terça-feira, 29 de outubro de 2013

No Vascão sai Dorival Jr., entra Adilson Batista

Dorival Jr. é um técnico brilhante? Não. É um técnico medíocre? Muito menos. Dorival Jr. é um bom técnico, que já fez bons trabalhos no Vascão e no Santos, mas que nitidamente não trabalha bem com a promoção da garotada da base. Teve problemas no Santos, teve problemas no Vascão.

Isso de forma alguma desabona o técnico, que pode um dia voltar ao clube e fazer um trabalho tão bom quanto o que fez em 2009. Só que em outra oportunidade.

Mas o blogueiro defendeu a saída de Dorival e agora o defende? A resposta é sim e sim. Mas é uma ambiguidade? Não.

Mas como assim? Simples. Como já comentamos aqui no Blog do Vascão Eterno, o Vascão precisava de uma mudança urgente, como única forma de tentar reverter a situação atual. Era necessário dar uma chacoalhada na Equipe. A única disponível era a mudança de treinador. Isso não significa que Dorival seja mau técnico, ou que não possa um dia voltar e fazer um bom trabalho no Vascão.

Mas como o próprio blogueiro já disse, Dorival perdeu o vestiário e perdeu a mão com o time. Sua liderança já não era mais considerada entre os atletas, e aparentemente existia mesmo uma resistência a sua presença no banco.

 Ao mesmo tempo a mudança de técnico não significa que iremos nos livrar do rebaixamento. É uma tentativa, que pode ou não dar certo, mas que precisa ser feita. E isso porque Adilson Batista, ou qualquer outro, não terá tempo de treinar, de dar uma cara ao time, de mudar as coisas com o trabalho de campo.

Claro que alguma coisa pode ser feita, uma jogada ensaiada, ou um posicionamento diferente de um ou outro atleta, mais na tentativa de consertar os diversos defeitos da Equipe, do que um trabalho realmente novo.

Dessa forma o novo técnico terá que trabalhar muito mais no psicológico da Equipe, incutindo vibração, confiança e motivação nos atletas.

Muitos nomes foram ditos antes do Vascão fechar com Adilson Batista. Papai Joel, Caio Jr, Abel, até Dunga foi comentado. Todos poderiam dar certo ou não. Isso de conhecer o Clube é importante. Mas não foi, por exemplo, o problema de Dorival. Ele já tinha passado um ano na Colina, foi Campeão no Clube, fez boa campanha com um time limitado. Ao mesmo tempo Papai Joel não foi feliz em suas últimas tentativas de apagar incêndio – isso desde que voltou da Copa da África – mesmo em clubes que conhecia. Então isso não é garantia.

Quem viu o jogo contra a ponte – o blogueiro não pode – disse que a Equipe, em alguns momentos pareceu indolente, soberba, como se fosse resolver o jogo a qualquer momento. Uma postura totalmente incompatível com uma equipe que se encontra na situação do Vascão.

Adilson Batista, o escolhido da diretoria, terá que mudar essa postura, fazer com que esses jogadores corram e comam grama durante os 90 min. Algo que fizeram no jogo da volta contra o goiás na Copa do Brasil. Essa é a chance do Vascão sair dessa situação.

Em uma de suas últimas entrevistas, Dorival disse que o Vascão estava jogando a sorte fora. O blogueiro diz que está fazendo de tudo para cair. Menos mal que bahia e florminense também estão se esforçando muito para isso, e mesmo coritiba e portuguesa não estão seguros.


Para nos salvarmos da queda, basta sermos um pouco melhor que eles. Temos sete rodadas para isso. Se a aposta tardia da diretoria foi certa, saberemos daqui três ou quatro rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário