sábado, 16 de novembro de 2013

Blog do Vascão Eterno e a troca de técnicos na Colina


Com a possibilidade de Tite não renovar com o cúrinthians, já havia começado um movimento no sentido de descobrir a aceitação da Nação quanto ao atual treinador dos gambás. Antes de tudo o Blog do Vascão Eterno vai esclarecer que não tem absolutamente nada contra Tite. Acha que ele fez um ótimo trabalho na equipe paulista, mas também acha que houve o acaso de encontrar um bom grupo, que deu liga, com praticamente todos os jogadores em ótima fase. Ele teve o mérito de saber conduzir esse grupo e extrair o melhor que cada um tinha para dar. E esse é o trabalho de um técnico.

Então ele ao menos foi um bom técnico no cúrinthians, pelo menos durante algum tempo. Quando as fases individuais já não eram as melhores, a equipe caiu de produção, porque como já disse Eurico Miranda, quem ganha jogo é jogador. Técnico é importante, tem sua parcela de responsabilidade (e grande), mas se os jogadores não fizerem direito em campo, o técnico não irá resolver.

Já falamos de Dorival Jr. Ele perdeu o vestiário, perdeu a mão com o Time e pior de tudo, se acovardou. Não tentou nada diferente, nada que pudesse surpreender e dar uma injeção de ânimo na Equipe. Sua troca foi acertada.

E Adilson? Esse chegou faz pouco tempo. Como o Blog do Vascão Eterno disse em sua primeira análise do novo técnico, chegou para tentar mudar alguma coisa no ânimo da Equipe, e tentar fazer algo diferente. E está fazendo isso. A mudança tática que apresentou contra o grêmio foi ótima. O time gaúcho ficou perdido no primeiro tempo, enquanto o Vascão foi muito mais perigoso, e não fez seu gol porque Dida não deixou.

Mas no segundo tempo a desgraça. Mais uma falha individual de um dos atletas que não têm condições de vestir o Manto Vascaíno, e o esquema tático foi por água abaixo. Voltamos ao 4-4-2, e o grêmio cresceu em campo. Porque só quando voltamos ao antigo e furado sistema de Dorival Jr, foi que perdemos o controle do jogo. Talvez Adilson Batista consiga reverter essa situação, junto com o Elenco, e salve o Time de mais um rebaixamento. E ainda que depois de quase três semanas, já não possa mais dizer que não conhece o elenco, não esperem mais do que isso.

E isso porque o problema do Vascão é Elenco. O Elenco é muito fraco, limitadíssimo mesmo. Temos uns 7 ou 8 atletas que se salvam. Desses, 2 (Bernardo e Guiñazu) ficaram afastados por todo o campeonato devido a contusões. Dos 6 restantes sempre tivemos ausências, seja por lesões, seja por suspensões, seja por que a alma ficou em alguma boate ou festa no Rio de Janeiro. Que técnico vai dar jeito nisso? Nenhum.

Tite entra nessa lista de técnicos que não vão dar jeito nesse Time do Vascão. Porque simplesmente o Time não tem condições de representar um clube como o Vascão, com sua tradição e importância dentro do cenário nacional.

E Tite é um técnico caro, muito caro. Custa por baixo uns R$ 600.000 mil por mês, mas se duvidar já está recebendo mais.

Melhor seria pegar essa grana e trazer uns 3 ou 4 atletas de bom nível para, junto com os 6 que deverão permanecer na Colina ano que vem, tentarmos ter um Time que ao menos seja digno de nossa história.

Atletas com condições razoáveis a boas: Fágner, Cris (depois de muitos erros vem jogando bem), Pedro Ken, Juninho (se aposentando), Guiñazu, Bernardo, André (quando não deixa a alma na noite). Para reservas Alessandro e Diogo servem, assim como Yotun, Edmilson (pelo esforço e oportunismo), Willie, Montoya (ainda se adaptando, uma incógnita), Thales (pode se firmar durante o ano), Luan (pode se firmar durante o ano, caso tenha chances), Jomar (pelo que já jogou).

Detalhe: André para ficar no Vascão teria que reduzir bastante seu salário, porque não vale o que o atlet. MG para a ele.

Pelo Blog do Vascão Eterno, quem não está na lista acima pode facilmente arrumar outro clube para se encostar. Alguns servem até para compor elenco, mas não mais do que isso E fazemos a ressalva de Rafael Vaz (que não é craque, mas não é cego), que inexplicavelmente é preterido em prol do fraquíssimo Renato Silva.



Esqueçam técnicos, e pensem em jogadores. E quem tem alguma influência dentro da Colina, façam com que os empresários que querem arrumar vitrinas para seus pupilos sejam afastados do Vascão. Que se contratem jogadores para serem aproveitados. De que adianta trazer outros “Francismares”, e “Michels Alves”? 

E o que a foto tem a ver com esse post? Assim como não adianta contratar o melhor cozinheiro do mundo para fazer omelete, se não lhe dermos ovos, não adianta contratar o melhor técnico do mundo sem dar-lhe um elenco para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário