quarta-feira, 13 de novembro de 2013


Todo mundo sabe que o grêmio é pedreira. Todo mundo também sabe que o grêmio, jogando em casa, é osso muito duro de roer. Mas talvez a coisa não esteja assim tão problemática nesse momento.

E isso porque o grêmio não vence há sete jogos e não marca um gol sequer há seis jogos. A coisa lá não está muito boa. Nesse tempo o criciúma ganhou, e o bahia empatou, ambos jogando lá.

Mas o grêmio sempre é o grêmio, e principalmente no ataque eles são muito perigosos. Barcos e Kleber não podem ser menosprezados jamais. Além disso, Renato Gaúcho reforçou a defesa. E sempre tem a torcida que apoia muito e o fato de que agora estão com as atenções totalmente voltadas para o Brasileirão. Renato Gaúcho é bom técnico, mas nada de outro mundo. Sua maior qualidade é motivacional. Ele chega e contagia o time, impulsiona os atletas. Mas esse efeito no grêmio, parece já ter passado. De qualquer forma é parada duríssima, mas dá para ganhar.

E dá para ganhar porque o Vascão tem um ataque que raramente deixa de fazer seus golzinhos. Muito tem se reclamado dos atletas de frente, mas nosso problema é defensivo. Nossa posição altamente desconfortável na tabela se deve a muitos erros individuais e coletivos de goleiros e defensores. E esses erros normalmente têm um efeito multiplicador, pois geram intranquilidade e falta de confiança, o que costuma gerar mais erros.

Exemplo disso foram os dois últimos jogos, quando mais uma vez tomamos gols por falhas coletivas da defesa. Então temos que acertá-la para podermos pensar em vencer lá.

Outro ponto discutível é a escalação de Bernardo. Ele vem de contusão e longo tempo parado. Ok, jogou uns 25-30 min contra o santos – e proporcionou um contra-ataque para os santistas que quase foi fatal – mas o que mais preocupa é ritmo de jogo e condição física. Ele irá acompanhar o ritmo da partida? Terá condições de jogar os 90 min, ou é uma substituição certa no intervalo, ou início do 2º tempo.

Por último ainda temos a improvisação de Nei na lateral esquerda. O Blog do Vascão Eterno espera que ele faça uma boa partida, e domine o setor. Mas o problema é que ele não domina a lateral direita quando joga em sua posição original, imagine deslocado e torto pela esquerda. Ainda por cima junto com Cris, que já mostrou várias vezes que está lento e não tem mais o mesmo tempo de bola de antes – a idade pesa.

O Blog dos Mercantes não escalaria o Vascão assim, mas tendo em vista as últimas atuações do adversário, seu nervosismo pelos sete jogos sem vitória, pelos seis sem gols, por já não estar mais tão confortável no G4, e a possibilidade que o Vascão tem de explorar isso tudo.

Ha, e que o blogueiro esteja errado, e Adilson Batista certo. Isso é  o que esperamos, isso é pelo que torcemos.


Então vamos estar todos ligados hoje, às 19:30 hs, ou na arena grêmio, ou pela TV. Mas todos juntos naquela corrente positiva, e levando o Vascão a mais um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário