segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Atlét. MG 4 x 1 Vasco: MASSACRE! E desabafo.

O Vasco foi a Belo Horizonte jogar contra o Atlét. MG e voltou arrebentado. A questão não foi escalação, a questão foi tão somente esquema tático, e essa palhaçada de sair jogando com a bola dominada. Vai nos meus comentários dos primeiros jogo; "essa história de sair com bola dominada é bonitinha, mas tem que ter time, porque se não vai ter jogo que a casa vai cair". Esse jogo foi ontem, mas pode não ser o único, ou muda essa PALHAÇADA, ou vai tomar outros sacodes contra times com uma intensidade de jogo muito desproporcional, que foi o que aconteceu ontem.

O jogo parecia até que seria interessante, porque a primeira chegada foi do Vasco, logo com 1 min de jogo. Depois ficou um jogo equilibrado, com o Atlét. MG com mais posse de bola, e o Gigante se fechando bem. Aos 8 min um golaço. Carlinhos cobrou lateral longa, Réver cortou muito mal, a bola foi no peito de Benítez que, de costas, matou já ajeitando, e meteu uma bicicleta linda. Gol mais bonito do campeonato.

Mas o Vasco acabou nesse gol. 5 min depois os mineiros cruzaram baixo da esquerda, e tinha 4 atacantes na área, contra dois defensores, a bola passou, foi ajeitada para trás, e sem nenhuma marcação, foi batida no canto, e o empate aconteceu. Aos 17 min Keno fez sua grande jogada, que foi aos trancos e barrancos, e conseguiu cruzar rasteiro, Graça cortou mal, e na sobra a virada. Aos 27 Carlinhos fez uma lambança na entrada da área em saída de bola, Graça fez o pênalti, e 3x1. Aos 32 min foi a vez de outra saída de bola errada, Marcos Jr. foi desarmado, e Castan fez o pênalti. A cobrança deu números finais ao jogo. 4x 1 e o Atlét. MG diminuiu o ritmo.

Segundo tempo o Vasco voltou mais adiantado um pouco, e Henrique fez boa jogada pela esquerda (foi a melhor jogada do Vasco no jogo), mas o goleiro fez a defesa (foi a única dele no jogo). Foi só. Depois disso, mesmo com o time mais devagar, só dava Atlét. MG, tanto que aos 15 min Andrey tomou o segundo amarelo, e foi expulso. 

Com 10, e com o Atlét. MG de freio de mão puxado, seguiu um massacre dentro de campo. O Vasco mal passava do meio de campo, e o Time nitidamente ficou muito nervoso. O Atlét. MG vinha com a bola dominada, entrava e criava, meteu bola no travessão, Fernando Miguel fez algumas defesas, enquanto o goleiro deles apenas assistia ao jogo de dentro do campo. Depois dos 35 min o Atlét. MG parou de vez, e o Vasco voltou a chegar próximo a área mineira, e aos 40 min Bastos cobrou falta com perigo. Aos 49 min o árbitro acabou o massacre.

O Vasco jogou muito mal, porque quer jogar fora das características de seu elenco. Cano é ótimo, mas a bola ao menos precisa chegar na área. Essa história de ponta aberto é tática de 1960, porque nos anos 70 os pontas já estavam caindo em desuso, e em 74 a Holanda já tinha mostrado que a movimentação e alteração de posição é muito mais eficiente. No ataque, guardar posição é pedir para ser previsível e facilmente marcado. A defesa começa no ataque, adiantando todo o time. O time inteiro sobe para marcar não só os atacantes.

O time de Guardiola joga assim. O Atlético apertava a saída de bola, e os zagueiros atleticanos marcavam no campo de defesa, DO VASCO. A marcação do Altético era dobrada, às vezes triplicada, e não tinha jogador livre nas proximidades. O resultado é que, ou você perde a bola, ou dá um chutão pro lado, ou rifa. O Vasco, com essa baboseira de sair jogando, perdia a bola. Para jogar como Ramon quer, você precisa ter um time com Xavi, Iniesta, Messi, Puyol, etc. Basta dizer que Guardiola já não joga mais assim, porque ele não tem mais esses jogadores a disposição.

Antes do jogo eu falei que o Vasco tinha que jogar com uma linha de 4 atrás, e liberar mais o meio campo para chegar ao ataque, incluindo Andrey, ou inverter o esquema de Ramon, e atacar mais pela esquerda, mas aí o LE tinha que ser Neto Borges. Henrique não sabe atacar, ele é muito fraco nisso. Pois bem, ele ficou no meio do caminho, repetiu os mesmos erros de esquema tático, ficou preso nessa bobagem de "plano de jogo", e o Vasco não tomou de 8 porque o Atlét. MG não quis.

Diferente do que Ramon disse ontem, o Time não estava mal escalado, o Time estava era muito mal esquematizado, a tática foi completamente equivocada, como tem sido já há algum tempo. Para sair do esquema de jogo do Atlét. MG você tem duas opções principais: ou você tem o time com Iniesta, Xavi, etc, ou você se posiciona todo no seu campo de defesa, e faz as ligações em velocidade, ainda mais sobre dois zagueiros lentos, e um ainda chumbado, como Réver.

O resultado do jogo de ontem é que caímos para a 8ª posição na tabela, perdemos Benítez e Andrey para a partida contra o Bahía, e temos uma enorme dor de cabeça para esse confonto, porque já vimos várias vezes que não temos reservas a altura desses dois atletas. 

ACORDA RAMON! TÁTICA É BOA QUANDO ESTÁ ADEQUADA AO ELENCO E AO ADVERSÁRIO. A SUA ESTÁ TODA EQUIVOCADA!

E CONTRA O BAHÍA TEM QUE GANHAR DE QUALQUER FORMA.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário