sábado, 2 de julho de 2016

Nova derrota deixa Vascão sob suspeitas

A derrota por 2x1 para o avaí ligou todos os sinais de alerta para o Vascão, deixou o time sob suspeitas junto a torcida e crítica esportiva, e ainda fez com que a equipe queimasse as últimas gorduras que tinha na liderança da competição. Ok, ainda estamos liderando, mas agora nos critérios de desempate, quando já havíamos livrado 5 pts do segundo colocado. Também diminuiu sensivelmente a diferença para o 5º colocado, que agora está em 6 pts.

O jogo foi decidido nas melhores oportunidades que o avaí criou no segundo tempo, e que este aproveitou, e na já conhecida deficiência do time Vascaíno em botar a bola para dentro do gol. No primeiro tempo também voltou a aparecer a dificuldade do Vascão em furar retrancas, em armar o jogo, algo que tem sido recorrente nos últimos 5 ou 6 jogos, pelo menos. A defesa até que não foi mal, mesmo assim o avaí foi mais perigoso que o Vascão, e a única boa chance Vascaína foi desperdiçada por Nenê em um contra-ataque rápido puxado por Éder Luís. Nessa etapa o jogo em si foi bem fraquinho.

O segundo tempo foi bem melhor de um modo geral, e o primeiro gol do avaí aconteceu numa falha coletiva da defesa e, mais uma vez, individual de Aislan. Este vinha até fazendo uma boa partida, mas falhou bisonhamente no primeiro gol, quando, sem querer, acabou fazendo o cruzamento para o atacante do avaí. Coletivamente a zaga estava muito mal posicionada, e dois atacantes adversários estavam livres dentro da área. Rodrigo e Aislan não marcavam ninguém. No segundo gol Júlio César foi driblado pela esquerda, lá próximo a linha de meio-campo, e não quis fazer a falta. A zaga por sua vez estava mal posicionada de novo, ninguém deu combate ao adversário, e esse pode acelerar a jogada, enfiou a bola para o meio, Rodrigo e Aislan mais uma vez não combateram ninguém, Pikaxu perdeu na corrida, Martin Silva foi driblado na saída de gol, e o 2 x 0 foi decretado.

Mas antes de levar os gols o Vascão estava melhor, criando algumas chances. Depois disso o Vascão melhorou ainda mais, meteu duas bolas na trave, o goleiro adversário apareceu bem em pelo menos 3 oportunidades, e acabamos por diminuir o placar com Caio Monteiro, que para mim deveria aparecer como titular (esse rapaz tem futuro). O Vascão ainda martelou de forma desordenada, mais na pressão do que na técnica e tática, mas parou no goleiro adversário e nos nossos erros de finalização. Martin Silva ainda voltou a defender um pênalti, e contou com a sorte, pois a bola bateu na trave, na cabeça do goleiro e correu para o lado da área. Foi uma grande defesa que manteve o Vascão no jogo, pena que não conseguimos chegar ao empate. Jorginho foi expulso, e Martin Silva recebeu o terceiro amarelo por reclamação.

Jorginho agora terá uma semana para descansar, treinar e rearmar essa equipe. Precisamos mudar, precisamos deixar de ser tão previsíveis, precisamos voltar a vencer e precisamos, acima de tudo, de uma sequência vitoriosa. Jorginho terá trabalho, mas tem opções, basta acreditar e ter coragem para encarar o fato que seu trabalho precisa evoluir.

Quanto a Aislan, pelo amor de Deus, não dá. Entendo que Jorginho precisa preservar seu atleta, mas Aislan é fraco demais.

Saudações Vascaínas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário