quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e as possíveis mudanças nas eleições Vascaínas

Hoje surgiu um forte boato de que Roberto Monteiro, Júlio Brant e Nelson Rocha estariam conversando e articulando uma aliança de última hora com vistas às eleições do próximo dia 11/11. A notícia foi desmentida, mas é comum alianças de última hora quando algumas chapas observam que não conseguirão ganhar as eleições. Sendo assim podemos esperar algum tipo de aliança entre chapas e simples desistência de outras.

Mas se tal informação for falsa, com certeza foi plantada de forma intencional, ou para criar problemas para as chapas envolvidas na notícia, ou para testar a reação de torcida e eleitores numa eventual aliança das 3 forças.

E com certeza tal notícia terá desdobramentos. Primeiro porque seu desmentido não significa que todos venham a ter conhecimento do mesmo, segundo querendo ou não tais notícias sempre criam stress em uma eleição.

O quanto a notícia influenciará na decisão dos eleitores e no dia-a-dia do Club, saberemos nos próximos dias. E isso inclui o reflexo que tal notícia terá sobre o time de futebol principal, que já apresenta aproveitamento bastante irregular, seja com Adilson Batista, seja com Joel Santana.

Tal inconstância da equipe pode ser reflexo de umas das duas coisas, ou mesmo das duas. A equipe de refugos e atletas em formação do Vascão não deu "liga", ou ela está sendo seriamente influenciada por problemas extra-campo, como atrasos de pagamento e confusões políticas. Como disse podem ser as duas coisas.

Mas seja por qual motivo for, tudo que não precisamos nessa reta final de segundona é de problemas extra-campo. Se a parte financeira é mais difícil de resolver, ao menos poderíamos minimizar a parte política.

Apenas para lembrar, embora estejamos no G4 há várias rodadas, nossa posição é tudo, menos confortável, e os últimos resultados apenas acentuam isso.

É preciso lembrar disso antes de criar problemas desnecessários.

domingo, 26 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e os políticos profissionais

O risco que se corre em ter políticos profissionais na gerência do Club é esse, onde interesses pessoais e eleitoreiros se sobrepõem aos interesses da Instituição Vasco da Gama. E isso fica claro quando observamos inimigos mortais se aliando para atingir objetivos comuns.

O fato a que nos referimos é a momentânea aproximação de Eurico Miranda e Carlos Roberto de Oliveira, que se uniram em prol de aprovar no Conselho Deliberativo uma extensão de prazo para a atual diretoria analisar o balanço de 2011. Tal fato desagradou a vários Conselheiros, incluindo Beneméritos e Grandes Beneméritos do Club.

Tal fato também causa estranheza neste blogueiro, já que Eurico Miranda vive declarando aos 4 ventos que Carlos Roberto já deveria ter sido destituído do cargo, que iria tomar o Club de assalto (??????), que esta diretoria não tem legitimidade para gerir os negócios do Vascão.

Mas mesmo sendo fanfarrão e constantemente falando mais do que deveria, Eurico de burro não tem nada, principalmente quando se trata de atingir seus próprios interesses.  Não deve ter sido a toa que apoiou o  recente empréstimo bancário ao Vascão, e que agora apoia o adiamento de prazo para a análise do balanço.

Que tem caroço debaixo desse angu, nós não temos muitas dúvidas, e mesmo que o caroço seja grande, tem muito angu para procurar...

Quem quiser ler o artigo no Lancenet basta clicar aqui.

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno

Mais um programa A Voz do Vascaíno, e mais uma vez você pode assistir aqui, no Blog do Vascão Eterno. Hoje, além das análises de américa RN 2 x Vasco 0 e Vasco 1 x ponte preta 1, ainda temos a participação de Chicão Vascaíno, que dará suas razões para apoiar Roberto Monteiro.

Como dizemos sempre, um programa feito por Vascaínos para Vascaínos, democrático e que busca sempre conhecer o Vascão.

Não perca hoje às 22:00 hs.

sábado, 25 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno: empate modorrento

O Vascão empatou hoje com a ponte preta. Tudo bem, a ponte é a líder da competição, mas o empate deixou um gosto amargo na boca, ainda mais depois das duas ridículas derrotas em nossa excursão pelo Nordeste. E foi ainda pior se pensarmos que, a rigor, a ponte só teve duas reais chances de marcar, enquanto nós mais uma vez nos perdemos nos erros de conclusão a gol. E para analisar a partida vamos recorrer a alguns "mantras" de nosso Blog.

O primeiro é que o time chega ao final dos jogos sem pernas. Para quem assistiu o jogo isso ficou muito nítido. Enquanto os jogadores do time de Campinas corriam e sobravam em campo, a maioria dos atletas Vascaínos se arrastava. Exceção aos que entraram depois do jogo começado e a Rodrigo. Os outros todos chegaram mal ao final do jogo. A preparação física do elenco é péssima, esse problema já vem do ano passado, e foi apontado pelo Blog do Vascão Eterno como uma das causas para o rebaixamento, além das inúmeras falhas individuais.

O segundo é que esse time perde muitas oportunidades de gol. Nosso índice de aproveitamento deve estar entre 20% a 25%, não mais que isso. Nos últimos 4 ou 5 jogos deve ter sido abaixo disso, tal a quantidade de oportunidades criadas e desperdiçadas. A isso damos o nome de incompetência.

O terceiro é o já manjado problema dos cartões amarelos, e sempre dos mesmos atletas: Guiñazu, Douglas, Kleber... ok, Guiña está perdoado, ele sempre foi assim e não era agora que iria mudar. Quanto aos outros dois este blogueiro tinha sérias reticências a suas vindas, principalmente a de Kleber, que é um jogador muito problemático e nem de longe compensa com futebol. Além disso, seus cartões são sempre por jogadas bobas e desnecessárias, como o braço jogado no rosto do jogador da ponte. Douglas é outro, que pela posição em que joga, não deveria levar tantos cartões. Não é que outros atletas não sejam amarelados, mas o são em ritmo muito mais lento que esses.

O outro é o eterno troca-troca no time. Certo, algumas trocas são devido a contusões e cartões, mas hoje, por exemplo, o time foi consideravelmente mudado, e as presenças de Maxi Rodrigues e Lucas Crispin não foram devido à falta de condição de jogo dos até então titulares.

Quanto ao jogo em si, enquanto teve pernas o Vascão foi amplamente superior à ponte. Dominou as ações e criou pelo menos 8 boas oportunidades de gol, sendo umas 3 muito boas, mas mais uma vez esbarrou nos erros de finalização.

E não farei análise individual dos atletas, apenas alguns comentários. Se fosse no tão aclamado futebol europeu, Lorran não teria nem mesmo sido amarelado; aqui não foi expulso pela condescendência do árbitro. De qualquer forma ele precisa urgentemente aprender a marcar. Laterais são jogadores de defesa, que eventualmente apoiam o ataque, não o contrário. Lorran é sempre batido facilmente, e seu setor é sempre uma avenida. Marlon está muito longe de ser um craque, mas é mais lateral que Lorran. Aranda não é craque para ter sido considerado o melhor volante da Libertadores, mas é bem melhor que Fabrício. Este último chegou parecendo que iria ser boa aquisição, e chegou a fazer boas partidas, principalmente no meio do campeonato, quando engrenou 4 ou 5 bons jogos, Depois guardou o futebol no cofre da casa dele e vem sendo mais um problema em campo do que solução. O time não sentiu nenhuma falta de Douglas. Me arrisco mesmo a dizer que jogou melhor sem ele. Por último parece ter ficado mais do que provado que não dá para jogar com 3 volantes. Na verdade só entendo a presença de 3 jogadores com esse estilo no time do Vascão se fossem 3 Falcão, ou em final de partida para segurar resultado, mas entrar com essa formação na Série B é covardia demais.

A arbitragem não chegou a interferir no resultado, mas mesmo assim foi ruim. Sempre mal colocado o árbitro inverteu várias faltas e aceitou passivamente o antijogo da ponte. Essa análise não é devido à existência de várias câmeras e à repetição de imagens, pois a maioria de seus erros foram gritantes a uma primeira vista.

Como já havíamos dito devemos ter dado adeus ao título hoje, mas demos mais um pequeno passo em direção à Série A. Poderíamos ter ficado em uma posição bem mais confortável com a vitória, mas para boa parte desse elenco, subir parece ser a única obrigação, e eles também parecem estar querendo subir com muita emoção...

Agora é enfrentar o osso duro que é o paraná em Curitiba. O jogo será na sexta-feira, teremos mais uma semana inteira para trabalhar, mas não acredito que mude alguma coisa. Prevejo inclusive as voltas de Pedro Ken e Fabrício, com a manutenção de Aranda no time, afinal, jogo fora tem que tentar garantir o empate, enquanto nós precisamos mesmo é de vitórias, e com urgência.


Vascão x ponte preta vale mais que 3 pontos



Você pode não acreditar, mas é isso mesmo que escrevi no título dessa postagem, porque uma vitória contra a ponte preta hoje pode significar uma situação muito mais cômoda para o Vascão. Terceiro colocado, com 4 pts de vantagem para o quinto, uma vitória hoje pode nos consolidar na terceira posição, com 3 pts de vantagem para o quarto e 7 pts para o quinto colocado. Como estarão faltando apenas 6 rodadas, apenas uma situação muito surreal para nos tirar o acesso à Série A. E nada me tira da cabeça que esse time teria condições de ir muito mais longe, com o título da Série B, e do Carioca também.

Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Dakson e Maxi Rodrigues; Kleber e Thales. Esse é o time que Papai Joel deve mandar a campo para tentar tranquilizar a Nação Cruzmaltina, pelo menos em relação ao retorno ao grupo de elite do futebol brasileiro. Que ao menos Carlos Roberto nos garanta tal situação antes de deixar o Club, e que por favor nunca mais volte.

Como inexplicavelmente esse elenco desistiu de vôos mais altos, esperamos apenas que eles cumpram com sua obrigação mínima, e levem o Club de volta a seu lugar de direito. Direito esse conquistado dentro dos campos e em suas ações fora dele também.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e as declarações de Felipe Maestro

Na maioria dos jogos o Vascão acaba assim...

O ídolo Vascaíno, Felipe Maestro, participou do programa Expediente Futebol do Fox Sport e deu algumas declarações interessantes. Falou sobre a fracassada negociação para retornar ao Vascão como auxiliar técnico de Papai Joel (bloqueada pelo próprio Joel Santana), a intenção de voltar a trabalhar com futebol, sobre a possibilidade de voltar aos campos e sobre sua vida fora deles.

Na questão do convite feito pelo Vascão para auxiliar Joel, Felipe foi diplomático e disse entender e aceitar a posição do treinador, que tem sua equipe de trabalho. Mesmo assim Felipe acredita que será um bom treinador e não me admiraria que viesse a integrar o quadro técnico do Vascão no próximo ano, como auxiliar técnico.

Afirmou aquilo que já vimos dizendo há tempos: o nível técnico do futebol brasileiro está baixo. Os atletas que atuam fora do país não são lá essas coisas, os que atuam aqui são piores, e poucos se salvam. Dessa forma não admira os bons desempenhos de várias equipes que atuam nas Séries B e C do Brasileirão, e que avançaram bastante na Copa do Brasil. Algumas chegaram mesmo a despachar algumas das equipes mais festejadas da Série A com relativa facilidade, casos de ceará com o inter (POA) e o américa RN com o fluminense em pleno Maraca e com direito a goleada. Por esse nível técnico baixo é que acreditamos que o Maestro poderia ter sido muito útil ao Vascão nesta temporada, principalmente entrando no segundo tempo dos jogos.

Mas também se esquivou de forma elegante de uma pergunta, embora não tenha deixado de colocar de forma sutil o mau momento da equipe Vascaína. Perguntado se o Vascão tinha a obrigação de ser campeão da Série B o só de subir, Felipe disse que não acredita que o Gigante conquiste o título, primeiro por faltarem poucas rodadas, e segundo porque a ponte preta já abriu 6 pts de vantagem. Bem, a rodada deste sábado dirá se podemos ou não sermos campeões. Uma vitória no confronto direto contra a ponte preta nos coloca de novo na briga pelo título, um empate torna isso difícil e uma derrota praticamente elimina qualquer chance dessa equipe de ser campeã. De quebra chamou essa equipe de limitada.

Isso também já dissemos aqui no Blog do Vascão Eterno. A diferença é que afirmamos sempre que Vascão jogando a Série B como único grande nacional tem obrigação de subir com título. mas esse grupo apresenta enormes dificuldades para isso. Inclusive pelas declarações de parte do elenco, essa obrigação não existe, o que conflita com a parte que quer o título. Talvez por isso as declarações truncadas após a derrota contra o américa RN.

E voltamos a bater nas mesmas teclas que batemos há tempos. A primeira é que o Vascão deverá subir, mesmo que não seja o campeão da B. E a segunda é preocupante, porque talvez boa parte das dificuldades enfrentadas por essa equipe venham de uma preparação física deficiente, e por falta de trabalho, já que é nítido e notório que semanas sem compromissos têm sido usadas em folgas de atletas e treinamentos em meio período, como se a equipe voasse em campo só com isso.

A próxima diretoria tem que rever muita coisa, inclusive a carga de trabalho e desempenho físico da equipe, já que esse problema não é novo e se apresenta já há algum tempo.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno mostra a fraqueza do time Vascaíno

Notícia do NetVasco dá conta de que o aproveitamento do Vascão na Série B desse ano é de 58%, mas contra as equipes que lutam contra o rebaixamento é de apenas 45,5%. Nítido isso desde o início do campeonato, e já foi falado várias vezes aqui no Blog do Vascão Eterno, pois mesmo sem números e percentuais, tivemos isso sempre claro em nossa mente. 

Qual o problema desse time que perde muitos pontos bobos contra equipes muito abaixo do nível técnico do Vascão nós não sabemos, mas algo vai muito mal contra essas equipes. Basta ver o retrospecto, derrotas para vila nova, américa RN, etc, além de empates contra icasa, portuguesa e outros.

E o incrível nisso tudo é que contra equipes que disputam a ponta o Vascão vai indo bem, com aproveitamento, que se fosse linear, nos deixariam com enorme vantagem na liderança do campeonato. Tirando a derrota para o avaí, e alguns empates contra ponte preta e américa MG, vencemos jogos contra o ceará, o próprio américa MG, joinville, goleamos o santa cruz, etc.

Talvez o grande desafio de qualquer técnico que venha a dirigir esse elenco formado pelo Vascão, seja descobrir que estranho fenômeno é esse que faz com que percamos pontos relativamente fáceis de conquistar, e ganhemos pontos bem mais difíceis. Adilson Batista com seu jeito sisudo, embora não seja exatamente do tipo disciplinador, não descobriu. No momento essa tarefa é de Papai Joel, e até agora ele também vem falhando nesse aspecto.

Mas é bom que descubra esse motivo logo...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Perdemos e as consequências foram as mesmas

A derrota por 2 x 0 para o américa RN teve efeito muito parecido com a derrota para o santa cruz, ou seja, nos manteve em terceiro lugar no campeonato, a 4 pts do quinto colocado e nos afastou mais 3 pts da liderança. Em relação ao acesso e à tabela o resultado adiou o mesmo, e em relação ao título nos deixou mais longe. Ou seja, não nos afeta tão negativamente assim.

Mas tem um aspecto que as duas derrotas seguidas implicam de forma muito negativa: o ambiente na Colina. O clima de descontração e "família" que Papai Joel trouxe à Colina já demonstra claros sinais de desgaste, e o novo ânimo dissipado.

Agora pensemos que o elenco Vascaíno é bem mais qualificado tecnicamente que a qualquer outro da Série B, e que a maioria dos elencos da Série A. Então porque resultados tão inexpressivos, principalmente para equipes que ocupam a parte de baixo da tabela?

A resposta vem das declarações de alguns atletas depois do jogo de ontem, e tem a ver com atenção e interesse, posturas que cobramos há bastante ter tempo. O problema é que, normalmente, quando atletas fazem esse tipo de declaração, é porque a coisa não anda boa internamente, e quando um técnico faz as declarações que fez Papai Joel, normalmente ele tem pouca ascendência sobre o elenco, ou então a perde rapidamente.

Esperamos apenas que os atletas que andam destoando e deixa do a desejar tenham suficiente profissionalismo para levar o Vascão de volta a Série A.

E que tais problemas tenham sido uma situação pontual, embora os resultados adversos conseguidos durante o ano deixem tal esperança bastante distante.

E uma eventual permanência na Série B seria algo catastrófico na Colina.

Esperamos realmente que estejamos errados, mas não é de hoje que técnicos que passam na Colina dão declarações nesse sentido.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vascão x américa RN: hoje tem que vencer

Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Pedro Ken, Douglas e Dakson; Kleber e Thales. Esse é o time que o Vascão deve mandar a campo hoje, às 19:30 hs, para buscar os 3 pts contra o américa RN, e hoje a vitória é muito importante. Primeiro porque nos manterá no G4 em uma posição confortável em relação ao 5 colocado, segundo porque nos deixará mais próximos da pontuação que garante o acesso, e terceiro porque nos mantém na briga pelo título.

O jogo não deverá ser fácil, mesmo o américa ocupando o Z4. Basta lembrar a goleada que aplicaram no fluminense em pleno Maracanã, e os dois bons jogos que fizeram contra o flamengo.

E em minha opinião o time entra com uma escalação mais equilibrada hoje, do que contra o santa cruz, e a velocidade de Lucas Crispin, Montoya e Maxi Rodrigues estarão à disposição de Papai Joel, caso precisemos mudar forma de a equipe jogar.

E assim como o santa cruz, o américa também deverá vir para cima do Vascão, pois a deverá dar espaços para o Vascão jogar, mas será preciso saber aproveita-los.

Deveremos ter um bom jogo.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno lamenta a violência

Ontem tivemos mais uma situação de barbárie, e dessa vez com resultado trágico, já que um torcedor morreu e três ficaram feridos, sendo um a bala. Entendo que, no caso de Joinville, muitos Vascaínos tenham elogiado a atitude de membros de algumas torcidas organizadas do Vascão, que defenderam a torcida Vascaína, que estava sendo agredida na ocasião, mas o que a maioria das pessoas que apoiaram essa atitude parece não compreender é que tal situação não foi pontual, mas se repete rodada a rodada, mudando apenas as torcidas envolvidas, embora ela não se justifique em nenhuma das vezes em que ocorre.


Muito menos se justifica que "torcedores" de um time façam uma emboscada aos torcedores de outro time. Claro que para se fazer uma emboscada, a mesma teve que ser feita em via pública, atingido inclusive pessoas que não tinham nada a ver com os clubes envolvidos, quiçá algumas nem mesmo gostem de futebol.


Mas aqui, em um blog, podemos apenas comentar e expor nossa opinião sobre as coisas, e me parece mais do que claro que já dissemos ser contra tudo isso. Mas a questão aqui é que isso não resolve o problema, que necessita de ações sérias e firmes das autoridades e de outros envolvidos no futebol para que tenhamos resultados concretos.


A Copa do Mundo provou que isso é possível, mas é preciso haver vontade política e envolvimento firme das autoridades. Enquanto ficarmos penalizando clubes, e alguns poucos clubes ficarem tomando atitudes isoladas, os efeitos serão nulos, como veem sendo. E isso porque infelizmente essas pessoas que costumam estar envolvidas nessas situações não são torcedores, e portanto pouco estão preocupados com seus clubes.


Sendo assim só nos resta mais uma vez clamar para que nosso governo comece a botar em prática as ações que nos prometeram depois de Joinville. E não vejo necessidade de novas leis; se aplicassem corretamente as existentes já seria um grande avanço.


E como futebol não é um mundo a parte da sociedade, esse raciocínio se aplica a vários outros setores de nossa vida.


O Vascão sempre foi pioneiro em causas político-sociais. Poderia começar a liderar um movimento mais amplo nesse sentido, e esse movimento pode começar nas próximas eleições.


Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a derrota para o santa cruz

O Vascão foi derrotado ontem, ao tomar um gol aos 40 min do segundo tempo. Confesso que vi o jogo, mas não o gol. Exatamente quando o santa iniciou o contra-ataque me levantei para ir trabalhar, e só ouvi o locutor da globo gritando o gol. Enfim, coisas que acontecem. Sei que tem muita gente irritada e achando que falta vontade ao time. Não acho que seja isso. Para mim é uma mistura de idade avançada, erro de escalação e péssima preparação física.

A idade avançada é facilmente detectável. Do time que entrou em campo ontem 7 atletas tinham idades acima dos 30 anos. A preparação física deficiente também, bastando olhar para as caras e reações lentas de Marlon, Thales, Douglas, Guiñazu... enfim, praticamente todos os que entraram jogando apresentavam sinais de exaustão. E a escalação errada também foi nítida, pois a equipe se comportou como sempre se comporta quando joga com 3 volantes, ou seja, lenta, pouco criativa, mas relativamente sólida na defesa. Melhorou muito com as mudanças do segundo tempo, mas aí a deficiente condição física deu sua contribuição na derrota. Agora é partir para buscar os 3 pts nos próximos jogos.

A derrota em si não alterou muito a situação do Vascão. Seguimos no G4 a 4 pts do 5 colocado. Concordo que a liderança ficou um pouco mais longe, e embora ainda a deseje, já disse que desisti de esperar isso desse time, e alguns dos motivos estão acima.

Mas se a parte dentro de campo segue a meia bomba, fora dele tivemos uma boa notícia, os presidentes dos poderes do clube assinaram o documento pedido pelo banco que emprestará o dinheiro ao Club, e em breve teremos salários em dia e provavelmente a renovação com a Caixa.

Quanto ao retorno à Série A, sigo acreditando, mas ele deverá ocorrer com sofrimento.

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno. Hoje com entrevista com o candidato a presidência do Vascão, Júlio Brant

Temos sempre sugerido àqueles que nos acompanham, que acompanhem também o programa no Youtube, A Voz do Vascaíno. Hoje essa sugestão permanece, e o programa ainda vai ser turbinado pela participação do candidato à presidência do Vascão, Júlio Brant. Essa noite haverá oportunidade para que os vascaínos apresentem suas perguntas ao candidato, pois a participação dos que acompanham o programa é em tempo real, seja pelo Twiter, seja pelo próprio Youtube. Lembrando que no programa já passaram nomes como Roberto Monteiro, Nelson Rocha e outros candidatos. Hoje não perca mais essa chance de conhecer um candidato ao cargo máximo da Colina e suas propostas.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Vascão enfrenta o santa cruz no Arena Pernambuco


Nova campanha lançada pelo setor de marketing da Colina

Enquanto persiste o problema da presidência e vice-presidência da Assembleia Geral, o Club corre atrás de dinheiro para quitar salários e impostos, a chapa Vanguarda Vascaína lança Márcio Santos como candidato a Presidência do Vascão, as correntes políticas Vascaínas seguem se engalfinhando pelo poder no Club, e a vice-presidência de marketing segue o time do Vascão volta a campo amanhã à tarde, enfrentando o Santa Cruz pela Série B do campeonato Brasileiro.

Não teremos Kleber, que irá cumprir suspensão automática pela agressão ao jogador do paraná, em jogo realizado em São Januário, mas teremos os retornos de Douglas, Martín Silva e Thales. Sendo assim, o Blog do Vascão Eterno aposta na seguinte escalação: Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Douglas e Lucas Crispin (Maxi Rodrigues); Thales e Maxi Rodrigues (Edmilson). Como podem ver acreditamos que Maxi Rodrigues seja titular, o que não sabemos é se será no ataque ou no meio de campo. Mais provável no ataque, fazendo dupla com Thales, e olha que essa parceria pode dar muito certo.

Como todos já sabem, acreditamos que o Vascão tem totais condições de vencer esse jogo, mas o santa cruz pode dar muito trabalho, não só por ter um time bem montado, mas também por estar buscando chegar ao G4, já que esse objetivo ainda é bastante real para os pernambucanos. Não acreditamos num santa cruz extremamente recuado, até porque ele tem um objetivo concreto, e não tem mais tanto tempo assim para alcança-lo, tornando um empate em casa um resultado não tão bom, mesmo sendo contra o Vascão. Dessa forma acreditamos que o Vascão terá espaços para jogar, o que não significa que o santa cruz não marcará, apenas não estará retrancado. E como sempre a atenção aos contra-ataques deve ser extrema, pois mesmo que não esteja retrancado, essa arma sempre é perigosa, e existe em qualquer jogo.

E como já está se tornando rotina nesse segundo turno, o Vascão luta pela liderança da competição, ou ao menos para permanecer disputando essa posição. No momento não corremos risco de deixar o G4, e uma vitória amanhã pode nos consolidar cada vez mais no grupo de acesso. Essa é a hora da arrancada final dessa equipe. Que ela não nos decepcione, e mostre que o Vascão continua forte, e que deve sempre ser temido. Por isso...


PRA CIMA DELES VASCÃO!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno atualiza as notícias da Colina

Enquanto o time Vascaíno vem dando conta do recado, mesmo que com dificuldades imprevistas, o clima político na Colina continua em ebulição.

Joel enfatiza evolução devido a mudanças

É verdade, Joel promoveu algumas mudanças na equipe Vascaína, mas não podemos colocar todos os méritos do avanço da equipe nessas mudanças. Primeiro porque o time continua oscilando bons e maus momentos em campo e entre os jogos, segundo porque não houve uma evolução tão significativa, e terceiro porque nem tudo é influência dessas mudanças, já que muitas delas já estavam sendo iniciadas por Adilson Batista. As principais são a titularidade de Douglas Silva (continuo preferindo Luan), a diminuição de alteração na escalação (ele não tem enfrentado tantos desfalques quanto o antecessor) e a volta da utilização de Montoya. Como eu disse, tudo isso já havia sido iniciado por Adilson Batista.

Mas duas coisas são muito nítidas após a chegada de Joel, e ambas são muito importantes. A primeira é a blindagem que parece estar havendo da equipe para com os problemas políticos da Colina. Joel e Rodrigo Caetano parecem estar conseguindo isso. A outra é uma nítida mudança no astral do elenco, que tem relação direta com a chegada de Papai Joel, além de algumas medidas da diretoria, que bem ou mal tem pago os salários, mesmo que com atraso.

Então não acho que Joel esteja fazendo um grande trabalho tático (melhorou um pouco), mas não deixa de ter seu dedo em mudanças pequenas que vemos na equipe.

Desespero ou razão?

A chapa Casaca entrou com ação contra o líder da Chapa Azul, Otávio Gomes. Em princípio a ação é por indenização por calúnias divulgadas pelo Grande Benemérito, e ferrenho opositor de Eurico Miranda. O GB Otávio Gomes não teria sido encontrado no endereço que consta de seu cadastro em São Januário.

Também foram feitas denúncias sobre a intermediação do irmão de Júlio Brant, candidato da Sempre Vasco, sobre sua participação no contrato de patrocínio do Guaracamp, e contra Júlio por estar devendo mensalidades da escola de seu filho. Quanto à primeira denúncia não vejo nada de irregular, mas talvez, na cabeça dos denunciantes, seria melhor deixar o Vascão sem o patrocínio. Quanto à segunda denúncia, Júlio afirmou que seu filho nunca estudou na escola citada, além de que ele não deve nenhuma mensalidade a nenhuma escola.

Isso cheira a desespero de alguém. Ou será que os denunciantes têm razão?

Surra nas urnas

Como o Blog do Vascão Eterno preconizava, Carlos Roberto de Oliveira levou uma enorme surra nas urnas, e não teve seu mandato de Deputado Estadual renovado. Isso era de se esperar, dado aos muitos erros que cometeu na administração do Vascão, e à péssima condução política de todo seu período à frente do Gigante, tanto esportiva quanto na Alerj. Os poucos votos que teve, talvez deva agradecer a torcedores de outros clubes, ou de alguns gatos pingados Cruzmaltinos, que não entenderam a participação do ídolo nos campos no desastre administrativo que se instalou na Colina.

Time do Vascão não é dele

Isso é o que sempre dizemos, e o que fica muito nítido ao vermos que 14 atletas terão seus vínculos encerrados no final da temporada. Entre eles alguns atletas importantes, como Douglas, Douglas Silva, kleber, Maxi Rodrigues, Dakson, Lucas Crispim, Pedro Ken, Guilherme Biteco, Edmilson, e outros.

Isso significa que o Vascão vai ter que trabalhar muito duro para conseguir um elenco em condições de honrar a camisa Cruzmaltina na Série A do ano que vem, além de disputar o estadual e Copa do Brasil. Muito trabalho para a próxima diretoria, e provavelmente sem Rodrigo Caetano, que afirmam, está de saída do Vascão.

domingo, 12 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno no mundo infantil

E hoje é Dia das Crianças! Parabéns a todas elas, e que tenham futuros brilhantes, independente do time ao qual torçam. Para as Vascaínas, que ainda vejam um Vascão cada vez mais forte.

Blog do Vascão Eterno comenta a situação do Gigante

A vitória do Vascão na sexta-feira e o empate da ponte ontem, deixaram o Gigante em boa condição na tabela de classificação. Permanecemos em segundo, mas agora com os mesmos pts. do líder. Tal situação já foi experimentada antes, quando vencemos o então líder ceará com propriedade, e quando todos esperavam uma arrancada em direção à liderança e a um ascenso tranquilo, entramos numa crise que culminou com uma goleada sofrida em casa e a queda de Adilson Batista.

Pois bem, que agora esse time cheio de veteranos ponha a cabeça no lugar e leve o Vascão a seu lugar conquistado através da história, com seus feitos heroicos de dentro e de fora dos campos, ou seja, a Série A do Brasileiro.

Mas se dentro de campo a situação está mais tranquila, nos bastidores da Colina a política do Club continua quente. Agora é Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo do Vascão, quem poderá renunciar. Se isso se confirmar será mais um Poder do Club que estará acéfalo, o que neste momento político apenas serviria para trazer ainda mais caos ao já conturbado dia-a-dia do Vascão.

Mas se a notícia política não é das melhores, a financeira pode ajudar a trazer mais tranquilidade ao Club. Foi encontrada uma maneira de antecipara alguns recebíveis da Umbro, o que possibilitaria pagar os impostos devidos, os salários atrasados, e daria condições ao Club de receber o restante do contrato com a CEF, renovar esse contrato (talvez em melhores bases) e de quebra ainda daria fôlego financeiro ao início de trabalho da próxima diretoria. Na política administrativo-financeira que se vive hoje no Vascão, de vender o almoço para pagar a janta, isso poderia dar tempo aos próximos gestores de, quem sabe, conseguirem um lanchinho nesse meio tempo, e talvez até uma janta mais bem servida.

Mas para isso são necessárias as assinaturas dos presidentes de todos os poderes do Club, mas corre o boato de que um em específico não tem sido achado em São Januário...

E o cara se diz Vascaíno, e que só pensa no Vascão. Fazer o que, né?

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Vasco x boa esporte

Esse domingão não tem Vascão em campo, mas tem A Voz do Vascaíno, que é quase a mesma coisa.

sábado, 11 de outubro de 2014

Enfim a liderança

Ontem o Vascão venceu o boa esporte no Caldeirão, e finalmente alcançou a liderança da Série B. Claro que hoje podemos ser ultrapassados pela ponte, mas isso não invalida a boa vitória e nem a boa apresentação da equipe. Infelizmente não pude assistir o jogo, mas todos os comentários que li, além dos melhores momentos, indicam que o Vascão se comportou bem em campo, dominando completamente o jogo, mas voltando a falhar nas finalizações. Por sinal, esse é um defeito que vimos apresentando desde o começo do ano.

Além da boa apresentação coletiva, alguns atletas também parecem ter se apresentado bem. São os casos de Maxi Rodrigues, Douglas, os dois zagueiros, e Kleber. Pelos comentários, Fabrício parece ter feito outra apresentação abaixo da crítica, tendo sido substituído no intervalo.

Agora partiremos para dois jogos fora, e se conquistarmos duas vitórias, dificilmente não consolidaremos a liderança do campeonato. Mas como eu disse para isso precisamos vencer os dois jogos.

De quebra essa equipe do Vascão vem se aproximando, cada vez mais, do rendimento apresentado em 2009, o que para mim mostra que a Série B está mais difícil esse ano, pois para mim, esse time é melhor que aquele.

E se nada está decidido nessa Série B, o Vascão, aos poucos, vem se consolidando como a grande força do campeonato. Algo que se prometia antes do início dos confrontos, mas que os Cruzmaltinos vêm apresentando enorme dificuldade em concretizar. Não sabemos se por melhor qualidade dos adversários, ou se por defeitos do próprio time do Vascão. Por todos os jogos que assisti até agora, tendo a ficar com a segunda opção.

Mas o importante agora é que o Vascão suba e como campeão. Para o ano que vem veremos o que faremos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vascão x boa no Caldeirão

Hoje o Vascão tenta alcançar a liderança mais uma vez. De quebra a campanha desse ano se aproxima muito da de 2009, a outa vez em que disputamos a Série B. Na opinião desse blogueiro, isso se dá por um maior nivelamento no futebol brasileiro. O problema é que esse nivelamento tem sido por baixo.

E dizemos isso baseados no fato de o Vascão ter um elenco com vários atletas que teriam vaga nos times da Série A, mas ainda assim enfrenta muitas dificuldades para se estabilizar e abrir vantagem sobre seus adversários. Hoje é um ótimo dia para iniciar essa vantagem.

PRA CIMA DELES VASCÃO!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e os erros de sempre

Vascão venceu a portuguesa ontem no Canindé por 1x0, mas aquele que deveria ter sido um jogo tranquilo, foi mais uma vez transformado em desespero por uma postura altamente equivocada da equipe. A total falta de ambição em resultados melhores já nos custou um título estadual e inúmeros pontos nessa Série B. Ontem isso se repetiu mais uma vez.

No primeiro tempo o Vascão foi levemente superior. Com um time bem mais técnico que o adversário, criou as melhores jogadas e abriu o marcador com belo gol de cabeça de Douglas (finalmente). Teve mais duas boas oportunidades, mas parou nas péssimas conclusões dos Cruzmaltinos. Jordi pouco trabalhou.

No segundo tempo esperáva-se que o Vascão aproveitasse os espaços que a portuguesa certamente daria (e deu) para matar o jogo, mas o que se viu não foi isso. Já no primeiro min. a equipe Vascaína mostrou que iria tentar fazer o tempo passar e administrar o resultado. A consequência disso foi que o fraquíssimo adversário veio para cima, encurralou o Vascão e não empatou por muito pouco, enquanto o Cruzmaltino não ameaçava o adversário.

Não farei análise individual dos atletas, mas por setor, indicando destaques. A defesa se comportou bem, com destaque para os dois zagueiros e o apoio de Marlon. Jordi finalmente foi testado, e se assustou com a pressão, mas pos a cabeça no lugar e não comprometeu. No meio de campo destacamos a boa atuação de Douglas no primeiro tempo, e a péssima de Fabrício. Acho que Joel até demorou muito em tirá-lo, tantos foram seus erros. O ataque esteve apagado. Como sempre muita luta e pouca inspiração.

A arbitragem não chegou a comprometer, mas economizou nos cartões. Deveria ter dado pelo menos mais 4 amarelos, 2 para cada equipe e 1 vermelho para se o zagueiro da lusa, que já tinha amarelo e fez falta que merecia o segundo.

E foi isso mesmo, escrevi equipe em minúscula, pois cheguei à triste conclusão que, com pouquíssimas recessões individuais, essa equipe não honra as tradições Cruzmaltinas. A verdade é que é uma equipe bastante técnica, mas falta ambição à maioria dos atletas que a compõe, tornando-a uma equipe comum e não representante da garra e vontade que a Nação espera. Nesse ponto até a fraquíssima Equipe do ano passado era melhor.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vascão e frenta portuguesa no Canindé. Jogo de extremos na colônia lusa

Jordi, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Guiñazu, Fabrício (Pedro Ken), Douglas e Maxi Rodrigues; Kleber e Lucas Crispin (Ed.ilson). Esse é o Time que deverá entrar em campo hoje, às 21:50 hs, com transmissão do SporTv para todo o Brasil, menos São Paulo, e tentar alcançar a ponta da tabela, mesmo que provisoriamente.

E como dissemos é jogo de extremos, pois se o Vascão disputa a liderança, a portuguesa luta para escapar da degola. Nunca é demais lembrar que empatamos esse jogo no primeiro turno dentro do Caldeirão, e que vira e mexe a lusa paulista apronta uma surpresa para cima da gente.

Muita atenção e que a vitória volte a nos sorrir. Também sem essa de que o importante é subir. Já dissemos aqui que sendo o único grande na Série B, a obrigação é ser campeão, sob pena de assumir o apequenamento do Club, mesmo que momentâneo.

PRA CIMA DELES VASCÃO! Em busca da vitória e da liderança.


domingo, 5 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno comenta os últimos dias na Colina

EMPATE COMEMORADO

Foi o que ocorreu após o "heróico" resultado conquistado contra o bragantino. Mas a verdade é que a Equipe Vascaína adquiriu o padrão de oscilar demais, tanto durante as partidas, quanto dentro das competições. Já não acreditamos mais que essa Equipe venha a adquirir um padrão alto de desempenho.

PRESIDENTE TIRADO A FORÇA

Foi o que ocorreu com o presidente do bragantino durante o jogo contra o Vascão durante o intervalo do jogo, por parte de seguranças Vascaínos. Aqui 3 erros. O primeiro é que a PM deveria ter feito isso, o segundo é que, supostamente, ele xingava a arbitragem, o terceiro é que ele não tinha nada a fazer dentro de campo, até porque nem crachá ele tinha. Essa história de dirigentes estarem invadindo campos tem que acabar, assim como uma série de outros vícios de nosso futebol.

SALÁRIO PAGO

Vascão pagou o salário de julho, e agora corre atrás de pagar agosto também. A origem do dinheiro não foi revelada. Também precisamos por os impostos em dia, para renovarmos com a Caixa. Isso é fundamental para a próxima administração, e o final dessa.

VASCÃO GANHOU UMA POSIÇÃO

Agora somos os terceiros colocados na tabela, e mais uma vez com chances de assumirmos a ponta, dependendo dos resultados. O ruim é que dependendo dos resultados também podemos deixar o G4. Assim, a vitória contra a portuguesa se tornou fundamental.


Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno

Hoje é domingo e não tem Vascão em campo, mas depois de votar com consciência, nada melhor do que acompanhar A Voz do Vascaíno.  Hoje às 10:00 hs da noite.


sábado, 4 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a Série B dos empates

E ontem tivemos mais um para a interminável quantidade de resultados pífios em jogos relativamente fáceis.Como mais uma vez não pude ver o jogo por estar embarcado, vou comentar apenas o resultado e aquilo que li sobre a partida. Ainda que tenha sido um resultado relativamente bom, pelas circunstâncias do jogo (perdíamos por 2x0 nos acréscimos), vamos combinar que algo muito estranho ocorre com essa Equipe, e certamente não é falta de "liga".

O que dizemos é em cima daquilo que lemos sobre o jogo, pois vários sites disseram que mais uma vez a Equipe entrou desligada, lenta, previsível... ou seja, presa fácil para quem joga fechado e nos contra-ataques. Como explicar isso de uma Equipe que há exatamente uma semana entrou em campo correndo muito, mordendo, e não deixando o então líder da competição jogar? O bragantino não é desafio suficiente para esse Time? Não vale o esforço? Se o caso for esse, me poupem. Ponham apenas garotos em campo, pois ao menos veremos interesse em conquistar vitórias.

Por sinal quem mudou o panorama do jogo foram dois garotos, que ainda querem conquistar seu lugar ao sol no mundo do esporte bretão: Lucas Crispin e Montoya. Parece que os dois entraram fazendo aquilo que os mais "rodados" não estavam com muitas "condições" de fazer; correram e foram para cima.

E não reclamo aqui do resultado em si, pois futebol realmente é um esporte que permite muitas alternativas, e às vezes uma equipe joga muito, mas perde o jogo. O que reclamo é da postura da Equipe, que em muitas oportunidades apresentou rendimentos fraquíssimos em relação a seu potencial, e sempre acompanhado de apatia. Isso é uma questão de postura, e postura a gente pode cobrar. 

Essa semana comentamos as declarações de Guiñazu, de que o mais importante para essa Equipe é levar o Vascão de volta à Série A. Dissemos que concordamos, mas acrescentamos naquela oportunidade, já dissemos várias vezes, e voltamos a repetir: Vascão na Série B, sendo o único time grande, tem obrigação de título. Não passa pela cabeça de nenhum Vascaíno que o Time não suba, todos cobrarão o título, como forma de comprovar que nosso lugar não é aí, e uma eventual permanência na Série B é desastre para o Club da mesma proporção do que dizimou os dinossauros.

E para evitar qualquer desastre ou participação secundária, quando existe a obrigação de brilho máximo, basta que esse Time entre com a mesma postura mostrada contra ceará e joinville. O resto virá naturalmente, porque capacidade técnica é mais do que sabido que ela tem.

A noite de ontem não chegou a ser de todo lamentável, mas quase foi. Cabe à Equipe não permitir que essas coisas aconteçam.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vascão enfrenta bragantino na ressaca dos novos uniformes e volta de Papai Joel



Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon (Lorran); Guiñazu, Fabrício, Douglas e Maxi Rodrigues; Edmilson e Thales. Essa é a Equipe que buscará a vitória hoje contra o bragantino. Se o resultado se concretizar alcançaremos a ponte preta, que empatou com o paraná na última terça-feira. Dependendo do resultado do Avaí estaremos empatados na primeira posição, mas perdendo nos critérios de desempate.

E o Time deverá estrear o novo uniforme confeccionado pela Umbro, que pelo que dizem os que o viram ao vivo, está muito bonito e é feito de material de muito boa qualidade. Também já se encontra nas lojas para venda.

E para completar os bons fluidos, Papai Joel deverá acompanhar o jogo das tribunas do Caldeirão, e talvez até faça a preleção. Só nos falta mesmo assegurar a vitória para termos uma sexta-feira de ouro; então...

PRA CIMA DELES VASCÃO!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno lamenta possível saída de promessas

Rodrigo Caetano já avisou que deverão vender promessas

A crise financeira que assola a Colina continua obrigando o Club a fazer maus negócios. Enquanto os portugueses exaltam e comemoram as atuações de Danilo, o diretor de futebol do Vascão já avisou que novas e promissoras promessas também deverão ser negociados no final do ano. Thales e Luan são os mais cotados, mas não são os únicos. Precisamos ao menos equilibrar nossas contas com urgência, pois só assim teremos condições de manter nossas revelações por mais algum tempo no Club. Tarefa difícil, mas não impossível.

Boatos de que Nike não assinou com o Vascão pelo “risco” Eurico Miranda

Este blogueiro não sabe a origem de tal informação, nem tampouco se ela é verdadeira. Mas este blogueiro também não se espantaria de que seja real, nem de que outras empresas não estejam evitando contatos com o Vascão devido à possibilidade de Eurico voltar ao poder total no Club. Em tempos de valor exacerbado à imagem, ter seu nome vinculado a alguém tão polêmico como o líder do Casaca pode ser considerado prejudicial à imagem das empresas.

 Eleições se polarizam no Vascão


Como dissemos essa semana, as eleições Vascaínas estão cada vez mais polarizadas, não entre chapas, mas entre conceitos. Algumas chapas defendem formas de administração do Club que nos remetem e/ou mantém no século passado, às vezes com até 60 ou 70 anos de atraso. Outras falam em gestão moderna, corte de custos e trabalho duro e sério para o corte de despesas e aumento de receitas. Algo interessante que Julio Brant falou nessa semana foi a questão das Embaixadas do Almirante. Um serviço que seria prestado a sócios de fora do estado do Rio de Janeiro, e que lhes possibilitaria estarem em contato com outros Vascaínos em um ambiente Cruzmaltino. Eu já havia pensado em algo semelhante, mas mais ousado. Quem sabe acordos com clubes locais, que dariam aos sócios de fora do estado sede do Vascão, os serviços sociais de um Club, com todos os direitos de um sócio do Rio de Janeiro. No futuro poderíamos até ter sedes próprias, pois em capitais onde a procura seja realmente grande, poderia valer a pena investirmos em patrimônio. Mas isso para um futuro muito distante...