É sim galera, vocês podem até não gostar do que vou falar, porque o Vasco foi Campeão da Taça Rio, isso é legal, e tal, só que tem um MAS nessa história, e é um MAS bastante preocupante. Sim, porque vencemos nos pênaltis, mas o Vasco jogou muito mal, e pior do que ter jogado mal por falta de vontade, foi que o Vasco perdeu por uma postura extremamente defensiva, por achar que poderia passar o jogo todo se defendendo, que fez pressão apenas duas vezes durante o jogo, e que por ter criado dificuldades ao Botafogo em uma delas iria resolver a qualquer hora. E a verdade é que nada disso aconteceu.
É, nada disso aconteceu, porque o Botafogo dominou o jogo do primeiro ao último minuto. Verdade que Vanderlei só fez duas defesas durante todo o jogo, e na segunda tomamos o gol no rebote. Verdade também que o Vasco obrigou Douglas Borges a fazer três ou quatro boas defesas, mas foram todas em chutes de longe, ou seja, o Vasco não conseguiu entrar na área do Botafogo, não conseguiu contra-atacar o Botafogo, e não conseguiu criar contra o Botafogo, mesmo com o adversário tendo dado espaço, porque o time da Zona Sul foi para cima, e acabou por deixar espaços, que foram muito mal utilizados pelo Vasco.
Alguns erros muito claros. O primeiro foi a bobagem da inversão dos pontas. Essa bobagem começou na Copa de 2014, quando o ponta da Holanda Robben jogou muita bola com a perna invertida. Acontece que Robben é um fora de série, os nossos pontas são bons, mas nada de extraordinário. Eles têm que jogar sem essas inversões que apenas fazem com que caiam de rendimento.
O segundo erro claro foi o de jogar atrás, tentar fazer o tempo passar, buscar manter resultados desde o primeiro minuto de jogo. Isso normalmente dá errado, seja qual seja o time, e com o Vasco não é diferente. E o gol adversário costuma sair assim, em lances de bate-rebate dentro da área, que começam com o erro de algum defensor (hoje foi de Vanderlei). Podíamos até ter perdido, mas não da forma que foi.
O terceiro grande erro foi a total falta de objetividade do Vasco no ataque. Foi tão gritante que Cano não teve uma única oportunidade. Se somarmos os dois jogos Cano teve apenas duas, e deixou o dele, mas hoje ele não conseguiu chutar uma única bola ao gol de Douglas. O Time do Vasco não pode ser tão inoperante assim, ainda mais por falta de objetividade, algo que foi nítido no jogo de hoje.
Tivemos mais erros, mas vou listar apenas mais um, que foi a falta de reação do Time após levar o gol. O Vasco seguiu jogando mal, seguiu sem marcar pressão, seguiu sem buscar o gol com a gana que precisava, seguiu sem alterar sensivelmente sua postura em campo, tanto que o Botafogo poderia ter feito o segundo, e o Vasco teve dificuldades para chutar de fora da área.
Dito tudo isso, é claro que é legal erguer uma Taça Rio, é claro que é legal ser campeão em cima de um rival tradicional, foi muito legal voltar a erguer uma Taça dentro do São Januário, mas as atuações do Vasco nesses jogos decisivos mostraram que o Time precisa voltar à postura que já mostrou em outras oportunidades esse ano, e que parece ter perdido nessas finais de Taça Rio.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário