terça-feira, 29 de maio de 2018

Time do Vasco não é acompanhado por elenco

O Vasco voltou a ser derrotado pelo Baía por 3x0, e mais uma vez vemos protestos da torcida por raça, dedicação, pelas "invenções" de Zé Ricardo, etc. Mas serão esses os problemas do Vasco, ou falta alguma outra coisa? Vamos analisar nosso elenco.

Gol -Talvez a questão da reserva de Martin Silva, e da sombra tantas vezes pedida tenha sido resolvida. Não vi Fernando Miguel cometer nenhuma falha, embora não o tenha visto fazer nenhuma grande defesa. Ao menos parece que temos 2 bons goleiros.

Lateral Direita - Não temos ninguém. Pikachu é péssimo LD. Todas as vezes em que foi escalado nessa posição, a avenida continuou e se perdeu muito de seu bom poder ofensivo. Os outros são no máximo para compor elenco, mas naquela de "se possível não entrar".

Zaga - Depois de muitas idas e vindas, vejo o Vasco com Ricardo Graça e Breno titulares, e Werley com condições de uma substituição eventual. Não vi um único jogo esse ano em que Erazo e Paulão não tenham falhado bisonhamente, mesmo que as falhas não tenham resultado em gols.

Lateral Esquerda - No momento temos 1 LE meia boca. Henrique alterna bons e maus momentos, boas e más partidas, sendo que é mais eficiente no apoio que na defesa. Ramon é uma incógnita, já que vem de longa tempo parado por séria lesão. Fabrício amassa a bola quase todas as vezes que entra, e está naquela categoria de completar elenco.

Cabeça de área - Desábato e Bruno são titulares fácil. Cosendey e Andrey correm bem por fora, mas são aproveitáveis. Werley nem para completar elenco.

Meias - Wagner, Giovanni Augusto, Thiago Gallardo e Evander não são maus. Giovanni e Thiago se lesionam com muita frequência, e Wagner apresenta séria carência física (em outros clubes isso também foi um problema de Wagner. Todos apresentam dificuldades de dar mais velocidade ao jogo. Evander é o grande representante disso, já que às vezes dá a impressão de estar completamente desligado do jogo.

Ataque - Rios, quem diria? É titular fácil e faz falta. E um pouco aproveitáveis são Caio Monteiro e Kelvin. Não há mais nada aproveitável no elenco, na minha opinião nem para compor.

Aí reside o grande problema do Vasco. Quando vários dos aproveitáveis estão fora de jogo ao mesmo tempo, Sé Ricardo não consegue armar a equipe. Os laterais são muito fracos, então é preciso segurar os 2 volantes para fazer a cobertura. Se o time toma um gol, você precisa soltar o time para tentar o empate, e as deficiências ficam gritantes. Foi o que aconteceu contra o Baía.

A coisa se torna pior quando a conta do chá descrita acima não fica à disposição do treinador. Kelvin saiu machucado, e o poder ofensivo da equipe foi reduzido a quase zero. Bruno idem, e o poder de cobertura à defesa também foi seriamente comprometido, ainda mais que o técnico preferiu arriscar ao invés de colocar outro volante, isso numa defesa que já entrou em campo excessivamente capenga. Quando Desábato foi expulso, o desastre se concretizou.

Zé Ricardo erra. Normalmente na tentativa de cobrir determinadas carências da equipe, que com o cobertor curto que o elenco lhe dá criam outras. Com o elenco todo a disposição até que dá um omelete apetecível, mas na falta de qualquer dos atletas, falta ovo em algum lugar, e o omelete fica com buracos e desanda.

Ao Vasco falta elenco.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário