sexta-feira, 14 de junho de 2019

Vasco 1 x 0 Ceará

O Vascão venceu o Ceará ontem no São Januário, que foi literalmente transformado no Caldeirão. O público de quase 20.000 presentes empurrou o Time, que correspondeu e passará o recesso da Copa América fora da Z4, e com muito mais tranquilidade, já que ocupa atualmente a 15ª posição na tabela. Para isso colaboraram os outros resultados de ontem, mas foi fundamental cumprir o dever de casa.

Apesar de a Torcida não ter gostado tanto assim, o Vasco mandou o tempo todo no jogo, chegando a 70% de posse de bola no primeiro tempo, e criando situações de gol, que não saiu devido a um problema já crônico do Vascão nos últimos anos, que é a finalização. Foram ao menos 4  ou 5 oportunidades muito boas para abrir o placar, mas todas desperdiçadas Para quem teve Roberto Dinamite, Romário, Pantera, Luizão, Vavá, Valdir Bigode, etc, ter há anos um ataque que tem enorme dificuldade de colocar a bola na rede chega a ser surreal, mas enfim, é nossa realidade. 

No segundo tempo o Ceará melhorou um pouco, adiantou a marcação, criou um pouco mais de dificuldades, mas mesmo assim o Vascão continuou a mandar na partida, criou ao menos mais 3 ou 4 boas oportunidades, enquanto o Ceará criou sua única chance de gol em toda a partida. O jogo ficou um pouco mais animado também, embora essa movimentação não tenha se refletido em grandes oportunidades de gol. Fernando Miguel não fez uma única defesa durante toda a partida, e Diogo Silva resolveu fazer aquilo que nunca fez no Vasco, e quase nos impediu a vitória, praticando ao menos 3 grandes defesas.

Taticamente o Time ainda pode evoluir um pouco mais, mas já mostrou um bom nível de compactação, boa transição entre defesa-ataque, e boa recomposição defensiva. O Time também está correndo mais, e finalmente parecem atletas profissionais. Muito boas foram as atuações da dupla de zaga, de Pikachu, e o preencimento do meio de campo, e o enorme buraco que tínhamos simplesmente desapareceu.

Mas nem tudo foram flores na vitória de ontem, porque logo após o jogo Vanderlei Luxemburgo disse que irá cobrar a Diretoria do Vasco quanto a questão salarial, não apenas dos atletas, mas de todo o Club, como também deixou bastante claro que as questões políticas têm que parar de interferir na parte desportiva, não podem ficar causando problemas e desviando o foco dos atletas. E isso é responsabilidade, e depende fundamentalmente de ALEXANDRE CAMPELLO.

A TORCIDA: se tivemos bons avanços, e um problema (já se tornou crônico) escancarado, também tivemos um ponto alto, e esse foi a Nação Cruzmaltina. Os Vascaínos lotaram São Januário, conseguindo o melhor público do ano no Estádio, e mais uma vez transformando-o num Caldeirão. Apesar de algumas vaias específicas em alguns momentos do segundo tempo, a Galera gritou, cantou, incentivou, e colocou o Time para a frente, e o Ceará para trás. Jogando com 12 fica mais fácil, e precisaremos cada vez mais disso, se quisermos voltar a ter um Time vencedor.

Parabéns Vascaínos(âs), como eu sempre digo, porque como o verdadeiro clube do povo, VOCÊS SÃO O VASCO!

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário