domingo, 31 de julho de 2016

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno. VASCO X Criciúma. 31/07/2016

Vascão e criciúma fizeram a penúltima rodada do primeiro turno ontem em São Januário. Qual será a opinião sobre o jogo, o time, e sobre Éderson? Aproveite para participar você também.


sábado, 30 de julho de 2016

Vascão x criciuma

Daqui a pouco teremos Vascão em campo mais uma vez pelo Brasileirão da Série B. O jogo é em São Januário, o adversário não é dos mais fáceis, ocupando atualmente a quinta colocação no campeonato, e com boas chances de conquistar uma vaga para a Série A do próximo ano. Para completar não teremos Nenê, ainda se recuperando, e Luan, servindo a seleção olímpica brasileira.

Mas tudo isso são dificuldades que o Vascão tem totais condições de ultrapassar.

A entrada de Éderson como titular tem tudo para melhorar consideravelmente a produção do setor ofensivo, e a possível estreia de Junior Dutra durante o decorrer da partida tem tudo para coroar essa noite com uma boa exibição com vitória, e um distanciamento maior do quinto e do segundo colocados.

Classificação bastante antecipada para a Série A, e título bastante antecipado da B. Esses são os objetivos do Vascão nesse campeonato em que não deveríamos estar.

E olho na Copa do Brasil, porque com o ataque melhorando, o título lá também se torna bastante possível.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vascão tem semana de treinos

No último sábado o Vascão venceu o bragantino do jeito que a torcida gosta; de virada. Mas apesar da virada, o time de Jorginho mais uma vez deixou a desejar em um jogo em casa, tendo apresentado muita dificuldade para superar o time do interior paulista, que na verdade faz uma campanha muito fraca na Série B, e tem grandes chances de cair para a Série C.


Mas nem tudo foi problema, porque a entrada de Éderson deu outra movimentação ao ataque, e ainda temos Júnior Dutra para estrear, e a esperança de um time mais rápido e mais ágil dentro de campo.


Para começar a esboçar esse novo Vascão, Jorginho terá toda essa semana de treinos, tempo em que também se espera que Nenê se recupere, e possa estar de volta ao time.


Que Jorginho aproveite bem esse período de treinos, e que o Vascão já comece a apresentar um futebol melhor já a partir do próximo jogo, que por sinal, também será em casa.


Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vascão classificado

Em jogo de cinco gols no Arruda, o Vascão venceu o santa cruz por 3 x 2 e se classificou na Copa do Brasil. Para quem achou que o time pernambucano tinha desistido do Copa do Brasil por ter mandado uma equipe com vários reservas a campo, estava muito enganado (entre esses enganados está o blogueiro). Na verdade eles lutaram muito até o final, e dificultaram bastante a vitória Vascaína.

O primeiro tempo foi do Vascão, que chutou mais a gol, e com muito mais perigo. Martin Silva se limitou a algumas bolas atrasadas, e a cobrar tiros de meta. Destaque para Andrezinho, que se desdobrava na armação e saída de bola, mas que foi bem assessorado por Jorge Henrique e Pikachu e Evander. Thales voltou a fazer bem o papel de pivô. Mas não tivemos gol.

Na segunda etapa o Vascão veio para cima. Logo no início Andrezinho fez grande jogada pela esquerda, recebeu de volta dentro da área e chutou colocado, sem chances de defesa. Não demorou muito e o Vascão ampliou. Andrezinho lançou Evander, que fez boa jogada pela esquerda, cruzou para trás e Pikachu pegou de primeira. O goleiro aceitou, mas o que importa é que o Vascão abriu 2 x 0, e só seria eliminado se tomasse 3 gols.

O adversário não desistiu e foi atrás do resultado. Em bola cruzada para a área, Madson parou na jogada, e dois atacantes do santa cruz ficaram livres na frente de Martin Silva. O gol foi de cabeça, e Martin nada pode fazer. Mas a noite era do Vascão, e após bom lançamento de Andrezinho, o goleiro saiu mal e a bola sobrou livre, com o gol totalmente aberto para Jorge Henrique fazer o terceiro.

Esse gol saiu aos 47 min do segundo tempo, e parecia que a fatura estava liquidada, mas após a saída de bola, teve escanteio para o santa cruz, a bola foi alçada na área, a defesa tirou, e a bola voltou a ser lançada na área, só que a defesa parou de novo, e mais uma vez um atacante completamente livre pode fazer o gol de cabeça, colocando a bola no contrapé de Martin Silva.

O Vascão melhorou muito seu desempenho ofensivo, e piorou o defensivo, não por erros de posicionamento ou por grandes jogadas do adversário, mas por pura e simples desatenção de alguns atletas. É o tipo de falha que não pode acontecer, porque costuma ser fatal.

Agora o Vascão terá que esperar o sorteio que irá definir seu adversário nas oitavas da Copa do Brasil. Mas enquanto isso já haverá compromisso no próximo sábado, às 16:30 h, contra o bragantino, em São Januário, pela Série B do Brasileirão.

Seguimos vivos e brigando.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

santa cruz x Vascão vale vaga nas oitavas

Se a decisão entre Vascão e santa cruz começou na quarta-feira passada, hoje ela se decide. A coisa não começou muito bem para o Vascão, que empatou o primeiro jogo em 1 x 1 jogando em São Januário, e hoje não conta com Nenê lesionado, e Luan, servindo a seleção olímpica.

Para classificar, o Vascão precisa vencer, ou empatar com resultado de 2 x 2 ou acima. 0 x 0 ou vitória do santa cruz classificam os pernambucanos, e o 1 x 1 leva para os pênaltis.

O santa cruz conseguiu deixar o Z4 na última rodada, mas ainda segue bastante ameaçado, e por isso mesmo irá poupar vários atletas nessa partida, já que o objetivo principal dos pernambucanos para essa temporada segue sendo a manutenção da equipe na Série A, além de que, eliminado na Copa do Brasil, ainda restará a Sul Americana para eles.

Sendo assim, vejam bem, o Vascão irá jogar contra um adversário que briga para não cair na Série A, e que deverá ir a campo desfalcado de vários titulares.

Mas por sua vez as coisas também não são as mais fáceis para o Vascão. Como já dissemos acima, o time irá a campo desfalcado de Nenê, com uma lesão na coxa, Luan estará servindo a seleção olímpica. Dos dois desfalques o que mais preocupa é a do meia-atacante. Jomar, o substituto de Luan, já entrou outras vezes e foi muito bem na zaga, mas até agora o time sempre mostrou uma queda de produtividade muito grande com a ausência de Nenê. A exceção foi o jogo contra o luverdense, mas ali o time todo era reserva.

Sobre a ausência de Nenê um comentário a parte. O atleta se lesionou durante treinamento no último sábado. Pode acontecer, mas é realmente complicado aceitar que um atleta profissional se lesione durante treinamento físico. Seria interessante que o Capres fizesse uma avaliação séria no elenco Vascaíno, porque não é a primeira vez que isso ocorre esse ano. Colocar a culpa no excesso de jogos não cola, porque todos os clubes estão sujeitos à mesma carga. Há que se estudar o problema, e uma vez detectada a causa, agir de forma a evitar outras lesões desse tipo.

E que o Vascão hoje possa vencer, que passe para a próxima fase da Copa do Brasil, e que tenhamos uma temporada com mais alegrias do que tristezas.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 19 de julho de 2016

Riascos deve voltar para o Vascão

Após anunciar oficialmente as contratações de Júnior Dutra e Éderson, o Vascão agora tem a oportunidade de trazer Riascos de volta. Ontem comentamos sobre as declarações de Riascos, e falamos que não gostaríamos de ver esse atleta de volta a São Januário. Isso não é apenas pelo fato de ter dito coisas que não devia, mas também pelo salário excessivamente alto que recebe, pela falta de qualidade técnica, e também porque o Vascão parece ter resolvido o problema de atacantes com as duas últimas contratações, e com a presença de Thales na reserva.

Mas não demorou muito para que a diretoria do cruzeiro se encarregasse de procurar o Vascão e propor o retorno do atleta a São Januário. Só que agora a situação mudou, porque se em maio o Vascão propôs pagar os vencimentos integrais do atleta, agora o Vascão só aceita um acordo nos mesmos moldes do primeiro empréstimo.

E enquanto atleta, seu representante, o cruzeiro e o Vascão discutem as condições para o retorno de Riascos a São Januário, a torcida Vascaína aproveita para se deleitar com as polêmicas declarações dadas pelo atleta à rádio Itatiaia, onde deturpadas as palavras, jogar no Vascão aparece como sinônimo de felicidade, e no cruzeiro, bem vocês ouviram as declarações.

Deturparam porque Riascos está falando dele. Ele disse que ele está triste, que ele está jogando mal.

Mas as pessoas escutam o que querem.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Muita polêmica. Você acha que Riascos deve voltar?

As declarações de Riascos após o jogo fluminense 2 x 0 cruzeiro ontem foram bombásticas. O atleta abriu o verbo e disse com todas as letras que estava infeliz, e que considerava o cruzeiro uma "merda". Claro que a Torcida Vascaína está eufórica com uma declaração dessas, e que os cruzeirenses estão revoltados com a mesma declaração.

Mas apesar de eu achar que as declarações são absolutamente favoráveis ao Vascão, mesmo o time estando atualmente na Série B do Brasileirão, também acho que Riascos foi absolutamente infeliz com elas. Mostrou total falta de profissionalismo, total falta de comprometimento com o cumprimento de um contrato que o próprio atleta assinou, e ainda mostrou total falta de controle de suas emoções.

Eu não gostaria de ver um atleta desses de volta ao Vascão, ainda mais com o salário que ele ganha no cruzeiro, que é muito acima do futebol que ele apresenta.

E você, acha que ele deve voltar? Vote aí ao lado.


domingo, 17 de julho de 2016

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno. Luverdense X VASCO. 17/07/2016

O Vascão empatou com o santa cruz na quarta-feira, e com o luverdense no sábado. Esses e outros temas serão debatidos no Programa A Voz do Vascaíno, hoje, às 22:00 h. Participe você também.


Empate do Vascão com luverdense não foi tão bom

Se contra o santa cruz o empate acabou sendo bom pelas circunstâncias do jogo, ontem o empate contra o luverdense não foi assim tão bom, exatamente pelas circunstâncias do jogo.

Existe diferença entre o que se espera antes de se iniciar uma ação, e o que se percebe ser possível realizar depois que se começa essa ação. Assim é um jogo de futebol. Antes da partida temos algumas expectativas, depois vemos que podemos realizar mais, ou menos, e lamenta-se ou comemora-se um resultado alcançado.

Contra o santa cruz jogamos muito mal, tendo um adversário que está na zona de rebaixamento do brasileiro, que vinha sem 6 titulares, enquanto nós tínhamos o time completo, e ainda jogávamos em casa. Mas na hora do jogo o desempenho Vascaíno foi muito ruim. Mais uma vez o time foi muito lento, criou pouco e as boas chances de gol mesmo foram criadas pelo adversário, que poderia ter matado a partida. Não o fez, o Vascão achou um gol, originário de bola parada, e acabou crescendo nos últimos 10 min de jogo. Nessas circunstâncias esperávamos mais, mas o empate acabou sendo bom, porque, pela maior parte do tempo, estivemos longe de conquistar um bom resultado.

Contra o luverdense foi o contrário.Quem entrou com 10 reservas foi o Vascão, mesmo assim sabemos do potencial deles, e esperávamos algo positivo. Mas no primeiro tempo o time pouco chegou, e Martin Silva mais uma vez salvou a pátria, com pelo menos 3 ótimas defesas, e mais umas duas ou três boas defesas. Antes do intervalo Jorginho já tinha queimado duas substituições por contusão, e tudo levava a crer que não atingiríamos um bom resultado (mas sempre torcendo pela vitória).

Só que no segundo tempo as coisas se inverteram, e Martin Silva passou a ser um expectador privilegiado do jogo. O Vascão fez 1x0 e poderia ter aumentado o placar, mas aí tivemos que por Aislan em campo, e vimos o que aconteceu, no finalzinho do jogo, no último minuto. E depois disso ainda podíamos ter feito o 2x1 nos acréscimos.

Pela forma como se desenrolou o jogo de ontem, o Vascão merecia melhor sorte.

Menos mal que empatamos quando não podíamos perder (na Copa do Brasil), e empatamos quando podíamos (Série B).

Agora é, na próxima quarta-feira partirmos para cima e vencermos o santa cruz lá (empates com 2 gols ou mais também nos classificam), e no próximo sábado vencermos o bragantino jogando em São Januário.

Gostei dos garotos que vi ontem. Têm futuro, mas precisam jogar, precisam pegar rodagem. O Bragantino pode ser ótima oportunidade para isso, nem que se escale 2 ou 3 de cada vez.

Saudações Vascaínas!

Pedimos desculpas pelo erro grosseiro

Ontem quando comentei a notícia veiculada pelo Netvasco, e confirmada depois por Isaías Tinoco, não estávamos conseguindo utilizar a foto do próprio Netvasco. Busquei outra foto na internet, mas uma tela pequena e um óculos fraco me fizeram confundir a foto do Éderson que o Vascão está contratando, com outra de um jogador que atualmente está no flamengo.

Avisado por vários Vascaínos, a foto foi trocada no blog, mas infelizmente não é possível fazer o mesmo nas postagens do facebook.

Pedimos desculpas a todos os que acompanham o blog, aos administradores das páginas e gupos em que estamos sempre divulgando nossas postagens, e aos torcedores Vascaínos em geral.

Só podemos prometer mais atenção doravante. 

Saudações Vascaínas!

sábado, 16 de julho de 2016

Vascão tem reforço para o ataque

A notícia abaixo deu no NetVasco. Se for realmente verdade, e o Netvasco não é de ficar veiculando simples especulações, então finalmente o Vascão deu uma dentro esse ano. O atacante Éderson foi artilheiro do Brasileirão 2013 pelo atlet. PR, tendo marcado 21 gols na ocasião. O atacante tem os direitos federativos vinculados à Traffic, e foi artilheiro também nos Emirados Árabes e no Japão. Su

Sua última partida foi a cerca de um mês atrás, e o atleta provavelmente irá necessitar de uma pré-temporada para estrear no ataque do Gigante, mas se mantiver o nível que apresentou nos últimos aos, provavelmente tomará conta do ataque Cruzmaltino com facilidade.

A lamentar apenas que o empréstimo será de um ano.

Mas finalmente é uma boa notícia para o torcedor Cruzmaltino, e alguém que poderá ajudar Nenê e Andrezinho na luta por maiores conquistas esse ano. Estamos na torcida de que Éderson tenha tempo de nos ajudar na Copa do Brasil também.

Saudações Vascaínas!



Ederson chega ao Vasco por empréstimo de 1 ano

Sábado, 16/07/2016 - 16:03

























Tem cara nova no ataque do Vasco. Depois de Junior Dutra, o clube acertou a contratação de Ederson, artilheiro do Brasileirão de 2013 com a camisa do Atlético-PR e que estava no Kashiwa Reysol, do Japão. O jogador de 27 anos desembarca no Rio de Janeiro já neste domingo e realiza exames médicos na segunda-feira (confira abaixo reportagem sobre o atacante na época do Furacão). 

Caso tudo ocorra dentro do previsto, o reforço assina contrato por um ano, cedido por empréstimo do clube japonês. A janela de transferências para jogadores vindos do exterior se fecha na próxima terça-feira, mas o Vasco está tranquilo sobre a chegada de toda documentação. 

Ederson tem os direitos econômicos vinculados a Traffic e a negociação foi intermediada pelo empresário Lucas Mineiro. Goleador do Brasileirão de 2013, com 21 gols - três deles sobre o Vasco, na última rodada -, o atacante começou a carreira no Ceará, com passagens ainda por ABC, Atlético-PR e Al Wasl, dos Emirados Árabes, onde também foi artilheiro, com 14 gols, até chegar ao Kashiwa Reysol. 

A última partida do atacante foi realizada no dia 18 de junho, diante do Nagoya Grampus, pela J-League. No Japão, Ederson entrou em campo 26 vezes e marcou somente cinco gols. Na temporada 2016, são 15 partidas, balançando as redes adversárias duas vezes. Com a chegada do reforço, o Vasco passa a ter quatro opções para o centro do ataque: Leandrão, Thalles, Junior Dutra e Ederson. 

luverdense x Vascão reserva

O Vascão volta a campo hoje, às 18:30 h para enfrentar o luverdense no estádio das Antas. Para esse confronto o técnico Jorginho escalou um time recheado de juniores e reservas, pois o Vascão dá prioridade à Copa do Brasil. Não falta juventude, tampouco falta experiência, já que vários atletas escalados estão acima dos 30 anos.

Pessoalmente não sou contra. Primeiro porque dá rodagem a alguns juniores que demonstram excelente potencial, como Evander e Caio Monteiro, segundo porque alguns desses que são considerado reservas, ou já foram titulares, ou já entraram muito bem na equipe, ou são pedidos pela torcida. São os casos de Julio dos Santos, Diguinho, William, Yago Pikachu, Jomar.

O luverdense é o 11º colocado na tabela, e vem de uma derrota em casa para o oeste, e um empate fora com o criciuma. Não é um grande time, mas já está se tornando tradicional na Série B, como o paraná clube também. São equipes que ano após ano estão ali, no meio da tabela, às vezes flertam com o rebaixamento, mais raramente com o acesso, mas nunca concretizam nenhum dos dois. A atual posição na tabela demonstra claramente o que eu disse.

Em princípio não seria um time para assustar um gigante como o Vascão, mas temos alguns poréns nessa história. O primeiro é claramente o time reserva escalado por Jorginho. São jogadores com potencial, que precisa ser transformado em realidade. Quando e se isso irá acontecer é a incógnita. Segundo, algumas peças são muito jovens, e estreiam no time principal jogando fora, num alçapão. Será que irão conseguir controlar a tensão? Terceiro, é o próprio fato de jogarmos num alçapão. Quarto, antigamente a diferença entre o Gigante e equipes como o luverdense era abissal, hoje não é tão grande assim, ainda mais de nossos reservas para eles. Quinto, o time do luverdense tem oscilado muito, fazendo boas e más partidas. esperamos que hoje se uma má partida. Por outro lado, o próprio Vascão tem apresentado um futebol abaixo de suas possibilidades, será que os reservas irão apresentar algo superior?

Essas são dificuldades que o Vascão irá enfrentar hoje, mas um Gigante não se faz apenas com facilidades, mas principalmente por transpor as dificuldades. Essa é mais uma na vida do Vascão, que poderá abrir 3 pts do segundo colocado em caso de vitória hoje, e que poderá ficar bem mais animado para o confronto com o santa cruz na próxima quarta.

Hoje às 18:30 h, com transmissão do SporTV.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Vascão vai de time reserva

O único titular em campo na partida do próximo sábado contra o luverdense deverá ser o goleiro Martin Silva. E não haverá muito espaço para mudanças nisso, porque nenhum dos que iniciaram o jogo contra o santa cruz viajou para Mato Grosso. Mesmo assim acredito que podemos trazer um bom resultado.


Procura-se um meia-armador

Fellype Gabriel, contratado há cerca de dois meses atrás para fazer sombra, e quem sabe até entrar nesse time do Vascão, segue no departamento médico, e nem seguiu para Mato Grosso, tendo ficado no Capres para recondicionamento físico. 

Engraçado que é a mesmíssima condição de 2 meses atrás. Para um recondicionamento físico tão longo, de um jogador que supostamente estava treinando algo está errado.


Jomar e Rafael Marques

Com Rodrigo e Luan poupados, a zaga titular para o jogo contra o luverdense deverá ser formada por Jomar e Rafael Marques. Mas é bom que nada de ruim ocorra com eles, porque Aislan volta ao banco de reservas.


Copa do Brasil

O jogo da volta na Copa do Brasil será na próxima quarta-feira, dia 20/07. Eu acredito que podemos bater o santa cruz no arruda. E você, também acredita nisso?

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Empate acabou sendo bom

Não que o empate seja um resultado para ser comemorado, ainda mais depois de tudo que comentei antes do jogo, mas nas circunstâncias que envolveram a partida, até que esse empate foi um final aceitável.  O Vascão tomou um gol logo no início do jogo, se perdeu completamente em campo pelos 20 min que se seguiram. O time mal escalado não criava, era lento, não tinha contra-ataque, e ainda por cima embolado e na Nenê dependência de sempre.

Mas mesmo com todos esses defeitos, o time ainda conseguiu criar algumas oportunidades. Madson teve a mais clara de todas, mas é um jogador muito fraco tecnicamente, e ao invés de dar um toque sutil por cima do goleiro, fechou os olhos e deu um bico em cima dele.

/No segundo tempo o time voltou com Caio Monteiro e Pikachu, nos lugares de Henrique e Madson. Com as mexidas o time cresceu em vários aspectos, inclusive passando a ter mais velocidade, Nenê teve com quem conversar, mas ainda faltava algo. Esse algo veio com a entrada de Thales, que não foi brilhante, mas substituiu um inútil Leandrão.

Aqui um comentário só sobre Thales. No pouco tempo em campo, conseguiu finalizar mais que Leandrão, participar mais das jogadas, auxiliar na marcação da saída de bola adversária. Por que esse rapaz não se dedica mais à profissão? Tinha tudo para ter uma boa carreira, mesmo não sendo um craque.

E como o Vascão realmente melhorou depois das 3 alterações, o empate acabou chegando. Meio na insistência, meio na sorte, já que o goleiro adversário é quem acabou pondo a bola para dentro.

Jorge Henrique ainda botou uma bola na trave no final do jogo, mas o Vascão não conseguiu virar o placar.

Algumas coisas não dá mais para segurar. Caio Monteiro tem que ser titular, Pikachu também. Thales, se resolver se interessar, não perde a vaga para Leandrão de jeito nenhum.

E o time precisa se acalmar um pouco. Tudo bem que a arbitragem foi um horror. Inverteu faltas, apitou e voltou atrás algumas vezes, não marcou outras faltas claras, estava completamente perdida em campo, mas um time experiente como esse não pode perder a cabeça numa situação dessas.

Taticamente não consegui entender o posicionamento de Henrique. Muito adiantado, como um meia-armador. Atrapalhou a armação da equipe, sobrecarregou Nenê, não corrigiu a marcação no meio. Ele deveria ter entrado como volante, e Andrezinho deveria ter sido adiantado. Não entendi essa do Jorginho.

Coisas a consertar, mas ainda há tempo, porque com o empate uma vitória simples, ou empate por dois gols ou mais, classifica o Vascão. 0x0 é do santa cruz, e 1x1 leva para os pênaltis.

Quarta que vem tem mais.

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 13 de julho de 2016

Vascão x santa cruz vale vaga

Os comentaristas esportivos costumam dizer que em torneios eliminatórios de ida e volta, os jogos são de 180 min. Pois bem, cada minuto desses vale pela classificação, por isso digo que o jogo de hoje, que ocorrerá em São Januário às 21:45 h, e terá transmissão da Globo, SporTV 2 e ESPN Brasil, vale vaga. Isso porque um bom resultado pode deixar tudo definido para o jogo da volta e por exemplo, poderíamos poupar Nenê, ou quem quer que esteja precisando.

Para isso o Vascão precisará fazer algo que não vem fazendo já há muitos jogos, ou seja jogar um bom futebol. Para ser preciso, desde a semifinal contra o flamengo pelo Estadual, o Vascão não apresenta um futebol digno do elenco e Club. É certo que na maioria das vezes o resultado vem. Chegamos a emplacar a longa invencibilidade de 34 jogos, somos os líderes isolados da Série B, onde acesso e título devem vir sem nenhum grande susto, e estamos na Copa do Brasil, competição de onde outros grandes já foram eliminados.

Mas como eu disse; é pouco. O Vascão pode mostrar mais do que isso.

O Santa Cruz não assusta. Além de estar no Z4 (zona de descenso) do Brasileirão Série A, ainda deverá vir com o time recheado de reservas. Isso porque se para o Vascão a Copa do Brasil é uma prioridade, e acesso e título da B são obrigação, para os pernambucanos a prioridade é a permanência na Série A, sendo qualquer outro resultado conquistado no ano, lucro enorme.

Jorginho terá o time completo a disposição. Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo, e Julio Cesar, Marcelo Mattos, Henrique, Andrezinho e Nenê, Jorge Henrique e Leandrão. Esse, que deverá ser o time Vascaíno que irá a campo logo mais, tem totais condições de conseguir a vitória, com boa diferença de gols, e de preferência sem tomar gols em casa.

A presença de Henrique pode parecer estranha à maioria dos Vascaínos e Vascaínas, mas a explicação é simples. Como este blogueiro e a maioria dos que acompanha futebol com um olho um pouco mais crítico, Jorginho também detectou o problema que temos na cabeça de área. Além do buraco que tínhamos no meio-campo, que ajudou adversários a construírem as derrotas que tivemos esse ano, ainda prejudicava sobremaneira nossa saída de bola. Essa não é a praia de Marcelo Mattos, Pikachu não aprovou na posição, William tem potencial, mas precisa evoluir muito taticamente, Julio dos Santos fecha bem o setor, e sai jogando com certa facilidade, mas tem prazo de  validade curto, porque ao 15 min do segundo tempo ele prega e o time para.Henrique é mais uma tentativa de Jorginho para corrigir esse problema. Henrique é bom jogador. Sabe apoiar, tem bom passe, e marca razoavelmente bem, precisa apenas aprender a fechar os espaços naquela área do campo. Ele não foi mal no último jogo, tem muito potencial, e podemos estar formando um volante de nível de seleção brasileira. Tem tudo para dar certo. Na Lateral Esquerda, por enquanto Julio Cesar vem dando conta do recado.

É o problema de se ter um cobertor muito curto, no caso, um elenco limitado.

E se, como disse este blogueiro baseado no discurso afinado de treinador e elenco Vascaínos, que sempre dizem que Copa do Brasil é prioridade, então esperamos que todos eles deem o algo a mais que tem faltado em muitos dos jogos que vimos neste ano.

Porque não dá para ganhar Copa do Brasil com um futebol burocrático, modorrento e previsível como o que o Vascão tem jogado.

E não dá para ganhar Copa do Brasil sem muita disposição, muita luta, muita entrega. Não que tenha faltado esses ingredientes, mas sabemos que o time pode elevar o nível de todos eles.

É como a criança que está na escola. Nota 5 passa. Mas se ela estudar pode tirar 10. É o caso do Vascão no momento, do jeito que está deverá cumprir as obrigações, mas com mais esforço, pode atingir objetivos mais altos.

Saudações Vascaínas!






terça-feira, 12 de julho de 2016

Reunião na CBF não contou com presença do Vascão

Ontem houve uma reunião na CBF com a presença de 35 clubes das Séries A e B, que reivindicavam maior presença e participação dos clubes em decisões importantes na entidade, cuja base são os próprios clubes. A reunião não contou com a presença de Vasco, botafogo, bragantino, oeste, e vila nova.

Ora não seria problema (mesmo assim era para se preocupar o por que não estavam presentes?) se o tema da reunião fosse para definir o novo uniforme da seleção da CBF. Mas não, o que estava em pauta é extremamente importante. Dependendo da participação dos clubes, campeonatos podem sofrer alterações significativas, outros podem ser cancelados, e outros ainda criados.

Então era para termos um clube de vanguarda como o Vascão lá, presente, defendendo suas posições, defendendo seus interesses.

Mas o Vascão não estava lá. A última vez que soube, o Vascão estava assistindo a final da Eurocopa na França.

Nada mais justo, afinal, nossas raízes portuguesas são fortes, nossos laços eternos, nossos interesses às vezes convergem.

Só que antes desses interesses conjuntos com um país estrangeiros, vêm os interesses do Club mesmo, aqui, no Brasil velho de guerra.

Por mais que esse blogueiro tenha metido o pau na chamada "primeira liga", e continuo metendo o pau, porque com essa liga estão fazendo as coisas da forma errada, agora a coisa muda de figura. Com uma reunião como essa, os clubes finalmente estão agindo da forma correta, em união, buscando maior espaço numa organização que é essencialmente deles. Porque a CBF e Federações Estaduais, não existem sem esses clubes.

Só que o Vascão está fora desse movimento.

Gostaria apenas de lembrar que o Vascão não é Federação, nem CBF, o Vascão é Club. Um Club Gigante, dos mais vitoriosos, com uma das maiores torcidas, e sem nenhuma dúvida com a história mais bela entre todos os clubes brasileiros, talvez do mundo.

Mas para isso o Vascão tem que ser locomotiva, não vagão.

Isso quem disse foi Eurico Miranda.

Mas é isso que Eurico Miranda não tem feito.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Parabéns Portugal

Título na casa dos adversários, com o amplo favoritismo deles, com a imprensa dizendo que os portugueses seriam apenas um bom coadjuvante, Portugal também perdeu seu melhor jogador, e talvez o melhor da competição, logo no início do jogo,

Mas os portugueses se superaram. Rui Patrício fez uma partida fantástica, contou com a sorte que acompanha os grandes goleiros, e os times campeões, e na prorrogação, o gol.

Se em 2004 vocês foram derrotados em casa pela Grécia, em jogo completamente atípico, onde Portugal tinha muito mais time, onde Portugal martelou o tempo todo, agora foi a sua vez de fazer isso, mas houve uma diferença, porque Portugal também tentou atacar.

Futebol; esse é o único esporte que permite esse tipo de sentimento, onde o mais fraco ganha do mais forte, onde todos realmente têm chances de triunfar.

Título fantástico!

Parabéns Portugal! Bem vindo ao clube das seleções com títulos.





Vascão Sempre Pioneiro

Quando até as Organizações Globo se rende às glórias conquistadas pelo Vascão, aí você tem ideia do tamanho desse Gigante. Temos que retomar nossa grandeza em toda sua extensão.

Vascão sempre.

Saudações Vascaínas!



Globo.com reconhece Vasco como primeiro campeão da Libertadores (Vídeo)

Em 10/02/2008 12:55 
Assista matéria sobre a primeira Copa Libertadores apresentada pelo programa Globo Espotrte.
Releia texto da matéria publicada no site Supervasco.com em 27/12/2007 contando a história da Libertadores. Após a pesquisa e publicação do texto no site Supervasco.com, o link contendo a matéria foi enviado pela equipe do site para o e-mail de diversos jornalistas e para o FALE CONOSCO dos maiores sites esportivos.
Há 60 anos - Vasco 1° Campeão Continental do Mundo 


Este ano o título do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, em 1948, completa 60 anos no dia 14 de março. Foi o primeiro título internacional do futebol brasileiro em terras estrangeiras. Além disso, aquele campeonato foi relatado pela Conmebol como o embrião da Libertadores em seu livro e, posteriormente, reconhecido como o primeiro campeonato continental de clubes campeões, hoje popularmente conhecido como "Copa Libertadores". 



O campeonato foi também o pontapé inicial para a criação da Champions League na Europa, pois, em 1948, o jornalista francês Jacques Ferran esteve em Santiago cobrindo o Campeonato para o jornal L\"Equipe e ficou fascinado com a idéia de um campeonato continental de clubes campeões. De volta a França, levou a idéia a UEFA, que na ocasião pensava apenas em campeonatos de seleções, mas cedeu a proposta do jornalista e do L\"Equipe, criando a primeira Champions League em 02/03/1955, que teve como primeiro campeão o Real Madrid. 



O campeonato continental ficou suspenso até 1960, quando, novamente tendo a participação de 7 equipes seguindo o modelo de 1948, passou a se chamar Copa dos Campeões da América, vencida pelo Peñarol naquela edição e pelo Santos em 62 e 63. Apenas em 1965 o campeonato passou a ser denominado Copa Libertadores da América, nome que durou até a edição de 1997, pois a partir de 1998, edição novamente vencida pelo Vasco, o campeonato continental teve a marca do patrocinador inserida em seu nome, tornando-se, então, Copa Toyota Libertadores da América até a edição de 2007, quando o contrato com a marca de automóveis se encerrou. A edição de 2008 seguirá o mesmo modelo dos últimos anos, porém, com a mudança do patrocinador, a competição terá o nome de Copa Santander Libertadores de América



1948- Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões 
1960 a 64- Copa dos Campeões da América 
1965 a 97- Copa Libertadores da América 
1998 a 2007- Copa Toyota Libertadores da América 
2008- Copa Santander Libertadores da América 

domingo, 10 de julho de 2016

Vitória por 2 x 0 dá Liderança Isolada ao Vascão

Ontem o Vascão bateu o brasil de Pelotas por 2 x 0, em jogo onde reencontrou o caminho das vitórias, a liderança isolada da Série B, Thales tendo um desempenho razoável, Nenê voltou a marcar, Caio Monteiro mostrou evolução e Luan jogando de vilão e herói. Também tivemos lambanças e jogadas de craque. Mas o jogo em si não foi grande coisa.

A primeira jogada de perigo foi do brasil, que acabou em boa defesa de Jordi. Um pouco depois Rodrigo bateu falta com perigo, para grande defesa do goleiro, e por volta dos 8 min de jogo Thales ganhou de cabeça, Nenê dominou na corrida, já ajeitando para o chute, e colocou a bola no canto direito do goleiro. 1 x 0. Depois disso o jogo caiu de produção, mas ainda tivemos algumas emoções.

Em jogada pela direita (para mim a bola saiu) houve o cruzamento para a área do Vascão, a conclusão foi em cima de Rodrigo, a bola espirrou e Luan tentou cortar, mas acertou a trave de Jordi, já batido no lance, na sequência o atacante adversário tentou dominar a bola antes de chutar para o gol vazio, e Luan se recuperou botando a bola para escanteio. O Vascão voltou a chegar sem muito perigo, sempre com Caio Monteiro (esse garoto tem futuro), e os gaúchos obrigaram Jordi a fazer mais uma boa defesa.

No segundo tempo nosso adversário tentou o empate no início, mas aos poucos o Vascão voltou a se impôr. Tivemos um pênalti marcado para o Vascão, que o juiz voltou atrás e anulou. Claro confusão por causa disso. Logo depois Luan aumentou, após falta batida por Nenê na área. O Vascão ainda teve mais uma boa chance de ampliar, mas o goleiro gaúcho impediu o gol.

Como eu disse o jogo não foi grande coisa. Serviram o resultado e o fato de o Vascão ter voltado a vencer, principalmente a vencer em casa. Mas o time me parece desatento em alguns momentos do jogo, desleixado mesmo. O que está havendo?

Algo para Jorginho responder e corrigir.

Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Vascão x brasil de Pelotas

Após uma semana o Vascão volta a campo hoje, às 18:30 h em São Januário. O jogo vale a liderança da Série B, mas para os Cruzmaltinos vale também o reencontro com as vitórias, e a busca de uma tranquilidade que foi perdida com as últimas derrotas. A súbita mudança de endereço de Leandro Damião, e a indefinição do reforço para o ataque ajudam o clima na Colina não ser dos melhores.

Para o jogo o Vascão não conta com Leandrão e Martin Silva suspensos. Jorge Henrique com amidalite e Éder Luís com dores musculares também não devem enfrentar os gaúchos. O técnico Jorginho também não estará no banco de reservas, devido a expulsão no último jogo. Com isso Zinho assumirá as funções a beira do campo e o jovem Caio Monteiro deve formar o ataque com o Thales. Caio Monteiro é muito promissor, e Thales não consegue engrenar, terá mais uma chance e espero que finalmente comece a se tornar o jogador que prometia ser. De bom também devemos ter o retorno de Luan.

O brasil não é peixe morto. Vem fazendo boa campanha e ocupa a sétima colocação, Mas não é um grande visitante. A grande maioria de seus pts foram conquistados jogando em seus domínios, e perdeu a maioria dos jogos fora de casa. Mas como sempre dizemos, atenção e dedicação nunca são demais.

E como ninguém é de ferro, o SporTV vai transmitir para todo o Brasil, menos Rio de Janeiro.

É hora de conferirmos o que Jorginho conseguiu com uma semana de treinos.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Damião não é do Vascão

O flamengo parece realmente não ter ideia de onde buscar atletas, e vem fazendo concorrência ao Vascão com enorme frequência. Assim é que no último ano levou 3 atletas que eram pretendidos pelo Gigante. São eles Emerson Sheik, Rafael Vaz e agora Leandro Damião.

Sheik está de saída de nosso rival, após uma passagem que será lembrada apenas pelas bobagens e provocações sem necessidade e sentido que fez. Não mostrou uma língua ferina, ao  contrário, uma absoluta falta de bom senso. Vaz chegou falando muito e fazendo pouco (para eles). De cara perdeu um clássico em que errou bisonhamente uma atrasada de bola, e na sequência tomou uma acachapante goleada.

Agora Damião, que passa por má fase (longa, por sinal) na carreira. Diferentemente do Vascão, o flamengo não é de recuperar atleta. Na verdade eles adoram enterrar atletas e encerrar carreiras, algumas precocemente. Damião pode ser mais um nessa longa lista. Achei péssima escolha do atleta, mas enfim, parece que a grana falou mais alto.

Quanto ao Vascão, continuam as buscas por atacantes que possam chegar e assumir a vaga que temos no ataque. A bola da vez parece ser Gilberto, que foi campeão Carioca pelo Vascão em 2015. Bom nome, atleta forte, brigador, e tem condições de fazer uma boa Série B, além de melhorar consideravelmente o poder de fogo de nosso ataque.

Mas é bom lembrar que Gilberto é bom nome para o momento. O atleta está longe de ser um craque, e muito menos de ser um jogador que podemos dizer que chegará e colocará o time em outro patamar. Agora, melhor que os dois que têm se revezado no comando do nosso ataque, disso tenho certeza.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vascão apresenta Rafael Marques

O zagueiro Rafael Marques foi apresentado oficialmente hoje a tarde como reforço para o Vascão. O atleta chega como solução emergencial para a zaga Vascaína, já que Jomar sofreu séria lesão no joelho, que o afasta atualmente dos gramados, Luan está servindo a seleção brasileira, e Aislan só deve agradar à Karol Nakamura, porque a torcedores e membros da comissão técnica, eu duvido.

Mas Rafael Marques também chega com uma certa desconfiança. O atleta é mais um trintão no elenco (32 anos), estava no coritiba, de onde foi liberado sem grandes resistências, e onde também parecia não estar tendo uma grande temporada.

Mas Rafael Marques não deve ser pior que Aislan.

Então vamos aguardar para que o próprio atleta diga a que veio.

Com Luan na seleção olímpica, e Jomar lesionado, oportunidades não faltarão.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Vascão Terá Uma Semana de Treinos

O próximo jogo do Vascão será no sábado, dia 09/07 em São Januário. Sendo assim Jorginho e Zinho terão a semana inteira para treinar e corrigir falhas que vêm ocorrendo com a equipe nos últimos jogos, além de recuperar fisicamente alguns atletas. Que o tempo seja bem aproveitado.

Leandro Damião Enrolado

A vinda de Leandro Damião pode melar. Para vir para o Vascão necessitará ter seu vínculo com o Santos retomado, mas aí seria seu segundo clube na temporada. O problema é que um atleta só pode defender 2 times na mesma temporada. Ano passado a contratação de Leo Moura furou por causa disso, lembram? Eurico tem como resolver isso?

Luan Treinou Normalmente

O zagueiro Luan retornou normalmente aos treinos hoje, e deverá estar presente no jogo contra o brasil de pelotas. É uma alívio não ver Aislan na zaga, mas a marcação no meio-campo tem que ser revista, porque anda falhando com muita frequência.

Martin Silva e Leandrão Suspensos

Com os terceiros cartões amarelos recebidos por Martin Silva e Leandrão, Jordi deverá assumir o gol contra o brasil de pelotas, e Thales deverá ter mais uma chance no comando de ataque do Vascão. Jordi não tem muita chance de tomar a vaga de titular, e Thales precisa evoluir muito para isso. Pena que está jogando sua carreira fora.

domingo, 3 de julho de 2016

Declarações de Jorginho repercutem negativamente

Foram duas as declarações. A primeira sobre a arbitragem, que realmente foi desastrosa, mas sinceramente não me pareceu tendenciosa. O árbitro inverteu faltas, deixou de dar várias faltas, e deixou o pau comer. O Vascão precisa aprender a jogar Série B, que costuma ser assim mesmo. É certo? Não. Mas é o que temos.

A segunda e mais polêmica foi sobre Aislan. Jorginho "defendeu" o atleta, e disse acreditar que ele é um bom zagueiro, tentando assim minimizar as inúmeras falhas do defensor.

Ora, todos sabemos que Aislan é horrível. Não é de hoje que ele falha, e não foi a toa que o são paulo o liberou no início de sua carreira. Mas Jorginho não pode chegar e jogar a culpa no atleta. Além de criar um problema com o próprio jogador, ainda arrisca perder a confiança e o controle sobre o grupo, ainda mais um grupo onde temos atletas muito experientes e de personalidade forte.

Não é hora para isso.

Ainda Jorginho

Já é quase um consenso entre a torcida e a mídia especializada, que o esquema que o comandante Vascaíno montou já se tornou obsoleto. Não que seja ruim, mas já está mais do que mapeado pelos adversários, que aprenderam a anulá-lo, e ainda está prejudicado pelas carências mais do que conhecidas do elenco.

É hora de Jorginho mudar tudo.

Ainda Mudanças

Agora é a hora que vamos ver a que veio Jorginho para o mundo dos técnicos. Após cerca de 11 meses o Vascão entra em fase ruim novamente. Para quem não lembra, Jorginho pegou o Vascão numa fase horrível, e perdeu algumas partidas antes de fazer a equipe engrenar uma reação que quase a livrou do rebaixamento. Pelos motivos que já colocamos acima, uma queda no rendimento é normal.

E agora é a hora de Jorginho se reinventar, e mostrar que pode encontrar boas opções, mesmo com o elenco limitado que tem nas mãos.

A bola está contigo Jorginho.

Saudações Vascaínas!

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno:. Avaí 2 X 1 VASCO. 03/07/2016

Duas derrotas seguidas, queimamos as gorduras, sinal de alerta aceso na Colina, o que dirão os Vascaínos do programa, e os que assistem ao programa? Hoje a partir das 22:00 h.


sábado, 2 de julho de 2016

Nova derrota deixa Vascão sob suspeitas

A derrota por 2x1 para o avaí ligou todos os sinais de alerta para o Vascão, deixou o time sob suspeitas junto a torcida e crítica esportiva, e ainda fez com que a equipe queimasse as últimas gorduras que tinha na liderança da competição. Ok, ainda estamos liderando, mas agora nos critérios de desempate, quando já havíamos livrado 5 pts do segundo colocado. Também diminuiu sensivelmente a diferença para o 5º colocado, que agora está em 6 pts.

O jogo foi decidido nas melhores oportunidades que o avaí criou no segundo tempo, e que este aproveitou, e na já conhecida deficiência do time Vascaíno em botar a bola para dentro do gol. No primeiro tempo também voltou a aparecer a dificuldade do Vascão em furar retrancas, em armar o jogo, algo que tem sido recorrente nos últimos 5 ou 6 jogos, pelo menos. A defesa até que não foi mal, mesmo assim o avaí foi mais perigoso que o Vascão, e a única boa chance Vascaína foi desperdiçada por Nenê em um contra-ataque rápido puxado por Éder Luís. Nessa etapa o jogo em si foi bem fraquinho.

O segundo tempo foi bem melhor de um modo geral, e o primeiro gol do avaí aconteceu numa falha coletiva da defesa e, mais uma vez, individual de Aislan. Este vinha até fazendo uma boa partida, mas falhou bisonhamente no primeiro gol, quando, sem querer, acabou fazendo o cruzamento para o atacante do avaí. Coletivamente a zaga estava muito mal posicionada, e dois atacantes adversários estavam livres dentro da área. Rodrigo e Aislan não marcavam ninguém. No segundo gol Júlio César foi driblado pela esquerda, lá próximo a linha de meio-campo, e não quis fazer a falta. A zaga por sua vez estava mal posicionada de novo, ninguém deu combate ao adversário, e esse pode acelerar a jogada, enfiou a bola para o meio, Rodrigo e Aislan mais uma vez não combateram ninguém, Pikaxu perdeu na corrida, Martin Silva foi driblado na saída de gol, e o 2 x 0 foi decretado.

Mas antes de levar os gols o Vascão estava melhor, criando algumas chances. Depois disso o Vascão melhorou ainda mais, meteu duas bolas na trave, o goleiro adversário apareceu bem em pelo menos 3 oportunidades, e acabamos por diminuir o placar com Caio Monteiro, que para mim deveria aparecer como titular (esse rapaz tem futuro). O Vascão ainda martelou de forma desordenada, mais na pressão do que na técnica e tática, mas parou no goleiro adversário e nos nossos erros de finalização. Martin Silva ainda voltou a defender um pênalti, e contou com a sorte, pois a bola bateu na trave, na cabeça do goleiro e correu para o lado da área. Foi uma grande defesa que manteve o Vascão no jogo, pena que não conseguimos chegar ao empate. Jorginho foi expulso, e Martin Silva recebeu o terceiro amarelo por reclamação.

Jorginho agora terá uma semana para descansar, treinar e rearmar essa equipe. Precisamos mudar, precisamos deixar de ser tão previsíveis, precisamos voltar a vencer e precisamos, acima de tudo, de uma sequência vitoriosa. Jorginho terá trabalho, mas tem opções, basta acreditar e ter coragem para encarar o fato que seu trabalho precisa evoluir.

Quanto a Aislan, pelo amor de Deus, não dá. Entendo que Jorginho precisa preservar seu atleta, mas Aislan é fraco demais.

Saudações Vascaínas!




sexta-feira, 1 de julho de 2016

avaí x Vascão

O Vascão jogará contra o avaí amanhã, às 16:30 h na Ressacada, e o jogo terá transmissão ao vivo para pelo RedeTV e TV Brasil. A partida é importantíssima para o Vascão, que após 34 jogos de invencibilidade entrou em uma gangorra de vitórias e derrotas. Com esse retrospecto recente, o Vascão precisa urgentemente reencontrar o caminho da estabilidade, com uma vitória convincente, algo que não acontece já há algum tempo. Precisa também engatar nova série de invencibilidade, não só para retomar o equilíbrio, que parece que a equipe perdeu, como também para atingir as metas de classificação para a elite do futebol brasileiro, e para o título rapidamente.

Na busca para voltar a uma fase mais positiva, o Vascão tem problemas para compor a zaga, já que Luan deixou o último jogo com uma lesão nas costas, e Aislan nunca conseguiu fazer uma partida sequer, que inspirasse segurança com a camisa do Vascão. 

Outro problema, que já não é de hoje, é o ataque do Cruzmaltino. Com Riascos titular nós tínhamos visto um crescimento no rendimento desse setor, mas com sua saída Thales e Leandrão não conseguiram manter o nível, e mais uma vez o Vascão se viu carente no ataque. Se Leandro Damião vier, talvez isso se resolva, mas enquanto essa vinda não ocorre, permanecemos dependendo dos espasmos de futebol, que vez ou outra se apoderam desses atletas.

Também temos a queda de rendimento de Nenê. Claro que o meia-atacante Vascaíno não é um grande craque, e já se encontra em sua fase descendente na carreira, mas o time se tornou altamente dependente dos lances que desequilibraram muitas partidas em favor do Vascão nos últimos meses.

Por último temos a mesmice que se tornou a forma de atuar da equipe, que já foi mapeada pelos adversários, e que Jorginho está encontrando dificuldades para encontrar novas soluções para a equipe. Éder Luís vem fracassando sistematicamente, os meninos da base estão recebendo poucas oportunidades, e outros atletas já estão mais do que fracassados em suas tentativas de oferecer opções diferenciadas ao comandante Vascaíno.

Quanto ao avaí, este não assusta, embora jogando em sua casa sempre seja um osso duro de roer. No momento ocupa a 14ª posição na tabela, 13 pts atrás do Gigante, e fazendo um campeonato com mais baixos do que altos. Mas é bom lembrar que payssandu e paraná também eram adversários que não deveriam oferecer perigo, e acabaram por nos vencer em casa. Precisa dizer mais nada.

Que o time reencontre o caminho das vitórias, encontre o bom futebol, e retome a estabilidade que apresentou durante o primeiro semestre quase todo.

Saudações Vascaínas!