sábado, 20 de janeiro de 2018

Como o Vasco deixou de ser o time do povo

Ao longo dos anos os grandes clubes, apesar de suas grandes torcidas, tomaram algumas pechas, de acordo com suas trajetórias e com seus torcedores mais ilustres. Assim o Flamengo tomou a pecha de mais popular do país, o Corínthians o mais popular de São Paulo, Fluminense e São Paulo são os clubes da "elite", o Botafogo de "intelectuais" (dado a um suposto grande número de jornalistas e outros intelectuais que compõem sua torcida), o Palmeiras e o Coritiba são os times das colônias etc.

O Vasco é imensamente identificado com a colônia portuguesa, e hoje tem representantes em todas as classes sociais, mas nenhuma das duas coisas explicam o porquê de o Vasco ter sido chamado sempre de "O Clube do Povo". Vejam bem, não é popular, é Do Povo. 

E isso tem explicação em suas origens, quando o Vasco emitiu a famosa "Resposta Histórica", quando o Vasco lutou por negros, pobres e trabalhadores, quando sua torcida se uniu para erguer São Januário, à época o maior estádio da América do Sul, e ainda hoje um templo do futebol, quando o Vasco abraçava causas populares e nacionais, quando o Vasco se caracterizou por ser o clube mais democrático do Brasil, entre os grandes.

Claro que o tempo passou, e não poderíamos querer que as causas Vascaínas seguissem sendo as mesmas, mas poderíamos querer que o Club seguisse na vanguarda, seguisse honrando aquilo que sempre o diferenciou dos demais, aquilo que o fez levantar inúmeros títulos nas quadras e campos e raias do mundo desportivo.

O que aconteceu na noite de 19/01/2018 na sede Vascaína da Lagoa não foi algo digno de Vasco. Mas foi sim, do "euriquismo", que fez com que um clube que até 30 anos atrás era simpático a outras torcidas, se tornase em um dos mais antipatizados do país. Um clube que não respeita seu associado, muito menos seu torcedor, que no final é quem paga as contas e faz com que o Vasco ainda mantenha um mínimo de respeito dentro do cenário nacional.

Parabéns aos envolvidos, naquela que foi de longe a mais vergonhosa passagem na centenária história desse grande e glorioso clube.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário