quarta-feira, 21 de agosto de 2019

121 ANOS

De Glórias, Dificuldades, e Doação. O Vasco completa hoje 121 anos de existência, 121 anos desde que um grupo de remadores se juntou para fundar um clube de remo, que fosse inclusivo, que levasse a prática do esporte, então tido como exclusivo da elite do país, às classes menos privilegiadas, incluindo aí imigrantes portugueses pobres, ex-escravos, trabalhadores dos subúrbios do Rio de Janeiro, então Capital da República.

Em sua tragetória o Vasco acumulou títulos. São 2 Mundiais (ainda não reconhecidos), 3 Continentais, 5 Nacionais, 24 Estaduais, e muitos torneios nacionais e internacionais, isso para ficar apenas no futebol principal. Se somarmos as categorias de base, basquete, futsal, volei, natação, atletismo, artes marciais, etc, e claro, o próprio remo, esporte fundador do Club, então esses títulos chegam às centenas.

Mas, apesar de todas essas glórias esportivas, não é isso que caracteriza o Vasco. Se contarmos apenas isso, então talvez tenhamos clubes mais importantes, mais vencedores. 

Acontece que o Vasco não é caracterizado apenas por suas vitórias desportivas, o DNA Vascaíno carrega em si a marca da inclusão social das classes mais desfavorecidas, a identidade com o nacionalismo, com a cultura popular, com a alma carioca, e brasileira. E nisso não há clube brasileiro que se compare ao Vasco.

Hoje podemos ter clubes com mais sócios que o Vasco, com mais torcida que o Vasco, mas nenhum clube é popular como o Vasco, porque nenhum clube tem sua história tão intrinsecamente ligada às classes populares, porque nenhum outro clube saiu das e para as classes populares como foi o caso do Club de origem luso-brasileira. 

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama. 121 anos de glórias, de lutas, de história.



Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário