O Vascão vai a campo hoje, e enfrenta simplesmente o líder do Campeonato Brasileiro. O Atlét. MG vem fazendo uma campanha consistente, e conta com um jogador que esteve inspiradíssimo nas duas últimas rodadas, e meteu dois hat-trick seguidos. O Vasco em compensação vem passando por um momento mais complicado, e nos últimos 4 jogos fez apenas 1 gol, e seu artilheiro não marca há coincidentemente, os mesmos 4 jogos.
O Atlét. MG tem um time muito bem treinado por Jorge Sampaoli. Como eu sempre digo, a grande dificuldade de um técnico é conseguir um esquema que se encaixe nas características dos atletas que ele tem a disposição, e ter variações desse esquema para enfrentar diferentes adversários, e diferentes situações dentro de um mesmo jogo. O técnico adversário sabe e tem feito isso. Não significa que seu time seja imbatível, ou que seja um supertime, porque o futebol brasileiro está bastante nivelado, e vejo o Atlét. MG no mesmo nível dos outros, mas num momento melhor.
E o Vasco tem que jogar com personalidade. Como eu disse, os times são muito nivelados, e o Vasco tem um Time tão qualificado quanto o Atlét. MG. Fernando Miguel, Miranda, Castan, Graça, Benítez, e Cano teriam vaga no time adversário, e Talles, devido ao mau momento, brigaria por uma. Nome por nome não estamos abaixo, ao menos quando comparamos titulares, mas certamente temos alguns problemas de elenco, e o do adversário é mais qualificado no todo. De qualquer forma o Vasco precisa rever alguns conceitos de jogo, reaproximar linhas, se movimentar mais no ataque, e as peças se aproximarem mais de onde a bola está sendo disputada. Não dá para entender porque nos jogos treinos, e no início do Brasileirão esse problema parecia ter sido sanado, e ainda evoluía, mas de repente tudo voltou aos tempos de Abel Braga.
E talvez uma coisa que eu peço há pelo menos duas semanas, parece que Ramon atenderá, e Miranda pode ser escalado na lateral direita. Pode ser um lateral um pouco mais preso, e Vasco jogaria com uma linha de 4 com muito poder de marcação, e os meias são todos liberados para atacar. Isso nos possibilitaria atacar com 6, e jamais teríamos a defesa desguarnecida. Outra opção é entrar com Neto Borges na esquerda, e inverter o esquema, liberando mais o LE, e segunrando o LD. Talles Magno sempre cresce de produção quando recebe apoio, e Borges tem muito boa capacidade para apoiar.
Mas nada disso resolve se o Time ficar estático em suas posições, se não houver aproximação, e se não houver o chamado pêndulo, ou seja, o Time concentrar mais atletas no lugar em que a bola está. Isso tudo são situações a serem corrigidas pelo treinador, e Ramon teve uma semana inteira para resolver esses problemas, ou ao menos relembrar os atletas que eles já fizeram melhor que isso.
E com isso acredito que o Vasco tenha boas chances no jogo, porque temos Time para enfrentar esse adversário, e tivemos tempo para relembrar algo que já fizemos esse ano.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário