domingo, 30 de abril de 2023

Transmissão de Vasco x Bahia

A partida entre Vasco x Bahia, marcada para amanhã no São Januário, terá transmissão apenas pelo SporTV e Premier. A outra forma de assistir o jogo é no Caldeirão, mas aí é só para quem já garantiu seu ingresso.

Desfalques à vista

Andrey e Marlon foram convocados para a seleção brasileira Sub-20 que disputará o Mundial da categoria esse ano. Ambos os atletas devem se apresentar à CBF após a partida contra o Santos pela 6ª rodada do Brasileirão, e desfalcarão o Vasco pelo tempo que a seleção estiver envolvida com a competição. Sendo uma das favoritas ao título, provavelmente os meninos estarão afastados do Vasco por todo o Mundial.

Sim, mas no caso de Andrey a coisa fica pior, porque provavelmente ele alcançará a tal pontuação exigida para atuar na Premier League, e deverá se apresentar ao Chelsea na reabertura da janela de meio de ano, ou na reapresentação do elenco inglês após as férias.

Também haverá chance de uma negociação de Marlon, ainda mais se ele for tão bem quanto foi no Sulamericano da categoria, ocorrido no início desse ano.

Saudações Vascaínas!


sábado, 29 de abril de 2023

A pataquada do presidente do Fluminense

É muito triste ver que quando o futebol brasileiro mais se profissionaliza, mais se aproxima do Séc. XXI, mais avança no sentido de se tornar um esporte não apenas inclusivo, mas também responsável, tenhamos visto declarações mentirosas e irresponsáveis do presidente do time da Zona Sul.

Elas já foram devidamente respondidas pelo presidente da SAF do Vasco, já foram desmentidas por canais de youtube, e já foram, até mesmo, reconhecidas como excessivas por alguns tricolores mais responsáveis. 

Mas é triste que tenha ocorrido, e que alguns que se dizem jornalistas, e que têm bastante importaânca no meio, tenham corroborado para esse monte de bobagens ditas pelo presidente do time da Zona Sul.

Andrey e Marlon no Mundial

Andrey e Marlon foram mais uma vez convocados para a seleção sub-20 e deverão disputar o mundial da categoria ainda neste primeiro semestre. Com isso o Vasco terá o desfalque dos dois atletas por aproximadamente 1 mês, caso a equipe brasileira vá até a final da competição. A última partida dos dois atletas pelo Vasco antes do Mundial deverá ser contra o Santos, que provavelmente ocorrerá no Maracanã.

Boa sorte aos crias!

São Januário terá melhorias

Uma das ações de Josh Wander no Brasil foi fazer um tour mais detalhado e com outros olhos por São Januário, e a promessa de que o quase centenário Caldeirão sofrerá ações de melhorias de segurança e conforto.

Eu acho que deveríamos ter uma ação mais ampla, e fazer a reforma que o Caldeirão realmente merece, aumentando a capacidade para uns 6-70 mil torcedores, melhorando o acesso ao estádio, e resolvendo nossos problemas de receita e acesso da Torcida a ver o Time ao vivo.

Claro, jogos com enorme apelo, como uma decisão de Copa do Brasil ou Libertadores, não seriam atendidos por um São Januário desse tamanho, mas também não seriam atendidos pelo atual Maracanã que teve sua capacidade reduzida demais e já não atende a toda a demanda de um jogo desses.

 Entrevista de Josh Wander em sua passagem pelo Rio

 

 

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Vasco 2 x 2 Palmeiras

O empate em 2x2 entre Vasco x Palmeiras no Maracanã ontem deu bons números ao que foi o jogo. Para o Vasco foi um bom resultado, porque não podemos olhar apenas um jogo, e muito menos parte dele, porque há um histórico tanto das equipes, quanto da própria partida e isso explica o resultado de ontem. Então vamos a ela.

O primeiro tempo começou bastante equilibrado, mas com alguns minutos o Palmeiras começou a se sobressair em campo, e foi ligeiramente melhor que o Vasco. Esse ligeiramente é porque o Vasco se defendia muito bem, e obrigava o Palmeiras a tentar alguns arremates de média e longa distância, todos bem defendidos por Léo Jardim, enquanto isso o Vasco não ameaçava o goleiro adversário. Até que aos 28 min Jair acertou um lançamento perfeito para Alex Teixeira, que cortou para dentro e cruzou na medida para Pedro Raul cumprimentar o goleiro.1x0 e o adversário sentiu, porque o Vasco passou a mandar no jogo, embora a bola ainda ficasse mais tempo com os paulistas. Aos 39 min Piton fez uma jogada de craque pela esquerda, cruzou na medida para Pedro Raul que cabeceou para grande defesa de Weverton, mas na sobra Pec fez o segundo. O Vasco manteve sua pegada, e a partida parecia que seguiria para o intervalo com o 2x0, mas o juiz inventou 7 min de acréscimo na primeira etapa, e aos 46 Navarro diminuiu após ser deixado livre na área e cabecear sem chances para Léo Jardim.

No segundo tempo o Palmeiras voltou diferente e foi para cima. O Vasco se defendia e mal passava do meio-campo, mas ainda assim criou uma chance, embora o Palmeiras. tenha criado umas 3 chances. Aos 17 min eles empataram após mais um erro da zaga, que dessa vez deixou o nanico Artur subir sozinho para cabecear. O empate fazia juz ao que as equipes faziam em campo, e foi justo ao final do jogo justamente por esse critério, fora o fato de que cada um fez dois gols, e futebol é o esporte de fazer gols, não de chutar ao gol.

Já a arbitragem foi um show a parte. Desde o início mostrou dois pesos e duas medidas. A qualquer encontrão mais forte era um amarelo para o atleta Vascaíno, enquanto o palmeirense precisava de duas ou até três chegadas mais duras para receber a advertência. Fora isso foi mestre em dar vantagens inexistentes, em inverter faltas, e em inventá-las. Sim, errou a favor do Vasco, mas a grande maioria das vezes esses erros beneficiaram o Palmeiras, ainda mais nas vantagens, já que o Vasco nitidamente optou em jogar nos contra-ataques, e ao dar vantagem quando a composição do contra-ataque Vascaíno se desequilibrava era simplesmente uma forma de matar qualquer chance de perigo aos paulistas. Isso foi ao ponto de os Vascaínos pararem jogadas para pedirem a marcação da falta, porque ao menos ficariam com a bola.

O juiz não interferiu tão diretamente no resultado do jogo, mas o deixou nervoso e nitidamente atrapalhou as ações do Vasco. Se intencional ou não é difícil dizer, mas que isso ocorreu foi claro.

Agora é pensarmos no Bahia, que receberemos na próxima segunda-feira no São Januário. É jogo para colocarmos 20.000 no Caldeirão e fazermos aquilo transbordar de pressão. Sem violência, mas com muito brio.

Saudações Vascaínas!

domingo, 23 de abril de 2023

Vasco x Palmeiras

O Vasco recebe o poderoso Palmeiras no Maracanã hoje em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão 2023. Os dois times estão absolutamente empatados na tabela de classificação, já que ambos venceram seus adversários por 2x1 na primeira rodada. A diferença é que o Palmeiras venceu jogando em casa um adversário cotado para brigar na parte de baixo da tabela, enquanto o Vasco venceu um concorrente ao título jogando fora de casa.

Mas nada disso é indicativo de que haja outro favorito no jogo de hoje que não seja o Palmeiras. Atual Campeão Brasileiro, Campeão Paulista, tendo vencido vários títulos importantes no cenário nacional e internacional nos últimos 5 anos, incluindo 2 Libertadores, enquanto isso o Vasco vem de algumas temporadas horrorosas, em que lutou para não cair, caiu, passou 2 anos numa Série B, e fez apenas uma temporada possível de ser considerada razoável. Isso não significa que o Vasco não tenha chances no jogo, mas sim que o Vasco precisa jogar com muito empenho, atenção, e minimizar os erros ao máximo para podermos vencer o Palmeiras, seja em que campo for.

Quanto aos comandados do técnico português Abel Ferreira espera-se que entrem em campo ao menos com um time misto, já que disputam paralelamente a Libertadores, e obviamente devem dar alguma preferência à competição continental, ainda que a nacional também lhes interesse muito. Só que mesmo que os Palmeirenses não entrem com seu time considerado principal o nível não cai muito devido ao excelente e muito parelho elenco que têm.

Já o Vasco não tem um elenco assim tão bom, e o Time principal Vascaíno não gera muita discussão. Mesmo assim temos a discussão entre Léo Jardim e Ivan no gol, Pedro Raul ou algum dos reservas no comando do ataque, e agora uma briga realmente muito boa, que se dá entre Robson e Capasso. Alguns reservas, quase todos jovens saídos da base Vascaína também começam a apresentar um futebol muito interessante, e começam a entrar sem deixar cair o nível de atuação da Equipe. Ainda assim a equipe palmeirense apresenta um pouco mais de qualidade técnica que a Vascaína.

Como eu disse, o Vasco não é carta fora do baralho nessa disputa, mas terá que apresentar um nível de atenção e de disposição muito altos durante todo o jogo. A ver.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Gabriel Carabajal no Vascão

O Vasco contratou o meia Gabriel Carabajal por empréstimo para o restante da temporada. Ele chegou dizendo que vai fazer de tudo para colocar o Vasco no lugar mais alto. Nós esperamos que você e seus novos colegas consigam isso. Seja bem-vindo e muita sorte no Vascão.

55.000 vendidos

O Vasco já vendeu 55.000 ingressos para o jogo contra o Palmeiras no próximo domingo. Vamos ter casa cheia. Que o Time corresponda em campo.

96 anos de Caldeirão

O Estádio Vasco da Gama está completando 96 anos. O maior orgulho dos Vascaínos, um Estádio que foi construido pela própria Torcida num momento em que tentavam impedir o crescimento do Club. Palco de muitas glórias, e algumas grandes desilusões também, o Caldeirão Vascaíno está no coração de todos os apaixonados por esse gigantesco clube.

Parabéns a todos os Vascaínos pelos 96 anos de Caldeirão.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Edmar deixa o Vasco

O lateral esquerdo Edmar deixa o Vasco após ter tido uma passagem polêmica pela Colina. O atleta sempre teve atuações bastante regulares, mas num nível apenas mediano, e tomando por base a própria Série B, que convenhamos, é um nível de comparação bem baixo. Ainda assim ele foi importante na campanha Vascaína no último ano, principalmente pela recomposição defensiva, já que sempre mostrou bastante dificuldade no apoio ao ataque.

Pelos serviços prestados, boa sorte no CRB, seu novo desafio.

Meia no Vascão

Gabriel Carabajal é o nome dele. O meia vem do Santos e teve passagem apagada, com apenas 12 partidas disputadas e 1 gol marcado, mas foi prejudicado por sucessivas lesões, incluindo uma já neste 2023. Ele tem 31 anos e se destacou apenas em sua passagem pelo Argentino Juniors, seu último time na Argentina, quando foi adquirido pelo time paulista.

Que ele tenha muito sucesso na Colina e que nos traga muitas alegrias. Vamos esperar para ver a que vem.

Nenê também deixou o Vascão

O veterano Nenê também deixou o Vasco na última semana. Seu destino foi o Juventude de Caxias, onde a princípio encerrará sua carreira. Segundo noticiado pela imprensa, Nenê sai com data para voltar ao Gigante, mas dessa vez em um cargo nos bastidores. Que ele tenha sucesso em sua reta final de carreira como atleta, e que possa voltar a nos ajudar, dessa vez fora de campo.

Cofre do Caldeirão

Esse é o cofre onde ficavam guardadas as doações dos Vascaínos do início do Séc. XX para a construção do Caldeirão. Aí ficavam guardadas as doações que nos dão orgulho até hoje, quase um século depois.

 
 
Saudações Vascaínas!


domingo, 16 de abril de 2023

Atlético-MG 1 x 2 Vasco: boa estreia do Vascão

O Vasco enfrentou o Atlético-MG no Mineirão ontem, e saiu com uma boa vitória no confronto que marcou a estreia de ambas as equipes no Brasileirão da Série A 2023. A partida marcou também a volta do Gigante à elite do futebol brasileiro, e certamente foi uma prova de fogo para os comandados de Barbieri, já que os mineiros estão entre os candidatos ao título, e têm um elenco extremamente qualificado, e já foram campeões estaduais esse ano.

Em campo as coisas começaram correndo muito bem para o Vasco. Um Time que entrou em campo muito ligado, imprimindo muita velocidade com a bola nos pés, e uma capacidade de recomposição muito grande, e além disso foi agraciado com dois gols logo no início. Foram três arremates para gol e dois entraram. O primeiro saiu logo aos 4min, quando Pec cobrou falta de direita e Andrey cabeceou para o gol quase em cima da linha. Acredito até que a bola entraria mesmo sem a interferência do volante. O segundo veio com Pec aos 9min. Aos 49min Maurício diminuiu em chute cruzado da entrada da área. Nessa etapa ainda tivemos ao menos mais duas ótimas oportunidades do Vasco e umas 3 ou 4 boas chances do Atlét-MG, com o Vasco tendo sido superior até os 30min e o Altét-MG crescendo demais a partir daí.

No segundo tempo o Vasco até teve duas boas chances de aumentar o placar, mas a verdade é que o Atlét-MG foi bem superior em campo e Léo Jardim foi um monstro. Se o goleiro Vascaíno já tinha feito ao menos umas 3 ótimas defesas no primeiro tempo, no segundo a sua ótima atuação ficou muito mais nítida, com o goleiro fazendo ao menos mais umas 3 ou 4 ótimas defesas e garantindo o placar que deu os primeiros 3pts para o Vascão no campeonato. E foram pontos conquistados fora, contra uma excelente equipe, o que acresce o valor do triunfo.

Com o resultado o Vasco largou bem no Brasileirão, mas não podemos nos iludir, porque é um campeonato dificílimo, com excelentes equipes, e o Vasco pega 4 pedreiras em sequência, sendo os adverários a seguir o Palmeiras, o Bahia e o Fluminense.

Mas eu vi um ponto negativo no jogo de ontem, que foi a arbitragem. Vi um árbitro exageradamente preocupado em distribuir cartões, invertendo faltas, dando cartões sem motivo, uma expulsão absolutamente sem sentido de Barbieri, e que em várias oportunidades mostrou dois pesos e duas medidas, principalmente ao prejudicar o Vasco, já que demorou a aplicar os mesmos critérios aos jogadores do Atlét.-MG. Uma arbitragem bem ruim. E sim, uma arbitragem dessas interfere no jogo, porque se não inventa gols e pênaltis, ela inibe jogadores e interfere em suas atuações.

Saudações Vascaínas!





sábado, 15 de abril de 2023

Atlético-MG x Vasco

O Vasco entra em campo hoje às 21h00 de Brasília para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão. Segundo o Atenção Vascaínos, a última vitória do Vasco no principal estádio de Minas foi no longínquo 1995, com gol de Valdir Bigode. Já faz um tempo. De lá para cá muita coisa mudou, menos a grandeza dos dois times, que no fundo vivem momentos bem diferentes.

Sim, os momentos são diferentes. O Atlét. MG foi campeão estadual cheio de dúvidas, porque foi um título conquistado aos trancos e barrancos, apesar do altíssimo investimento num elenco milionário. Avança na Copa do Brasil, também com resultados contestados e perdeu em casa na Libertadores para o Libertad. Ou seja, é um time que passa por um momento bastante conturbado, e que muitos dizem que tal problema se deve a fatores internos do próprio clube.

Já o Vasco, após dois terríveis anos na Série B, retorna para seu real e natural ambiente, a Série A, a elite do futebol brasileiro. O Time está bastante renovado, e se não é o sonho de todos os Vascaínos, é um Time que tem demonstrado muita garra, bons desempenhos dentro de campo, mas não bons rendimentos. Foi muitíssimo bem nos clássicos que disputou, exceção contra o Botafogo, mas quando ainda assim mereceu vencer. Nas semifinais contra o Flamengo foi eliminado com duas derrotas, mas o desempenho no primeiro jogo foi ao menos equivalente ao do rival, e no segundo foi bem superior. 

Mas se o desempenho Vascaíno tem sido bom, o mesmo não se pode dizer do rendimento, já que o Time tem perdido muitas oportunidades de gol em seus confrontos, e esse problema vem causando derrotas e deixado muitas pulgas atrás da orelha da Torcida Vascaína.

Para hoje o Atlét. MG é o favorito. Tem um time montado há mais tempo, tem um time mais caro, e joga em casa. Mas o bom Vasco da Gama não pode ser descartado. Se nas últimas duas décadas o Vasco era sempre surpresa (exceção o Time campeão da Copa do Brasil), hoje o Vasco pode não ser o favorito, mas não uma vitória sua não pode ser descartada em nenhum palco brasileiro. E os investimentos apenas começaram.

Saudações Vascaínas!

domingo, 9 de abril de 2023

Feliz Páscoa!

Num Domingo de Páscoa, a quase 23 anos atrás, Eurico Miranda mandou distribuir 40.000 ovos de Páscoa aos Vascaínos que estiveram no Maraca para assistir a Final da Taça Guanabara de 2000. Em campo outro chocolate, e o Vasco vencia o Flamengo por 5x1.

Ninguém poderia imaginar que os desmandos e desvios daquele que nos proporcionou tantos momentos inesquecíveis nos traria a essa situação. Com ele morreu um Vasco, e nenhum dos que o sucedeu teve condições de mudar o rumo que aquela nau moribunda tomava

Aquele Vasco jamais estará em campo novamente. Não falo do Time, que entrou em campo, mas do Club que o montou e proporcionou aos Vascaínos um Domingo de Páscoa inesquecível. Inesquecível para os que viveram aquele domingo, e para as novas gerações de Vascaínos, que sempre serão lembrados de glórias passadas.


 E aquele Vasco que foi a campo não voltará a fazê-lo porque desde o 2º semestre do ano passado a relação do Vasco com o futebol mudou. O Club já não é mais o mandatário do futebol, mas um sócio menor. Sim, um sócio com exclusividade para tomar algumas decisões, como uniformes, hino, cores a serem usadas, etc, mas um sócio sem voz no que há de mais importante no futebol, que é a gerência de dinheiro e montagem de elencos. 

Com isso esperamos que a 777 Partners, agora o sócio maioritário no futebol Vascaíno assuma realmente o manto. Com responsabilidade, com boas decisões, com fibra, com a transformação de uma promessa em um elenco forte em uma realidade, e com novos títulos e glórias.

Sim, porque a Páscoa significa renascimento, renovação. Que essa Páscoa e o Brasileirão que se inicia no próximo sábado para o Vasco possam ser o reinício dessa caminhada e um novo pacto de amor entre a Torcida mais apaixonada do Brasil e o Club mais ligado ao povo desse país.

Saudações Vascaínas e Feliz Páscoa!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

99 anos de Resposta Histórica

A famosa carta enviada pelo Vasco à antiga AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athéticos) está completando 99 anos. O Club já vinha se destacando pelo amplo acesso que dava às classes menos favorecidas a compor seus quadros atléticos e a participar em competições.  A Resposta Histórica, nome pelo qual ficou conhecida a carta enviada à AMEA, solidificou o Vasco como clube inclusivo e umbilicalmente ligado às classes menos favorecidas e a causas sociais, posição que de uma forma ou de outra o Club busca manter até os dias de hoje.

E essa é a maior importância da Resposta Histórica para o Vasco, porque quando o Club optou em enviar essa missiva para a AMEA, ele confirmava seu DNA na sociedade. Um DNA inclusivo, um DNA popular, um DNA que o diferenciava de tudo o que existia no Rio de Janeiro e no país naquele momento.

5x1 no Tupi-MG

Não, não é uma recuperação para a derrota sofrida para o Athletic-MG. O Athletic deu muito trabalho ao poderoso Atlético-MG nas semifinais do campeonato Mineiro, e tem um time muito mais qualificado. Isso fica ainda mais claro que o Tupi joga a segunda divisão do campeonato Mineiro, e não disputa o Brasileirão em nenhuma de suas divisões.

E da mesma forma que eu disse que a derrota para o Athetic não era terra arrasada e motivo de mudar tudo, agora também não digo agora que está tudo certo e que o Vasco está pronto para a estreia no Brasileirão da Série A contra o próprio Atlético-MG em Minas Gerais, mesmo tendo o Vasco disputado a partida com um Time reserva.

Reforços

Minha opinião sobre reforços no momento é a seguinte: ou o Vasco traz atletas para serem titulares (no mínimo para disputar com os atuais titulares de algumas posições), ou não adianta trazer. Por exemplo, precisamos de um titular para a ponta direita, precisamos de um armador titular para o meio, mas não adianta trazer outro para disputar com o Pec. Já outras posições é possível sim, que chegue alguém para disputar, por exemplo com Jair., ou com Andrey, que irá deixar a Colina nos próximos meses.

Então vamos parar com essa maluquice de "tem que contratar", porque agora a qualidade conta, e muito.

Saudações Vascaínas!

sábado, 1 de abril de 2023

Vasco 0 x 2 Athletic-MG

O Vasco perdeu o amistoso que disputou contra o Athletic-MG ontem em São Januário. O placar importa porque o Vasco voltou a perder várias oportunidades, mas é o grande motivo da preocupação, porque o Time teve boa movimentação, e tomou muito a iniciativa do jogo. Mas como sempre o placar adverso veio pelos erros de ataque. 

Apesar disso o time do Athletic se comportou muito bem, jogou de igual para igual, e mostrou algumas peças que podem ser observadas em São Januário. Quem sabe não aparecem uns jogadores interessantes desse time?

Léo Jardim; Paulo Henrique, Robson, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor, 28'/2ºT); Rodrigo (Barros, 28'/2ºT), Andrey Santos e Jair (Figueiredo, 20'/2ºT); Alex Teixeira, Pedro Raul e Gabriel Pec (Orellano, 20'/2ºT)

Vasco contrata Rwan Secco

O Vasco contratou o atacante Rwan Secco, que vem do Santos-SP, e deve servir de sombra a Pedro Raul. Sim, porque o atleta é um atacante de área, tem apenas 21 anos, e é tido como uma grande promessa pelo time da baixada santista.

Seja bem-vindo e boa-sorte no Gigante.

Próximo é jogo-treino

O próximo confronto do Vasco é um jogo-treino contra o Tupy-MG. O time de Juiz de Fora deve ser mais um adversário interessante para manter o grupo em movimento e oferecer oportunidades para Barbieri observar atletas e testar formações, disposições táticas e movimentações.

Janela fecha

A janela de transferência internacional da CBF fecha agora, no dia 03 de abril. Com esse prazo o Vasco teria que apresentar a inscrição de algum atleta contratado no estrangeiro até esse dia, para que este pudesse ter condições de jogo para o início do Brasileirão. Para transferências internas essa janela termina dia 20 de abril. No meio do ano ela reabre em 03 de julho e termina em 02 de agosto. Nesta última espero ao menos duas ótimas contratações, para que esse elenco realmente venha a brigar por posições mais altas esse ano.

Saudações Vascaínas!