quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A primeira grande virada do Vascão

Um pouco da história do Vascão para aqueles que são Vascaínos, mas não conhecem a história de nosso Clube centenário e sempre engajado nas causas sociais, sempre quebrando barreiras, sempre virando jogos, quando todos eram contra.

Começa quando em 1915 o Vascão abriu seu departamento de futebol, e começou a recrutar jogadores dos subúrbios cariocas, e com isso incomodou a elite. É bom lembrar aqui, que o futebol não apareceu no Brasil como um esporte popular, mas sim de elite, já que vinha da Europa e era considerado como um traço da europeização da fina flor de nossa sociedade.

O Vascão estreou na terceira divisão do campeonato da cidade do Rio de Janeiro em 1917. O campeonato era então organizado pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA). E se escrevia assim mesmo.

Em 1922 o Vascão já disputava a segunda divisão, e nesse ano tomou a decisão de subir para a elite do futebol da cidade. O Vascão vinha em segundo no campeonato, liderado pelo Villa Izabel, e venceu ao Villa e na sequência ao Mackenzie e ao Palmeiras, sagrando-se o campeão da Segunda Divisão.

Garantido o acesso, ao Vascão ainda restava um jogo classificatório contra o São Cristóvão, último colocado da Primeira Divisão. O jogo terminou empatado em 0x0, e a LMSA acusou o Vascão de escalar o jogador Albanito Nascimento (Leitão) de forma irregular por o mesmo ser analfabeto.

Acontece que Albanito já havia jogado vários campeonatos pelo Bangu, mas na hora da transferência exigiram que ele fizesse uma carta de próprio punho em frente a um observador da LMSA, solicitando a mesma. Assim, Albanito jogou todo o campeonato sob efeito de um recurso conseguido pelo Vascão junto a LMSA. Notem que com esta acusação poderiam inclusive impugnar a vitória da Segunda Divisão, e rebaixá-lo a Terceira Divisão novamente.

E enquanto se brigava nos bastidores, o Vascão alfabetizava Albanito a toque de caixa, e o mesmo acabou por escrever a tão necessária carta, teve sua situação regularizada e o Vascão subiu a Elite do futebol Metropolitano. O América acabou como campeão da Cidade, mas o Vascão lutou contra tudo e contra todos para vencer.
A história acima é uma das primeiras que mostram a capacidade do Vascão em virar condições adversas, mesmo quando todos se voltam contra ele. Porque não podemos reverter a situação nesse Brasileirão de agora? Basta união e apoio forte da Diretoria, e nós vamos virar mais essa situação adversa.


Quem quiser a história completa clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário