O Vascão empatou ontem com o Fluminense em jogo que conquistou 1 pt a duras penas. Não que o Time Vascaíno não tenha criado, não tenha tido boas oportunidades, mas fato é que o Fluminense foi muito mais perigoso, e teve bem mais oportunidades de gol que o Vascão, e devemos o ponto à péssima pontaria dos adversários, e a algumas boas defesas de Fernando Miguel. Como disse, não que não tenhamos criado e dado trabalho, mas o Fluminense teve mais volume, criou mais, e melhor que nós. O Time nitidamente se recente da falta de Talles Magno.
O primeiro tempo começou muito animado, e até os 7 min cada time teve duas boas oportunidades, sendo que Fernando Miguel fez sua primeira boa defesa antes de 2 min de jogo, após cochilada da zaga Vascaína. Após isso o Fliminense dominou, mesmo sem incomodar, mas a partir dos 15 min começou a criar boas oportunidades, e chegou a meter uma bola no travessão. O Vasco só voltou a dominar e criar no final do primeiro tempo, quando voltamos realmente a chegar com perigo.
O segundo tempo foi de amplo domínio do time da Zona Sul, que criou várias oportunidades até os 30 min, quando o Vasco passou a incomodar mais, e chegou mesmo a dominar a partida durante algum tempo. No final o Vasco praticamente abdicou de atacar, optando por fazer o tempo passar.
Apesar de muitas oportunidades por pelas duas equipes, a verdade é que a partida apresentou nível técnico fraco. Foram muitos erros de passe, principalmente por parte do Vasco, e muitos erros de finalização, principalmente por parte do Fluminense, mas não apenas dele.
O que mais preocupa é que o Time Vascaíno caiu de produção nos últimos 3 jogos. Claro que temos problemas, claro que times oscilam, que atletas jovens costumam oscilar muito, mas não podemos deixar de observar que o Vasco tem apresentado medo de agredir, de jogar. Basta dizer que os períodos em que dominamos foram devido a postura em campo. Subimos a marcação, apertamos a saída de bola, tomávamos, e já estávamos armados para o contra-ataque. Mas na maior parte das vezes nos posicionamos muito atrás, nos postamos muito próximos de nossa própria área, e não conseguíamos fazer a transição rápida entre defesa e ataque. O meio campo apresentou uma exagerada lentidão e muitos erros de passe.
Quanto a atletas o blogueiro entende que Ribamar é o único atacante de área com velocidade para esse esquema, mas isso não muda o fato de ele brigar o tempo todo com a bola. Ele luta, batalha, corre, marca, incomoda os zagueiros, mas ele é fraquíssimo tecnicamente. Guarín está deslocado de sua verdadeira posição, e está apresentando alguma dificuldade em se adaptar às novas funções. Richard tem lampejos, mas não são comuns, e Ramon até apoia direitinho pela direita, mas ele está muito longe de ser um craque. Bruno Gomes tem mostrado a oscilação natural, e ainda se adapta ao Time principal.
Vanderlei Luxemburgo fez alterações na equipe, e ela vem apresentando dificuldades naturais em se adaptar às novas funções e atletas que entram em campo. Isso se resolve com tempo, e com pequenos ajustes, que podem ser necessários. Mas se tínhamos nos afastado das possibilidades de pré-Libertadores na última rodada, a depender dos resultados desse domingo pode ser que nossas chances se tornem remotíssimas.
Mas ainda vejo uma classificação a Sulamericana como um objetivo altamente viável e de acordo com o elenco que temos. Torcemos sempre por mais, mas temos que saber que às vezes o mais é bonus, enquanto que outros objetivos são obrigação. Nossa obrigação é Sulamericana, Libertadores é bonus.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário