quarta-feira, 13 de julho de 2016

Vascão x santa cruz vale vaga

Os comentaristas esportivos costumam dizer que em torneios eliminatórios de ida e volta, os jogos são de 180 min. Pois bem, cada minuto desses vale pela classificação, por isso digo que o jogo de hoje, que ocorrerá em São Januário às 21:45 h, e terá transmissão da Globo, SporTV 2 e ESPN Brasil, vale vaga. Isso porque um bom resultado pode deixar tudo definido para o jogo da volta e por exemplo, poderíamos poupar Nenê, ou quem quer que esteja precisando.

Para isso o Vascão precisará fazer algo que não vem fazendo já há muitos jogos, ou seja jogar um bom futebol. Para ser preciso, desde a semifinal contra o flamengo pelo Estadual, o Vascão não apresenta um futebol digno do elenco e Club. É certo que na maioria das vezes o resultado vem. Chegamos a emplacar a longa invencibilidade de 34 jogos, somos os líderes isolados da Série B, onde acesso e título devem vir sem nenhum grande susto, e estamos na Copa do Brasil, competição de onde outros grandes já foram eliminados.

Mas como eu disse; é pouco. O Vascão pode mostrar mais do que isso.

O Santa Cruz não assusta. Além de estar no Z4 (zona de descenso) do Brasileirão Série A, ainda deverá vir com o time recheado de reservas. Isso porque se para o Vascão a Copa do Brasil é uma prioridade, e acesso e título da B são obrigação, para os pernambucanos a prioridade é a permanência na Série A, sendo qualquer outro resultado conquistado no ano, lucro enorme.

Jorginho terá o time completo a disposição. Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo, e Julio Cesar, Marcelo Mattos, Henrique, Andrezinho e Nenê, Jorge Henrique e Leandrão. Esse, que deverá ser o time Vascaíno que irá a campo logo mais, tem totais condições de conseguir a vitória, com boa diferença de gols, e de preferência sem tomar gols em casa.

A presença de Henrique pode parecer estranha à maioria dos Vascaínos e Vascaínas, mas a explicação é simples. Como este blogueiro e a maioria dos que acompanha futebol com um olho um pouco mais crítico, Jorginho também detectou o problema que temos na cabeça de área. Além do buraco que tínhamos no meio-campo, que ajudou adversários a construírem as derrotas que tivemos esse ano, ainda prejudicava sobremaneira nossa saída de bola. Essa não é a praia de Marcelo Mattos, Pikachu não aprovou na posição, William tem potencial, mas precisa evoluir muito taticamente, Julio dos Santos fecha bem o setor, e sai jogando com certa facilidade, mas tem prazo de  validade curto, porque ao 15 min do segundo tempo ele prega e o time para.Henrique é mais uma tentativa de Jorginho para corrigir esse problema. Henrique é bom jogador. Sabe apoiar, tem bom passe, e marca razoavelmente bem, precisa apenas aprender a fechar os espaços naquela área do campo. Ele não foi mal no último jogo, tem muito potencial, e podemos estar formando um volante de nível de seleção brasileira. Tem tudo para dar certo. Na Lateral Esquerda, por enquanto Julio Cesar vem dando conta do recado.

É o problema de se ter um cobertor muito curto, no caso, um elenco limitado.

E se, como disse este blogueiro baseado no discurso afinado de treinador e elenco Vascaínos, que sempre dizem que Copa do Brasil é prioridade, então esperamos que todos eles deem o algo a mais que tem faltado em muitos dos jogos que vimos neste ano.

Porque não dá para ganhar Copa do Brasil com um futebol burocrático, modorrento e previsível como o que o Vascão tem jogado.

E não dá para ganhar Copa do Brasil sem muita disposição, muita luta, muita entrega. Não que tenha faltado esses ingredientes, mas sabemos que o time pode elevar o nível de todos eles.

É como a criança que está na escola. Nota 5 passa. Mas se ela estudar pode tirar 10. É o caso do Vascão no momento, do jeito que está deverá cumprir as obrigações, mas com mais esforço, pode atingir objetivos mais altos.

Saudações Vascaínas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário