quinta-feira, 31 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno comemora a classificação


O Vascão venceu bem a ponte preta ontem, no jogo de volta da Copa do Brasil. No placar agregado foram 4x1, sendo que ontem foi 2x1. O Time se portou bem melhor com Dakson em campo no lugar de um dos volantes. Com sua presença em campo a Equipe não se limitou a ter posse de bola, mas girou a bola com objetividade e inteligência, criando alguns espaços e situações de gol. As péssimas conclusões de Kleber e Thales são outra história. E o melhor é que mesmo sendo ofensivo e mais inteligente jogando com mais um homem de criação, isso não implicou em uma defesa frágil e aberta, e o gol da ponte foi resultado de uma falha clamorosa de Rodrigo, que voltava de contusão. A presença de Dakson também abriu mais espaços perto da área, e fez até com que  Douglas melhorasse sua atuação, mesmo ainda tendo errado muitos passes.

No primeiro tempo o Vascão abriu o placar com um pênalti polêmico sofrido por Dakson. Douglas bateu bem e converteu. A ponte preta empatou na falha de Rodrigo, e um golaço de Cafu, que encobriu Martín Silva, quando o mesmo saiu para fechar os cantos. Mas no final do primeiro Douglas cobrou escanteio pela direita, Rafael Costa desviou errado de cabeça e tirou do alcance do goleiro Roberto, decretando o 2x1 para o Vascão.

No segundo tempo o Vascão voltou com Lucas Crispim no lugar de Kleber, e o Vascão imprensou a ponte preta, marcou a saída de bola da ponte preta, criou oportunidades, meteu bola na trave, sempre tendo o jogo bem distribuído por Douglas, mas principalmente por Dakson. Lucas Crispim ia muito bem pela esquerda, e com tudo isso o Vascão tinha não só posse de bola, mas também contra-ataque. A ponte por sua vez, tentava jogar no contra-ataque, mas foi sempre bem contida pela defesa Vascaína. A rigor a ponte preta criou apenas uma boa oportunidade, enquanto o Vascão criou várias.

O Vascão não foi brilhante, mas finalmente jogou bem, foi um time em campo, que se defendia e atacava com competência. A partir dos 25 min do segundo tempo, a ponte se lançou de vez ao ataque, e incomodou um pouco mais a defesa Vascaína, mas não chegou a ser fatal, e a classificação Cruzmaltina não esteve ameaçada em nenhum momento. Em compensação o Vascão teve vários contra-ataques, e poderia ter aumentado ainda mais o placar.

A arbitragem não interferiu no placar, embora não tenha sido a melhor que eu já tenha visto.

Esperamos que Adilson Batista tenha visto que é possível e necessário entrarmos com 2 homens de criação. Até a saída de bola melhorou, e o Vascão não perdeu bolas em sua intermediária.

Notas:

Martín Silva – Não foi exigido no primeiro tempo, e não teve culpa no gol. No segundo foi mais exigido, apareceu bem e teve sorte, pois quando bateu roupa, a sobra ficou com Alexandro, que estava impedido. Nota 6,5.

Carlos Cesar – Corre muito, é melhor defensivamente que André Rocha, mas a verdade é que produz pouco no ataque. Mesmo assim não compromete. Nota 5,5.

Rodrigo – Teve um retorno seguro e apareceu sempre bem, com exceção da falha bisonha que resultou no gol da ponte. Como disse no intervalo, isso não o abalou, mas estragou sua atuação. Nota 5,0.

Douglas Silva – No mesmo nível de Rodrigo, mas não teve nenhuma falha bisonha. Dominou bem seu setor e está se firmando cada vez mais na defesa. Nota 6,5.

Diego Renan – Boa partida tanto defensiva, quanto ofensivamente. No segundo tempo se empolgou um pouco e deixou alguns espaços por seu setor, quando a ponte criou duas oportunidades por ali, mas retornou, se posicionou e fechou bem os espaços, sem deixar de aparecer no ataque. Nota 6,0.

Guiñazu – O leão de sempre na defesa. Dificilmente é batido, e mesmo quando isso ocorre ele não se entrega, e volta para tentar recuperar a bola. Nota 6,0.

Fabrício – Tão bem quanto Guiñazu na defesa, e ainda tem aparecido bem no apoio, criando jogadas e inclusive chutando a gol e chegando na área para concluir. Numa dessas vezes meteu uma bola de cabeça na trave. Nota 7,0.

Douglas – Com a presença de Dakson melhorou o desempenho. Isso por dois motivos. O primeiro que teve alguém para dialogar com ele, e o segundo que teve alguém para dividir as atenções dos adversários. Mesmo assim continuou errando muitos passes. Nota 6,5.

Dakson – O nome do jogo. Distribuiu bem o jogo, cruzou, driblou, puxou contra-ataques, criou, chutou a gol, foi sempre perigoso e ainda ajudou a fechar o meio de campo. Nota 7,5. Saiu para a entrada de Montoya, que não diminuiu o ritmo e puxou ótimos contra-ataques. Nota 6,0.

Kleber – Fazia bom jogo, quando se contundiu sozinho no final do primeiro tempo. Precisa apenas melhorar os chutes a gol. Nota 6,0. Saiu no intervalo para a entrada de Lucas Crispim, que entrou bem pela esquerda, e criou boas jogadas, marcou a saída de bola da ponte, voltou acompanhando o lateral do adversário, e fechou o meio quando necessário. Nota 6,5.

Thales – Fez bom jogo no primeiro tempo, com bons passes, se apresentando bem pro jogo e chegando na área para concluir. Precisa apenas melhorar nos arremates a gol. Nota 6,5. Saiu no final do jogo para a entrada de Edmilson, que não teve tempo para nada. Sem nota.

Adilson Batista – Finalmente escalou uma equipe com vocação ofensiva. Talvez tenha sido forçado pela contusão de Aranda, mas poderia ter optado pela entrada de outro volante, mas não o fez. Hoje também substituiu bem, colocando sempre o Time para frente, mas sem se descuidar da defesa. Esperamos apenas que mantenha o esquema, e dê tempo para que essa Equipe se entrose. Tem tudo para dar certo. Nota 7,0.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e a terceira e última da maratona ou se preferirem, Aleluia!


Hoje temos Vascão e ponte preta de novo, só que dessa vez em São Januário, e valendo pela Copa do Brasil. Por enquanto tivemos uma vitória do Vascão, mas no jogo que mais nos interessava empatamos, que foi o do último sábado pela Série B.

Percalços a parte, somente um cataclismo nos tira a classificação para as oitavas de final da CB, já que a vitória por 2x0 em Campinas fez com que abríssemos uma excelente vantagem sobre nosso adversário. E não custa lembrar que na próxima fase os jogos serão sorteados, pois teremos a adesão das equipes que disputaram a Libertadores desse ano, e como todas caíram, provavelmente todas entrarão no certame.

Sobre o jogo em si, esperamos que Adilson ponha a mão na consciência e escale o Time que treinou, com Martín Silva, Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas Silva e Diego Renan; Guiñazu, Fabrício, Dakson e Douglas, Kleber e Thales. Continuará não sendo uma equipe muito rápida, mas ao menos irá melhorar sensivelmente o toque de bola, e terá um jogador que pensa mais o jogo ao lado de Douglas. Isso poderá melhorar muito nossa produção ofensiva, sem desguarnecer a defesa.

Aleluia! Essa é uma mudança que o Blog do Vascão Eterno vem pedindo com frequência, então esperamos que dê certo e que a Equipe faça uma boa exibição, capaz de convencer Adilson Batista a abrir mão do defensivismo excessivo que vem mostrando, e começar a armar a equipe de forma mais técnica e ofensiva.

Para quem não puder ir a São Januário, o jogo será transmitido pela Rede Globo para vários lugares do país, incluindo Rio de Janeiro, e pelo Sportv 2 para todo o país.

Mas para quem puder, vá lá dar aquela força ao Vascão.


Pra Cima Deles Vascão!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno comenta algumas informações importantes

Não virão mais reforços

Essa é a primeira, e mais urgente. E nas palavras do diretor de futebol Rodrigo Caetano, não apenas não virão mais reforços, como o técnico Adilson Batista será mantido e ninguém está satisfeito com a posição do Vascão na tabela.

Entendemos parte das declarações de Rodrigo Caetano. Primeiro porque o Vascão está na Série B, segundo porque não tem grana, e terceiro porque o período de transferências está cada vez mais próximo de fechar. Assim fica muito difícil trazer reforços que possam chegar para jogar, que é o que interessa ao Vascão. Sim, porque o elenco tem bom tamanho e bons valores, e trazer alguém para compor elenco não faz muito sentido. Então se vier, tem que ser para entrar no time.

Também achamos que o Vascão está na posição errada na tabela, pela qualidade do elenco e pelos investimentos feitos, mas não podemos fechar os olhos às más atuações da Equipe, que mesmo quando vence não convence. Foram poucas as vezes que o Time fez boas apresentações esse ano, na Série B só uma ou duas.

E entendemos a presença de Adilson Batista apenas pela questão custo (não sabemos quanto ele ganha, mas não é dos treinadores mais valorizados no mercado), mas que boa parte da campanha irregular e aquém das possibilidades do Time e das expectativas da Nação podem ser imputadas a escolhas erradas dele, disso não temos dúvidas.

Então seria bom que ele explicasse melhor seu posicionamento, porque dizer que não está satisfeito e não fazer nada não faz muito sentido.

Isso é lerdeza.

Reniões de Chapas

Eurico Miranda - ex-presidente e atual candidato a presidência do Vascão - foto da internet

Hoje a noite temos reunião da chapa “Sempre Vasco”, de Júlio Brant, que deverá estar presente e apresentar seus projetos, propostas e dizer de onde pretende tirar dinheiro, que é o que mais entrava o Vascão nesse momento. A reunião será aberta a todos os Vascaínos, e seria interessante que quem pudesse comparecesse. Nunca é demais saber, ver e acompanhar o que acontece.

A outra reunião é dos “adversários políticos” Roberto Monteiro e Eurico Miranda, respectivamente das chapas “Azul” e “Volta Vasco, Volta Eurico”.  Só que a reunião deles não é para debater propostas ou projetos, mas sim para pressionar os poderes do Club a cumprirem o Estatuto e manterem as eleições para o dia 6/8. Na verdade agora já não dá mais, pois o Estatuto estabelece uma convocação com no mínimo 10 dias de antecedência. Mas o adiamento das eleições, como defende Olavo Monteiro e alguns outros situacionistas, fere alguns outros artigos do Estatuto do Club, principalmente àqueles que dizem respeito ao prazo que os eleitos podem permanecer em seus cargos, e que não pode ultrapassar 3 anos.


Golpes de um lado, golpes do outro. Pobre Vascão, tão grande em glórias passadas e torcida presente, mas tão pequeno em dirigentes...

Isso é turbulência.

Blog do Vascão Eterno e a lanterna...

A imprensa de cada estado tem suas características própria, e no futebol isso não poderia deixar de ser diferente. As duas principais, Rio de Janeiro e São Paulo, são então totalmente diferentes. Enquanto a carioca não tem vergonha de apoiar o flamengo incondicionalmente (exceção ao tabloide Meia Hora), a de São Paulo é, por uma parte mais isenta, e por outra mais moleque (principalmente a televisiva), mais torcedora.

Não gosto de nenhuma das duas posturas. Imprensa é para informar e comentar, com isenção e buscando sempre a análise fria dos fatos. A exceção fica por conta dos blogs, onde o toque pessoal é algo com que não podemos e não devemos evitar.

Mas acontece que o que eu gosto não vem muito ao caso, e o fato é que mais uma vez parte da mídia paulista resolveu brincar de torcedores. Assim, Milton Neves (não gosto dele e de quase toda sua equipe) resolveu aparecer no ar interagindo com uma lanterna vermelha e preta de "nome" flamengo.

Como já disse acima, não aprovo tal comportamento por parte da imprensa, mas que foi engraçado foi. E ele prometeu mais, caso o flamengo volte a ocupara a lanterna. 

Avante Bahia e Figueirense!

Quem quiser ver a matéria inteira no site uol, basta clicar aqui.


"Milton Neves provoca flamenguistas com lanterna e revolta torcedores


Depois de anos provocando diversos clubes do Brasil, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, o apresentador Milton Neves escolheu uma nova vítima neste domingo (27) – o Flamengo, que ocupava até ontem a última posição do Campeonato Brasileiro.

Milton Neves levou uma lanterna vermelha ao programa “Gol, o Grande Momento”, pouco antes da rodada. Após os jogos das 16h, no “Terceiro Tempo”, a lanterna voltou ao ar nas mãos do apresentador, que interagia com a mesma e a chamava de Flamengo..."

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e Edmundo expressam a mesma visão

 Edmundo - Foto da Internet

Ao longo do tempo em que estamos no ar temos tido muito cuidado ao criticar Eurico Miranda, e mesmo Carlos Roberto. Primeiro porque é muito fácil atacar àqueles que estão no poder, ou já passaram por ele, afinal, não há quem não cometa erros. Os que jamais passaram pelo poder, ao contrário, estão sempre cheios de ideias e, principalmente, não cometeram erros, assim têm muito pouco com que serem atacados.

Eurico Miranda obviamente está no primeiro caso, daqueles que passaram pelo poder, que cometeram erros e acertos, e que são facilmente atacados.

Mas isso é acima de tudo covardia. Pessoalmente acho que hoje, Eurico não tem condições de presidir o Vascão. Primeiro porque se recusa a aprender, a se modernizar. A questão não é se ele usa ou não computadores, ou se está antenado com modernas práticas administrativas. Para todas essas coisas Eurico pode ter assessores, que irão ajuda-lo a desempenhar suas funções

Os problemas que vejo em Eurico são de postura e poder.  No primeiro caso é uma resistência cega e pouco inteligente a implantar modernos métodos administrativos no Club, como se tais coisas fossem maléficas à Instituição Vasco da Gama. Também se traduz no trato com a mídia e parceiros comerciais. De forma alguma podemos ter um comportamento passivo e omisso (como a atual diretoria), mas também não podemos ter um comportamento agressivo e truculento, como Eurico cansou de demonstrar, criando inúmeros atritos, e de quebra uma enorme antipatia do mercado a ele, Eurico, e por tabela ao Vascão.

Na outra ponta dessa história temos a questão do poder no futebol. Eurico sempre teve muita força nos bastidores, o que o levou a representar os interesses do Vascão com muita eficiência durante uns 15 anos. Mas as relações conturbadas que comentamos acima levaram Eurico a perder força nos bastidores também, afinal de contas, ninguém quer se indispor com a mídia e patrocinadores para beneficiar Eurico Miranda. Juntando isso a uma idade avançada, e uma nítida queda em seu poder e velocidade de raciocínio e mesmo em se articular para defender suas posições, Eurico hoje parece ter perdido o que tinha de bom, sem ter consertado o que tinha de ruim.

Mas isso não significa que não devamos respeitá-lo. Ele fez muito pelo Vascão, e poderia continuar fazendo, desde que se dispusesse a ajudar alguém mais novo, que venha com novas ideias, e que não enfrente tanta oposição.

Eurico foi importante em uma época que se formavam times com o dinheiro de “sócios de ouro”, e das rendas dos jogos. Em que enfrentava figuras que se utilizavam das mesmas e parecidas táticas que ele. Hoje a coisa mudou.

E é por isso que acredito que Eurico não será solução para os problemas da Colina. Ao contrário, acredito que ele possa mesmo agravá-los.

O Vascão precisa de gente nova (não necessariamente jovem), com ideias novas e que enfrente menos oposição. Gente que defenda o Vascão com inteligência, e não com truculência, gente que abra portas, não as feche.

Pode dar certo ou não, isso só o futuro dirá. Mas o antigo com certeza não dará certo, o próprio passado já cuidou de deixar isso claro.

Quem quiser ler a entrevista completa de Edmundo, é só clicar aqui.



“Você sempre se deu bem com Eurico, que hoje é candidato a voltar a presidir o Vasco. Houve tentativa de apoio ou aproximação nesse sentido nessas eleições?

Continuo me dando muito bem com ele. Gosto muito do Eurico. Ele teve papel fundamental e muito importante na história do Vasco. Mas a gente entende que a solução do futebol brasileiro, não só do Vasco, passa por reformulação total, de ideias novas, de projetos. Não adianta pensar nas soluções de antigamente. Os clubes já viveram do dinheiro da renda de jogos. Hoje isso é impossível. (O clube) vivia (do dinheiro) da TV, hoje também é impossível. Tem que trabalhar marketing, tem a venda de jogador, claro, mas tem sócio-torcedor, um emaranhado de recursos que são necessários para tocar o clube. Isso requer delegar poderes, com cada um na sua área, fazer centro de custo para que todos façam captação boa e tragam dinheiro para os clubes.

Hoje, os salários são astronômicos e a conta não fecha. Doutor Eurico é uma pessoa maravilhosa, sabe para caramba de futebol, de Vasco, mas divergimos em algumas coisas. Ele não acredita em marketing, em sócio-torcedor, acha que o Vasco tem melhor estádio do mundo, mas não é verdade. São Januário precisa de reforma, de estruturação. Hoje o público é mais exigente. Nas conversas que tive com ele, vimos que temos ideias diferentes, até pela minha idade, pelo que estudei, pelo que vi. Ele pensa diferente. Por isso conheci outras pessoas que têm cabeça parecida com a minha e acabamos formando esse grupo.”


domingo, 27 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e o show de horrores



O Vascão voltou a campo ontem, na segunda partida da maratona de 3 jogos seguidos contra a ponte preta, só que dessa vez pelo Brasileiro da Série B, e mais uma vez decepcionou. Na partida da última quarta-feira havia vencido, mas mais uma vez não havia convencido ninguém. Ontem, apenas confirmou as deficiências de um esquema e de uma visão de jogo limitados e limitantes.

Num esquema que é voltado antes de tudo para não perder, e depois, mas só muito depois, se possível vencer, o Time tem uma enorme dependência do instável e inconstante Douglas, que alterna muito mais, maus momentos do que bons, e vive praticamente de bolas paradas.

A falta de um centroavante fixo não é problema, mas a ausência de gente para criar é. Jogar com 3 volantes é muito limitante, e Douglas, que já tem inúmeras deficiências, fica sem ter com quem dialogar.

Ah, mas ele libera o Fabrício (ou Pedro Ken, quando esse joga) para armar o jogo. Não! Isso é mentira. Tanto Fabrício quanto Pedro Ken jogam chegando de trás, e rendem bem dessa forma. Pedro ainda joga um pouco mais adiantado, mas não tem a velocidade e a criatividade para jogar nessa função. O resultado é um time que não tem criatividade e vive dos lampejos (cada vez mais raros) de Douglas.

Adilson tem Montoya, Lucas Crispim e Dakson no banco. Todos são jogadores técnicos e criativos, todos em condições de dar auxiliar Douglas na armação e todos em condições de ajudar no ataque. A escalação desses atletas daria muito mais poder de fogo ao Time, e sem descuidar da defesa.

Mas Adilson insiste no discurso tacanho e ultrapassado de que não tem perdido. Mas também não tem vencido, e isso no futebol moderno é mortal. A diferença entre ganha 3 pts ou 1 pt é enorme, abissal. O empate significa que você tem que jogar 3 vezes, para alcançar os pts que outro time conquistou com 1 única vitória. É muita coisa.

Como já disse várias vezes, o Vascão não tem o melhor elenco do país, mas está ali, entre os 5 ou 6 melhores da Série A. Com um bom esquema tático poderia até mesmo brigar por uma vaga na Libertadores. Mas para isso é preciso ter coragem para vencer, não apenas ficar falando que quer vencer...

Para fechar o jogo de ontem, o Vascão teve, a rigor, 3 oportunidades de gol. Um chute (Fabrício) de fora da área, uma cabeçada (Aranda), um chute (Fabrício) da entrada da área, pelo lado esquerdo de ataque, e uma cabeçada (Douglas Silva), que Roberto fez grande defesa. Só.

A ponte, ao contrário, obrigou Martín Silva a fazer ao menos 3 boas defesas (uma sensacional), meteu uma bola na trave e ainda rondou a área com muito mais perigo que nós. O vídeo que encontramos com os melhores momentos do jogo, não mostrou todos os lances de perigo.



A rápida análise acima mostra que o Time foi ineficiente no ataque e na defesa. Muito pouco para esse elenco, e menos ainda para quem quer subir para a Série A.

Blog do Vascão Eterno no “A Voz do Vascaíno”

É isso mesmo que você leu. Domingo
passado o Blog do Vascão Eterno foi citado naquele que consideramos o melhor
programa sobre o Vascão atualmente. Além de ser feito por Vascaínos, vai além
de simplesmente analisar jogos e a política do Club, buscando sempre apresentar
soluções e opções para o Gigante, além de defender o Vascão sempre.

E na semana passada o Blog do
Vascão Eterno foi citado no programa, que vai ao ar todos os domingos, às 22:00
hs. Para nós isso foi uma honra e motivo de orgulho, afinal, entre tantos blogs
sobre o Vascão, o nosso humilde e iniciante Blog ser citado no ar, mostra que
estamos fazendo alguma coisa certa.



Valeu Michel Smarrito e toda a
galera do “A Voz do Vascaíno”. Sempre juntos pelo Vascão.




Blog do Vascão Eterno no “A Voz do Vascaíno”

É isso mesmo que você leu. Domingo
passado o Blog do Vascão Eterno foi citado naquele que consideramos o melhor
programa sobre o Vascão atualmente. Além de ser feito por Vascaínos, vai além
de simplesmente analisar jogos e a política do Club, buscando sempre apresentar
soluções e opções para o Gigante, além de defender o Vascão sempre.

E na semana passada o Blog do
Vascão Eterno foi citado no programa, que vai ao ar todos os domingos, às 22:00
hs. Para nós isso foi uma honra e motivo de orgulho, afinal, entre tantos blogs
sobre o Vascão, o nosso humilde e iniciante Blog ser citado no ar, mostra que
estamos fazendo alguma coisa certa.



Valeu Michel Smarrito e toda a
galera do “A Voz do Vascaíno”. Sempre juntos pelo Vascão.




sábado, 26 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e o segundo da maratona



Hoje temos o segundo jogo da maratona de três contra a ponte preta. É o segundo em Campinas, mas com a diferença que hoje é pela Série B, o Vascão precisa muito da vitória para subir mais alguns degraus na tabela de classificação, se aproximar das primeiras posições, e fazer essa nau finalmente arrancar rumo ao título da B, e ao acesso à Série A. Mas mesmo que o Vascão não tenha ainda engrenado e assumido seu lugar, eu não estou preocupado: o Vascão faz campanha bastante compatível com sua primeira e fatídica visita à Série B, mas já está na hora de uma arrancada e de a Equipe engrenar.

E, para isso, talvez seja bom que enfrentemos de novo o mesmo adversário que vencemos por 2x0 na última quarta-feira, afinal eles já estão feridos, provavelmente entrarão mais nervosos que nós, e ainda terão fresca, a derrota na memória.

Mas se a vitória do meio de semana pesou a nosso favor, não enfrentaremos exatamente a mesma equipe que derrotamos. A ponte terá 4 jogadores a mais a disposição de um técnico que estreia. Guto Ferreira pode armar um time diferente, e surpreender. Além disso, a derrota recente pode ter deixado nossos adversários com sede de revanche, e dificultar as coisas para nós.

Mas com todas as variantes acima, ainda aposto no Vascão, pela força do elenco, pela força da camisa, e pela necessidade que o Vascão tem em começar uma sequência vitoriosa.


Pra cima deles Vascão!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e a boa vitória de ontem sobre a ponte



Sim, é verdade. O Time não jogou mal, e conseguiu boa vitória sobre a ponte preta, mesmo jogando lá em Campinas. Mas isso também não significa que o Time jogou bem, que tenha sido o Timaço que todo Vascaíno quer ver. Principalmente no primeiro tempo voltou a ser um time lento, previsível e fácil de marcar.

Na verdade, até o primeiro gol Cruzmaltino, o jogo estava tendendo até mais para a ponte, pois, ainda que os números mostrassem equilíbrio em chutes a gol, e outros quesitos, e uma superioridade Vascaína em posse de bola, a ponte era mais incisiva e perigosa, não tendo aberto o placar pela boa presença de Martín Silva, e os erros de conclusão de seus atacantes.

Mas em lançamento primoroso de Douglas, Diego Renan dominou no peito dentro da área, já ajeitando, e fuzilou de pé esquerdo, tirando do goleiro Roberto e fazendo um golaço. 1x0 iniciava a derrota da ponte. Cerca de 20 min depois, Kléber bateu forte da entrada da área, Roberto fez grande defesa, mas deu rebote, e Thales, que vinha entrando, empurrou para o gol e decretou o 2x0, que se manteve até o final.

Depois do segundo gol, a ponte, que já tinha mostrado o baque de ter levado o primeiro, acusou de vez o golpe, e não ameaçou mais o gol de Martín Silva. O Vasco por sua vez, passou a trocar bolas e esperar o tempo passar.

A vitória foi boa, e o Vascão acumulou ótima gordura para o jogo de volta, praticamente carimbando a vaga
para a quarta fase da Copa do Brasil. Só um desastre para tirar-nos da CB agora.

Como disse acima, o Time jogou bem sem ser brilhante. Martín Silva apareceu bem, salvando o Gigante em várias oportunidades. E no segundo tempo, Douglas, que já tinha apresentado um futebol melhor no primeiro tempo, subiu bastante de produção, e fez bons passes e lançamentos. Apareceria melhor se não inventasse tanto, se não errasse tantos passes simples, o que atrapalha muitos ataques. Aranda também não apareceu mal, fazendo boa proteção à zaga, e principalmente às subidas dos laterais. Thales também melhorou muito, além do gol fez boas jogadas e se apresentou sempre bem no ataque, dando opção de jogo. Kléber também foi bem, buscando jogo e levando perigo ao adversário.

O resto do Time também foi bem, mas com a ressalva de que erraram passes em excesso, principalmente na saída de bola. Isso é algo que Adilson tem que corrigir com urgência, pois perder bola ainda na nossa intermediária é um pedido a tomar gols. A defesa está desarrumada, é pega de surpresa, e os espaços são generosos. Isso ainda não foi, mas normalmente é mortal.

Adilson não foi bem nem mal. Na verdade deu sorte. O Vascão achou um golaço, e a ponte não teve forças para tentar mudar o resultado. Ah, méritos do Vascão. Nem tanto. Nitidamente que sentiu o golpe foi a equipe de Campinas. O Vascão tentou fazer o que sempre faz, ou seja, segurar a fantástica goleada de 1x0, quem não teve forças para reagir foi a ponte. E depois do segundo gol, aí é que a ponte desabou de vez.

Em outras palavras, vencemos na fragilidade do adversário. Mas no próximo sábado voltamos a enfrentar a ponte, só que dessa vez pela Série B. Dessa vez o adversário terá 4 atletas que não puderam atuar pela CB. Será um outro time, e um outro campeonato. É bom que Adilson corrija os problemas apresentados, principalmente na saída de bola, porque não podemos esperar ter um adversário entregue duas vezes seguidas.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno declara apoio

Ao Jornal Meia Hora, o único que zoa o flamengo. Esse sabe o que faz.


Blog do Vascão Eterno e a primeira da maratona



É isso mesmo, maratona, porque serão 3 jogos seguidos contra a ponte preta, tradicional e chato rival, que assim como o guarani, está sempre atrapalhando nossos planos. Hoje será jogo pela Copa do Brasil, título que conquistamos em 2011, e único título desde 2003, a última vez que levantamos um Estadual. O bi viria a calhar.

E nessa partida, e nas próximas, o Vascão terá o desfalque de Pedro Ken. Pedro não é craque, não é jogador de grandes dribles, mas por incrível que pareça, dá dinâmica ao meio campo Vascaíno, mesmo sem ser brilhante. Tacanhamente nosso estrategista irá escalar Aranda no lugar de Pedro Ken, para liberar mais Fabrício.

São três erros em uma única mexida. Fabrício vai mal quando joga mais adiantado. Tem bom passe, bom chute a gol, mas só sabe jogar quando vem de trás, e desaparece em campo quando se coloca posicionado muito próximo a área. Esse é o primeiro erro.

O segundo erro é não colocar Dakson ou Lucas Crispim no lugar de Pedro Ken. O meio de campo do Vascão está nitidamente desequilibrado, Douglas segura demais a bola, erra passes em excesso e só aparece nas bolas paradas. Dakson ou Lucas dariam mais precisão nos passes e velocidade a esse meio campo.

O terceiro erro é na Lateral Direita. Nenhum de nossos LDs dão conta do recado. André Rocha até defende razoavelmente, mas é horroroso no apoio, enquanto Carlos Cesar deixa muitos espaços na defesa, e no ataque é apenas presepeiro, cisca muito, corre muito, mas chuta mal, cruza pior e não faz nada de útil. Aranda, embora não seja LD de ofício, tem mais poder de marcação do que os dois, e ainda cruza e chuta a gol muito melhor do que os outros dois. Seria meu LD. Ressalto que por pura falta de opção, porque quem viu Rosemiro, Paulo Roberto, Luis Carlos Winck e outros passarem pela nossa LD, sabe que o Vascão merecia atleta melhor para a posição.

E com os erros de sempre, Adilson vai calvando seu calvário, e por tabela o nosso.

O jogo é hoje em Campinas, às 22:00 hs, e terá transmissão ao vivo pela globo e pelo Sportv 2. O Vascão deve entrar em campo com Martín Silva, Carlos Cesar, Luan, Douglas Silva e Diego Renan; Aranda, Guiñazu, Fabrício e Douglas, Kléber e Thales.


Boa sorte Vascão!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e as novidades nas eleições Vascaínas

Foi anunciado no final da semana passada o nome de Julio Brant para a presidência do Vascão. Ela vem com o apoio de Edmundo, que há pouco tempo registrou a chapa “Sempre Vasco”, e Leonardo Gonçalves, líder da Cruzada Vascaína, e que havia registrado a chapa “É Vasco” junto com o pessoal do grupo “Pró-Vasco”. Ressaltamos aqui que o grupo “Pró-Vasco” não participa desse acordo político, tendo optado por apoiar Roberto Monteiro.

E Julio Brant aparentemente seria uma ótima opção, pois é um administrador jovem, bem sucedido, bem relacionado, que se uniria ao carisma e disposição de Edmundo, além das boas ideias do grupo “Cruzada Vascaína”. Se daria certo é outra história. Mas isso só saberíamos se Julio vencesse as eleições Vascaínas, o que achamos muito difícil, devido o fato de que o lançamento de sua candidatura foi feito muito próximo ao pleito, o que deixa muito pouco tempo para campanha e divulgação da candidatura.

E Julio Brant também deveria dar a cara para mostrar a que veio. Apareça nos programas Vascaínos, diga o que pretende fazer, de onde pretende tirar recursos e como pretende lidar com os problemas mais sérios dos muitos problemas que o Vascão tem, como a dilapidação do patrimônio, o jejum de títulos e a dívida imensa.

Além das dificuldades mostradas acima, os Vascaínos parecem estar anestesiados pela situação do Club, e tentam resgatar um passado relativamente de glórias, através da única figura que eles ligam àquela época, Eurico Miranda.

Eurico tem suas qualidades, como saber armar um bom time (com dinheiro eu também armo), defende o Vasco acima de tudo, e se movimenta bem nos bastidores do futebol.

Mas o que os Vascaínos não conseguem enxergar é que o Eurico de hoje não é o de 20-30 anos atrás. Com 70 anos Eurico já dá sinais de cansaço, demorando em raciocinar, em articular ideias, falando de forma bastante arrastada, já não tem o mesmo poder nos bastidores, tendo deixado de ser protagonista para passar a ser uma espécie de bucha de canhão dos atuais dirigentes mandatários. Ou seja, Eurico perdeu poder no futebol, e muito.

Além disso, Eurico sofre uma rejeição muito grande fora do Vascão. Não que nós precisemos ser queridos pelos adversários, mas também não podemos sofrer rejeição de forma tão intensa como Eurico sofre, porque não é apenas uma questão de adversários, mas de outras partes da sociedade que convivem com o futebol também. Ninguém quer ter seus nomes estreitamente ligados ao de Eurico.

Isso impede bons patrocínios, ou seja, deverá haver um grande corte de recursos, isso também cria animosidade maior dos meios de comunicação, o que denigre a imagem do Club, isso também dificulta a defesa dos interesses do Club, pois por mais que Eurico o defenda, a animosidade prévia que se levanta contra o Vascão fala muito alto.


Então é bom que o Vascaíno pense muito antes de votar, porque o remédio pode não ser  eficaz, e ainda causar mais mal do que bem.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno mostra o que rola no Face

O time do flamengo segue seu calvário no campeonato brasileiro e, ainda que sua torcida esteja desesperada, as outras estão deitando e rolando, até porque parte do elenco já mostrou que merece tal situação, e alguns estão mesmo acostumados com ela, como o goleiro Felipe, que foi rebaixado com corínthians e vitória. 

Mas enquanto Felipe não completa sua terceira queda, deixemos a torcida deles rezar, porque O Lá de Cima atende...

E a gente ri. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!




domingo, 20 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno busca explicações



A primeira e mais urgente é, porque esse Time não consegue engrenar? Ontem, 19/07, tinha tudo para isso. Time entrou em campo completo, retorno a São Januário, estreia de Kléber Gladiador (que para mim não é essa bola toda) diante da Nação, que por sinal correspondeu e lotou, transformando em Caldeirão mesmo, teve tempo de treinar, vinha de um bom resultado (não boa apresentação), abriu o placar numa bela cobrança de falta, mas... sim, porque sempre tem um “mas”, nesse Time de Adilson Batista.

E o “mas” de ontem parece ter sido a primeira (e péssima) substituição de Adilson.  Tudo bem, Pedro Ken se machucou, e vinha fazendo boa partida dentro de suas características, mas para essa posição, nenhum dos outros volantes tem o “jeito”. Então não adianta liberar Fabrício, porque ele não sabe jogar mais adiantado. Para isso deveria ter entrado com Dakson, ou Lucas Crispim mesmo, muito mais criativos e poderia ter matado o jogo ainda no primeiro tempo. Mas a substituição de Adilson não foi conservadora, foi covarde mesmo.

No segundo tempo se consertou, mas aí já era tarde, já tínhamos tomado o empate, o Time já estava se desesperando, e mesmo Dakson, quando entrou, já teve pouco tempo para tentar mudar alguma coisa. Mesmo assim perdemos algumas chances claríssimas de sairmos com a vitória. Dias melhores virão.

Agora algumas observações sobre o jogo de ontem, e outras que venho fazendo há algum tempo. Primeiro nossa defesa, que se continua sendo a menos vazada do torneio, vem fazendo de tudo para deixar de ser. Espaços em demasia, mesmo com a volta de Guiñazu, mas principalmente erros primários na saída de bola. Temos perdido muitas bolas ainda em nossa intermediária, e isso pode ser mortal.

Segunda observação é Douglas. Ele tem sido sempre importante na bola parada, mas com ela rolando é cada vez mais decepcionante. Não admira que tenha sido barrado no corínthians. Erra muitos passes, inventa, complica jogadas simples. Claro que às vezes acerta, mas não sei se compensa a quantidade de erros que comete. De qualquer forma acho que precisa de alguém mais criativo para jogar a seu lado, Lucas Crispim, Montoya ou Dakson. Dou preferência ao terceiro.

Terceira é que o Time melhorou taticamente. Ok, longe de ser perfeito, mas melhorou sim. Principalmente em relação ao ataque. Com dois atacantes que se movimentam, os espaços têm aparecido, só falta saber aproveitá-los melhor. No ataque o time também tem jogado mais compacto, mas sem estar embolado. Como disse, falta saber aproveitar melhor os espaços que estão sendo criados.

O quarto é a Lateral Direita. Tanto André Rocha quanto Carlos Cesar são fracos. O primeiro é um zagueiro limitado que deslocaram para a LD. Lento, desajeitado, e até por isso se segura mais na defesa. Mesmo assim perde constantemente na velocidade, e também é driblado com muita facilidade. De mérito ele é muito esforçado, e joga sério o tempo todo. Carlos Cesar não é tão lento, mas deixa muitos espaços, e no ataque é atabalhoado. Pensa que joga muito, e exagera nas jogadas individuais, além de cruzar muito, mas muito mal mesmo.

Eduardo Aranda. O fato de Aranda ter feito uma boa Libertadorea ano passado pode ter sido um daqueles casos em que jogadores fracos passam um período jogando bem. Mas seja como for, ele não tem aparecido bem no meio (salvo raras oportunidades), mas mostra potencial para fazer mais do que tem feito. E isso fica claro quando é deslocado para a LD. Longe de ser brilhante, faz as melhores apresentações dele, e mesmo do que dos nossos Laterais Direitos, quando está deslocado nessa posição. Faz bons cruzamentos, chuta bem, e ainda distribui bem o jogo, quando está como LD. Porque não testá-lo mais nessa posição?


Bem, o Vasco agora vai a Campinas, e fica lá a semana inteira, pois jogo nos dias 23 e 26 contra a ponte preta. Ótima oportunidade para se recuperar e mostrar que o empate de ontem foi apenas um tropeço nesse percurso. Temos Time para vencer a ponte duas vezes seguidas. É só botar a cabeça no lugar e não inventar.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno entre o faz de conta e a realidade

E enquanto no Reino do Faz de Conta, o flamengo segue pensando que é clube grande e está na ponta da tabela, na realidade ele segura a lanterna com as duas mãos e grita: "É MINHA". E claro, já que todo vermelho e preto é flamengo, foi o flamengo do sul que fez isso com o do Rio. Ficou tudo em casa.


E para aqueles que também seguem vivendo no Reino do Faz de Conta, e acham que o futebol brasileiro é o melhor do mundo, vejam a reportagem abaixo, da revista Piauí. Por sinal, a revista é ótima, sugerimos sua leitura.


Pezão apresentou o novo centro de operações para as Olimpíadas

GOTHAM CITY - Após determinar a prisão preventiva de manifestanes, ex-BBBs e comentaristas de futebol que mudaram de opinião após a derrota para a Alemanha, o Batalão de Operações Paranormais e Intuitivas (BOPI) antecipou suas novas ações. "Recebemos mensagens psicografadas por Dona Lúcia que denunciam movimentos de técnicos brasileiros para comandar a seleção" explicou o coronel Tom Cruise do Nascimento.

Em novas ações preventivas, dezenas de policiais militares invadiram as residências de Joel Santana, Renato Gaúcho, Vanderley Luxemburgo, Leão e Lazaroni. Munidos de bombas de efeito antecipado, policiais confiscaram esquemas táticos defasados, quebraram pranchetas e salgaram suas terras. "Tudo indicava que esses elementos vandalizariam o futebol brasileiro", garantiu o porta-voz da polícia civil, Pai Xoxó.

Sentado à frente de uma mesa de tarô, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, previu uma substituição no cargo de Secretário de Segurança. "Saturno se alinhou com o sol e, como consequência, devo trocar José Mariano, Beltrame pelo Carlinhos Vidente", explicou, enquanto mostrava uma nova etapa das UPPs em uma bola de cristal.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e a volta com tudo

O Blog do Vascão Eterno não acompanhou o jogo de ontem. Infelizmente uma febre alta, que insiste em atrapalhar a vida desde segunda-feira, não permitiu. A gente até tentou, à 19:30 hs tomamos um antitérmico e deitamos, com a intenção de levantar por volta das 21:30 - 40 hs. Bem, abrimos os olhos às 02:40 hs. Um pouco tarde para acompanhar o jogo, mas o suficiente para ficar feliz com o resultado.

E o jogo de ontem deixou algumas coisas boas. Kleber fez seu primeiro gol, num pênalti inexistente (não gosto disso, o Vascão não precisa disso). Fabrício desencantou, e fez dois belos gols (o primeiro principalmente), e Douglas Silva voltou a deixar sua marca (nosso zagueiro artilheiro, em falha da defesa do santa.

Pelo que li não chegou a ser grande exibição, mas 4 x 1 não deixam muita margem a discussões. E tivemos algumas coisas muito boas, como a estréia de Carlos César, que foi boa, a de Lucas Crispim, e a do próprio Kleber, que se não foi ótima, ao menos fez um gol e pode lhe dar mais tranquilidade e moral para as próximas partidas.

Com o elenco que tem, a força do Vascão, e as rodadas que ainda faltam para o final do primeiro turno, Adilson Batista tem a obrigação de terminar essa parte do campeonato já na primeira posição. Qualquer outra posição é inaceitável para o Gigante.

Afinal, como já dissemos, o Vascão tem elenco acima da média, se compararmos com times da série A, imaginem da B.




terça-feira, 15 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e a volta mais esperada do Brasil



É a volta dos jogos do Vascão. Hoje, às 21:50 hs, o Vascão finalmente volta a campo, enfrentando o santa cruz na Arena Pantanal, em Cuiabá. De quebra é o último jogo de punição ao Club, pela guerra que ocorreu ano passado em Joinville. A FJV, ao contrário, segue penalizada e afastada dos estádios, não podendo levar nada que a identifique como tal.  Bem, isso é outro assunto.

E para o jogo de hoje o Vascão precisa vencer, para se aproximar das primeiras posições da tabela de classificação. E não pensem que será fácil, a santa cruz é um time enjoado, que mesmo tendo empatado uma série de partidas no início do campeonato, já se recuperou e ganhou algumas, ocupando atualmente a 8ª posição, duas acima do Vascão, que está em 10º , mas com um jogo a menos.

Para buscar essa vitória o Vascão deve ir a campo com Martín Silva, André Rocha, Luan, Douglas Silva e Diego Renan; Guiñazu, Fabrício, Pedro Ken e Dakson; Thalles e Kléber. Dessa escalação não entendi a ausência de Douglas. Alguém sabe o que aconteceu com aquele que era considerado o grande cérebro da Equipe até a última rodada antes da parada para a Copa? Nessa escalação apontamos 3 coisas interessantes, e que podem dar outro rumo ao Vascão. A volta de Guiñazu, Dakson como titular, e a estreia de Kléber.

E se já era um bom time antes dessas mudanças, esse que vai a campo hoje é ainda melhor. Só esperamos que nosso gênio tático, Adilson Batista, não faça Douglas e Pedro Ken jogarem abertos como pontas. Isso simplesmente não existe. Também podemos dizer que se isso ocorrer, é quase certo que teremos mais uma noite de muito sofrimento.

O jogo será transmitido pelo Sportv para todo o Brasil, menos RJ e MT, que estarão restritos ao Premier.


Que tenhamos um ótimo jogo, casa cheia, e uma bela vitória do Vascão.

Blog do Vascão Eterno mostra a semelhança


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno esquenta as turbinas para o jogo contra o santa cruz

Foto da internet

Ademir segue sendo o maior goleador do Brasil em uma única Copa

Na Copa de 1950, Ademir Menezes marcou 8 ou 9 vezes, e é até hoje o maior goleador do Brasil em uma única Copa do Mundo.  A dúvida é porque não se sabe se na goleada contra a Espanha (6x1), Ademir fez 1 ou 2 gols. Incrível que em uma Copa ocorrida em meados do século passado isso não tenha sido devidamente registrado. Mas seja 8, seja 9, essa ainda é a maior marca de uma jogador brasileiro em uma única Copa, e Ademir era jogador do Gigante quando anotou todos esses gols.

Vasco prepara caminho para ter goleiro formado em casa por pelo menos 10 anos

Ao menos é o que Carlos Germano diz ser seu objetivo e do Club também. Para isso estão sendo preparados Jordi e Gabriel Félix. Segundo Germano isso levará ainda alguns anos, e enquanto isso não se realiza estaremos muito bem servidos com Martín Silva, que tem alguns defeitos, mas como o Blog do Vascão Eterno já afirmou aqui é, no mínimo, do mesmo nível de Fernando Prass. Esperamos que isso se concretize e o Vascão possa ver o problema do gol resolvido de uma vez por todas.

Schweinsteiger e Joachim Löw visitaram a sala de troféus de São Januário

E como sempre que isso ocorre, os estrangeiros admiraram a grandiosidade e beleza que se vê em São Januário e sua sala de troféus. Isso só o Vascão pode oferecer, pois vários das conquistas que lá se encontram são exclusivas do Gigante.

Vascão empata com Guarani

2x2 foi o resultado final do jogo-treino contra a equipe de campinas, e diferente de vários outros meios que anunciaram uma meia verdade, o Blog do Vascão Eterno não faz isso. É certo que os titulares venceram o primeiro tempo por 2x1, mas os reservas perderam o segundo por 0x1. E o resultado final do jogo treino foi 2x2 mesmo. Como o Blog disse antes do jogo, o Guarani costuma ser uma pedra em nosso sapato, e é uma das poucas equipes brasileiras que conseguem ter mais vitórias do que nós em confrontos diretos. Timezinho enjoado!

Mais uma chance para Jhon Cley

Agora recuado para atuar de segundo volante, o jovem e habilidoso meio campo Vascaíno tem mais uma chance entre os profissionais. Jhon é o tipo de atleta que tem muito potencial técnico, mas que até o momento mostrou faltar uma coisa básica: entendimento do jogo. A visão de jogo pode ser resumida em saber a hora de driblar de passar a bola, e de ver o jogo como um todo, dando a velocidade necessária às jogadas para abrir as defesas adversárias e criar as situações de gol. Jhon tem muita técnica, sabe driblar e é esforçado, mas falta a ele visão de jogo. Esperemos que ele desenvolva isso rapidamente, porque aí seria uma belo jogador.

Conselheiros colhem assinaturas contra Eurico


Segundo as informações que têm saído na internet, baseados no Estatuto do Club, Conselheiros Vascaínos colheram 75 assinaturas e vão pedir ao presidente do Conselho Deliberativo a expulsão do ex-mandatário e atual candidato à presidência do Vascão, Eurico Miranda. A alegação é que o Estatuto proíbe que devedores do Club sejam sócios, e Eurico tem uma dívida de cerca de R$ 3 milhões com o Club, fruto de sua época como presidente e da ofensa que proferiu a desembargadores no caso Edmundo (prisão e julgamento do ex-atacante pelo acidente de carro em que uma moça faleceu). O Blog do Vascão Eterno não acredita que Eurico seja expulso do Club, mas caso isso venha a ocorrer, as perspectivas na eleição Vascaína mudariam completamente. Vamos esperar para ver os desdobramentos dessa ação.

domingo, 13 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno dá os parabéns

Foto da internet

Primeiro para a Alemanha. Legítima campeã da Copa do Mundo. Não foi brilhante, porque longe do que os comentaristas esportivos têm dito, e como nós já dissemos aqui no Blog do Vascão Eterno, não é um time brilhante. Também está longe de ser um time ruim, e a verdade é que tem muitas dificuldades quando enfrenta um adversário mais fechado. Mas jogou para ganhar a Copa, e a ganhou na eficiência. A Argentina se fechou e saiu em rápidos contra-ataques. Com isso criou mais chances, mas desperdiçou todas. A Alemanha criou menos, mas foi mais eficaz. Ganhou a eficácia e a melhor média de apresentações. E jogando contra os dois gigantes do futebol sulamericano, venceu por 8x1, no agregado das duas partidas. Título mais que merecido.

Depois para a Argentina. Não mereceu estar na final, pelo conjunto da obra. A verdade é que jogou muito mal na primeira fase, e embora tenha vencido os 3 jogos, conseguiu ser pior que o Brasil. No mata-mata veio aos trancos e barrancos, mas chegou. E na final fez seu melhor jogo, mas foi ineficiente, como já havia sido durante toda a Copa e perdeu o jogo. De qualquer forma não é qualquer um que chega a uma final de Copa do Mundo, e teve seus méritos, então merece os parabéns. Messi, mais uma vez não fez uma boa Copa, permanece sem esse título no curriculo e cada vez mais longe de chegar ao patamar de Maradona. Pelé então está a anos luz dele.

Também para a Holanda.  Time que mescla juventude e experiência. Mas o grande diferencial da equipe está na experiência. Roben e Sneijder são os grandes articuladores desse time. Terão que conseguir substitutos a altura nos próximos anos para tentarem manter o nível. Mas Holanda é Holanda, e sempre podemos esperar grandes jogadores vestindo laranja.

Brasil. É, até eles merecem os parabéns pelo 4º lugar conquistado. Tecnicamente é um time bastante limitado, coletivamente está longe de ser um time, taticamente está entre o que há de pior no mundo, mesmo assim chegou às semifinais. Claro que teve o caminho facilitado, pois até lá enfrentou apenas seleções do segundo escalão do futebol mundial, e ganhou mais pelo peso da camisa e a sorte, do que pelo futebol que mostrou. Mas numa partida de futebol, todos os meios honestos são válidos para ganhar, e o peso da camisa é um desses meios. Mas quando pegou pesos pesados do futebol mundial todos seus problemas afloraram, e tomou 10 gols em 2 jogos. A mais fraca seleção brasileira que já vi. Como disse outro dia, é pior que os reservas das seleções de 1982/86. E Parreira dizia que o Brasil era favorito porque tinha a melhor defesa da Copa, imaginem se fosse uma defesa ruim...

E acabada a Copa voltamos nossos olhos de novo para o brasileiro. Vascão estava começando a reagir antes da parada. Teve uma boa Inter-temporada, e acredito que podemos esperar que continue essa reação. Acredito também que acabe o primeiro turno na liderança, não só porque tem mais time que os outros, como também porque reforçou ainda mais esse time. Espero também que Adilson faça o favor de escalar um meio de campo, pois não é o setor onde se ganha o jogo, mas sem ele dificilmente se chega a ganhar.


Na série a o fluminense vem mantendo as primeiras posições, mas tem um time limitado aos titulares, se começar a ter contusões dificilmente irá conseguir manter tal posição. O botafogo vem fazendo uma campanha apenas razoável, e faz pouco que escapou das últimas posições. Quanto ao flamengo, irá lutar até o final para escapar da degola, e esperamos que o amigo do alheio não os venha ajudar outra vez. E tudo indica um bi cruzeirense.


Blog do Vascão Eterno e a Copa que acabou

Ao menos para nós, torcedores brasileiros, a Copa acabou ontem definitivamente, pois o Brasil fez sua última e melancólica apresentação. Mas ainda que tenha terminado oficialmente ontem, ela já havia perdido nosso interesse na última terça-feira, quando jogamos contra a Alemanha, que bondosamente não fez um placar maior. E terminou também porque qualquer que seja o resultado da final de hoje, em nada interessa a nós diretamente. O Blog do Vascão Eterno só torcerá pelos alemães porque não quer que argentinos vençam a Copa, qualquer outra seleção sul-americana teria nosso apoio.

E a Copa acabou ontem com o Brasil jogando mal como no primeiro jogo. Só Felipão e Parreira não viram isso. Aqui no Blog do Vascão Eterno chegamos a ver melhoras do time, em episódios que podemos chamar apenas de lampejos.  Os 3x0 aplicados pela Holanda também foram apenas porque os Laranjas tiraram o pé e desistiram de apertar o ritmo. Já haviam garantido o 3º lugar, e não valia a pena forçar jogadas, em jogo que valia pouco para eles, embora muito para nós.

Mas mesmo valendo muito para nós, em nenhum momento chegamos a ameaçar o gol holandês, nos limitando a alguns poucos cruzamentos perigosos, mas sem efeito real.

E foi triste ver David Luiz perdido em campo e falhando novamente. Ele que apresentou futebol tão consistente nos 5 primeiros jogos, desmoronou completamente nos 2 últimos. William e Oscar têm potencial, mas não podem jogar como pontas, com dois cabeças de área tentando armar o jogo, isso é a função dos dois primeiros. Enfim, um esquema tático horroroso, e a placa de que publicamos ontem continuou indicando o caminho, mais pela esquerda, onde Maxwell descia e não tinha cobertura (os 3 gols holandeses saíram por ali), e pelo meio, onde os cabeças de área subiam para armar o jogo, e não tinham velocidade para voltar e recompor a defesa, frente o veloz ataque holandês.

E o Brasil não perdeu devido ao árbitro, mas sim pelos erros apontados acima, e mais alguns, mas a arbitragem de ontem deve ter sido um prêmio ao pior trio de árbitragem da Copa. Deram um pênalti que não existiu, não deram dois que existiram, validou um gol que começou em impedimento, inverteu várias faltas, deu amarelo quando não era para dar, não deu quando devia, ou seja, uma arbitragem confusa e fraca, totalmente em desacordo com a responsabilidade de apitar o jogo que decidiria o terceiro colocado da Copa do Mundo.

E com isso a pior seleção brasileira que vi jogar conquistou um 4º lugar numa Copa em que não deveria ter passado de estar entre os 16 primeiros colocados. Pena que Chile e Colômbia se deixaram impressionar pelo peso da camisa amarela que viram pela frente. Mas futebol é assim, e contra adversários mais fracos, o peso da camisa conta, e muito.

E como a Copa para nós acabou, faremos apenas mais um post para comentar o resultado final, e voltaremos novamente toda a nossa atenção ao Gigante (verdadeira seleção de nosso coração), que volta a jogar terça-feira, contra o santa cruz o estádio de Pantanal. Esse sim, desperta todo nosso interesse.

Saudações Vascaínas!

sábado, 12 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e os Heróis

Acharam que ia ser mole só porque tinham alguns heróis? Os caras tinham um monte de Super-homens, e aí...


Blog do Vascão Eterno lembra que Brasil joga com Holanda pelo terceiro lugar

Brasil enfrenta a Holanda hoje, às 10:00 hs no Mané Garrincha, valendo o terceiro lugar na Copa 2014. Tem muita gente dizendo que isso não vale nada, que o único que importa é ser campeão, e está todo mundo errado.

Esse jogo vale muita coisa sim. Vale um prêmio maior para o terceiro do que para o quarto colocado, vale uma vitória sobre um rival tradicional, e que é sempre uma pedra no nosso sapato (vide 74 / 98), vale o resgate de um mínimo de respeito para Felipão e seus comandados, vale um posicionamento melhor no ranking da FIFA, vale também para mostrar que os 7x1 foram um lamentável acidente, e que tal fato não ocorreria de novo e, acima de tudo, vale para que essa seleção, uma das mais fracas que vi, se despeça da Copa 2014 com uma vitória, nos deixando uma última lembrança menos ruim, e não outra derrota, que só viria se somar ao massacre do Mineirão.

Então, como já dissemos em postagem anterior, que nossos “heróis” juntem os cacos, o resto de hombridade que têm, e façam ao menos um bom jogo, que vençam a Holanda, e garantam o terceiro lugar para o Brasil.

E que no final essa seleção possa sair de forma honrosa desse Mundial, e que o Minerasheivener (como disse em um chat com um amigo), ou qualquer forma que queiram chamar, fique lembrado apenas como o mais grave e lamentável acidente de percurso pelo qual uma seleção brasileira já passou, e não como a real diferença entre o futebol das duas equipes. Afinal, difícil aceitar que a diferença Alemanha para o Brasil seja a mesma do Brasil para o Haiti.

E pelo amor de Deus Felipão, escale um meio de campo. Temos que fechar urgentemente as 3 avenidas (direita, esquerda e meio) que você criou nessa Copa e estão sinalizadas com as seguintes placas:





fini.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno: “o bicho pegou no Brasil”

Após o vexame protagonizado pela seleção brasileira de futebol, Daniel Ales, o fraco lateral direito que se acha um craque e joga em uma equipe que já teve seus dias de glória, não satisfeito com o papelão protagonizado pelos brasileiros na semifinal contra a Alemanha, ainda postou a infeliz declaração abaixo em seu Instagram.

Entendemos que os sentimentos estão confusos e que a maioria ainda não conseguiu trabalhar bem com eles, mas por isso mesmo a gente se recolhe e espera um momento mais propício, com a cabeça fria, para colocar nossas opiniões e nos posicionarmos sobre determinado fato.

Daniel não fez isso. Ao contrário, demonstrou preconceito, desequilíbrio e fraqueza, pois apenas os fracos atacam aliados para se defenderem de uma situação difícil. E quem age assim não venceu o jogo da vida, apenas continua jogando o jogo dos fracos.

Mas mesmo no seu desatino você acabou acertando, Daniel, pois a grande maioria dos atletas que está nessa seleção não merecia passar por isso.

E mesmo sem querer, Daniel, você acertou no prognóstico que fez no final de uma propaganda de material esportivo que você estrela: o bicho pegou no Brasil. Mas não foi para o Messi...

Quem quiser ver o artigo completo no UOL, basta clicar aqui.


"Eu quero aproveitar esse momento duro, difícil, complicado para todos nós que escolhemos o futebol como profissão e que fomos escolhidos, para representar nosso país, nessa copa do mundo. Gostaria de dizer que, Para mim poder compartilhar todos esse tempo com vocês foi prazer inigualável, sei que um monte de babacas vão fazer chacota, sei que um monte de perdedores do jogo mais importante do mundo, que é o da vida, vão se alegrar por isso, mas, gostaria de dizer publicamente que vocês são fodas, que sou um privilegiado de formar parte desse grupo, que vocês são os melhores, que vocês são campeões, onde todos esses babacas nunca serão, pois vocês se superaram e conseguiram vencer na vida, vocês hoje são respeitados, aqui pode que não, mas, no resto do mundo tenho certeza que sim. Dias ruins, vem nas nossas vidas, para aprendermos a valorizar os dias bons de uma maneira que somente quando temos os dias ruins nos damos conta disso!"

Blog do Vascão Eterno mostra a fama do flamengo

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Vejam a tradução no canto superior direito! Morro de rir com os iludidos! Copiei do blog de um amigo. Clique aqui para ver o que ele disse sobre isso.




Blog do Vascão Eterno mostra os protagonistas de amanhã

Será que sai suco disso aí? Que pelo menos tenhamos um bom jogo! Mas a Holanda já disse que não se interessa pelo 3º lugar, e o Brasil está destroçado 7 vezes, então...


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno continua seguindo o Gigante

Acordo com a Umbro

Existem duas versões, a primeira de que o Vascão receberia R$ 10 milhões por ano, e a segunda de que receberia R$ 14,5 milhões por ano de contrato. Na primeira hipótese seriam R$ 35 milhões, e na segunda R$ 43,5 milhões, pelos 3,5 anos de contrato. Como Cristiano Koheler já havia dito que o acordo com a Umbro era á havia dito que o acordo com a Umbro era R$ 2,5 milhões mais alto que o da Pênalti, ficamos com a segunda hipótese, e seguimos dizendo que a diretoria acertou. Talvez não tenha sido o melhor dos acordos, mas não foi ruim, e vai possibilitar a manutenção de boa parte das obrigações trabalhistas e financeiras nesse segundo semestre. Que a nova diretoria, que assumirá o Vascão nos próximos meses, se mexa e garanta uma ótima renovação com a Umbro, ou que traga outra fornecedora que ofereça acordo mais vantajoso, mas o que não podia era o Vascão ficar sem fornecedora de material esportivo, e sem essa fonte de renda, no momento tão delicado que estamos, devido a problemas políticos internos. Comecem a fazer política clubística de forma ética, e tais problemas terminarão.

Vascão faz jogo-treino contra o Guarani

E o Guarani costuma ser uma incômoda pedra em nosso sapato. É verdade que já vencemos os bugrenses várias vezes, mas dada a diferença de investimento entre as duas equipes, eles sempre complicaram mais do que deviam. Complicam tanto que chegam a ter bem mais vitórias que nós. Como hoje é jogo-treino, e como nada está em jogo, além da preparação para o reinício do brasileiro, então não acreditamos em maiores problemas, mas também não acreditamos em grande empenho dos Cruzmaltinos, acrescido de que Adilson deverá aproveitar a oportunidade para fazer testes na Equipe. De qualquer forma é o Vascão mais uma vez em ação, e já soltando os músculos para o jogo que vale na semana que vem. O jogo é as 15:30 hs.

Vascão nas semifinais do Torneio Carioca de Basquete

E se classificou com 100% de aproveitamento, o que pode ser considerado excelente, já que fazia anos que o Gigante estava sem uma equipe de basquete. Outro ponto a se salientar é que o Torneio Carioca tem regras próprias para garantir equilíbrio e boa competitividade entre as equipes, assim somente dois jogadores que disputam a elite do basquete brasileiro (NBB) podem ser inscritos.

Aniversário de Áureo Ameno


O grande Vascaíno, radialista e político fez aniversário e completou 81 anos. O site oficial do Gigante deu os parabéns a Áureo, e o Blog do Vascão Eterno se une nesse fraterno e Vascaíno abraço. Quando vereador do Rio, foi dele o projeto que criou o bairro Vasco da Gama, em torno de São Januário. Hoje Áureo é Conselheiro do Club, e permanece pronto para defender os interesses do Gigante. Obrigado, Áureo, por sempre ter defendido o Vascão, em todos os lugares por onde você passou. Que Deus lhe dê muitos anos ainda de vida, com muita saúde, paz e luta em prol de nosso Club.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e o que se relaciona com a Colina

Edmundo e Juninho

Edmundo lamentou muito e condenou Felipão pelo resultado de ontem. Enquanto a bola entrava, Edmundo deixava as emoções aflorarem e chegou a insinuar que Felipão teria sido irresponsável. Juninho, por outro lado, disse que futebol é trabalho e respeito, mas não disse a quem. Edmundo apenas voltou a ser o Edmundo que conhecemos, e Juninho deu indireta a alguém, mas não se sabe a quem. Eu não vi ninguém desrespeitar ninguém ontem. Se falava que o Brasil entrou desrespeitando, ou que a Alemanha desrespeitou ao ser impiedosa, isso ficou no ar.

Martín Silva

Agradeceu aos Vascaínos por mais uma sessão de apoio e incentivo. Também aproveitou para reafirmar a grandeza e alcance da Nação Cruzmaltina, que esteve presente em todos os estádios pelos quais passou. O Paredão Vascaíno não jogou, e seu Uruguai não chegou a ir longe na Copa do Mundo, mas Martín mostrou mais uma vez, porque é grande. Simpatia, trabalho e competência. Ele já se reapresentou e afirma estar pronto para reassumir a meta Vascaína.

Salários em dia?

Vascão quita 2 meses de salários com os R$ 8 milhões que conseguiu de empréstimo da Fferj, após ter se sujeitado a se retratar com a entidade máxima do futebol carioca. Com isso a atual diretoria cumpre promessa feita aos atletas, e o brasileirão da Série B reiniciará com os salários em dia e sem desculpas extracampo para maus resultados. A se lamentar apenas que o dinheiro que deixará de entrar nos cofres do Club, para que a próxima diretoria possa trabalhar.

Com isso assegurado esperamos que o Time corresponda, e que a política não interfira negativamente em campo. Não é hora para isso.

Vascão x Santa Cruz

Vai ser na Arena Pantanal e os ingressos já estão definidos. R$ 70 o mais caro e R$ 30 (meia) o mais barato. Esperamos apenas que o Time faça uma apresentação melhor e conquiste um bom resultado. A primeira vez não foi boa.

Adilson tirou o corpo fora

Em sua primeira entrevista após o retorno aos trabalhos, Adilson Batista disse que não é o grande responsável pela posição do Time na Série B, e voltou a pôr a culpa em contusões, suspensões, desgaste, etc.

É verdade, Adilson. Concordamos que esses problemas atrapalham, mas você não teve o bom senso e humildade de mudar o esquema tático, se limitando a mudar peças, improvisando desnecessária e erradamente, queimando atletas e complicando jogos simples. Ponha a mão na consciência, Adilson, e assuma seus erros, porque se é para voltar assim, melhor pedir o seu, porque a Nação não perdoa e não é cega.

Vascão fecha com a Umbro

O Gigante acertou com a marca de material esportivo Umbro (leia-se Nike) por 3,5 anos, para fornecimento de material esportivo ao Gigante, substituindo a Penalty, que não agradou nem Torcida nem diretoria. Segundo informações, os valores são semelhantes aos da Penalty (2009), mas com a diferença que nada é devido pelo Gigante, o que significa que o Vascão deverá receber os valores integralmente, e isso será um alívio para os combalidos cofres da Colina.

Se por um lado isso é interessante, por outro cria problemas, já que grupos de oposição negociavam com Kappa e diretamente com a Nike, e não fazemos ideia dos valores que estariam sendo negociados.  Além disso, houve acusações contra Cristiano Kohele, que teria interesses pessoais nessa negociação. Que interesses seriam esses e, caso confirmados, se lesivos ao Vascão, não seria o caso de uma justa causa?

De qualquer forma a situação era sinuca de bico. Eleições dia 6 de agosto, estávamos sem fornecedor de material esportivo. Quem iria bancar a conta da falta de material? Quem foi responsável pelo adiamento das eleições, fazendo com que o contrato com a antiga fornecedora expirasse? Entendemos as acusações dos grupos de oposição, mas boa parte do problema foi causado pelos próprios grupos de oposição.


Absurdo o que acontece no Vascão, tão mal administrado, tão complicado...