sábado, 30 de novembro de 2019

Associa Vasco!

Já somos 117.000 associados. Nessa nova leva de associados encontramos ídolos do Club, crias da casa, e o mais importante, o torcedor comum. Entre esses estão Souza, Alan Kardec, o zagueiro Rodrigo, repórteres, etc. Eles se unem a Roberto Dinamite, Pedrinho, Felipe Maestro, e a muitos outros que já estavam lá.

Se você tem condições, associe-se também, e pare de apenas observar; faça a História.


Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

São Paulo 1 x 0 Vasco

O Vasco jogou mal e perdeu para o São Paulo ontem no Morumbi. Velhos erros voltaram a aparecer, velhas falhas voltaram a se mostrar claras, em um momento em que elas não poderiam jamais reaparecer.

Mas hoje eu não vou comentar a partida, porque vou simplesmente colar o que Flávio Dias, do canal Atenção Vascaínos, falou. O que ele disse, é o que eu escreveria aqui, com a exceção de que o Time do Vasco não precisa de um divã, mas de jogadores melhores.


Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

São Paulo x Vasco

O Vascão enfrenta o São Paulo hoje lá na Terra da Garoa. A partida é importantíssima. O empate nos garante definitivamente na Série A de 2020, e a vitória tem grande possibilidade de nos colocar definitivamente na briga por uma vaguinha na pré-Libertadores do próximo ano. Desnecessário dizer que precisamos entrar com uma espada em cada mão, e uma faca entre os dentes, porque o adversário não é fácil de ser batido quando joga em seus domínios.

Para o jogo o Vascão tem problema, mas também alguns incentivos a mais. O problema é a inconstância da Equipe na competição. Faz um jogo fantástico contra o Flamengo, e logo após empata de forma melancólica com a Chapecoense, e essa oscilação é que nos mantém nessa posição de meio de tabela.

Mas temos bons motivos para pensarmos num bom resultado. Primeiro porque conquistamos vitórias importantes fora de casa, e algumas vezes não conquistamos resultados melhores porque erros grotescos de arbitragem nos tiraram vitórias e pontos importantes. Então temos bom retrospecto jogando fora de casa neste campeonato.

Outro motivo de pensarmos num bom resultado é que Castan está liberado para enfrentar o São Paulo, com base num efeito suspensivo. O presença do Capitão em campo pode ser muito importante nesta reta final de Brasileirão.

Por último temos a presença de Luxemburgo. Pode-se falar o que quiserem do "Profexô", mas o cara é guerreiro. Após uma notícia complicada de se receber, de passar por duas cirurgias, e ele está lá, planejando 2020, com planos de começar cheio de gás. Ele merece um "sprint" final desses atletas, e os próprios atletas também merecem esse esforço final, porque o prêmio pode ser grande.

E é com esse espírito que precisamos entrar em campo hoje.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Vasco já planeja 2020

Apesar de ainda não ter definidas todas as competições que irá disputar o Vascão já planeja 2020. A contratação de um atacante é realmente prioritária, mesmo porque Rossi não deve ficar, mas ela não é a única necessidade.

O Vascão precisa de dois homens de meio-campo, que saibam armar o jogo, e que cheguem para finalizar. Também precisamos de um bom reserva para Pikachu na Lateral Direita, e um atacante de lado de campo, que seja rápido e capaz de puxar contra-ataques. O ideal seria que Rossi ficasse.

Com isso já teríamos um time capaz de disputar mais acima na tabela do Brasileirão, e até de disputar uma Sulamericana ou Copa do Brasil com possibilidade de título, ou uma boa campanha numa Libertadores.

Passo a passo o Vascão pode retornar aos bons tempos.

Seja Sócio do Vascão

O Vascão lançou uma campanha para aumentar o número de sócios, que é inspirada na blackfriday. Com alguns planos oferecendo descontos de 50% nos valores para associação, o Vascão já aumentou em 10.000 o número de sócios em apenas dois dias.

Se você tem condições mínimas de bancar um plano, então acesse o site do Gigante, faça seu cadastro, e seja sócio do Vascão. O verdadeiro clube do povo precisa de todos os torcedores.

Castan só volta na última rodada

O capitão e base da defesa Vascaína foi condenado a quatro jogos de suspensão pelo STJD. Como já cumpriu um jogo, o Capitão só volta no jogo contra a Chapecoense, na última rodada. A partida será no São Januário, e poderá ser decisiva para o Vascão conquistar uma vaguinha na pré-Libertadores.

Saudações Vascaínas!

domingo, 24 de novembro de 2019

Força "Profexô"!

A notícia do câncer de Vanderlei Luxemburgo caiu como um balde de água fria sobre a torcida. O próprio Luxemburgo já disse que seu mal seria do tipo mais brando, e que apesar de necessitar da cirurgia, a doença é tratável, curável, e não deve ter maiores transtornos.

Que tudo siga por este bom caminho anunciado pelo "Profexô", e que ele se recupere rápida e plenamente, seguindo sua vitoriosa carreira.

Força Luxemburgo!

Ainda Profexô

Na mesma ocasião em que anunciou sua doença, Luxemburgo anunciou também que tem interesse de permanecer no Vascão, e para isso já negocia com Alexandre Campello. Mostrou também muito pé no chão, já que sua exigência não é exatamente financeira, mas de compromisso do Vascão, com a montagem de uma equipe mais forte, e com menos problemas financeiros durante a temporada.

Exatamente o que eu disse, não teremos um Time de astros já no próximo ano, mas temos tudo para brigarmos mais acima na tabela, e para isso bastam uns 3 ou 4 bons nomes. Somando isso à boa base que já temos, e a bons valores que sobem da base, teremos boa chance disso.

Fim de semana sem Vasco

Isso é muito chato. E ainda ter que aturar flamenguista, piorou.

Planejamento para 2020

O Vasco pretende aumentar a folha salarial do futebol em 20%. Temos alguns atletas no elenco que custam muito e produzem muito pouco. O caso de Bruno César é o mais emblemático, mas não é o único. De qualquer forma, usando o atleta como moeda de troca, dispensando outros, e com esse aumento na folha, dá para trazermos os 3 ou 4 bons nomes que falei acima.

Reta final

Para o Vascão faltam apenas 4 rodadas para o final do brasileirão, e nossos adversários estão a seguir na ordem em que os enfrentaremos: São Paulo (f), Cruzeiro (c), Bahia (f), Chapecoense (c).

Com essa sequência podemos fazer ao menos 7 ou 8 pts. Isso nos garantiria uma Sulamericana alta, uma premiação melhor do Brasileirão, e um final de ano mais tranquilo. Para chegarmos a uma pré-Libertadores, além de vencermos os 4 jogos, ainda precisaríamos torcer por alguns tropeços.

Saudações Vascaínas!


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Vasco 1 x 1 Goiás

Apesar da boa apresentação contra o Flamengo no clássico da última quinta-feira, o empate de ontem já era algo bastante possível de acontecer. E falamos isso no pré-jogo, quando falamos de dar espaços ao Goiás, quando falamos da dificuldade que tem mostrado ao jogar dentro de casa. Então, mesmo que não gostemos do resultado, não dá para dizer que é um resultado daqueles totalmente inesperados, e isso ainda que contemos a diferença de peso de camisa.

No primeiro tempo parecia que quem jogava em casa era o Goiás. Fernando Miguel fez ao menos duas boas defesas, tomou bola no travessão, e o Vasco nada. O Vasco só foi chegar aos 31 min, quando Guarín isolou uma bola em que recebeu sozinho, já dentro da área. Aos 34 Guarín chutou 2 vezes para abrir o placar.

Depois disso só deu Vasco, que perdeu umas 5 ótimas oportunidades. Aos 24 min um gol do Goiás anulado, que eu até agora não vi o motivo, e aos 51 min Henriquez, que fez uma partidaça contra o Flamengo, foi de uma infelicidade sem igual, e acabou fazendo contra.

No final o Vasco voltou a sofrer com suas deficiências, o Alçapão está parecendo mais com uma sala de estar, onde os convidados têm se sentido a vontade. E atenção que isso não é culpa da Torcida, que tem comparecido, incentivado, empurrado, mas o Time não tem correspondido. O Time sim, tem se portado confuso, não consegue agredir, não consegue impor velocidade, não consegue passar segurança na defesa, e nem incomodar no ataque.

Isso tudo não é problema de técnico, mas de elenco.

Precisaremos investir bastante para o próximo ano. Temo técnico, temos uma base, temos uma melhor condição financeira, agora precisamos dar uma melhorada no Time, começar a ter posições melhores, premiações melhores, e isso fará o Vasco retomar definitivamente o rumo.

Se ele conseguir fazer isso, ele terá feito a melhor administração dos últimos 20 anos, mesmo com toda a oposição que teve dentro do Club, mas se ele insistir em manter um Time meia-boca, ele jogará por terra muito do esforço feito nos últimos 2 anos.

Quanto ao campeonato, acredito que terminaremos em nono. Um pouco melhor que a projeção do início do ano, mas aquém daquilo que um Club da grandeza do Vasco pode conquistar.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Vasco x Goiás

O Vascão entra em campo hoje a noite para enfrentar o Goiás no São Januário. O jogo é importante demais para o Cruzmaltino, porque em caso de vitória nos garantimos logo na Série A do próximo ano, e ainda nos posicionaremos a apenas 3 pts de uma vaga na pré-Libertadores. Em apoio ao Time teremos um São Januário outra vez lotado, pois sábado já havíamos garantido 13.000 ingressos vendidos para o confronto.

Apesar de todos os nossos objetivos, precisamos lembrar que temos um adversário tinhoso e perigoso pela frente hoje. Verdade que os vencemos no primeiro turno, mas eles até uma rodada atrás estavam na nossa frente na tabela, e costumam complicar jogos para os adversários. Com esse objetivo espero um Goiás bem fechado, tentando os contra-ataques, buscando aquela bola para tentar decidir o jogo num único lance, e impedir o adversário de jogar.

E é justamente essa a estratégia que costuma complicar o Vascão, Time muito mais afeito a jogar no erro do adversário, do que furar defesas fechadas. Isso não significa que não consigamos fazê-lo, apenas que teremos uma já conhecida dificuldade para enfrentar adversários que se propõem a jogar com essa postura. E para furar essa defesa precisaremos de 3 coisas fundamentais. A primeira é do setor direito, disparado o mais forte do Cruzmaltino. Rossi, Raul, e Pikachu conseguem fazer desse setor Vascaíno um dos mais fortes do país, e é onde reside nossa maior esperança.

As outras duas esperanças maiores são um Guarín inspirado, e um Marrony, que tem dado mostras de recuperação do bom futebol que apresentou no início do ano, voltando inclusive a balançar as redes. Se isso funcionar teremos grandes chances de sairmos com mais uma vitória, de chegarmos ao 9º lugar na tabela, e nos posicionarmos com a mira direta no sétimo lugar, e numa vaguinha na pré-Libertadores.

Que nosso final de ano seja melhor que o começo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 17 de novembro de 2019

Análise do elenco para o próximo ano

O Vascão tem 14 atletas e Vanderlei Luxemburgo com contratos terminando no final do ano. Além disso temos uma série de atletas que não chegaram a emplacar este ano. Vamos fazer uma análise do elenco, e dar nossa opinião do que precisamos mudar para o próximo ano.

Empréstimos:
-Sidão (goleiro) - tchau
-Cáceres (LD) - tchau
-Danilo Barcelos (LE) - tchau
-Felipe Bastos (volante) - por que voltou? tchau
-Richard (volante) - para reserva serve, mas sem loucuras por ele.
-Valdívia (meia) - tchau
-Clayton (atacante) - tchau
-Rossi (atacante) - sem loucuras, mas devemos tentar mantê-lo 

Término de contrato:
-Guarin (volante) - precisa ter o contrato renovado
-Henriquez (zagueiro) - também podemos renovar. Se será titular ou não dependerá das contratações.
-Felipe Ferreira (meia-atacante) - seria bom para a reserva, mas sem loucuras
-Marquinho (meia) - tchau
-Kaio Magno (atacante) - nunca jogou, mas pela idade pode ficar para ser melhor observado
-Bruno Ritter (volante) - teve poucas oportunidades. Pode ser emprestado para ganhar experiência, e voltar com mais oportunidades.

Fora isso temos outros atletas que podem ser incluídos em negociações, como Bruno César, Werley, Ribamar. Abre espaço financeiro no elenco, não apenas para trazer novos atletas com melhores espectativas, mas também para valorizar e promover a boa base que temos.

-Vanderlei Luxemburgo - O Vasco deve se esforçar para manter o técnico para 2020. O time precisa ser reforçado, precisamos trazer pelo menos uns três reforços para serem titulares, e que não serão contestados. Desde que sejam atletas comprovados, e que não venham com históricos recentes de lesões sérias, ou de longo período de baixo rendimento, estarão enquadrados nesse critério. Ataque, meia de ligação (atacante) e lateral esquerda são as prioridades, mas como vamos dispensar boa parte do elenco, então outras posições também poderão ser contempladas.

Mas o técnico também precisa entender que ainda não será no próximo ano que teremos um time a nível de Flamengo. Já poderemos brigar entre os 8, mas dificilmente teremos time para brigar pelo título. Claro que a utilização da base pode compensar isso. Talles Magno, Bruno, etc, podem aumentar muito de rendimento, ainda mais se colocarmos outros 3 bons nomes na equipe, e isso pode catapultar o Time a disputar coisas grandes, mas não é garantia. Acredito que com isso tenhamos um 2020 bem melhor.

Saudações Vascaínas!

sábado, 16 de novembro de 2019

Fim de semana sem Vascão

Longos 2 dias sem jogos do Vascão. A CBF tira o club mais importante do país do final de semana, e o coloca para jogar na segunda-feira. Segunda era para colocar esses times que não conseguem ganhar nem jogo de porrinha sem ajuda externa.

Vascão tem que jogar é domingo, de preferência no horário nobre do futebol.

Mesmo assim vamos detornar o Goiás na segunda-feira, e partir para ganhar uns pontinhos a mais aí, para terminarmos bem o ano, quem sabe até muito bem?


Luxemburgo fica, Luxemburgo sai?

Ele já disse que quer ficar, ele tem interesse em fazer um trabalho de recuperação do Club, de levar a títulos, a torneios internacionais importantes. Mas se não for assim ele já disse que não quer ficar.

Em outras palavras o "Profexô" vai conversar com o presidente Alexandre Campello, se houver a real possibilidade de ter um time forte, em condições de disputar títulos, ou ao menos uma Libertadores, ele fica, mas já disse que se as condições forem as mesmas desse ano, ele sai.

E é direito dele. Simples assim.

Muita gente falando da arbitragem no jogo Flamengo x Vasco

Essas arbitragens absurdas não são de hoje que vemos, e não adianta nada a gente falar, porque nada muda. De qualquer forma o time deles ainda reclamou no final do jogo.

Ridículo é pouco pra essa turma.

Ainda sobre Flamengo x Vasco

Já disse isso no meu comentário sobre o jogo, e volto a cobrar aqui?

Por quanto tempo o Maracanã ficará interditado pelos objetos atirados em campo? Quantos mandos de campo o Flamengo vai perder? O zagueiro desequilibrado deles, que gosta de agredir os outros pelas costas vai tomar quantos jogos de suspensão? Como o clubeco deles vai ser punido pelas confusões no final do último jogo?

Só para lembrar que, se fosse em São Januário, a imprensa retardada já estaria pedindo fechamento eterno do Estádio, rebaixamento do Vasco, etc, etc.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Flamengo 4 x 4 Vasco: água no chopp? Vasco é timaço?

Jogo emocionante, bem jogado, cheio de idas e vindas, que só foi decidido nos acréscimos, e que mostrou um Vasco, que se jogasse sempre assim certamente estaria umas 4 ou 5 posições acima na tabela. A verdade é que o Vascão jogou contra aquele que é considerado o melhor time do país no momento, e jogamos de igual para igual, sendo até um pouco superiores ao Flamengo.

Mas o Vascão não teve uma sorte melhor no jogo devido a umas ajudinhas da arbitragem ao nosso adversário. O pisão que Raul levou foi digno de um vermelho direto. Não houve nem disfarce; já com o pé no chão, e equilibrado, o desequilibrado zagueiro mulambo ergue o pé e pisa Raul caido, sem que esse tenha a menor chance defesa, porque estava de costas para o adversário. Passou em branco. Teve outros lances em que o árbitro também poderia ter interferido no sentido de evitar a violência do time da Zona Sul, mas ele se omitiu nesse quesito.

E foi de viradas, reviradas, e busca do resultado. Tomando gol aos 42s de jogo, isso desestabiliza qualquer time. E foi um gol aos trancos e barrancos, porque foi assim que a jogada foi construída, para aí sim, uma conclusão precisa e letal. O Vasco não só assimilou o golpe, como virou o jogo, em belo gol de Marrony, e uma jogada sensacional de Pikachu, que só foi parado com pênalti muito bem marcado pelo árbitro. Mesmo assim tivemos azar, e os caras empataram num gol contra, da mais pura sorte.

No segundo tempo, mais uma boa jogada pela direita, que encontrou o contestado Marcos Junior sozinho, após excelente movimentação dentro da área. O Vasco teve chance de ampliar, mas foi o Flamengo quem criou mais, e acabou por virar a partida, já em sua reta final. Mas o Vascão não se intimidou, e partiu para cima, até que o também contestado Ribamar acertou uma cabeçada, já nos acréscimos, e decretou o empate.

Depois do jogo os flamenguistas resolveram mostrar que sentiram a pressão, e tentaram arrumar confusão. Além disso, durante o jogo, a torcida flamenguista jogou copos e objetos no gramado. O STJD vai punir o desequilibrado Pablo Mari, que além do pisão covarde em Raul, também ia agredindo Ribamar também de forma covarde? Vai tirar mandos de campo pelas confusões pós jogo, e pelos abjetos atirados nos Vascaínos? Ou vai acabar em pizza de novo, quando a questão é punir o time de várzea?

Quanto a nós agora temos que nos concentrar 100% no Goiás. A vitória nos levará a 46 pts, nos garantirá matematicamente na Série A, e a depender dos outros resultados, pode nos deixar a apenas 3 pts da pré-Libertadores. A atenção, a raça, a disposição, tudo isso e mais a torcida têm que estar no mesmo nível de ontem, porque é um jogo que pode ser crucial para nós.

No final das contas não chegou a ser água no chopp, o Vascão não passou a ser um timaço, mas eles sentiram o golpe, não apenas de não ter nos vencido, mas também porque jogamos de igual para igual.

Para finalizar um depoimento colhido no Facebook. Acho que resume o sentimento da maior parte da Torcida, e acho que mostra a responsabilidade que esse grupo passou a ter, depois da boa exibição de ontem.

Saudações Vascaínas!



Pedro Henrique Rocha do grupo Vascaínos Ilustres

Vasco hoje jogou como Vasco.
Gol aos 40 seg? Não abalou.
Virada? Não abalou.
Jogo acabando? Fomos atrás.

Se não fosse a enorme diferença técnica entre os times sairíamos com uma vitória. Acho que o irresponsável do Castan fez falta ali atrás.

Jogo para se aplaudir o time de pé. Fomos guerreiros, não entramos com medo e enfrentamos o melhor time do Brasil de igual pra igual.

Hoje deu orgulho de ver.

Um jogo onde uma derrota não alteraria nada e uma vitória mudaria muita coisa. E o empate?
O empate na forma que foi, foi moralmente até melhor que uma possível vitória magra com o time se fechando e segurando a pressão.

Seria injusto destacar alguém pq acho que foram todos bem, mas vou pontuar 3 jogadores que não são muito falados ou são criticados.

Henriquez - a regularidade que ele vem jogando é de se elogiar. Joga sério, sabe sair jogando e joga feio quando necessário. Temos que renovar o contrato dele ontem.

Ribamar - sim, eu sei que ele é caneleiro, mas é sem dúvidas um dos jogadores mais voluntariosos do time. Gosto de atacante assim, raçudo. Eu com certeza manteria ele no elenco de 2020, não para ser titular, mas acho que pra banco é uma boa opção. Atacante veloz, forte e raçudo. Talvez num elenco mais qualificado renda mais.

Ricardo Graça - entrar nesse rabo de foguete não é mole. E ele se comportou muito bem. Começou até que mal no Vasco, mas ultimamente ganhou confiança e vem crescendo demais. E no lance da confusão com o jogador de playground do Flamengo, mostrou o verdadeiro espírito de um Vasco x Flamengo. Nasce um líder?

Agora é garantir a sul-americana e iniciar o planejamento para 2020.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Flamengo x Vasco

O Vascão enfrenta o Flamengo no Maraca hoje. com transmissão apenas por pay-per-view. A partida é dificílima, e não deveria ocorrer hoje, porque foi adiantada da rodada 34. 

E como eu disse, dificílima, porque o Flamengo vem de uma sequência impressionante de vitórias, porque é o virtual campeão brasileiro, porque está na final da Libertadores da América, porque tem um elenco realmente qualificado, que vem conseguindo repor eventuais ausências, sem perder a pegada e o padrão.

Mas isso não significa que o jogo esteja perdido, porque o Flamengo também deve estar, a essa altura do campeonato, com as atenções todas voltadas para a final da Libertadores, a ocorrer daqui 10 dias. Nunca é demais lembrar que é um título que o Flamengo não conquista há 39 anos, e que virou um fetiche da torcida deles.

Também temos alguns incentivos extras no Vascão, que está engasgado com as últimas duas derrotas, que está engasgado com o "já ganhou" dos adversários, que precisa da vitória para se garantir de vez na Série A do próximo ano, e com tranquilidade buscar uma posição um pouco melhor nesse Brasileirão.

Mesmo com tudo isso aí acima, o Vascão deverá entrar em campo buscando jogar no erro do adversário, ou seja, deve se fechar para buscar contra-ataques rápidos com Rossi, Pikachu e Marrony, e sonhando que Ribamar acerte o gol. Enquanto isso o Flamengo buscará encurralar os Vascaínos.

Lembrando que há pouco tempo o Goiás quase venceu, mesmo já estando com um placar desfavorável de 2x0.

Os ingredientes para um jogão existem, esperamos que ele realmente seja bom.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CSA 0 x 3 Vasco: Subimos na tabela

O Vascão venceu o CSA ontem no Estádio Rei Pelé, em jogo onde fez os gols, e o adversário perdeu os gols. Digo até que o placar foi exagerado, se tomarmos em conta a produção e as chances criadas pelas equipes. Vejam, o placar ser exagerado não é o mesmo que não merecermos vencer. O Vascão foi muito mais eficiente, criou mais, e além dos três gols ainda perdeu uns 4 ou 5.

O primeiro tempo foi o mais equilibrado. O CSA foi o primeiro a ameaçar, mas depois o Vasco chegou ao menos umas 3 vezes com chances de marcar, antes do belo gol de Raul. Depois disso o Vasco criou mais algumas oportunidades, e o CSA também, mas num jogo equilibrado.

No segundo tempo o CSA tentou ir para cima, mas o Vasco soube usar os espaços e o campo deixado pelo time nordestino, e a vitória se consolidou num gol em que Henriquez subiu sozinho e cabeceou com estilo, e no gol contra, em que Rossi foi recompensado pelo esforço de não deixar a bola sair, e de uma infelicidade sem tamanho do defensor adversário.

A vitória nos levou aos 42 pts, e no fez voltar à 11ª posição, agora empatados com o Goiás, e com quem jogaremos no próximo final de semana. Mas antes disso enfrentaremos o Flamengo, em jogo adiantado da 34ª rodada, devido a final da Libertadores.

É hora de vencermos o time da Gávea.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Vasco 1 x 2 Palmeiras

O Vascão perdeu para o Palmeiras, e permanece com chances matemáticas de ir a uma Libertadores no próximo ano, mas na prática isso ficou muito difícil. São 9 pts que nos separam dessa classificação, e 8 pts que nos separam da Z4, ou seja, estamos ali, no meio da tabela, e brigando para permanecermos estáveis, subir um pouco para termos uma arrecadação melhor na premiação do Brasileirão, e chegarmos numa Sulamericana enfrentando adversários teoricamente mais fracos.

O jogo teve dois momentos distintos. O Palmeiras abriu o placar no primeiro lance perigoso da partida, e o Vascão empatou num gol contra. Apesar do gol contra, o jogo foi muito equilibrado, com ótimas chances das duas equipes, e o Vascão perdeu ao menos umas duas oportunidades, daquelas que não se podem perder. Além disso as duas equipes criaram outras oportunidades, mas não tão claras. 

O segundo tempo teve a mesma toada até os 20 min, quando passou a só dar Palmeiras, que acabou por fazer o segundo aos 31 min. Depois disso o Vasco até voltou a se adiantar um pouco, mas não criou nada que justificasse um resultado diferente.

Após mais essa derrota em casa, resta ao Vascão vencer o CSA fora de casa. Nesse jogo a vitória é imperativo, porque nos aproxima de uma vez por todas dos 45 pts que nos garentem a Série A em 2020, e também porque pode nos posicionar um pouco melhor na tabela, já que o Vascão acabou por perder uma posição nesta rodada.

Saudações Vascaínas!

domingo, 3 de novembro de 2019

Fluminense 0 x 0 Vasco: Adeus Liberta?

O Vascão empatou ontem com o Fluminense em jogo que conquistou 1 pt a duras penas. Não que o Time Vascaíno não tenha criado, não tenha tido boas oportunidades, mas fato é que o Fluminense foi muito mais perigoso, e teve bem mais oportunidades de gol que o Vascão, e devemos o ponto à péssima pontaria dos adversários, e a algumas boas defesas de Fernando Miguel. Como disse, não que não tenhamos criado e dado trabalho, mas o Fluminense teve mais volume, criou mais, e melhor que nós. O Time nitidamente se recente da falta de Talles Magno.

O primeiro tempo começou muito animado, e até os 7 min cada time teve duas boas oportunidades, sendo que Fernando Miguel fez sua primeira boa defesa antes de 2 min de jogo, após cochilada da zaga Vascaína. Após isso o Fliminense dominou, mesmo sem incomodar, mas a partir dos 15 min começou a criar boas oportunidades, e chegou a meter uma bola no travessão. O Vasco só voltou a dominar e criar no final do primeiro tempo, quando voltamos realmente a chegar com perigo.

O segundo tempo foi de amplo domínio do time da Zona Sul, que criou várias oportunidades até os 30 min, quando o Vasco passou a incomodar mais, e chegou mesmo a dominar a partida durante algum tempo. No final o Vasco praticamente abdicou de atacar, optando por fazer o tempo passar.

Apesar de muitas oportunidades por pelas duas equipes, a verdade é que a partida apresentou nível técnico fraco. Foram muitos erros de passe, principalmente por parte do Vasco, e muitos erros de finalização, principalmente por parte do Fluminense, mas não apenas dele.

O que mais preocupa é que o Time Vascaíno caiu de produção nos últimos 3 jogos. Claro que temos problemas, claro que times oscilam, que atletas jovens costumam oscilar muito, mas não podemos deixar de observar que o Vasco tem apresentado medo de agredir, de jogar. Basta dizer que os períodos em que dominamos foram devido a postura em campo. Subimos a marcação, apertamos a saída de bola, tomávamos, e já estávamos armados para o contra-ataque. Mas na maior parte das vezes nos posicionamos muito atrás, nos postamos muito próximos de nossa própria área, e não conseguíamos fazer a transição rápida entre defesa e ataque. O meio campo apresentou uma exagerada lentidão e muitos erros de passe.

Quanto a atletas o blogueiro entende que Ribamar é o único atacante de área com velocidade para esse esquema, mas isso não muda o fato de ele brigar o tempo todo com a bola. Ele luta, batalha, corre, marca, incomoda os zagueiros, mas ele é fraquíssimo tecnicamente. Guarín está deslocado de sua verdadeira posição, e está apresentando alguma dificuldade em se adaptar às novas funções. Richard tem lampejos, mas não são comuns, e Ramon até apoia direitinho pela direita, mas ele está muito longe de ser um craque. Bruno Gomes tem mostrado a oscilação natural, e ainda se adapta ao Time principal.

Vanderlei Luxemburgo fez alterações na equipe, e ela vem apresentando dificuldades naturais em se adaptar às novas funções e atletas que entram em campo. Isso se resolve com tempo, e com pequenos ajustes, que podem ser necessários. Mas se tínhamos nos afastado das possibilidades de pré-Libertadores na última rodada, a depender dos resultados desse domingo pode ser que nossas chances se tornem remotíssimas.

Mas ainda vejo uma classificação a Sulamericana como um objetivo altamente viável e de acordo com o elenco que temos. Torcemos sempre por mais, mas temos que saber que às vezes o mais é bonus, enquanto que outros objetivos são obrigação. Nossa obrigação é Sulamericana, Libertadores é bonus.

Saudações Vascaínas! 

sábado, 2 de novembro de 2019

Fluminense x Vasco

O Vascão volta a jogar no Maraca, dessa vez enfrentando o Fluminense pela 30ª rodada do Brasileirão 2019. Os times têm objetivos semelhantes, e também discordantes na partida. De semelhante podemos dizer que ambos precisam vencer devido ao Z4, o Vascão para se afastar de vez, o Fluminense para tentar dar uma escapada, já que beira ocupa a primeira posição dentro da Z4. Ambos também buscam se recuperar de maus resultados obtidos na última rodada, mas o que difere mesmo é que o Vascão ainda tem uma distante esperança de buscar um pré-Libertadores, e uma real possibilidade de uma Sulamericana alta, enquanto que o Fluminense ficará muito satisfeito se conseguir simplesmente se manter na Série A do Brasileirão.

O Fluminense vem passando por um momento bastante complicado, apresentando um futebol medíocre, mas tem um time que pode surpreender. Ganso e Nenê fazem parte do elenco, além de vários jovens valores, como João Pedro. Mas o time treinado por Marcão precisará de mais do que alguns nomes conhecidos e de jovem promissores para buscar essa vitória, porque o time vem se arrastando, apresentando um futebol medíocre nesse segundo turno, ainda pior do que aquele apresentado na primeira parte da competição.

Já o Vascão precisa urgentemente reencontrar o caminho das vitórias, dos bons resultados, e principalmente de um melhor futebol. As duas últimas rodadas foram emblemáticas, já que os Vascaínos apresentaram um início de jogo de bom para muito bom, abriram o placar nas duas partidas, mas inexplicavelmente se retraíram excessivamente, e sofreram um empate e uma virada. Luxemburgo precisa reacender a chama pala vitória, que parece ter diminuído nessa equipe, depois de 3 bons resultados seguidos. Certo que alguns desfalques fazem muita falta, mas mais certo ainda é que algo parece ter mexido com os jogadores, que se portaram de forma exageradamente cautelosa nos dois últimos confrontos da equipe.

A partida será às 19h00, e só terá transmissão por pay-per-view.

Vamos apoiar o Vascão, vamos torcer, e vamos atrás desses 3 pts e recuperação.

Saudações Vascaínas!