Abel não resistiu, e após mais uma derrota, mais uma quebra de invencibilidade do Vasco, mais uma atuação ridícula, caiu. Nada contra Abel como pessoa, não o conheço, mas todos, absolutamente todos, dizem que ele é um cara super gente boa. Mas o Vasco não necessita de um amigo, mas de um técnico. Se esse técnico também for amigo, tanto melhor, mas basta que ele seja profissional e competente.
Para Abel desejo que ele repense um pouco sua presença no futebol. Sua filosofia está totalmente ultrapassada, suas convicções precisam ser flexibilizadas, e caso ele resolva voltar a treinar uma equipe, que leve em conta esses conselhos, e que tenha boa sorte. Claro, menos contra o Vasco.
Dito isso, quem deve ser o novo técnico do Vasco?
Não sei. Mas sei o perfil que esse técnico deve ter. A primeira coisa é ter peito para enfrentar um vestiário insatisfeito, alguns atletas que já demonstram certo desgaste pelo tempo no Club, e um elenco bastante desmotivado pelos péssimos resultados conquistados nesse início de temporada. Ou seja, ele precisa ter capacidade para se impor, sem se indispor, com atletas, funcionários, e sócios.
Outra característica importante é que saiba avaliar o elenco, e preparar um esquema tático, e variações do mesmo, que se adaptem às características dos atletas que temos. Entendam, o Barcelona de Guardiola não deu certo por causa do Tiki Taka, mas o Tiki Taka deu certo devido ao elenco do Barcelona da época. Tanto é assim que ele muda o esquema, de acordo com os elencos que tem a disposição. O Bayern não jogava como o Barcelona, e nem o Manchester o faz. Então não existe um esquema que seja o melhor, mas esquemas melhores para determinados elencos.
Por último o técnico precisa gostar de trabalhar. O Elenco do Vasco não é o melhor do Brasil, mas está longe de ser tão ruim quanto tem parecido por esse início ridículo. Castan, Guarín, Benitez e Cano seriam suficientes, mas também temos um lateral direito razoável, um esquerdo que cresce quando bem assessorado, bons nomes que subiram da base, e o Time costuma se esforçar bastante em campo. Um bom esquema já ajuda a melhorar bastante o crescimento individual, mas umas jogadas ensaiadas também, e tudo isso vem com trabalho.
Quem é esse técnico? Como eu disse, nâo sei, mas ele existe, e cabe a Andre Mazzuco e Alexandre Campello. Caso José Luiz Moreira venha realmente a assumir a Vice-presidência de futebol, então ele é quem deve buscar esse nome. Tarefa difícil, mas não impossível.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário