sexta-feira, 31 de maio de 2019

Cáceres e Henriquez podem reaparecer no Time, e os erros de planejamento

O lateral direito Raúl Cáceres, e o zagueiro Oswaldo Henríquez podem reaparecer no Time na próxima partida. Seria uma espécie de última oportunidade aos dois. Nenhum dos dois é craque, mas ambos têm condições de permanecer no elenco.

Mas uma coisa precisa ser dita sobre essa situação, e inclusive já comentei isso aqui antes, só que sem esse detalhe que vou incluir agora.

Lembra de quando falei que jogamos mais de 4 meses de trabalho fora com a manutenção de Valentim? Pois é, luxemburgo agora está fazendo o trabalho que deveria ter sido feito durante o Carioca, e as primeiras fases da Copa do Brasil. Nesta altura do ano o elenco já deveria estar mais do que enxuto, ao menos umas duas boas contratações deveriam ter sido feitas para cobrir algumas carências nítidas, e o Time deveria ter uma cara, um padrão tático,  variações desse sistema de jogo, e jogadas ensaiadas, tanto de bola parada, quanto com a bola rolando.

Ah sim, e melhor condicionamento físico. Porque chegarmos em maio e ainda termos atletas acima do peso é o absurdo dos absurdos.

Luxemburgo começou a acertar essas coisas há duas semanas. Ou seja, enquanto está todo mundo nos últimos acertos, nós estamos nos primeiros.

Entendem agora o porquê de nossa ridícula posição na tabela, mesmo que o elenco não seja assim tão ruim?

Lógico, isso tudo é um erro brutal de planejamento do departamento de futebol do Club, e esse erro foi tão brutal, que também seguimos sem um diretor de futebol profissional, e Campello insiste no erro de não indicar um Vicepresidente de Futebol que conheça do riscado. Colocar tudo na responsabilidade de Luxemburgo, como está acontecendo até agora, é outro erro brutal.

Não temos todo esse tempo para estarmos comentendo erros. O Brasileirão é um campeonato longo em relação aos Estaduais, mas não é tão longo a ponto de que erros insistentes não sejam duramente punidos. Apesar de ainda termos 32 rodadas em disputa, ou seja, 96 pts. Mas ou começamos a pontuar agora, e com consistência, ou podemos não ter tempo de nos recuperarmos mais na frente.

Mexa-se Campello.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Vasco diminuiria sua dívida em 45%?

A diretoria Vascaína estaria trabalhando num plano de reestruturação financeira, que reduziria a dívida do Club em cerca de 45%, e ainda esse ano. Não há milagre, mas uma reengenharia financeira, que possibilitaria reduzir substancialmente os juros pagos pelo valor devido, concentrar esse valor, já que ele no momento está espalhado em cerca de 600 credores, e normalizar o fluxo de caixa do Club, evitando atrasos, hiatos muito grandes nas entradas de recursos, e facilitando o planejamento, tanto financeiro, quanto desportivo.

Isso seria possível porque a diretoria projeta grandes descontos, caso os valores devidos sejam pagos a vista, a grana viria de um empréstimo jumbo, que seria garantido pelas cotas de TV dos próximos anos, e que teria juros bem mais baixos do que os da dívida atual.

Não fiz contas, mas tal engenharia financeira é possível.

Mas duas coisas são necessárias para que isso dê certo. A primeira é que os credores estejam dispostos a dar bons descontos no pagamento imediato da dívida. A segunda coisa é que a nova dívida - porque será gerada nova dívida - esteja atrelada apenas aos juros mais baixos, e jamais ao câmbio e a suas flutuações.

Reforma de São Januário

Outro ponto dessa reforma financeira é a criação de um fundo para a remodelação de São Januário. Este fundo deve ser lançado em torno de 2 meses, e geraria uma captação de cerca de R$ 6 mil por mês, o que garantiria fluxo de caixa nos meses em que o Club não recebe as cotas de TV, garantindo pagamentos de salários e a manutenção do Club, e fazendo sobra de caixa quando o Club receber as cotas.

Claro, também garante a reforma do Estádio Vasco da Gama, o São Januário, que seria modernizado, provavelmente ampliado, e ofereceria mais conforto e segurança aos Torcedores, e uma receita maior ao Club.

Duas dúvidas lançadas. A primeira é se isso é verdade, e se está realmente sendo gestado? A segunda é se a oposição permitirá isso?

Saudações Vascaínas!

Campello afastado?

Rola nos bastidores de São Januário um movimento de abertura de sindicância contra Campello, seu afastamento e convocação de novas eleições. O afastamento precisa se dar antes de 22 de julho, para que seja possível uma nova eleição, e que Elói Ferreira não assuma. Se conseguirem isso, demorou! Tivemos dois grandes erros na última eleição Vascaína. O primeiro foi de Júlio Brant, que abriu mão do controle da chapa de oposição, em nome de uma "união", que se mostrou frágil e nada confiável.

O segundo foi do "aliado" de Brant, ou seja, Roberto Monteiro e seu IV, que se juntaram ao Casaca de Eurico Miranda, para elegerem à presidência uma figura que não foi eleita pelos sócios. Por sinal, ele era o último colocado da corrida eleitoral.

O resultado foi um presidente com base política frágil, numa sinuca de bico entre o cumprimento de promessas eleitorais ou de promessas eleitoreiras feitas ao conchavo que o levou ao poder.

Dois erros graves, mas que podem ser sanados agora.

Mas só se for para novas eleições, porque se for para o vice Elói Ferreira assumir, então cometerão um terceiro erro, que poderá levar o Club a seu apequenamento final.

Atenção Conselheiros Vascaínos(as)! Pensem bem, e se forem agir, o façam com responsabilidade e altruísmo, e não pensando em seus grupelhos políticos.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Maxi López processa o Vasco

É um processo trabalhista. Segundo o atleta, o Vascão lhe deve cerca de R$ 4 mil, e dois meses de salários acumulados. Com essas alegações o atleta pediu desligamento do Club, e fez um vídeos declarando carinho, mas informando que deixava São Januário. Inclusive já retirou suas coisas do Club.

Maxi não é o único que está nessa situação. A solução é mais um empréstimo bancário, com garantias do contrato da Globo. O problema é que daqui a pouco não tem mais contrato para tanta garantia.

Crivella faz piada com o Vasco

Em evento no Rio de Janeiro o Prefeito Marcelo Crivella fez uma piada de mau gosto relacionando as diversas quedas da ciclovia Tim Maia com as quedas do Vasco. O Club divulgou nota repudiando e, de fato, a piada de Crivella foi bastante inoportuna, com o Vasco, e com a população carioca, já que a ciclovia é obra pública, feita com dinheiro público, que dá mostras de ter sido mais uma vez mal utilizado.

Dinheiro público não pode ser motivo de piada de gosto duvidoso.

Zé Colmeia e o quiosque

O polêmico Zé Colmeia fez uma "live" ontem, onde comentou detalhes da saída de Maxi López do Vasco, a atuação do atleta nos bastidores na tentativa de ajudar o Club, atletas que o "quiosque teria negociado", mas que foram recusados pelo Vasco, para ficar no mais importante.

Sobre a saída do argentino, nenhuma novidade. Sobre a ajuda que ele tentou dar ao Club nos bastidores, e a falta de grana para não concretizar tais transferências, também não. Que eles queriam trazer outros atletas é chover no molhado, porque todo Vascaíno tem os jogadores que gostaria de ver vestindo a camisa Cruzmaltina. Quanto a indicar jogadores, ora, a única diferença é que têm algum acesso às diretorias do Club, mas outros também têm, e outros também fazem suas sugestões.

Ou seja, muita atenção a quem não passa de torcedor.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Fortaleza e Vasco ficam no empate

O placar de 1x1 fez justiça a um jogo que teve dois momentos distintos, e uma certeza de toda a partida. Os momentos foram os dois tempos. No primeiro tempo o jogo foi medonho, ainda que tenhamos tido alguns momentos de lampejos, e algumas oportunidades de ambos os lados. O Vasco teve as melhores, mas foram solenemente desperdiçadas por Lucas Mineiro. No segundo tempo o jogo melhorou como espetáculo, as chances voltaram a acontecer, as duas equipes mandaram bolas na trave, e tivemos um gol para cada lado, mas ainda assim foi um jogo fraco.

Se como emoção o jogo até que teve seus momentos, como espetáculo de futebol deixou muito a desejar. O nível técnico em campo era baixíssimo, com passes simples errados, com decisões equivocadas, com atletas que pareciam assustados, e muitas vezes sem saber exatamente o que faziam ali. No segundo tempo isso melhorou, mas muito aquém de dizer que as equipes foram bem. A verdade é que ambas brigam para permanecer na Série A.

A diferença é que o Fortaleza estava com vários reservas, poupados para a final da Copa do Nordeste, a ser disputada nesse meio de semana. O Fortaleza também mostrou um time mais treinado, mais bem posicionado, e mais focado, ao menos na maior parte do primeiro tempo. Esse melhor treinamento não se transformou em vitória pela fragilidade técnica da equipe cearense´mandada a campo, que é baixíssima.

O Vasco apresentou alguns avanços, e alguns retrocessos. Tecnicamente a equipe foi ridícula. passes simples errados a rodo (principalmente no primeiro tempo, marcação frouxa no meio de campo por parte de volantes que deveriam exercê-la, erros bisonhos nas finalizações, e ao menos 3 gols daqueles imperdíveis perdidos. 

Mas como eu disse, alguns avanços puderam ser observados. O principal deles foi uma maior compactação da equipe, conjugada com uma saída mais rápida. O fato de jogar sem centro-avante não impediu o Time de chegar rapidamente ao ataque, ao contrário, ajudou. Também não atrapalhou a chegada na área, já que o Time saía com ao menos 4 ou 5 atletas nos contra-ataques, e por isso mesmo chegou com perigo algumas vezes. Na defesa o time se portou melhor coletivamente, mas as chances criadas pelo adversário, e o gol, foram em falhas individuais, o que mostra a fragilidade técnica da equipe mandada a campo. 

A questão toda é se os avanços apresentados pela equipe foram frutos de melhora real da equipe, ou se foram frutos da fragilidade do adversário?

Agora é mais uma semana de trabalho para Luxemburgo, e depois enfrentar o clássico contra o Botafogo.

Botafogo é bom de vencer.

Saudações Vascaínas!

domingo, 26 de maio de 2019

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno 26/05/2019. Fortaleza x Vasco

O jogo ainda não aconteceu, então não sei placar, desempenho, nada, mas o A Voz do Vascaíno de hoje já estará comentando a partida a partir das 22h00, e mais uma porção de temas de interesse do Vascão e dos Vascaínos(as)!

Saudações Vascaínas!

Qual o problema de Maxi López

O atacante argentino diz que muita coisa que tem sido veiculada pela imprensa é mentira, e que dará sua versão brevemente.

Qual a dificuldade em já tê-la dado?

Como não o fez tenho duas hipóteses. Ou ele vai criar uma desculpa (ou série delas) para ter pedido o desligamento amigável do Club, ou ele vai tentar amenizar esses motivos.

Mas da mesma forma que tenho as duas hipóteses acima, tenho praticamente duas certezas também. A primeira é que dificilmente ele permanecerá na Colina. A segunda é que ele sabe exatamente os motivos disso, mas teve medo de dizer logo de cara.

Saudações Vascaínas!

Fortaleza x Vasco

O Vascão viajou a Fortaleza, e hoje enfrenta a equipe de mesmo nome pela 6ª rodada do Brasileirão 2019. Necessitando urgentemente vencer, o Vascão chega a Fortaleza com mais problemas, agora motivado não só pela patética posição na tabela, mas também pela limpa que Luxemburgo promove no elenco, e principalmente pela saída de um de seus líderes, Maxi López. A limpa era mais que necessária, a questão é saber quem virá para substituir os que saem.

O Fortaleza não tem nada com isso, mas tem 4 pts a mais na tabela, o que lhe garante uma posição bem mais confortável que a Vascaína. Isso não significa que os cearenses estejam tão bem assim, mas que mesmo que percam hoje, ainda assim não caem na Z4, porque o próprio Vasco não o alcança, e dificilmente haverá uma combinação de resultados que os levem ao risco máximo de rebaixamento. Além disso, o Fortaleza está na final da Copa do Nordeste, que disputa contra o Botafogo PB, e possivelmente terá algumas mudanças, com vistas a poupar atletas para a final que disputará na próxima quarta-feira.

Enquanto isso o Vascão deverá ir a campo com uma equipe bastante modificada em relação às que jogaram esse ano. Até mesmo o mais do que contestado Felipe Bastos (e responsável direto por não termos vencido o Avaí ao perder "gol feito") deverá ser titular. Apesar de as opções serem muitas, acredito que Luxemburgo se resguarde um pouco mais, e que o Vascão vá a campo com Sidão, Pikachu, Werley, Graça, e Barcellos; Felipe Bastos, Lucas Mineiro, Bruno César e Valdivia; Marrony e Rossi. Um bom e velho 4-4-2, com Bruno César se aproximando mais do "cento-avante" Marrony, e Valdívia e Rossi se alternando entre direita e esquerda. Marrony e Rossi não teriam tanta obrigação de marcar, e se posicionariam para puxar os contra-ataques.

Pode dar certo, desde que os atletas estejam realmente interessados em correr e buscar essa vitória. A propósito, também precisa compactar um pouco mais o Time.

O jogo será às 19h00, e terá transmissão somente pelo pay-per-view. 

Saudações Vascaínas!


sábado, 25 de maio de 2019

Maxi López deixa o Vascão

O atacante argentino pediu a rescisão amigável e o presidente Alexandre Campello teria aceitado. Uma sequência de problemas acabaram por criar a situação. Excesso de peso, queda acentuada de produção, banco, demora na renovação do contrato, e cobranças consideradas exageradas pelo argentino. Mas pelo lado do Vasco podemos dizer que mais que tudo isso, faltou comprometimento, faltou interesse, e faltou bom-senso ao atleta para entregar um pouco mais ao Club. Na boca miúda se fala de uma lombalgia crônica, que o impede de perder peso e desempenhar suas funções a contento dentro de campo.

A verdade é que Maxi tem um salário alto, e apesar de ter sido importante ano passado, não o tem sido esse ano. Se há um problema físico que não se pode sanar, então ele não tem mais condições de desempenhar suas funções em campo a contento. Com isso seria mais um ex-atleta em atividade.

O Vasco precisa de um atleta que resolva, e que esteja plenamente comprometido e focado no trabalho com o Club. Os salários nos grandes clubes são altos, mas a entrega tem que ser condizente com o que os atletas recebem. A partir do momento que isso não ocorra, então é cada um para o seu lado.

Até agora não houve destrato, mas caso Maxi venha realmente a sair, que seja feliz, e o Club abre bom espaço em sua folha salarial para trazer alguém que possa entregar mais que o argentino. Valeu pelos 3 meses do ano passado, mas 3 meses de bom futebol não são suficientes para justificar tudo que está acontecendo esse ano.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Limpa no elenco será bem

Vários atletas deverão deixar o elenco Vascaíno nos próximos 2 meses, alguns voltam para o Sub-20, e outros, até então inegociáveis, passam apenas a esperar uma boa proposta para que deixem o Club. A outros ainda foram colocadas metas (quase sempre de peso) para que permaneçam no Club

A propósito, nessa barca temos nomes como Moresche, Kainandro, Luiz Gustavo, Rodrigo Fernandes, Dudu, Ribamar, Raúl Cáceres, Bruno Silva, Caio Monteiro, João Pedro, Luan, Andrey, Lucas Santos, Marrony, Gabriel Félix, Raul. São 16 nomes, ou cerca de meio elenco. Muito atleta.

A devassa no elenco será bem maior do que imaginávamos, mas isso deverá abrir espaço financeiro, e também gerar um elenco mais enxuto e racional, facilitando o trabalho. Resta saber se os 2 ou 3 reforços que devem chegar serão realmente do nível necessário para chegarem e estrearem como titulares.

Ainda a limpa do elenco

Parece que, ao menos nesse ponto, Luxemburgo está começando a colocar a casa em ordem. Vamos supor que cheguem 3 atletas para serem titulares. Se contarmos que 15 saíram, ainda teríamos uma redução de 13 atletas no elenco. Isso dá exata noção de como o elenco está inchado, e como há problemas básicos de gestão no futebol. Como administrar o futebol assim?

Diretoria se mexe para pagar salários

A ideia é pagar ao menos 1 mês de salários ainda em maio, mas ainda restaria 1 mês atrasado, e outro correndo rapidamente para o atraso.

Entendemos todas as dificuldades financeiras do Club, mas há necessidade de acertar essa parte. Por sinal, foi uma das condições de Luxemburgo para aceitar treinar o Time.

Medalhões fora

Maxi Lopez e Castan nem viajarão para Fortaleza. Ficarão no Rio aprimorando a forma física e em fase final de tratamento. Outro que está em fase final de tratamento é Fernando Miguel, e também deve retornar ao time antes da parada da Copa América.

Fortaleza x Vasco só no pay-per-view

A partida entre Fortaleza x Vasco, marcada para o próximo domingo às 19h00, só terá transmissão pelo pay-per-view. Esperemos que o Time consiga iniciar uma reação na competição, porque do contrário a coisa vai ficar muito complicada.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Vasco perde mais R$ 680 k

O Vascão perdeu ação contra o Santos relativa a salários que o Vasco deveria ter pago ao atacante André, mas que parecem não terem sido pagos. Ainda cabe recurso da decisão, mas podemos ver que a dívida Vascaína ainda tem muito que pode ser piorada.

E no que isso importa? Simples, uma dívida com essas características e volume inviabilizam o Club, investimentos nos esportes, incluindo o futebol, e pode até mesmo colocar o patrimônio do Club em risco.

Por isso é imprescindível que tenhamos uma redução significativa da dívida, e uma melhora em seu perfil.

Receita com patrocínio caiu entre 2017-18

A receita com patrocínio caiu cerca de 40% do ano 2017 para 2018. Isso se deve principalmente ao final da relação com a Caixa Econômica Federal, com a assinatura irresponsável com a empresa de medicamentos, mas também teve a ver com recessão econômica e às confusões políticas criadas nos bastidores, além dos problemas de relacionamento de Eurico Miranda com patrocinadores potencialmente fortes.

Obrigado aos envolvidos.

Lucas Santos, Marrony, Andrey e Raul

Parece que vamos recorrer mais uma vez ao artifício de queimar a prata da casa a preço de banana na xepa, para cobrir os altos salários de medalhões que não entregam nem metade do que esperamos deles.

Ricardo Gomes de volta ao Vascão?

Claro que não viria como técnico, mas como diretor de futebol. Ricardo Gomes nega contatos, mas o fato é que pode ser um bom nome para o cargo. Tem história vitoriosa no Club, tem conhecimento recente da Colina, conhece o futebol, e poderia agregar bastante ao trabalho de Luxemburgo.

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 22 de maio de 2019

Vasco enxuga elenco

Willian Maranhão já deixou o Vascão com destino ao América-MG, e pelo menos mais 4 atletas devem deixar a Colina ainda antes da parada da Copa América. Mas não para por aí, porque a Diretoria já cogita que mais alguns deverão deixar o Club antes do retorno do Brasileirão.

Além de estarem sendo muito pouco aproveitados, vários desses atletas já deixaram claro que não têm a menor condição de vestirem o Manto Vascaíno.

Mas não adianta mandar embora e trazer outros do mesmo nível, então que se faça uma correta análise do mercado, porque ainda temos tudo aberto pela frente.

E se era para dispensar, por que renovaram com vários deles?

2 meses de salário atrasado

Foi o que se consolidou ontem. De onde o Club vai arranjar a grana para colocar os vencimentos em dia? O Cruzeiro pediu emprestado ao Mano Menezes, e o Vasco vai ser Carlos Leite de novo?

Pikachu mal?

O Vasco amarga os piores índices no Brasileirão. Lanterna, defesa mais vazada, ataque menos positivo, apenas 2 empates em jogos com mando de campo, e o restante perdeu. Mesmo assim Pikachu é o 7º atleta que mais deu passes para finalizações no Brasileirão.

Mas uma andorinha não faz verão.

Breno, Ramon e Fernando Miguel

Os três já estão se preparando fisicamente, mas só devem voltar após a parada da Copa América. Castan é possível reaparecer já na próxima partida. O retorno dos 4 já deve dar uma melhora sensível na parte técnica da equipe, mas o meio de campo segue muito carente, principalmente no que toca a criação, e não tem ninguém para voltar para resolver o problema. Ou Bruno César entende que a responsabilidade é dele, ou vamos ao mercado urgente.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 21 de maio de 2019

Mais uma semana de treinos

Vanderlei Luxemburgo terá mais uma semana de treinos para tentar começar a dar cara de time a esse elenco do Vasco. Alguns erros ele não deveria voltar a repetir, como insistir em atletas que já deram mostras de que não têm condições nenhuma de vestir o Manto Vascaíno, começar a dar cara a um esquema tático que feche esse meio de campo e dê velocidade na transição ataque-defesa-ataque.

Sem isso o único lugar que esse time vai alcançar é a Série B, bem diferente do 10º lugar que Campello diz alcançar.

Vascão terá reforços e Diretor de Futebol

Foi o que o Presidente Alexandre Campello anunciou ontem no programa No Mundo da Bola. Segundo ele serão 2 ou 3 reforços, e tentará que ao menos 1 seja antes da Copa América. Também disse que um Diretor de Futebol chegará em curto prazo.

Atenção Campello, não adianta apenas trazer, tem que trazer gente que resolva, gente que venha fazer diferença. Não precisa de mais do mesmo.

1.000 gols

O Vascão comemorou ontem os 12 anos  do milésimo gol de Romário. Podem dizer o que quiserem, mas dentro da área não teve outro igual.

Parabéns ao Baixinho e ao Vascão!

O risco foi grande

Sidão acabou sendo o nome do Vascão no empate contra o Avaí. Mas o risco foi grande. Nessa Luxemburgo deu muita sorte, como teve muita sorte em ter saído com o empate, porque a atuação do Vasco foi abaixo da crítica.

Mas para vencer também é necessário uma boa pitada de sorte.

Cruz do Vasco não é de Malta

Isso poucos sabem, e até eu que tenho a informação há tempos, sigo dizendo que "a Cruz de Malta". Na verdade a Cruz Vascaína é uma Cruz Pátea (pelas pontas aumentadas), é a Cruz da Ordem de Cristo, ordem militar-religiosa que herdou propriedades e muitas das incumbências da famosa Ordem dos Templários. Também é inspirada nas pinturas do artista português Roque Gameiro.


Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 20 de maio de 2019

Empate com atuação pífia

O Vasco empatou com o Avaí ontem no São Januário. Pior do que o empate, o Vasco jogou muito mal. Em casa o Time foi incapaz de se impor, e foi dominado por praticamente todo o jogo. Os problemas seguiram sendo os mesmos, e seguem sendo fruto dos mesmos erros táticos, das mesmas dificuldades em se posicionar, dos mesmos problemas de aproximação, dos mesmos atletas sem condições físicas, etc.

Individualmente alguns atletas estão muitíssimo aquém das necessidades da equipe. Bruno Cesar errou praticamente tudo, lento, previsível, sem criatividade, errando passes simples, perdendo bolas infantilmente. Marrony está nessa mesma toada, e os dois merecem banco. Dos volantes, seja qual for a dupla escolhida, existe uma saída de bola com certa qualidade - principalmente com Mineiro, mas a parte da marcação é muito fraca, e a qualidade da saída se perde na imobilidade do ataque e da falta de opção de passes.

Da mesma forma os adversários parecem se multiplicar em campo, porque o Time segue muito espaçado em campo, com jogadores burocráticos, sem condições físicas, e errando passes simples. 

Com tudo isso o Vasco foi melhor nos primeiros 5 min de jogo, e equilibrou nos últimos 15 min, porque de resto foi completamente dominado pelo adversário, a ponto de o melhor atleta em campo ter sido o criticado Sidão, que voltou a errar numa saída de gol atabalhoada (ainda berm que não virou gol).

Com tudo isso temos apenas que apoiar e pedir ao sobrenatural que nos ajude. Por sinal, a Torcida ontem voltou a dar show, a apoiar quando preciso, e cheia de razão, mandou sonoras vaias a Bruno César, a Marrony e ao Time todo no final da partida.

Ou contrata, ou dificilmente vamos escapar do 4º rebaixamento.

Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de maio de 2019

Blog do Vascão Eterno e A Voz Do Vascaíno. VASCO X AVAÍ e participação FELIPE THIROUX CANAL SOBR...

Vasco foi muito mal e ficou no empate. A bancada hoje deverá descer o malho.

Vasco x Avaí

O Vascão enfrenta o Avaí hoje em São Januário, e precisa desesperadamente da vitória. Um resultado positivo hoje teria uma dupla repercussão na Colina. A primeira, claro, a subida na tabela, e a provável saída do incômodo Z4. 

O segundo é um ânimo novo, um novo astral no Time e na própria Colina, que começou com a chegada de Luxemburgo, e tem tudo para se reverter numa boa sequência nesse Brasileirão, o que poderia nos levar a estar numa posição mais confortável antes da parada da Copa América, e mais condizente com o elenco que temos.

Volto a repetir, o Vasco não tem elenco para brigar por título, mas tem para estar ali pelo meio da tabela, entre a 8ª e a 12ª posição, e com um pouco de sorte, com talvez uns 2 ou 3 reforços pontuais, até mesmo brigaríamos por uma pré-Libertadores.

Nosso problema passa pela bagunça no departamento de futebol, que seguia quase na inércia, sem uma liderança organizacional efetiva, pela falta de um técnico adequado nos primeiros 5 meses do ano, que se refletiu em falta de padrão tático, e no bando que temos visto em campo, e ao abatimento que caiu sobre todos os Vascaínos com toda a falta de evolução da Equipe.

Ainda precisamos nos organizarmos melhor nos bastidores, mas algumas coisas parecem já estarem sendo corrigidas.

Que Luxemburgo e os Vascaínos(as) sejamos muito felizes hoje, com uma boa vitória e o início de uma boa arrancada.

Saudações Vascaínas!

sábado, 18 de maio de 2019

A provável escalação contra o Avaí

Sidão, Pikachu, Werley, Castan, e Barcellos; Andrey, Mineiro e Bruno César; Rossi, Maxi López e Marrony, Tirando o goleiro, não acho que seja uma escalação ruim, e muito menos acho que seja uma escalação ousada, o que demonstra que Luxemburgo já tinha algum conhecimento do elenco Vascaíno, e que os pitacos que deu no intervalo do jogo contra o Santos já demonstravam isso.

A questão toda na escalação não é somente quem ele coloca para jogar, mas como ele os vai distribuir em campo, ou seja, o chamado esquema tático. O mais certo é ele recuar um pouco Marrony, fazendo duas linhas de 4 na marcação, recuando um pouco Marrony para atuar no meio, e com Andrey flutuando entre elas, e Maxi López servindo de pivô para saídas rápidas de Rossi, e a chegada de Marrony, também em velocidade. 

Quando de posse da bola a disposição se altera um pouco, com alternância de subida ao ataque por parte dos laterais, com Andrey e Mineiro no apoio pelo meio, e com Marrony, Rossi e Bruno César abertos nas pontas, e se alternando com vistas a confundir a marcação. A alternância nas pontas também inclui eventuais centralizações dos pontas, de forma a compor o meio-campo. Maxi López centralizado, mas saindo da área de vez em quando de forma a chamar a marcação e abrir espaços para as entradas dos homens de meio.

Tudo isso também implica em uma maior aproximação das linhas e dos atletas em campo. Aberto pela ponta não significa só, mas posicionado lá na ponta. Mas para dar certo é preciso a aproximação dos homens de meio e do lateral, de forma a formar a superioridade numérica nesse setor do campo, e permitir a construção das jogadas.

A propósito, dos prováveis escalados, discordo de Sidão. Mesmo que não falhe, qualquer gol que tome já irá criar problemas com a Torcida. Ele ser afastado do Time nesse momento é preservar o Time e o próprio atleta.

Vamos ver se ele fará isso.

Saudações Vascaínas!

Vascão volta ao circuito turístico de São Cristóvão

Após Eurico Miranda ter tirado o Vasco do circuito turístico de São Cristóvão, e com isso o Club estar há alguns anos fora desse importante meio de divulgação, de fortalecimento da marca, de propagação de sua história, e de aumento do espaço ocupado no meio cultural, 

Mas hoje o Vascão volta ao circuito, e inicia a retomada da importância da posição que lhe é de direito.

Não se consegue reconstruir anos e anos de destruição em menos de ano e meio. Quem acredita nisso não tem noção da dificuldade que é a uma instituição como o Vasco recuperar o espaço perdido com os descalabros e desmandos de quase 20 anos tomados no Club.

Ainda levará algum tempo.

Vasco condenado a pagar R$ 290k

A multa é devida por supostos problemas de segurança em Brasília, já que o jogo era de mando de campo do Vascão. Aí temos duas situações distintas. A primeira é claramente sobre a vantagem de se vender mandos de campo, se os ganhos podem ser perdidos com essas multas.

A segunda é que, já que o jogo foi vendido, e que a segurança passa a ser daquele que comprou o jogo, provavelmente o Vasco pode ingressar com ação para ressarcimento do valor, já que toda a logística do jogo costuma ficar por conta daquele que compra o evento, e isso inclui a segurança.

Phillippe Coutinho e Allan na Copa América

O Vascão parabeniza os dois, e o Blog do Vascão Eterno embarca na onda. Mas vou além. Imaginem o Time que não teríamos se tivéssemos mantido os atletas que formamos nos últimos anos. Além dos dois na Copa América, ainda teríamos Souza, Vital, Alan (zagueiro), Alex Teixeira, Danilo, Douglas Luiz, Paulinho. Praticamente um time inteiro, e que Time!

Sidão cotado para entrar como titular amanhã

Se fizer isso acho um erro colossal de Luxemburgo. Entendo que há a situação de vestiário, de apoio e estabelecimento de laços com atletas, mas ao mesmo tempo não é hora de arriscar com um goleiro tão fraco, porque a situação do Time no campeonato é muito delicada, e uma vitória amanhã poderá fazer muita diferença. Imaginem se o Vasco joga dois ou três pontos fora por novas falhas do goleiro?

Seria melhor não arriscar.

Falando em Luxemburgo

O novo treinador deu coletiva ontem, onde reafirmou vários dos pontos levantados no dia de sua apresentação, e aprofundou outros, como a grandeza e imnportância do Club, a necessidade real de os atletas entenderem onde estão, e as cobranças por muito trabalho por parte do plantel.

Nas coletivas ele vem vindo bem, vejamos dentro de campo, onde os testes práticos começam amanhã.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Vascão reestrutura dívida

O Club tem uma dívida atual de cerca de R$ 580 mil, e tem planos de equacionar isso em cerca de 5 anos. Quanto mais arrecadar, mais cedo terá suas contas equacionadas. Mas a verdade é que o Vasco está com muitas dificuldades de aumentar a receita, que é a forma mais interessante de reduzir esse prazo.

A propósito, outros clubes já fizeram isso e conseguiram mais rápido. A diferença é que eles tiveram ajuda da Platinada, de mecenas, e até do governo federal.

Mas o Vasco? Bem, o Vasco só conta com sua torcida, então associe-se, porque é a melhor maneira de ajudar o Clu.

Por que falo tanto disso aqui? Porque é a única forma de o Vascão voltar a investir pesadamente em futebol e montar uma grande equipe. O resto é balela.

Luxemburgo botando a galera para trabalhar

Treinos em dois períodos. Manhã e tarde. Enquanto isso os outros técnicos davam um treinozinho protocolar, às 17h00, e o resultado era o que víamos, time cansando no segundo tempo, sem jogadas ensaiadas, time sem treinamento, etc.

Não dá pra forçar a barra com treinamento integral todos os dias, mas nesse começo de trabalho isso é mais que necessário. Depois podem diminuir o ritmo, até porque o Time só joga o Brasileirão mesmo.

Maxi López barrado?

Luxemburgo pode ser muita coisa, mas burro ele não é. Não acho que o fato de ele não ter sido titular no primeiro treino seja um indício de que tenha sido barrado. O que pode estar acontecendo é que o atacante esteja recebendo um condicionamento físico a mais, e que esteja melhor já contra o Avaí.

Por sinal, acho que falta ao Vasco uma vitória e uma boa sequência. Seguimos sem time para sermos campeões, mas também o time que temos não é para estarmos nessa posição na tabela. Vai melhorar.

Vasco x Inter-RS numa sexta-feira?

Pois é, a CBF antecipou a partida, que inicialmente estava marcada para domingo 09/06 às 11h00, para sexta-feira 07/06 às 20h30. A desculpa era um possível encontro entre torcedores do Vasco com os torcedores de Flamengo e Fluminense, que fazem o clássico na tarde de domingo.

Cara, um jogo é de tarde, o outro 11h00 da manhã. O risco de encontro era mais que mínimo, mas mesmo assim deslocam um jogo para um dia horrível, um horário horrível, e só vemos um prejudicado. Adivinha quem é?

Seguem as especulações

E por elas vamos contratar metade do elenco palmeirense. De quebra ainda virão alguns outros atletas. Desse jeiro 10 dispensas não serão suficientes, o Vascão vai ter que dispensar uns 30 atletas.

Menos galera, até porque atrapalha as negociações.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Muita especulação no Vascão

Com a chegada de Luxemburgo ao Club, e com os péssimos resultados da equipe em campo, começaram as especulações sobre contratações do Vascão. Guerra, Antonio Carlos, Fabiano, Otero, Rithely, e até Nenê, estão especulados para serem contratados pelo Vascão. E não para neles, porque a lista é maior.

Claro que o Club não deverá trazer nem metade desses atletas, e ainda mais claro que, apesar da necessidade técnica, o Vascão também precisa estar atento às contas, e não pode fazer nenhuma loucura. Então podemos esperar ao menos umas 3 ou 4 contratações pontuais, mas elas têm que vir para resolver carências da equipe. De nada adianta gastar e continuarmos com nossos problemas.

Ricardo Rocha

Ele já disse que não foi procurado pelo Vascão, mas que ele tem tudo para ser um bom Diretor de Futebol, isso ele tem. Conhece o Club, já executou a função, tem bom trânsito com atletas, tem bom trânsito com a imprensa.

Acho que ele cairia bem no Vaco agora. E ainda precisamos de um Vice de Futebol.

#Goleirocommuitoorgulho

Sidão, Rogério Ceni, Alisson, e mais alguns goleiros brasileiros de várias equipes lançaram ontem a campanha que tem o lema acima. Além de ser voltada ao orgulho de ser goleiro, também fala das dificuldades e da fragilidade da posição, que pode ir de herói a vilão, em um segundo.

Acho legal, mas desnecessária. Não acho que mudará nada o fato de alguns serem tecnicamente fracos e serem cobrados pela torcida, que é muito mais passional do que racional.

O que precisa melhorar é o fato de as pessoas começarem a entender que há um ser humano atrás de um profissional, e que esse profissional pode errar. Só que isso não dá o direito de ninguém humilhar a pessoa.

Luxemburgo x Marcelinho

O novo treinador do Vasco foi condenado a pagar mais de R$ 350k de indenização ao ex-atleta Marcelinho Carioca, após tê-lo ofendido em um programa de TV. Como já disse, dentro de campo Luxa conhece tudo, fora é que é o problema.

Vejamos se ele conseguiu resolver isso.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Luxemburgo cobra trabalho

Segundo Zinho, ex-auxiliar técnico do Vascão e que trabalhou com Luxemburgo, Maxi López e Bruno Cesar terão que trabalhar muito com o novo treinador Vascaíno. Ora, é muito claro que ambos são referências técnicas nesse elenco, mas mais claro ainda é que ambos estão fora de forma física. 

Imaginem os dois realmente em forma? O Vasco sobe de patamar.

Marrony precisa melhorar?

Claro, mas mesmo assim é o atleta Vascaíno que mais participou dos gols esse ano, e eu acrescento uma coisa. A queda de rendimento de Marrony é devido a falta de companhia no ataque, e principalmente a falta de pontaria na hora de chutar a gol. Foram várias a oportunidades desperdiçadas por Marrony nos últimos dois meses, e o Vasco poderia estar em situação bem melhor na temporada caso o aproveitamento tivesse sido outro.

Vejam, ele não é o culpado da situação, mas sua queda de rendimento colaborou para a queda de rendimento da equipe como um todo.

Marcos Valadares volta ao Sub-20

O interino Marcos Valadares volta ao Sub-20, de onde saiu para tentar a sorte no Time Principal. O técnico precisa ser reformular, se reciclar, porque algumas das situações que tentou implantar na equipe são mais do que comprovadamente difíceis de serem usadas, e pouco eficazes.

Que a experiência lhe seja proveitosa, e ele possa rever conceitos e propostas.

Redução da Jóia

Como se aproxima o prazo final para a associação de Proprietários e Gerais, sócios que terão direito a voto já na próxima eleição, cresce a pressão de Vascaínos(as) para que os valores da jóia para a categoria de Sócio Geral abaixem, de forma a que possamos ter mais Vascaínos(as) participando das eleições no Club.

Mas fora isso é preciso aumentar substancialmente a quantidade de sócios, expandir o número de sócios com direito a voto e, quem sabe, abrir a votação via internet. Não há outros motivos para impedir o uso da tecnologia nesse processo, além de dificultar, reduzir a participação dos sócios, e facilitar o controle do Club por grupos políticos, que muitas vezes parecem ter interesses outros que não o Vasco mesmo.

Saudações Vascaínas!


terça-feira, 14 de maio de 2019

Mais Sidão

Ok, muita solidariedade, muito apoio, fizeram a Globo mobilizar até o semideus Galvão Bueno para pedir desculpas ao goleiro pela absurda vergonha que fizeram Sidão passar, isso depois de já ter passado o que passou em campo. Até aí tudo bem.

Mas agora começam a dizer que Luxemburgo tem que manter Sidão no Time, que Luxemburgo tem "opinião forte" e não vai tirar o goleiro do time.

Ora, uma coisa é apoio ao ser humano Sidão, outra é o goleiro e profissional Sidão, e uma terceira é sua relação com o Club de Regatas Vasco da Gama. O ser humano não deve ser esculachado, em nenhuma hipótese. "Ah, mas eu fui". Reaja, porque ninguém tem o direito de esculachar ninguém.

Outra coisa é o goleiro, o profissional Sidão. Por pior que seja, ninguém também tem o direito de humilhar um profissional, e isso independe de sua qualidade técnica. Fora o fato de um erro proposital, o que não parece ter sido o caso, ninguém tem o direito de tratar um profissional assim.

Mas a relação Club-profissional é outra história. Embora o Club também esteja obrigado a respeitar as duas premissas anteriores, não há obrigação do Club em ser prejudicado por isso. Trocas, demissões, etc, acontecem em todas as áreas do mercado de trabalho. Basta chegar para Sidão e deixar claro, que ele está sendo colocado na última reserva para que tenha tempo de recuperar a forma. O resto é tentativa de prejudicar o Vasco.

Saudações Vascaínas!

Luxemburgo deixa boa impressão na primeira reunião

Em reunião que durou cerca de 5 h ontem em São Januário, o novo técnico Vascaíno deixou boa impressão com funcionários do Club que estiveram presentes. Conhecimento prévio de vários assuntos, experiência e a troca de ideias foram apontados como pontos fortes do novo treinador.

Vamos ao que importa, tudo isso Luxemburgo tem, além de muito conhecimento prático e teórico dentro de campo - no que toca treinar equipes de futebol. A questão como disse, não é essa. Temos que saber se Luxemburgo estará realmente interessado em transformar o bando que o Vasco tem mandado a campo em um time de futebol, azeitado, treinado, eficiente, capaz.

O resto já era sabido.

13ª média de público

Após 4 rodadas o Vascão tem a 13ª média de público no Brasileirão. Pouco para o tamanho da torcida, muito para o desempenho do time. Muito pior do que a última colocação momentânea, já que as derrotas seriam possíveis dado o nível dos adversários enfrentados, foi a forma como o Vasco foi derrotado. Apresentações ruins, culminando com a patética derrota para o Santos na última rodada, quando fez sua pior apresentação na competição. Se levarmos em conta o primeiro tempo contra o Santos, dificilmente haverá apresentação pior no campeonato.

Vasco deve enxugar elenco

Ao menos 5 atletas devem deixar o Vasco, de preferência antes da parada da Copa América. Se o Vasco trouxer os 5 atletas pretendidos por Luxemburgo, ao menos mais 5 deveriam deixar a Colina para que tivéssemos um elenco em condições de ser bem trabalhado. Os 42 atletas que fazem parte do elenco do Vascão são um exagero, e número tão elevado de atletas costuma atrapalhar o trabalho.

Grana a Vista

O volante Allan, atualmente no Napoli, e Phillippe Coutinho devem se transferir esse ano, e uma boa grana deve pingar nos cofres Cruzmaltinos devido ao mecanismo de solidariedade. O Vascão precisa, mas precisa acima de tudo se manter na Série A do Brasileirão.

Falando em se manter na Série A

Uma eventual queda para a Série B praticamente decretaria o fim do Vasco da Gama como o conhecemos hoje. O péssimo contrato assinado com a Globo diz que, caindo, o Club receberia apenas R$ 6 milhões no ano todo pelo televisionamento de seus jogos. Isso significa que dívidas bancárias, acordos jurídicos firmados, contas correntes, etc, não seriam pagos, já que os valores arrecadados com associação e bilheteria são praticamente irrisórios frente aos compromissos assumidos pelo Club.

Mais que nunca é preciso união para evitar a tragédia Cruzmaltina.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Sidão enxovalhado

A participação do goleiro do Vasco ontem foi daquelas para serem esquecidas, ou lembradas para que o erro não se repita. Sidão foi péssimo, não apenas nos dois primeiros gols que tomou, mas em vários lances no primeiro. Se o técnico fosse eu, ele não teria nem retornado para o segundo tempo, tal a mediocridade de sua atuação.

Pois bem, ele permaneceu no gol, errou também no segundo tempo, teve seu nome gritado pela torcida adversária desde o primeiro tempo, e seguramente foi o pior disparado em campo, e olha que a concorrência foi grande, porque vários atletas tiveram atuações ridículas.

Mas apesar de tudo isso não se poderia, jamais, enxovalhar o profissional e o indivíduo. A entrega de um troféu de melhor em campo foi mais uma atitude irresponsável e passional da emissora, que agrediu gratuitamente uma pessoa, e ainda há suspeitas de haver outros interesses da emissora na atitude.

Mas tudo isso poderia ter sido evitado. Foram 3 erros principais que levaram a essa situação absolutamente ridícula.

Quando a gente não tem condições de assumir determinado cargo, a gente recusa. Então Sidão deveria ter recusado, porque em inúmeras oportunidades já deu provas de que é um péssimo goleiro. Aí temos o primeiro erro.

O segundo foi o de sua contratação, e aí o responsável é Alexandre Campello. Um goleiro que não serviu para Botafogo, São Paulo, e Goiás jamais serviria para o Vasco. Por que trazer o atleta? Para que gastar dinheiro com um atleta de uma posição em que os dois reservas que tínhamos são melhores que ele? E emprestamos outro que também é melhor que ele.

Por último temos culpa do técnico. Sidão já tinha dado mostras de insegurança já contra o Corínthians. Mesmo com a bola não indo no gol ele estava sempre atrasado, e nas poucas vezes que interviu mostrou insegurança. Para que insistir no atleta? 

Aqui uma suposição: Ah, mas a diretoria contratou caro, e mandou escalar. Seria uma desculpa esfarrapada, porque da mesma forma que Sidão deveria ter negado ir para o Vasco, o técnico também precisa negar e não aceitar interferências desse tipo.

O resultado de tudo isso foi a solidariedade a Sidão, por parte de inúmeros profissionais ligados ao futebol, incluindo profissionais da própria emissora.

Porque nada justifica a chacota e o desrespeito ao profissional.

Mais uma derrapada da irresponsável Platinada.




domingo, 12 de maio de 2019

AVV. SANTOS 3 X 0 VASCO E ENTREVISTA GRANDE BENEMÉRITO E MEMBRO DO CONSE...

O Vasco sofre outra derrota humilhante, não tanto pelo placar, mas muito mais pela postura ridícula e descompromissada em campo. Como os comentaristas do AVV viram essa partida? Acredito que irão descer o pau em Campello e no futebol Vascaíno. Mas além disso ainda teremos a entrevista com Otto  de Carvalho, Grande Benemérito e Membro do Conselho Fiscal.

Derrota vergonhosa

Mais uma vez o Vasco se porta como um time de pelada, mas daqueles fracos mesmo, e é derrotado sem muita dificuldade, dessa vez pelo Santos. O interino Valadares insistiu num goleiro sabidamente fraco (não imaginava que fosse tanto), num esquema tático que nunca deu certo em lugar nenhum do mundo, o Time mais uma vez apresentou espaçamento excessivo entre linhas e setores, falta de movimentação, de velocidade, de intensidade, e isso mesmo que tenham corrido, o problema é que os atletas parecem correr por si, mas jamais pela equipe. 

Nesse mar de mediocridade é bem verdade que alguns se salvam, como Lucas Mineiro, Lopez, Barcelos, Marrony, o problema é que jogam todos isolados, e isso impede a progressão de jogadas, as triangulações, tabelas, etc. A maioria do time tem a mania horrorosa de jogar para trás, o que acaba com qualquer tentativa de contra-ataque, e ainda dá campo ao adversário.

E tudo isso começa com um goleiro patético. Ele não serviu pro Botafogo, não serviu pro São Paulo, não serviu para o Goiás, e vira titular no Vasco, mesmo tendo mostrado insegurança desde o primeiro momento em que pôs os pés em campo.

Ele foi responsável direto pela derrota? Difícil afirmar, mas o jogo era relativamente parelho, até que ele conseguiu entregar o primeiro gol aos santistas, e já tinha tentado ao menos 2 vezes antes. Depois tomou o segundo numa bola totalmente defensável, e voltou a falhar outras vezes, a ponto de virar chacota de torcedores no estádio e fora dele, tendo sido eleito o "melhor" do jogo.

Valadares teve muita culpa. Primeiro que jamais poderia ter voltado para o segundo tempo com Sidão no gol (ele também falhou nessa etapa, mesmo que não tenha falhado no terceiro gol), segundo porque insistiu num esquema e numa forma de jogar que demoram tempo a serem assimilados por equipes bem mais competentes que essa do Vasco, e jamais se faz isso num campeonato Brasileiro, quando o time ocupa a última posição da tabela (já tomou 10 gols e fez apenas 2). O técnico volta para o sub-20, e precisa rever muita coisa de seus conceitos de futebol, se quiser um dia chegar ao principal do esporte.

Quanto a Luxemburgo, este terá muito trabalho. Pegará um time último colocado, esfacelado técnica,  tática, física, e psicologicamente, precisará reverter toda essa tendência muito rápido, ainda antes da parada da Copa América, porque se não juntar uns pontinhos antes disso, vai ficar muito complicado depois.

O Vasco esse ano até teve planejamento, mas ele foi todo errado, e não foi falta de aviso. Ao término do último Brasileiro foi pedido que Valentim fosse demitido e que o Vasco contratasse um técnico realmente competente, como também foi cobrado um diretor de futebol mais competente. Campello insistiu com os dois, demorou a substituir o primeiro, e o segundo ainda está com o cargo vago, e apenas 4 meses de trabalho foram jogados no lixo.

Gosto dos Estaduais, gosto de ser campeão em cima de tradicionais rivais, mas mais do que isso esses campeonatos curtos se tornaram laboratórios. O Vasco desperdiçou todo o Carioca, e praticamente nada se aproveita dos primeiros meses do ano.

Isso faz com que o Brasileirão que deveríamos passar sem sustos, comece como mais um pesadelo.

Já deu Campello! Você não entende nada de futebol. Ponha um Vice competente na área, acerte logo esses bastidores, dê condições de trabalho a Luxemburgo, ou o final desse ano poderá ser o final do Club.

A derrota de hoje não foi vergonhosa pelo placar, foi vergonhosa pela equipe absolutamente desqualificada que o Vasco mandou a campo. Alguns até sabem jogar mais bola do que vêm apresentando, mas sem um esquema tático e treinamento adequados, isso faz pouca diferença num futebol de tão baixo nível técnico quanto esse jogado no Brasil atualmente.

Saudações Vascaínas!

Santos x Vasco

Daqui a pouco o Vascão enfrenta o Santos no Pacaembu, nesta que será a despedida temporária de Valadares do futebol principal do Club. Com 1 vitória, 1 empate e duas derrotas não podemos dizer que tenha sido uma passagem vencedora, e até por isso dará lugar a Luxemburgo a partir de amanhã. 

Com um esquema com 3 zagueiros, a melhor apresentação foi a que tinha um LD jogando mais fechado, e que acabou se aproximando mais do 3-5-2 original, já que este dá liberdade a um dos zagueiros avançar. Esse 3-5-2 a brasileira é uma excrescência que foi abandonado por todos os treinadores de ponta, e que só é retomado em situações muito específicas.

Valadares precisa evoluir nesse sentido, mas a experiência deve ter sido válida para ele.

Mas mesmo que Luxemburgo ainda não esteja no banco, ele já terá tido algum contato com o elenco, e certamente teremos algum pitaco do novo treinador para o jogo de hoje, se não na escalação, provavelmente na distribuição dos atletas em campo.

O Santos já está mais ou menos mapeado. Já tivemos dois confrontos com eles esse ano, e já temos boa ideia de como se comportam, e como podemos fazer para batê-los, mesmo que o jogo seja fora de nossos domínios.

Por último esperamos que o Vasco finalmente vença, e que inicie uma caminhada ascendente no campeonato, porque temos time para uma colocação melhor do que a atual.

Saudações Vascaínas!


Feliz Dia das Mães!

Que todas as Mães tenham um dia muito especial, com seus filhos, familiares, e amigos, em harmonia, paz, e muito amor. E que o Vascão dê uma alegria a mais às mães Vascaínas no dia de hoje!

Resultado de imagem para dia das mães vascaína

sábado, 11 de maio de 2019

Luxemburgo pede apoio da Torcida

O que ele disse literalmente é que o importante é o que vem pela frente, e o que ele não disse diretamente é que o passado foi desperdiçado. Vou repetir o que já disse: o Vasco desperdiçou 5 meses de trabalho, porque tudo o que foi feito por Valentim podemos desprezar, e pouco do que foi feito por Valadares poderá ser aproveitado.

Luxemburgo terá trabalho, mas se ele estiver a fim, ele consegue.

Outra de Luxemburgo

Muita crítica ao fato de Luxemburgo só assumir totalmente a equipe a partir da próxima segunda-feira. Ora, antes de tudo é importante entender que muitos profissionais, e de várias áreas, são contratado e assumem uma ou duas semanas depois, então até aí nada a ser criticado.

Mas caso fosse algo a ser criticado, o responsável por isso foi Alexandre Campello, que contratou Luxemburgo, e que acumula no momento vários cargos administrativos e organizacionais do departamento de futebol, além da própria presidência do Club.

Como já disse que isso é um fato comum, e não apenas no futebol, não estou entendendo as críticas, além de politicagem barata.

Polêmica da Diadora

O contrato com a Diadora assinado pelo falecido presidente Eurico Miranda, e atual fornecedora de material esportivo do Club, se tornou um problema entre grupos políticos da Colina, após o vicepresidente de controladoria ter dado informações sobre os termos lesivos contra o Vasco, e a atitude totalmente irresponsável que levou a assinatura de tal contrato.

No Vasco é assim, os caras querem fazer os maiores absurdos, querem prejudicar o Club de todas as formas, e ainda não querem ser criticados.

Pode isso Arnaldo?

Estão preocupados com "as concepções de futebol de Luxemburgo"

Já disse aqui e vou repetir. Luxemburgo ainda é o melhor estrategista do Brasil. Não porque ele tenha uma concepção de futebol pré-concebida e coloque os atletas para jogarem dentro dessa concepção, mas justamente porque ele adequa o esquema tático com as características dos atletas que tem a disposição.

Isso significa que não adianta querer jogar em contra-ataques rápidos se você não tem atletas com velocidade para isso, nem jogar em toque de bola, se seus atletas são deficientes nesse fundamento. Luxemburgo sabia fazer essas adaptações. A questão é sabermos se ele ainda está realmente a fim de dedicar o tempo e o estudo que isso demanda, ou se estará mais preocupado com suas empresas.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Vanderlei Luxemburgo é apresentado como novo técnico do Vasco

Gostei bastante da entrevista de Vanderlei Luxemburgo. Demonstrou conhecimento, atualização com padrões táticos, algum afinamento com o Club, conhecimento do futebol brasileiro, amadurecimento, etc. Claro que isso era o mínimo a se esperar de alguém com a experiência, o gabarito, e a vivência de Luxemburgo.

De tudo que ele falou apenas uma coisa lhe escapou. O futebol mudou sim, o esporte bretão hoje é mais compacto, é mais dinâmico, mais intenso. Não é uma questão de correria, mas correr com padrão, com respaldo, e com maiores chances de roubar uma bola. Quando se tem a bola, ter uma distribuição dos atletas em campo, que lhe proporcione a possibilidade de escapar dessa marcação. Essas são as grandes mudanças do futebol, mas Luxemburgo sabe disso, porque ele não é cego, e ele entende muito mais que eu.

Agora é esperar que ele consiga passar e colocar aos atletas tudo o que disse na coletiva de apresentação, porque como ele mesmo disse, o elenco do Vasco tem condições de fazer muito mais do que isso que faz.

Abaixo a entrevista completa.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 8 de maio de 2019

E Luxemburgo acertou com o Vascão

O treinador, que estava há mais de ano afastado do futebol, acertou com o Vascão até o final do ano. Ele chega com o preparador físico Maurício Copertino e com o auxiliar Antônio Mello. O técnico é pentacampeão brasileiro, e teve passagens pela seleção brasileira e o Real Madrid, e já foi considerado o melhor técnico brasileiro.

Mas também já teve momentos muito lamentáveis, como a demissão da seleção brasileira sob suspeita de negociata de jogadores, ou com o processo sofrido do ex-jogador Edmundo, e muitas confusões nos bastidores do futebol, incluindo vestiário de clubes por onde passou.

Esperamos que Luxemburgo chegue com vontade de recuperar a fama que já teve, que venha com vontade de transformar esse Vasco num time vencedor, e que haja de acordo com isso.

Boa sorte ao treinador.

Saudações Vascaínas!

Parece que está se concretizando


Luxemburgo no Vascão?

Vamos lá. Antes de tudo considero Luxemburgo o melhor técnico do Brasil quando falamos de conceitos táticos e técnicos. O problema de Luxemburgo é nos bastidores, e vão desde problemas com os atletas, passando por confusões com dirigentes, e chegam a acusações de negociatas. Essa última, inclusive, foi um dos motivos de ter sido demitido da seleção brasileira.

Dito isso, temos muito blah, blah, blah sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo ter aceitado um convite do Vasco para assumir sua Equipe de Futebol.

O que temos de concreto sobre isso até o momento?

Só muito blah, blah, blah.

Bruno César precisa se esforçar um pouco mais

Está longe de ser um craque, como está longe de estar velho, mas o meia Bruno César precisa se esforçar um pouco mais para ganhar seu espaço no Time Vascaíno. Não a toa ele não chegou a conquistar seu espaço com Valentim, e o pouco que tinha está perdendo com Valadares.

A Virada do Liverpool

Ontem o Liverpool venceu o Barcelona por 4x0 e se classificou para a final da Liga dos Campeões, após ter perdido o jogo de ida por 3x0. Bela virada nos rumos das semifinais, digna de ser comemorada pelos fãs do clube inglês, mas ainda sem comparação com o que aconteceu com o Vascão.

Sim, porque o Vasco virou um jogo que perdia por 3x0, numa final de competição continetal, e com boa parte da partida jogando com um homem a menos. Não é a toa que é chamada de "A Virada do Século", porque dificilmente alguém conseguirá feito igual ou superior.

Parabéns pela vitória Liverpool, mas vocês não chegaram nem perto do feito Vascaíno.

Vascão promete resultado melhor contra o Santos

Os atletas Vascaínos prometem uma postura diferente, ainda mais luta, mais qualidade, e um resultado melhor contra o Santos, mesmo o jogo sendo no Pacaembu.

O blogueiro espera que cumpram, porque o Time precisa retomar o caminho das vitórias, melhorar a campanha, e nos brindar com uma temporada em que ao menos não tenhamos sustos.

E entre ter problemas no final ou no começo, escolho o começo, e que o final seja satisfatório.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 7 de maio de 2019

Eleição no Conselho de Beneméritos

Foram eleitos para o CB na Presidência o Sr. Silvio Godoy, e na Vicepresidência o Sr. José Luis Moreira, o Zé do Taxi. Ambos intimamente ligados a Eurico Miranda, embora Zé do Taxi tenha abandonado o antigo aliado antes de sua morte, e inclusive apoiou chapa contra Eurico nas últimas eleições gerais do Club.

Mas o papo de pacificação está parecendo apenas papo furado para os mesmos se manterem onde sempre estiveram.

Vasco 10º nas cotas de TV em 2018

O primeiro colocado levou mais que o dobro do Vascão. Alguém arrisca dizer quem é o queridinho? Apesar disso vemos a disparidade absurda que a Platinada inventou, e que criou abismos enormes entre clubes no Brasil, independente da questão de outros valores, como premiações, patrocínios, etc. Pela burrice ideológica ela está destruindo o que resta de futebol brasileiro.

Entrevista muito boa no AVV

No último domingo o Programa a Voz do Vascaíno entrevistou o Vicepresidente de Controladoria Adriano Mendes. Excelente a entrevista, e muita coisa foi respondida e esclarecida. Quem não viu pode assistir aqui no Blog do Vascão Eterno mesmo.

Campello perdido?

Alberto Valentim e Alexandre Faria foram demitidos, mas até agora não temos novo técnico, não temos diretor, não temos nem previsão da contratação de nenhum profissional para essas funções. Além disso está claro que não há entendimento sobre as características que os novos profissionais devem ter, e nem as características que o próprio elenco tem.

Isso significa que qualquer contratação ultrapassa a aposta, e chega ao plano do puro acaso.

E mostra que a diretoria está perdida no futebol.

Absolvidos!

Maxi e Castan foram absolvidos da expulsão contra o Santos na Copa do Brasil. Isso deixa ambos liberados para seguirem atuando no Brasileirão. Mas mesmo assim houve multa ao Vasco no valor de R$ 10.000,00.

Dos males o menor, mas não entendi a multa ao Club, já que os atletas foram absolvidos.

Saudações Vascaínas!

domingo, 5 de maio de 2019

Blog do Vascão Eterno e AVV. VASCO 1 X 1 CORINTHIANS E ENTREVISTA VICE PRESIDENTE DE CONTROLADOR...

Depois dos resultados do final de semana o Vascão ocupa a última colocação do Brasileirão. Além disso os comentários sobre Vasco 1x2 Atlético. MG, e Vasco 1x1 Corínthians, e a entrevista com o Vice-presidente de Controladoria Adriano Mendes. E por último a demissão de Alexandre Faria. Programa imperdível.

Saudações Vascaínas(as)!


Alexandre Faria não é mais diretor técnico do Vasco

Ainda falta PC Gusmão. 

E um Vice de Futebol.

Saudações Vascaínas!

Vasco 1 x 1 Corínthians - primeiro ponto

O Vascão empatou com o Corínthians ontem e conquistou seu primeiro ponto. A partida foi em Manaus, e teve ampla supremacia da Torcida Cruzmaltina, que mais uma vez deu mostras de amor e devoção ao Club. Resta o Club voltar realmente a retribuir. E mesmo com uma equipe muito mexida e desfalcada, o Vascão foi superior ao adversário, que também estava mexido e desfalcado. De qualquer forma o resultado não foi o que se esperava, e uma falha crítica que permanece, que é a dificuldade em fazer a bola entrar.

O jogo mesmo se concentrou na primeira etapa, quando Vital abriu o placar para o Corínthians num golaço, que incluiu falha individual e coletiva de marcação. O Vasco empatou num pênalti claro, mas que o juiz ia deixando passar e dando escanteio, sem que o atleta do Corínthians tivesse nem ao menos tocado na bola. Maxi cobrou bem e empatou. Nessa etapa Pikachu, Luíz Gustavo, Sasse e o próprio Maxi perderam boas oportunidades.

No segundo tempo o ritmo foi mais lento, o Vasco pareceu ter cansado, mas mesmo assim voltou a ser superior ao adversário, e mais uma vez algumas oportunidades foram perdidas, enquanto pelo outro lado apenas Vital era realmente efetivo e perigoso. Mas mais uma vez o Vasco pecou nas finalizações, e o empate acabou sendo o placar final.

Com o empate o Vascão deixou a lanterna do Brasileirão, ao menos momentaneamente, e ao menos por hoje passou o bastão ao Fluminense. A 18ª posição é provisória, mas pode se consolida, porque o Fluminense enfrenta o Grêmio no Sul, e o CSA enfrenta o Santos, e mesmo jogando em casa, o adversário é pedreira.

E o adversário será pedreira para nós também, porque na próxima rodada o enfrentaremos no Pacaembu. Escapamos da Vila Belmiro, mas isso não significa que o jogo será fácil, porque dependerá do Vasco que isso aconteça.

Saudações Vascaínas!

sábado, 4 de maio de 2019

Vasco x Corínthians

O Vascão enfrenta o Corínthians na Arena Amazônia às 19h00. A partida é importantíssima para que o Gigante possa iniciar uma reação nesta competição, após ter iniciado com duas derrotas seguidas, e estar ocupando a lanterna na tabela da classificação. Uma vitória hoje, além de melhorar a situação, ainda levará um pouco de paz ao vestiário, e um consequente respiro ao interino Marcos Valadares, que aos poucos vai se tornando um interino efetivo.

O Corínthians é o atual campeão paulista, mas não vem apresentando um grande futebol. Neste Brasileirâo conquistou uma derrota contra o Bahia em Salvador, e uma vitória em casa frente a Chapecoense, em jogos onde foi bastante criticado. Não acho que seja um grande time, mas claro, está conquistando resultados, e tem uma parte tática bem melhor definida e efetiva.

Já o Vascão vive crise há algumas semanas. Entrou desacreditado na final Estadual, estreou com goleada no Brasileirão, e perdeu para em casa na última rodada. O Time pode apresentar muito mais do que isso. Mas antes de tudo precisa apresentar algumas características que até agora estiveram relativamente distantes da Equipe. Atenção, intensidade de jogo, posicionamento tático, jogadas ensaiadas, tudo isso tem faltado ao Vasco coletivamente, e ainda temos os problemas individuais, que fazem com que muitas oportunidades de gol sejam disperdiçadas, e que os adversários consigam oportunidades derivadas dessas falhas.

A tarefa dos comandados de Marcos Valadares não é simples, mas é possível, desde que haja interesse, que haja dedicação, e acima de tudo, que haja um pouco mais de cuidado com o futebol apresentado, porque isso prejudica o Club, mas também prejudica muito a imagem dos próprios atletas.

Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 3 de maio de 2019

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Vasco 1 x 2 Atlético MG - primeiro turno

O Vasco recebeu o Atlét. MG ontem em São Januário e foi derrotado pelo placar de 2x1. O resultado não foi injusto, porque os mineiros fizeram 2 gols e o Vasco apenas 1, sendo que não vi nenhuma irregularidade nos lances. O goleiro Vascaíno tampouco falhou nos gols, o primeiro um chute fortíssimo, o segundo uma bola no ângulo. Claro que poderia pegar, mas apenas se estivesse mal colocado, mas como não estava, a bola entrou.

Quanto ao time, dessa vez ao menos parece ter mostrado mais criatividade no ataque, e quem viu o jogo diz que Andrey não pode ficar de fora da equipe. Isso não afirmo, mas afirmo que ele não pode ser preterido em prol de Felipe Bastos.

Com o resultado o Vasco ocupa a honrosa lanterna da compeição.

Parabéns Campello. Você sabe que duas mudanças são fundamentais para começar a fazer esse Time ganhar de novo? A primeira, e mais urgente, é demitir o contestado Alexandre Faria. A segunda é indicar um Vice de Futebol, porque vocês já mostrou que não segura a onda, ainda mais com Faria de Diretor.

Nessa batida contra o Corínthians vai ser um desastre.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Vascão no 1º de Maio

Só para lembrar que o Vascão faz parte do Movimento Trabalhista no Brasil. A participação vai desde a opção pelas classes operárias, mais desfavorecidas, já na origem do Club, como também nos históricos e importantíssimos discursos de Getúlio Vargas em São Januário nos dias 1º de Maio, principalmente na década de 30 do Séc. passado, e onde vários Direitos Trabalhistas foram anunciados e garantidos.

O Vascão se afirma como Club do Povo desde sempre.

Saudações Vascaínas!

Vasco x Atlét. MG

Após a ridícula estreia no Brasileirão, o Vascão vai para sua segunda partida na competição, dessa vez em casa e contra o Atlét. MG. Ao contrário do Vasco, os mineiros, jogando em casa, venceram o Avaí por 2x1, e fizeram seu dever de casa, resta ao Gigante fazer o dele e subir na tabela.

O time do Atlét. MG não é grande coisa. Na competição continental que disputa, a Libertadores, ocupa a lanterna, já eliminado. perdeu o Mineiro para o Cruzeiro, foi goleado em casa pelo Cerro Portenho, o que derrubou o técnico Levir Culpe, e da mesma forma que o Vasco, tenta juntar os cacos e salvar alguma coisa da temporada conquistando uma vaga em alguma copa continental neste Brasileirão.

A situação do Vascão não é muito diferente, exceto que perdeu feio na estreia do Brasileiro. Por outro lado o Time Vascaíno me parece ser um pouco melhor que o mineiro. O problema do Vasco é que perdeu 4 meses de trabalho apostando num técnico que parecia não saber o que queria do Time, e nem conseguiu conhecer seu elenco em todo esse tempo. Marcos Valadares parece ter mais domínio neste ponto, mas tem que tomar cuidado com algumas apostas, porque escalar Felipe Bastos de titular, quando se tem uma série de outros volantes no elenco, é um passo curto no caminho de perder o cargo. A questão principal para o Gigante é saber se vai conseguir repetir a boa atuação que teve contra o Santos na semana passada, ou se irá se apresentar de forma desarrumada, desarticulada e patética do último domingo.

Pelo lado do Vasco todas essas questões ainda são potencializados pela longa crise financeira e política que assola o Club há muitos anos.

A partida será àas 21h30 em São Januário, terá transmissão da Globo, e é crucial para que as pretensões das equipes na competição, mas principalmente do Vascão, principalmente porque joga em casa, e não pode perder essas oportunidades para pontuar, e bem.

Saudações Vascaínas!