domingo, 11 de outubro de 2020

Mais sobre o jogo de ontem

Em minha análise do jogo disse que o Vasco melhorou bastante ontem, e foi superior ao Flamengo a maior parte do jogo. A propósito, os gols do Flamengo foram em duas falhas individuais grotescas, algo que não ocorria no início do campeonato com nossos jogadores de defesa.

Dito isso volto a minha velha tecla, que futebol não é o esporte de criar oportunidades, mas de fazer os gols. Em outras palavras, a criação das oportunidades é um meio de chegar ao objetivo, que são os gols, e não podemos confundir meio com finalidade.

O Vasco ontem encontrou outro caminho, algo que eu já pedia há algum tempo. Não que o 4-4-2 seja "a tática", mas para jogar com dois pontas abertos, eles têm que ser dois "Garrinchas", do contrário você é marcado com facilidade. 

Além do mais, quando seu time peca por uma qualidade técnica deficiente, a melhor forma de compensar é congestionar o meio. Isso não significa abrir mão totalmente de atacantes, mas é necessário colocar mais gente no meio campo, de forma a compensar a falta de técnica com a ocupação de espaços.

Ataque melhorou, mas...

Para mim Cano fez seu gol ontem. O fato de ter sido garfado o tira das estatísticas oficiais, mas todos viram como isso ocorreu. Acontece que ter feito gol não impede que Cano tenha atrasado o jogo várias vezes. A bola chegava com qualidade, a jogada se desenvolvia com velocidade, em bons passes, e Cano atrasava o jogo. 

Mas ele não foi o único. Foram várias as oportunidades em que as decisões foram erradas. Talles, Carlinhos, Benítez, todos erraram nas decisões próximo a área, ou se enrolaram com a bola. Para o primeiro jogo de uma retomada foi bom, mas ainda temos muito a evoluir.

Por isso Ramon caiu

E foi por isso que Ramon caiu. Tivesse o ex-técnico observado as limitações de seus comandados, e alterado o esquema de jogo, o Vasco poderia ter ao menos mais uns 6 pts agora, e ainda brigaríamos na parte de cima da tabela. Mas Ramon insistiu em algo que nitidamente não funcionava, e ficava trocando peças, quando o erro era de projeto.

Resultado...Caiu.

A torcida protestou

Cerca de 50 torcedores se reuniram do lado de fora do São Januário ontem e fizeram um protesto contra Campello e a Equipe. Xingamentos, pedidios de jogadores, o tradicional "time sem vergonha", tudo foi ouvido ontem, mas até onde se sabe o protesto não passou disso.

Campello acertou em tirar Ramon, agora que traga um técnico que tenha condições de realizar um trabalho de alto nível no Club, tirando o máximo desse elenco, que sabemos limitado, mas também que sabemos que pode dar muito mais do que deu no último mês.

Reforço na área?

Segundo informações, o meia argentino Leonardo Gil teria sido contratado pelo Vascão. O meia é canhoto, e vem por empréstimo até o meio do próximo ano. Atualmente atua no futebol árabe, para onde se transferiu no ano passado. Sua carreira foi construída na Argentina, e foi pretendido pelo Santos, por indicação de Sanpaoli.

Pode ser um bom reforço.

O Vasco também tem negociações avançadas com o Grêmio, e Patrick também pode pintar na Colina. O meia tem 21 anos, e começou muito bem, mas se perdeu muito rápido, quando passou a dar mais atenção a sua vida social noturna que ao futebol. Mas se vier a fim de dar a volta por cima poderá ajudar, porque jogar bola ele sabe, só que ninguém consegue jogar bola hoje em dia sem ótimo preparo físico.

Atuações, mas sem nota

Fernando Miguel - Não foi exigido, mas cometeu uma falha bisonha no segundo gol. Tenório -Não foi brilhante, mas deu dinamismo à lateral direita, e muito melhor que Pikachu. Miranda - Já vi fazer muito melhor e falhou no primeiro e segundo gol. Castan - Outro que caiu consideravelmente de produção. Henrique - Sua pior partida no Brasileirão. Neto Borges precisa ter mais chances. Andrey - Marcou correu, mas errou passes simples. Também caiu de produção. Carlinhos - Finalmente mostrou porque foi contratado. Longe de ser brilhante, mas deu dinamismo ao meio campo, e ajudou a fechar o lado direito. Marcos Jr - Enquanto teve pernas foi bem. Talvez o melhor do meio ontem. Ajudou bastante do lado esquerdo. Benítez - Já fez partidas melhores, e alternou bons e maus momentos. Mesmo assim era sempre perigoso. Talles Magno - Melhorou, até porque se movimentou mais. Mas falta a Talles mais confiança, melhor posicionamento em campo, e alguns fundamentos. Mesmo nível de Benítez. Cano - Já disse acima, e não venha dizer que ele não pegou na bola, mas atrasou jogadas que se desenvolviam bem. Fez o gol anulado, e só teve essa chance. Acho que vem errando posicionamento. Vinícius - Horrível! Não fez nada. Paredes - Ainda deve uma atuação melhor, mas ao menos ressucitou o setor ofensivo que tinha morrido com o cansaço de Talles. Gabriel Pec - Ele é fisicamente muito fraco. Precisa ganhar corpo, e não vejo melhor lugar para fazer isso que não seja na base. Ele ainda tem idade para isso. Grasselli - Mesmo sem tempo para treinar, mudou a cara do Time ao mudar o esquema tático, e fez até com que alguns atletas melhorassem de rendimento, e outros conseguissem participar mais do jogo. Mesmo assim errou nas substituições. Faltando 15 min com o Time perdento, você coloca jogadores dentro da área para tentar o abafa, e numa bola vadia alguém meter para dentro, e não coloca pontas para cruzar para um Time baixinho. Pois ele optou pela segunda opção. Tinha Ribamar e Thiago Reis, que poderiam brigar dentro da área, e optou por colocar Paredes e Vinícius. Resultado, o Vasco ficaria levantando bolas o resto do sábado, e não ganharia nenhuma.

Sauidações Vascaínas!

 

2 comentários: