domingo, 30 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno lamenta despedida melancólica, mas isso já é passado

Perdemos para o avaí. De certa forma isso já estava previsto, pois se tomamos de 5 em casa, imaginem na Ressacada e com boa parte do elenco já de "férias". Bem, dos males o menor e não tomamos outra goleada. Só que Série B já é coisa do passado, e vamos falar de 2015 que é o que interessa a partir de agora. Na verdade é o que interessa mesmo desde o jogo contra o icasa.

Como já disse antes, precisamos de um atacante, e que seja um goleador. Thales é bom, mas não é um homem gol, Kleber, além de ter tido passagem apagada, também não é esse homem. Para Série B quebraram o galho, mas precisamos de alguém lá na frente que faça gols.

Só que montagem de elenco passa antes de tudo pela escolha do treinador. Ou trazemos um treinador agora em dezembro para começar a trabalhar na montagem desse elenco (Gilson Kleina seria bom nome), ou mantemos Joel Santana (eu teria dado mais tempo a Jorge Luis).

E com esse pensamento eu manteria Joel Santana. Ele já conhece Eurico, foi indicação do próprio Eurico, conhece São Januário, não fez exatamente um trabalho ruim (foi do nível de Adilson Batista), não temos tanta grana para investir em treinador, classificou o time mesmo com todos os problemas extra-campo (Adilson também classificaria), e ainda por cima mostrou algumas ideias táticas modernas, pena que o elenco não acompanhou.

O mesmo podemos dizer de Rodrigo Caetano, que está deixando a Colina após um excelente trabalho. Devemos lembrar que sem dinheiro nenhum ele montou um dos melhores elencos do país. Ninguém pode negar que o uma equipe que tem Martín Silva, Rodrigo, Douglas, Guiñazu, Aranda, Kleber e Maxi Rodrigues tem uma espinha dorsal fortíssima, e ainda assessorados por Luan, Thales... o elenco era bom no papel, mas dentro de campo não deu certo. Não é a primeira nem será a última vez que algo desse tipo acontece.

Mas seja Joel, seja Gilson, seja qualquer outro, o certo é que o Vascão tem que começar a se definir logo. Continuamos sem dinheiro, e precisamos ir logo atrás de um elenco. O Carioca deveria ser usado para dar rodagem para a garotada. Claro, assessorados por alguns experientes, mas já temos no elenco Guiñazu, Rodrigo e Martín Silva, então mais dois ou três estariam de bom tamanho, e teríamos mais uns 4 meses para conseguir uns nomes de peso para a disputa da Série A.

Mas para isso precisamos começar a nos planejar já, e a escolha do treinador é a primeira coisa que devemos fazer.

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - avaí x Vascão

Domingão é dia de A Voz do Vascaíno. Imperdível hoje, com a participação de Rodrigo Caetano, que se despede da Nação e faz um balanço de sua segunda passagem pela Colina.


Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - avaí x Vascão

Domingão é dia de A Voz do Vascaíno. Imperdível hoje, com a participação de Rodrigo Caetano, que se despede da Nação e faz um balanço de sua segunda passagem pela Colina.


sábado, 29 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: última oportunidade de ver o Gigante este ano

Jordi; Diego Renan, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Aranda e Douglas; Maxi Rodríguez, Kléber e Rafael Silva (John Cley).

Esta deve ser a escalação que Joel Santana deverá mandar a campo hoje às 16:20 hs contra o avaí. Entendo Joel, até porque ele não deverá seguir a frente do elenco Vascaíno em 2015, então busca uma saída honrosa, tanto para ele, quanto para o elenco, e uma vitória hoje poderia dar um ar de êxito a um ano a ser esquecido.

Na minha opinião isso é pura ilusão. E por isso mesmo escalaria mais atletas que tenham subido da base, como Henrique na esquerda, Jhon Cley de volante, ou armador, Yago ao lado de Rafael Silva, Anderson Salles ao lado de Luan. No segundo tempo ainda colocaria Marquinhos do Sul, etc. É necessário dar rodagem a esses atletas, e deixá-los mais adaptados à equipe principal, mesmo porque a maioria dos atletas que classificaram o Vascão para a Série A consideram que já cumpriram com seu dever e, portanto, já se consideram de férias, e para completar, boa parte dos "heróis" não deverá permanecer na Colina. A garotada, ao contrário, vai querer mostrar serviço.

Mas assim como boa parte do elenco, Joel Santana também não deverá permanecer no comando do Vascão para 2015, e olha que ele era a opção de Eurico Miranda para tirar o Vascão do buraco ano passado.

E como já é de se esperar, aqueles que não permanecerão em seus postos de trabalho, costumam perder o interesse em apresentar grandes resultados, no futebol não é diferente.

Finalizando nosso comentário, muito se falou de Adilson Batista, mas Papai Joel fez campanha muito similar à do primeiro comandante do ano, e mesmo que vençamos o avaí hoje, essa situação não irá mudar.

Aí fica a pergunta: a culpa de resultado tão pífio era do técnico ou do elenco? Talvez dos dois?

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a temporada que termina

E a temporada vai terminando para o Vascão. Amanhã temos o último jogo do ano, lá em Santa Catarina contra o avaí, e depois só deveremos voltar a ver o Vascão novamente ano que vem, provavelmente em fevereiro. Talvez tenhamos um ou outro jogo treino ou amistoso que seja televisionado, mas oficialmente só na estreia do Carioca. Então aproveitamos a oportunidade para fazer uma rápida análise do desempenho da equipe Vascaína este ano.

Começaremos pelo campeonato Carioca, onde fomos vice-campeões, e o flamengo levou o título. Na verdade o Carioca não serve muito como parâmetro, pois o nível técnico é fraquíssimo, e o desempenho dos quatro grandes foi abaixo da média. Tudo bem que flamengo, Vascão e fluminense foram os três primeiros colocados, mas o botafogo nem mesmo chegou às semifinais, e o flamengo teve que receber ajuda da arbitragem várias vezes, assim como o fluminense também. Isso significa que num campeonato fraquíssimo, o desempenho deixou muito a desejar.

Na Copa do Brasil saímos na fase das oitavas de final, com uma derrota e um empate contra o abc de Natal. Nada contra o time do Rio Grande do Norte, mas para o Vascão foi mais um desempenho abaixo da crítica, não pela eliminação em si, mas contra quem e pela forma como foi. Outros cariocas também sofreram? Problema deles, o que não aceito é o Vascão chegar até as oitavas aos trancos e barrancos, e ser eliminado por uma equipe com investimento muito inferior ao do Cruzmaltino.

E na Série B veio talvez o maior dos micos Vascaínos este ano. Tudo bem que conquistamos a vaga para a Série A, garantimos a terceira colocação e com uma rodada de antecedência. Ótimo desempenho para equipes médias e pequenas, mas para o Vascão isso foi ridículo, como foram ridículas várias declarações de atletas Vascaínos dizendo que a classificação era suficiente e que não havia necessidade de título.

Como não, cara-pálida? Vascão entra para ganhar até competição de cuspe a distância, quanto mais campeonato de futebol, e seja de que divisão for. Esses atletas não entenderam o espírito do Club, e muito menos conseguiram honrar as tradições Vascaínas. Lamentável, além de totalmente desnecessário. Tivéssemos dado mais atenção à garotada da base, talvez a situação ao final do certame tivesse sido melhor e ainda tivéssemos conseguido uma boa base para começarmos 2.015. Mas antes  tarde do que nunca, por isso peço a escalação desses garotos contra o avaí. 

E que ano que vem tenhamos um ano com uma equipe mais qualificada. É o mínimo que podemos esperar. Depois analisaremos outros esportes e áreas do Club.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno vai aonde interessa

Em nossa última postagem falamos rapidamente sobre nossa opinião na reformulação do elenco Vascaíno, e achamos que essa reformulação deve começar já no jogo contra o avaí. Como? Simplesmente deixando os medalhões de fora, incluindo Martín Silva. Não que tenhamos algo contra o goleiro, até porque já provou ser bom goleiro, além de dedicado, afinal não é qualquer um que recusa uma convocação para a seleção, para ajudar seu time a subir de divisão. A questão é que o jogo de sábado é uma ótima oportunidade para observar melhor alguns jovens, como Yago, Marquinhos do Sul, Jordi, Jhon Kley, etc. Coloca a garotada para jogar, observa, dá mais experiência para essa turma, e já começa a montar o elenco do ano que vem.

E falando em montar, o que vem sendo especulado na Colina até que é bem interessante. Rafael Sobis poderia ser o atacante titular que pedimos, Diguinho chegaria para brigar por vaga, mas não gosto do nome de Emerson Sheik. Nada contra o homem, mas não gosto do futebol dele.

Os possíveis patrocínios também poderiam ser interessantes, Coca Cola voltando ao mercado da bola e a empresa aérea TAP chegando. Tomara que se concretizem, e que os apoiadores de Eurico consigam controlá-lo. Seria desastroso para o Club que ele não honrasse contratos, como já o fez antes.

domingo, 23 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a classificação sofrida

Discordo de Guiñazu, que parabenizou o elenco Vascaíno. Para ele esse elenco merece parabéns muitas vezes por ter conquistado o objetivo da classificação. O blogueiro aqui diz apenas o seguinte, embora não goste muito de usar esses termos em seu Blog: PUTA QUE PARIU! Para a campanha em si e para o resultado do jogo de ontem. Para aqueles que torceram por esse jogo decisivo no Maraca, para que a Nação tivesse a oportunidade de fazer uma grande festa, ficou a decepção de quase terem tido um infarte de tão infame que foi a atuação da equipe, para aqueles, que como eu, queriam uma classificação tranquila e com o título, ficou a decepção de uma campanha fraca, de uma equipe confusa, em muitos momentos pouco compromissada, e na maior parte do tempo perdida em campo.

Uma classificação que valeu por ela mesma, mas lamentável no sentido de como foi e da campanha que fizemos. Isso não chegou nem perto de ser Vascão.

Rápida análise das posições para o ano que vem:

Goleiros - Estamos bem servidos.

Laterais - Lorran deveria ser mais testado no estadual, Diego Renan serve de coringa para as duas, mas precisamos de um LD já para a disputa do estadual.

Zaga - Temos bons zagueiros. Para trazer outro só se for um Dedé ou Réver. Como não vem...

Volantes - Precisamos de ao menos 2 volantes.

Armadores e meia armadores - Precisamos de vários. Se possível ficaria apenas com Dakson, Montoya e Maxi Rodrigues. Precisaríamos de uns 3 jogadores para essas posições, sendo ao menos 1 para ser titular

Ataque - Fico com Thales, Edmílson e Raphael Silva. Precisamos de ao menos 3 jogares para essa posição, sendo ao menos um para ser titular.

E que Eurico acerte já no ano que vem.

Saudações Vascaínas!

Blog do Vascão Eterno e a Voz do Vascaíno

Hoje é mais um dia com A Voz do Vascaíno. Serão analisados os últimos dois jogos do Vascão e teremos pauta com vários assuntos de interesse da Nação. Não percam hoje, às 22:00 hs.

sábado, 22 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno, os erros de Eurico e o ponto que falta


Na quinta-feira eu estava assistindo ao programa SportCenter da ESPN, e como era de se esperar fizeram a reportagem sobre a eleição de Eurico Miranda à presidência do Vascão. Após a eleição e celebração Eurico respondeu algumas perguntas aos jornalistas presentes, e uma das coisas que disse foi que iria trabalhar para acabar com o Bom Senso FC, que o movimento era uma brincadeira e que os líderes não tinham o direito de fazê-lo por serem atletas consagrados e bem remunerados. Nada mais retrógrado, arcaico e sem noção. Não que Eurico esteja certo ou errado sobre suas posições quanto ao BSFC, eu mesmo tenho ressalvas a algumas de suas linhas de ação, mas uma coisa é você apontar erros e defeitos nas reivindicações dos atletas, a outra é tentar desqualificar e ridicularizar o movimento utilizando-se de argumentos fajutos e preconceituosos. No dia da eleição geral no Club, Eurico já tinha se recusado a falar com alguns dos jornalistas presentes, mais especificamente aqueles que trabalham para a empresa responsável pelas maiores entradas nos cofres do Club.

No primeiro caso o apresentador do SportCenter respondeu que brincadeira era os Vascaínos terem reconduzido Eurico à presidência do Club, e no segundo, o que podemos esperar é mais asfixia financeira, acabando os adiantamentos de cotas de televisão e, quem sabe, diminuindo ainda mais a presença do Vascão na telinha.

É, Eurico começou muito bem...

E enquanto isso o time Vascaíno se prepara para enfrentar o icasa no Maraca. Precisamos de apenas 1 pt para garantirmos a subida à Série A, mas a Nação Cruzmaltina merece muito mais do que isso, merece uma boa exibição e uma vitória convincente. Não assisti ao vivo, mas o vi a partida contra o vila nova, que não foi brilhante, mas foi muito melhor que as últimas exibições da equipe. Douglas correu, fez o que se espera de um armador, ajudou na marcação e distribuiu bem o jogo. O time todo mostrou vontade e o resultado apareceu. Não custa nada eles darem esse presente de final de ano para os Vascaínos, uma boa vitória com uma boa atuação.

Afinal, a Nação já está se mobilizando para lotar o Maraca, e acredito que iremos por mais do que 60.000 no estádio. Só nas primeiras horas de venda de ingressos já tinham sido quase 30.000, e o setor Sul, tradicionalmente Vascaíno, já está esgotado.

Essa galera merece, e muito.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: Eurico confirmado pelo CD

E Eurico Miranda foi confirmado como presidente do Vascão para o período 2015-2017. O resultado de 190 x 26 não deixou nenhuma margem a dúvidas de que Eurico comanda o Vascão no momento, e cabe aos poucos opositores fazerem uma oposição inteligente, apontando erros e desvios da administração que tomará posse no dia 2 de dezembro.

Eurico precisará de muito mais do que simplesmente ter seus rompantes de ira na proteção do Vascão, por sinal, isso é o que ele menos deverá fazer na atual gestão. Não estamos mais nos anos 80 e 90, e tais atitudes hoje em dia apenas deixam Club e Nação antipatizados, afastam investidores, diminuem drasticamente as receitas e tampouco são garantia de que o Club atingirá seus objetivos esportivos.

Tampouco deverá ser um dócil cordeirinho, e achar a dose certa entre a agressividade e a passividade será o grande desafio de Eurico Miranda, pois só com isso poderá mostrar mudanças ao mundo da bola, que deem nova credibilidade ao Club.

Além disso, Eurico ainda precisará recuperar patrimônio dilapidado, aumentar esse patrimônio (como prometeu), modernizar a estrutura administrativa do Club, diminuir sensivelmente uma dívida que passa de meio bilhão de reais, e formar um time a altura das tradições Cruzmaltinas nos campos do país e do exterior.

Se fizer tudo isso em apenas três anos terá garantido seu lugar no panteão dos mais poderosos deuses de todos os tempos, porque os 12 trabalhos de Hércules terão sido brincadeira de criança frente a recuperação do Vascão por Eurico, e em tão pouco tempo.

Boa sorte Eurico, você vai precisar.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: só falta UM ponto

Ontem o Vascão começou perdendo, mas virou de forma que não deixou muitas dúvidas sobre o resultado da partida.: 3x1 com gols de Carlos Cesar, Douglas e Jhon Cley. A vitória nos manteve a 6 pts de boa esporte (4º), atlético GO (5º) e avaí (6º) e deixa a classificação muitíssimo bem encaminhada. Encaminhada sim, porque o Vascão vence todos no saldo de gols, e com sobras, mas perde no critério vitória para o boa e em caso de descuido pode ser ultrapassado nesse critério pelos outros concorrentes.

Então agora é foco total, só falta UM ponto para garantir matematicamente a classificação, e cumprir o maior objetivo do ano, que é o regresso à Série A. Mas mesmo garantindo o regresso, ele foi ofuscado pela não conquista do título da B, porque essa história de que ninguém valoriza é para boi dormir. O Vascão tem que entrar para ganhar qualquer coisa, até competição de cuspe a distância, quanto mais uma competição de Série B.

Ele não deveria estar disputando isso, mas uma vez lá tem que entrar e ganhar.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: COMEÇA A DECISÃO


Isso mesmo, começa a decisão em 3 jogos para o Vascão, e nesses 3 jogos o Vascão joga o planejamento e o êxito de todo o ano de 2014, já que sem dúvidas o principal objetivo do Club este ano é o regresso à Série A do Brasileirão, de onde jamais deveria ter saído. Claro que poderíamos ter ido melhor; poderíamos ter ganhado o Carioca, competição que perdemos de forma estranha; poderíamos ter ido mais longe na Copa do Brasil, já que na opinião deste blogueiro fomos eliminados toscamente pelo abc de Natal. Não que o adversário não tenha merecido, mas nós tivemos um desempenho muito aquém do esperado.

Desempenho aquém do esperado que, no fundo, foi a tônica deste ano de 2014 na Colina, pois o Carioca é sabidamente um campeonato de nível técnico baixo, fomos eliminados na CB por um adversário duro, mas inferior ao Vascão, e durante toda a Série B deste ano apresentamos um rendimento bem longe daquilo que poderíamos ter realizado, e do potencial que esta equipe apresentava no papel. Mas como é sabido, papel e realidade são duas coisas que nem sempre andam juntas. E neste caso as declarações de alguns atletas durante a disputa da Série B, de que o título não era importante, apenas vem corroborar com teorias de corpo-mole e de falta de interesse de parte do elenco.

Só que agora tudo isso tem que ficar no passado. Martín Silva, Carlos Cesar, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício e Douglas; Rafael Silva, Maxi Rodrigues e Kleber. Essa equipe provavelmente entrará em campo hoje, e tem a obrigação de correr, conquistar esses 3 pts e deixar a classificação mais do que encaminhada. Mais uma vez lembramos que o vila nova já está rebaixado, não aspira absolutamente mais nada este ano e apenas cumpre tabela de forma melancólica. É hora deste elenco Vascaíno mostrar que também não querem acabar o ano de forma melancólica.

E a Nação também. Já participou de forma fantástica ano passado, contra o abc, e agora é novamente chamada a lotar o Caldeirão e levar esse time no grito, o grito positivo e bonito que vem das arquibancadas, arrepia o Vascão e atemoriza os adversários.

Por motivos profissionais este blogueiro não poderá mais ir ao estádio este ano, mas estará lá de espírito e pensamento, acompanhando e incentivando o Vascão. Àqueles que podem estar presentes, não deixem de ir e de dar sua contribuição.

Pra cima deles Vascão!

domingo, 16 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno comenta situação da equipe Vascaína

Vamos ser rápidos nesse comentário. O Vascão tinha gordura, e a está usando. Além disso tem tido sorte de seus adversários pela vaga estarem fazendo de tudo para que o Vascão a conquiste, embora o próprio Club da Colina venha fazendo o máximo possível para dificultar isso. Mas no somatório das duas forças aí, pró e contra a subida do Vascão, as forças pró estão ganhando, e o Vascão está praticamente classificado para a Série A do ano que vem e, segundo Eurico Miranda, não cai nunca mais.

Sobre Eurico não posso afirmar que suas declarações sejam a verdade, pois só o tempo se encarregará de confirmar ou não tal situação, mas sobre o acesso à Série A podemos afirmar com 99% de certeza de que o Vascão está classificado, bastando para isso conquistar 4 pts em 3 jogos, sendo que 2 deles serão em casa (Caldeirão e Maraca), e contra o rebaixado vila nova e o desesperadíssimo icasa. O último será o mais problemático, pois enfrentaremos o avaí em Santa Catarina, e provavelmente o adversário ainda terá chances de alcançar o G4. Mas na minha cabeça é inimaginável não vencermos os dois próximos adversários, e o 1 que deixei de chance de não subirmos é só devido ao imprevisível que está sempre presente no futebol. E disse isso prevendo que nossos adversários comecem a vencer seus jogos, mas se eles permanecerem nos ajudando podemos subir até sem fazer pt nenhum.

Mas cá entre nós, se esse elenco não conquistar vitórias contra vila nova e icasa, jogando em casa, com um puta apoio da torcida, isso seria uma mancha absurdamente grande e horrível em suas carreiras, e ainda iria respingar no Vascão, que seria esportiva e financeiramente prejudicado pela preguiça e incapacidade de meia dúzia de atletas.

Que tal hipótese passe muito longe da Colina, e do elenco. Para isso basta muita atenção e aplicação nesses últimos 3 jogos. 

A VOZ DO VASCAÍNO- Ceará X VASCO-16/11/2014

Bom dia Vascaínos(as)! Hoje a noite temos A Voz do Vascaíno, que irá analisar a eleição de Eurico Miranda no Vascão e a ridícula derrota do time para o ceará. O time do ano passado tinha problemas sérios na defesa, e o desse ano no setor criativo e no ataque. Essa é minha opinião, qual será a dos apresentadores do programa, e participe ao vivo pelo Youtube, Twitter ou email.


sábado, 15 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: que lambança!

Às vazes eu acho, mas em outras tenho certeza mesmo. Esse último é o caso do jogo de hoje, quando me ficou claríssimo que Joel Santana não acompanhava o Vascão antes de assumir a equipe, pelo menos não assiduamente. Porque só isso explica a escalação equivocada de hoje. 3-5-2? Adilson tentou essa escalação e o Vascão fez uma de suas piores exibições do ano, e hoje repetimos a dose.

Esse esquema tático antiquado, equivocado e horroroso, somado ao péssimo desempenho individual das mesmas figuras de, e o Vascão escapou de levar outra sova histórica.

A arbitragem errou contra o Vascão, mas não podemos colocar nela a culpa pela derrota. A verdade é que os cearenses cansaram de perder gols, foram sempre mais perigosos, e não aplicaram uma goleada daquelas de fazer o adversário perder o rumo de casa por pura falta de capricho nas finalizações. Time do Vascão foi medíocre.

Não farei uma análise individual geral do time como costumo fazer, mas analisarei os piores em campo.

Douglas - Disparado o pior do Vascão em campo. Não armou, não cruzou, não bateu faltas, enfim, não fez nada em campo. Figura nula e apagada.

Kleber - Nunca achei um bom jogador, e realmente não é. Figura apagada em campo, e ainda perdeu gol feito. De bom só o espírito de luta, mas é muito pouco para vestir o manto sagrado Vascaíno.

Maxi Rodrigues - No primeiro tempo correu como uma barata tonta, no segundo acrescentou arrancadas frustradas, na tentativa de resolver o jogo sozinho. Muito mal.

Rodrigo - Tecnicamente até foi bem, embora tenha se confundido com a tática usada no primeiro tempo. Mas não precisa ter metido aquele pé no jogador do ceará. Não é de hoje que vem mostrando instabilidade emocional, algo inaceitável para um atleta com a idade e experiência que Rodrigo carrega.

Mesmo com a derrota o Vascão deverá subir. Vencer o vila nova no Caldeirão e o icasa no Maraca não pode ser uma dificuldade tão grande.

Mas com tudo isso uma coisa já está muito clara, temos muitos contratos se encerrando no final do ano, e a grande maioria pode ser simplesmente ignorado uns 3 ou 4 atletas podem ficar para serem reservas, e abrimos espaço para trazermos uns 5 ou 6 atletas para serem titulares. Eurico terá que fazer uma reformulação grande nesse elenco.

Blog do Vascão Eterno traz a entrevista de Eurico Miranda - Balanço Geral - Record Rio 14/11/2014


O polêmico dirigente Vascaíno deve ter alguma carta na manga para fazer as promessas que fez. Tomara que cumpra, ou será o maior fiasco de sua história como dirigente do futebol do Club. Afinal, na situação financeira atual, prometeu um time competitivo em curto prazo e que até o final de seu mandato estará com o projeto pronto e talvez até começando as obras de ampliação de São Januário. E nesse ponto concordo com ele, não precisamos de arena, mas de um estádio maior e mais moderno, capaz de nos dar algum retorna com outros eventos além do futebol.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: Eurico restabelece seu quartel general

Enquanto o time vem cumprindo com sua obrigação mínima deste ano de forma burocrática e modorrenta, e alguns atletas dão declarações infelizes como essa de Kleber (ele não foi o primeiro a dizer coisas nesse sentido), fora dele Eurico Miranda vem reassumindo o Club de forma mais acelerada. Além de já ter iniciado a transição da atual para a próxima diretoria, mesmo que de forma não oficial, também vem indicando nomes que deverão ocupara cargos em sua futura gestão, que deverá tomar posse dia 19/11/2014

São os casos de Isaías Tinoco, que provavelmente ocupará o cargo de Diretor de Futebol (hoje ocupado por Rodrigo Caetano), José Luis Moreira que ocupará a vice-presidência de futebol, e Paulo Reis na vice-presidência jurídica do Club. Isaías negou qualquer contato, quanto aos outros dois  não fizeram nenhum desmentido. Segundo a imprensa o empresário Carlos Leite poderá aparecer na Colina com força outra vez. Para quem não sabe essa figura ilustre ajudou Eurico a formar o fantástico time rebaixado para a Série B em 2008.

E por último Antonio Peralta já confirmou que recebeu convite para assumir a segunda vice presidência geral do Club, mas disse que ainda não sabe se aceitará o convite. Essa dúvida não deveria nem existir. Esse blogueiro mesmo disse aqui no Blog do Vascão Eterno que a hora é de união, mas Peralta teve seu nome envolvido em várias polêmicas, sempre acusado de favorecer Eurico e ao mesmo tempo minar a administração de Carlos Roberto. O mínimo que deveria fazer era recusar qualquer convite para participar da diretoria de Eurico nesta transição. E existem outras formas de ajudar ao Club sem estar diretamente envolvido na diretoria do mesmo. A isso chama-se ética.

Mas confirmando-se ou não todos esses nomes, Eurico começa a dar cara à nova diretoria do Vascão. Alguns, como o empresário citado acima, são bastante discutíveis, principalmente pelo fato de termos o Club e sua diretoria tão estreitamente ligada a uma figura que busca lucro pessoal em detrimento do Club, mas outros são comprovadamente eficazes, bastando para isso terem condições de trabalho.

E como já dissemos antes, tudo depende da postura de Eurico. Se ele ficar um pouco mais tranquilo em relação a certas questões (e isso não significa virar vaquinha de presépio), se ele não promover caça as bruxas dentro do Club, se atuar de forma a unir e pacificar a Colina, deixar profissionais fazerem aquilo que podem e sabem fazer bem, e se dedicar a traçar metas, objetivos e agir nos bastidores, onde sabidamente tem boa fluência, aí teremos tudo para termos uma boa administração e começar a tirar o Vascão do atoleiro em que está.

Se ao contrário voltar a ser o Eurico que iniciou todo esse processo de derrocada, achando que ainda estamos nos anos 80, que ele é algum tipo de cavaleiro moderno lutando contra os dragões que ameaçam as terras do rei, aí teremos tudo para termos um período de trevas. Porque cá entre nós, a atuação dele após a saída de Calçada esteve mais para Don Quixote atacando moinhos de vento do que para um galante cavaleiro salvador de princesas indefesas.

Blog do Vascão Eterno:o time vai para Fortaleza pela classificação,

Kleber é um dos líderes da equipe Vascaína

A equipe Vascaína já está em fortaleza para enfrentar o ceará. O jogo é daqueles que dizem, vale 6 pts, pois o vozão já não está mais no G4, mas ainda é das equipes que podem alcançar o Vascão na tabela de classificação. A vitória elimina um concorrente e ainda deixa o Time da Colina ainda mais próximo da vaga à Série A, praticamente classificado mesmo.

Para esse jogo Joel Santana já adiantou que deverá escalar 3 volantes no meio campo, provavelmente Guiñazu, Aranda e Pedro Ken. Também teremos Dakson reaparecendo na equipe, e se ele mantiver a lógica de suas declarações, de que Douglas é imprescindível à essa equipe, o barrado deverá ser Maxi Rodrigues. Em outras palavras Papai Joel está indo a Fortaleza para empatar. Entendo que o empate não é mau resultado diante das circunstâncias, mas a vitória praticamente garante o Gigante na Série A do ano que vem.

Diante disso vemos que o Vascão precisa voltar a ser ambicioso também dentro de campo, e não apenas no discurso enlatado de que "é time grande, que tem que entrar em todas as competições para vencer", etc. 

Por sinal, as declarações de Kleber Gladiador esta semana foram de uma infelicidade inigualável. Dizer que eles não estavam preocupados com título porque ninguém se preocupa com título de Série B em time grande foi o cúmulo. Esconder a incapacidade e desinteresse dessa equipe com essa desculpa mais do que esfarrapada foi de uma infelicidade sem igual. Mas não sei se dava para esperar algo mais de alguém que anda se estapeando inutilmente com adversários dentro de campo e mesmo quando a bola está parada. Por sinal ele não foi o único que deu declarações nesse sentido, e até mesmo o maior ídolo atual da torcida já disse algo parecido este ano.

Esperamos que eles mostrem um pouco mais de interesse nessa reta final de Série B, garantam logo essa classificação e cumpram com a obrigação mínima deste ano. Um eventual tropeço nesse sentido não apenas será catastrófico para o Club, como também será uma mancha muito pior do que as duas quedas que o Vascão teve nos últimos anos, uma mancha que não haverá tempo que apague.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno comenta a volta dos que não foram

Eurico Miranda venceu as eleições no Vascão. Claro que falta a ratificação pelo Conselho Deliberativo do Club, mas a verdade é que desde antes das eleições Eurico já tinha a maioria no CD, imagem agora que coloca 120 conselheiros de sua chapa, a ratificação será mera formalidade.

E Eurico nunca chegou realmente a deixar o Club, não só pelo controle que demonstrou ter de vários poderes do Gigante, mesmo com a administração de Carlos Roberto em vigor, como também pelos processos e dívidas deixados por sua passagem anterior pela presidência do Vascão, que existem até hoje e que ainda aparecem novos.

Não é segredo para ninguém que este blogueiro não votaria em Eurico, e motivos dei vários. Mas é inegável que Eurico juntou uma turma competente ao seu redor, e também acredito que gente capaz de outras chapas estará pronta a ajudar, afinal a hora é de recuperação do Vascão, não de extensão da tensa campanha política que tivemos.

O problema é que a grande incógnita de tudo isso segue sendo o próprio Eurico. De um lado deu várias mostras de não ter mudado em nada, seja por várias declarações que deu nos últimos tempos, seja pelas alianças com algumas facções belicosas de torcidas organizadas, e que protagonizaram cenas lamentáveis durante sua campanha. Por outro lado são vários os relatos de gente ligada a Eurico, e que afirmam mudanças no velho dirigente Vascaíno. Por esses relatos ele estaria mais maduro (finamente aos 70 anos...), mas descentralizador, mais aberto ao diálogo.

E é bom que realmente esteja, pois dificilmente alcançará resultado distinto daquele de seu primeiro período na presidência, caso não mude bastante sua forma de agir. Carlos Roberto disse uma grande verdade após o resultado das eleições, que Eurico precisará colocar gente nos diversos cargos do Club e dar-lhes poder, além de parar de confundir defesa do Vascão com frequente conflito com outros atores ligados ao esporte - imprensa, patrocinadores, CBF e FFERJ, etc.- o que não significa ser subserviente (os últimos comentário são deste blogueiro).

Ou seja, Eurico precisa ser combativo sem ser truculento, precisa deixar que profissionais competentes administrem as áreas em que ele apresenta nítidas dificuldades, e mudar sua imagem frente ao mundo da bola, porque diferente da charge que já rola pelas redes sociais, a época em que ele assegurava os direitos do Vascão no grito já passou.

E quanto ao chororô de uma das chapas perdedoras, basta ver a goleada que foi a eleição de Eurico, que teve mais votos que as outras chapas juntas, e aceitar que essa foi a vontade dos sócios.

Boa sorte Eurico Miranda. O Vascão precisa que você seja exatamente competente. Mostre que você realmente é Vascaíno e pense mais no Club e em seu futuro so que apenas num momento.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno aguarda a apuração

A eleição vai terminando na Colina, e a boca de urna aponta o retorno de Eurico Miranda à Presidência do Gigante. Já nos posicionamos sobre essa situação, mas vamos aguardar o final da apuração pra nos pronunciarmos sobre as expectativas que temos para o próximo triênio.

E enquanto não sabemos o resultado oficial das eleições já podemos elogiar e comemorar o clima pacífico que prevaleceu em São Januário. Somos todos Vascaínos e não há motivo para as cenas de selvageria que ocorreram nos últimos meses. Parabéns à Nação que deu mostras de civilidade e democracia hoje.

Blog do Vascão Eteno e porque somos contra Eurico Miranda

O texto abaixo foi retirado do grupo Notícias da Corte, hospedado no Facebook e divulgado pelo Grande Benemérito Vascaíno Otávio Gomes. Não conheço todos os detalhes da vida de Eurico Miranda, até porque quando nasci, Eurico já era empregado do Gigante. Mas isso não significa que não tenha suficiente conhecimento da vida do ex-mandatário Vascaíno para poder dizer que Eurico já era.

E não falo isso baseado em sua vida particular, que a mim pouco interessa, mas em sua vida pública, como político e dirigente de futebol. A forma de Eurico agir é anacrônica, não surte mais o efeito desejado, e apenas lhe dá poder internamente, onde um grande número de pessoas ainda o teme, outros ainda o acham poderoso.

Mas isso não significa que ele não tenha sido importante para o Vascão. Já disse isso e volto a dizer, nas décadas de 80 e 90, quando os adversários eram Márcio Braga, Castor de Andrade, Luisinho Drumond, Vicente Matheus, para ficar apenas com os mais conhecidos, o jeito Eurico de ser dava certo. Ele era o mestre no clã da truculência e arrogância, ganhava no grito e se precisasse na força.

Na parte administrativa é inegável que sempre pagou as contas no Vascão. Mas o que poucos compreendem é que existe grande diferença entre "pagar contas" e "ganhar dinheiro e fazer contas". Eurico pagava as contas que Calçada autorizava, e Calçada fazia o dinheiro entrar nos cofres do Club. Quando Eurico concentrou todo esse poder em suas mãos, começou a derrocada do Gigante.

E Eurico também não entendeu que as coisas mudaram. O Vascão é uma marca atraente, dá retorno financeiro a seus patrocinadores, mas para isso necessita de seriedade no tratamento da Marca Vasco da Gama e das Marcas dos Patrocinadores. No fundo Eurico não respeita nem uma nem outra. Sem patrocinadores fortes não se faz futebol de ponta hoje em dia.

Eurico já disse que irá fazer tudo que já fez antes, ou seja, mostra que não aprendeu nada, mostra que não quer evoluir, e ainda acha que irá resolver tudo com força e truculência. Há quinze anos esse tipo de atitude já não tem mais a eficiência de antes. E cada vez tem menos eficiência.

Se Eurico fosse minimamente Vascaíno, deveria voltar a fazer aquilo que faz bem: pagar contas e bater na mesa, quando autorizado a isso. Deixe que outros ganhem o dinheiro e façam as contas.

Aproveitem o texto do GB Otávio Gomes. Ele diz que é tudo verdade, Eu não tenho conhecimento de pormenores da vida de Eurico para afirmar que sim nem que não, mas algumas coisas são suficientemente públicas para se confirmarem com uma simples busca na internet, como o caso do patrocínio da Ace (Proctor&Gamble) e SBT.




Tudo isso é verdade
Associado vascaíno,
A eleição desta terça-feira servirá para definir o futuro do nosso CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. Quando falamos de futuro, não estamos nos referindo apenas ao próximo triênio, mas a existência de nosso clube para sempre. A ameaça de o VASCO sumir do mapa esportivo é evidente e tem um nome: Eurico Miranda.
Presidente do Vasco entre 2001 e 2008, época em que ganhamos apenas um Campeonato Carioca, Eurico quer voltar para o que mais ama. E o que ele ama não é dirigir o nosso clube. É a chave do cofre vascaíno. Para fazer o que fez em suas passagens como presidente e vice-presidente, a partir do momento em que conseguiu poderes para isso: administrar os recursos como se fossem seus, causando enorme prejuízo para nossa maior paixão, o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.

Eurico vive de sugar o VASCO desde 1965, quando conseguiu o emprego de supervisor de cadastros. O que poderia ter sido uma vida de dedicados serviços ao VASCO tornou-se uma vida dedicada a se servir do VASCO. Quatro anos depois de entrar com carteira assinada, Eurico já se tornara vice-presidente de Patrimônio na ruinosa gestão de Reinaldo de Matos Reis, presidente vascaíno retirado do cargo por incompetência. Na sua sanha por poder e de olho em como chegar aos cofres vascaínos, Eurico chegou ao cúmulo de cortar a luz do clube em uma assembleia. Mesmo assim, não impediu a queda de seu aliado.
Defenestrado da vida política vascaína, Eurico afastou-se um tempo do VASCO (cuja camisa ele nunca apareceu ostentando em público, diga-se de passagem), durante a gestão de Agathyrno da Silva Gomes. Mas soube se aproximar do grupo de notáveis que fundou a União Vascaína, em 1979, que tinha abnegados como Antônio Soares Calçada, Pedro Valente, Alberto Pires Ribeiro e Olavo Monteiro de Carvalho. Aproximou-se especialmente deste último, um discreto homem que representa uma família de grandes empresários e, por isso, alvo de sua cobiça pelo que realmente interessa – o dinheiro alheio.
Assim, em 1979, quando a União Vascaína venceu as eleições, lá estava Eurico. Na época, era pouco mais que um estafeta de luxo do grupo. Virou representante do VASCO na federação e acabou ganhando importância. Três anos depois, traiu os que dizia seguir cegamente, candidatando-se em separado, mas foi fragorosamente derrotado por Antônio Soares Calçada. Derrota que se repetiu em 1986.
E eis que Eurico, vejam só, compôs com Calçada e tornou-se seu vice de futebol. À época, já tinha conseguido seu primeiro intento: um grande emprego no Grupo Monteiro Aranha, de Olavo Monteiro de Carvalho. Era o gerente geral da Besouro Veículos, uma potência em termos de concessionária de automóveis. Mesmo controlado de perto pelo diretor-geral Domiciano Sá, um homem dedicado à Monteiro Aranha S.A., Eurico usava a empresa a seu bel prazer com a ajuda de alguns empregados. Fazia da locadora de automóveis um balcão de negócios seus, emprestando carros sem custo a jogadores, cartolas, membros da federação e jornalistas que lambiam suas botas.
O pior ele fez com o consórcio da empresa, a maior revenda da Volkswagen no Rio de Janeiro nos anos 80. Deixou quase 300 consorciados sem seus carros, um prejuízo milionário, e causou fissuras na relação entre a Monteiro Aranha e a montadora alemã, sócias no Brasil. A empresa, de forma honesta, indenizou os prejudicados. Eurico, que gostava de bancar o fiscal até da quantidade de comida que os empregados da Besouro se serviam no refeitório, acabou demitido. E levou com ele um dos funcionários, o motorista Sérgio Luiz de Souza Santos, o “Sérgio Rolha”, que mais tarde teria papel fundamental para desnudar quem é Eurico, ao processá-lo na Justiça Trabalhista e revelar que foi lotado como funcionário fantasma no gabinete de Eurico na Câmara dos Deputados, em Brasília, até que este perdeu as eleições de 2002. O ex-presidente vascaíno foi condenado a devolver mais de R$ 338 mil ao erário por colocar um empregado doméstico para ser pago por todos os brasileiros. Pior: entre 2002 e 2006, “Sérgio Rolha” passou a ser pago com cheques emitidos pelo VASCO. Ou seja, com o dinheiro do nosso clube.
Sem emprego na Besouro e ainda sem o mandato de deputado que conquistaria mais tarde, Eurico voltou sua bateria para os cofres vascaínos. Mas Calçada o impedia de arruinar o clube. Só que uma trapaça do destino o ajudou a pilhar o VASCO. Em 1994, o craque Dener foi emprestado pela Portuguesa de Desportos para o Campeonato Carioca. Ao VASCO, cabia fazer um seguro de vida. Eurico, vergonhosamente, negligenciou esta obrigação do contrato – isso sendo advogado de formação e se auto-intitulando como um administrador de futebol. Em maio de 1994, um trágico acidente de carro na Lagoa tirou a vida de Dener e decidiu os destinos das finanças vascaínas.
Sem o seguro, a Portuguesa e a esposa de Dener acionaram o Vasco em busca da justa reparação. O processo arrastou-se por alguns anos. Neste tempo, com a administração Calçada tomando conta dos cofres, o Vasco progredia e acabou, em 1998, ganhando a Libertadores da América em seu centenário – título que Eurico tenta se apropriar como “dele” até hoje, mas que é de Calçada. Na mesma época, o clube conquistou o maior contrato de patrocínio e licenciamento de marca do País, com o Nations Bank/Bank of America. Uma soma tão impressionante de dinheiro que seria capaz de nos levar ao topo do futebol mundial por anos.
Porém, logo no começo dos repasses, o VASCO perdeu a briga judicial pela indenização sobre a morte de Dener e teve algumas de suas contas bloqueadas. Em vez de expor o prejuízo que causou e honrar a dívida, orientou o patrocinador a depositar dinheiro em contas de terceiros e a deixar mais de R$ 12 milhões em Bahamas, um paraíso fiscal, à disposição sabe-se lá de quem (ou sabemos de quem...). Uma das contas usadas no Brasil foi a de um humilde funcionário, que recebeu mais de R$ 13,5 milhões, soma ainda mais absurda se considerarmos a época em que isso foi feito, entre 1996 e 2000. Da conta do funcionário partiram cheques para empresas de Eurico, para pagamentos de suas contas pessoais e até para sua campanha de reeleição a deputado federal. Gráficas, cabos eleitorais, cartões de crédito com despesas de supermercados e restaurantes a até os bancos de couro de uma Pajero foram pagos com estes recursos. DINHEIRO DO VASCO.

Eurico exauriu o clube. Mas não fez apenas isso. Como era uma figura odiada por muita gente de bem, passou a colocar-se como uma espécie de defensor do VASCO, quando, em verdade, usava o VASCO para se defender. Atacado por todos, chegou ao ápice de mau administrador na final do Campeonato Brasileiro de 2000 – Copa João Havelange. Depois de teimar em jogar em São Januário, o superlotou de forma criminosa, mesmo podendo atuar no Maracanã, que sempre foi a nossa segunda casa, lotada pelos vascaínos em todas as oportunidades. Eurico quase provoca uma tragédia de proporções inimagináveis – mas foi salvo por Nossa Senhora das Vitórias, que estendeu seu manto em nosso clube, evitando mortes em nosso estádio.

Responsabilizado pela opinião pública, especialmente pela Rede Globo de Televisão, pelos incidentes em São Januário, Eurico agiu como se pudesse ser dono do VASCO. Com a decisão adiada e com a final marcada para o Maracanã, como mandava o bom senso desde o começo, ele resolveu vilipendiar de vez nossa camisa. Na finalíssima daquele brasileiro, sem comunicar a ninguém, trocou a marca do sabão em pó Ace, que era da nossa patrocinadora Procter & Gamble, pela do SBT, sem cobrar um tostão por isso. Rasgou um contrato em vigor e nada ganhamos, a não ser a ira da Globo, que parou de pagar antecipadamente as cotas de TV. Levamos o Brasileirão de 2000. Perdemos a credibilidade, assim como ocorreu quando ele foi “assaltado” com a renda de um clássico no porta-malas, caso nunca muito bem esclarecido – em outro prejuízo que Eurico jamais indenizou o VASCO.
A consequência da molecagem com a Procter & Gamble e com a Globo – colocar o símbolo do SBT gratuitamente foi uma forma de afrontar quem pagava pelas transmissões de futebol – mostrou-se ruinosa. Perdemos credibilidade. Patrocinadores sumiram. Empresas de material esportivo encerravam seus contratos e não queriam renovar com o VASCO – afinal, anos antes, ele tinha rescindido unilateralmente com a Penalty, em outra decisão que nos deixou, mais tarde, com uma banana nas mãos. Nossa camisa virou uma piada no mercado. Durante anos permaneceu sem um patrocinador máster e com a marca VG, pois ninguém nos queria.
Enquanto Eurico permaneceu na presidência do VASCO, o clube foi afundando aos poucos. Sem dinheiro, ele alegava que o clube estava em “asfixia financeira”. Pudera. A Globo não adiantava dinheiro para um inimigo. As marcas temiam uma nova “homenagem”. As fornecedoras de material esportivo não nos queriam. E sobravam desastres, como goleadas para Baraúnas, XV de Campo Bom e até um vexatório 7 x 2 para o Atlético-PR. Sem apoio, Eurico enfraqueceu o VASCO e, como os ditadores, acabou caindo de podre.
Mas antes de cair, fez questão de terminar sua obra, deixando o VASCO com um time aquém de sua história para o Brasileiro de 2008. Já antevendo o resultado de seus planos maquiavélicos, nem se candidatou à reeleição quando o pleito fraudulento que comandara em 2007 foi anulado pela Justiça – outra vergonha para os vascaínos. Vendeu a promessa Phillipe Coutinho (astro no Liverpool) por uma ninharia e deixou o clube arruinado financeiramente, sem plantel de porte – exceto Edmundo, uma estrela solitária e lutadora. O VASCO foi rebaixado, mas isso não importava para ele. Não foi na sua “administração”.
A partir daí, manobrou o quanto pôde nos bastidores para evitar novas conquistas vascaínas – e quanto deve ter doído nele a conquista da Copa do Brasil de 2011... Mas nem precisava muito, já que o clube estava milionariamente endividado por sua gestão. Ações de patrocinadores, de fornecedores e de atletas (alguns de esportes que nunca fizeram parte da tradição vascaína) pipocavam toda hora. Sem contar as “confissões de dívida” em papel de pão e as cláusulas rescisórias assinadas no apagar das luzes de sua desastrosa gestão. A verdadeira asfixia financeira viria anos depois. Pelo endividamento que Eurico causou.
Hoje, Eurico não tem mais o mesmo patrimônio pessoal que ostentava quando dirigia o Vasco (construído, alipas, quando dirigia o VASCO, mesmo sem trabalhar), que incluíam uma cobertura em Laranjeiras e casas nas valorizadas Angra dos Reis e Boca Ratón (nome significativo...). Mora de favor em um apartamento na Barra.
Eurico deve R$ 3 milhões ao VASCO, em condenação que não cumpriu até hoje. Nunca pagou, e nem pretende pagar.
Eurico usou o dinheiro do VASCO para pagar suas despesas pessoais e até os bancos de couro de seu carro.
Eurico nos fez perder de 7 x 2 para o Atlético-PR, ser goleado por timecos, perder finais para o nosso maior rival, em sucessivas humilhações.
Eurico elegeu-se deputado federal às custas dos vascaínos, nada fez pelo clube e ainda colocou um funcionário fantasma em seu gabinete e depois usou cheques do VASCO para pagá-lo.
Eurico atrapalhou o VASCO o quanto pôde desde 2008.
E, hoje, Eurico ameaça voltar, contando com o apoio de grupos violentos, que ameaçam de morte a quem diverge dele, tirando a paz e a serenidade do nosso clube.
O que Eurico quer é completar seu trabalho de fazer o butim no que resta da Caravela Vascaína.
O VASCO está endividado e combalido, mas ainda tem um excepcional patrimônio. Temos o nosso estádio, as nossas sedes em locais privilegiados, como o Calabouço e a Lagoa, nosso terreno em Caxias, enfim, temos algo que custou dinheiro a milhões de vascaínos ao longo dos últimos 116 anos e que, se caírem em mãos erradas (as dele), serão completamente dilapidados em apenas três anos.
O risco de chegarmos em 2018 sem nada é imenso. Basta eleger Eurico. Aí não teremos nem mais um VASCO para torcer futuramente.
Estamos na reta final do processo eleitoral fundamental em nosso clube e as eleições podem levar o nosso VASCO DA GAMA a dois caminhos: a salvação ou ao caos. Essa decisão depende de você, sócio vascaíno.
Várias chapas se apresentaram para o pleito e, na reta final, vão disputar, de forma efetiva, o comando do clube nos próximos três anos. Temos o caminho da reconstrução do VASCO, com a união de jovens e experientes empresários, todos de perfil dinâmico e de grande credibilidade no mercado. Ou a volta a um passado de desrespeito com as finanças do clube, com os patrocinadores e com o patrimônio de nosso VASCO DA GAMA.
A decisão é sua.
Pense, reflita e escolha.
Dê um não à volta de Eurico Miranda e sua patota ao nosso VASCO.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e as eleições Vascaínas



Roberto Monteiro - Júlio Brant e Eurico Miranda, 
os principais candidatos à presidência Vascaína

Amanhã temos eleições no Vasco da Gama. Cerca de 7.000 associados recadastrados estão aptos a votar, mas segundo informações veiculadas pela imprensa na semana passada, o atual presidente interino, Carlos Roberto de Oliveira, teria garantido o direito a voto a todos os associados, incluindo àqueles que não se recadastraram, o que gerou inclusive mais uma tentativa de adiar o pleito Cruzmaltino.

Mas independentemente da quantidade de votantes e de estes estarem ou não recadastrados, o fato é que o pleito precisa acontecer para que o Club possa dar andamento a sua vida e continuar atacando seus problemas com mais eficiência e profissionalismo. A questão da fraude ou não fraude só poderá ser apurada se e quando esta acontecer. Não se pode julgar e/ou punir ninguém por um crime que não foi cometido. Qualquer ação que difira disso é simplesmente uma alteração da normalidade democrática de qualquer pleito.

E dizemos isso porque até o momento nada de errado está ocorrendo, salvo alguns sócios que não tinham endereço ou documentos válidos cadastrados na Secretaria do Club, mas isso seria motivo para somente se retirar tais sócios da lista de eleitores. Outras denúncias sobre sócios falecidos que apareceriam na lista de eleitores, etc. tampouco seria motivo para se adiar uma eleição, embora o fosse para se fazer o recadastramento.

Da mesma forma não se poderia adiar a eleição sob o pretexto de se fazer o recadastramento, pois Carlos Roberto de Oliveira teve 6 anos para fazer o recadastramento e não o fez, mas você alterar o processo democrático natural do Club devido a um recadastramento necessário, mas não obrigatório, para que se tenha eleições limpas na Colina é simplesmente absurdo. Mas isso aconteceu.

Mas independente de todo o processo de disputas judiciais, acusações mil a todos os candidatos - foram tantas que cheguei a conclusão que todos os candidatos são sem exceção flamenguistas - e brigas que chegaram mesmo às vias de fatos e às vias públicas, de fato teremos finalmente as eleições Vascaínas. E se ocorrerem e forem constatadas fraudes, aí sim, aqueles que se sentirem prejudicados que busquem a Justiça.

E dito tudo isso apenas vamos fechar este post fazendo uma sugestão a todos que irão votar amanhã: não importa quem paga sua mensalidade, não importa quando você entrou de sócio, amanhã, lembre-se que a eleição de amanhã é crucial para o futuro do Club, sendo assim, na hora de depositar seu voto na urna, vote com consciência, vote naquele que você acredita que será o melhor gestor para o Vascão da Gama.

E lembre-se do seguinte, o Vascão agora precisa de um gestor Vascaíno, não de um conhecedor de Vasco, porque todas as chapas, sem exceção, são compostas por muitas pessoas que conhecem bastante o Vascão, e na opinião desse blogueiro, muita coisa precisa ser mudada no Club, e se isso for colocado em prática, de certa forma invalida o conhecimento que essas pessoas carregam do Gigante.

Então, boa eleição, e boa sorte ao Vascão e aos Vascaínos amanhã, pois da decisão que for tomada amanhã sairão os destinos do Club por pelo menos 3 anos.


Blog do Vascão Eterno e a Voz do Vascaíno - VASCO X ABC-09/11/2014

Tivemos algumas dificuldades técnicas ontem, e não conseguimos compartilhar o link com vocês, mas estamos fazendo isso hoje. E como o programa também teve problemas técnicos estamos compartilhando dois vídeos, sendo um continuação do outro. O programa está muito bom, vale a pena assistir.









domingo, 9 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: ainda sobre Vascão x abc

Se o time Vascaíno segue jogando de forma burocrática e aparentemente desinteressada, ao menos vem cumprindo com sua o obrigação mínima, que é subir para a Série A. Mas cá entre nós, isso é um objetivo muito pequeno para um clube da do Vascão. De qualquer forma, como dissemos antes, a distância de 6 pts para os quarto e quinto colocados nos deixa numa situação bastante confortável, quando faltam agora apenas 4 rodadas para terminar o campeonato. Dependendo dos resultados da próxima rodada, poderemos até comemorar a classificação, se é que isso por si só seja algo a ser comemorado.


Mas se dentro de campo nossa situação é estável, mas medíocre, ao menos fora as coisas parecem estar melhorando. Terça-feira escolheremos novo presidente, as contas desse ano estão razoavelmente controladas, e a Nação mais uma vez deu provas de estar fechada com o Club, independente da opção política interna que cada um tenha.


E isso ficou muito claro na belíssima festa feita pela Nação ontem, quando ocupou o Maraca e apoiou o time do início ao fim do jogo, aplicando uma merecida, mas tímida vaia no final.


E provavelmente esse será o grande legado deixado por esse segundo rebaixamento; o estreitamento dos elos entre o Club e sua imensa torcida, que sem sombra de dúvidas é a maior torcida participativa do país.


Que a próxima administração saiba usar esta aproximação entre Club e Nação como ferramenta para alavancar a reestruturação do Vascão. Isso não é suficiente, mas é fundamental.


Parabéns mais uma vez à Nação, dando provas de amor e apoio incondicional, mas mostrando maturidade para cobrar no momento certo, ou seja, após a bola parar.

sábado, 8 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno assistiu Vascão x abc in loco

Hoje, às 16:20 hs o Vascão começou realmente a dizer para que veio este ano. Título? Difícil, Bons jogos? Apenas uns 4 ou 5 durante todo o ano. Mas agora a maior meta do Club este ano está em sua reta final de decisão: a subida para a Série A. Embora pareça um pleonasmo, não é, porque o Vascão começou a decidir sua sorte na Série B c o américa MG, alguns meses atrás, mas português a parte, o importante é que agora não é mais hora de ninguém ter "Mas", dane-se a má preparação física e não estamos nem aí para.


Era com essas palavras que iria escrever meu post de hoje, mas desisti, pois falar que esse time precisa de sangue demais.


Bem, fui ao jogo e o que vi foi exatamente isso, um time preguiçoso, lento, previsível, sem capacidade de checar à linha de fundo, mas acima de tudo desinteressado em ampliar o placar. Essa é a verdade, e se até o gol o time ao menos mostrou algum interesse, após fazer seu gol o time do Vascão passou a administrar o placar, diminuiu o ritmo e atuou como se já aplicasse sonora goleada. Já tivemos o desprazer de assistir tal postura do time em várias oportunidades nesse ano, e inclusive perdemos o Estadual devido a isso. Triste mas é verdade.


Com isso nos parece claro que deveremos subir, afinal é impensável perder pontos para o rebaixado vila nova e para o desesperado icasa jogando em São Januário, mas a falta de apetite da equipe, principalmente de seu homem de criação no meio preocupa.


Menos mal que o ano está acabando, terça-feira saberemos quem é nosso novo presidente, que deverá dispensar boa parte do elenco.


Mas se o jogo de hoje foi mais uma decepção quanto a postura do time, ao menos nos deu algumas boas esperanças. Por exemplo, Anderson Sales finalmente estreou, e muito bem, Luan foi outro que voltou a fazer boa partida, assim como os dois lateral e os dois volantes, mas daí para a frente não se salvou ninguém.


E com isso apenas esperamos que realmente o ano acabe de forma razoável, afinal, mesmo que aos trancos e barrancos, abrimos 6 pts do quarto colocado, e dificilmente não subiremos.


Mas como disse, precisamos de grande reformulação no elenco, pois mesmo sendo um time técnico, isso não é suficiente para manter-se na Série A, precisamos também de uma postura vencedora e de muita vontade em campo. Isso nitidamente falta em boa parte deste elenco.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno volta a falar de coisas sérias

No início da semana tivemos as plenárias finais das chapas Volta Vasco, Volta Eurico e Sempre Vasco, hoje teremos a da chapa Identidade Vasco.. A reunião da Sempre Vasco correu com tranquilidade, alguns ex-atletas do Club discursaram, e alguns integrantes da chapa também. A reunião da Identidade ainda não ocorreu, mas a da Volta Vasco, Volta Eurico ocorreu com ares de feira, e pior, do lado de fora ainda tivemos cenas típicas de um bom filme de estilo apocalíptico, onde gangues rivais se confrontam na busca insana de se impôr pela força bruta. Não estive presente em nenhum dos eventos, nem mesmo passei por perto, mas as notícias dizem que foram facções da FJV que se confrontaram pró e contra Eurico Miranda. Apenas vou dizer que espero que não seja verdade. Violência nunca resolveu nada a longo prazo, e sempre conquistou apenas vitórias falsas e momentâneas. A isso podemos acrescentar o abalo que tais situações fazem à imagem do Club, que terá reforço na segurança no dia das eleições, e que mais uma vez aparece na mídia de forma negativa. Uma lástima!

Mas deixemos os brigões de lado e passemos a falar de coisas mais interessantes. Juninho Pernambucano presenteou importante árabe ligado ao esporte e o vice-presidente,da Emirates cia. de aviação. Júlio Brant tem carta de intenção de crédito de um fundo árabe, Juninho apoia Júlio Brant; será que temos novo patrocinador de peso a vista?

E o sub-20 Vascaíno deixou a Copa do Brasil da categoria após derrota de 1x0 para o santos. Como em casa havia vencido por 2x1 a vaga ficou com a equipe santista pelo critério de gol marcado na casa do adversário. Pena a boa equipe Vascaína ter deixado a competição, mas há que se louvar a boa campanha e os bons valores que mais uma vez revelamos. Basta saber utilizar melhor esses atletas que vêm subindo e o Vascão terá como formar boas equipes a custo baixo; como faz o próprio santos já há alguns anos.

Falando em divisões de base, foi divulgada hoje a notícia de que a boa revelação do benfica, clube português, Anderson Talisca, deixou o Vascão com 13 anos de idade em direção ao clube europeu por falta de alojamento nas divisões de base do Vascão. Ele está com 20 anos. Façam as contas e vejam quem era o presidente do Club na época...

E por último o mais importante de tudo. A NAÇÃO VASCAÍNA já pagou R$ 1.000.000,00 de dívidas Vascaínas, através da campanha Vasco Dívida Zero. Já dissemos que alguns clubes vêm tentando copiar a iniciativa espontânea da Nação Vascaína, mas estão longe de atingir o sucesso que os Vascaínos conquistaram. Mas apesar da marca alcançada ser um ponto alto da campanha, tomara que não pare por aí, que outros milhões sejam pagos e que mais uma vez a Nação mostre que o Vascão não é apenas um Club, mas uma Nação de verdade, que está sempre unida em torno de um objetivo maior, que é a grandeza do Club.



Flamengo acha de 4 mais gostoso e galo cai na gargalhada.



m

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a notícia que vai se confirmando

Hoje tivemos a adesão de Nelson Rocha à candidatura de Júlio Brant. A notícia vazou parcialmente durante o final de semana, e incluía o apoio de ambos os candidatos a Roberto Monteiro. Parte dela se confirma com a união anunciada hoje, e também espera-se as adesões de Tadeu Correia e Eduardo Nery a Júlio Brant.

O Blog do Vascão Eterno já havia cantado a bola dessas adesões há algumas semanas atrás, até porque os discursos eram muito parecidos, e fatalmente levariam a este tipo de aliança. E também não nos admiraremos caso vejamos uma grande aliança para enfrentar Eurico Miranda. As conversas prosseguem nos bastidores e isso pode vir a ocorrer.

A eleição Vascaína vai se polarizando e deveremos ter a presença de Eurico Miranda, Roberto Monteiro e Júlio Brant. Talvez um dos dois últimos citados abra mão de sua candidatura para que se formasse essa grande aliança anti-Eurico.

Toda a questão é o que farão se vencerem as eleições? Eurico já disse que fará tudo aquilo que iniciou a derrocada Vascaína dos últimos 15 anos, mas e os outros? Terão eles união suficiente para administrar o Vascão de forma eficiente e moderna, ou será apenas mais uma quimera anti-Eurico, a la MUV?

Dia 11/11 ficaremos sabendo.

domingo, 2 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a Voz do Vascaíno

O time do Vascão está novamente passando por um momento complicado. Não há técnico que consiga corrigir os erros de passe, a falta de criatividade, os cartões amarelos infantis e a falta de pontaria da equipe. E enquanto em campo o Vascão segue aos trancos e barrancos (ainda que em terceiro e com grandes chances de classificação à Série A), fora dele a luta política pela presidência do Club continua.

Para quem se lembra de um de nossos últimos posts, comentamos a notícia (desmentida no mesmo dia) de Júlio Brant e Nelson Rocha iriam abrir mão de suas candidaturas para apoiar Roberto Monteiro. Bem esse é o nome que volta ao programa A Voz do Vascaíno, e em sua entrevista acredito que comentará esse episódio, além de esclarecer alguns pontos mais de seu plano de administração.

E ainda deveremos ter os comentários de mais esse resultado sofrível do Vascão, que foi o empate contra o paraná clube. 

O programa de hoje promete, e mais uma vez vale a pena dar uma acompanhada nos debates.


sábado, 1 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno lamenta mais um empate

A tônica dessa equipe Vascaína é o empate em 1x1. Esse resultado se repetiu várias vezes esse ano, e outra coincidência é que não importa quem tenha aberto o placar, na maioria desses empates, a igualdade foi conseguida no final da partida. Ontem outra vez.

Na partida a equipe voltou a se comportar mal, na minha opinião escalada de forma equivocada, pois cometeu o mesmo equivoco de outras partidas; ninguém na área. Kleber não é esse homem, Pedro Ken, Douglas e Maxi Rodrigues muito menos. O resultado foi mais uma vez um time que rola a bola de um lado pro outro e não incomoda ninguém. E se o adversário não é incomodado, normalmente passa ele a incomodar. Tanto é assim que no final do primeiro tempo o paraná já dominava as ações, e as oportunidades criadas pelos paranistas eram muito mais perigosas que as dos Vascaínos.

A abertura do placar no segundo tempo foi apenas consequência. Eles estavam melhor no jogo e comprovaram isso. Detalhe no lance que não apareceu um único Vascaíno para parar a jogada com uma falta providencial, artifício utilizado amplamente contra o Vascão, e que raramente sofre sanção da arbitragem. Esse inclusive é um dos problemas desse time, pois toma muitos cartões amarelos, mas boa parte deles por inúteis reclamações.

E com esses e outros problemas que vimos apontando ao longo do ano, esse time vai avançado. Segue em terceiro na tabela, e a 4 pts do quarto colocado. Quando escrevo esse post estou dando uma secada no santa cruz, que se vencer o américa RN ficará a apenas 2 pts do Vascão.

Essa situação não é desesperadora, mas também não é confortável. Dos 5 jogos que nos faltam precisamos vencer 3, ou vencer 2 e empatar 3.

A tarefa não é impossível. Próximo jogo é contra abc em casa, depois ceará fora, o rebaixado vila nova e o Z4 icasa em casa, e fechamos contra o avaí fora. O ideal é chegar na última rodada classificados, e para isso basta fazer o dever de casa. Mas até nisso esse time vem falhando, inclusive quando enfrenta integrantes do Z4.

E não adianta querer agredir os atletas, pois não acho que falte vontade. Na verdade o elenco não deu liga, e alguns atletas são muito mais fenômenos de mídia do que de futebol, fora os frequentes erros de escalação e posicionamento em campo, além do já conhecido problema de preparação física. Isso reflete falta de treinamento e problemas extracampo. Precisa dizer quais são?

Mais uma vez é hora da Nação apoiar. Ano passado por pouco não impedimos o rebaixamento, esse anos vamos levar a equipe de volta a elite.

E que a próxima diretoria possa formar um time mais competitivo e que nos de mais tranquilidade, e quem sabe uns títulos?