quinta-feira, 24 de maio de 2018

Rebeldia e irresponsabilidade

Um dia antes do decisivo jogo contra a LaU, 7 atletas Vascaínos tiraram uma foto que gerou enorme polêmica. São eles: Wellington, Paulão, Gabriel Félix, Evander, Fabrício, Rafael Galhardo e Erazo. Os sete têm sido contestados pela torcida, devido as fracas atuações que têm tido, e na foto fizeram uma chacota, escrevendo embaixo a onomatopeia para as vaias que recebem, e publicando em suas redes sociais. Wellington ainda se superou, e perguntou de quem era a culpa.

Ora, a reação da torcida foi forte. Alguns até tentam por panos quentes, apaziguar os ânimos, mas fato é que a maioria quer a cabeça dos "engraçadinhos". Também é fato que, após terem sido barrados, a equipe subiu de produção, sendo que por último conquistou uma vaga na Sulamericana, após vitória sobre a LaU no Chile, coisa que nem Racing, nem Cruzeiro conseguiram.

Então Wellington, para começar parece que a culpa era de vocês. Foram muitas as falhas de Paulão, Erazo e sua. Fabricio, como ele mesmo disse, amassou a bola nas vezes em que entrou, e Rafael Galhardo não fez apresentações aceitáveis. Os garotos subidos da base também erraram excessivamente. Os dois nitidamente precisam de mais atenção e condição física, mas têm potencial.

Após isso constatado, também precisamos dizer que é direito da torcida cobrar por boas apresentações, já que, no fim das contas, é ela quem paga seus salários. Alguns, por sinal, recebem salários muito acima do futebol que têm apresentado.

O contrário não é verdadeiro. Não é direito dos atletas debocharem da torcida.

Com tudo isso em mente, a atitude do presidente Campello foi, a princípio, correta. Os 3 que não publicaram a foto nada sofreram. Mas o problema não foi a foto, mas os comentários incluídos na mesma.

Seguindo na linha da punição, os 4 passaram a treinar separados do restante do grupo, e estuda-se a rescisão contratual de Wellington e Paulão.

Por que não de Gabriel Félix e Evander? Porque além de serem crias do Vasco, são também muito novos, e pode-se desculpar um deslize desses, mas de forma alguma pode-se fazê-lo sem uma reprimenda muito forte.

Já Paulão e Wellington não têm maiores laços com o Club, têm pouco mercado para o pífio futebol que apresentam, e são bem mais velhos e experientes. Some-se a isso as várias declarações de ambos quanto ao descontentamento que sentiam por estarem no Club.  Não acho que chegue ao ponto de uma rescisão, mas não poderá ser tolerado mais nenhum deslize desses atletas. Claro, a punição também deve ser pesada.

Por sinal, de nenhum deles pode ser tolerado comportamento como esse. A qualidade técnica podemos cobrar, mas não podemos punir por a terem ou não. Quanto a postura sobre seu profissionalismo e suas atitudes como funcionários do Club, podemos sim, cobrar e punir, dentro da Lei e dos contratos que regem seus trabalhos, que sejam condizentes com o que se espera deles.

Até o momento me parece que todos os passos têm sido corretos.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário