domingo, 30 de maio de 2021

Vasco 0 x 2 Operário-PR: seria ruim não tivesse sido péssimo

O Vasco estreou ontem na Série B de forma patética. O problema não foi o resultado em si, mas sim a forma covarde, frouxa, apática que o Time se mostrou em campo, e que atletas abusaram do direito de mostrar também. Claro que nem todos foram assim, e alguns poucos se salvaram, mas foram bem poucos mesmo, por isso farei uma análise das atuações.

O jogo em si foi mais um entre as desastrosas apresentações do Vasco nos últimos tempos, e não teve nada a ver com a história de sorte ou de pão cair com manteiga pra cima ou para baixo. A verdade é que o Operário tem um time razoável, mas principalmente bem treinado, que joga um futebol moderno, intenso, e que atropelou o Vasco praticamente do primeiro ao último minuto. Verdade que a primeira ação mais aguda foi do Vasco, mas depois os paranaenses fizeram seus gols, e perderam ao menos 2 ou 3 ótimas oportunidades, enquanto o Vasco teve duas oportunidades, uma numa dominada errada de Morato, que acabou dando certo, e outra num chute de fora de Pec. Isso no primeiro tempo.

Mas se Cabo entrou com uma escalação estranha que não deu nenhum resultado, no segundo tempo ele acabou de estragar as coisas. A volta tiraram Galarza, Morato e Figueiredo, para as entradas de Sarrafiore, Léo Jabá, e Daniel. Pronto, ele tentava se defender num 4-4-2, e atacar num 4-2-4, o que obviamente não deu certo, até porque o Time seguiu tentando tocar a bola, quando perdia o meio-campo até mesmo numericamente. Sarrafiore e Andrey (o pior do Time) até corriam, mas como 2 superarem 5? O Vasco deu sorte, porque o resultado não se alterou, mas o Vasco levou 2 bolas na trave, além de algumas outras oportunidades para os paranaenses, enquanto o Vasco criou, pasmem, uma chance apenas.

Com tudo isso o resultado foi injusto, porque o Operário poderia, e deveria ter feito mais.

Atuações:
Vanderlei - O melhor do Vasco, não teve culpa e evitou o pior - 7

Leo Matos - Burocrático e preso à defesa - 5

Ernando - Perdido - 3

Graça - Mais perdido que seu companheiro - 2

Zeca - Até tentou, mas esteve muito mal - 3 Saiu para a entrada de Riquelme - Sem nota

Andrey - Disparado o pior em campo. Errou tudo, porque não foi tirado? - 0

Gallarza - Intensidade, mas muitos erros, alguns bisonhos - 3 -  Saiu para a entrada de Sarrafiore- Perdido e não melhorou em nada o Time - 3

Morato - Um pouco melhor que Andrey - 2 Saiu para a entrada de Léo Jabé que lutou, mas sozinho não podia mudar o rumo do jogo - 5

Figueiredo - Um chute a gol e mais nada - 1  Saiu para a entrada de Daniel que também lutou, mas não foi utilizado no seu forte, que é a altura - 3

Cano - Isolado e nada acionado, nada fez além de uma jogada perigosa. Pelo retrospecto - 5

Pec - Caiu muito de produção, e ontem confirmou isso. Um chute, e algumas emboladas, mas longe de ser o jogador que já vimos - 3 Saiu para a entrada Vinícius, que eu não entendo nem porque estava no banco. Ele é horroroso. Mesmo assim por ter estado muito pouco tempo em campo - Sem nota.

CABO - Errou a escalação, errou as substituíções, e não conseguiu passar ao Time a intensidade que eles precisavam ter - 3

Tem que mudar muita coisa, ou não sobe. Ao menos Cabo reconheceu isso na entrevista coletiva, agora é saber se ele conseguirá fazer essas mudanças.

Saudações Vascaínas!

sábado, 29 de maio de 2021

Vasco x Operário-PR

O Vasco estreia na Série B hoje, às 11h00 da manhã, enfrentando o Operário-PR no São Januário. A partida marca a 4ª participação do Cruzmaltino na competição, o que  muitos Vascaínos(as) vêm como uma vergonha. Pessoalmente não acho vergonha jogar nenhuma das divisões do futebol, e tenho certeza que o Vasco precisa se organizar internamente para que possa jogar apenas a Série A.

Para a partida o Vasco ainda terá a ausência de alguns atletas, que seguem entregues ao departamento médico. Com isso o Vasco deve ir a campo com Vanderlei, Leo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey, Galarza e Gabriel Pec, Figueiredo, Morato, e German Cano. Há chance de Leo Jabá entrar no lugar de Figueiredo, mas eu o guardaria para o segundo tempo.

Temos que lembrar que a partida é muito importante para o Vasco, que precisa retomar a pegada que mostrou em algumas oportunidades dessa temporada, mas que esqueceu de mostrar nos últimos jogos da Taça Rio.

Quanto ao Operário-PR, não conheço o time. O clube foi campeão paranaense alguns anos atrás, mas o time atual não conheço. Porque não adianta apenas ouvir falar de uma equipe, é preciso vê-la jogar. E atentem que existe possibilidade de o time paranaense subir a marcação e tentar surpreender o Vasco, até porque Andrey já mostrou várias vezes que é péssimo em sair jogando com uma marcação alta, e o Vasco insiste nessa escolha arriscada e idiota.

Saudações Vascaínas!




terça-feira, 25 de maio de 2021

Dois novos contratados

O Vasco contratou dois reforços para o terço final do campo (ataque). São o atacante Daniel Amorim e o meia-atacante Martim Sarrafiore. Ambos os atletas chegam para compor elenco, e também para cobrir algumas lacunas técnicas que o elenco também tinha.

Que eles sejam bem-vindos e que mostrem que valeu a pena o esforço do Club em trazê-los.

Elenco se reapresenta

O elenco Vascaíno teve dois dias de folga após a conquista da Taça Rio, e com isso só se reapresenta hoje para o retorno aos treinamento com vistas à estreia na Série B e sequência da Copa do Brasil, onde enfrenta o Boavista, rival já conhecido do Rio de Janeiro.

Cabo tem alguns ajustes a fazer, e o principal me parece ser a disposição da Equipe, tanto no sentido do posicionamento em campo, como no da vontade durante os jogos. Não é que o Time não tenha corrido nos últimos jogos, mas dos quatro últimos confrontos, tirando o segundo tempo do segundo jogo contra o Madureira, o resto foram apenas lampejos esporádicos, e uma correria errada do início ao fim dos jogos.

Vasco muda apresentação do elenco no site

O Vasco alterou a forma de apresentar seu elenco no site do Club. Agora, além de algumas informações diretas do atleta, como idade e altura, agora também são mostradas algumas estatísticas, e a data de término do contrato.

Gostei da mudança. 

Movimento Vaspix segue ativo

O movimento de doação de valores em dinheiro para o Vasco, através de transferências diretas para a conta do Club pelo sistema pix, segue ativo e a Torcida segue colaborando. O Vasco fez mais uma apresentação de contas dos valores doados.

Apesar da venda de Talles Magno, apesar de uma série de ações que visam melhorar o fluxo financeiro do Club, a verdade é que ainda estamos de pires na mão. Quem puder ajudar o Club essa ajuda será bem-vinda. O ideal é a associação, mas se você não pode ou não quer se comprometer mensalmente, mas apenas esporadicamente, então o movimento Vaspix é ótima pedida.

E ninguém é mais ou menos Vascaíno(a) caso não possa, ou não queira doar ao Vasco.

Saudações Vascaínas!

domingo, 23 de maio de 2021

Vasco 0 (3) x 1 (0) Botafogo: Vasco Campeão da Taça Rio, MAS...

É sim galera, vocês podem até não gostar do que vou falar, porque o Vasco foi Campeão da Taça Rio, isso é legal, e tal, só que tem um MAS nessa história, e é um MAS bastante preocupante. Sim, porque vencemos nos pênaltis, mas o Vasco jogou muito mal, e pior do que ter jogado mal por falta de vontade, foi que o Vasco perdeu por uma postura extremamente defensiva, por achar que poderia passar o jogo todo se defendendo, que fez pressão apenas duas vezes durante o jogo, e que por ter criado dificuldades ao Botafogo em uma delas iria resolver a qualquer hora. E a verdade é que nada disso aconteceu.

É, nada disso aconteceu, porque o Botafogo dominou o jogo do primeiro ao último minuto. Verdade que Vanderlei só fez duas defesas durante todo o jogo, e na segunda tomamos o gol no rebote. Verdade também que o Vasco obrigou Douglas Borges a fazer três ou quatro boas defesas, mas foram todas em chutes de longe, ou seja, o Vasco não conseguiu entrar na área do Botafogo, não conseguiu contra-atacar o Botafogo, e não conseguiu criar contra o Botafogo, mesmo com o adversário tendo dado espaço, porque o time da Zona Sul foi para cima, e acabou por deixar espaços, que foram muito mal utilizados pelo Vasco.

Alguns erros muito claros. O primeiro foi a bobagem da inversão dos pontas. Essa bobagem começou na Copa de 2014, quando o ponta da Holanda Robben jogou muita bola com a perna invertida. Acontece que Robben é um fora de série, os nossos pontas são bons, mas nada de extraordinário. Eles têm que jogar sem essas inversões que apenas fazem com que caiam de rendimento.

O segundo erro claro foi o de jogar atrás, tentar fazer o tempo passar, buscar manter resultados desde o primeiro minuto de jogo. Isso normalmente dá errado, seja qual seja o time, e com o Vasco não é diferente. E o gol adversário costuma sair assim, em lances de bate-rebate dentro da área, que começam com o erro de algum defensor (hoje foi de Vanderlei). Podíamos até ter perdido, mas não da forma que foi.

O terceiro grande erro foi a total falta de objetividade do Vasco no ataque. Foi tão gritante que Cano não teve uma única oportunidade. Se somarmos os dois jogos Cano teve apenas duas, e deixou o dele, mas hoje ele não conseguiu chutar uma única bola ao gol de Douglas. O Time do Vasco não pode ser tão inoperante assim, ainda mais por falta de objetividade, algo que foi nítido no jogo de hoje.

Tivemos mais erros, mas vou listar apenas mais um, que foi a falta de reação do Time após levar o gol. O Vasco seguiu jogando mal, seguiu sem marcar pressão, seguiu sem buscar o gol com a gana que precisava, seguiu sem alterar sensivelmente sua postura em campo, tanto que o Botafogo poderia ter feito o segundo, e o Vasco teve dificuldades para chutar de fora da área.

Dito tudo isso, é claro que é legal erguer uma Taça Rio, é claro que é legal ser campeão em cima de um rival tradicional, foi muito legal voltar a erguer uma Taça dentro do São Januário, mas as atuações do Vasco nesses jogos decisivos mostraram que o Time precisa voltar à postura que já mostrou em outras oportunidades esse ano, e que parece ter perdido nessas finais de Taça Rio.

Saudações Vascaínas!

sábado, 22 de maio de 2021

Vasco x Botafogo - Final da Taça Rio

O Vascão recebe o Botafogo hoje no São Januário, no segundo e decisivo jogo da Taça Rio 2021. A partida pode ou não ter perdido valor financeiro, mas isso não significa que não tenha valor esportivo, e ainda mais como preparação para o maior desafio Vascaíno do ano: a Série B. Sim, a Série B é nosso maior desafio do ano, não porque seja um torneio de altíssimo nível, mas porque enfrentaremos alguns adversários bastante tradicionais, como o Cruzeiro e o próprio Botafogo, e ainda sem a renda da TV que tínhamos em edições anteriores, já que agora ganhamos exatamente o mesmo que as outras equipes que disputam a competição.

Mas a questão aqui é Final da Taça Rio, e vamos falar mais disso, porque após a vitória do Vascão na primeira partida, ocorrida no último sábado, o Gigante conquistou a vantagem de empatar para levantar o Caneco. No caso de vitória por diferença mínima a decisão vai para os pênaltis, e para o Botafogo levar o título precisa vencer por ao menos dois gols de diferença.

Esse aí em cima é o quadro do jogo, e nós torcemos é para que o Vascão consiga levantar esse caneco, de preferência com mais uma vitória, e com um apresentando um bom futebol, porque a partida da semana passada foi horrorosa, uma da piores do Time no ano, certamente a pior sob o comando de Marcelo Cabo, e assustou pela falta de criatividade, de repertório, de recursos demonstrados pela Equipe Vascaína. Então, que o Vasco volte a mostrar um bom futebol, e possa mostrar que, se não está 100% para a Série B, ao menos está aí uns 80% pronto.

Quanto a premiação pela Taça, lembrem-se que a Federação acabou de ganhar uma ação de R$ 156 milhões contra a Globo, e embora ainda caiba recurso à Platinada, dificilmente a FFERJ não levará uma gorda quantia pela quebra de contrato. Dinheiro não será problema para que a premiação seja paga. E lembrando que a Federação deve servir aos clubes, não o contrário.

Saudações Vascaínas!

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Carlinhos deixa o Vasco

Após a ausência do meia nos últimos jogos do Gigante, hoje foi oficializada a rescisão do contrato do atleta. Agora Carlinhos deve se reapresentar a sua equipe em Portugal. O meia nunca chegou a se firmar, embora tenha entrado bem em algumas partidas, mas elas foram esporádicas e jamais se repetiram em sequência. A saída do atleta também leva o Vasco a economizar cerca de R$ 3,5 mil, já que o atleta tinha vínculo como Vasco até o final de 2022.

Sabemos que os salários dos jogadores de futebol são, muitas vezes, muito altos. Mas um salário desses a um atleta do nível de Carlinhos é brincadeira. Isso mostra a total falta de capacidade da gestão Campello no futebol.

Henrique também já rescindiu

O lateral esquerdo Henrique também já rescindiu seu contrato com o Vasco, e confirmou sua saída.

Espaço aberto na folha salarial

Com a saída dos dois atletas o Vasco abre espaço em sua folha salarial para ao menos duas ou três contratações que são necessárias, e se duvidar ainda deixa um saldo financeiro positivo para o Club.

MT contratado

E a venda de Talles Magno, já começa a mostrar resultado, porque o Vasco adquiriu 70% do passe do meia - lateral esquerdo MT. Com isso o atleta agora é definitivamente do Vasco, e assinou contrato até 2024. Mais uma jóia que provavelmente dará retorno financeiro ao Club.

Mas falta contratar Matías Galarza.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 18 de maio de 2021

Talles Magno deixa o Vasco por USD 10 mil

O atacante Talles Magno, de apenas 18 anos, deixa o Vasco pela quantia de USD 10 milhões, com destino ao New York City. Cerca de 2 anos após sua estreia no profissional, o atleta dá um bom retorno financeiro ao Club, ainda que bem aquém do que se pensava que daria no início. Mas temos que lembrar que, nestes dois anos, Talles passou por duas lesões sérias, além de ter feito uma temporada muito apagada no ano passado. Isso certamente contribuiu para a queda no valor do atleta. Por outro lado, o atleta seguiu mostrando enorme potencial, e só por isso seu valor não derreteu completamente.

Bem, mas o valor de USD 10 mil é inicial, porque se o atleta atingir algumas metas contratuais, o Vasco receberá mais USD 2 mil, o que melhora bastante o valor da negociação. Além disso o Vasco mantém cerca de 10% dos direitos federativos do atleta, e terá direito a parte dos direitos de formação, em caso de vendas futuras.

No fim das contas não foi um mau negócio.

Mas de qualquer forma o Vasco tinha que vender, e se pensarmos em Lucas Santos e o próprio Talles, que a imprensa diz já ter tido uma oferta maior, o Vasco deixou de colocar 7€ milhões. É muita grana desperdiçada para um clube que está na crise financeira pela qual passamos.

Boa sorte ao atleta, e que o Vasco aproveite melhor as oportunidades de negociações.

Henrique também sai

O lateral esquerdo Henrique também está de saída do Club, mas seu destino é o Lyon da França. Juninho Pernambucano, que é o responsável pelo futebol do clube francês, está contratando Henrique, mas esse não deixa nenhum reforço de caixa, além do fato de não termos mais que pagar salários para o atleta.

Henrique pode ser um atleta limitado tecnicamente, mas nunca faltou vontade e disposição para defender a camisa do Vasco.

Boa sorte ao atleta. 



domingo, 16 de maio de 2021

Botafogo 0 x 1 Vasco: em jogo fraco Vasco parte na frente

O Vasco venceu o Botafogo hoje por 1x0 no Engenhão com gol de German Cano, e partiu na frente na decisão da Taça Rio 2021. A partida foi fraquíssima, e nada foi criado, a não ser a jogada do gol, oportunidade que aconteceu por erro de saída de bola dos alvinegros, e que o artilheiro não perdoou. O resultado da a vantagem ao Vasco, que pode empatar a partida de volta, que leva o título para casa.

Ojogo: o primeiro tempo foi horroroso. um chute de fora da área de German Cano no início da partida, e uns dois ou três chutes para fora ou em cima do goleiro por parte do Vasco. Isso até a parada técnica, porque depois o jogo foi do Botafogo até os 40min, quando o Vasco, timidamente, voltou a ser um pouco melhor. Mas quando falamos que foi melhor, que teve o jogo, foi apenas porque teve mais a bola, teve um pouco mais de iniciativa, porque os goleiros não foram exigidos.

No segundo tempo, mal a bola saiu, e o Vasco fez seu gol. Pressão no ataque, a bola foi roubada ao lado da área, Léo Jabá cruzou baixo, e German Cano teve que se abaixar para cabecear a bola entre o goleiro e o zagueiro. A bola entrou e é o que importa. Após isso o Vasco ainda foi um pouco mais perigoso, e parecia que dependia apenas de um pouco mais de capricho para chegar ao segundo gol, mas o fato é que não ameaçou o goleiro adversário. Repetindo o primeiro tempo o Botafogo voltou a dominar após a parada técnica, mas também sem ameaçar Vanderlei, e o placar não se alterou.

O Botafogo reclama de um pênalti não marcado, e o Vasco de dois amarelos não dados. Ambos estão certos. Mas apesar das reclamações, o resultado parece que não seria muito alterado. Agora é questão de o Vasco se preparar e garantir o título no próximo sábado.

Quanto ao jogo foi mais ou menos o que eu falei no pré-jogo, com os times dando muita atenção à marcação, se segurando ao máximo para não tomar gol, e tentando levar a decisão para a segunda partida, até porque em jogo sem torcida, o fator casa não influencia tanto. 

Saudações Vascaínas!

Botafogo x Vasco - Primeira final Taça Rio

Daqui a pouco o Vasco enfrenta o Botafogo no Engenhão, em jogo válido pela primeira partida final da Taça Rio 2021. O Vasco leva certo favoritismo sobre o tradicional rival, já que tem mais elenco, tem apresentado um futebol mais consistente, e tem conseguido resultados mais interessantes, mais consistentes, ainda mais quando se apresenta com a Equipe Titular. Já o Botafogo tem oscilado mais, e tem tido dificuldades, mesmo jogando com o titulares. 

Para chegar à final o Vasco passou pelo Madureira, tendo perdido o primeiro jogo por 1x0, e vencido o segundo por 2x1, mas tendo apresentado um futebol bastante interessante na segunda partida quando jogou com seu Time Titular, principalmente no segundo tempo. O Botafogo passou pelo Nova Iguaçu, tendo empatado o primeiro jogo sem abertura de placar, e tendo vencido o segundo por 1x0. Não assisti a nenhuma das partidas do adversário, mas o gol botafoguense saiu depois da metade do quarto tempo jogado nas semifinais, o que mostra uma enorme dificuldade em entrar nas defesas adversárias. 

Por causa do que disse acima acredito que o Vasco leva certo favoritismo nessa final, só que além de ser uma final, é clássico, e nessas condições as forças costumam se equilibrar, os atletas costumam buscar forças onde normalmente não as têm, e resultados imprevisíveis são mais comuns de acontecerem. Além do mais temos o fato de ser o primeiro jogo. Como não há torcida, o fator casa não influencia tanto, então espero um jogo mais estudado, com nenhuma das equipes se abrindo muito se expondo, e ambos deixando para decidir na próxima semana, quando jogarão no São Januário.

Daqui a pouco, às 11h05 começaremos a saber se estou certo ou não.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 13 de maio de 2021

Primeiro jogo da final será às 11h00

Tudo bem que já estamos em meados de maio, mas não entendo o motivo de marcarem a primeira partida da final da Taça Rio para as 11h00 da manhã de domingo. Talvez seja por necessidade da grade da TV que transmite as partidas, e é a única explicação que encontro.

E não digo isso por causa da Torcida, já que os estádios seguem fechados (em Portugal já reabriram), mas porque essa é a hora mais quente do dia, e mesmo no inverno do Rio de Janeiro, se não estiver chovendo a tendência é que o calor seja forte. Por que atrapalhar a partida sujeitando os atletas a essa condição?

2 jogos nas primeiras 19 rodadas

O Vasco terá duas partidas transmitidas para grande parte do país nas primeiras 19 rodadas da Série B. Ponte Preta x Vasco e Cruzeiro x Vasco são as partidas. Sobre a questão da remuneração por elas eu já falei. Se a Série B está tendo mais atratividade, a ponto de a Globo estar transmitindo as partidas em horário nobre e para todo o país, então a remuneração aos clubes deveria ser maior, já que a arrecadação da TV é a mesma por essas partidas.

Finais serão com portões fechados

Tanto Vasco quanto Botafogo foram contra a reabertura dos estádios ao público neste momento, e com isso as finais da Taça Rio não terão a presença de público. Na mesma toada o Fluminense também se posicionou contra a reabertura dos estádios, e o Flamengo (sempre ele) se mostrou favorável à reabertura. Com isso a Prefeitura do Rio será consultada, e as finais do Estadual poderão ser reabertas, ou não, a depender da resposta que receberem.

Me parece que é muito, mas muito cedo mesmo, que se reabram os estádios no Brasil. Além de a pandemia estar longe de um controle e fim, a reabertura antecipada pode resultar em enorme desastre sanitário.

German Cano garoto propaganda

De forma correta o Vasco vem usando o artilheiro Vascaíno como garoto propaganda, e de forma a conseguir algumas formas alternativas de fazer dinheiro novo. Além das já manjadas camisas oficiais com número e nome do atleta, também temos camisas exclusivas, e outros produtos ligados ao nome do atleta.

É um início, mas temos espaço para melhorarmos isso, afinal de contas, todos os especialistas que vejo se pronunciando sobre o Vasco, seguem afirmando que o Vasco não consegue explorar toda o potencial que tem de fazer dinheiro. Isso precisa ser melhorado.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 11 de maio de 2021

Vasco terá jogos da Série B na TV aberta

A detentora dos direitos de transmissão dos jogos da Série B na TV aberta, e maior emissora do país, está colocando a transmissão de jogos do Vasco e Botafogo em sua grade. As partidas serão transmitidas nas tardes de domingo e nas noites de quarta-feira. A princípio estas transmissões são para cobrir a ausência de jogos de interesse pela Série A, mas diferente de outras edições, quando a emissora transmitiu essas partidas para praças regionalizadas de acordo com o interesse despertado pelos clubes, os jogos do Vasco e Botafogo serão transmitidos para vários estados do país. A intensão da emissora é cobrir os interesses dos patrocinadores do futebol, e cumprir com suas obrigações contratuais.

Aí vem a pergunta: se o pagamento pela exibição das partidas é feita pelo interesse que os clubes despertam nos torcedores, e se o interesse que clubes como Vasco e Botafogo despertam são tão grandes a ponto de cobrir as espectativas dos patrocinadores da transmissão da competição na TV, porque então os valores pagos a esses clubes são tão drasticamente reduzidos?

Entendo que foram contratos absurdamente mal negociados, mas é algo a se discutir com mais profundidade em futuras negociações.

Demitidos reintegrados

O Juiz Robert de Assunção Aguiar, da 60ª Vara do Trabalho do RJ, deu liminar solicitada pelo MPT de reintegração dos 186 funcionários demitidos após a confirmação da queda do Club para a Série B este ano. A alegação do Juiz é de dano irreparável aos trabalhadores, falta de motivação para as demissões (motivação existe), falta de negociação coletiva para a demissão, e não pagamento das verbas rescisórias.

Parece que está havendo um curto-circuito nas informações que são divulgadas sobre o caso, porque para ter havido tal decisão, ou a diretoria do Vasco mente, ou o Juiz mente. E aí, quem diz a verdade?

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Vasco x Botafogo na final

O Vascão enfrentará o Botafogo na final da Taça Rio 2021. As partidas serão nos dias 16 e 22 de maio, e deverão servir como um bom teste para as duas equipes. Além do bom teste para a Série B, o maior objetivo dos dois finalistas, também disputam a título da Taça Rio, da qual o Vasco é o maior vencedor, e o prêmio que ajudaria a melhorar um pouco as problemáticas finanças dos dois clubes.

Sub-20

O Vasco venceu o São Raimundo-RR por 4x2, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Brasil na categoria Sub-20. O próximo adversário dos Gigante será o Internacional-RS, e promete um confronto mais difícil.

Lembrando que o Vasco é o atual Campeão da Competição, e também da Super Copa do Brasil Sub-20, ao vencer o Atlético-MG, campeão do Brasileirão da categoria.

German Cano homenageado

O argentino artilheiro do Vascão recebeu uma placa e um quadro para homenageá-lo por ter se tornado o maior artilheiro do Gigante no Séc. XXI. De quebra o artilheiro também se tornou o 3º maior goleador estrangeiro na história do Club.

Cano neles!

Saudações Vascaínas!

domingo, 9 de maio de 2021

Vasco 2 x 1 Madureira

O Vasco venceu o Madureira ontem pela diferença mínima, e se classificou para as finais da Taça Rio 2021, e continua na briga por mais um título da competição e pelo prêmio de R$ 1 milhão. Além disso tudo ainda pode coroar o início do trabalho de Marcelo Cabo, e dar mais incentivo ao elenco de seguir buscando grandes objetivos.

A partida foi muito próximo daquilo que se esperava. O Madureira entrou bem fechadinho, buscando os contra-ataques e, vez por outra, tentava uma marcação mais alta. Já o Vasco entrou indo para cima, tentando abrir a defesa adversária pelos lados, e também com alguns lançamentos longos, tentando encontrar atacantes que entravam por trás da zaga. E dava certo, porque mesmo com as raras tentativas de marcação alta do adversário, o Vasco dominava amplamente a partida, e pouco a pouco chegava. Aos 29 min, após ótima jogada pela esquerda, Zeca cruzou no segundo pau, Léo Matos cabeceou no contrapé do goleiro, e Marquinhos Gabriel completou de cabeça, abrindo o placar.

Após o gol o Vasco pareceu relaxar e se desconcentrar. Tanto que o Madureira foi para cima, e passou a ter bem mais controle da bola do que o próprio Gigante, embora não chegasse com perigo. Só que aos 41 min, após uma pressão feita pelo lado direito da defesa Vascaína, a defesa mais uma vez falhou, e o atacante do tricolor suburbano subiu sozinho para empatar. Vanderlei não teve nenhuma culpa no gol. O empate foi para o intervalo.

No segundo tempo o Vasco aumentou a pressão. Marquinhos Gabriel, Cano, Andrey, Morato, cada um deles perdeu ao menos um gol. Foram bolas na trave, tiradas em cima da linha, defesas do goleiro, raspando a trave, mas ela não entrava, até que, aos 32 min, Léo Matos foi à linha de fundo, cruzou rasteiro, o goleiro deu rebote e, Cano neles. O artilheiro deixou mais um, mais uma vez com apenas um toque na bola, e classificou o Vasco à final da Taça Rio.

O Time não chegou a ser brilhante, mas foi muito melhor do que aqueles bandos que vimos nos últimos anos. Além de ter corrido muito (e com inteligência), ainda criou várias oportunidades (principalmente no segundo tempo), apesar de ter tomado um gol, essa foi a única oportunidade do adversário, e Vanderlei foi quase que um observador privilegiado da partida, além de ter tido amplo domínio da bola (sabendo o que fazer com ela), e dominou as ações e o adversário. Falta ainda, algumas posições ainda carecem um pouco, mas hoje temos um Time diferente, temos um elenco que parece estar mais coeso, mais compenetrado, interessado. Ainda não é o Time dos nossos sonhos, mas ao menos é um Time, e um bom Time, que deve evoluir mais durante o ano.

Saudações Vascaínas!

Feliz Dia das Mães!

Um excelente Dia das Mães a todas aquelas agraciadas com essa bênção. E às Mães Vascaínas ainda mais, porque elas são especiais demais.

Saudações Vascaínas!

sábado, 8 de maio de 2021

Vasco x Madureira: 2ª Semifinal - Taça Rio

O Vasco enfrenta o Madureira hoje no São Januário, em jogo válido pela volta da Semifinal da Taça Rio. Após entrar com uma Equipe alternativa, e perder a primeira partida por 1x0, o Vascão precisa de uma vitória pela diferença mínima para se classificar à final, e disputar a premiação de R$ 1 mil, além de se firmar como o maior vencedor do Torneio.

E como vimos, a partida é importante, não apenas pelo título, como também pela premiação, e para dar mais oportunidade de colocarmos nosso Time em atividade, preparando a Equipe para o maior de todos os nossos desafios do ano, que é a classificação para a volta à Série A no próximo ano, e também fazermos um bom papel na atual edição da Copa do Brasil.

A partida é às 16h00. e terá transmissão pelo pay-per-view, tik tok, e até pela internet aberta. Vascaíno vivo confere.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Vaspix

Após a divulgação da catastrófica situação financeira do Vasco, a Torcida espontaneamente se mobilizou e realizou uma corrente de transferências bancárias através do sistema pix. Até a última informação que tive, já tinham sido transferidos cerca de R$ 400k para as contas Vascaínas, o que não resolve o problema dos mais de R$ 830 mil de dívida (com potencial para aumentar mais), mas com certeza ajuda a quem está com o pires na mão como o Vasco. A diretoria, por sua vez que investiria na base, e que será feita prestação de contas detalhadas do uso do dinheiro arrecadado.

Mais uma vez essa Torcida dá mostras de amor ao Club.

Mais de R$ 100 mil sem conhecimento

A diretoria do Vasco disse ter sido surpreendida com a adição de mais de R$ 100 mil de dívidas trabalhistas, e que não havia conhecimento das ações que corriam na Justiça do Trabalho.

Isso é simplesmente impossível. Não há como uma ação correr sem que o Club tenha tido conhecimento de uma ação na Justiça. Ainda que uma gestão não tenha passado a informação à que a sucedeu, os advogados encarregados da ação teriam conhecimento, seriam notificados pela JT, e levariam o caso à diretoria.

Não cola essa informação.

Como eu disse, dívida deve aumentar mais

Na verdade essa dívida é maior. São muitos os processos trabalhistas e civis que andam na Justiça, e outros que deverão ingressar com reparações e pagamentos de obrigações e acordos não cumpridos.

Exemplo é o Volta Redonda, que já diz estudar a possibilidade de ir para a Justiça cobrar algo em torno de R$ 5 mil, que o Vasco lhe deveria pela venda de Marrony, já que o clube da Cidade do Aço teria cerca de 30% dos direitos do passe do atacante, e após a venda para o Atlét. MG, até hoje o Vasco ainda não repassou os valores de direito do VR.

Difícil essa situação, porque nos últimos 20 anos o Vasco foi tão mal administrado, que hoje em dia não se enxuga gelo, mas tenta-se secar uma cachoeira em meio a um temporal.

Mas com a união de todos(as) os/as Vascaínos(as) sairemos dessa.

Saudações Vascaínas!

domingo, 2 de maio de 2021

Madureira 1 x 0 Vasco

O Vascão perdeu para o Madureira ontem pelo placar mínimo, e partiu atrás na Semifinal da Taça Rio. Pelo que produziram as duas equipes, o placar foi injusto, mas eu já disse aqui que futebol não é o esporte do produzir, de criar chances, mas de colocar a bola no barbante, e o Madureira o fez, o Vasco não. Não vou comentar arbitragem, porque acho que ela pode até ter influenciado no resultado, mas o que mais pesou não foi o apito, mas os erros de alguns jovens que entraram na partida.

Como já disse, o resultado foi injusto pelo que ambos produziram, mas o jogo também não foi lá essas coisas. Principalmente no primeiro tempo, houve muito equilíbrio nas ações, mas num jogo sofrível técnica e taticamente. 

No segundo, mesmo com um a menos, o Vasco melhorou, mesmo tendo levado o gol. Apesar disso o Vasco conseguiu dar algumas boas estocadas, mas em várias delas faltou um homem de área, alguém com capacidade de incomodar os zagueiros, de empurrar a bola para dentro, ou de abrir espaços para quem chegava de trás. Problema de quem teve um jogador expulso, e acabou por desestruturar o ataque pra reestruturar o meio-campo.

Mas como o próprio Cabo disse na parada técnica do segundo tempo, a semifinal é um jogo de 180 min. O Vasco tem totais condições de reverter esse placar. Lança os titulares, dá uma turbinada na intensidade, e o Vasco tem totais condições de sair de campo com uma boa vitória no próximo sábado e se classificar para a final.

Expulsão de Laranjeira

21 anos. O garoto já estourou a idade, e não pode mais retornar para o Sub-20. Fez algumas boas partidas como falso nove, mas nas vezes em que foi escalado naquela que para muitos é sua real posição, decepcionou. Foram algumas atuações fracas, perdido, se embolando, muitas vezes atrasando o jogo. Ontem não estava diferente.

Laranjeira tem muito potencial, e ele já mostrou isso várias vezes, tanto atuando no Sub-20, quanto atuando no Time Principal. Mas ele tem que começar a mostrar um pouco mais de maturidade, de estabilidade em suas atuações, e de futebol.

Ele tem condições para isso.

Saudações Vascaínas!

sábado, 1 de maio de 2021

Madureira x Vasco - 1ª Semifinal da Taça Rio

Hoje o Vasco enfrenta o Madureira no Conselheiro Galvão. A partida será às 15h15, e é válida pela primeira partida das Semifinais da Taça Rio de 2021. Na competição o Vasco tem a vantagem de dois resultados iguais, mas a Torcida não vai se contentar com uma classificação conquistada com um "empate" contra o Madureira, então é bom que nosso Time mostre que realmente tem evoluído, e que se classifique, preferencialmente, com duas vitórias convincentes.

Na outra semifinal se enfrentarão Nova Iguaçu x Botafogo, com a vantagem para o time da baixada fluminense.

Mas voltando ao nosso Vascão, o jogo tende a ser relativamente fácil, mas também pode ser traiçoeiro. Tudo dependerá de como o Vasco irá se portar durante a partida. Uma pegada forte, intensa, e o aproveitamento das oportunidades criadas, como ocorreu contra o Flamengo, e o Vasco poderá sair de campo com uma boa vitória, e com a classificação bem encaminhada para a final. Ao contrário, se oscilar, se não tiver a atenção e a intensidade que uma partida solicitam, se não tiver em mente a importância que um título (mesmo que menor) tem para o início do trabalho, então poderemos sofrer algum revés desagradável, porque o Madureira entrará com toda a intensão e interesse possíveis. Eles jogam a vida numa partida dessas.

Vejamos o que acontecerá.

Saudações Vascaínas!