sábado, 30 de novembro de 2013

André, mais uma vez você não entendeu nada. Uma pena!

Foto da internet

Está rolando hoje, por vários sítios especializados em Vascão, uma entrevista do atacante André, em que o mesmo diz que “pessoas”em São Januário querem culpa-lo pela queda do Time. Ao mesmo tempo em que admite “alguns erros”, se põe em condição de vítima, como se o mundo se voltasse contra ele.

André, o que podemos dizer para você? Será que adianta dizer alguma coisa? Temos tantos casos de bons jogadores, alguns realmente muito promissores, mas que não passaram de promessas, justamente porque não conseguem mudar a mentalidade que têm, porque não conseguem crescer e amadurecer.

Sei que é uma caminhada dura e difícil, ainda mais em um mundo com inúmeros bajuladores, gente que busca a companhia de famosos, seja por uma satisfação pessoal, seja para tirar uma “casquinha” do ambiente que rodeia as celebridades. Uma relação do tipo “Rei do Camarote”.

E não André, a culpa da situação da Equipe não é sua, embora você tenha seu quinhão nela. A culpa de a Equipe estar nesta situação é antes de tudo do senhor Carlos Roberto de Oliveira, que após 5 anos a frente do Clube, inúmeras promessas e toda a paciência possível da torcida, somente conseguiu afundar ainda mais o Clube em dívidas e divisões políticas. Diferente do que se esperava, ele tem sido omisso, fraco e submisso em inúmeras situações.

A culpa é da Diretoria nomeada pelo Sr. Carlos Roberto, que pode até ter bons nomes, mas age de forma incompetente, e muitas vezes chega a leviandade.

A culpa é do Elenco também. Nesse caso menos, porque os atletas são o que são, e em princípio procuram fazer o seu da melhor forma possível. Não têm culpa se são imaturos, se já estão em franca decadência, ou se simplesmente são tecnicamente sofríveis. Foram contratados e tentam fazer o melhor possível. Parte da culpa é do Elenco porque simplesmente o Elenco do Vascão é ruim, e nem de longe está à altura das tradições, da história e de tudo que o Clube representa. Você, André, é apenas um nesse elenco.

Você entendeu André? Você é apenas um em um elenco em que poucos se salvam. Mais adiante vamos entrar com a sua parte da responsabilidade.

Mas continuando nosso raciocínio, mesmo tendo passado alguns meses ao lado de Juninho Pernambucano e Cris, profissionais altamente conceituados e exitosos em suas carreiras, você não conseguiu ver que o problema não é pessoal com o ser humano André, mas sim com o profissional André? Você não conseguiu compreender que o problema não é você se divertir, mas sim como, quanto e principalmente quando você se diverte?

André, jogador de futebol não é diferente de nenhum ser humano, mas é diferente da grande maioria dos profissionais do planeta. Ele não é um operário que bate o ponto, que chega as 08:00hs da manhã e sai as 17:00hs, com uma horinha de almoço.

Jogador de futebol é diferente. Ele está focado o tempo todo. Ele tem que preservar seu corpo, tem que manter sua condição física, precisa se cuidar muito mais que outras pessoas. E isso não é só para ter uma vida saudável e envelhecer bem, mas sim porque seu trabalho depende de sua condição física, seu desempenho necessita da melhor forma possível de seu corpo.

Mas acredito que já lhe tenham dito isso, mesmo assim nunca é demais recordar.

Agora vamos ao seu erro André. Você deverá deixar o Vascão devido seus próprios pensamento e atitude. Você se vangloria de ter chegado ao Clube no meio da temporada, e mesmo assim ser o artilheiro da Equipe com fantásticos 12 gols.  Ora André, você se contenta em ser o artilheiro da temporada de um Clube como o Vascão com 12 gols?

Não vamos entrar no mérito do seu desejo. Isso é algo extremamente pessoal, e se você diz que gostaria de atuar e colaborar com seus companheiros, eu acredito. Mas acontece que entre desejar e realizar existe uma etapa chamada esforço e dedicação, que foi descrita a você no início deste texto. E nessa parte, André, você errou feio.

Mas mesmo com todos os deslizes que você cometeu durante sua permanência em São Januário, você é bem quisto. Inclusive por boa parte da torcida. Eu mesmo gosto de você. Mas gosto do jogador que chegou ao Vascão, com fome de bola, correndo, atento ao jogo e ao que acontece.

Mas esteja certo que não gosto do atacante que jogou contra Santos e Corínthians. Um cara desatento, desligado, desinteressado. Ah, mas você fez gol contra o Santos? Fez sim, mas poderia ter feito mais, ter ajudado mais seus companheiros. Para isso bastava estar mais ligado com o que acontecia em campo, coisa que nitidamente você não estava.

E agora vamos a sua culpa na história toda. Você perdeu a chance de ser um líder, de mostrar que assume responsabilidades, que pode aglutinar as atenções de forma positiva. Você não fez isso, ao contrário, você se omitiu e se fechou no seu mundo, esquecendo que um atleta na sua posição deve dar um algo a mais numa situação dessas que o Time vive.

Resumindo, se você realmente sair do Vascão, como tudo indica, é simplesmente porque você é caro demais pelo que dá em retorno. O  seu custo benefício é ruim. Não são apenas gols que o grande atacante deve dar em retorno ao seu Clube. Também deve dar o algo a mais, aquele algo que eleva ele mesmo e o grupo.

E isso André, infelizmente você se negou a dar.


SV!


Abaixo temos um pequeno trecho da entrevista do atleta, se quiser acesso a toda ela clique aqui

André admite erros e vê ponto final no Vasco: 'Querem me culpar pela queda'
...
Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o jogador reconheceu os problemas e lamentou não ter condições de ajudar os companheiros na reta final do Brasileirão. Ele reafirmou sua torcida contra o rebaixamento da equipe carioca, mas assegurou a certeza de que colocá-lo como culpado por um possível fracasso é o desejo de pessoas dentro do Vasco.

UOL Esporte: Qual a sua parcela de culpa na delicada situação do Vasco no Campeonato Brasileiro? Considera-se mais perseguido do que outros jogadores?

André: Sou novo [23 anos], mas já vivo o futebol há algum tempo. Nessas horas sempre procuram um culpado. É um momento difícil e de luta contra o rebaixamento. Se acontecer, querem me culpar pela queda. Só posso entender dessa forma, pois nada vaza ocasionalmente no futebol. E, infelizmente, hoje o André é o culpado de tudo no Vasco.
...

Vovô vê a luz

A gente sempre diz que o sonho de framenguistas e tricoletes é ser Vascão. Alguns acabam criando coragem, nem que seja no final da vida. 

Seja bem vindo vovô!


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Rapidinhas


Adilson barra cinco atletas

André, Willie, Montoya, Sandro Silva e Francismar. Esses cinco foram barrados pelo técnico Adilson Batista, e não deverão ser aproveitados nos dois últimos jogos do Vascão no Brasileirão deste ano. Desses, três ainda deverão ser dispensados ao término de seus respectivos empréstimos. Sandro Silva tem contrato até 2016, e sua situação é uma incógnita. A exceção e surpresa é Montoya, que foi trazido como grande promessa, mas até o momento não engrenou no Gigante, mas existem planos na Colina para que tenha uma sequência no início do próximo ano, e assim ganhe adaptação ao futebol brasileiro.

Aproveite a chance Montoya. Técnica você já mostrou que tem, falta apenas conseguir aplica-la de forma eficiente.

Filho de Dinamite torce para o Vascão não cair

Ainda bem. Só faltava o cara vir a público dizer que queria que o Vascão fosse para a Segundona.

Adilson Batista tem dificuldades em conhecer o náutico

Vamos te ajudar Adilson. O náutico é um time muito ruim. Na verdade muito pior do que o Vascão, e vai jogar num estádio lotado e hostil, mas se vocês derem mole eles vão tentar dificultar muito as coisas. Se não pela honra e profissionalismo, ao menos pela mala branca que prometeram a eles.

Adilson quer manter o time longe das polêmicas do náutico


E está certíssimo nisso. O Time tem que entrar muito sério, focado, e jogar como se fosse outra final de Copa do Mundo. Os problemas deles não podem afetar o nosso desempenho. Nós mesmos já temos muitos.

Outros times em crise x Vascão em crise


Entrevistas com pré-candidatos a presidência do Vascão

O Blog do Vascão Eterno irá trazer semanalmente uma entrevista de um pré-candidato a Presidência do Vascão da Gama. A ideia é selecionar as entrevistas mais esclarecedoras de cada pré-candidato, de forma democrática, dando espaço mais ou menos igual a todos.

Também gostaríamos de deixar bem claro que o Blog do Vascão Eterno não apoia nenhuma das chapas, e a ordem em que as entrevistas estarão sendo postadas não representa nenhum tipo de preferência a alguma delas.

Assim iniciamos hoje com a entrevista de Roberto Monteiro, ex Vereador do Rio, ex Presidente da Força Jovem, e atual Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Clube.


Para ouvir a entrevista ao Só dá Vasco, clique aqui.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Rapidinhas

Ingressos estão saindo como água

Mais de 36.000 ingressos já foram vendidos para o jogo de domingo contra o náutico. Vamos lotar o Maraca, mesmo com o jogo sendo transmitido para o Rio em TV aberta.


Podemos ter  vida mais facilitada no domingo

O náutico pode entrar em campo com o time de juniores, caso os atletas não recebam seus salários atrasados até a próxima sexta.

E aí? Vão dizer que o Vascão armou pros caras terem salários atrasados e entrarem em greve também?


Porque não investigam flor x bambi

Porque ninguém comenta de, uma semana antes do nosso jogo com o cruzeiro, que entrou com um time misto, os bambis entraram com o time reserva contra o florminense?


E porque não fazem o mesmo com o jogo criciuma x atlét. PR?


Framenguistas que passavam em São Januário são agredidos

Motoqueiros, motoristas, e até uma mulher que passava num ônibus foram agredidos por vascaínos que faziam fila para comprar ingressos para domingo. Isso pelo simples fato de usarem a camisa do fra.

Pô galera, não precisa disso. Deixem que usem o pano de chão deles. É um direito que lhes assiste andarem mal vestidos. Mas sem agressão. Não vai mudar o resultado do jogo de ontem, nem a posição do Vascão na tabela.

Então Galera, sem agressão. Somos Vascão, temos a Cruz de Malta no peito. Somos melhor que isso.

Saudações Vascaínas!

E vamos virar esse jogo!

Homenagem a Enciclopédia

Foto da internet

Nilton dos Santos, ou simplesmente Nilton Santos, como ficou conhecido, faleceu ontem aos 88 anos no Rio de Janeiro, onde vivia. Lateral esquerdo que revolucionou a posição ao se aventurar no ataque, e inclusive fazendo gols – foram 15 na carreira – e isso numa época em que defensores não iam ao ataque e, portanto não faziam gols. Não à toa foi considerado o melhor lateral esquerdo de todos os tempos pela FIFA, e um dos 10 melhores jogadores brasileiros.

Entre os muitos títulos que conquistou foi 4 vezes campeão Carioca e 2 Torneios Rio-São Paulo pelo Botafogo. Também conquistou 1 Sul Americano e foi bicampeão mundial pela seleção brasileira. Isso para mencionar apenas os títulos mais importantes.

Jogou toda a carreira no Botafogo, e além da alvinegra listrada, só vestiu a camisa da seleção brasileira. Algo impensável hoje, para uma carreira de 15 anos e que se iniciou tardiamente.

Assim, embora não fosse vascaíno, transcendeu os limites de seu clube, torcida e país, entrando para o rol daqueles que são respeitados, independentemente da ligação que tenham com um clube e torcida.

Parabéns Nilton Santos, pelo que você foi e fez, pelo que você é e sempre será. A Enciclopédia do Futebol não se encerra em você, mas será sempre você.


Descanse em paz.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rapidinhas


Edmundo diz que jogou mais que o Fofômeno

Em entrevista na ESPN BRASIL, o Animal disse isso entre outras coisas. Só que quando disse que jogou mais, se referia à quantidade, não à qualidade. Inclusive citou o número de partidas jogadas e gols marcados. Mas não se preocupe Edmundo, você estará sempre no coração de cada Vascaíno.

André interessa ao Sporting de Lisboa

Vá com Deus André, e boa sorte em terras lusitanas.

Vascão usará Montoya a partir do ano que vem

A ideia é usar o Carioca como forma de adaptar e testar o jogador de uma vez por todas. Já tendo feito uma pré-temporada, e mais adaptado ao futebol brasileiro, espera-se que o colombiano atenda as expectativas que levaram a sua contratação.

O Blog do Vascão Eterno também espera isso. Montoya já mostrou técnica, habilidade e disposição, mas claramente lhe falta adaptação ao futebol brasileiro e melhor desempenho com o Manto Cruzmaltino.

Buda sobe de produção e diz que deve a Adilson Batista

Segundo o atleta Vascaíno, maior liberdade dentro de campo, e a atenção que Adilson vem dispensando a defesa seriam motivo dessa melhora, além da ajuda de Guiñazu, com quem divide as funções na proteção a defesa.

Concordamos com você em parte Abuda, principalmente no que toca sua melhora de produção, e de isto estar relacionado à entrada do Hermano. Ao menos ambos ocorreram na mesma época. E na verdade toda a equipe melhorou.


Mas ao que toca o treinamento da defesa, isso já é outra coisa, porque continuamos a mostrar falhas de posicionamento, e o que realmente levou o Vascão a essa posição ingrata foram falhas individuais. Furadas, passes errados, bolas mal tiradas, divididas perdidas, etc.

Valeu Vascaínos!


Ontem ultrapassamos a marca de 1.000 acessos diários. De quebra, por volta das 18:00 hs, ainda ultrapassamos 5.000 acessos ao Blog do Vascão Eterno. Isso tudo com menos de 3 meses em que o Blog está no ar.

E dizemos isso porque o Blog do Vascão Eterno não é nossa primeira experiência nessa área, e temos exata noção de como é difícil fazer com que um blog caia no gosto da galera.

Agradecemos aqui aos tricoletes, framenguistas e faíscas de plantão, que sabemos acessam nosso blog, na tentativa de adquirir um pouco de conhecimento sobre futebol, e de entender porque se deixaram engambelar por clubes tão pouco representativos da verdadeira essência do espírito do futebol, da paixão e de raízes com nosso povo. E mesmo este espaço não sendo elaborado por um analista, podemos dizer que nos solidarizamos com a dor que nossos adversários sentem, em todos os dias que acordam e se dão conta de que não são Vascaínos.

E é por isso que agradecemos especialmente à Nação Cruzmaltina, e dizemos que a Nação é maravilhosa. Porque Ela não enche o Caldeirão ou o Maraca, Ela transforma qualquer estádio que queira em caldeirão, Ela é a força viva que faz desse Clube de Regatas Vasco da Gama, o Gigante Eterno e Imbatível.

Valeu Nação Cruzmaltina! O Blog de Vascão Eterno existe por Vocês, e para Vocês.


Vamos virar esse jogo!

Que camisa a figura usa? Brincadeira!

No mínimo se quebrou todo, e pior, deve ter ido congestionar ainda mais a emergência do Souza Aguiar.

Só relembrando...

Não vamos comentar as imagens, cada um que tire suas próprias conclusões. No vídeo da Libertadores, para quem não quiser perder tempo, assistir a partir dos 33 min de jogo.

framengo x atlético MG, jogo desempate, Copa Libertadores da América 1981.

Vasco x framengo, final da Taça Guanabara 1982.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rapidinhas


Vascão renova vinculo de Thales e aumenta multa rescisória

60 milhões para clubes estrangeiros, 30 milhões para nacionais, esses são os valores fixados. Até que enfim uma dentro. Resta agora manter os pagamentos em dia e evitar uma saída de graça.

Há sim, podem dar uma blindada no Luan também, ele é muito promissor.

Aumentou o preço, caiu o lucro

E a queda foi de cerca de 35 mil reais. Mas isso não se deve apenas ao fato de o preço do ingresso ter aumentado, mas sim à derrota para o grêmio, e a posição muito delicada do Gigante na tabela. O Blog do Vascão Eterno acredita em um Maraca muito cheio contra o náutico.

Helton triste com goleiros do Vascão


Além disso ficam mostrando fantásticas defesas de Jordi. É disso que falava hoje de manhã. Não param de ficar inventando. Agora que Alessandro se estabilizou, na atual situação da Equipe? Por favor, deixem eles em paz. Depois do Campeonato terminado a gente especula e ve o que faz. Mas agora realmente não é hora.

E precisa zoar?


A imprensa quer o Vascão rebaixado

Não é de agora que a imprensa carioca demonstra má vontade com o Vascão. Há décadas, desde que decidiram transformar um clubezinho de elite mequetrefe em um clube popular, que isso ocorre; e deslavadamente. Depois que nosso gênio político abriu guerra à imprensa, isso se intensificou.

Dessa forma nenhum outro clube do país tem dívidas, nenhum outro atrasa salários e nenhum outro é alvo de campanhas por punições, como o Vascão é agora. E quando tudo parece se acertar na Colina, inventa-se.

E vamos ao que nos leva a isso: punição extremamente severa, com perda de 4 mandos de campo, junto com o cúrinthians (oposição na CBF); recorrentes notícias sobre falta d’água em São Januário; recorrentes notícias sobre atrasos de salários; recorrentes notícias e opiniões, de que São Januário não tem condições de sediar grandes jogos (clássicos nem pensar); recriação do mito de que o Time joga mal em seu Estádio (tivemos isso nos anos 60-70); só se falam das chances de o Time cair; as notícias são sempre com o intuito de gerar polêmica e instabilidade com o Elenco/Clube; quando não há, criam, como o caso Júlio Batista, ou a virada de mesa.

Se isso não bastasse, a mídia especializada em Vascão, de forma subserviente, compra essa pauta lesiva ao Clube, e a redistribui como se essa fosse a verdade na Colina. A Torcida então nem se fala. Que aqueles que querem derruba-lo, voltem suas baterias contra ele é compreensível, mas aqueles que deveriam defender o Clube? Acaba acreditando piamente nas inverdades veiculadas.

Todas as notícias veiculadas, que denigrem a imagem do Clube, têm como objetivo tumultuar o ambiente interno, diminuir a autoestima de atletas e Torcedores, minar a Instituição.

Não que a informação não deva ser passada. Longe disso. Mas é importante pensarmos um pouco, antes de sairmos espalhando informações, que em nada acrescentam, e nada têm de real.

Um exemplo é a última, a da virada de mesa. A primeira coisa que a diretoria do Vascão deveria ter feito era desqualificar a informação de que se buscava uma virada de mesa, a segunda seria informar que se buscava simplesmente o direito. Porque, caso houvesse irregularidades nas escalações dos adversários, qualquer ação não passaria disso; a busca por direitos.


E mais uma vez caímos na mesmice de uma diretoria fraca e pouco representativa, que se acomoda, não reage e não blinda Clube e Equipe, quando a situação assim o exige. Nos falta comando e liderança. Sem isso o resto também não vem.

E como imprensa adora veicular uma tragédia, o circo está armado.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Rodada razoável pro Vascão

A vitória por 2x1 sobre o cruzeiro foi o início de uma rodada que, se não foi ideal, ao menos não foi ruim para a Equipe da Colina. Claro que bom seria que as equipes que estavam mais abaixo tivessem todos perdidos seu jogos, mas os empates não chegaram a ser catastróficos para o Gigante.

 No sábado tivemos o empate do criciúma com o Vitória. O resultado já recolocou o time catarinense em nossa alça de mira. O próximo jogo deles, embora em casa, é contra o são paulo. Acreditamos num empate, e o último deles é contra o faísca no Maraca, e deve dar faísca. Acreditamos que o criciúma caia.

No domingo o flor perdeu do santos. Joga agora com atlét. MG em casa, e decide na última rodada com o bahia fora. Poderá ser o primeiro campeão a cair no ano seguinte.

O coritiba empatou com o inter ontem. Joga agora com faísca em casa, e são paulo fora. Também tem tudo para cair.

A portuguesa perdeu do bahía ontem. Agora pega ponte fora e grêmio em casa. Pode consegui 2 pts para escapar.

O bahia venceu a portuguesa ontem. Joga com o cruzeiro fora e decide com o flor em casa. Com a vitória de ontem tem tudo para escapar.


Ao Vascão precisaria de 46 pts para se garantir na primeira divisão, como não pode atingir essa pontuação, nos resta vencer as duas últimas.

domingo, 24 de novembro de 2013

Pano para manga.

Difícil escrever no meu estado, mas não dá pra ficar quieto. Ontem, logo após a partida, postei a seguinte frase em dois grupos que participo no facebook: “As palavras de Julio Batista ainda vão dar muito pano pra manga”. Na verdade a intensão foi de ver a reação dos membros do grupo. E ver se alguém conseguia ver as possibilidades disso. Jamais quis desfazer da vitória conquistada, como alguns assim entenderam.

Apenas um lado foi validamente constatado, o da reação da torcida, o outro foi uma grande decepção. Vejam bem, de forma alguma vejo razão para se anular jogo ou coisa que o valha. Coisas muito piores já aconteceram no futebol, e ficou por isso mesmo. Títulos do framengo em que juízes não deram gols para os adversários, em que nitidamente adversários entregaram jogos, papeletas amarelas, resultados armados em Copas do Mundo, e por aí afora.

Não acho que o cruzeiro entregou o jogo. As defesas de Alessandro não admitem tal hipótese. Mas o STJD diz que vai investigar, e a rede de TV mais pavorosa do planeta diz que fará programa sobre o caso. Acredito nas palavras de Júlio; foi algo de jogo, mas está sendo maldosamente explorado pela imprensa.

Quando disse que daria pano para manga, foi nesse sentido. A mesma rede de TV não vai fazer reportagem sobre o presente dado pelo fra ao juiz da primeira partida da final da Copa do Brasil, ou sobre a suspeitas de jogos entregues para que ganhassem campeonatos, ou escapassem de rebaixamentos. E sempre vão se calar sobre esses fatos.


Mas tenham certeza, quando o assunto for Vascão, isso sempre será lembrado.

sábado, 23 de novembro de 2013

VAAAAASSCOOOOOOOOOOOOOOO

Venceu em jogo de técnica razoável e muita garra. Thales e Edmilson bem no ataque, Luan na defesa, e Marlone fez jogo apenas razoável. Ninguém chegou a jogar mal. Bola alta na área do Vascão é desespero. Juiz complicou jogo simples, ao não dar algumas faltas e intimidar o Vascão de forma acintosa. Cruzeiro pareceu desistir do jogo no final. Placar podia ter sido mais elástico, mas valeram os 3 pts. Time saiu de campo exausto.


Contra tudo e contra todos.

Vascão joga a vida hoje


Alguns podem achar exagerado, porque o Vascão não deixará de existir caso não vença o jogo de hoje. Mas podem estar certos de que joga a vida sim, porque um segundo rebaixamento em tão pouco tempo seria desastroso para a torcida, para a vida desses jogadores, e para as já combalidas finanças do Clube, e outras menos importantes.

E para evitar esse desastre em várias dimensões, o Vascão precisa vencer o cruzeiro hoje no Maraca. A missão não é fácil. O cruzeiro tem um time muito veloz e técnico, o melhor ataque da competição, e segunda defesa menos vazada, mas no último domingo empatou em casa por 2 gols com a já praticamente rebaixada ponte preta.

Então eles estão em ritmo de festa e vai ser mole ganhar deles?

Bom, isso é algo que não podemos afirmar. Primeiro porque temos que ver com que disposição eles entrarão em campo. Se a intenção é apenas cumprir tabela, ou se querem tirar uma casquinha e rebaixar o time. Segundo que, mesmo entrando com reservas, estes tentarão  mostrar serviço, e provar que podem ser úteis à equipe no próximo ano.

Então é bom que o Vascão entre completamente ligado, e a toda. Mais ou menos como Guiñazu costuma jogar durante os 90 min.

E ainda para tentar essa proeza, o técnico Adilson Batista deu indicações de que armará o Time num 4-4-2, mas como todos sabemos, nosso comandante é chegado a uma surpresinha e não me admira nada que entre com o Time montado num 3-5-2. Na opinião do Blog do Vascão Eterno, o esquema mais equilibrado para essa frágil defesa Vascaína.

De qualquer forma, seja com qual esquema entre, o Time terá que marcar a saída de bola do cruzeiro, e pressionar o adversário em todos os setores do campo, diminuindo os espaços entre os setores e evitando ser surpreendido em contra-ataques, arma mortal dos mineiros.


Tendo essa mentalidade em mente, e pondo-a em prática, é possível sim vencer os três jogos restantes e escapar do rebaixamento, mas essa decisão em 270 minutos começa amanhã, porque qualquer tropeço agora, dificilmente será recuperável. Mesmo um empate hoje, se os adversários que brigam contra a Degola vencerem, já é suficiente para rebaixar o vascão.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Que marasmo no Vascão, o Desabafo, escolham vocês!



Essa é a verdade! O Time disputa apenas a permanência na Elite do Futebol Brasileiro, quando por sua tradição, deveria estar se classificando no mínimo para disputar uma Copa Sul Americana, com possibilidades de ir a uma Libertadores.

Tudo bem, nem todos os anos as coisas dão certo. Vejam o internacional, que com um investimento muitíssimo superior ao Vascaíno, ocupa apenas a parte intermediária da tabela, e ainda tem riscos de cair à série B, embora remotíssimos. Por outro lado, temos equipes com investimentos bem mais modestos, disputando vaga na Libertadores e decisão de Copa do Brasil.

E mesmo a situação do inter é muito mais confortável que a nossa, e dificilmente uma tragédia dessas ocorrerá no beira rio. Além disso NADA, repetimos, NADA justifica a campanha ridícula que a equipe fez neste Campeonato Brasileiro.

Como também nada justifica a série de erros administrativos cometidos pela gestão de Carlos Roberto de Oliveira, principalmente em seu início.

Para quem não percebeu, a já grande dívida Vascaína, tem aumentado em média 1 milhão de reais todos os meses, principalmente em dívidas trabalhistas, em decisões judiciais que foram motivadas por atitudes que podemos dizer que no mínimo foram incompetentes, inconsequentes, irresponsáveis.

É impressionante a situação ridícula a qual esta diretoria levou o Gigante que, com chances reais de cair pela segunda vez em apenas cinco anos para a Série B do Brasileirão, não consegue segurar seus atletas em concorrências com equipes nacionais.

A pujança, desperdício e má utilização dos muitos fundos conseguidos no período final da gestão de Antônio Soares Calçada, seguida pelo fechamento geral de portas conquistada pelo polêmico Eurico Miranda, e completado pela total incapacidade e ineficiência administrativa de Carlos Roberto, nos criaram este Vascão, Gigante em história e tradição, mas minúsculo e ignorado no cenário esportivo atual.

Absurdo o que aconteceu este ano, quando vários atletas disseram não quererem jogar o Clube, devido a situação financeira do mesmo. Em que ponto de desprestígio chegou o Vascão, antes o sonho que qualquer atleta tinha por defender.

Tudo isso resulta que o que mais tem aparecido no noticiário Vascaíno são declarações “desesperadas” e cheias de “sentimentos”, de atletas que pouco ou nada têm de ligação com o Clube, ou pouco fizeram por sua grandeza nos gramados este ano.

Seguido a isso vem a novela Marlone: vai, fica, não sabe se casa ou se anda de bicicleta. Uma papagaiada articulada por aqueles que cuidam dos interesses da promessa de bom jogador que é Marlone. Sim, porque ele não passa disso, uma promessa de bom jogador. Pode dar certo ou não, e tampouco vale todo o incomodo que tem causado à Nação.

Em terceiro, e mais lamentável ainda, são as notícias de que atletas de base estão deixando o Clube através de decisões judiciais, e de que outros clubes irão levar atletas vascaínos que se destacam, a preço de banana, porque a diretoria não conseguiu nem mesmo se precaver em criar obstáculos para essas saídas, ou ao menos ter o Clube dignamente ressarcido por elas.

Por último, mas não menos tenebrosas, temos as notícias e opiniões de jornalistasl analistas especializados em futebol e matemáticos, todos opinando sobre a situação do Vascão no Campeonato. “Vai cair”; “se salva”; “eu acredito”; ‘‘talvez, se Netuno em Câncer e a Lua em Escorpião, não derem com ascendente em Peixes...”, ou seja, um exercício de achismo e futurologia idiotas, que se baseiam em resultados e situação atual na tabela. Lembrando que o criciúma estava quase rebaixado há três rodadas atrás, e ganhou três seguidas, se colocando em posição excelente para não cair.

Em resumo, o noticiário do Vascão nas últimas duas semanas está tétrico, repetitivo e completamente sem informações interessantes ou importantes para o Clube ou o Time. Para isso colabora nossa quase inútil diretoria, que não só agiu com uma ineficiência incrível para colocar o Time nesta situação, como apresenta uma inércia e uma incompetência assustadoras em agir para auxiliar Time e Comissão Técnica.


Precisamos de mudanças urgentes no Clube.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vascão História: Cândido José de Araújo

Imagem da internet

Por esses dias o Vascão não anda muito bem das pernas, então vamos falar de uma época em que ele começou a se tornara o Gigante que é hoje. Vamos falar de uma época em que ele conquistou seu primeiro Título, e da pessoa que o conduziu a esse feito.

Em 1904 Cândido José de Araújo fez história, não apenas no Vascão, mas no Brasil. Primeiro não-branco a ser eleito presidente de um grande clube, Cândido atingiu grandes realizações, como o primeiro título conquistado pelo Vascão. E cometeu alguns deslizes em sua carreira, mas que não chegam a apagar o fato histórico que alcançou. Abaixo um texto interessante que conseguimos sobre sua passagem pelo Gigante.
“Cândido José de Araújo foi o primeiro presidente não-branco da história de um grande clube, eleito somente 16 anos após a Abolição e prova inequívoca de democracia racial que sempre esteve presente na história vascaína.

O “Candinho”, como era chamado, ainda em 1903 recebeu uma premiação por ter sido o sócio que mais contribuiu com o crescimento do quadro social do clube. Alcança a presidência em 1904 e tem a felicidade de ser o primeiro presidente campeão do Vasco, conquista que foi fruto de um trabalho que nele teve um dos principais pilares. Também foi criador do “Chá das Sextas-Feiras”, o primeiro grande evento social vascaíno.

Reeleito em 1905, entra em rota de colisão com o ex-presidente Alberto de Carvalho e é derrotado por este quando tentava sua terceira presidência em 1906. Após esse fato, toma a lamentável decisão de abandonar o Vasco. Também renuncia a seu posto de representante vascaíno na Federação de Remo sem ao menos comunicar o clube.

Ainda tenta se eleger de novo em 1907, quando é novamente derrotado pelo grupo de Alberto de Carvalho. Após essa derrota, Cândido Araújo se junta a uma agremiação rival, o Boqueirão do Passeio. Indignado, o quadro social unanimemente o exclui, cassando seu título de benemérito.

Apesar dessas últimas atitudes desastrosas mancharem seu legado, Cândido Araújo foi um dos principais responsáveis pela reconstrução do Vasco após as terríveis crises pelas quais o clube passou no começo de sua história.

Ficha técnica
8º Presidente na História do Vasco
Mandatos: 2(1904/1906)

Outros cargos:
- Segundo Tesoureiro (1903)
- Vice-Presidente (1904)

Tíitulos:
Campeonato Carioca de Remo – 1905


*O Blog do Vascão Eterno informa que tirou todas as informações do sítio Sempre Vasco.

Rapidinhas

Renato Silva acredita em três vitórias até o fim do campeonato

O zagueiro Vascaíno disse acreditar que o Vascão alcançará as e vitórias necessárias até o final do campeonato para alcançar a tão almejada permanência na série A do Campeonato Brasileiro. Disse que acredita nisso pelo espírito do grupo.

O atleta também afirmou que o grande motivador para a permanência da equipe na primeira divisão é o fato de ser no Vascão que estão jogando, e o nome de cada um que estão defendendo. Assim a premiação extra oferecida pela diretoria não influencia na disposição da equipe.

Bom, não vamos entrar no mérito da coisa, apenas desejar que a equipe mostre em campo o que Renato disse nos microfones.

Poucos bilhetes vendidos

No final do dia de ontem apenas pouco mais de 13.000 bilhetes haviam sido vendidos para o jogo decisivo contra o campeão brasileiro. Assim, as vendas de primeiro dia, estiveram longe de ter o mesmo sucesso que tiveram para o jogo contra o santos, mas isso não significa que não iremos ter casa cheia amanhã.

E ainda que atletas, comissão técnica e diretoria do Vascão acreditem que sim, o Blog do Vascão Eterno não acredita que tenhamos outra quebra de Record no sábado. O leve reajuste no preço dos ingressos, e o rendimento abaixo do esperado nos 3 últimos jogos, podem estar afastando o torcedor do Maraca.

A Torcida tem prestigiado os treinos

Ontem vários torcedores estiveram presentes no treinamento em São Januário. Acompanharam o treino tático para a defesa, e depois o treino de chutes a gol, quando aproveitaram para provocar alguns atletas. O LD Fágner chegou a bater boca com um torcedor, e outro cobrou de Marlone pela possibilidade de sua saída. Sua atitude foi imediatamente repelida pelo restante dos torcedores presentes.

O Blog do Vascão Eterno complementa dizendo que, Adilson tenta reforçar aquilo que já apontávamos como fundamentos a serem desenvolvidos na maioria dos atletas Vascaínos: chutes a gol e posicionamento defensivo. Alguns têm problemas de talento também, mas não há treinamento que compense isso.

Mais uma condenação na justiça contra o Vascão

Dessa vez na justiça trabalhista. E mais uma vez devido a uma das ações precipitadas e totalmente sem cabimento da administração de Carlos Roberto de Oliveira (Roberto Dinamite). Quando assumiu, o atual mandatário fez uma limpa em vários setores do Clube, entre eles no departamento de futebol. Nessa leva foi demitido o auxiliar de preparação física, Mauro Cesar de Melo Brito. Acontece que não pagaram o que lhe deviam, e o presidente do Vascão ainda fez o favor de dar uma declaração na imprensa, dizendo que Mauro Cesar foi demitido por não trabalhar para o Vascão, o que ainda abriu margem para uma indenização por danos morais.

Impressionante a quantidade de bobagens que fez na Colina assim que assumiu o cargo. Hoje melhorou um pouco, mas certamente vai entregar um Clube em muito piores condições do que encontrou, mesmo tendo assinado contratos de patrocínio e vendido uma série de atletas, para o Brasil e o exterior.

Pedro Ken pode ficar no Vascão na próxima temporada

Vindo do cruzeiro por empréstimo, o polivalente Pedro Ken agradou comissões técnicas que passaram pelo Clube e a diretoria. Por esse motivo o Vascão deverá buscar a permanência em definitivo do atleta em São Januário.

Mas a boa temporada do atleta pode dificultar isso, pois com as boas apresentações o próprio cruzeiro passou a desejar a reintegração de Pedro a seu elenco, ainda mais que terão uma Libertadores pela frente.

O que pode facilitar sua permanência é o desejo do próprio atleta, que se adaptou bem ao Vascão e ao Rio de Janeiro, e o pretenso interesse do clube mineiro em contar com o futebol de Marlone na próxima temporada. Assim a revelação da Colina poderia aparecer como forma de facilitar a permanência de Pedro Ken.

O BlogPedro Ken é dos poucos atletas trazidos esse ano, e que vale a pena algum investimento em sua permanência. Nada excepcional, mas mostrou boa técnica, muito espírito de luta e de equipe. E faria ótima dupla com Guiñazu.

Campanha do Vascão no segundo turno

A campanha do Vascão no segundo é ridícula, e deixa a equipe em 18º lugar, como a do primeiro turno não é suficiente para compensar a queda de rendimento da equipe, ele ocupa exatamente essa posição com a soma dos dois turnos.

Isso acontece porque equipes que fizeram um primeiro turno bastante deficiente, casos de são paulo, portuguesa, florminense, framengo, e mesmo ponte preta e criciúma, no segundo turno se recuperaram de forma surpreendente.


Impressionante como a equipe caiu de rendimento na virada dos turnos. Fato é que os 5 jogos sem pontuar no início do returno foram fundamentais para a pontuação sofrível que alcançamos até o momento.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Blog do Vascão Eterno zoa





Rapidinhas

Eurico responde à entrevista de Juninho Pernambucano

Após a entrevista, até certa ponto bombástica, de Juninho Pernambucano ao programa Liga dos Trepidantes, da Rádio Globo, no último domingo, onde o mesmo disse que Eurico não o tratava como ser humano e outras acusações mais, o antigo mandatário da Colina usou o programa Casaca no Rádio, para rebater as acusações recebidas.

Segundo Eurico a questão de ser tratado ou não como ser humano é uma percepção particular do atleta, e que ele não pode jamais estender tal opinião à relação do polêmico ex-dirigente com outros jogadores.

Isso tudo é apenas parte da polêmica entre os dois, mas o Blog do Vascão Eterno lamenta profundamente a entrevista de Juninho, principalmente porque o mesmo afirma não querer se meter em política Vascaína, mas elogia Roberto Dinamite, e detona Eurico Miranda. Se isso não é se meter na política do Clube, realmente não sei o que ele entende por isso.

Para quem quiser ouvir a entrevista de Juninho à Globo clique aqui.
Para quem quiser ouvir a entrevista de Eurico à Casaca clique aqui.


Vascão ofereceu dinheiro ao náutico?

Isso é o que aconteceu de acordo como sítio Timbunet, e segundo seu setorista Carlos Walfrido. Teriam sido R$ 250 mil, do Vascão e outro tanto do flor, que esperavam com isso que os pernambucanos dificultassem mais a vida do bahia.

Vejam bem, antes de tudo nunca vi mal em alguém oferecer um incentivo a mais para que profissionais cumpram com seu dever, desde que essa oferta seja espontânea – o contrário é altamente condenável. Agora, o que mais alegra o Blog do Vascão Eterno é ver que a crise financeira em São Januário é coisa do passado. Afinal para um Clube que mal consegue pagar atletas de base, oferecer uma grana dessas a atletas de outro clube, é porque já tem dinheiro sobrando em caixa, né Dinamite?

Marlone já teria acertado com o cruzeiro

De acordo com o sítio Super Vasco, é isso mesmo que está escrito aí em cima, e claro só estaria esperando o final do campeonato para anunciar sua saída. Ainda segundo a informação do sítio, o grupo de investidores já teria pagado ao Vascão, a cláusula de rescisão contratual, e Marlone receberia, além de polpudo aumento salarial, luvas bastante generosas. Ao cruzeiro estaria garantido 30% do valor que se apure em uma possível revenda do atleta.

Só esqueceram de dizer que o Vascáo, como formador de Marlone também  continua tendo direitos em futuras negociações.

Uma bela transação para todos, menos para Marlone e o Vascão. A Marlone porque parece que irá receber um salário muito acima do atual, além das luvas, o que financeiramente é muito bom no momento. Em compensação não acho que seja interessante para ele profissionalmente, porque salvo o fato de que o cruzeiro venha a liquidar o time campeão brasileiro - o que não acreditamos - Marlone deverá esquentar um belo de um banquinho nas competições principais que disputar – Libertadores, Brasileiro, talvez Mundial. No Vascão teria muito mais visibilidade, e abriria muitas outras portas em sua carreira, provavelmente até internacionais.

Ao Vascão, mesmo tendo sido o formador do atleta e continuar recebendo um percentual em futuras transações, poderia ter um ganho bem maior caso pudesse manter Marlone ao menos por mais uma ou duas temporadas na Colina. Ainda mais se conseguir se manter na primeira divisão este ano.

Treino de hoje dá poucas pistas de como o Vascão irá jogar

Se a intensão de Adilson é surpreender o cruzeiro no sábado, dificilmente não conseguirá. Isso porque foram tantas formações e disposições táticas diferentes testadas no treino de hoje, que o Blog do Vascão Eterno já começa a duvidar de que o próprio Adilson saiba o que está fazendo.

Em uma das formações – a primeira testada – Adilson entrou com Thales e Edmilson no ataque, e com três volantes no meio campo. Na sequência entraram Tenório no lugar de Thales, voltaram os 3 zagueiros, e Bernardo. A se lamentar a insistência com Renato Silva como titular. Já nos bastam as furadas de Cris, que toda vez que vai dar um chutão leva o terror à Nação, agora ainda temos que conviver com a falta de tempo de bola e noção de colocação de Renato Silva.

Papai do Céu nos acuda, porque a depender da zaga não temos muita esperança de salvação. Tomara que o blogueiro queime a língua.

Wendel fala de matemática e calculadora para o Vascão não cair

Perca seu tempo não Wendel, basta fazer o que vocês não fizeram o campeonato inteiro, ganhar 3 seguidas. E ainda torcer para os outros times darem umas boas tropeçadas. Simples assim.

Um é sentimento hilário, muitos é sentimento enebriante

Ontem um torcedor solitário gritava contra a diretoria Vascaína e suas decisões, inclusive contra o pequeno aumento promovido nos preços dos ingressos para a partida contra o cruzeiro. Isso é puro sentimento, ainda que hilário.

Hoje, antes de abrirem as bilheterias, uma longa fila já se formava em São Januário na busca por ingressos para o jogo de sábado contra o cruzeiro, e o pensamento era de que “Não Vamos Cair, Isso é Vasco”! Isso é sentimento inebriante.

E um pacífico, embora indignado, protesto individual; e um coletivo protesto, junto com a tentativa de levar o Time a dias mais dignos.

O primeiro representa como ninguém o sentimento de cada Vascaíno, o segundo mostra a resposta coletiva da Melhor Torcida do Mundo.


Por isso que vale a pena ser Vascaíno, porque mesmo nos melhores momentos, somos sempre e estamos sempre com o Vascão.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como Adilson Batista armará a equipe

Adilson Batista realizou o primeiro treino para o jogo contra o cruzeiro hoje pela manhã, mas não passou de uma atividade física para aqueles que não enfrentaram o cúrinthians e de atividade regenerativa para os que estiveram em campo domingo. Também houve uma conversa de uns 15 min com todo o elenco, e depois disso mais uma conversa com a presença apenas dos titulares.

Mas mesmo que  Adilson treine o 3-6-1 que colocou em campo nos últimos dois jogos, e que treine também o 4-4-2, o Blog do Vascão Eterno acredita que entraremos em campo com esse último esquema.

A explicação para isso é simples. O Vascão precisa desesperadamente da vitória. Teremos a volta de Pedro Ken, e a Equipe vai contar com a força da torcida. Esperamos ter um Maraca lotado, mas o Blog do Vascão Eterno não está vendo a mesma movimentação que tivemos para o jogo contra o santos.

Ainda assim os preços dos ingressos foram mantidos pela diretoria, e tanto eles quanto os jogadores esperam ver o Maraca com a lotação esgotada. Isso o Blog do Vascão Eterno também espera.

Mas Maraca lotado a parte, vamos aos perigos dos dois esquemas. O 3-6-1 deu mais consistência à defesa, e o grêmio só conseguiu ser realmente perigoso após o gol, quando o time teve que se abrir, e os espaços apareceram. O cúrinthians não conseguiu romper o ferrolho defensivo. Esse esquema é interessante, pois nitidamente nos expõem menos. Em compensação o ataque se vê bastante prejudicado, principalmente porque Fágner passa por péssima fase e Yotun é uma grande incógnita. Sem o apoio dos dois laterais, e alguém que encoste em Marlone e no atacante escalado,  fica uma briga desigual, que dificilmente será vencida pelos Vascaínos.

Por outro lado o esquema 4-4-2 costuma apresentar melhora de produtividade do setor ofensivo, mas por outro lado a frágil defesa Vascaína fica muito exposta e, já vulnerável, costuma sofrer gols em demasia. Esse esquema foi burramente insistido por Dorival Jr, e se mostrou bastante inadequado à Equipe que temos.

Tendo isso analisado, o Blog do Vascão Eterno aposta em um 4-4-2, em que teremos 3 volantes no meio campo, com Pedro Ken um pouco mais solto, e apenas Marlone na armação. O ataque será formado por Edmilson e André. Dependendo do andamento da partida Adilson tirará um dos volantes no segundo tempo e colocará Bernardo, ou simplesmente manterá o esquema e trocará Marlone por Bernardo.

De qualquer forma o Blog do Vascão Eterno gostaria de ver um 3-5-2, com a seguinte escalação: Alessandro; Luan, Cris e Jomar; Fágner, Pedro Ken, Guiñazu, Marlone e Yotun, Thales e Edmilson. Nos parece um esquema mais equilibrado, onde a defesa não fica tão exposta, e o Time terá maior poder ofensivo.

Vale lembrar que nenhum dos outros esquemas é ruim, mas o esquema tem que ser pensado com os atletas que temos em mãos, e buscando um equilíbrio da equipe. O 4-4-2 já provou deixar a defesa exageradamente exposta, e o 3-6-1 já mostrou acabar com o poder de ataque da Equipe. Porque não tentar equilibrar isso. Agora, se continuar escalando Renato Silva para termos outras falhas, ou insistindo em pensar só um setor da equipe, dificilmente teremos um resultado positivo sábado.


O Blog do Vascão Eterno não escalou Rafael Vaz, porque ele simplesmente parece estar completamente queimado na Colina. Não era opção de Dorival, e não parece ser opção de Adilson.

Rapidinhas

Pedro Ken vai jogar contra o cruzeiro

Após muita discussão sobre a utilização ou não do volante Pedro Ken contra nosso próximo adversário, a coisa ficou decidida ontem, após telefonema do Roberto Dinamite ao presidente do clube mineiro. Na conversa ficou acertado que o Vascão abre mão de receber um atleta cruzeirense por empréstimo no ano que vem, como tinha ficado acertado no contrato da venda do Mito.

Na verdade foi um ótimo acerto, e só depende de Pedro Ken fazer um grande jogo no sábado. Isso porque tudo que o cruzeiro mandou esse ano, fizemos questão de devolver antes do prazo, tal a falta de condições técnicas dos atletas enviados. E olhe que o Elenco do Vascão é bem fraco. Alguém aí acha que eles mandariam o Mito por empréstimo?

Essa situação apenas mostra o péssimo negócio que foi feito na venda de Dedé. Mais um péssimo negócio dessa diretoria.

Luan, agora titular, quer aproveitar a oportunidade

E ele está certo. Se jogar como jogou as duas últimas partidas, tem tudo para se firmar e ter uma carreira vitoriosa. Na opinião do Blog do Vascão Eterno é o zagueiro em melhor fase no Vascão. Seria ótimo que Jomar também readquirisse o futebol que mostrou até algumas rodadas atrás. Os dois juntos fariam uma bela zaga na Colina.

Santos se afasta do leilão por Marlone

Após o leilão promovido por aqueles que cuidam da carreira do jovem Marlone, o santos sabiamente se afastou das negociações. Isso porque ficou claro que houve extrema má intensão dos agentes para com o Vascão, que ao final das contas foi quem bancou toda a formação do atleta.

E quem levar, vai levar gato por lebre. Isso porque Marlone se destaca em um time de cegos, e em terra de cego quem tem um olho continua sendo caolho.

Comentaristas divididos

Comentaristas criticam esquema tático de Adilson Batista, outros a postura de equipe pequena que o Vascão vem adotando. Outros apoiam as decisões da comissão técnica e conseguem entender a fragilidade do Elenco da Colina. Outros disseram que Adilson deve insistir no esquema, pois a Equipe mostrou evolução nas duas últimas partidas. E a verdade é que todos estão certos e estão errados.

Porque o Vascão é Clube Grande, de primeira linha, então deve buscar a vitória sempre não pode jogar acovardado, seja aonde for. Acontece que esse Clube Gigante, resolveu montar uma Equipe pequenina, digna de uma segunda divisão. E no que toca a defesa então, ela é das piores que já vi. Talvez só a de 2008 fosse pior. Inclusive as duas têm as mesmas características: atletas em fim de carreira, lentos, pesados, fracos tecnicamente, laterais perdidos em campo, e uma proteção muito deficiente à zaga, por parte do meio campo.

E por incrível que pareça, a equipe mostrou sim evolução. Acontece que não há tempo de se fazer um trabalho, de se mudar o sistema de jogo, baseado na qualidade e característica dos atletas do elenco.

Se a troca de treinador tivesse ocorrido 3 rodadas antes, hoje poderíamos ter mais esperanças. Mas não foi isso que aconteceu, então nos resta torcer e incentivar, na esperança que o grupo assimile muito rapidamente a nova forma de jogar, e que o Vascão possa conquistar os 9 pts. que ainda necessita.

Vascão notifica penapolense

O caso Matheus Índio ainda vai dar muito o que falar. O atleta conseguiu na justiça a sua liberação, e assinou contrato com a penapolense, clube do interior paulista. Como o caso ainda está sob júdice, e a decisão não foi de forma alguma definitiva, o Vascão alertou ao clube paulista sobre a possibilidade de que tenham que pagar 20 milhões de reais para ficarem com o atleta em seu elenco.


Acho que a penapolense não está preocupada, nem o clube grande da capital paulista que está por trás de toda essa transação. E o Vascão, que escancarou as portas a empresários e grupos de investimentos, agora está pagando pelas decisões equivocadas.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quer ver uma verdade comprovada?

Framengo, uma invenção de mau gosto, ao estilo rede bobo de TV. Com armações, falcatruas e mentiras. Time de elite, age como tal, e se diz do povo. Pobre povo, que se deixa manipular dessa forma.


Blog do Vascão Eterno errou quase tudo

O Blog do Vascão Eterno errou quase todas as previsões de resultados que fez para essa rodada, e que interessavam ao Vascão. Coritiba perdeu em casa para o criciúma (o Blog previu empate), florminense venceu o são paulo (o Blog previu empate), ponte preta empatou com cruzeiro (o Blog previu a vitória do cruzeiro,) portuguesa venceu o atlét. MG (o Blog previu o empate).  Acertamos apenas a vitória do bahia e o empate do Vascão.

E se duas rodadas atrás tudo colaborou para ajudar o Vascão a sair da ZD, a de ontem foi totalmente prejudicial ao Vascão. E isso muda tudo, porque se estaríamos agora precisando de 2 vitórias e um empate para escaparmos da segundona no ano que vem, isso já não é mais assim. Agora necessitamos de 3 vitórias para escaparmos. E ainda precisamos de alguns resultados adversos de nossos adversários também.

Pelo menos o empate da ponte praticamente a eliminou da disputa, e podendo agora chegar no máximo a 44 pts, ela está praticamente rebaixada. Em compensação, todos os outros têm possibilidades grandes de alcançar ao menos 45 pontos ou 46 pts.

Se formos olhar retrospecto, como outros blogueiros e jornalistas têm feito, o Vascão também está rebaixado, porque em nenhum momento da competição o Vascão chegou a vencer 3 seguidas. Nem mesmo venceu duas e empatou uma. Mas futebol é o esporte mais surpreendente do mundo, e porque não podemos nós surpreendermos e mudarmos essa situação.

Para isso não basta mudar escalação da equipe, mas é preciso sim fazê-lo, porque simplesmente não dá para ir a campo com Renato Silva jogando quase que de lateral direito. Ele entra e até tenta fazer, mas se já é um horrível zagueiro de origem, o que dirá de lateral direito, posição que necessita de muito mais velocidade e técnica.

Colocar André em campo para que? O cara não acertou um único passe, não disputou uma única bola. Tava cheio de gás - entrou no final do jogo - e não incomodou os zagueiros. E isso quer ficar na Colina? Eu não quero ele por lá.

O que ganha jogo é saber jogar futebol, é técnica aliada a saber ler o jogo, ou seja como aplicar sua técnica. Se a isso puder ser acrescido a experiência, melhor, mas experiência sozinha não ganha nem em jogo de porrinha, quanto mais de futebol.

De bom mesmo ontem, foi a entrada de Luan, que jogou com segurança e não comprometeu. Os dois volantes também se comportaram bem dentro do esquema proposto por Adilson, que era não perder o jogo, e se possível ainda ganhar numa bola vadia. Armou o time para isso e alcançou seu objetivo, ao menos parcialmente.

Se estivéssemos na política iam dizer que o cara é um gênio. Na situação que o time está no brasileiro, ele apenas afundou um pouco mais a equipe.

Tem muita gente dizendo que esse ponto não foi importante, mas foi sim, e explico porque. Com esse ponto o Vascão tem 38, se vencer 2 e empatar 1, ainda terá chances de decidir a permanência nos critérios de desempate, se tivesse perdido nem isso teria.

Vale lembrar aqui que de 15 jogos fora no brasileiro - não contamos os clássicos - o Vascão venceu apenas coritiba e náutico, e empatou outras 4 partidas. Disputou até agora 45 pts e fez apenas 10 pts, aproveitamento de apenas 22,2%. Ridículo para um clube como o Vascão. O aproveitamento geral do Vascão é de 26,2%, também muito baixo, o que mostra que foi melhor em casa, mas não o suficiente para compensar a campanha ridícula fora de casa.

O Vascão não precisava ter feito muita coisa a mais para estar numa posição mais confortável, era só ter vencido a ponte em casa, e empatado lá - jogávamos com um a mais - e ter empatado com o criciúma lá. Pronto eram 4 pts que nos garantiriam uma situação muito mais confortável agora. Poderíamos ter conquistado mais dois pontos contra o bahia também, porque não fomos capazes de ganhar deles nem em casa.

Vejam bem, não pedi que tivéssemos vencido o cruzeiro fora, ou o grêmio fora. Pedi apenas que não tivéssemos Mas isso tudo é passado e vai ficar para a análise mais ampla que faremos ao final do campeonato. 

Agora chegou o momento em que não se pode mais errar nada. Ou o Vascão vence os três próximos jogos, ou dificilmente deixará de jogar às terças e sextas no próximo ano. O Blog do Vascão Eterno acredita que o Vascão irá ganhar esses jogos. Esperamos acertar essa.

domingo, 17 de novembro de 2013

Vascão conquista um ponto, em jogo morno.

Abuda disputa a bola com Romarinho no meio campo
Foto Reinaldo Canato - Sítio Uol
O Vascão entrou com um Time armado muito defensivamente. Jomar foi barrado e o trio defensivo formou com Luan, Cris e Renato Silva. Fágner tinha um pouco mais de liberdade, mas Yotun se posicionou bastante defensivamente. Ainda mais que resguardados por Abuda, Guiñazu e Wendel. Completando o meio campo tínhamos Marlone, que se encarregava sozinho de tentar municiar e chegar ao ataque, formado por Edmilson.

Nesse esquema muito defensivo, o Vascão se defendeu bem, mas teve grandes dificuldades para chegar ao ataque. Assim o cúrinthians chutou algumas bolas a gol, sempre de fora da área, e de longe. Nas duas únicas vezes em que conseguiu cruzar com algum perigo, não apareceu ninguém para concluir.

O Vascão teve três bons cruzamentos que também não tiveram aproveitamento. De mais tentou alguns chutes de longe, mas com muita lentidão os arremates foram sempre travados e não chegaram a constituir perigo ao gol adversário. Dessa forma o jogo acabou 0 x 0 em sua primeira etapa.

Na segunda etapa, embora tenha entrado com a mesma formação, o Vascão buscou mais o ataque, mesmo que timidamente. Ainda assim a jogada mais aguda no início do segundo tempo foi do cúrinthians, quando Sheik se livrou de Guiñazu e finalizou cruzado, mas a bola foi para fora.

Por outro lado, o Vascão só deu o primeiro chute a gol mesmo, por volta dos 30 min do segundo tempo. Aos 35 min uma boa jogada, em que a bola esteve rodando em frente ao gol adversário, mas terminou com uma finalização errada de Abuda.

O cúrinthians não criou mais nada, e o Vascão saíu em contra-ataques rápidos, mas errou sempre no último passe. Com isso o jogo terminou 0 x 0 mesmo.

O jogo em si não foi bom, e o resultado não foi o ideal para o Vascão, mas ao menos a defesa se comportou bem, anulando o ataque do adversário, principalmente após a saída de Renato Augusto.

O Vascão conquistou um ponto, e vai chegar na última rodada necessitando de ao menos um empate contra o Atlet. PR na última rodada. E dependendo dos outros resultados até lá, talvez até de uma vitória. Embora ainda esteja vivo no campeonato, está ainda mais enrolado.
Notas:

Alessandro – Não foi muito exigido e não comprometeu. Saíu bem do gol todas as vezes que foram necessárias, inclusive de cabeça fora da área. Parecia um goleiro confiante. Nota 7,0

Fágner – Mais livre para atacar não foi bem. Errou muitos passes e apareceu mal no ataque. Ao menos foi bem na defesa, marcando bem pelo lado direito. Nota 6,0

Renato Silva – O mais fraco da defesa. Fraco tecnicamente perdeu algumas jogadas pela direita, mas mesmo assim não comprometeu, pois foi sempre bem coberto por Abuda e Luan.  Além de tudo é lento e se posiciona mal. Nota 5,0

Luan – Muito bem na marcação. Ganhou pelo alto, nas antecipações e nos desarmes. Quando precisou deu chutões e ainda melhorou a saída de bola da equipe. Nota 7,0

Cris – Orientou bem a defesa, e apareceu bem na sobra. Boa partida, embora tecnicamente deixe muito a desejar. Mais uma vez deu uma furada bisonha, que quase resultou em contra-ataque perigosíssimo do cúrinthians. Por sorte se recuperou a tempo. Nota 6,5

Abuda – Um leão. Correu e marcou muito, e ainda tentou ajudar no ataque. Em alguns momentos teve lampejos de boa técnica, mas não tem jeito, é um jogador muito limitado. Defensivamente fechou muito bem o setor direito. Dentro de suas características fez boa partida. Nota 6,5

Giñazu – Outro leão, mas pela esquerda. Marcou muito e só foi batido uma vez por Sheik. Tentou municiar o ataque e mostrou mais técnica que seu companheiro de contenção no meio. Vai fazer ótima dupla com Pedro Ken. Nota 7,0.

Marlone – Correu muito e até tentou. Não dá para dizer se por estar muito isolado ou por estar com a cabeça em um possível grande contrato, mas não produziu absolutamente nada. Nota 4,5.  Foi substituído por Thales, que entrou bem e foi mais perigoso que Marlone, fez boas jogadas e deu bons passes. No final do jogo, por ansiedade ou pela oscilação normal da idade errou alguns bons contra-ataques. Nota 5,5.

Wendel – Marcou e tentou chegar ao ataque, mas errou muitos passes. Mesmo assim fazia bom trabalho tático. No segunto tempo pediu para sair. Nota 6,0. Foi substituído por Francismar, que até chuta bem a gol, e dribla bem, mas errou quase todos os passes que deu, e não conseguiu dar prosseguimento a nenhuma jogada. Nota 5,0.

Edmilson – Como sempre mostrou muita garra, correu muito e incomodou a defesa adversária o tempo todo, mas muito isolado no primeiro tempo produziu muito pouco. No segundo o Vascão se soltou um pouco mais, e Edmilson melhorou um pouco. Nota 6,0. Foi substituído por André, que teve pouco tempo, mas mesmo assim não acertou nada. Vai ficar sem nota pelo pouco tempo em campo.


Adilson Batista – Armou o Time com o firme propósito de não perder, e se possível vencer o jogo em um contra-ataque. Atingiu parte do objetivo, embora pudesse ter sido mais ousado. Seu trabalho começa a mostrar algum resultado, e o Time hoje mostrou bem mais consistência defensiva. Nota 6,0.