domingo, 12 de maio de 2019

Derrota vergonhosa

Mais uma vez o Vasco se porta como um time de pelada, mas daqueles fracos mesmo, e é derrotado sem muita dificuldade, dessa vez pelo Santos. O interino Valadares insistiu num goleiro sabidamente fraco (não imaginava que fosse tanto), num esquema tático que nunca deu certo em lugar nenhum do mundo, o Time mais uma vez apresentou espaçamento excessivo entre linhas e setores, falta de movimentação, de velocidade, de intensidade, e isso mesmo que tenham corrido, o problema é que os atletas parecem correr por si, mas jamais pela equipe. 

Nesse mar de mediocridade é bem verdade que alguns se salvam, como Lucas Mineiro, Lopez, Barcelos, Marrony, o problema é que jogam todos isolados, e isso impede a progressão de jogadas, as triangulações, tabelas, etc. A maioria do time tem a mania horrorosa de jogar para trás, o que acaba com qualquer tentativa de contra-ataque, e ainda dá campo ao adversário.

E tudo isso começa com um goleiro patético. Ele não serviu pro Botafogo, não serviu pro São Paulo, não serviu para o Goiás, e vira titular no Vasco, mesmo tendo mostrado insegurança desde o primeiro momento em que pôs os pés em campo.

Ele foi responsável direto pela derrota? Difícil afirmar, mas o jogo era relativamente parelho, até que ele conseguiu entregar o primeiro gol aos santistas, e já tinha tentado ao menos 2 vezes antes. Depois tomou o segundo numa bola totalmente defensável, e voltou a falhar outras vezes, a ponto de virar chacota de torcedores no estádio e fora dele, tendo sido eleito o "melhor" do jogo.

Valadares teve muita culpa. Primeiro que jamais poderia ter voltado para o segundo tempo com Sidão no gol (ele também falhou nessa etapa, mesmo que não tenha falhado no terceiro gol), segundo porque insistiu num esquema e numa forma de jogar que demoram tempo a serem assimilados por equipes bem mais competentes que essa do Vasco, e jamais se faz isso num campeonato Brasileiro, quando o time ocupa a última posição da tabela (já tomou 10 gols e fez apenas 2). O técnico volta para o sub-20, e precisa rever muita coisa de seus conceitos de futebol, se quiser um dia chegar ao principal do esporte.

Quanto a Luxemburgo, este terá muito trabalho. Pegará um time último colocado, esfacelado técnica,  tática, física, e psicologicamente, precisará reverter toda essa tendência muito rápido, ainda antes da parada da Copa América, porque se não juntar uns pontinhos antes disso, vai ficar muito complicado depois.

O Vasco esse ano até teve planejamento, mas ele foi todo errado, e não foi falta de aviso. Ao término do último Brasileiro foi pedido que Valentim fosse demitido e que o Vasco contratasse um técnico realmente competente, como também foi cobrado um diretor de futebol mais competente. Campello insistiu com os dois, demorou a substituir o primeiro, e o segundo ainda está com o cargo vago, e apenas 4 meses de trabalho foram jogados no lixo.

Gosto dos Estaduais, gosto de ser campeão em cima de tradicionais rivais, mas mais do que isso esses campeonatos curtos se tornaram laboratórios. O Vasco desperdiçou todo o Carioca, e praticamente nada se aproveita dos primeiros meses do ano.

Isso faz com que o Brasileirão que deveríamos passar sem sustos, comece como mais um pesadelo.

Já deu Campello! Você não entende nada de futebol. Ponha um Vice competente na área, acerte logo esses bastidores, dê condições de trabalho a Luxemburgo, ou o final desse ano poderá ser o final do Club.

A derrota de hoje não foi vergonhosa pelo placar, foi vergonhosa pela equipe absolutamente desqualificada que o Vasco mandou a campo. Alguns até sabem jogar mais bola do que vêm apresentando, mas sem um esquema tático e treinamento adequados, isso faz pouca diferença num futebol de tão baixo nível técnico quanto esse jogado no Brasil atualmente.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário