domingo, 16 de dezembro de 2018

29 anos do BI

O Vascão está completando 29 anos da conquista do Bicampeonato Nacional, conseguido após a vitória por 1x0 sobre o São Paulo em pleno Morumbi. A fórmula do Campeonato era diferente, e o  pelo fato de ter a melhor campanha do torneio, o Vascão poderia empatar duas, ou até perder a primeira, porque entrava na final com um ponto a mais. Assim, uma vitória significava o título antecipado, e foi isso que aconteceu com o gol solitário de Sorato.

Por sinal, Sorato jamais foi um grande craque, ou teve uma carreira brilhante, mas teve uma estrela enorme, que fez com que estivesse no time, no momento e no local certos, marcando positivamente uma das maiores torcidas do país, e fazendo com que ainda seja ídolo, mesmo depois de quase 30 anos passados.

De qualquer forma, o título veio em boa hora, e se na época o Vascão já não era a equipe "retraída" da década de 60, também não despontava como um trator. Essa situação mudou justamente a partir do título conquistado no Morumbi, já que a década de 90 foi francamente favorável ao Cruzmaltino, que em cerca de 12/13 anos conquistou 3 brasileiros, uma Mercosul, uma Libertadores, além de vários Cariocas e Torneios Menores.

Acácio, Luis Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antonio Boiadeiro, Bismark e Willian, Bebeto e Sorato. Esse foi o Time Vascaíno que entrou em campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário