segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Blog do Vascão Eterno e o problema defensivo

Não é de hoje que o Vascão sofre com falhas da defesa e problemas para se armar atrás. Desde a fatídica queda de 2008, quando tínhamos Fernando, Odvan e Jorge Luiz, que o time vem apresentando dificuldades enormes neste setor.

Essa sequência negativa foi quebrada no ano de 2011, quando Dedé e mais alguém formavam o setor defensivo, e Rômulo dava o respaldo necessário às subidas dos laterais. Devemos ressaltar aqui a grande fase pela qual passava o Mito, que em muitas partidas carregou o Time nas costas.

Fágner também vivia boa fase, assim como Fernando Prass. Quando a bola conseguia passar pelo Mito, o Paredão estava lá para evitar o gol. Como o ataque também funcionava com bastante frequência, o resultado é que sempre tínhamos boas campanhas, e o time sempre entrava para disputar os títulos.

Hoje temos como titulares um jovem promissor, Jomar, e um veterano que levou bom tempo para adquirir ritmo de jogo, Cris. Na reserva temos Rafael Vaz, Renato Silva e Luan. Rodolfo está lesionado desde o início do ano.

Assim como Cris, Renato Silva é um atleta que demora em conseguir ritmo de jogo. Foi assim em 2011, quando entrou em meio ao Brasileirão, é assim todo início de temporada. Com a idade essa tendência apenas tende a se agravar, ainda que não seja um atleta velho. O jogo contra o criciúma não era a hora para que ele retornasse, e sua atuação o provou.

Existe erro de Dorival Jr. na escalação da equipe e na definição tática para enfrentar determinados adversários. A defesa do Vascão é lenta, e não pode ser exposta a contra-ataques. Times de menor investimento jogam assim, e o Vascão sempre apresenta grande dificuldade em enfrentar essas equipes.

Existe erro da diretoria na montagem do elenco.

Sabemos das dificuldades de escalação da Equipe, das contusões que afastaram atletas importantes e dos boatos que correm sobre o comportamento extracampo de alguns atletas. Podemos creditar parte disso ao azar, parte a incompetência.

O problema da montagem do elenco não tem como ser corrigido, mas a das opções táticas tem que ser corrigidas com muita urgência, se quisermos ter alguma chance de permanência na primeira divisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário