segunda-feira, 30 de maio de 2022

Esgotados!

A Torcida Vascaína o simplesmente esgotou os ingressos para Vasco x Grêmio, que ocorrerá na próxima quinta-feira. Isso com um Time que está na Série B, e que de forma geral não tem apresentado um futebol muito confiável.

Imagino o que fará na Série A e com uma Equipe realmente reforçada e com atletas de primeira linha.

Rodrigo Caetano?

Os bastidores têm comentado que a 777 e o Vasco estão assediando o dirigente para retornar ao Cruzmaltino, talvez ainda nesta temporada. O problema é que ele tem contrato com o Atlético MG e dificilmente romperá o acordo. Mas quem sabe no futuro?

E com dinheiro na mão ele já deu várias provas de que sabe montar excelentes Equipes. Até sem dinheiro, lembram do primeiro Time que montou pro Vasco para a Série B, e que só foi derrubado nas semifinais da Copa do Brasil por "erro" de arbitragem?

Que jogo ruim

A final da Copa dos Campeões da Europa terminou Courtois  1 x 0 Liverpool. O ataque contra defesa foi chato, enfadonho, e serviu para mostrar que o time do Real Madrid é Courtois, Modric, Benzema, e qualquer outro que pegue as camisas que são jogadas para cima. O super-craque que saiu do rival até fez o gol, mas foi a única coisa que fez durante o jogo.

No fim o jogo foi muito ruim, chato mesmo de assistir. Mas tem quem adore esse negócio que até parece futebol.

O Brasil deixou de dominar o futebol de hoje simplesmente porque apenas copia o futebol deles, e esqueceu o que realmente faz diferença, que são os grandes craques. Hoje nós temos bons jogadores, mas não os melhores.

Saudações Vascaíns!

domingo, 29 de maio de 2022

Que Torcida é Essa?

O próximo jogo do Vasco é quinta-feira contra o Grêmio, mas ontem, sábado, 5 dias antes da partida, os ingressos para arquibancada já estava esgotados. Isso é mais do que garantia de que teremos um São Januário lotado novamente, e o motivo fica por conta do Time, que precisa vencer mais esse confronto para se consolidar de vez no G4 e arrancar rumo à Série A do próximo ano.

Já a festa ficará por conta de Torcida, que a cada dia, a cada jogo, a cada oportunidade oferecida dá mostras de um amor sem igual ao seu Club.

Não canso de enaltecer isso, e quanto mais enalteço, mais me admiro.

Enquanto isso em Muriaé

Bem, o Vasco já foi a Muriaé esse ano enfrentar o Tombense, e não foi lá tão bem, não tendo passado de um empate. Mas no último jogo da equipe mineira o Vasco estava presente novamente, porque tinha uma bandeira do Cruzmaltino no estádio. Eram os Vascaínos secando o Bahia, e pelo jeito deu certo, porque o time baiano foi batido e o Vasco ficou com a segunda colocação na tabela.

Mas já é passada a hora de os comandados de Zé Ricardo vencerem fora também, para que os Vascaínos de outros estados possam ter a alegria de ver uma vitória do Vascão ao vivo.

Vasco planeja SAF aprovada até junho

A AGE, última etapa colegiada para aprovação da SAF do Vasco está prevista para o final de junho deste ano. Ao menos é o que se espera, com todas as análises tendo sido feitas, e o projeto tendo sido aprovado nos diversos poderes do Club, ficando os sócios para darem a palavra final.

Saudações Vascaínas!

sábado, 28 de maio de 2022

Vasco é 2º

A derrota do Bahia ontem para o Tombense por 1x0 fez com que o Vasco feche essa 9ª rodada do Brasileirão da Série B na 2ª posição da tabela e a 2 pts do líder Cruzeiro. 

Como eu já disse várias vezes aqui no Blog do Vascão Eterno, eu acho que o Vasco precisa entrar em qualquer competição para ser campeão, mas existem outros objetivos que são básicos, e esse objetivo na Série B é subir para a A. Para isso o Vasco precisa estar sempre no G4, e o título a gente vê no final da competição.

777 fecha base de acordo

Isso é uma espécie de rascunho do acordo que está sendo construído para a constituição da SAF Vascaína. Esse pré-acordo está sendo encaminha à comissão da SAF, grupo de trabalho criado por conselheiros e alguns membros da diretoria para analisarem, tirarem dúvidas e instruírem conselheiros e sócios para que tomem suas decisões de votos.

No pré-acordo desta semana foram definidos pontos importantes, como valores, prazo para investimentos, áreas prioritárias para investimentos, entre outras.

E essa Torcida não para

Nem bem acabou o jogo contra o Brusque e os(as) Vascaínos(as) já emitiram 5.000 ingressos reservados a sócios para o confronto contra o Grêmio. Se depender de apoio e empolgação da Torcida o Vasco será "campeão do mundo". 

Não há Torcida como Essa.

Paulinho pode voltar ao Vasco?

Após a presença do Cria da Colina na partida contra o Brusque, com direito a foto com a estátua de Roberto Dinamite e reconhecimento da Torcida. 

Pois bem, tudo isso foi acompanhado da declaração de deixar o Bayer Leverkusen, clube alemão onde joga atualmente. 

E isso tudo junto já fez com que começassem murmurinhos de que o atleta estaria voltando ao Vasco na janela de meio de ano, já que espera-se que o acordo com a 777 seja concluído até lá e que esta investiria na contratação de Paulinho.

Será?

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Vasco 2 x 0 Brusque

E o Vasco bateu o Brusque ontem no São Januário, e pelo menos por enquanto ocupa a 2ª colocação no Brasileirão da Série B. A vitória foi 4ª seguida do Vascão em casa, garantiu a invencibilidade dos comandados por Zé Ricardo na competição, e ainda garantiu ao menos a 3ª posição do Time na tabela. Agora é esperar o resultado de Tombense x Bahia para definirmos nossa posição ao final dessa rodada, e começar a se preparar fortemente para enfrentarmos o Grêmio na próxima rodada nesse mesmo São Januário.

A partida não foi essa coisa toda no primeiro tempo. Verdade que o Vasco foi para o intervalo vencendo por 1x0, mas o Brusque foi mais perigoso, teve muito boas oportunidades, mas parou no goleiro Thiago Rodrigues, ou em más finalizações de seus atacantes. Já o Vasco até criou, mas menos, só que o Vasco tinha um Nenê inspirado no último toque ontem, e aos 40 min ele abriu o placar, após Raniel ter escorado uma bola de cabeça para ele. Nenê chegou antes do goleiro e acertou um chute dificílimo, entre o goleiro e a trave. O 1x0 deu tranquilidade à Equipe e mudou a história do jogo.

No segundo tempo o Vasco quase ampliou logo no início. Nenê recebeu de Pec absolutamente só, mas nem chutou pro gol, nem cruzou para Raniel que entrava só. Depois disso o Brusque voltou a ser mais perigoso, mas Zé Ricardo Palacios e Raniel para as entradas de Figueiredo e Getúlio, e os "presidentes" mudaram o ritmo da partida. Pec cresceu, Nenê cresceu, a marcação encaixou (incluindo a alta), e o Brusque não tinha mais o espaço para trabalhar a bola, e o Vasco encontrou os espaços para contra-atacar, e criar dificuldades para o Brusque, que foi travado. Aos 16 min Getúlio rolou com açúcar para a entrada da área, e Nenê fez o segundo pegando de primeira. Aos 21min Getúlio saiu com dor de barriga, e o Vasco diminuiu um pouco o ritmo, mesmo assim perdeu ao menos uma boa chance de ampliar, mas o Brusque também voltou a incomodar.

O Vasco esteve longe de ser um grande Time, mas durante 20min jogou um futebol muito bom, que justificou o placar. Talvez Zé Ricardo tenha encontrado uma formação que consiga apresentar um futebol digno de ser chamado assim, e que consiga também os resultados que temos conseguido, até porque ele têm vindo muito mais pelas fragilidades dos adversários do que por méritos reais nossos.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Vasco x Brusque

O Vasco enfrenta o Brusque hoje no São Januário. A partida assume ares importantíssimos para o Vasco, que apesar da boa campanha, tem falhado incrivelmente em conquistar vitórias em jogos em que não é o mandante, mesmo quando o estádio lhe é amplamente favorável, como foram os casos da Tombense e do Guarani. Com esse retrospecto as vitórias dentro de casa se tornaram absolutamente vitais para que se cumpram os objetivos na competição.

Para buscar esse objetivo o técnico Zé Ricardo tem praticamente o Elenco todo nas mãos. Em entrevista coletiva Palacios disse que se sente bem no Rio e quer jogar, Nenê e Yuri retornam de suspensão, e Figueiredo apresentou melhoras da contusão que tinha sofrido e está a disposição do técnico para a partida. Ou seja, Zé Ricardo terá muitas opções, e poderá montar a Equipe de forma a vencer o Brusque. Eu espero que, além de vencer o Brusque, ele também monte uma Equipe que apresente um futebol um pouco melhor, porque mesmo no pragmatismo, temos contado muito é com a sorte, o que é imprescindível para quem quer alcançar seus objetivos, mas não pode ser a única opção.

Mas apesar disso o lateral direito Gabriel, que tem tido uma boa participação nas últimas rodadas está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para mim entraria Leo Matos diretamente na vaga, mas Zé Ricardo tem mostrado uma predileção quase insana pelo incompetente e ineficiente Weverton. Caso isso se confirme esperamos que ele nos queime a língua e tenha uma boa atuação, mas até agora nada indica que isso irá acontecer.

Já o Brusque vem novamente fazendo uma Série B bastante razoável, mantendo uma boa (para o Brusque) 10ª colocação, mas já mostrou que não é um visitante tão inconveniente, uma vez que perdeu quase todos os seus jogos disputados nessa condição. Isso não é um vaticínio de que o Vasco já venceu o jogo, mas é um indício de que o Vasco pode vencer, mas precisa se esforçar para isso.

De mais é esperarmos as 19h00 para vermos como o Vasco irá se comportar, e se conseguiremos nosso objetivo nesta partida. Casa cheia já está garantida, e apoio da Melhor Torcida do Brasil não faltará. Que o Time corresponda em campo.

Saudações Vascaínas!



quarta-feira, 25 de maio de 2022

Vitória pode nos levar à 3ª colocação

Com a derrota do Sport para o CRB ontem por 1x0, basta que o Vasco vença o Brusque amanhã e estaremos na 3ª colocação do campeonato. Ainda estamos muito longe do objetivo, ainda tem muita água para passar embaixo dessa ponte, mas é fundamental que o Vasco esteja nas 4 primeiras colocações desde o início da competição.

Nenê cidadão do Rio

O atleta Vascaíno recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O meia se disse honrado e feliz com a honraria. Que ele atinja seus objetivo neste que deve ser o último ano dele como profissional.

Ingressos esgotados?

Ainda não, mas para arquibancada já não há mais ingressos a venda para Vasco x Brusque. Para as sociais restavam menos de 50 ingressos ontem a noite, então imagino que eles também já tenham sido vendidos.

Teremos casa cheia novamente, teremos apoio e pressão da Torcida, e teremos festa no Caldeirão. Que o Time nos proporcione os motivos para isso.

Agora vejam bem, estamos fazendo isso na Série B, imaginem o que faremos com um Time melhor, com um São Januário maior, e numa Série A?

Saudações Vascaínas!

domingo, 22 de maio de 2022

Roberto Dinamite operado novamente

O ídolo e maior atleta da história do Vasco, Roberto Dinamite, passou por mais uma intervenção cirúrgica na última semana. O ex-atleta luta contra um câncer no intestino e trava a mais dura batalha que já travou na vida. A cirurgia foi feita para a retirada de mais um tumor, e segundo Roberto foi um sucesso.

O blogueiro deseja pronto restabelecimento a Roberto, e que ele consiga vencer essa, que é a partida mais importante que disputa em sua vida. Estamos na torcida por você.

Rayan interessa a europeus

A jovem promessa Vascaína, Rayan, que tem apenas 15 anos, mas já atua com brilho pelo Sub-17, tem a incrível marca de 12 gols em 10 jogos. Isso, claro, já faz com que clubes europeus estiquem seus olhos para a joia Vascaína. Menos mal que pelas regras da FIFA o atleta só poderá se transferir para o estrangeiro com 18 anos, mas sabemos que há formas de driblar essas regras.

Que o Vasco abra o olho, porque não podemos perder uma promessa como essa. Não apenas pelo retorno financeiro que ele poderá nos dar, mas pelo retorno técnico também.

Palacios faz trabalho extra

Não é segredo para ninguém que meia-atacante Palacios, que foi contratado pelo Vasco no início de abril, está fora de forma. Já são 45 dias de trabalho do atleta no Vasco e até agora nada dele entrar em forma e estar apto a começar uma partida. Eu até acho que só falta isso para que ele se torne titular, e Nenê vá para o banco, o que poderia melhorar o rendimento da Equipe, já que teríamos um jogador mais inteiro no início, e de um Nenê que enfrentaria adversários já um pouco desgastados no segundo tempo, o que melhoraria seu rendimento pessoal.

Mas Palacios está mostrando muita dificuldade para atingir os níveis atléticos exigidos pela comissão técnica para que possa assumir a condição de titular. Agora ele está sendo submetido a uma carga de trabalho extra para chegar aos objetivos programados. Esperamos que isso se consolide logo, porque quanto antes, melhor para todos.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Guarani 0 x 0 Vasco

Pelo que eu vi nos melhores momentos o 0x0 de ontem foi injusto em Manaus. Sim, o 1x1 teria sido mais justo, mas nenhuma das equipes conseguiu fazer gols ontem, o que mostra a péssima qualidade dos dois ataques, já que tivemos algumas oportunidades muito boas para ambos os lados. E como eu disse o jogo merecia ao menos um gol para cada lado, mas o empate foi merecidíssimo.

Bem, mas apesar de mais esse empate, de mais uma vez esse Time decepcionar uma Torcida maravilhosa, que recebeu esses atletas com festa e carinho, a verdade é que o Vasco deu muita sorte, porque os empates do Grêmio com o Criciuma, e do Sport com o Novo Horizontino foram benéficos ao Vasco, e no mínimo nos manteremos na 4ª posição do campeonato. Caso o Bahia perca para a Ponte Preta, e terminaremos na 3ª posição.

O Time não faz grandes partidas, os resultados não são os melhores, não são aquilo que nós esperávamos, mas esse ano estamos na briga, esse ano estamos realmente disputando, e temos muito espaço para melhorar. Ao menos isso.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Guarani x Vasco

O Vasco está em Manaus, onde enfrenta o Guarani hoje às 21h30 min. Jogo que infelizmente não assistirei. Pra mim a partida começa à 01h30, e amanhã trabalho o dia inteiro. Pra mim não dá. E a partida será em Manaus por contra de acordo entre os clubes, e porque o Brinco de Ouro da Princesa está fechado para obras. No início houve resistência da CBF, que acabou cedendo, e agora há protestos de Sport e Bahia, já que tal transferência quebra alguns artigos do campeonato, sendo o principal a questão técnica. Bem, é inegável que o Vasco jogará mais uma vez como se estivesse em casa.

Quanto a resultado, a vitória faz com que o Vasco ganhe pelo menos mais uma posição, já que o Sport empatou ontem, e o Vasco ultrapassará ao menos os pernambucanos se tiver tal êxito.

Mas o Vasco tem alguns problemas, ou talvez soluções. Nenê e Yuri não disputam a partida por conta do terceiro cartão amarelo recebidos por ambos na partida contra o Bahia. O mais provável é que Andrey recue para a primeira volância, e Juninho reassuma a titularidade como segundo volante. Ainda não vi Andrey nessa função, mas ele já jogou assim por um bom tempo na base, e não deverá ter dificuldades de adaptação, ficando apenas o poder de marcação sob observação. Já Juninho, com certeza, melhorará a saída de bola do Time, e dará mais opções para trabalhar a jogada.

Já para a vaga de Nenê a opção mais lógica seria a entrada de Palacios, mas o chileno segue mal fisicamente, e o titular deverá ser Bruno Nazario. O já rodado meia já jogou como titular nessa posição e foi bem. Apesar de ser bem menos técnico que seus concorrentes pela vaga, Bruno tem a característica de dar um pouco mais de velocidade ao jogo, e de ajudar mais na marcação. No mais o Zé Ricardo deve manter as escalações que mandou a campo nos últimos jogos.

E para os que esperavam ver o Vasco mais uma vez em TV aberta lamento informar, mas a partida será transmitida apenas em pay-per-view. 

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 17 de maio de 2022

Vascão no G4

E o Vascão fechou a 7ª rodada no G4 na Série B. Como eu disse, uma vitória sobre o Bahia e o Vasco dificilmente não entraria no G4, porque dependeríamos de muitos resultados contra para isso não acontecer. E foi exatamente isso, o último resultado que interferiria na ascensão do Vaco ao G4 nos foi favorável, e o empate por 1x1 entre Ituano e Grêmio deixou o Vasco na 4ª posição.

Só para lembrar, ano passado não terminamos nenhuma rodada entre os 4 que se classificam para a Série A.

Mas vejam bem, apenas acabamos a 7ª rodada da competição, e portanto ainda temos 31 rodadas a serem disputadas, muita coisa ainda passará debaixo dessa ponte, e nada, absolutamente nada está decidido em termos de classificação. Então o Vasco precisa se manter muito ligado, atento, a entrega tem que ser aquela que temos visto desde o início da competição, e ainda precisamos de uns 2 ou 3 reforços.

Se fizermos tudo isso, então é bem possível de estarmos no G4 na última rodada.

Provocação de Danilo Fernandes

Todo mundo já viu que o goleiro do Bahia, Danilo Fernandes, deu uma declaração bastante desastrosa ao final de Vasco1 x 0 Bahia. O goleiro baiano disse que os/as vascaínos(as) comemoravam uma vitória simples sobre o time dele como se tivéssemos vencido uma final.

Bem, Danilo Fernandes, o que posso te dizer eu digo abaixo

1 - As pessoas vão a um estádio de futebol para festejar, para comemorar, e para serem felizes, portanto, não há nada de incompatível na atitude dos Vascaínos;
2 - Ninguém estava atacando, humilhando, ou sendo descortês com nenhum dos atletas do seu time;
3 - Como os Vascaínos encaram os êxitos alcançados por seu Time é problema dos(as) Vascaínos(as), e você não tem absolutamente nada a ver com isso.
4 - Sua declaração foi infeliz, e sua postura foi totalmente em desacordo com a postura que sua equipe teve durante a partida.

Consolidar no G4

O Vasco enfrenta o Guarani em Manaus na próxima quinta-feira, e depois vem enfrentar o Brusque no São Januário na outra quinta-feira. São mais duas partidas em que podemos considerar que, se pensarmos no fator Torcida, o Vasco joga em casa. Que essa Equipe conquiste mais duas vitórias e se consolide de vez no G4 da competição.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Vasco 1 x 0 Bahia: que apoteose!

O Vasco venceu o Bahia ontem no São Januário por 1x0. O gol da vitória foi marcado por Figueiredo, aos 21 min do primeiro tempo, em falta que Nenê apenas rolou de lado e o jovem atacante Vascaíno soltou um foguete muito difícil de ser defendida para o goleiro do Bahia, apesar de a bola ter ido mais ou menos onde estava o goleiro, ela fez curva, alterou trajetória, e enganou o goleiro. A vitória levou o Vasco ao G4, ao menos momentaneamente, e depende do resultado de Ituano x Grêmio para saber se está consolidado ou não no grupo de acesso.

O jogo em si não começou muito bom para o Vascão. Os baianos, mais organizados em campo, imprensavam os Vascaínos que pareciam um pouco assustados com a Torcida e a responsabilidade. Mas aos poucos o Vasco foi se soltando, e aos 15 min já era levemente superior ao adversário, chegando em estocadas perigosas, mas errando no último passe. Aos 21 min o golaço de Figueiredo. O gol deu mais tranquilidade aos Vascaínos, que passaram a dominar o jogo, e tiveram várias oportunidades para matar o jogo ainda no primeiro tempo, mas como sempre erraram no último passe.

Mas os bahianos não se entregavam, e o segundo tempo começou com eles tendo uma boa oportunidade pela esquerda do ataque, mas a bola foi para fora. E o segundo tempo foi com os baianos tentando entrar na defesa Vascaína, e o Vasco tentando matar o jogo em contra-ataques. No final os Vascaínos tiveram boas oportunidades, mas não conseguira fazer o segundo. Os baianos também chegaram algumas vezes, mas também não balançaram as redes. O placar de 1x0 foi bastante justo pelo que as equipes fizeram em campo, afinal de contas, os goleiros trabalharam pouco.

Só que o grande protagonista do jogo estava no São Januário, mas não em campo. Eles estava nas arquibancadas do tradicional estádio, e fizeram uma festa que poucas vezes vi. Um pouco antes do gol do Figueiredo a Torcida começou a incentivar, e após o gol foi uma festa praticamente ininterrupta até o final do jogo, e que se prolongou por alguns minutos após o apito final.

A partida em si não foi um primor de técnica ou de tática, embora tenha sido bem disputada, mas além da vitória Vascaína, que voltou a ser transmitida ao vivo para o país em rede de TV aberta, a festa Vascaína, com certeza, foi um fantástico cartão de visitas para o Vasco.

O Vasco é sua Torcida, e sem ela não há Vasco.

Saudações Vascaínas!

domingo, 15 de maio de 2022

Vasco x Bahia

O Vasco recebe o Bahia hoje no São Januário. O jogo não é decisivo, afinal estamos ainda na reta inicial do campeonato, e esse jogo é da 7ª rodada. Se formos levar em conta que o campeonato tem 38, então não jogamos nem 25% do campeonato ainda. Mas apesar de não ser decisivo o jogo é importantíssimo. Uma vitória pode sacramentar a entrada do Time no G4, ou no mínimo credenciar de vez o Vasco como um dos candidatos ao acesso à Série A. Ainda coloca a liderança do campeonato diretamente na alça de mira do Cruzmaltino e embola de vez essa parte de cima da tabela, onde apenas 5pts estarão separando umas 9 ou 10 equipes.

Para tentar esse resultado positivo o técnico Zé Ricardo está com todo o Elenco à disposição e ainda terá casa muito cheia: todos os ingressos foram vendidos, e a Torcida, ainda que ressabiada, está muito empolgada com mais essa chance de o Time corresponder a uma espectativa. 

Também devemos ter novamente alterações na Equipe Titular. É quase certo que Figueiredo e Juninho recuperem suas vagas, e Palácios, que já mostrou que não trata a bola por senhora, deve ter um pouco mais de tempo em campo. Por sinal, as entradas desses três atletas no segundo tempo contra o CSA deram outra cara à Equipe Vascaína, e podemos dizer que eles foram responsáveis diretos pela vitória.

Bem, além de tudo isso, o jogo terá TV ao vivo para o Rio e mais 14 estados da Federação, em horário nobre do futebol da Globo. Isso mostra bem a importância da partida. 

Esperamos que o Vasco de Zé Ricardo corresponda em campo. O sofrido, fiel e apaixonado Torcedor Vascaíno merece um pouco de afago depois de tantas decepções.

Saudações Vascaínas!

sábado, 14 de maio de 2022

Vitória amanhã virou imprescindível

O resultado do confronto entre Chapecoense e Sport ontem, que deu vitória do Sport por 1x0, tornou imprescindível ao Vasco vencer o confronto contra o Bahia amanhã. Um empate já nos deixa numa posição ruim para almejar entrar no G4, e uma derrota pode nos deixar mais longe desse objetivo.

Há os que dirão que o campeonato ainda está no começo, e que esse jogo não é tão importante assim. Pois eu vou lhes responder que em pontos corridos todos os jogos são importantes, e que o Vasco precisa se posicionar no G4 o quanto antes, porque facilita alcançar o objetivo mais importante do ano, que é o retorno à Série A.

Sócios e Beneméritos questionam empréstimo da 777

Na última quinta-feira um grupo de sócios e Beneméritos do Vasco enviaram uma carta à diretoria administrativa do Vasco em que fazem uma série de questionamentos sobre o empréstimo feito junto à 777 Partners. Entre esses questionamentos também estão acusações de manipulação, falta de transparência no processo, e possíveis prejuízos ao Vasco.

Direito desses sócios de fazerem esses questionamentos, e dever da diretoria administrativa de dar as necessárias explicações.

Vasco x Bahia com TV aberta

A partida entre Vasco x Bahia, que será disputada no São Januário amanhã, terá TV aberta pela Globo para RJ e mais 14 estados. E essa informação precisa ser observada com mais cuidado.

Já temos 2 anos seguidos em que a Série B tem chamado bastante atenção pelas equipes envolvidas. São equipes que têm grandes torcidas, como Vasco (o maior deles), Cruzeiro, Grêmio, Bahia, etc. Ano passado tivemos o Botafogo também. O interesse que esse campeonato vem despertando no público é tanto, que a Globo passou a transmitir algumas partidas na TV aberta, algo impensável até dois anos atrás.

É hora de os clubes peitarem a Platinada e arrancarem mais algum dinheiro. Mais para esses atraidores de interesse, mas mais também para os outros, já que campeonato não se faz só com os times principais.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Não há torcida como essa

Ontem, quinta-feira, três dias antes da partida contra o Bahia pela 7ª rodada do campeonato Brasileiro da Série B, ou seja, na reta inicial da competição, e os(as) Vascaínos(as) já esgotaram todos os ingressos para a partida. Foram mais de 23.000 ingressos colocados a venda, e os(as) Vascaínos(as) compraram todos. Claro que alguns torcedores adversários também adquiriram ingressos, mas a absoluta maioria foi adquirida por Vascaínos(as).

Não existe nenhuma torcida que seja nem próxima a Essa.

Vascaínos(as) dando mais uma demonstração de amor e devoção ao Club. Agora cabe ao Time corresponder em campo e conquistar outra vitória.

Sarrafiore próximo de voltar

Segundo o médico Gustavo Caldeira, o atleta que se contundiu gravemente durante uma partida pelo Vasco pela Série B do ano passado, deverá voltar entre o final de julho e começo de agosto. O confronto em que se Sarrafiore se contundiu foi vencido por 2x1 pelo Vasco, e o atleta se manteve em campo mesmo gravemente lesionado.

Rumo ao G4?

Em caso de vitória sobre o Bahia o Vasco deverá entrar no G4 depois de mais de um ano sem isso acontecer. Sim, há chances de, mesmo com vitória, o Vasco permanecer na 5ª colocação, mas é uma combinação de resultados difícil, ainda que não impossível.

Mas apesar disso tudo há um porém. Cruzeiro e Grêmio, que estão imediatamente à frente do Vasco na tabela, têm um jogo a menos, já que o confronto direto entre os dois pela 6ª rodada ainda não ocorreu. Só que, até por ser confronto direto, esse confronto não interferirá na presença do Vasco no G4 em caso de vencermos o Bahia.

Mas cabe ao Time do Vasco corresponder.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Vasco x Bahia no domingo

Após a CBF ter transferido a partida Vasco x Bahia para a próxima segunda-feira 19h00 de forma absolutamente irresponsável e prejudicial ao Vasco, a diretoria Vascaína se mexeu, moveu contatos, apoios, e retornou a partida para seu dia e horário originais, ou seja, domingo às 16h00. 

E o prejuízo seria realmente enorme, porque foram colocados mais de 23.000 ingressos a venda para a partida, e mais de 10.000 já haviam sido comercializados. Isso obrigaria a devolução de ingressos, e causaria uma arrecada muito inferior à esperada, pois segunda às 19h00 não é um horário muito propício a comparecer a um estádio.

Parabéns à diretoria por ter conseguido reverter esse absurdo que prejudicaria bastante o Club. Agora cabe ao Time conquistar a vitória e nos colocar no G4.

Casa cheia

A mudança da partida entre Guarani x Vasco para Manaus promete casa cheia, e mais uma vez cheia de Vascaínos. Mais uma partida que será como se o Vasco estivesse em casa. Precisamos aproveitar essa condição.

Quanto ao motivo da mudança não foi apenas dinheiro, mas o fato de o Guarani estar trocando o gramado do Brinco de Ouro da Princesa, e precisa mandar seus jogos em outros estádios durante esse período. Foi juntar a fome com a vontade de comer.

Philippe Coutinho no Aston Vila?

É, o meia-atacante Cria da Colina e da seleção está sendo negociado, e o atleta pode ter seus direitos federativos atrelados a outro clube nas próximas horas.

Para o Vasco isso é muito interessante, porque se os valores da negociação se confirmarem o Vasco levaria aí uns R$ 2,7 milhões pelos direitos de formação.

Um belo reforço de caixa.

Vasco pode ter mais alterações contra o Bahia

As boas entradas de Juninho, Figueiredo e Palacios deu pano para manga na cabeça dos Vascaínos, e mostrou que o Time tem opções para melhorar. Zé Ricardo já estuda mudanças de noves e de posicionamento para a Equipe, e isso já pode aparecer contra o Bahia no domingo.

Esse Time pode e deve render mais.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 10 de maio de 2022

Apoio a Zé Ricardo

Está circulando nas redes um vídeo curto, onde o goleiro Thiago Rodrigues aparece abraçando o técnico Zé Ricardo e outros membros da comissão técnica Vascaína. Eu entendo que esse vídeo tem o objetivo de mostrar apoio do Elenco ao atual técnico.

Então eu vou dar um bom conselho aos atletas que compõem esse Elenco: vençam seus jogos e joguem bem. Essa é a melhor forma de mostrar apoio a um técnico que faz um trabalho horroroso.

Vasco aderiu a Libra

Nisso o que mais me espanta é que uma liga brasileira não tenha sido criada a mais tempo. Me espanta um pouco também o fato de o Vasco não ser um dos pioneiros criadores. Mas essa segunda se justifica porque o Club tem estado a reboque no futebol nacional há pelo menos 20 anos. Claro, devido às ridículas administrações que tivemos durante esse período.

E esse sub-17, heim?

Das últimas 10 partidas foram 9 vitórias, 1 empate, 47 gols marcados, 6 gols sofridos. Na última eliminatória da Copa do Brasil da categoria ainda meteu um 4 x 0 em casa e um 1 x 3 na volta. No acumulado foi 7 x 1. E quem olha diz que temos muitas jóias nesse Time.

Sinal de melhores dias futuros?

Saudações Vascaínas!

domingo, 8 de maio de 2022

Vasco 1 x 0 CSA: Feliz Dia das Mães!

Como prometido os comentários sobre o jogo de ontem.

O Vasco entrou nitidamente mal escalado. Antes do jogo eu postei a escalação do Time no Twitter e disse que não entendia algumas decisões. Entre elas estava a saída de Figueiredo e a manutenção de Pec no Time titular. Isso foi o mais gritante, mas a barração de Riquelme também pegou muito mal naquela escalação.

O resultado não poderia ter sido pior. Isso apesar de uma jogada sensacional, em que a bola foi de pé em pé, com toques de primeira, rápidos, e que foi desperdiçada porque Raniel não conseguiu dominar e chutar a gol. Mas essa foi uma jogada absolutamente isolada durante a primeira etapa, que foi equilibrada em termos de oportunidades, com a diferença que as do CSA foram criadas, e as do Vasco foram graças a bolas paradas. Os problemas eram os mesmos de sempre, ainda que os atletas Vascaínos se desdobrassem em campo.

No segundo tempo a coisa mudou de figura. As entradas de Figueiredo, Palacios e Juninho deram outra estrutura à Equipe, outra postura, a bola passou a ser levada (com certa qualidade) da defesa para o ataque, e o Vasco até começou a realmente incomodar a defesa do CSA. O gol amadurecia mas não saia, até que Pec acertou sua única jogada durante todo o jogo e pegou a sobra no chute de Figueiredo fazendo o gol único da partida.

Só que a coisa não estava resolvida, porque após o gol o CSA passou a dar sufoco no Vasco dentro do São Januário, e não empatou porque Tiago Rodrigues apareceu muito bem e salvou o pescoço de Zé Ricardo. Essa pressão dos alagoanos durou por uns 10 min, e então o Vasco reequilibrou o jogo, e esteve bem perto de fazer o segundo e matar o jogo.

E aqui fazemos algumas considerações. Nenê foi importante em várias oportunidades, e ainda é, mas hoje ele perdeu a vaga para Palacios. O chileno segue fora de forma física, mas ele dá muito mais velocidade ao jogo, e consistência ao meio-campo. Nenê eu colocaria no lugar de Palacios, mas no segundo tempo das partidas, quando o adversário já está um pouco mais desgastado, e Nenê terá oportunidade de equilibrar na parte física, o que nitidamente já lhe falta.

Já Pec fez o gol da vitória, mas foi a única coisa que fez durante toda a partida, além das presepadas de mãozinhas na cabeça, e uma correria absolutamente inócua durante toda a partida, Pec também precisa dar a vaga, ou a Erick, ou a Figueiredo, mas ele precisa esquentar um banquinho e repensar suas atuações e atitudes em campo.

A propósito Pec, você não tem sido vaiado por não fazer gols, isso nunca foi cobrado de você apesar de ser parte do futebol de um atacante também. Você tem sido cobrado pura e simplesmente por estar jogando muito mal, e não é de agora. Suas últimas 6 ou 7 partidas foram muito ruins, atrasando o jogo, tomando decisões erradas e atrapalhando o Time.

De mais é torcer muito para vencermos o Bahia no próximo domingo e entrarmos no Z4. E tempo para treinar é o que não falta ao Vasco, mas Zé Ricardo precisa rever algumas decisões, principalmente táticas.

E um Feliz Dia das Mães!

Saudações Vascaínas!

sábado, 7 de maio de 2022

Vasco x CSA

O Vasco recebe o CSA hoje no São Januário. Apesar de invicto na competição a crise está instalada na Colina. De 5 partidas foram 4 empates e apenas uma magérrima vitória sobre a Ponte Presta pelo placar mínimo. Então é absolutamente necessário que o Time vença hoje, e bem. Não apenas para que o Time suba na tabela, mas para que a confusão na Colina se acalme.

E para isso Zé Ricardo pode fazer mais mudanças na Equipe.

Mas como eu e vários outros já dissemos, os nomes são importantes, mas muito mais importante é o posicionamento tático dos atletas em campo. O Vasco já deveria ter alterado isso há muito tempo, mas a insistência no mesmo erro é inacreditável.

Veremos o que muda hoje.

E esperemos que a vitória venha, e que venha bem. O Vascaíno merece ao menos um afago.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Em 9º lugar

Depois que todos os clubes que disputam a Série B estarem com 5 partidas disputadas, menos Bahia e Londrina que têm 6 partidas, o Vasco segue em 9º lugar na tabela de classificação. No momento estamos a 1 pt do G4 e a 2 pts do Z4.

Temos que melhorar muito.

Cadê o dinheiro?

O Vasco ainda não recebeu o USD 1 Milhão que foi acordado na venda de Talles Magno e que estava sujeito ao cumprimento de metas, todas devidamente atingidas.

Aonde está o dinheiro?

Nenê errou?

Em coletiva Nenê não chegou a acusar, mas deu a entender que os Vascaínos atrapalham, porque o excesso de incentivo da Torcida "desorganiza" o Time dentro de campo.

Ora Nenê, qualquer grande equipe do mundo queria ter uma Torcida como a Vascaína, que está ao lado do Time em todos os momentos, que tenta carregar o Time no colo, que incentiva o tempo todo. Apenas um time feito por atletas medíocres não quer uma torcida assim, porque tremem.

Assuma que os erros são seus, de atletas e comissão técnica, e de forma alguma da Torcida.

Mais mudanças?

Corre no São Januário que o técnico Zé Ricardo pode promover mais mudanças no Time titular que irá a campo contra o CSA no próximo sábado no São Januário.

Ora Zé Ricardo, o que o Time precisa é de mudanças táticas, não de peças. E também de substituições melhor pensadas durante o jogo.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Isso é preocupante

O Vasco ainda não fez nenhum gol na Série B sem a participação de Nenê. Bem, é verdade que o Vasco só fez 4 gols na competição em 5 jogos, e que Nenê participou de todos os jogos até agora, mas isso realmente é muito preocupante.

Preocupante porque dependemos de 1 atleta de 40 anos para criar algo.

Preocupante porque o Time tem mostrado uma falta de alternativas e de criatividade inacreditáveis.

Preocupante também porque apenas um atleta Vascaíno fez gol até agora, e já estamos na 5ª rodada.

Algo precisa ser feito, e pra ontem.

E Nenê deve ser poupado

Vejam a situação, o Vasco depende de forma absurda de um jogador de 40 anos, que deixou o campo de jogo no último confronto com um "desconforto" na coxa. Pois esse jogador não apresentou nenhuma lesão em seus exames, mas deve ser poupado no confronto contra o CSA, e já estamos todos bastante preocupados.

Aqui o problema não é um jogador de 40 anos ser poupado, mas nós ficarmos preocupados porque ele talvez não esteja em campo para enfrentar o próximo adversário.

Isso não é Vasco. Nunca foi.

Vasco já tem novo Estatuto

Após o resultado da AGE do último sábado, que deu na aprovação da possibilidade de transformação do futebol Vascaíno em SAF com cerca de 75% dos votos dos sócios favoráveis à possibilidade, o Vasco já publicou seu novo Estatuto contemplando essa possibilidade.

Falta agora a análise e aprovação da proposta da 777, tanto no CD, quanto por nova AGE.

De minha parte ainda não tenho opinião formada.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Tombense 1 x 1 Vasco: Fora Zé Ricardo

É Vascaínos e Vascaínas, o Vasco empatou de novo nessa Série B do Brasileirão. Mais uma vez o Time fez uma apresentação ridícula, e mais uma vez o empate veio num lance fortuito. O resultado deixará o Vasco em 9º na tabela de classificação, e agradecendo à mediocridade da competição o fato de estar somente a 3pts. do líder. Mas até quando essa enxurrada de maus resultados nos manterá numa briga pelo G4?

Bem, eu falei que o gol do Vasco foi fortuito, e foi mesmo. Raniel cabeceou e a bola bateu no zagueiro e entrou. Isso não significa que o Vasco não tenha tido nenhuma outra chance, mas elas foram pouquíssimas, também fortuitas, e solenemente desperdiçadas. Para completar a tragédia o Tombense se apresentou de forma muito mais organizada em campo,e enquanto o Vasco ia apenas na vontade, o Tombense apresentava um time mais limitado tecnicamente, mas muito mais bem armado e treinado.

Os defeitos do Time Vascaínos já foram todos batido à exaustão, e isso não é uma questão de qualidade técnica dos atletas envolvidos, porque como eu disse, o Tombense tem um time nitidamente mais limitado que o nosso, mas se comportou melhor em campo. 

O problema do Vasco é distribuição das peças, e isso só o técnico pode resolver.

E mais uma vez lamento que Gabriel Pec tenha feito uma apresentação tão horrorosa. E se Pec fez uma apresentação horrorosa, o que dizer de Lucas Oliveira, que conseguiu errar só tudo o que tentou fazer?

Como estamos em maio, e bem ou mal esse trabalho de Zé Ricardo começou em janeiro, já era tempo de estarmos vendo alguma evolução no Time, e isso não acontece. Os erros táticos são sempre os mesmos, qualquer que sejam as peças que ele coloque em campo. Então só podemos pedir que se troque o treinador, porque esse trabalho não deu certo.

Saudações Vascaínas!


domingo, 1 de maio de 2022

Tombense x Vasco

O Vascão já está em Muriaé onde enfrenta a Tombense pela 5ª rodada do Brasileirão da Série B. A partida está marcada para as 18h00, e em caso de vitória o Vasco pode entrar no G4, ou ao menos se posicionar bem próximo a ele. Sim, porque terminará a rodada em 4º ou 5 lugar na tabela. Mas para isso o Vasco precisa vencer.

E é justamente buscando sua segunda vitória na competição que o técnico Zé Ricardo deverá manter a Equipe que iniciou o jogo contra a Ponte Preta. As boas entradas de Andrey Santos, que deu outra dinâmica ao meio-campo, e de Riquelme, que deu outra vida à lateral-esquesda devem ser mantidas, já a permanência de Gabriel Pec dependerá do retorno de Erick, o mesmo acontecendo com Alexander, que substituiu Thiago e deu conta do recado. 

Essas entradas, e uma possível volta de Erick, poderão ser importantes para que a Equipe evolua e demonstre mais coesão, mais proximidade, mais intensidade. Claro, tudo isso mostrando também evolução entre o jogo contra a Ponte Preta e esse de hoje. O Vasco precisa, além de vencer o jogo, mostrar um futebol melhor, mais consistente, e mais condizente com uma equipe que almeja voltara à Série A do Brasileirão.

Saudações Vascaínas!