que o Vascão teve no primeiro turno, e que reflete nas atuações de momento. As "poupadas" sem sentido, que levaram o Time a ter resultados adversos contra equipes como Coritiba, Bragantino, e algumas atuações abaixo da crítica como contra o Atlét. GO, e temos um Time que está na Z4, que perdeu o rumo, mas que precisa urgentemente reencontrar o caminho dos bons resultados. Uma vitória hoje é fundamental para isso.

Mas essa vitóira está mais difícil de ocorrer, porque German Cano não deve jogar hoje, não deve jogar contra o DyJ na quinta, nem contra o Grêmio no próximo final de semana. E dependendo de como o atleta reaja à doença, ainda podemos perdê-lo por mais tempo. Vem o problema: como um Time que apresenta total depedência (não a toa) por este atleta vai se portar sem ele, e num momento em que precisa fazer gols? Pois é, eu mudaria o Time, e isso passaria por um reforço no meio-campo. No ataque eu iria de Catatau e Torres, e no meio eu iria de Gil, Andrey, Juninho, Benítez. e Henrique voltando ao Time titular. Precisamos de um meio campo mais técnico, que consiga trocar passes, que consiga reter mais a bola. Por isso essa escalação.

E para outros jogos eu faria ainda mais alterações com maior ocupação do meio-campo, e voltando a atuar com dois zagueiros.

Vamos ver o que sairá para hoje.

Saudações Vascaínas!

sábado, 28 de novembro de 2020

Vascão só joga na segunda-feira

O Vasco só enfrenta o Ceará pelo Brasileirão na segunda a noite, e por isso os Vascaínos apenas secarão adversários diretos durante o final de semana, mas dificilmente o Time permanecerá na Z4 caso vença o próximo jogo.

Aí vem o grande problema: vai ganhar?

E a pergunta procede, porque o Vasco tem sido uma gangorra, com ampla oscilação entre suas apresentações, quando bons e péssimos desempenhos se sucedem, mas sem demonstrar nenhum tipo de ritmo, e portanto se torna quase impossível saber como será a apresentação da Equipe.

Basta ver que nos apresentamos bem dois jogos, mal em dois, depois bem, mal, bem, e mal. Esperamos que nos próximos jogos as boas apresentações voltem à nossa pauta.

Cano é o segundo?

Bom, ele é o segundo artilheiro dos times da Série A em números absolutos. Ele tem 20 gols marcados contra 21 de Thiago Galhardo, mas se levarmos em conta a média de gols, a coisa muda de figura, porque Cano só disputou 36 jogos no ano, enquanto o atacante do Inter-RS disputou 43. Se fizermos a média de gols por jogo, Cano teria 0,55, enquanto Galhardo 0,49.

Imaginem se tivéssemos um Time melhor para jogar com Cano?

Vamos com calma

Muita gente já está gritando pela titularidade de Lucão, mas vamos analisar a situação.

Fernando Miguel não é mal goleiro, mas falhou em pelo menos 3 ou 4 oportunidades nesse Brasileirão. Tirando o gol contra o Flamengo, em que uma bola alta, dentro da área, em que ele disputou com a mão e o atacante com o pé, que ele chegou antes na jogada, e mesmo assim perdeu, os outros foram falhas menores, a ponte de muitos nem terem considerado assim.

Já Lucão fez dois jogos, e nenhuma falha crítica, nenhum lance que possa ser responsabilizado diretamente por um gol, ou resultado. E Lucão apresentou alguns fundamentos superiores aos de Fernando Miguel, a saída de gol, ou um maior repertório para praticar defesas. 

Só que Lucão apresentou uma falha muito grave; a saída de bola. Fernando Miguel não é exímio nesse fundamento, mas Lucão mostrou muita carência nesse ponto. Se Miguel atrasa a saída, e vez por outra tenta uma ligação que vai direto para fora, Lucão consegue errar a maioria das saídas de bola, e lembrem-se, qualquer ataque começa com a reposição de bola do goleiro. Sem isso simplesmente não há ataque.

Então vamos com calma, tanto com o blogueiro, quanto com Lucão. Ele já mostrou muitas qualidades, algumas elencadas acima, mas ainda não está pronto. A boa notícia é que ele pode corrigir essa deficiência, porque isso pode ser treinado, pode ser aprendido. Basta que ele se dedique, não apenas aos treinos, mas a alguns treinos extras por conta própria. 

Por sinal, treinos extras por conta própria estão no currículo de todos os grandes jogadores da história. CR7 acabava o treino e ficava por conta treinando finalizações, Zico e Roberto Dinamite ficavam cobrando faltas, e assim por diante. 

Basta Lucão querer, porque ele já está quase lá.

Vascão na Libertadores

Calma galera, a informação não está errada, mas nós não estamos falando do Time de futebol de campo, mas do beach soccer. E o Vascão não vai lá apenas para participar, ele vai para tentar, melhor, tentar não, ele vai buscar o Tetracampeonato da modalidade na competição. Isso após ter conquistado o Tricampeonato Brasileiro. A competição acontecerá de 28/11 a 05/12 na Argentina.

Toda a sorte do mundo a essa galera que engrandece o Vascão nas areias do mundo.

E como não teremos jogo

Bem, como não teremos jogo esse final de semana, provavelmente o blogueiro vai tirar uma folga amanhã, e só aparecerá por aqui se algo realmente importante acontecer no Club.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Defensa y Justicia 1 x 1 Vasco: valeu o resultado

Vamos ao que importa: o Vasco achou um empate na Argentina. Existe uma enorme diferença em um time ter a bola e não conseguir fazer nada com ela, e um time ter a bola e não saber o que fazer com ela. O DyJ está na segunda situação, porque não ganhou o jogo porque não sabia como, porque o Vasco não opôs oposição aos argentinos. 

O Vasco jogou muito mal. Apesar de estar com 3 zagueiros, dois laterais, e dois volantes em campo, o Vasco deixava enormes buracos em sua defesa, a ponto de conseguir sofrer um contra-ataque em que 3 defensores encararam 5 atacantes, e o gol saiu, mas bem anulado por impedimento. Da mesma forma o time argentino entrava como queria, principalmente pela direita da defesa, onde Léo Matos Pikachu, e Juninho estavam perdidos. Mas também entraram pelo meio, e pela esquerda, onde Neto Borges não marcava ninguém. Por sua vez, os três zagueiros batiam cabeça, com Graça sendo um pouco superior aos outros dois. Escanteios? Desespero na defesa. E tome Lucão se virar, e Cano também, porque se achavam Cano isolado antes, ontem ele realmente mal tocou na bola. Pikachu era peça nula em campo, Gil estava mal, e Marcos Jr. perdido. Torrres muita vontade, mas pouca técnica, tanto que perdeu gol incrível.

Taticamente o Time oscilava entre estar muito espaçado em campo, principalmente quando tentava marcar pressão na saída de bola adversária, com uma compactação burra, porque sem intensidade na marcação, e menos ainda na saída, já que voltamos a apresentar o problema de lentidão na saída de bola, pela falta de velocidade na transição. É assim, quem estiver com a bola que se vire, porque ninguém se apresenta, ninguém parte para o ataque, e o Time fica lento e previsível.

O time do DyJ é muito ruim, porque mesmo com o Vasco tendo atuado de forma tão horrorosa, eles tiveram dificuldade em empatar o jogo, e o fizeram após mais uma falha medonha de saída de bola dos Vascaínos.

Mas nem tudo no jogo foi horroroso para o Vasco. Já falei de mais uma boa atuação de Lucão, que precisa aprender a sair com a bola, ou ao menos dar chutões para frente, mas isso não é tão difícil. A outra coisa boa foi o gol de Cano. Um golaço, de quem sabe o que está fazendo.

O resto, acho que nem resto foi.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Defensa y Justicia x Vasco: é a ida das 8ª da Sula

Depois de um dia em que apenas lamentamos a passagem de pessoas ilustres e que marcaram positivamente os locais onde passaram (mas eram humanos e cometeram seus erros também), hoje voltamos nossos olhos diretamente ao Vasco, que enfrenta o DyJ na Argentina. Jogo distante, contra uma escola que costuma complicar sobremaneira os jogos para seus adversários, e um time que tem crescido muito dentro do futebol argentino. Para completar o pacote de dificuldades para os Vascaínos, ainda temos uma série de ausências devido a Covid-19, e alguns retornos que não sabemos como irão se portar.

Segundo o jornalista Joza Novalis, tido como um dos maiores especialistas em futebol sulamericano, em participação no Atenção Vascaínos, disse que o time argentino gosta de atacar, que joga em cima do adversário o tempo todo, que subiu muito em seu cenário nacional, e chegou a disputar diretamente o título argentino. Bom, a situação atual não parece ser tão boa assim, mesmo com o time argentino tendo vindo da Libertadores, ele se classificou na segunda fase da Sulamericana com uma vitória fora, e um empate em casa contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Mas apesar de um momento não tão grandioso, o futebol argentino tem escola, e precisa ser respeitado, porque se tem uma coisa que eles têm coisas de sobra, essas são garra e catimba. Então, toda a atenção é necessária.

E o Vasco vai precisar mesmo dessa atenção, porque jogaremos com alguns desfalques importantes, como Benítez, Talles, e Andrey. Em compensação teremos a volta de Castan, de Léo Matos, e de Carlinhos, todos atletas que podem ajudar muito na busca de um bom resultado na Argentina. O Time também não contará com seu comandante a beira de campo e Alexandre Grasseli volta a comandar a Equipe. O esquema deve permanecer o 3-4-3, com Léo, Gil, Marcos e Neto fazendo a linha de 4, e Carlinhos fazendo o papel de um terceiro atacante, jungo com Cano e Torres. Não seria ruim, apenas acho que Carlinhos terá uma tarefa bastante difícil, mas que ele tem condições de realizar.

De resto é torcermos para um bom resultado, porque precisamos dessa classificação, precisamos de bons resultados, e de melhorarmos o astral do grupo, e do próprio Club, na busca de posições mais altas no Brasileirão,  e de uma campanha digna de um clube com a tradição do Vasco da Gama na Sulamericana.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Maradona faz sua passagem

Inegavelmente um grande craque, talvez o maior depois de Pelé, Diego Maradona nos deixou hoje, vítima de uma parada cádio-respiratória em sua casa. A passagem do grande ídolo dos argentinos foi antecipada (tendo em vista os padrões de expectativa de vida atuais), e deixa uma nação, e uma legião de fãs mundo afora em luto.

Maradona brilhou intensamente nos campos, e conseguiu levar o selecionado argentino a conquistar seu segundo mundial em 1986, em torneio onde fez de tudo, inclusive o famoso gol que ficou conhecido como "a mão de Deus". Quatro anos depois eliminou o Brasil numa única jogada, e conquistou um vicecampeonato mundial. Em clubes ele passou pelo Barcelona, onde viveu bons momentos, e muita confusão, mas o grande brilho do argentino foi no Napole da Itália, onde conquistou dois scudettos, e foi idolatrado pela torcida. Apesar disso foi também onde iniciou sua derrocada. quando tomou uma suspensão de 15 meses dos campos, após ser ligado a Camorra, máfia italiana.

Em 94 disputaria seu último mundial, já em total decadência, e se despediu dos mundiais após mais uma punição, dessa vez por uso de drogas. Sua carreira ainda duraria algum tempo, mas jamais chegou a decolar novamente, e seu uso de drogas se intensificou, a ponto de ter sido internado em clínica de reabilitação, após ter deixado a vida de jogador. Também tentou a carreira de técnico, mas jamais conseguiu um resultado expressivo nessa atividade.

Apesar dos problemas, das falhas, dos vícios, da vida errática, e de vários problemas de relacionamento por onde passou, Maradona foi um craque, um jogador extraordinário, que entrou para a história, e deixa uma legião de saudosos admiradores. Tive o prazer de acopanhar o auge de sua carreira no Napole, onde fez dupla com Careca. Tive o prazer de vê-lo decidir várias partidas com seu talento, e tive a tristeza de vê-lo ter feito tão pouco, quando tinha talento para ter feito muito mais.

Em 1993 o Vasco enfrentou Maradona em amistoso, quando este tinha voltado a atuar no Boca Juniors. O Vascão venceu por 2x0.

Maradona, descanse em paz, e

Saudações Vascaínas!

O jornalista Fernando Vanucci fez sua passagem

Ontem o jornalista Fernando Vanucci fez sua passagem. Dono de uma maneira irreverente de apresentação, Vanucci foi o âncora e principal apresentador do Globo por um longo período, a ponto de, por um bom tempo, ter se tornado sinônimo de Globo Esporte, e quando o assunto era esporte, o apresentador aparecia em quase todos os programas esportivos da Platinada. Após deixar a Globo, o jornalista migrou para a Band, Record, RedeTV, Rede Brasil, e talvez até pela falta do carro-chefe dos esportes no Brasil - o futebol - não alcançou o mesmo sucesso nas outras emissoras em que trabalhou.

Vanucci marcou uma época e deixará saudades.

Que a família e amigos tenham força nessa hora difícil.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Mais baixas para o Covid-19

O zagueiro Jadson, o goleiro Fintelman, e quase toda a comissão técnica, incluindo o técnico Sá Pinto testaram positivo para o vírus, e estão fora ao menos das duas próximas partidas do Vascão. Apesar de as ações estarem sendo tomadas instantaneamente, o vírus segue se alastrando no elenco Vascaíno, e desfalcando a Equipe, e as opções de escalação do técnico.

E por falar em técnico, quem deverá voltar a dirigir a Equipe será o agora auxiliar Alexandre Grasseli. Além disso teremos alguns retornos. Castan já esteve no banco na última partida, e Carlinhos, Ribamar, Léo Matos, Ribamar, e Bastos devem voltar a estar à disposição do técnico. Ao menos teremos opções de escalação.

Tricampeonato

Foi no futebol de areia. Depois de ter vencido o tradicional rival, Flamengo, de virada, de forma sensacional, com direito até a gol de goleiro, o Vascão venceu o Sampaio Correia nos pênaltis, e conquistou o Tricampeonato Brasileiro da categoria.

Além de ser mais uma Taça importante em nossa já vasta sala de troféus, ainda é memorável pela forma como a Equipe da Areia transpôs os obstáculos para conquistá-la.

Parabéns a toda a Equipe, Comissão Técnica, e responsáveis diretos e indiretos por mais essa conquista!

Mais um resultado adverso

O Sport perdeu ontem em casa para o Atlét. GO, e com isso o Vascão voltou à 17ª posição na tabela, e óbvio, à Z4. Está duro para o Time sair dessa posição, porque demoramos muito a voltar a pontuar, e quando voltamos, os adversários diretos também passaram a pontuar.

Mas o Time tem condições de sair dessa posição extremamente incômoda, porque tem um elenco com potencial para isso. Mas potencial apenas não basta, tem que provar em campo. Aos poucos Sá Pinto parece estar conseguindo isso.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ainda São Paulo 1 x 1 Vasco

Vinícius mais uma vez decepcionou. Ele nitidamente não está pronto para estar no time principal do Vasco. Antes de tudo gostaria de saber quem disse que ele é veloz, porque ele perde na corrida para todos os zagueiros que enfrenta. Segundo ele tem limitações técnicas muito nítidas, principalmente nos passes e no posicionamento em campo. Para não dizer que ele foi completamente nulo ontem, ao menos ele conseguiu ajudar na marcação ontem, mas vamos combinar que essa não é a função principal dele em campo, né? Ele precisa voltar ao Sub-20 para aprimorar vários fundamentos, todos básicos para a posição que ele se propõe jogar.

Em compensação Gustavo Torres começa a dizer a que veio. O colombiano às vezes se atrapalha um pouco, principalmente no 1 contra 1, mas ele parece ter boas qualidades, como uma chegada forte no ataque, bom passe, e consegue incomodar a defesa, mas com muito mais qualidade que Ribamar, por exemplo.

Pikachu deve estar com algum problema de equilíbrio, porque se não estou enganado é o quinto ou sexto jogo seguido que ele tropeça na bola e cai sozinho. Mesmo assim a atuação dele foi um pouco melhor ontem.

Lucão foi bem, transmitiu tranquilidade e segurança à defesa, não teve nenhuma culpa no gol sofrido, e ainda foi importante em vários momentos do jogo. O jovem ainda não fez por barrar o Barba, mas o titular que ponha as barbas de molho, porque ele tem sombra, e boa.

O Time ainda está aquém no quesito físico. Verdade que já melhorou desde que Sá Pinto chegou, mas ainda tem que evoluir bastante. No segundo tempo, mais do que uma melhora do São Paulo, que foi para cima, era nítido que o Vasco não conseguia sair porque os que tinham que puxar o contra-ataque tinham morrido em campo. Torres e Vinícius já não conseguiam mais fechar o meio campo e chegar à frente para a aproximação com Cano, Pikachu idem, e essa não é a praia de Henrique. Resultado é que Cano ficou mais isolado que nunca no ataque, e nada mais foi criado. As alterações corrigiram isso parcialmente, mas demoraram muito a acontecer, e em alguns casos foram erradas.

Mas o resultado final foi bom, porque com a escalação inicial todos achavam que o Vasco levaria uma sova do São Paulo, mas em campo isso não esteve nem perto de acontecer. Na verdade, um pouco mais de qualidade  nos passes, e de capricho nas finalizações, e poderíamos ter até saído com a vitória. Apesar de tudo, o Time avançou, e parece estar no caminho certo, principalmente quando é agredido, e não precisa propor o jogo, e isso também precisa ser trabalhado.

Saudações Vascaínas!


domingo, 22 de novembro de 2020

São Paulo 1 x 1 Vasco: erro individual e preparo físico precário atrapalharam

O Vascão empatou com o São Paulo, num jogo em que foi superior ao adversário no primeiro tempo, mas em que o precário preparo físico da Equipe fez com que o Time ficasse acuado no segundo. O resultado tirou o temporariamente o Vascão da Z4, já que amanhã se enfrentam Sport x Atlet. GO, e caso os goianos não percam o jogo, o Vascão volta a ficar assombrado pelo rebaixamento. A lamentar na partida é que o Time poderia até ter vencido o jogo, porque fez 1x0 com Cano num contra-ataque fulminante, criou outras oportunidades, mas errou muito nas finalizações, ou no último passe. E lamentamos ainda mais porque o gol do São Paulo num passe do zagueiro Jadson, numa jogada que Sub-15 já não faz hoje em dia, ainda mais um profissional experiente como ele.

Como eu disse, no primeiro tempo o Vasco foi superior. O posicionamento tático estava correto, o Time apertava o São Paulo no meio-campo, tomava a bola e saía em rápidos contra-ataques, que sempre pegavam a defesa adversária mal postada. Assim foi o gol de Cano, assim surgiram ao menos 4 outras boas oportunidades, desperdiçadas nos erros de passe ou de finalização. O São Paulo, por sua vez, só chegou numa cobrança de falta, e na falha bisonha de Jadson.

No segundo tempo o São Paulo adiantou suas linhas, e o jogo estaria ao feitio para o Vasco fazer o segundo, e talvez até matar o jogo, mas o problema do preparo físico se fez presente. O Time acabou acuado, e não conseguia nem mesmo sair no contra-ataque. Em compensação o São Paulo só chegou mesmo duas vezes, a primeira e em outra falha, que Lucão salvou como pé, e a segunda num cruzamento da esquerda, que Lucão mais uma vez salvou. Nenhuma das duas defesas foi das mais difíceis, mas foram providenciais. 

Vamos lá, Ricardo Sá Pinto surpreendeu todo mundo com a escalação, e todos pensaram que o Time se comportaria muito mal, inclusive eu. Todos queimamos a língua, e o Time se portou muito bem. Mas no segundo tempo o cansaço era nítido, o Time ficou acuado, e Sá Pinto demorou muito a tirar, e não gostei das entradas. Cada vez que entra, mais Lucas Santos mostra que não dá para ele, assim como não dá para Vinícius.

De qualquer forma o Time vem evoluindo taticamente, embora ainda esteja devendo muito no preparo físico, e isso tem sido fundamental para a queda de rendimento da Equipe no segundo tempo. O excesso de desfalques também atrapalha o desenvolvimento do trabalho de Sá Pinto, que aos poucos vem dando outra cara para essa Equipe.

Quinta tem Defensa y Justicia na Argentina, e um golzinho lá, ainda mais acompanhado de um empate, seria bom demais, se for com vitória, aí é tudo que nós queremos.

Saudações Vascaínas!


São Paulo x Vasco: vale mais que simples 3 pontos

O Vascão vai enfrentar o São Paulo no Morumbi hoje. O jogo é duríssimo, não apenas porque o São Paulo tem uma equipe bastante interessante, mas também porque eles vêm embalados por 3 vitórias seguidas sobre o Flamengo, e porque a fase deles está iluminada, com tudo dando muito mais do que certo. Não acredita em mim? Basta ver o pênalti perdido por Vitinho. Os deuses do futebol não disseram que vai ser difícil fazer gol no São Paulo, eles disseram que não vai se fazer gol neles.

Mas o São Paulo não é apenas um momento iluminado. A verdade é que o time deles não é nada de mais, mas também nada de menos. É um time que conta com alguns jovens, com a experiência de um Daniel Alves, e por isso mesmo pode surpreender, tanto com uma apresentação perfeita, como com uma cheia de erros. Basta dizer que há um mês o elenco era muito cobrado, e o clube vivia uma crise interna séria. Mas futebol, mais que qualquer outro esporte, é momento. O do São Paulo é muito bom.

Mas isso não significa que esse momento seja longo. Momentos são absolutamente imprevisíveis, tanto no quando, quanto na duração. O Vasco tem possibilidades de vencer o time do São Paulo, mesmo com os nove desfalques (alguns importantes), mesmo com a apresentação sofrível que fizemos contra o Fortaleza, mesmo com jogadores importantíssimos estando fora do jogo, e mesmo com a oscilação que temos demonstrado não apenas entre partidas, mas também dentro delas. Mas para isso o Time tem que mostrar algo que raramente tem conseguido fazer ao longo da competição, que é manter um padrão alto de pegada e de intensidade de jogo.

Sabemos da dificuldade de se manter esse padrão de jogo durante 90 min, mas se o Vasco quer esses 3 pts (e precisamos muito deles), então tem que haver esse algo a mais, essa entrega total na partida. Vai ter jogador saindo com cãibra, caindo extenuado no final do jogo, exausto? Bem, isso faz parte de se jogar no Vasco, isso é o que podemos esperar, o que podemos exigir.

Ou faz isso, ou arrisca sair como outra vítima dos paulistas, além de se complicarem muito na competição.

Porque para o Vasco esse jogo vale mais do que 3 pontos, ele vale sair da Z4, garnhar confiança, e começar realmente a reagir na competição.

Saudações Vascaínas!

sábado, 21 de novembro de 2020

Mais dois fora do jogo contra o São Paulo

Fernando Miguel e Werley também testaram positivo para Covid-19, e não jogam contra o São Paulo. Para quem queria ver Lucão no gol Vascaíno, o garoto está tendo sua grande chance, e pode começar a pavimentar seu caminho para substituir o Barba e, quem sabe, assumir a titularidade mais a frente.

Já Werley deve perder o espaço que parecia estar recuperando no elenco, após quase um ano de ostracismo no Club. Jadson deve entrar no seu lugar, porque Castan e Miranda deverão ficar no banco de reservas. Sá Pinto sabe que é muito arriscado manda a campo dois atletas que passaram 10 dias parados, e apenas ontem voltaram às atividades.

De qualquer forma, se não estou enganado, foram ao menos 10 as baixas no elenco Vascaíno para o vírus, e por cartões. São muitos desfalques, e vamos enfrentar um time que vem muito embalado.

Mas é do jogo. Pra cima deles Vascão!

Saudações Vascaínas!

Vasco mais uma vez pressionado

O Vasco vai entrar em campo contra o São Paulo amanhã pressionado de novo. O Bragantino meteu um sonoro 4x0 ontem no Bahía, pulou para a 10ª posição, e deixou o Vascão na 17ª, ou seja, mais uma vez na Z4. E dessa vez um empate pode não ser suficiente para nos tirar do Z4, simplesmente porque apenas 2 adversários estão com 1 pt a mais que o Vascão e, apesar de 1 empate nos fazer empatar com eles, e isso até nos tiraria do Z4, teríamos que contar também com seus tropeços.

Acontece que ganhar desse São Paulo embalado não será nada fácil, ainda mais porque o Vasco não tem passado nenhuma credibilidade, e ainda vai a campo com desfalques muito importantes, como Benítez, Talles, e Leo Matos.

Jogo duríssimo.

São Paulo x Vasco com TV aberta

O jogo de amanhã terá transmissão para o Rio e mais 24 estados. Mais um motivo para o Vasco fazer um jogo decente, e conquistar uma boa vitória.

Dia da consciência negra

Não é segredo que o Vasco foi o primeiro clube a agir contro o racismo, assim como não é segredo que o Vasco sempre se posicionou contra essa, e outras mazelas sociais que afetam não apenas o Brasil, mas o mundo. 

Pois bem, o Vasco ao longo da semana fez várias postagens em suas redes sociais em alusão ao Dia da Consciência Negra, e se posicionando contra o racismo.

E eu só faço esse comentário hoje, porque o Dia da Consciência Negra é importante, mas temos que lutar contra o racismo todos os dias.

Olha o super-herói Vascaíno

A imagem está no álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro 2020.

E aí, você gostou de nosso representante? Eu achei legal, mas falta ele sair do desenho e entrar em campo.



Vasco pensa em fazer outra promoção de Black Friday

É isso mesmo, o Club estuda fazer outra promoção de Black Friday, aos moldes da que foi feita ano passado, e que levou o Vascão a ser o clube com maior número de sócios das Américas, e um dos maiores do mundo. Mas nós perdemos pouco mais de 70.000 sócios durante o ano, e hoje ainda temos um número expressivo de associados, mas longe do show que demos ano passado.

Seria sensacional ver a Torcida se mobilizando de novo, e o Vascão chegando a 200.000 sócios. Olha que show seria.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Talles Magno com Covid

A jovem promessa do Vascão testou positivo para Covid-19 ontem, após o jogo contra o Fortaleza. Após a divulgação do resultado do exame, e vieram declarações de que o atleta já apresenta alguns sintomas há pelo menos 3 semanas, mas com os exames indicando negativo, nada teria sido feito. Isso pode até explicar a queda maior no futebol do garoto, quando ele parecia entrar num período em que seu futebol iria voltar ao nível do ano passado, ou ao menos próximo ao que tinha apresentado. Mas isso tem um outro lado, e mostra o risco que todos correm com essa infecção, que ainda é pouco estudada, e pouco conhecida.

Com esse quadro aparecem os que querem a paralisação do futebol, e aqueles que querem sua continuação.

Realmente tenho dúvidas do que seria melhor.

De qualquer forma desejo o pronto restabelecimento de Talles, e que ele possa reencontrar o futebol que encantou aos Vascaínos(as).

Mas tem volta

Em compensação, alguns atletas que estão há dois jogos afastados devido a infecção estão de volta. Entre eles Castan e Miranda. Mas ainda não é certo que Sá Pinto utilize esses atletas contra o São Paulo, devido à inatividade de 10 dias a que ambos estiveram sujeitos.

E com tantas e importante baixas devido a Covid-19, me preocupa qual será o Time que mandaremos a campo contra o São Paulo no domingo. Lembremos que nosso elenco é bastante limitado em qualidade.

Saudações Vascaínas!

Vasco 0 x 0 Fortaleza: ponto caiu do céu

O Vasco empatou com o Fortaleza ontem no São Januário. A verdade é que o Time foi muito, mas muito mal mesmo, apesar de 5 boas atuações, mas as outras foram abaixo de qualquer nível aceitável. Os que se salvaram foram Fernando Miguel, apesar das saídas de gol tenebrosas, os 3 zagueiros, com destaque para Marcelo, que foi um pouco acima dos outros, e para Gil, o único com um pouco de lucidez no meio. O resto do Time foi ridículo, mas livrando a cara de Cano, que na única bola que pegou, mesmo em condições ruins, ainda conseguiu obrigar o goleiro deles a uma defesa.

Com isso o Vasco conquistou um ponto, ainda que de forma assustadoramente complicada, com a bola rondando a cara de Fernando Miguel o tempo todo, mas sem nenhum adversário para empurrá-la para o gol. Claro que, além da boa atuação do goleiro e do miolo do sistema defensivo, também houve incompetencia dos cearenses em empurrar a bola para dentro (e em alguns momentos era literalmente isso, apenas empurrar a bola para dentro).

Para o Torcedor Vascaíno foi um show de horrores, com direito a altas doses de desespero, e um verdadeiro teste para seus corações.

Se entrar assim contra o São Paulo vai tomar um sacode histórico, porque muito dessa atuação ridícula foi total falta de comprometimento e intensidade na partida. Nos poucos momentos em que o Time marcou alto, e aumentou a intensidade, criou problemas para o Fortaleza.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Vasco x Fortaleza: vitória virou necessidade máxima

O Vasco vai enfrentar o Fortaleza hoje a noite, e a vitória se tornou uma necessidade máxima, porque com essa partida o Time passa a pagar os jogos adiados, e a desculpa de que está com dois jogos a menos começa a cair por terra. E essa vitória entrou nessa categoria porque ontem o Atlé. PR bateu o de Minas por 0x2. Isso mesmo, os paranaenses venceram os mineiros em Belo Horizonte, e isso jogou o Vascão novamente na Z4. Mas apesar do que vamos colocar abaixo, o jogo de hoje não tende a ser fácil.

O adversário de hoje vem de uma sequência ruim, com 3 derrotas seguidas, mas temos que lembrar que sequências ruins sempre têm um fim, e cabe ao Vasco impedir que esse fim seja hoje. Então eles chegam com pressão. Outro ponto é que eles têm vários desfalques, sendo alguns importantes, como praticamente toda a zaga titular, e mais alguns. A grande questão é que os reservas estão bem aquém dos titulares, e isso influencia bastante no desempenho do time nordestino. Por último o Fortaleza busca se reorganizar depois de Rogério Ceni ter deixado o time para treinar nosso maior rival (e até agora falhar). O time cearense parece ter sentido a perda de comando.

Já o Vasco também tem vários desfalques, sendo a maioria deles na zaga, e a zaga é o setor em que o Vasco tem mais e melhores peças de reposição. A verdade é que, desde o começo do campeonato, os desfalques da zaga praticamente não são sentidos, e muitas vezes os reservas têm desempenho melhor que os titulares. Também temos desfalques em outras posições, mas não são tão importantes, já que os titulares estarão à disposição do técnico Sá Pinto. E ao contrário do Fortaleza, que vem numa descendente na competição, o Vasco vem numa ascendente, e tem melhorado de desempenho jogo a jogo, inclusive tendo quebrado a mais do que incômoda sequência de 9 jogos sem vitória no Brasileirão, e onde conquistamos apenas 2 apagados empates.

E como eu disse lá no começo, o Vasco tem que entrar em campo hoje e provar que os cearenses estão numa espiral descendente, e o Vasco numa ascendente. Para isso é preciso concentração total durante toda a partida, e não haverá espaço algum para os erros individuais que ocorreram em várias de nossas derrotas nesse período. Também é preciso mostrar que nossa superioridade física sobre o Sport na última partida não foi simplesmente porque o adversário estava mal condicionado, mas porque nós realmente evoluímos nesse quesito, porque sem um bom preparo físico esse elenco, que é muito mais trabalhador do que técnico, não irá mostrar seu melhor futebol, e por último é preciso que, além de mostrar melhora na postura defensiva, precisamos melhorar ofensivamente, tanto na criação das oportunidades de marcar, quanto no aproveitamento dessas oportunidades.

E é com esse espírito, com esse pensamento, que o Vasco precisa ir a campo hoje. Muita disposição, muita atenção, muita intensidade de jogo, muita vontade de conquistar o resultado. E isso não pode oscilar durante a partida, isso tem que ser estável, no mais alto nível, durante todo o jogo. Com esse espírito temos Time, e até elenco, para fugir da Z4, subir na tabela, e buscar até uma classificação bem mais alta na tabela.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A carta e a entrevista de Campello

Alexandre Campello deixa a presidência do Vasco. Ele entrou atirando, ele sai atirando.

"- Mas ele entrou com golpe!"

Verdades e Mentiras! Parece música de Sá e Guarabyra, ou do Rosa de Saron.

Campello já explicou muitas vezes, e muitas vezes Brant o contradisse. Fato é que, qualquer que tenha sido o motivo além do poder, Campello se candidatou como vice de Brant para os sócios, e como candidato a presidência no CD, onde houve acordo com a situação derrotada, e o eleito nas urnas foi alijado de ser confirmado presidente. Mas o acordo não parece ter sido muito bem costurado, porque tão logo assumiu, Campello passou a atacar seus aliados de ocasião no CD, conquistou outro tanto, e acabou rachando o Vasco em 3 grupos. Esse racha causou a excessivamente fragmentada eleição de 07/11.

Vejam, não havia tanta divergência de ideias, mas apenas busca pelo poder. Tanto que, mostrado que apenas 2 candidatos eram realmente competitivos, e os grupos rapidamente tenderam a se aglutinarem em torno de apenas dois nomes.

Isso agora é exacerbado pela carta e pela entrevista de Campello. As acusações são importantes, graves, e não são tão difíceis de serem encontradas por todos os cantos do mundo, imaginem vocês se não seria num clube como o Vasco, que historicamente foi mal administrado, mal controlado, e que abre brechas para os desvios relatados.

Campello não citou nomes, nem mesmo dos grupos, mas disse que há processo aberto contra alguns, e denúncia na PF contra outros.

Mas apesar de as acusações serem sérias, falta a prova. Campello diz que já as enviou aos órgãos competentes. Cabe aos jornalistas investigativos encontrarem esses processo, relatório da auditoria, e acusação na PF, e darem publicidade ao que realmente foi encontrado. 

De minha parte torço para que o Vasco volte a trilhar um caminho de crescimento, de vitórias, e possa fazer outras gerações de Vascaínos(as) orgulhosos de suas conquistas presentes, e não apenas de sua história. E que o discurso de Campello seja realmente explicado, porque os fatos são graves, mas sem nomes e provas, não passam de fofoca.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Precisamos estar atentos

Após os resultados parciais da última rodada, o Vasco ocupa a 16ª posição do brasileirão. Acontece que a rodada ainda não terminou, porque amanhã tem confronto de Atléticos em Minas, e o da casa enfrenta o do Paraná. Acontece que a rodada não tem sido muito favorável ao Gigante, então o Time precisa vencer o Fortaleza na quinta, porque não apenas garante a saída do Z4, como também garante que ganhamos várias posições. Para ser bem preciso, o Club sobe para a 10ª posição. O problema é que uma derrota pode nos levar de volta ao Z4.

Vitória é mais que necessária.

Vasco 1 x 1 Flamengo

O Vasco empatou com o tradicional rival ontem, em partida válida pelo Brasileirão 2020, mas na categora sub-20. A partida foi marcada por uma paralisação de mais de meia hora, devido as fortes chuvas que atingiram Nova Iguaçú, local do jogo.

O Vasco ocupa a 18ª posição na tabela do campeonato da categoria, mas vem numa recuperação interessante, após um início horroroso no campeonato.

Mais uma vez o Vasco terá um presidente eleito...pela Justiça

Entre guerras de discursos, de votos, de eleição válida ou inválida, a verdade é que, tal qual em 2008, a tendência é que o Vasco tenha uma eleição decidida mais uma vez pela Justiça.

Só para lembrar, naquele ano, o Vasco teve seu primeiro rebaixamento.

Marcelo Alves

Integrante da seleção da 21ª rodada do Brasileirão, junto com Germán Cano, Marcelo Alves atuou poucas vezes, mas quase sempre demonstrou qualidades. Zagueiro alto e com ótimo porte físico, ele não se destaca pela técnica, mas por muita seriedade, por não complicar as jogadas, e por ganhar a imensa maioria das disputas. Ele me lembra muito Odvan, o zagueiro-zagueiro. Acredito que o Vasco não encontrou um craque, mas encontrou um atleta que pode ser muito útil, e até mesmo titular, o que acredito seja a tendência.

O zagueiro vindo do Madureira até já errou em campo, mas quem não erra?

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Entenda a situação jurídica atual das eleições

A partir de 1h06min de vídeo e você já tem uma análise excelente sobre as eleições Vascaínas, e os imbróglios jurídicos, que mais uma vez maculam a disputa pela presidência e a imagem do Club. 

E não interessa se você apoia A, B, ou C.



Saudações Vascaínas!


domingo, 15 de novembro de 2020

Sport 0 x 2 Vasco: reencontrou o rumo?

O Vascão foi a Recife ontem enfrentar o Sport, e voltou com um resultado importantíssimo. O 2x0 foi importante, a vitória não foi injusta, mas talvez tenha sido um pouco exagerada. Mas como eu sempre digo aqui, futebol não é o esporte de criar oportunidades, ou de se apresentar de forma mais bonita do que o adversário, mas de fazer mais gols, e o Vascão fez dois, enquanto o Sport não fez nenhum. Mas vamos analisar o jogo.

O Vasco voltou a entrar no esquema 3-5-2, e partida a partida o esquema vem sendo melhor entendido pelos atletas, e o rendimento da Equipe vem melhorando. Claro, o preparo físico também vem melhorando, e isso ajuda muito. Não há como jogar hoje em dia sem estar com a condição física no máximo, e isso parece ter tido evolução também.

Diferente do que se esperava, o Vasco iniciou o jogo indo para cima do Sport. Marcação alta (a velha pressão), bem feita, com ocupação correta dos espaços, e o Sport foi passar do meio campo já com uns 15 min de jogo. Nesse período o Time criou duas oportunidades, sendo uma ótima com Léo Matos, que chutou por cima da trave. Depois desses 15 min, aos poucos, o Sport foi melhorando, e o jogo terminou o primeiro tempo menos desequilibrado, com o Sport com muito mais posse de bola, e tendo criado ao menos 2 boas oportunidades. Mas apesar de o Vasco ter tido menos posse de bola, fato é que Fernando Miguel não foi tão exigido, o Sport tinha enorme dificuldade de ultrapassar a marcação Vascaína e, além das 4 boas oportunidades criadas, Cano ainda abriu o placar aos 24 min. O primeiro tempo não foi perfeito, mas o Vasco foi melhor.

O segundo tempo começou como se esperava, com o Sport em cima, tentando empatar a partida. Mas isso durou muito pouco, porque aos 5 min o Vasco voltou a adiantar a marcação, voltou a dominar o meio campo, e aos 9 min Cano deu números finais à partida. Muita demora na análise do VAR, mas dessa vez foi a nosso favor. O problema disso é que não dá nem muita vontade de comemorar.  O lance pareceu um repeteco do primeiro gol, em que uma bola cruzada da esquerda, encontrou um Cano livre, que entrou pelas costas do zagueiro.

Depois do segundo gol o Sport ficou meio anestesiado, e o Vasco tratou de garantir o resultado. Com isso tivemos uns 15 min de jogo menos intenso. Por volta dos 25 min o Sport recuperou a vontade de correr atrás do resultado, e voltou a ir para cima. O time adiantou bastante suas linhas, e o Vasco alterou o esquema. Talles, Benítez, e Cano deram lugar a Vinícius, Torres, e Tiago, enquanto Leo Matos deu lugar a Pikachu, e Werley saiu machucado, dando oportunidade de estreia para Jadson. O Vasco se fechou, mas a marcação não estava tão intensa, e o Sport perdeu ao menos 3 boas oportunidades. Por outro lado o Vasco perdeu ao menos umas 4 ou 5 oportunidades de matar o jogo nos contra-ataques, que acabaram por não chegarem ao gol adversário.

No final o jogo do Vasco apresentou muita evolução, mas também voltou a apresentar problemas. Um deles é essa insistência com Vinícius, que segue jogando absolutamente nada. Já disse e vou repetir; - ele tem que voltar para a base, porque não está nem remotamente pronto para estar nos profissionais. Talles não precisa voltar para a base, mas é necessário ser feito um trabalho específico com ele, porque é outro que apresenta muitas carências em fundamentos.

Agora é vencermos o Fortaleza, porque o jogo é em São Januário, o Vasco precisa dessa vitória, e essa é uma das tão faladas partidas atrasadas, e se o Vasco não pontuar nelas, então a posição Vascaína não era tão enganosa assim.

Sobre eleições Vascaínas falarei amanhã.

Saudações Vascaínas!

sábado, 14 de novembro de 2020

Sport-RE x Vasco, e eleições

O Vasco vai a Recife enfrentar o Sport, e enquanto isso seus sócios vão a uma segunda eleição, que esperamos que dessa vez seja válida. São duas situações fundamentais para o destino do Gigante da Colina, e seria bom que o Vasco conquistasse o melhor nas duas situações.

No Recife o Vasco terá um time muito enjoado pela frente, que tem alguns desfalques, mas que tem alguns retornos também. É um time que também teve expressivo crescimento após a chegada de Jair Ventura, que "revolucionou" o futebol dos caras, que passaram a fazer uma campanha relativamente sem sustos, mesmo tendo começado o Brasileirão como um dos fortes candidatos a caírem para a Série B.

Já o Vasco tem 3 desfalques importantes, provavelmente barração, estreia, e um técnico Sá Pinto atrás de sua primeira vitória no Brasileirão. As mudanças já começam na zaga, onde Miranda e Castan estão afastados por Covid-19, e dão lugar a, provavelmente, Jadson e Graça. Com as ausências de dois titulares, não acredito que o técnico mantenha o esquema com 3 zagueiros. Nas laterais devem ser Leo Matos e Neto Borges. No meio-campo Andrey deve dar lugar a Juninho, com Gil na primeira volância, e o garoto como segundo. Carlinhos também não joga devido a Covid-19, e acredito que Talles entre no meio-campo, ao lado de Benítez. Na frente Cano e Torres.

E esperando que alheios ao que acontece de outro lado, o Vasco vai para a segunda eleição em 7 dias (8 se contarmos os dois dias de eleição). Uma guerra de narrativas, liminares, mandatos de segurança, atas reconhecendo ou deixando de reconhecer essa ou aquela eleição.

A verdade é que mais uma vez se cometeram abusos, a começar do Sr. Campello, que não tendo autoridade para convocar eleições, emitiu edital com esse conteúdo. Daí para cá quem decide o que pode, o que não pode, o que vale, ou não vale, é a Justiça. Aos sócios só me resta exaltar que votem, já que alguns candidatos resolveram sair da disputa. E que a Justiça decida logo qual eleição valerá, e que não inventem nenhum outro pleito eleitoral.

Que o Vasco ganhe hoje e comece a se recuperar no Campeonato, e que hoje se decida o destino do Club, seja com esta eleição, seja com a primeira.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Mais 3 fora por no mínimo 10 dias

Além de Carlinhos, a Covid-19 fez mais três vítimas no elenco Vascaíno, e com isso Castan, Miranda, e Ribamar estão fora dos confrontos contra o Ceará, Fortaleza, e talvez São Paulo. A baixa torna a escalação da Equipe Vascaína mais um quebra-cabeça para o técnico Sá Pinto, que deverá escalar o recém chegado Jadson, que acredito faça dupla com Ricardo Graça. De cara perdemos nossa zaga titular, ou ao menos a que vem jogando nos últimos tempos.

Vasco deve ao Marca

O Complexo Maracanã pediu a penhora de R$ 1.78 mil do Vascão. A dívida é referente a utilização do estádio pelo Club, enquanto esse ainda era administrado pelo consórcio e, inicialmente, era de R$ 1.04 mil, mas teve acréscimo de multas, juros e correção manetária.

Como se vê, uma das melhores coisas do mundo é ser cobrador do Vasco, porque as dívidas pagam muito mais do que qualquer aplicação financeira do mercado.

A propósito, não param de aparecer dívidas, a gigantesca maioria de gestões passadas, mas a atual não está isenta de criar novas.

Sport x Vasco vai ter TV aberta

O Vasco joga no sábado, o Vasco está na Z4 do Brasileirão, mesmo assim a TV Globo irá transmitir a partida ao vivo para todo o país. Já que o Vasco dá toda essa audiência, seria interessante que a emissora também fosse isenta e correta em seus comentários, inclusive mostrando lances polêmicos analisados pelo VAR, o que não tem mais acontecido.

Vergonha

Mais uma vez a eleição Vascaína está sendo judicializada. Primeiro vieram com a bobagem de que a anistia do início da gestão Campello era outro "mensalão Vascaíno". Depois tentaram tirar o presidente da AG, e começaram as guerras de liminares na Justiça, com direito a usurpação de poderes, manobras internas para trocar presidentes de poderes por correligionários, etc. Aí nós colhemos a afirmação abaixo do Twitter.

"O destino do vascaíno quase sempre é decidido na canetada de um desembargador que possivelmente nem pelo clube torce ou gosta de futebol. É alguém lá de fora mudando nosso rumo já que sozinhos somos incapazes de torcer. Que coisa triste" Helder Floret.

Estou plenamente de acordo com Helder Floret, e complemento dizendo que: não é sem motivo. Parecem crianças, para não dizer algo pior, brigando por um pedaço de chocolate (que não é deles) ao sol. Enquanto brigam, o chocolate derrete.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Novo zagueiro, e Carlinhos fora

O Vasco contratou o zagueiro Jadson. As informações sobre o atleta são boas, mas eu quero saber quem é o profissional que trabalhou com um atleta, e que diga que ele é horrível, um peladeiro, etc?

Com isso não quero dizer que ele seja bom ou ruim, mas tão somente que não conheço o atleta, e vou esperar para fazer qualquer tipo de análise técnica sobre ele. Como aliás, sempre faço. As informações são boas, mas vamos esperar para ver a que veio.

E se o Vasco se reforçou na zaga, agora tem um desfalque no meio-campo. Carlinhos está fora dos dois próximos jogos, por ter sido diagnosticado com Covid-19, e esperamos que não tenha nenhum problema mais sério com a doença.

Outros voltam

Mas em compensação outros atletas voltam ás suas atividades. Tenório, Riquelme, e todos os outros que estiveram afastados desde o jogo contra o Goiás. A questão agora é saber como voltam?

Sumiram urnas e documentos?

É sério isso? E é dessa maneira que querem trazer o Vasco de volta ao protagonismo do futebol nacional? É dessa maneira que dizem se importar com o Club?

Fala sério!



Fiquem com essa.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

ESCLARECIMENTOS SOBRE AS DECISÕES JUDICIAIS DAS ELEIÇÕES DO VASCO

Entenda o imbróglio judicial que paralisou as eleições Vascaínas do último sábado, e que levou a serem marcadas novas eleições para o próximo dia 14/11/2020. Michel Smarrito, do programa A Voz do Vascaíno, detalhou e explicou toda a parte jurídica do processo eleitoral do Vasco, e a fundação que levou o Juiz do STJ a encerrar a eleição que corria dia 07/11. Vale a pena conferir.

De minha parte já dei os parabéns ao "eleito" do último sábado, e seja quem for o vencedor do próximo pleito, este receberá exatamente as mesmas palavras, apenas com a troca do nome do eleito. O Vasco precisa de eleição limpa, o mais ampla possível, crível, e de pacificação. Os projetos tocados por Campello eram bons, já estão adiantados, negociados, então que quem se eleger continue a tocá-los, porque alterações apenas aumentarão tempo, custos, e adiarão o reerguimento do Club. Os projetos não são de um presidente, são do Club, e da Torcida.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Vasco precisa voltar às vitórias com urgência

O Vasco enfrenta o Sport no próximo sábado. A partida será na Ilha do Retiro, lá em Recife, e o Vasco precisa urgentemente da vitória. Tudo bem que a Equipe tem demonstrado muitas falhas, mas Sá Pinto não pode estar reclamando de falta de tempo para trabalhar, porque ele terá uma semana inteira para preparar um Time minimamente capaz de apresentar um futebol aceitável. Para começar isso é preciso que se dê muita atenção às partes físicas e táticas. O elenco apresenta muitas carências técnicas, o que de forma alguma é corrigido com um bom condicionamento físico, mas com certeza um bom condicionamento físico, e um esquema tático bem treinado ameniza misso.

Eleições com confusão

O Vasco mais uma vez aparece de forma extremamente negativa com a eleição acontecida no último sábado. Além de todo o imbróglio sobre a forma das eleições, ainda tivemos uma série de ações na Justiça, o que claramente denigre a imagem do Club entre potenciais investidores interessados no mercado do futebol.

De quebra a Equipe segue ladeira abaixo, e agora é o 18º colocado na Z4.

Vou repetir: em vez de ficarem nessa picuinha estúpida pela presidência do Club, unam-se, e salvem o Vasco de mais um rebaixamento. Claramente Campello não é capaz de fazê-lo, ainda mais com todo o problema que se cria nos bastidores.

Sejam realmente Vasco, ao menos quando importa.

Assistam a live do Atenção Vascaínos de ontem

A live do Atenção Vascaínos de ontem foi excelente. Tudo bem que são 2h10 de vídeo, mas quem tiver tempo assista, porque é importante e muito esclarecedora em vários pontos. Vale muito a pena ver.


Saudações Vascaínas!

domingo, 8 de novembro de 2020

Vasco 0 x 1 Palmeiras: arbitragem decide e Z4 é realidade

O Vasco perdeu por 1x0 para o Palmeiras, em jogo que Fernando Miguel foi herói, vilão, e os paulistas foram melhores, principalmente no primeiro tempo. Mas a verdade é que, não fosse a interferência da arbitragem, e provavelmente o jogo terminaria no 0x0. Sim porque nem o Palmeiras, e muito menos o Vasco, foram capazes de fazer as redes balançarem com a bola rolando.

E por que interferência da arbitragem? Porque ainda que tenha havido o toque, não foi falta. Houve uma encostada de Neto Borges no jogador do Palmeiras, que dá uma supervalorizada, pula para trás, grita como se tivesse levado uma facada, e o árbitro caiu na dele. Repito, nem toda encostada no adversário é falta, quanto mais pênalti. Mas o pênalti foi um lance, porque ainda no primeiro tempo o carniceiro Felipe Mello deveria ter sido expulso, após ter agredido Leo Matos, e o juiz nem falta marcou.

Se isso não é interferência da arbitragem, não sei o que é.

Fora isso o Vasco apresentou um futebol ridículo no primeiro tempo, e razoável no segundo. Há esperanças de melhoras, mas elas têm que vir muito rápido, porque agora a situação começa a ficar muito complicada, e outros maus resultados podem empurrar o Time para ainda mais abaixo da tabela, e tornar uma reação mais difícil.

Agora, uma pergunta: o que os treinadores vêm em Vinícius, que eu não consigo ver. O garoto entra em campo, e toda vez parece estar em outro planeta, não faz nada, não cria, não marca, não chega na área para concluir jogadas. Uma inutilidade total, mas segue entrando em campo. 

Outro é Talles Magno. Ele não vai tão mal quanto Vinícius, mas se enrola com a bola, parece sempre assustado em campo, e está sempre tomando as decisões erradas. Precisa treinar mais, ser melhor instruído, e se posicionar melhor em campo.

E Fernando Miguel foi de herói a vilão. Ao mesmo tempo que fez boa defesa no primeiro tempo, que pegou o pênalti, também saiu péssimamente e quase entregou um gol para o Palmeiras, como no pênalti espalmou para frente, uma bola que foi muito mal batida. Culpa  no gol não foi exatamente, mas poderia ter sido uma defesa melhor executada.

Saudações Vascaínas!

Vasco x Palmeiras: 08/01/2020

Campeonato Brasileiro!

Após a eleição no Vascão, com direito a antigos problemas mais do que conhecidos dos sócios, o Vascão volta suas atenções a tentar derrotar um adversário que tem sido uma pedra no sapato Vascaíno nos últimos anos. O Palmeiras, com um elenco bem mais qualificado, bem mais robusto, e que ocupa posição bem mais alta na tabela de classificação, mas que também passou por alguns problemas a algum tempo atrás. Com isso Vasco e  Palmeiras vão promover o primeiro duelo entre técnicos portugueses em Terra Brasilis. E por isso mesmo é uma partida muito difícil, e muito perigosa, e uma partida emblemática.

Como já disse, o Palmeiras vive momento bem melhor do que o Vascão, mas além de o Vascão parecer estar começando a tomar algum corpo com Sá Pinto, ainda temos todas as velhas máximas de que clássico é clássico, futebol é imprevisível, etc, porque apesar de jogar em casa, o Vascão não é favorito nesse jogo, mas não significa que não tenhamos chances. Além de tudo o time paulista não é imbatível, e muito menos significa que o Vasco não possa batê-lo.

E isso pode muito bem acontecer hoje. O Vasco já vem de uma sequência importante sem vitórias no Brasileirão, e isso alguma hora será quebrada. Pode ser hoje.

O Vasco também, aos poucos, vem mostrando crescimento em algumas situações, tanto física, quanto táticas, o que acaba por promover o crescimento das condições técnicas também.

O Vasco parece estar começando a recuperar um pouco da confiança que faltou em vários momentos dos últimos 9 jogos da Equipe, e que é importantíssimo para se alcançar bons resultados.

O Vasco parece estar deixando para trás a confusão causada pela eleição, que querendo ou não, costuma sempre chegar aos atletas, e atrapalhar o desempenho da Equipe.

Por último o técnico Sá Pinto parece estar começando a conhecer seu elenco, a conseguir um esquema que melhore a atuação dos atletas, e dar algum padrão à equipe, que leve a um futebol mais aceitável.

Agora é que tudo isso realmente se concatene, que o Vasco possa fazer um bom jogo hoje, e que possa conquistar uma boa vitória, o que colocará as posições intermediárias da tabela novamente em nossa alça de mira, e a nos afastarmos da Z4.

A partida terá transmissão por TV aberta para quase todo o país, e por pay-per-view para quem paga, ou quiser pagar.

Saudações Vascaínas!

Eleições do Vasco

Ontem foi eleito Luis Roberto Leven Siano. Com isso ele se torna o 45º presidente do Club de Regatas Vasco da Gama. Desejamos sorte ao novo presidente, que ele consiga recolocar o Vasco no bom rumo, pacificar o Club, e que não se esqueça que o Vasco não é um clube popular, ele é o clube do povo.

Fosse qual fosse o eleito, os votos seriam os mesmos. O Vasco precisa entrar no Séc. XXI, mas não pode esquecer do que o fez grande.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Caracas 0 x 0 Vasco: classificação meia boca

O Vascão empatou com o Caracas e se classificou para a próxima fase da Sulamericana. Somando as duas partidas o Time ficou devendo muito. No Rio tivemos muita posse de bola, mas muita dificuldade em furar o débil bloqueio proposto pelo adversário, e falta de pontaria. Já na Venezuela foi um jogo em que sobraram falta de pegada, e falta de pontaria também.

Na quarta o Vasco entrou com um esquema diferente, o 3-2-4-1. Sim, 3 zagueiros, dois volantes 4 na "armação", e apenas 1 atacante. Por incrível que pareça, esse sistema pareceu começar a corrigir um dos problemas dessa Equipe, que é o excessivo espaçamento. Mas só começou.

Outra questão importante é que tivemos alterações de nomes na Equipe. Henrique foi barrado para a entrada do oscilante Neto Borges, Pikachu não teve uma atuação tão ruim, já que não tinha tanta obrigação de marcar, e Tiago Reis entrou no lugar de Ribamar. Este último é inaceitável que tenha cansado tanto. Achei que todos foram relativamente bem.

Mas duas coisas ficaram claras nessa partida: a Equipe segue espaçada em campo, apesar de o esquema ter melhorado isso.

A outra é que o Time segue com pouca pegada, problema ainda do espaçamento, e da atitude de alguns atletas também.

E ainda que tenhamos visto alguma evolução, Sá Pinto terá muito trabalho para recuperar essa Equipe fisicamente, emocionalmente, tecnicamente, e taticamente. Muita coisa a ser melhorada. Mas parece haver um caminho.

Agora é somar pontos contra o Palmeiras no domingo, porque no Brasileirão a coisa preocupa.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Caracas x Vasco - Tem decisão de vaga na Sula

O Vasco junta os cacos após a péssima apresentação contra o lanterna do Brasileirão, Goiás, e volta novamente suas atenções para a Copa Sulamericana. Nesta competição o Cruzmaltino tem a vantagem, não apenas do empate, mas também do gol qualificado. A vitória magra de 1x0 foi importantíssima, mas de nada terá adiantado, caso o Time volte a fazer uma apresentação ridícula como a que fez na última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

O Caracas não pareceu grande coisa, mas vale ressaltar que estava desfalcado de alguns de seus principais jogadores, e que eles estarão de volta para a partida decisiva de hoje a noite, e tem muita gente que diz que, com esses atletas, o Caracas é um time completamente diferente. Isso não significa que seja um timaço, mas com certeza deverá apresentar um futebol mais ofensivo, e mais interessante, porque no primeiro jogo eles simplesmente abriram mão de jogar bola, e se limitaram a se defender, a ponto de não podermos analisar a apresentação de Fernando Miguel, porque ele simplesmente não participou do jogo.

Mas se eles têm retornos, nós também. Benítez já teve uma participação pequena no domingo, e tem condições de começar jogando hoje, Castan deve formar a zaga com Andrey (mas Miranda não está descartado), e Pikachu deve jogar, porque Tenório está afastado por Covid, e Leo Matos não está inscrito na competição continental. No meio devemos ter Andrey, Gil, Carlinhos e Benítez, e espero que Juninho seja aproveitado nosegundo tempo. No ataque temos duas dúvidas. a primeira é a participação de Talles, que se contundiu no último jogo, e a segunda é a dúvida entre Ribamar e Reis. Além disso, espero que Sá Pinto tenha percebido que Vinícius não pode nem entrar, quanto mais ser titular, e que Bastos não é opção. Da mesma forma Neto Borges já tinha mostrado em outras oportunidades que é muito irregular, então dificilmente jogará hoje.

Certamente a partida não será fácil, mas muito mais pela mediocridade do futebol que o Vasco tem apresentado, do que por qualidade do time venezuelano. Esperamos que esses atletas possam reencontrar minimamente o futebol que têm condições de apresentar, e certamente passaremos de fase sem grandes sustos. 

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Paredes fora do Vascão

A verdade é que ele nunca chegou a fazer um bom jogo, e não foi por falta de oportunidade. Me solidarizo com o Vasco no "boa sorte", mas tchau, porque não fará falta.

Vasco da Gama @VascodaGama

O Vasco da Gama informa que Guilherme Parede não é mais jogador do clube. O retorno do atleta foi solicitado pelo Talleres (ARG), equipe dona do seu passe, e a rescisão antecipada do empréstimo foi acertada em comum acordo.

O Gigante da Colina agradece ao empenho do atleta durante o período no clube e o deseja sorte na sequência da carreira.

Tirado do Twitter oficial do Vasco

Quantos pontos no Cartola?

Eu não jogo Cartola, não acompanho, mas de tanto ver comentarem entendi algumas regras. Queria saber quanto pontuou o goleiro do São Paulo na última rodada, que pegou dois pênaltis e ainda deu uma assistência?

Reunião por Benítez adiada

O presidente Alexandre Campello está empenhado na reta final de sua campanha pela reeleição, e por isso adiou a ida a Argentina para tratar da compra do passe de Benítez, que agora deve ocorrer na quarta-feira.

Yeison Guzmán na mira do Vascão

O colombiano é meia, tem 22 anos, e é tido como uma grande promessa do futebol colombiano. O atleta viria por empréstimo até o final de 2021, e teria o passe fixado. Esperemos que possa somar e melhorar essa equipe.

Campanha por #justiçapormariferrer

O Vasco iniciou, e muitos clubes e torcedores, pelo Brasil afora, se juntaram na campanha contra o absurdo cometido pela Justiça de Santa Catarina.

#nãoexisteestuproculposo

#justiçapormariferrer

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Goiás 1 x 1 Vasco: ganhamos um ponto

O Vascão empatou ontem com o fraquíssimo time do Goiás, e olha que foi um resultado excelente, em vista do que foi o jogo. Sim, porque o Vasco foi inferior ao adversário durante toda a partida, e isso se acentuou muito após a saída de Talles Magno, tendo se concretizado com a saída de Gil. Some-se isso à falta de uma postura forte (entendida aqui como intensidade de jogo), com um esquema tático horroroso, com um time espaçado, com atletas que não rendem absolutamente nada, e temos o motivo de o Vasco ter sido amplamente dominado por um adversário tão fraco.

No primeiro tempo a catastrófica apresentação já se anunciava. O Vasco perdia divididas, chegava quase sempre atrasado nos lances, dava espaços ao adversário, e não conseguia puxar os contra-ataques. Mesmo assim o Cruzmaltino abriu o placar, numa cobrança de escanteio, que o estreante Leo Matos cabeceou bem. Mas pense que o Goiás já havia perdido 3 boas oportunidades, sendo uma excepcional. Depois do gol o time do Centro-Oeste seguiu com mais bola, mas perdeu objetividade, e o Vasco conseguiu até contra-atacar, quando Ribamar foi bem bloqueado na hora do chute. 

Um pouco depois Talles Magno saiu com dores devido a uma entrada mais forte, e o Vasco perdeu a luz de criatividade que tinha no ataque. Paredes que o substituiu não fazia nada de útil. O jogo a partir daí ficou ainda mais feio do que já era, com o Goiás desesperado, e o Vasco sem nenhuma condição de fazer uso desse desespero. Passes errados, bate-rebate, entradas duras, decisões erradas, tudo isso foi visto em profusão de lado a lado, mas por incrível que pareça, mais por lado dos Vascaínos, principalmente após a saída da promessa.

Se no primeiro tempo a superioridade goiana foi tênue, e o Vasco conseguiu até equilibrar em termos de oportunidades e posse de bola, isso está longe de ser verdade no segundo tempo, porque o Goiás voltou muito superior. Adiantou suas linhas, compactou ainda mais a equipe, enquanto o Vasco se espaçou mais. O resultado disso é que os Vascaínos não conseguiam reter a bola, e quando a tomavam, a perdiam logo em seguida. Aos 11 min veio o gol de empate do Goiás, que aconteceu numa bola vadia, mas isso está longe de ter sido imerecido. Logo depois Sá Pinto fez um pacotão, e saíram Carlinhos, Gil, e Henrique, para as entradas de Bastos, Benítez, e Borges. Oh, céus! O único que tentava algo era Benítez, e sem nenhuma ajuda acabava sendo absolutamente ineficaz. Bastos com seu futebol lento, inútil, e antiguado, enquanto Borges errava tudo no ataque, e deixou um enorme corredor na esquerda. Tiago Reis também entrou, mas absolutamente isolado no ataque, e sem receber uma única bola em condições, não alterou a situação em nada. 

A virada goiana parecia questão de tempo, e ela quase veio, porque Fernando Miguel se virou como pôde (mesmo tendo cometido algumas falhas), ou a trave, e no último lance do jogo Graça nos salvou, ao bloquear chute de dentro da pequena área. 

Alô Sá Pinto, você também tem responsabilidade nessa exibição patética. Esquece essa palhaçada de pontas, porque o Vasco não tem elenco para jogar assim. O 4-4-2 é um esquema ótimo, e foi criado para que se jogue quando não se tem pontas. Você reforça o meio campo, e não perde força ofensiva, desde que minimamente bem executado. O Vasco tem um elenco capaz de jogar nesse esquema, e a melhor exibição do Time no campeonato foi justamente com essa formação, na partida contra o Flamengo. Encha esse meio-campo, compacte esse Time, tire atletas absolutamente inúteis de campo, não coloque outros. Marcos Jr. é ruim, mas Bastos é muito pior; Vinícius é uma figura absolutamente inútil (não marca, não cria, não conclui) em campo, e precisa voltar para a base; Pikachu fez algo no Vasco como meia-direita, ele está lá para ser usado; Juninho sempre melhora o meio quando entra, então ele deve ser primeira opção.

E isso tudo é urgente, porque quarta é contra o Caracas, LÁ, e se perder sai da Sulamericana. Abre o olho. 

A propósito, já passou da hora de comer esses caras no esporro, porque é inaceitável a falta de atenção e vontade que a maioria desses caras desfilam em campo.

Saudações Vascaínas!


domingo, 1 de novembro de 2020

Goiás x Vasco - 01/11/2020

Neste domingo o Vascão volta suas forças para o Brasileirão, e vai a Goiania enfrentar o Goiás, num dos chamados "jogos de 6 pontos". Vencendo o Vasco se afasta 3 pts do Goiás, e impede o adversário de conquistar esses mesmos pontos, e de quebra deixa a Z4, onde infelizmente voltou a lutar contra o rebaixamento. Mas eu sigo acreditando que o Vasco tem Time para estar muito mais bem posicionado na tabela, no mínimo entre os 10 primeiros, mas o individual é importante, mas o coletivo também.

O Goiás, além da pressão de ser o lanterna do campeonato, de vier de uma sequência muito ruim (a do Vasco é pior), também tem a pior campanha da competição, com apenas 11 pts conquistados, e virtualmante rebaixado. Para completar tem alguns desfalques, o que deve enfraquecer ainda mais o time.

Já o Vasco consegue vir de uma sequência ainda pior que a do Goiás, mas uma campanha melhor, embora também esteja na Z4. Como o Goiás, o Cruzmaltino tem desfalques, e são dois desfalques importantes, um na defesa e outro no ataque. Castan e Cano não jogam, e são desfalques realmente importantes para o Vascão. Em compensação o Gigante tem a volta de Juninho, de Ricardo Graça (que deve ser titular), do motorzinho Benítez, e a possibilidade de estrear Leo Matos. Também conta com alguns dias a mais de trabalho de Sá Pinto que, aparentemente, começa a dar resultados.

De qualquer forma é um jogo difícil para o Vascão, porque enfrentar um adversário desesperado é sempre uma situação complicada, e muito indeterminada.

O jogo é a partir das 20h30 (23h30), e começaremos realmente a ver se Sá Pinto terá condições de fazer esse elenco jogar o que pode.

Saudações Vascaínas!