Ontem o Vasco teve mais uma atuação ridícula, e foi derrotado pelo Fluminense após 10 jogos de invencibilidade frente ao tradicional rival. Isso seria relativamente normal e aceitável, caso o time adversário fosse melhor que o nosso, caso eles tivessem atletas melhores que os nossos, caso eles estivessem voando. Mas não é o caso. Na média o Time Vascaíno que entrou em campo era perfeitamente capaz de vencer o adversário de ontem, e digo até que individualmente é melhor que os atletas do time da Zona Sul.
Então por que perdemos? Por que eles foram melhores?
A resposta é simples: TÉCNICO.
O time do Fluminense é bem arrumadinho, treinado, com linhas bem postadas, compacto, organizado em campo, e isso reflete nas atuações individuais, que acabam por sobressair.
Ao contrário, o Time do Vasco é um bando em campo. Os Vascaínos se posicionam mal, estão espaçados, desorganizados, e isso acaba por refletir nas atuações individuais também, e os atletas rendem muito menos do que poderiam, as decisões acabam por ser erradas, os passes se tornam mais difíceis, e a coisa vira uma bola de neve.
A solução para isso é a troca de técnico, até porque o atual não quer mudar a forma de trabalho, e ele está cada vez mais desacreditado pela Torcida (se é que alguém ainda acredita nele), mas principalmente já perde a credibilidade do elenco.
Não há mais clima, não há mais trabalho possível, e não há técnico no Vasco. Abel já está mais que resolvido economicamente, então, se pretende continuar a trabalhar no futebol, deveria se reciclar, porque o esquema tático que ele impôs ao Vasco, está mais que ultrapassado, e é totalmente incompatível com o elenco que temos.
Mas o Vasco não pode seguir nesse rumo, porque temos duas competições muito importantes pela frente: Sulamericana e Brasileirão. Não temos elenco para sermos campeões de nenhuma delas (talvez da Sula?), mas podemos fazer bons papéis em ambas. O problema é que precisamos urgentemente alterar a forma desse Time jogar, precisamos reposicionar as peças em campo, precisamos trocar peças que não estão rendendo, precisamos alterar a forma de jogarmos.
Porque se não mudarmos muita coisa, e com urgência, poderemos brigar para não sermos lanterna do Brasileirão, e não passaremos da próxima fase da Sulamericana.
A hora é agora. Teremos um tempo para treinamento, para mudarmos muita coisa, mudarmos a cara desse Time, mas Abel não vai fazer isso, então Abel precisa sair, e quanto antes melhor.
Mexa-se Campello, faça a coisa certa.
Quanto ao jogo de ontem, o que aconteceu já era esperado. Como eu disse, nosso elenco é melhor que o do Fluminense, mas sem organização tática não temos um Time, e eles, com organização tática, têm.
Fora Abel!
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário