Após reuniões e discussões internas, o Vasco anunciou ontem que Ramon Menezes está sendo efetivado como Técnico do Vasco, e que o tarimbadíssimo Antonio Lopes está voltando à Colina como Coordenador Técnico do Club.
Como jogador Ramon é bem conhecido pela Torcida Cruzmaltina. Foi Campeão Brasileiro de 1997, da Taça Guanabara e do Carioca de 1998, da Taça Rio em 1998 e 1999, do Torneio Rio-São Paulo de 1999, e sua grande conquista: a Libertadores da América de 1998.
Como técnico é a primeira oportunidade de Ramon num time da grandeza do Vasco. Antes Ramon tinha comandado o ASSEV, o Anápolis, e o Guarani de Divinópolis. Em 2018 chegou ao Vasco para ser Auxiliar Técnico permanente, e trabalhou com Vanderlei Luxenburgo, e agora recebe sua grande oportunidade na carreira
Antonio Lopes
Veterano no futebol, Antonio Lopes se declara Vascaíno, e já teve várias passagens pela Colina como Técnico. Foi campeão Carioca, Brasileiro, da Libertadores, e dirigiu o Time em 600 jogos. Ele chega como Coordenador Técnico, e nessa função foi campeão mundial com a Seleção em 2002, e fez bons trabalhos em clubes como o rival Botafogo, e no Atlético Pr,
Análise
Ramon é o cara que ficará a beira do campo, é o cara que vai encarar o sol, a chuva, os aplausos, e os apupos da Torcida. Sua experiência no cargo, ainda mais em um clube gigante como o Vasco é pequena, mas isso não significa que fará um trabalho ruim. Como em toda contratação, o resultado é uma incógnita, ainda mais com a já mencionada inexperiência, mas colaboram pelo seu sucesso o conhecimento e o bom relacionamento que mantém dentro do Club. Claro que estamos em tempo de eleição, e numa efervescência política um pouco mais alta que o normal, mesmo para os padrões Vascaínos, além de todos os conhecidos problemas financeiros, mas vai depender da postura e do posicionamento de Ramon para blindar esse elenco, e para desenvolver um bom trabalho.
Lopes é muito cascudo, conhece muito o Vasco (até mais que Ramon), e tem totais condições de conseguir realizar mais um bom trabalho, ajudando muito no amadurecimento de Ramon.
Como eu sempre digo, a dupla poderá dar certo. Futebol não é feito apenas de nomes, ou de expectativas. Mais do que isso precisamos de química, e de saber aproveitar o momento. Ramon terá a chance de se firmar no mercado de treinadores brasileiros em ascensão, e Lopes pode ser fundamental nesse processo, contribuindo com sua experiência, com ideias, e ajudando a blindar o elenco.
O Vasco não tem um timaço, mas tem uma espinha dorsal muito interessante. Castan, Andrey, Guarin, Benitez, e Cano garantem isso. Bons jovens valores, e alguns um pouco mais cascudos que podem ajudar bastante, como Pikachu, e o contestado Henrique. Caberá a Ramon encontrar o esquema que faça com que esse elenco cresça, e que os resultados voltem a aparecer. Uns treinamentos de finalização também não cairiam mal.
Saudações Vascaínas!