O Vasco foi derrotado pelo Flamengo no último domingo. Não vou analisar o jogo todo, até porque a partida foi relativamente ruim, ainda que as duas equipes tenham se esforçado para atingir seus objetivos e dentro de suas próprias possibilidades.
E é isso que temos que entender de uma vez por todas: o Vasco é um dos maiores clubes do Brasil, mas devido a 20 anos de péssimas gestões hoje não tem condições de montar um Time compatível com o tamanho do Club, e tem o que parece ser um bom time de Série B. Mas entre ter um bom time de Série B e um time que disputou como favorito os maiores títulos nacionais e estrangeiros nos últimos 3 anos vai uma gigantesca diferença.
Então eu digo que o Vasco fez um jogo muito bom dentro de suas limitações. Se fechou, o adversário teve imensa dificuldade para entrar na área do Vasco, e os dois gols que fez foram, o primeiro em uma desatenção da defesa, e o segundo um belo chute de fora da área. Mas em termos de chance mesmo, o jogo foi absolutamente equilibrado.
Com esse quadro quem reclamou que o Vasco teve uma postura excessivamente defensiva tem sua razão, e eu também gostaria que o Vasco tivesse um Time capaz de enfrentar o Flamengo indo para cima, atacando, como se diz, trocando socos. Mas o Vasco não tem esse Time, então o Vasco fez ótimo jogo dentro de suas limitações. Agora é saber se essas limitações poderão ser entendidas e amenizadas por Zé Ricardo, e as qualidades desse Time também, para que tenhamos bons desempenhos aonde realmente nos importa esse ano, que é a Série B.
E voltando à Séria A no próximo ano, aí sim, começarmos a montar Times e Elencos mais fortes, capazes de começarem a trocar socos com as principais equipes do país no momento.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário