terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Blog do Vascão Eterno se junta a campanha pela eleição da pior empresa do mundo

Hoje o Blog do Vascão Eterno irá colar mais deslavadamente que nunca. Reproduzimos aqui uma coluna que foi veiculada ontem, pelo blog do Juca Kfouri, e que é importantíssima em prol da moralização do futebol como um todo. O texto é muito claro e não necessita maiores explicações nossas.

Desculpe a cola Juca, mas o tema é importante e aqui abrimos nosso pequeno espaço para fazer eco às suas palavras.


FIFA é indicada a prêmio de pior empresa do mundo em 2014: você ainda pode votar

Entidade é acusada de incentivar violações de direitos e mau uso de dinheiro público
Público pode votar pela internet; resultado sai em janeiro
A menos de um ano da Copa do Mundo no Brasil, a FIFA, entidade máxima do futebol, foi indicada a um prêmio um tanto inglório: a pior empresa do mundo. O anúncio foi feito pelos organizadores do Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial, que já abriu votação pela internet para eleger o ‘vencedor’. O resultado será anunciado em janeiro de 2014.
Veja o site da votação: http://publiceye.ch/pt-pt/case/fifa/
Criado em 2000, o Public Eye Awards é concedido anualmente no Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos, sempre em janeiro. A corporação ‘vencedora’ é escolhida por voto popular em função de denúncias de problemas sociais, ambientais e trabalhistas. Em 2012, a mineradora brasileira Vale foi eleita pelo público por violações de direitos humanos e impactos ambientais causados por suas operações. Por razões similares, a Shell foi a eleita de 2013. Para o ano que vem, a FIFA concorre com empresas como o banco HSBC, a loja GAP, a petrolífera Gazprom e a produtora de sementes e agrotóxicos Syngenta.
A indicação da FIFA surge após a onda de manifestações que tomou conta do país durante a Copa das Confederações. A entidade presidida por Joseph Blatter é acusada de incentivar violações de direitos e mau uso de dinheiro público nos países que recebem o megaevento, em favorecimento de empresas parceiras e com anuência de governos locais.
A candidatura foi proposta pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP), rede que reúne movimentos e organizações sociais em todas as cidade-sede da Copa de 2014. Só no Brasil, a ANCOP contabiliza, por exemplo, cerca de 250 mil pessoas despejadas de suas casas ou ameaçadas de despejo em função de obras relacionadas com a Copa do Mundo.
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Argemiro Almeida – Salvador – (71) 9168-1731
Claudia Fávaro – Porto Alegre – (51) 9666-9274
Francisco Vladimir – Fortaleza – (85) 9969-7804
Thaynara Melo – Brasília – (61) 9952-0940

Nenhum comentário:

Postar um comentário